Sei sulla pagina 1di 7

MEDICINA LEGAL

02

Criminalstica

Introduo
Noes Gerais
Noes Iniciais:
Criminalista, denominao dada aos que seguem a escola alem, a disciplina que estuda os elementos materiais do crime, pois esta, para desempenho dos seus mltiplos encargos socorrem-se de outras disciplinas (todos os ramos humanos) tais como: a) cincias: Matemtica, Fsica, Qumica, Bioqumica, Biologia, Medicina, Direito, Contabilidade, Engenharia, Dactiloscopia, etc.; b) tcnicas: desenho, modelagem, pintura, ortografia, escultura, etc.

Conceito:
a disciplina que tem por objetivo a aplicao de qualquer cincia ou tcnica pesquisa e interpretao dos indcios materiais relativos ao crime ou a identidade que deles tiveram participao.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 1

Locais de Crime
Noes Gerais
Conceito:
qualquer rea onde se tenha verificado ocorrncia de interesse policial-judicirio.

Local Referido:
Quando duas reas diferentes se associam ou se completam na configurao do delito, fala-se do local referido.

Importncia do Local de Crime:


O interesse decorre de ser ele que oferece os primeiros elementos a polcia, isto , os elementos essenciais para que as autoridades possam se orientar com eficcia nos seus trabalhos. Estes primeiros elementos recebem o nome genrico de provas que so de duas espcies: a) provas testemunhais: so constitudas pelas testemunhas; b) provas tcnicas: so constitudas pelas peas materiais que podem ser encontradas no local de crime, o policial de servio no deve tocar nem remover as peas do lugar, cabendo tal tarefa ao perito.

A melhor maneira de se pegar uma arma de fogo probante pela guarda-mata. Nunca se deve introduzir nada no cano.

Preservao do Local de Crime:


Deve ser realizada pelo policial, envolvendo: a) isolamento: isolamento das reas envolvidas, no se permitindo a circulao de pessoas; b) proteo: visa a garantir a inalterabilidade das coisas.

Classificao dos Locais de Crime:


O local de crime pode ser classificado:

1) Quanto ao Local em Si:


a) local interno: toda rea compreendida em um ambiente fechado (ex.: sala); b) local externo: toda rea descobertas (ex.: via pblica).

2) Quanto Natureza do Fato:


a) b) c) d) e) f) g) h) homicdio; suicdio; queda acidental; furto qualificado; roubo; latrocnio; incndio; exploso;

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 2

i) acidente de trnsito; j) falsificao de assinatura; k) exame contbil; e outros.

3) Quanto ao Estado de Preservao:


a) local preservado: aquele onde os indcios foram mantidos inalterados desde a ocorrncia dos fatos at seu completo registro; b) local contaminado: quando os indcios foram alterados; a alterao pode se dar de trs formas: adio, subtrao e substituio.

A autoridade policial deve dirigir-se ao local dos fatos e cuidar para que os indcios no sejam alterados (art. 169 do Cdigo de Processo Penal). A nica hiptese em que o local pode ser alterado legitimamente em caso de haver vtima a ser socorrida.

4) Quanto Posio de Pessoas ou Coisas:


a) ambiente imediato: toda rea onde efetivamente ocorreu o caso; b) ambiente mediato: compreende as adjacncias do local onde ocorreu o evento, portanto adjacente ao local imediato.

Levantamento do Local de Crime


Conceito:
a reproduo fiel do local de crie, por meios da descrio escrita, desenho ou fotografia.

Finalidade:
Tem a finalidade de documentar tecnicamente as condies em que se encontrava o local de crime quando do comparecimentos do perito.

Processos Tcnicos de Levantamento:


Os processos tcnicos que podem ser empregados no levantamento so: a descrio escrita, o desenho, a fotografia e a filmagem.

Descrio Escrita:
Consiste na descrio do local com anotaes dos elementos materiais, principlamente daqueles mais importantes. o mais importante dos processos, os demais so considerados acessrios ou ilustrativos.

Desenho:
Podem ser atravs de: a) croquis: desenho do local do crime sem escala; b) topogrfico: desenho do local do crime com escala; c) rebatimento topogrfico: desenho do solo, do teto, das paredes com escala; tem a finalidade de demonstrar as perspectivas do local

Fotografia:
a fotografia esttica do local, podendo ser:

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 3

a) fotografia panormica: produz todo o local de crime, mas sendo este muito extenso, torna-se necessrio dividi-lo em setores; fotografa-se cada setor e depois rene-se todas as fotografias em uma s; b) fotografia aspecto geral: reproduz tambm todo o local de crime abrangendo o maio nmero possvel de elementos no cruzamento; c) fotografia em detalhe: a minuncia que se quer evidenciar no local; d) fotografia mtrica: quando se utiliza um segmento de fita mtrica para determinar as dimenses do objeto ou dos ferimentos; e) rebatimento fotogrfico: a fotografia do ambiente com a finalidade de demonstrar as paredes, o teto e o piso.

Filmagem:
a fotografia dinmica. empregado em casos limitados, pois utiliza-se equipamento especial (questes de segurana nacional).

Evidncias
Noes Gerais
Vestgios e Indcios:
Vestgios so elementos materiais encontrados no local de crime no necessariamente relacionado com a ocorrncia policial. Indcios so elementos materiais encontrados no local de crime necessariamente relacionados com a ocorrncia policial. Assim o vestgio pode vir a se tornar indcio. O indcio o vestgio estudado e provado.

Classificao dos Vestgios:


Classificam-se os vestgios quanto durao, quanto ao comportamento e quanto natureza.

1) Quanto Durao:
a) vestgio transitrio ou no permanente: so aqueles que desaparecem rapidamente (ex.: manchas de lama, frenagem de pneus, impresses digitais); b) vestgio intransitrio ou permanente: so aqueles que permanecem por longo lapso de tempo (ex.: vidro quebrado, sinais de arrombamento, vestgios de tiro, impresses digitais).

2) Quanto ao Comportamento:
a) perceptveis: so vestgios determinados pelos nossos sentidos (ex.: manhas de sangue, de leo, cheiro); b) imperceptveis: so aqueles que devem ser revelados, pois se encontram em estado latente, para esta revelao pode ser usado meios qumicos, mecnicos, biolgicos, etc. (ex.: revelao de impresses digitais por meio de p).

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 4

3) Quanto Natureza:
Nos locais de crime encontram-se inmeras evidncias e que no permitem um estudo individual, razo pela qual classifica-se os mesmos em quatro categorias: a) manchas; b) impresses; c) armas e instrumentos; d) outros vestgios.

Manchas
So marcas ou sinais que apresentam sob a forma de crosta mais ou menos tnue, aderida a determinada superfcie. Seu estado interessa pela substncia em que constituda: a) manchas orgnicas: sangue, esperma, lgrima, suor, leite, urina, etc.; b) manchas inorgnicas: lama, iodo, ferrugem, tinta, plvora, etc.

Manchas de Sangue:
So comprovadas atravs: a) da Reao de Adler: prova de orientao de que o material examinado sangue; b) dos Cristais de Teichman: so os cristais que se formam a partir do sangue para uma prova de certeza de que o material examinado sangue.

Manchas de Esperma:
Comprova-se atravs dos Cristais de Florence.

Manchas de Plvora:
Podem ser classificadas em: a) negra ou com fumaa: recebe este nome em virtude da plvora produzir manchas negras (a plvora negra composta de carvo, enxofre e salitre); b) branca ou sem fumaa: denomina-se branca ou sem fumaa em razo da mancha ter o aspecto branco (a plvora branca composta de uma substncia conhecida por nitrocelulose).

Impresses
o vestgio que interessa pelo aspecto formal, merecendo destaque as seguintes impresses: papilares, ungueais, dentrias, instrumentais e pegadas.

Impresses Digitais:
As impresses digitais encontradas nos locais de crime podem ser: a) moldadas: quando a impresso se faz sobre superfcie plstica, tornando a impresso em relevo (ex.: tinta fresca, manteiga); b) latentes: quando existe a impresso, porm esta necessita ser revelada pelos ps reveladores, que so o carbonato de chumbo, que branco, usado nas superfcies escuras, e o negro de fumo, que um p escuro, usado em superfcies claras; c) reveladas: quando aps a impresso pelo toque da polpa digital impregnada de qualquer sujidade (geralmente gordura), marca a superfcie de contato, permanecendo observvel

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 5

desde sempre (ex.: mos sujas de graxa); d-se a esta impresso o nome de colorida por no ser preciso a sua revelao.

Armas e Instrumentos
Reservam-se ao estudo das armas de fogo, as chamadas armas brancas e os instrumentos utilizados em prticas criminosas.

Instrumentos Especficos:
So aqueles especialmente preparados para a prtica criminosa, tais como a gazua, micha ou a chave falsa: a) gazua: instrumento metlico, delgado, espcie de arame, com uma das extremidades dobrada em um ngulo reto, semelhante a uma chave rudimentar, geralmente utilizado na abertura do tipo gorja; b) micha: instrumento metlico delgado, espcie de lmina, com uma das extremidades dentada, empregada na abertura de fechaduras do tipo Yale; c) chave falsa: a chave que abre determinada fechadura, muito embora, no lhe pertena, sendo uma cpia ou adaptao da verdadeira (a chave prpria ou verdadeira, possuda e utilizada indevidamente para todos os efeitos legais considerada juridicamente falsa).

Outros Vestgios
Refere-se ao estudo dos demais vestgios. Ex.: cabelos, peas indumentrias, poeira, documentos, venenos, etc.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 6

Bibliografia
Curso Bsico de Medicina Legal Odon Ramos Maranho So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 7

Potrebbero piacerti anche