Sei sulla pagina 1di 50

Mariana Amaral marianadmoraes@gmail.

com

Introduo
A ptica Geomtrica ocupa-se de estudar a

propagao da luz com base em alguns postulados simples e sem grandes preocupaes com sua natureza (dualidade onda-particular) Luz energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnticas. Luz o agente fsico que, atuando nos rgos visuais, produz a sensao da viso.

Introduo
A Luz caminha em linha reta e representada por raios

luminosos. A luz se propaga no vcuo com velocidade c = 300.000.000 m/s ou 3.108 m/s).

Curiosidade: Ano-luz a distncia que a luz percorre no vcuo em um ano. 1 ano-luz 9,5.1012 km

Raios de luz
Raios de luz so linhas orientadas que representam,

graficamente, a direo e o sentido de propagao da luz.

Feixe de Luz
Feixe de luz: o conjunto de raios de luz.

Classificao quanto a natureza


Fonte de luz primria (ou corpo luminoso):
Emite luz prpria. Ex: O Sol,

Fonte de luz secundria (ou corpo iluminado):


Reenvia para o espao a luz

lmapada acesa.

que recebe de outros corpos. Ex.: folha de papel, paredes.

Classificao quanto a dimenso


Fonte Pontual:
Nela a dimenso da fonte

Fonte Extensa
a dimenso da fonte da mesma

muito menor que a distncia entre a fonte e o observador. Ex.: A estrela Sirius vista da Terra.

ordem de grandeza que a distncia ao observador. Ex: lmpada fluorescente da sala de aula.

Meios de propagao da luz


Transparente: quando o meio permite a passagem da luz

e nos possibilita uma viso ntida de objetos atrs dele. Ex: O ar, o vidro comum. Translcido : apesar de permitir a passagem da luz, no nos concede uma viso ntida de objetos atrs dele. Ex: vidro fosco, papel manteiga. Opaco: no permite a passagem da luz. Ex: Madeira, couro, concreto.

Princpios da ptica Geomtrica


Principio da propagao retilnea da luz.
Em um meio homogneo e transparente, a luz se

propaga em linha reta.

Princpios da ptica Geomtrica


Principio da independncia dos raios de luz.
Cada raio de luz se propaga como se fosse o nico, no sendo

bloqueado nem desviado pela existncia de outros raios. Isso permite que fibras pticas possam transportar muitos dados ao mesmo tempo sem que se misturem.

Princpios da ptica Geomtrica


Princpio da reversibilidade dos raios luminosos.
O trajeto da luz entre dois pontos sempre o mesmo

independente do sentido de propagao da luz. Com outras palavras: o caminho da ida igual ao da volta. Se algum te observa ao espelho, se voc olhar para o mesmo espelho ver esse algum.

Apostila Pgina 13

Exerccio 1
(FUVEST)Uma estrela emite radiao que percorre a distncia de 1 bilho De anos-luz, at chegar Terra e ser captada por um telescpio. Isto quer dizer que: a) A estrela est a 1 bilho de quilmetros da Terra. b) Daqui a 1 bilho de anos, a radiao da estrela no ser mais observada na Terra. c) A radiao recebida hoje na Terra foi emitida pela estrela h 1 bilho de anos. d) Hoje, a estrela est a 1 bilho de anos- luz da Terra.

e) Quando a radiao foi emitida pela estrela, ela tinha a idade de 1 bilho de anos.

Exerccio 3
(FUVEST)Admita que o sol subitamente morresse, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Vinte e quatro horas aps esse evento, um eventual sobrevivente, olhando para o cu, sem nuvens, veria: a) a Lua e estrelas; b) somente a Lua; c) somente estrelas; d) uma completa escurido; e) somente os planetas do sistema solar;

Sombra e Penumbra
Sombra a regio do espao que no recebe luz da

fonte luminosa, em virtude da presena de um corpo opaco e de a luz se propagar em linha reta. Penumbra a regio iluminada por apenas alguns pontos da fonte luminosa.

Sombra

H h X y

Apostila Pgina 14

Exerccio 8
(PUC) A um aluno foi dada a tarefa de medir a altura do prdio da escola que freqentava. O aluno, ento, pensou em utilizar seus conhecimentos de ptica geomtrica e mediu, em determinado hora da manh, o comprimento da sombra do prdio(L) e da sua prpria sombra (l), projetadas na calada. Facilmente, chegou concluso de que a altura do prdio da escola era de 22,1 m. As medidas por ele obtidas para as sombras foram L=10,4 m e l = 0,8 m. Qual a altura do Aluno?

Exerccio 8
H = 22,1 m. L=10,4 m l = 0,8 m. h=?

H h L l
22,1 h 10,4 0,8

h 2,125 0,8

h 2,125 0,8 h 1,70m

Exerccio 2
(ENEM) A sombra de uma pessoa que tem 1,80 m de altura mede 60 cm. No mesmo momento, a seu lado , a sombra projetada de um poste mede 2,00 m. Se, mais tarde, a sombra do poste diminui 50 cm, a sombra da pessoa passou a medir: a) 30 cm b) 45 cm c) 50 cm d) 80 cm e) 90 cm Primeiro vamos descobrir a sombra inicial do poste. Sabendo que h=180cm, s = 60 cm, S = 200 cm, H = ? H 180 H 3 200 600cm H h 200 60 S s A Sombra do poste diminui 50 cm ,ou seja mede 150 cm.Agora H = 600 cm S = 150 cm, h=180cm, s = ?

H h S s

4 s 180 s

600 180 150 s

180 4 s

180 45cm 4

Exerccio 7
(FUVEST) Num dia sem nuvens, ao meio-dia, a sombra projeta no cho por uma esfera de 1,0cm de dimetro bem ntida se ela estiver a 10cm do cho. Entretanto, se a esfera estiver a 200cm do cho, sua sombra muito pouco ntida. Pode-se afirmar que a principal causa do efeito observado que: a) o Sol uma fonte extensa de luz. b) o ndice de refrao do ar depende da temperatura. c) a luz um fenmeno ondulatrio. d) a luz do Sol contm diferentes cores. e) a difuso da luz no ar "borra" a sombra.

Eclipse Solar
Os eclipses solares ocorrem quando a sombra e a

penumbra da Lua interceptam a superfcie da Terra.

Eclipse Lunar
Os eclipses lunares acontecem quando a Lua penetra

no cone de sombra da Terra, deixando de ser vista por um observador em nosso planeta.

Fases da Lua
Lua Nova Face no iluminada vista da Terra Lua Cheia Face totalmente iluminada vista da Terra

Fases da Lua
Fases da lua vista do hemisfrio Norte

Apostila Pgina 13

Exerccio 4
(UEL) Durante um eclipse solar, um observador:

a) b) c) d) e)

no cone de sombra, v um eclipse parcial. na regio da penumbra, v um eclipse total. na regio plenamente iluminada, v a Lua eclipsada. na regio da sombra prpria da Terra, v somente a Lua. na regio plenamente iluminada, no v o eclipse solar.

Exerccio 5
(ENEM) A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que fotografado em cinco diferentes pontos do planeta. As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos: a) III, V e II. b) II, III e V. c) II, IV e III. d) I, II e III. e) I, II e V.

Trs dessas fotografias esto reproduzidas abaixo.

Exerccio 6
(UNIP) No esquema da fi gura representamos o Sol, a Terra e a Lua. Para um observador na superfcie da Terra voltada para a Lua (ponto O):

a) noite, fase da Lua Nova e ocorre eclipse da Lua. b) dia, fase da Lua Cheia e ocorre eclipse do Sol. c) noite, fase de Lua Cheia e a Lua est visvel. d) dia, fase da Lua Nova e ocorre eclipse da Lua. e) noite, fase da Lua Cheia e ocorre eclipse da Lua.

Cmara Escura de orifcio


uma caixa com paredes opacas, com um pequeno

orifcio onde pode passar a luz. Quando aproximamos os objetos dessa caixa podemos ver ao fundo a formao de uma imagem invertida do objeto.

Cmara Escura de orifcio

Cmara Escura de orifcio


A cmera digital tem o mesmo princpio da pinhole e

da cmera de filme. A diferena que no local do filme existe um sensor eletrnico que converte a luz em impulsos eltricos que so processados nos circuitos internos e novamente so convertidos em imagem na tela traseira da cmera.

Imagens obtidas com cmera pinhole

Apostila Pgina 14

Exerccio 10
(UFRJ) No mundo artstico as antigas "cmaras escuras" voltaram moda. Uma cmara escura uma caixa fechada de paredes opacas que possui um orifcio em uma de suas faces. Na face oposta do orifcio fica preso um filme fotogrfico, onde se formam as imagens dos objetos localizados no exterior da caixa, como mostra a figura.

Suponha que um objeto de 3m de altura esteja a uma distncia de 5m do orifcio, e que a distncia entre as faces seja de 6cm. Calcule a altura h da imagem. h H h 3 6 3 18 h 3,6cm h 6 5 5 5 l L

Reflexo da Luz

Reflexo da Luz
Um feixe de luz ao incidir em uma superfcie polida

(regular) refletir a luz de maneira regular.

Quando a superfcie for irregular, o feixe paralelo

aps a reflexo ser espalhado em todas as direes.

Reflexo da Luz

Difuso da luz

Difuso da Luz

Luz
Luz monocromtica luz de uma s cor, como por exemplo

a luz amarela de sdio, emitida por vapores de sdio incandescente. Luz policromtica a luz resultante da composio de duas ou mais luzes monocromticas. o caso da luz branca emitida pelo Sol, resultante da composio de praticamente todos os tipos de luzes monocromticas.

A cor de um corpo por reflexo


A cor de um corpo determinada pela luz refletida

difusamente. Assim, um corpo verde reflete difusamente a luz verde e absorve as demais.

Se iluminssemos a bandeira com luz monocromtica

verde, como seria vista?

Se iluminssemos a bandeira com luz monocromtica

vermelha, como seria vista?

Apostila Pgina 14

Exerccio 9
Sob Luz solar, a grama verde, porque: a) Absorve acentuadamente a luz verde do espectro solar. b) Reflete difusamente a luz verde do espectro solar. c) A vista apresenta grande sensibilidade ao verde e ao roxo. d) Todas as cores do espectro solar so difundidas, exceto o verde. e) O espectro solar predominantemente verde.

Potrebbero piacerti anche