Sei sulla pagina 1di 5

PARTE I - ANLISE DE QUESTES OBJETIVAS PROVAS 2005 E 2008 II.

a) Questes na rea de Teoria e Histria

MANUAL PARA O ALUNO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Resposta B

PARTE I - ANLISE DE QUESTES OBJETIVAS PROVAS 2005 E 2008 PARTE II - ANLISE DE QUESTES DISCURSIVAS PROVAS 2005 E 2008

Resposta E

II.b) Questes na rea de Tecnologia Questo 14 (enade 2008): Observe, a seguir, as imagens do Aeroporto Internacional Dulles (Virgnia, EUA, 11958-62), concebido pelo arquiteto Eero Saarinen.

Resposta B

Analisando o comportamento estrutural do edifcio, conclui-se: (A) se os pilares fossem verticais, os momentos aplicados a eles, advindos da fora do empuxo, seriam muito maiores do que na soluo proposta pelo arquiteto. (B) se os pilares fossem verticais, eles seriam mais aptos a transmitir as cargas da cobertura ao solo. (C) com a inclinao dos pilares, a totalidade dos momentos do empuxo absorvida pelos momentos contrrios aplicados pelas cargas verticais. (D) a forma arquitetnica adotada pouco colabora com as dimenses estruturais do edifcio. (E) a inclinao dos pilares no tem importncia, pois trata-se de um vo insignificante. Resposta A

QUESTO 34 (enade-2008)

Solot, Denise Chini. Paulo Mendes da Roca: estrutura: o xito da forma. Rio de Janeiro, Viana & Mosley, 2004 O projeto do Museu Brasileiro da Escultura - MUBE - (1988), em So Paulo, do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, uma das obras mais representativas do vencedor do prmio Pritzker em 2006. Nas imagens, observa-se uma fenda existente entre a viga de 60 metros de extenso e os dois pilares onde ele se apia. A funo da fenda (A) obstruir a passagem de luz para realar a leveza da estrutura area. (B) facilitar a instalao de equipamentos de iluminao. (C) dificultar a percepo da hierarquia dos elementos construtivos. (D) permitir a visualizao da cidade a partir dos espaos internos da praa coberta. (E) permitir a instalao de macacos hidrulicos para futuras substituies do neoprene. Resposta E

Questo 26 (enade 2005) - Considere os dois tipos de trincas estruturais representadas nas vigas A e B abaixo, freqentes em construes realizadas sem a devida orientao tcnica, seja na Favela da Mar seja nas periferias das grandes cidades brasileiras, malgrado o saber construtivo popular.

Resposta B

Nessa situao pode-se afirmar que I - a barra B sofreu preponderantemente os efeitos da fora cortante. II - a barra A sofreu preponderantemente os efeitos do momento fletor. III - a barra B sofreu preponderantemente os efeitos do momento fletor. IV - a barra A sofreu preponderantemente os efeitos da fora cortante. (So) correta(s) apenas a(s) afirmao(es) (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) I e III. (E) III e IV. Resposta E

II.c) Questes na rea de Projeto de Arquitetura 17 - Em 1929, Le Corbusier elaborou um croquis representando quatro estratgias de composio formal (Figura 1). As duas primeiras composies, de cima para baixo, representam a Maison La Roche e um prisma ideal. A terceira e a quarta composies so, respectivamente, uma casa em Stutgard e a Ville Savoye.

Resposta B

Sob o ponto de vista da estratgia indicada por Le Corbusier na Figura 1, considere as afirmaes a seguir. I - Essa estratgia projetual consiste em resolver espacialmente um programa de necessidades no mbito de uma forma externa elementar. II - Nessa estratgia projetual, o volume interior tem de ser to regular quanto o exterior. III - Essa estratgia projetual um procedimento que s se aplica a residncias de tamanho reduzido. IV - A maior vantagem dessa estratgia projetual a possibilidade de resolver funcionalmente a planta, sem comprometer a elementaridade do volume. V - Nessa estratgia projetual, o volume interior pode ser separado do volume exterior ou coincidir parcialmente com ele. (So) correta(s) APENAS a(s) afirmao(es) (A) III (B) I e III (C) II e V (D) I, IV e V (E) II, III e IV Resposta D

II.d) Questes na rea de Urbanismo 24 (2005) Observe os seguintes projetos de autoria do arquiteto Lucio

30 (2008)

Costa:

Resposta A

Resposta D

PARTE II - ANLISE DE QUESTES DISCURSIVAS PROVAS 2005 E 2008


1. Podem-se verificar, basicamente, trs tipos de questes referentes prtica projetual: Anlise da FORMA - das estratgias compositivas, a partir da leitura de imagens (desenhos e/ou fotografias), tecendo-se relaes entre forma x funo x tecnologia. Obras clssicas da arquitetura moderna e grandes nomes da arquitetura brasileira so bastante utilizados. Anlise dos projetos a partir dos elementos de composio, e capacidade de traduo grfica das normas e legislaes a que o projeto est sujeito. Anlise da FUNO - das estratgias de conforto ambiental (relao entre forma x funo), a partir da leitura de imagens (desenhos e/ou fotografias), tecendo-se relaes entre a forma x funo. Questes bsicas de insolao, ventilao, acstica, etc. Representao grfica e utilizao da informtica (muito menos recorrentes). 2. Dicas: No necessrio conhecer o projeto para poder analis-lo. Assim, se no conhece o projeto, no necessrio se preocupar. As questes trazem imagens suficientes para as anlises solicitadas. Do mesmo modo, mesmo conhecendo o projeto, deve-se prestar ateno ao que as imagens demonstram, para no realizar anlises incorretas, baseadas no que lembra do projeto, e no no que as imagens esto mostrando. As questes tipo: quais das afirmaes acima (em geral 05) so corretas. Assim, o aluno deve ter calma para responder. 3. As questes discursivas de projeto de edificao apareceram apenas na prova do ENADE 2005, enfocando a anlise projetual, e as relaes entre forma x funo x tecnologia construtiva; a traduo grfica das normativas estabelecidas; e a capacidade de visualizao tridimensional.

b) O problema do estacionamento para clientes (fundamental em uma avenida com intenso movimento, que foi resolvido com a destinao de todo o nvel do solo a essa atividade. c) O fato de a entrada da loja se dar por uma escada retrtil mais um recurso para a liberao completa do pavimento trreo, j mencionada, e que responde, assim, tambm a necessidades do programa. d) Tanto a inteno de contar com um pavimento trreo livre quanto o de criar uma longa vitrine sem nenhum apoio intermedirio tiveram importantes conseqncias tcnicas. Para vencer o vo livre, foram necessrios vigas e pilares de tamanho incomum. e) Duas vigas duplo T de concreto vencem o grande vo no nvel do piso da loja, tornando a planta livre e permitindo grande liberdade do ponto de vista da exibio do mobilirio: uma soluo que resolve espao e estrutura ao mesmo tempo. f) Os apoios verticais quatro pilares retangulares e sua colocao entre duas lminas verticais de concreto tm efeito semelhante ao obtido com as vigas de concreto e escondem a sua real dimenso. Permitem, ainda, que o volume seja suportado por um plano quase sem espessura. g) Entre os pilares, nos limites laterais do prisma, foram localizadas circulaes verticais, sanitrias e apoios, visando sempre a garantir volume interior da loja o mais livre possvel. h) Unindo as duas vigas principais aparecem o entramado da cobertura e o mezanino da loja, aumentando a rea de loja, ao mesmo tempo em que contraventa as fachadas. Fica, assim, definido um grande prisma de espao interior, cuja unidade o mezanino no compromete. i) O fechamento em vidro da fachada da obra, a despeito do material, no traz prejuzo ao conforto trmico e lumnico no interior da loja. (valor: 4,0 pontos, sendo 2,0 para cada item)

Questo - Ao longo da histria da arquitetura, em todos os casos exemplares, ou seja, naqueles que so relevantes e de conseqncia para o futuro da profisso e da cultura, o projeto surge como uma atividade totalizadora que sintetiza na forma os requisitos do programa, as sugestes do lugar e a disciplina da construo. Como exemplifica a obra de Paulo Mendes da Rocha, o conceito de forma sempre se refere ao sistema de relaes internas e externas que configuram um artefato ou episdio arquitetnico e o determinam na sua concretude e fruio. Analise o projeto de Paulo Mendes da Rocha para uma loja, em So Paulo, mostrado nas figuras abaixo, procurando relacionar os elementos que compem a sua forma com o programa (venda de mveis clssicos do design moderno), sua localizao (avenida comercial de intenso movimento) e com as tcnicas e materiais construtivos (concreto protendido e convencional, estrutura metlica). Utilize croquis e texto. PADRO DA RESPOSTA ESPERADA: O aluno dever, primeiramente, identificar dois aspectos essenciais do projeto relativos soluo volumtrica: 1) (valor: 2,5 pontos) sua forma prismtica elementar, que d ao edifcio grande intensidade formal e confere a ele, por contraste, destaque, em relao a uma avenida comercial de intenso movimento; 2) (valor: 2,5 pontos) a inteno do autor de obter um pavimento trreo livre, o que tanto acentua o volume prismtico, ao al-lo, quanto garante a visibilidade dos mveis e objetos venda, tendo em vista a situao de quem passa pela loja, quase invariavelmente dentro de um carro trafegando a uma velocidade considervel. Uma vez identificada a soluo formal, o aluno dever passar relao entre: a edificao e o entorno; (valor: 1,0 ponto) a edificao e o programa; (valor: 2,0 pontos) a edificao, os materiais e as tcnicas construtivas; (valor: 2,0 pontos) So aceitveis os padres de resposta apresentados a seguir. a) A economia de meios, representada pelo uso de poucos elementos e pela forma elementar do edifcio, resulta em uma obra de rara intensidade formal, que consegue atrair a ateno do transeunte sem ter que recorrer espetacularidade vulgar. O rigor do procedimento projetual evidente; nenhum elemento presente poderia ser descartado sem conseqncias srias para a integridade formal e fsica do edifcio.

Potrebbero piacerti anche