Sei sulla pagina 1di 24

Fundao de Educao para o Trabalho de Minas Gerais

CURSO TCNICO DE MECNICA INDUSTRIAL

HUDSON FABRCIO XAVIER PEREIRA

Vespasiano-2012

FRESAGEM

Apostila elaborada para a disciplina de Fresagem para o Curso Tcnico de Mecnica Industrial da Fundao de Educao para o Trabalho de Minas Gerais UTRAMIG - Unidade de Vespasiano/MG.

1 Hudson Fabrcio Xavier Pereira, Graduado em Tecnologia Mecatrnica, Professor Epecializado da Utramig e Instrutor do Senai-Vespasiano - Fone (031) 86071935 hudsonxavier@gmail.com hudsonxavier.webnode.com.br

Vespasiano 2012

Histria da Usinagem Os processos de usinagem comearam a ser desenvolvidos quando o homem descobre que pode transformar movimentos lineares em movimentos de rotao e realizar deteminadas tarefas com maior preciso e menor esforo fsico. J a 701 anos antes de Cristo, o homem j trabalhava os materiais brutos, onde praticamente todas as ferramentas eram executadas em ferro. E a partir do sculo XVII surgiram novas formas de melhorar o processo de fabricao do ferro e na siderurgia do ao.Os primeiros metais conhecidos foram o cobre e o ouro. O homem utilizava tais metais na fabricao de armas e ferramentas j no fim da pr-histria. Estudos mais aprofundados sobre a usinagem iniciaram-se somente no incio do sculo XIX e em 1900, o americano F. W. Taylor descobriu o ao rpido, determinando um passo marcante no desenvolvimento tecnolgico da usinagem. Definies - Processo Mecnico de Usinagem o processo que, mediante a remoo de cavaco por determinada ferramenta, visa conferir uma pea a forma, as dimenses ou o acabamento especificados, ou ainda uma combinao qualquer destes trs itens. -Outras definies um processo de usinagem com retirada de cavacos que permitem modificar as superfcies das peas. Para tanto, emprega-se uma ferramenta multicortante (fresa) que gira enquanto a pea se desloca segundo uma trajetria qualquer. A Fresagem um processo de usinagem feito por mquinas denominadas fresadoras e ferramentas chamadas fresas. A fresagem consiste na remoo do excesso de metal da superfcie de uma pea para que esta tenha forma e acabamentos desejados. Na Fresagem, a retirada do sobremetal da pea feita pela combinao de dois movimentos simultneos: o movimento de rotao da ferramenta (fresa) e o movimento da mesa da mquina (onde fixada a pea a ser usinada). o movimento da mesa da mquina ou movimento de avano que leva a pea at a fresa e possibilita a usinagem.

Fig ura Processo de Fresagem

-Cavaco Poro de material removida da pea pela ferramenta, podendo apresentar forma geomtrica regular ou irregular.Esta remoo representa aproximadamente 10% do material. -Fabricar Fabricar transformar matrias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos.

Os processos de transformao de metais e ligas metlicas em peas para a utilizao em conjuntos mecnicos so inmeros e variados: voc pode fundir, soldar, utilizar a metalurgia em p ou usinar o metal afim de obter a pea desejada. Evidentemente, vrios fatores devem ser considerados quando se escolhe um processo de fabricao. Como por exemplo: forma e dimenso da pea; material a ser empregado e suas propriedades; quantidade de peas a serem produzidas; tolerncias e acabamento superficial requerido; custo total do processamento. Prazo Desejado Equipamento e mo de obra qualificada

Nas fresadoras com sistemas de avano da mesa com porca e parafuso, o ideal usar o movimento discordante, pois a folga (que surge com o tempo e desgaste da mquina) no influi no deslocamento da mesa, resultando em um movimento de avano mais uniforme e em melhor acabamento da pea. Se o movimento concordante for usado, a folga ser empurrada pelo dente da fresa no mesmo sentido de deslocamento da mesa, fazendo com que a mesa execute movimentos irregulares, que prejudicam o acabamento da pea e podem quebrar o dente da fresa.

Formas de fresamentos Algumas Operaes

Generalidades O fresamento a operao de usinagem com formao de cavaco que se caracteriza por: 1.1.1. Utilizar ferramenta multi-cortante (fresa) provida de arestas cortantes dispostas simetricamente ao redor de uma eixo; 1.1.2. Movimento de rotao da ferramenta ao redor de seu eixo, permitindo assim que cada uma das arestas cortantes (dentes da fresa) retire a parte de material que lhe compete faz-lo. 1.1.3. O movimento de avano, que permite o prosseguimento da operao, geralmente feito pela prpria pea em usinagem, que est fixada na mesa da mquina. 1.1.4. O movimento de avano obriga a pea passar sob a ferramenta que lhe d a forma e dimenso desejada. 1.1.5. O fato do fresamento utilizar-se de ferramenta multi-cortante (fresa) e esta poder se apresentar sob as mais variadas formas, confere a esta operao um carter de versatilidade em face das varias superfcies necessrias numa pea em usinagem. Assim o fresamento pode competir com o furaco, com o alargamento, e o aplainamento.

Partes da fresadora As principais partes da fresadora so: a) base: o componente responsvel por suportar toda a mquina e, muitas vezes, funciona tambm como reservatrio de fluido refrigerante. Normalmente os apoios possuem ajustes para nivelamento da mquina no piso; b) coluna: a estrutura principal da mquina. Costuma ser o alojamento do sistema de acionamento e tambm dos motores. Possui as guias (barramento) do movimento vertical; c) eixo principal: um dos rgos essenciais da mquina, pois serve de suporte ferramenta e lhe d movimento. Este eixo recebe o movimento atravs da caixa de velocidade; d) mesa: o rgo que sustenta as peas que sero usinadas, diretamente montadas sobre ela ou atravs de acessrios de fixao (morsa, cantoneira, aparelho divisor, calos regulveis), razo pela qual a mesa tem ranhuras destinadas a alojar os parafusos de fixao; e) carro transversal: uma estrutura de ferro fundido de forma retangular, em cuja parte superior se desliga e gira a mesa em um plano horizontal. Na base inferior, por meio de guias, o carro transversal est acoplado ao suporte da mesa, sobre o qual desliza, por meio de fuso e porca, podendo ser acionado manual ou automaticamente atravs da caixa de avanos. Um dispositivo adequado pode imobiliz-lo; f) suporte da mesa: o rgo que sustenta a mesa e seus mecanismos de acionamento. uma pea de ferro fundido que se desliza verticalmente no corpo da mquina atravs de guias, por meio de um parafuso telescpico e uma porca fixa. Quando necessrio, para alguns trabalhos, imobiliza-se por meio de um dispositivo de fixao; g) caixa de velocidades do eixo principal: formada por vrias engrenagens que podem acoplar-se com diferentes relaes de transmisso, para permitir uma grande variedade de velocidades do eixo principal. Normalmente encontra-se alojada internamente na parte superior do corpo da mquina. O acionamento independente da caixa de avano, o qual permite determinar criteriosamente as melhores condies de corte; h) caixa de velocidades dos avanos: um mecanismo formado por vrias engrenagens montadas no interior do corpo da fresadora, prximo a sua parte central. Em geral, recebe o movimento diretamente do acionamento principal da mquina. Atravs de acoplamentos de rodas dentadas que se deslizam axialmente, podem ser estabelecidas diversas velocidades de

avanos. Em algumas fresadoras, a caixa de velocidades dos avanos est colocada no suporte da mesa com um motor especial e independente do acionamento principal da mquina.

Figura 3 Partes da fresadora

Figura 4 Partes da fresadora

2.1.3 Tipos de fresadoras As fresadoras geralmente so classificadas quanto posio do eixo-rvore. So elas: a) fresadora horizontal: o eixo rvore paralelo mesa da mquina; b) fresadora vertical: o eixo rvore perpendicular mesa da mquina; c) fresadora universal: possui 2 eixos-rvores, um horizontal e outro vertical. O eixo horizontal localiza-se no corpo da mquina, enquanto o eixo vertical situa-se no cabeote, parte superior da mquina. A fresadora universal pode ser usada tanto na posio vertical quanto no horizontal.

Figura 5 Fresadora horizontal

Figura 6 Fresadora vertical

Figura 7 Fresadora universal

Existem outros tipos de fresadoras que tomaram como modelo as fresadoras verticais e horizontais, mas que funcionam de modo diferente. A fresadora copiadora trabalha com uma mesa e dois cabeotes: o cabeote apalpador e o de usinagem. A fresadora copiadora tem a funo de usinar copiando certo modelo. A fresadora pantogrfica (ou pantgrafo) tambm permite a cpia de um modelo; mas ao contrrio da fresadora copiadora, a transmisso do movimento coordenada manualmente pelo operador, o que torna possvel trabalhar detalhes como canais e pequenos raios, que so mais difceis de serem obtidos numa fresadora copiadora.

Figura 8 Fresadora copiadora

Figura 9 Fresadora pantogrfica

Os modelos podem ser confeccionados em material metlico, como ao ou alumnio, ou em resina. Os modelos de ao, devido sua resistncia, so usados quando necessrio fazer muitas cpias; enquanto os modelos de resina so recomendados quando so feitas poucas cpias (duas ou trs, por exemplo). A fresadora CNC no tem manpulos nem alavancas, mas possui uma tela em um painel repleto de teclas e botes e um grande armrio de metal, onde esto localizados os componentes eltricos e eletrnicos que so responsveis pelo controle da operao da mquina. Entre esses componentes, encontra-se o CNC (comando numrico computadorizado), que um computador responsvel principalmente pelos movimentos da mquina.

Figura 10 Fresadora CNC Tipos de fresas

A fresa dotada de facas ou dentes multicortantes, o que lhe confere uma vantagem sobre outras ferramentas, pois, quando os dentes no esto cortando, eles esto refrigerando-se. Isto contribui para um menor desgaste da ferramenta. A escolha da fresa uma das etapas mais importantes da fresagem e est relacionada principalmente com o material a ser usinado. Uma das formas de classificao das fresas quanto ao ngulo de cunha () dos dentes da fresa. Quanto maior for o ngulo , menos resistente a fresa ser. Assim, podemos classificar as fresas em 3 tipos: W, N e H. a) fresa tipo W ( = 57 a fresa que possui o menor ngulo de cunha, sendo tambm a ): menos resistente. recomendada para a usinagem de materiais no-ferrosos de baixa dureza, como o alumnio, o bronze e os plsticos. b) fresa tipo N ( = 73 mais resistente que a fresa tipo W. recomendada para usinar ): materiais de mdia dureza, como o ao at 700 N/mm2 de resistncia trao. ): c) fresa tipo H ( = 81 mais resistente que as fresas anteriores. recomendada para usinar materiais duros e quebradios, como o ao acima de 700 N/mm2 de resistncia trao. Quanto maior for o ngulo de cunha, maior ser o nmero de dentes da fresa. Isso ocorre porque, se fresarmos um material muito duro, menor volume dele ser cortado por dente da fresa. Portanto, menos cavaco ser produzido por dente, menos espao para a sada ser necessrio.

Quando fresamos materiais mais moles, pode ser retirado um volume maior de material. Nesse caso, mais espao ser necessrio para a sada de cavaco e, conseqentemente, a fresa ter menos dentes. Obs.: no devemos usar fresa com muitos dentes para usinar materiais moles, pois o cavaco fica preso entre os dentes, que so refrigerados inadequadamente; ocasionando um desgaste dos dentes e um mau acabamento da pea.

Figura 11 Fresas tipo W, N e H

As fresas tambm podem ser classificadas de acordo com seu formato e suas aplicaes. A primeira delas seria quanto forma geral. As fresas podem ser cilndricas, cnicas ou ainda de forma. As fresas cilndricas mais estreitas so tambm chamadas de fresas de disco, enquanto as que possuem haste prpria so denominadas de fresas de haste ou fresas de topo.

Figura 12 Fresas cilndricas

As fresas cnicas ou angulares podem possuir apenas um ngulo, como as fresas para encaixes tipo cauda-de-andorinha, ou possuir dois ngulos. Neste segundo caso podem ser classificadas como simtricas (ngulos iguais) ou biangulares (ngulos diferentes). Normalmente as fresas para cauda de andorinha possuem haste incorporada, enquanto as biangulares no.

Figura 13 Fresa cauda-de-andorinha e fresa biangular simtrica

As fresas de forma possuem o perfil de seus dentes afiados para gerar superfcies especiais tais como dentes de engrenagem (fresa mdulo), superfcies cncavas ou convexas, raios de concordncia e outras formas especficas de cada caso, e so denominadas fresas especiais. As fresas especiais normalmente so fabricadas pela prpria empresa que as utiliza, no setor denominado de ferramentaria, ou so encomendadas em empresas especializadas em ferramentas.

Figura 14 Fresas para perfis cncavo, convexo, fresa mdulo e especiais Quanto ao sentido de corte a classificao simples, pois trata do sentido de giro da ferramenta, observado do lado do acionamento (de cima para baixo). Tem-se as fresas de corte direita (horrio) e as fresas de corte esquerda (anti-horrio). Obviamente esta classificao s se emprega em fresas de haste fixa. As fresas que no possuem haste podem, normalmente, ser fixadas tanto em um sentido como em outro. Quanto aos dentes estes podem ser retos, helicoidais ou bihelicoidais, como mostra a figura 1.26. Os dentes helicoidais tm como vantagem uma menor vibrao durante a usinagem, ou seja, o corte mais suave porque o dente no atinge a pea de uma s vez como acontece com os dentes retos. Os dentes helicoidais geram uma fora axial, e para compensar esta fora pode-se recorrer a uma fresa bihelicoidal, ou seja, uma ferramenta que possui um dente afiado em um sentido e o dente seguinte afiado no sentido inverso.

Figura 1.26 Fresas de dentes retos, helicoidal e bihelicoidal. As fresas bihelicoidais s podem ser usadas em espessuras relativamente pequenas e com ngulos reduzidos de hlice. Para possibilitar usinagem de grandes superfcies sem o efeito da fora axial deve-se recorrer a uma montagem de duas fresas de mesmo dimetro e nmero de dentes, mas com hlices invertidas, como na figura 1.27.

Figura 1.27 Montagem bihelicoidal.

Quanto construo, pode-se classificar as fresas como inteirias, onde toda a ferramenta construda de um mesmo material. As mais comuns so as de ao rpido e metal duro. H tambm a fresa calada onde o corpo da ferramenta de um material mais simples e os gumes de corte, soldados ao corpo, so de um material mais nobre, como ao rpido ou metal duro. Finalmente h as fresas com dentes postios que so similares as fresas caladas. A diferena que os dentes de ao rpido, metal duro, diamante ou cermicos podem ser trocados em caso de quebra ou desgaste. A figura 1.28 apresenta exemplos destas fresas.

Figura 1.28 Fresa calada, fresa de dentes postios e detalhe da fixao da pastilha.

Mais exemplos de fresas

1. Fresa cilndrica de dentes helicoidais tipo normal. 2. Fresa cilndrica de dentes helicoidais para materiais duros. 3. Fresa cilndrica de dentes helicoidais para materiais de resistncia mdia. 4. Fresa cilndrica de dentes helicoidais para materiais ligados. 5. Fresa cilindro-frontal. Serve para fresar superfcies planas e perpendiculares entre si, tanto em fresadoras horizontais como verticais. Com chaveta longitudinal. 6. Fresa cilindro-frontal de alto rendimento para materiais moles ou mdios. Com chaveta longitudinal. 7. Fresa cilindro-frontal com chaveta transversal, tipo alto rendimento. 8. Fresa ngulo para fresar guias. 9. Fresa de disco de trs cortes com dentes helicoidais. Os dentes u inclinam alternadamente direita ou esquerda. 10. Fresa de disco de trs cortes, de tipo normal, de dentes retos. 11. Fresa cilndrico-frontal de dentes helicoidais com haste cnica Morse e fixao por rosca. 12. Fresa para ranhuras com cone Morse e arraste. 13. Fresa para ranhuras T com dentes helicoidais alternados com haste cnica e fixao por roscas. 14. Fresa de forma (formato cnico). 15. Fresa de forma (formato cnico). 16. Fresa cilndrico-frontal ou de topo.

2.2 Principais Acessrios Os principais acessrios utilizados em operaes de fresagem relacionam-se fixao da pea na mesa de trabalho. So eles: Parafusos e grampos de fixao (figura 1.10); Calos (figura 1.11); Cantoneiras de angulo fixo ou ajustvel (figura 1.12); Morsas (figura 1.13); Mesa divisora (figura 1.14); Divisor universal e contraponto (figura 1.15).

2.2.1 Figura 1.10 Parafusos e grampos de fixao.

2.2.2

Figura 1.11 Calos.

2.2.3

Figura 1.12 Cantoneiras (de ngulo fixo e ajustvel).

2.2.4 Figura 1.13 Morsas.

2.2.5 Figura 1.14 Mesa divisora.

2.2.6

Figura 1.15 Divisor universal e contraponto.

Mandris muito importante ressaltar que a instalao de alguns acessrios, na mesa de trabalho da fresadora, deve ser realizada com muita ateno para evitar erros dimensionais na usinagem. O exemplo clssico a instalao de uma morsa. Aps sua fixao na mesa deve-se fazer o seu alinhamento, com o auxlio de um relgio comparador, apalpando o seu mordente fixo que dever ficar paralelo ao movimento da mesa. Tambm necessrio verificar se no h cavacos que mantenham a morsa ligeiramente inclinada no plano paralelo ao cho. Outro conjunto de acessrios de grande importncia est relacionado com a fixao das ferramentas. Como j foi mencionado, o eixo rvore possui em sua extremidade um cone e chavetas. Neste cone pode-se fixar um mandril ou uma ferramenta de haste cnica. Para garantir a fixao utiliza-se uma haste roscada que atravessa a rvore. As chavetas evitam o deslizamento. H ferramentas de haste cnica que podem ser fixadas diretamente no cone de fixao do eixo-rvore, que pode ser Morse (menor esforo) ou ISO (maior fixao). Normalmente se tratam de ferramentas relativamente grandes. Para fixar-se ferramentas menores, que possuem outra

dimenso de cone, utiliza-se um mandril adaptador, como mostrado pela figura 1.16. Nesta mesma figura pode-se observar na ponta do mandril a rosca onde se fixa a haste roscada.

Figura 1.16 Mandril adaptador para ferramentas de haste cnica.

Com relao ao mandril, pode-se ter trs tipos: universal (Jacobs), porta-pina e portaferramenta. O mandril universal muito utilizado em furadeiras manuais, mas tambm pode ser utilizado em fresadoras, mas com ressalvas. S podem ser fixadas ferramentas de haste cilndrica e cujo esforo no seja elevado, pois a presso de fixao no ser suficiente. A figura 1.17 apresenta um mandril Jacobs.

Figura 1.17 Mandril universal tipo Jacobs.

O mandril porta-pina possui modo de trabalho similar ao Jacobs, mas permite uma fora de fixao maior. Tambm indicado para ferramentas de haste cilndrica. A pina uma pea nica com um furo central no dimetro da haste a ser fixada e com diversos cortes longitudinais que lhe do uma flexibilidade de fechar este furo em alguns dcimos de milmetro. Este mandril composto de duas partes. A primeira, que o mandril propriamente dito, possui uma cavidade que receber a pina. Esta cavidade possui uma superfcie cnica de igual formato da pina. A segunda parte denominada porca e rosqueada no mandril. A figura 1.18 ilustra um mandril porta-pina e dois modelos de pina. Durante o rosqueamento a porca fora a pina a entrar na cavidade do mandril, e devido forma cnica, obriga a pina a se fechar e fixar a ferramenta.

Figura 1.18 Mandril porta pina e dois modelos de pinas.

Para ferramentas de maior porte, e conseqentemente, maior esforo de usinagem, necessrio uma maior garantia de que no haja um deslizamento entre o mandril e a prpria ferramenta. Nestes casos o mandril possui chavetas, que podem ser transversais (quando o mandril curto) ou longitudinais. A figura 1.19 apresenta alguns modelos de mandril.

Figura 1.19 Alguns modelos de mandril.

Figura 1.20 Mandril porta-fresa curto com chaveta longitudinal.

Figura 1.21 Mandril porta-fresa curto com chaveta transversal.

Figura 1.22 Mandril porta-fresa longo com chaveta longitudinal. 2.2.8 Cabeote divisor O cabeote divisor um dos principais acessrios da fresadora. Sua finalidade a de dividir uma circunferncia em n partes iguais. Sendo assim, pode-se usinar peas com sees na forma de polgonos regulares (quadrados, hexgonos, etc.), executar sulcos regularmente espaados (canais de lubrificao, dentes de engrenagem, etc.), usinar cavidades circulares, etc. Os dois principais modos de diviso so a diviso direta e a diviso indireta. Diviso direta: Esta forma de diviso recebe este nome porque feita diretamente no eixo onde est fixada a pea. a forma mais simples e limitada. A figura 1.36 ilustra este divisor. Utiliza um disco perfurado denominado disco divisor que possui o nmero de furos necessrios para girar a pea e executar a diviso desejada.

Figura 1.36 Divisor universal para diviso direta.

O disco divisor pode conter mais de uma carreira de furos e furos em ambas as faces, de modo a ter maior flexibilidade, pois s permitida a diviso em nmeros que sejam submltiplos do nmero de furos de cada carreira. Por exemplo, supondo um disco que tenha uma carreira de 24 furos pode-se executar as seguintes divises: 2, 3, 4, 6, 8, 12 e 24. Diviso indireta: A relao de transmisso ocorre por meio de parafuso sem-fim e coroa, como mostra a figura 1.37 Como a diviso no ocorre diretamente no eixo onde a pea fixada esta diviso recebeu o nome de indireta.

Figura 1.37 Detalhe da transmisso do divisor universal. Este sistema permite obter uma maior srie de divises com o mesmo disco divisor. Podese tomar, como exemplo de disco divisor, um que possui as seguintes carreiras de furos: face A (15, 18, 20, 23, 27, 31, 37, 41 e 47) e face B (16, 17, 19, 21, 29, 33, 39, 43 e 49). O parafuso sem-fim comandado por uma manivela, ou manpulo, que contm um pino que ajusta-se aos furos do disco divisor. Por sua vez o sem-fim comanda uma coroa que est ligada diretamente rvore onde se fixa a pea.

Potrebbero piacerti anche