Sei sulla pagina 1di 12

Entrevista:

O MASSACRE DE MUEDA: FALAM TESTEMUNHAS


Apresentao de Yussuf Adam e Hilrio Alumasse Dyuti

O Massacre de Mueda um acontecimento utilizado pelos historiadores contemporneos de Moambique para ilustrar a natureza do Estado colonial e a oposio das populaes ao sistema. A documentao escrita publicada noutro lugar deste neste nmero ilustra a interpretao do massacre pelas diversas camadas de funcionrios do Estado colonial. As camadas mais altas do aparelho de Estado portugus encararam o massacre no como resultado de conspiraes internacionais e da subverso mas como consequncia das polticas repressivas da administrao. As fontes da administrao colonial so omissas quanto ao nmero de mortos e reaco da populao. Para d em de relatos em primeira mo, o testemunho daqueles que presenciaram o massacre traz tambm interpretaes que tm bastante a ver com as verses oficiais dos desenvolvimentos polticos na zona. O contedo das reivindicaes apresentadas transformado para corresponder ao catecismo poltico da actualidade: alegadamente, a reivindicao dos partidos polticos era de uma independncia total de Moambique (e no apenas de Mueda), de libertao de todos os moambicanos independentemente da cor, credo religioso, etnia, etc. Porm, o contedo dos programas polticos das diversas organizaes que actuaram em Mueda antes da Frelimo faz parte de uma questo ainda em aberto. Algumas dessas organizaes encaravam Mueda como parte da Tanzania e naturalmente participavam na dinmica independentista daquele pas vizinho. Outras queriam apenas libertar os macondes. E, no entanto, todos os informadores se manifestam como tendo estado contra a MANU desde o incio, como tendo sido sempre anti-tribalistas e anti-racistas. negado, portanto, aquilo que seria lgico e natural: o surgimento de um movimento local de base tnica defendendo a integrao da regio na Tanzania.
ARQUIVO. Maputo (Moambique), 14:117-128, Outubro de 1993. 117

Assim, Mueda permanece sobretudo como ilustrao do funcionamento do sistema colonial, das suas contradies internas e da necessidade de violncia que o Estado colonial t i n h a para se manter quando j no era capaz de responder s presses populares. Apresentamos aqui alguns depoimentos de pessoas que presenciaram os acontecimentos de 16 de Junho de 1960, em Mueda. O primeiro e o segundo, respectivamente de Daniel M u i l u n d o e Cornlio Joo Mandanda, procuram dar uma verso cabal dos acontecimentos. O de Mandanda foi, alis, dactilografado pelo prprio e depositado na Direco Provincial de Educao e Cultura de Cabo Delgado, em 1977. O terceiro, de Rachid Katame, ilustra bem o mecanismo "ideolgico" atrs referido, de atribuio clara, desde o incio, da reivindicao de independncia nacional para todo o Moambique em 1960, por um grupo de camponeses macondes situado nos confins do territrio setentrional de Cabo Delgado. Finalmente, o testemunho de Jacinto, Ornar ilustra claramente a ligao do massacre de Mueda com a formao da Frelimo e o desencadeamento da luta armada de libertao nacional. Ligao essa, alis, que constitui um dos pilares da leitura que a historiografia nacionalista faz de todo este processo: o massacre de Mueda cristaliza o conjunto de indicaes segundo as quais o regime colonial nunca abdicaria do poder pacificamente e, portanto, s pela fora das armas poderiam os moambicanos aspirar sua independncia.

1. DANIEL MUILUNDO (Aldeia Comunal de Mualela, Palma, Cabo Delgado, 21 de Julho de 1981). Fui a Mueda assistir s conversaes entre o governo colonial e o Faustino [Vanomba]. Sa no dia 15 de Junho de Mualela para Imbuhu e pernoitei l. No d i a 16 cheguei a Mueda. Quando l cheguei as pessoas j se encontravam concentradas. Havia homens, mulheres e algumas crianas. Muitas pessoas estavam bem vestidas. Havia pessoas de diversas raas: indianos, brancos e pretos. Momentos depois os colonialistas iaram quatro bandeiras. O administrador de Mueda pediu populao que fosse participar no iar das bandeiras. Mas a populao negou-se a iar [a bandeira] dizendo que tinham ido l para ouvir as palavras do Faustino [Vanomba] e do Kibiriti [Divane]. O Kibiriti e o Faustino estavam de baixo de uma mangueira.

118

ARQUIVO. Maputo (Moambique), 14:117-128, Outubro de 1993.

Informaram-nos que o governador s chegaria s 15 horas, mas quando chegou s 15 horas o governador saiu de casa do administrador. O governador escolheu dois padres da Misso de Imbuhu, um indiano conhecido por "China" e tambm os rgulos para se concentrarem na varanda da secretaria [da administrao]. O governador ordenou a um dos padres que abenoasse o grupo do Faustino ao mesmo tempo que o pretendia matar! Um soldado saiu para fora e explicou ao povo que o Kibiriti seria morto porque cometeu um erro. Depois, o governador chamou-os individualmente l para dentro. Porm, no conseguiram mat-lo [ao Kibiriti] e em seguida chamaram o Faustino Vanomba e tudo se repetiu porque ele no morreu. Os dois saram amarrados para o carro e ns apanhmos o carro e dissemos que "esse carro no vai avanar. Fizeram isto com os do primeiro grupo, da Modesta, mas hoje isso no vai acontecer". Foi neste momento que a populao reclamou, comeando a atirar pedras. Ento o governador mandou abrir o fogo. Como os soldados estavam prximos da administrao, abriram fogo e mataram um dos meus conhecidos, de nome Kanjigwili, natural de Mueda. Quando isto aconteceu fugimos e eu esqueci-me l da minha bicicleta. Fiquei durante algum tempo [na aldeia de Mpeme] e voltei mais tarde para ir buscar a bicicleta. Quando l cheguei vi por volta de 17 pessoas mortas. Depois do massacre andavam os cipaios de casa em casa a recolher as nossas armas e a mandarem-nos depois para Nangade, para registo das armas. O Faustino e o Kibiriti foram levados para Pemba.
2. CORNLIO JOO M ANDANDA (Mueda, Cabo Delgado, 1977).

Foi em 1959 que chegou Faustino Vanomba a Mueda, onde permaneceu dois dias, findos os quais pediu para falar com o senhor administrador da Circunscrio de Mueda sobre a independncia do povo moambicano. Ora o senhor administrador no aceitou este pedido do Faustino Vanomba. Mandou-o regressar para a Tanzania, onde estava refugiado. O administrador organizou cipaios para irem [com ele] ao Posto de Mocmboa do Rovuma. Saram. Tendo chegado a esse ponto de referncia, o Chefe do Posto recebeu-os e organizou
ARQUIVO. Maputo (Moambique), 14:117-128, Outubro de 1993. 119

mais pes [mantimentos para a viagem?] e ordenou a mais cipaios que o acompanhassem at fronteira, no rio Rovuma. A razo que levou os portugueses a procederem desta forma foi a seguinte: a) talvez o Faustino Vanomba tivesse deixado mais companheiros pelo caminho; b) se ele comeasse a tomar qualquer posio de fora sobre o "Uhuru" os cipaios mat-lo-iam. Assim, fizeram o Faustino Vanomba atravessar a fronteira de Moambique para a Tanzania. No mesmo ano, poucos dias depois, chegou o segundo grupo vindo da Tanzania. Este grupo era chefiado por uma mulher, filha de Neva, e assim chamada Binti Neva [filha de Neva]. Este grupo veio a Moambique depois de se ter encontrado com o Faustino Vanomba, que lhes deu um relatrio sobre a sua viagem, tendo afirmado que os portugueses "resistem at hoje e comigo no chegaram a nenhum acordo". O grupo, que era constitudo por dois homens e uma mulher, esta a responsvel, dirigiu-se directamente para a Circunscrio de Mueda, para a sua administrao. Encontraram-se com o senhor administrador, que lhes perguntou: - De onde que vocs vm? - Ns somos moambicanos refugiados na Tanzania. - Se vocs vieram da Tanzania, o que vieram c fazer? - Ns chegmos aqui para vos dizer que devero dar a independncia ao povo moambicano e vs devereis ir para a vossa terra, Lisboa. Esta terra para os moambicanos. Este grupo trazia mandioqueiras [e uma mensagem para os moambicanos]: - Ns trazemos estas estacas de mandioca para irem plantar na vossa terra, smbolo de que j regressmos nossa terra. E vs, a partir de hoje deveis pegar na enxada para plantar estas estacas de mandioca e ficar a saber que esta terra no dos colonialistas portugueses mas sim dos moambicanos! Depois destas palavras, proferidas pela Binti Neva, o administrador disse: - Vale [mais] a pena dar a independncia a um macaco do que a um moambicano como tu. Tu, mulher, o que que tu sabes para te dar independncia?... Ns sabemos muito bem que vs sois enganados pelo Nyerere, mas fiquem a saber que esta terra dos portugueses e ali a Tanzania. Portanto aqui esto sob controlo dos portugueses.

120

ARQUTVO. Maputo (Moambique), 14:117-128, Outubro de 1993.

Os colonialistas portugueses, tendo em vista esta reivindicao de libertao, decidiram prender todos os moambicanos que ali se encontravam. Durante a aco, quando o grupo era mandado para a priso, Binti Neva exprimiu as seguintes palavras: - bem sabido o que nos vo fazer. Podem-nos prender e massacrar mas os moambicanos so muitos e tm o objectivo de libertar moambique, a nossa terra. Este grupo foi preso e encarcerado na cadeia. Em seguida, o senhor administrador fez um encontro (banja) junto dos rgulos, capites-mores e populao, tendo-se dirigido [a eles] nos seguintes termos: - Quero informar a todos vs aqui presentes que devero ficar alerta com as pessoas que vm da Tanzania; elas trazem muitos problemas porque so enganadas pelo Nyerere, que lhes diz "vo a Moambique falar com o governo portugus para vos dar a vossa terra". Essas pessoas so muitas e, portanto, quando aparecerem devem amarr-las e mand-las para a administrao; quando encontrarem pessoas que levam bengalas so do mesmo grupo e deveis traz-las administrao; as que falam lngua swahili, como as que tm rdios, devem ser presas, porque so as mesmas pessoas que querem estragar o mundo. Quando chegarem hspedes a vossas casas deveis informar os rgulos e capites-mores para ficarem a par da situao. Depois do encontro o administrador organizou um grupo no seio dos rgulos e capites-mores, para andar de povoao em povoao recolhendo informaes para a administrao. Isso deu-se nos fins de 1959. Tendo chegado ao pas irmo da Tanzania [notcia] que o grupo que seguira para Moambique tratar do problema do "Uhuru" (independncia) fora preso pelos colonialistas portugueses, muitos Moambicanos organizaram o terceiro grupo. No dia 11 de Junho de 1960 chegou o terceiro grupo chefiado pelo Kibiriti [Divane], Faustino Vanomba e Modesta [?] a uma povoao do rgulo Mbavala, perto da Circunscrio de Mueda. Passaram a noite toda na povoao desse rgulo. No dia 12 de Junho de 1960 avanaram at Circunscrio de Mueda para falarem com o administrador. Depois de chegarem administrao entraram em contacto com os cipaios para que eles fossem comunicar ao senhor administrador a chegada deles e o que queriam fazer. Os cipaios responderam:

ARQUIVO. Maputo (Moambique), 14:117-128, Outubro de 1993.

121

- O que vamos informar? Ns sabemos que vocs so as pessoas que vm da Tanzania para estragar o mundo. Aqueles elementos insistiram muito, at que os cipaios, por fim, foram informar o intrprete da administrao. O intrprete, por sua vez, saiu para ver quem eram eles. O mesmo perguntou o que queriam falar com o senhor administrador. Eles responderam: - O nosso assunto no consigo. Ns queremos falar com o prprio administrador. Ele saiu e foi ter com o senhor administrador. Tendo chegado a palavra ao senhor administrador este disse-lhe para os ir chamar. E o administrador perguntou-lhes: - Vocs precisam de mim? O que que vocs querem falar comigo? Responderam aqueles homens: - O objectivo da nossa vinda no diferente do dos nossos companheiros que vieram anteriormente. O objectivo o mesmo. -Qual ?... - Queremos a independncia da nossa terra. O senhor administrador, depois de ouvir estas palavras, disse-lhes: - Bem, se todos vs tm essa inteno nica e se os vossos objectivos so os mesmos, tero que regressar para casa e compaream c no dia 14 de Junho de 1960, para ns podermos preparar [as coisas] e chamar os rgulos, os capites-mores e a populao, para podermos perguntar se o povo moambicano quer a liberdade. Para vos dar a vossa terra, para transferirmos para vocs o poder na presena de todos. Em seguida a delegao saiu para Muatide, onde estavam outros elementos que vendiam cartes. Os portugueses no sabiam que o grupo se dirigiu para onde era a base deles. Nesse dia as populaes, no foram informadas de que haviam chegado da Tanzania elementos da organizao moambicana. Poucos participantes foram a Mueda. Muitas pessoas pensaram que os portugueses fariam uma manobra para poder mat-los. Assim, apareceram em Mueda no dia 14 de Junho de 1960 apenas os rgulos, capites-mores e cipaios. Ora, chegada a delegao diante do administrador, este, vendo que no chegara muita gente, decidiu dispers-los, determinando assim o dia 16 de Junho de 1960 para de novo se encontrarem. Ao mesmo tempo apelou aos rgulos e capitesmores que fossem fazer um encontro maior para transmitir s

122

ARQUIVO. Maputo (Moambique). 14:117-128, Outubro de 1993.

populaes que no faltassem no dia marcado. A delegao da organizao moambicana tornou a regressar para onde estava hospedada, Muatide. O dia 16 de Junho chegou. Compareceu neste dia, jurando ser o dia da independncia, muita gente. Quando acabaram de chegar as populaes, os rgulos e capites-mores, o administrador dividiu-os em grupos. Rgulos e capites-mores de um lado, e as populaes do outro. Finalmente, ordenou que os cipaios formassem um outro grupo em volta das populaes ali presentes.. Todas as pessoas estavam em frente da administrao. A tropa do exrcito portugus havia-se enfiado nas cavernas do monte Chudi, organizada para defender as autoridades governamentais e fascistas do colonialismo portugus. Tudo pronto. O administrador informou os elementos da delegao, cerca das 10 horas desse dia que deviam ter a conversa pelas [15 horas] porque estavam a aguardar a chegada do senhor governador do Distrito de Cabo Delgado. Saram os cipaios para fora a informar as populaes de que a conversa se iria iniciar pelas [15 horas] porque se aguardava [a chegada] do governador fascista. Aguardando a chegada, as populaes nem se podiam mexer. Nesse dia chovia torrencialmente mas as populaes no se retiraram do lugar. Chegado o governador, o senhor administrador entendeu que se deveria manter uma boa posio para saudarmos o "nosso" governador e, ao mesmo tempo, saudarmos a bandeira da Repblica Portuguesa. No mesmo momento em que os portugueses quiseram saudar a bandeira as populaes comearam a desprezar a lei, dizendo que "ns no viemos com este objectivo, o nosso objectivo hoje ouvir aquilo que vo dizer aos nossos irmos Kibiriti e seus companheiros. No temos nada a ver comia bandeira colonialista portuguesa." Os colonialistas portugueses, com os seus sequazes, saudaram a bandeira. Depois da saudao bandeira portuguesa, acompanhada de muitos gritos das nossas populaes reclamando que no queriam essa bandeira. Outros, porque confiavam na religio dos mandamentos da lei de Deus, em que matar pecado mortal, e alm disso devido presena dos padres, sentiam-se seguros de que nada lhes aconteceria. Todavia, Kibiriti foi chamado para o gabinete do senhor governador, acompanhado pelos cipaios. Mal entrou, o governador

ARQUIVO. Maputo (Moambique), 14:117-128, Outubro de 1993.

123

comeou a perguntar-lhe: - De que precisas? O que vieste c fazer? Qual o teu objectivo, uma vez que tu s da Tanzania? s vadio? Queres estragar o mundo? Kibiriti respondeu: - Eu no sou filho da Tanzania, mas sim sou moambicano. Estou aqui porque quero liberdade. Sinto bastante ver o meu povo a ser torturado, massacrado, fazer o trabalho forado nas machambas de Mpanga, desde o amanhecer at ao pr do sol. Vale mais a terra estar nas mos do povo moambicano, para ele se governar a si prprio. Portanto, venho da Tanzania. O que me levou a ir instalar-me naquele pas foi a explorao que se verifica aqui em Moambique. No entanto, para hoje quero a liberdade e nada mais. Bem sei que o povo no estudou e no saber governar-se, mas mesmo assim esta terra pertence-nos. Mediante esta locuo do senhor Kibiriti, o senhor governador disse: - Independncia, independncia, no! Eu penso que o problema de estabelecer a paz no pas. A partir de hoje faremos p seguinte: a) havemos de aumentar os preos de todos os produtos; b) havemos de vos dar carros, lojas, etc.; c) comeremos juntos; d) ho-de casar-se com os brancos; e) a partir de hoje todos vocs so portugueses. Aquele delegado respondeu: - No nos fale do que no pedimos. O nosso objectivo no est centrado nas boas coisas, comer junto convosco, haver casamentos entre os pretos e os brancos, aumento de salrios e dos preos dos nossos produtos. O nosso objectivo dar independncia ao povo moambicano, para ele se governar a si prprio. Tudo o que se trate daquilo que nos falou havemos de organizar ns mesmos. Neste meio tempo, quando o governador acabou de falar, chamou o Faustino Vanomba e, l fora, as populaes estavam em grande silncio. Mal chegou o Faustino Vanomba ao p do governador, este perguntou-lhe [o mesmo] pela primeira vez. E o Faustino Vanomba logo respondeu: - Os objectivos que tenho so os que foram aqui apontados pelo meu amigo Kibiriti. Percebeu o senhor governador e fez um aviso aos delegados, da seguinte maneira: - Sei bem que a vossa palavra a nica. Ide para fora.

124

ARQUIVO. Maputo (Moambique), 14:117-128, Outubro de 1993.

Eles foram conduzidos pelos cipaios para a varanda. Em seguida, o governador saiu do seu gabinete para fora, para informar as populaes qual tinha sido a conversa na sala, com o Kibiriti e o Faustino Vanomba. Tendo parado no meio de toda a populao, o senhor governador disse-lhes: - Conseguimos tratar de bons assuntos que vo manter a paz na nossa terra de Moambique. A partir de hoje todos vs sois portugueses; os vossos produtos sero vendidos a preos muito bons; tero maior salrio; tero carros, casas, estaro bem vestidos; haver casamentos no seio dos pretos e dos brancos. Nesta altura em que o senhor governador falava, o Kibiriti, o Faustino Vanomba e a Modesta eram amarrados com algemas. As populaes, quando viram tudo isto no deram ouvidos s palavras de senhor governador e preferiram salvar os seus irmos. Gritaram, dizendo: "Vale mais a pena sermos amarrados todos!" Ao mesmo tempo outras populaes comearam a agarrar o carro em que seguiam os irmos, e outras pessoas comearam a lanar lama, areia e pedras em sinal de protesto pela priso de seus irmos Kibiriti, Faustino Vanomba e Modesta. As populaes, zangadas por ter resposta negativa, voltaram a empurrar o senhor governador ao mesmo tempo que eram arrancadas as divisas que ele trazia. Neste momento o senhor governador, quando se sentiu apertado plos nacionalistas de Moambique, ordenou aos seus cipaios que abrissem fogo contra as populaes indefesas. Choveram muitas balas e todas elas incidiram nos corpos das populaes. Neste espao de tempo as populaes, agarrando o carro em que estavam para seguir os delegados da organizao moambicana, tiveram a coragem de dizer: No deixemos seguir os irmos! A princpio as armas eram disparadas para o ar e ultimamente apontavam as populaes ali muitas. A populao caiu como se fossem mangas em tempo de ciclone. Parecia que os tiros dessas armas incidiam nos seus corpos. Metade da populao comeou a fugir... para onde?!... poucas pessoas se salvaram e mais de 500 foram mortas barbaramente. Depois de cessarem os tiroteios os padres saram de batina para a frente dos corpos tombados, alegando que prestavam os ltimos sacramentos. Foram os seguintes padres que participaram no massacre de Mueda: Guilherme Kiples, da Misso de Imbuhu, Guy Humberg, da Misso de Bomela (Lipelwa), e um padre da Misso de

ARQUIVO. Maputo (Moambique), 14:117-128, Outubro de 1993.

125

Nangololo, de que desconhecemos o nome. Neste mesmo dia, quando a populao foi dar esta informao aos padres da Misso de Nangololo, um dos padres disse: - Um elefante no se compara com uma formiga. Se essa formiga tentar gabar-se, ser esmagada. Este ditado testemunhava, no nosso caso, que ns no respeitmos as autoridades portuguesas. Momentos depois de os padres terem acabado o seu trabalho diante dos corpos mortos, apareceram ali as tropas que dispararam para todos os cantos. Terminado o disparo a tropa comeou a abrir grandes covas onde cabiam dezenas e dezenas de corpos dos moambicanos mortos inocentemente. O senhor governador, mal acabou de responder ao povo moambicano atravs de balas, tornou a regressar para a sua capital de Porto Amlia (Pemba). No foi o fim. O processo continuou. No ano de 1962 j haviam sido formadas as foras com o mesmo objectivo.

3..RACHID KATAME (Aldeia de Namaua, Mueda, Cabo Delgado, 6 de Fevereiro de 1982). Medo no tnhamos. Porque o nosso interesse era de obter a independncia. Ns estvamos cansados de ser colonizados e por isso chorvamos pela independncia. Tnhamos confiana de que os portugueses iriam sair atravs das palavras desse grupo vindo da Tanzania. Por isso quando a administrao convocou essa reunio todos decidimos participar. (...) Eles andaram a avisar de povoao em povoao. Diziam que tinham chegado a Mueda pessoas importantes vindas da Tanzania, para discutir os problemas da independncia do pas. (...) A primeira vez que convocaram as pessoas no foram. Foram quando se convocou a segunda vez. E foi dessa vez que ocorreu o massacre. O primeiro encontro foi restrito entre o grupo de Kibiriti e o administrador de Mueda. S no segundo encontro que fomos convocados todos ns para poder participar na reunio. (...) A guerra comeou quando o administrador tomou a deciso de prender o grupo de Kibiriti. Esse grupo estava na secretaria. Mas quando os macondes se aperceberam da situao quiseram entrar fora para tirar os seus dirigentes. Foi nessa altura que o governador de Pemba ordenou s tropas que comeassem a

126

ARQUIVO. Maputo (Moambique), 14:117-128, Outubro de 1993.

disparar e a matar pessoas. Os soldados que estavam na secretaria tiveram que saltar para sair para fora, utilizando a janela. Eu encontrava-me debaixo do carro. Estava escondido debaixo do carro e s assim escapei da morte. (...) Ns tnhamos ido pedir a nossa independncia. Ns prprios queramos governar o nosso pas. Mas tambm dissemos aos portugueses que quem quisesse ficar, muito bem, podia desde que aceitasse as nossas ordens. Os portugueses podiam ficar em Moambique na condio de estrangeiros. Ao dizermos isso os tipos opunham-se e consideravam-nos como gajos que no sabiam nada, sobretudo escrever. Ns queramos a independncia do nosso pas, Moambique. O Nkavandame tinha a ideia [da independncia do Rovuma at ao Messalo] mas ns no. Ns fomos pedir a independncia de todo o nosso territrio. A independncia que ns fomos pedir no era s para os macondes ou macuas, mas para todos os moambicanos.

4. JACINTO OMAR
(Aldeia de Muatide, Mueda, Cabo Delgado 10 de Julho de 1981).

Quando os portugueses efectuaram o massacre de Mueda eu pessoalmente assisti. Nessa reunio estiveram todas as populaes de toda a regio. Estiveram ern Mueda velhos, mulheres e ns, jovens, que seguamos os nossos pais. Quando comearam os disparos eu presenciei e tive que fugir. Corri at casa. Chegado a casa quis voltar de novo para Mueda mas os velhos disseram que no devia. Falaram comigo alguns velhos que tambm tinham estado em Mueda. Os velhos sabiam da perda de vidas em Mueda. Depois disso, os velhos que haviam escapado ao massacre de Mueda, e mesmo aqueles que no tinham ido a Mueda, decidiram fazer vrias notas e confiaram em mim para as levar para Dar-esSalaam ffnzania). Os velhos disseram que tinham confiana em mim por eu ser esperto. E disseram tambm que comigo era possvel fazer chegar as notas ao destino na Tanzania. Na Tanzania, cheguei primeiro a Lindi, onde deixei a primeira nota. Depois fui para Dares-Salaam deixar outra nota e finalmente fui para Tanga deixar a ltima nota. Quando eu passava as pessoas perguntavam sobre o massacre de Mueda e eu explicava. Depois disso regressei de novo para aqui. Logo a seguir ao meu regresso apareceu o senhor Ntwahumu que veio revistar as minhas malas, que continham roupa.

ARQUIVO. Maputo (Moambique), 14:117-128, Outubro de 1993.

127

Ele estava a suspeitar que eu tivesse cartes da Frelimo. Na verdade eu tinha os cartes s que ele no os conseguiu localizar. A partir da os velhos tiveram mais confiana na minha pessoa, por ver que o senhor Ntwahumu no conseguiu saber onde se encontravam os cartes da Frelimo. Os velhos diziam que eu era esperto demais e decidiram que eu fosse regularmente Tanzania apresentar aos dirigentes os problemas que afectavam a vida de Moambique. Portanto, os velhos depositaram toda a confiana em mim.

128

ARQUIVO. Maputo (Moambique), 14:117-128. Outubro de 1993.

Potrebbero piacerti anche