Sei sulla pagina 1di 24

A SEGUNDA GUERRA E A NOVA ORDEM MUNDIAL

CONFERNCIA DE YALTA - 1945


RECUPERAO DOS TERRITRIOS PERDIDOS PELA RSSIA AO FINAL DA 1 GUERRA. CONTROLE POLTICO SOVITICO SOBRE OS PASES DO LESTE EUROPEU.

CHURCHILL ROOSEVELT

STLIN

CONFERNCIA DE BRETTON WOODS - 1944


A MOEDA AMERICANA (DOLAR) CONSIDERADA PADRO MONETRIO INTERNACIONAL. CRIAO DO FUNDO MONETRIO INTERNACIONAL (FMI). CRIAO DO BANCO INTERNACIONAL DE RECONSTRUO E DESENVOLVIMENTO (BIRD).

ELABORAO DO PROJETO DE IMPLANTAO DO ACORDO GERAL DE TARIFAS COMERCIAIS (GATT).

CONFERNCIA DE POTSDAM - 1945


Desmilitarizao e desnazificao da Alemanha. Diviso do territrio alemo e de Berlim em 4 zonas de ocupao militar.
CHURCHILL TRUMAN STLIN

II III I

IV

I. II. III. IV.

USA REINO UNIDO FRANA URSS

CONFERNCIA DE SO FRANCISCO - 1945

ONU
Corte Internacional Conselho Econmico e Social, UNICEF, OIT, FMI, BIRD

CONSELHO DE SEGURANA

Assemblia Geral

Comisso de Desarmamento e Agncia Internacional Atmica

Agncias Especializadas, OMS, UNESCO, FAO

Poltica de Conteno Comunista (Doutrina Truman)

AMRICA LATINA

USA
EUROPA OCIDENTAL JAPO

URSS
LESTE EUROPEU

FRICA e SIA

APOIO ECONMICO AOS ALIADOS


PLANO MARSHALL

PLANO DE AJUDA ECONMICA NORTE AMERICANO AOS PASES NA EUROPA

REAO SOVITICA
BLOQUEIO DE BERLIM
(1948/49 )

EFEITOS DO BLOQUEIO DE BERLIM - 1949


APOIO MILITAR NORTE AMERICANO AOS ALIADOS (OTAN) DIVISO DA ALEMANHA (RFA E RDA)

EXPANSO SOVITICA NO ORIENTE


BOMBA ATMICA SOVITICA VITRIA DOS COMUNISTAS NA CHINA
GUERRA DA CORIA 1950/53

VITRIA COMUNISTA NA INDOCHINA FRANCESA FORMAO DO PACTO DE VARSVIA

EXPANSO SOCIALISTA NA AMRICA LATINA


VITRIA DA GUERRILHA LIDERADA POR FIDEL CASTRO EM CUBA
INVASO DE CUBA POR FORAS CONTRA - REVOLUCIONRIAS APOIADAS PELA CIA INVASO DA BAA DOS PORCOS CRISE DOS MSSEIS

INSTALAO DE BASES DE LANAMENTO DE MSSEIS NUCLEARES SOVITICOS EM CUBA

DESDOBRAMENTOS DA REVOLUO CUBANA NA AMRICA LATINA


INTERVENES MILITARES NORTEAMERICANAS E APOIO IMPLANTAO DE REGIMES DITATORIAIS NA AMRICA LATINA.

MDICI e NIXON MDICI NIXON

A COEXISTNCIA PACFICA
POLTICA DE REAPROXIMAO ENTRE AS SUPER POTNCIAS

A NOVA FRONTEIRA

DESESTALINIZAO

ACORDOS DE NO PROLIFERAO DE ARMAS NUCLEARES (SALT 1 E SALT 2)


ACORDOS POLTICO E ECONMICO ENTRE CHINA E USA RETIRADA DAS TROPAS NORTE-AMERICANAS DO VIETN

ESCALADA MILITAR NORTE-AMERICANA NO VIETN


AMPLIAO DO EFETIVO MILITAR NORTE AMERICANO NA INDOCHINA
CONTER A GUERRILHA COMUNISTA (VIETCONG) E O APOIO DAS TROPAS NORTE VIETNAMITAS

OFENSIVA DO THET

AMPLIAO DO N DE BAIXAS DO EXRCITO NORTE AMERICANO

REDUO DO APOIO DA SOCIEDADE CIVIL NORTE AMERICANA PRESENA DO EXRCITO NORTE NA INDOCHINA

EFEITOS DA GUERRA FRIA


BIPOLARIDADE NAS RELAES INTERNACIONAIS AUMENTO DAS DESPESAS PBLICAS COM O SISTEMA DE DEFESA CRESCIMENTO DA INFLUNCIA DO COMPLEXO INDUSTRIAL MILITAR SOBRE O ESTADO CORRIDA ARMAMENTISTA
AVANO TECNOLGICO
CORRIDA ESPACIAL BIOTECNOLOGIA INFORMTICA

CORRIDA ARMAMENTISTA
O PODER MILITAR DAS SUPERPOTNCIAS
Exrcito Efetivos Tanques Aeronaves Marinha Efetivos Navios Submarinos Avies Fuzileiros Navais Efetivos Forca Area Efetivos Avies de Combate Msseis em submarinos Msseis intercontinentares USA 782 000 10 000 11 000 551 000 177 73 1 900 196 000 645 000 5 000 656 1 054 URSS 1 800 000 50 000 475 000 221 245 715 17 000 400 000 5 350 720 1 575

PROPAGAO DE CONFLITOS MILITARES EM ESCALA REGIONAL

EXERCCIOS DE VESTIBULARES

Uma sombra desceu sobre o cenrio at h pouco iluminado pelas vitrias aliadas. Ningum sabe o que a Rssia sovitica e sua organizao internacional comunista pretendem fazer no futuro imediato e quais os limites, se que os h, para as suas tendncias expansionistas e proselitistas. Trecho de um discurso proferido por Winston Churchill, primeiro-ministro da Inglaterra, em visita aos Estados Unidos, em 1946.

O fato bsico e crucial, que nunca demais repetir, que o sistema da Guerra Fria mostra-se altamente funcional para as superpotncias. E por isso esse sistema persiste, apesar da probabilidade de mtua aniquilao, no caso de uma falha acidental.
Noam Chomsky, cientista poltico norte- americano, em 1992.

Essas duas afirmativas apresentam posies sobre a Guerra Fria, a qual se define como a diviso do mundo, aps a Segunda Guerra Mundial, em dois blocos: o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco comunista liderado pela Unio Sovitica. Sobre o assunto, correto afirmar: a) Embora no Ocidente tenha se difundido o conceito de Guerra Fria em nome da defesa da democracia, o fato que ambos os blocos dele se valeram para justificar o armamentismo. b) O discurso de Churchill, proferido aps a derrota da Alemanha nazista, uma resposta invaso russa em pases europeus fragilizados pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial. c) As palavras de Chomsky reafirmam, dcadas mais tarde, o receio de Churchill em face da ameaa sovitica e revelam que, nos pases de lngua inglesa, havia consenso sobre a necessidade de uma atitude defensiva diante do bloco comunista. d) Embora um dos principais desdobramentos da Guerra Fria tenha sido a corrida armamentista, no se experimentou conflito militar algum nesse perodo. e) O Brasil, de 1946 a 1964, adotou uma posio de neutralidade em relao s duas superpotncias, alinhando-se aos Estados Unidos somente com o advento das ditaduras civil-militares.

Com o final da 2a. Guerra Mundial, iniciou-se um novo perodo na histria da humanidade. Vencido o perigo nazista, enfrentaram-se as duas foras hegemnicas do ps-guerra: os Estados Unidos da Amrica, campees do capitalismo, e a URSS, campe do socialismo.

A Guerra Fria foi o resultado bvio dessas tenses e disputas. Entretanto, ao mesmo tempo em que socialismo e capitalismo disputavam o predomnio na produo e nos mercados, a revoluo tecnolgica avanava como conseqncia, at mesmo, da concorrncia entre esses dois pases.
A corrida espacial foi um dos aspectos dessa concorrncia. Ao lado da poltica e da economia, passou a existir o desejo do bem-estar e do conforto mostrar onde se vivia melhor era fundamental. Esse desejo fez com que rapidamente se transferissem para o cotidiano dos homens os resultados prticos das inovaes de guerra. Mais conforto, novas comodidades, alteraes nos comportamentos sinalizaram um novo tempo, um novo sculo. Cai o imprio sovitico. Hoje, no mundo globalizado, o conhecimento humano no tem fronteiras nem limites: DNA, genoma, clonagem, novas tecnologias para comunicao evidenciam o progresso no sculo XXI.

No contexto do ps-2a. Guerra Mundial, constata-se, entre outros aspectos, que:


a) a tecnologia incorporou-se vida dos homens, tornando quase impossvel imaginar-se que algum sobreviva sem um telefone e uma televiso. Essa nsia por novidades levou s disputas nucleares entre EUA e URSS que culminaram com o desastre de Chernobyl; a disputa, mostrada na TV, entre duas empresas que buscam conquistar usurios da telefonia ilustra o quanto esse setor evoluiu. O mesmo progresso que permitiu, nos ltimos 50 anos, a indiscutvel evoluo dos meios de comunicao, tambm possibilitou a eliminao da pobreza, reduziu as doenas e transformou as cidades em reas despoludas;

b)

c)

inovaes tecnolgicas levaram o homem Lua e melhoraram as condies de vida no planeta. No entanto, a falta de controle sobre as pesquisas cientficas realizadas na antiga URSS conduziu a certos exageros, como o desastroso desenvolvimento da engenharia gentica; a ditadura da tcnica e da objetividade implantou-se no mundo ps-2 Guerra. De um lado, para fazer com que o holocausto fosse esquecido e, de outro, para viabilizar a constituio de formas universais de controle poltico e econmico que no deram certo porque a URSS foi derrotada pelo capitalismo; a Guerra Fria representou para o sculo XX mais do que a mera disputa entre dois modos diferentes de vida; indicou, tambm, o momento em que as inovaes tecnolgicas e as transformaes nas cincias passaram a se integrar no cotidiano dos homens. Tal integrao trouxe novidades que revolucionaram o mundo como, por exemplo, as observadas nos campos da comunicao e da informtica

d)

e)

FIM

Potrebbero piacerti anche