Sei sulla pagina 1di 3

* ATENO: Copiar CRIME. Art.

184 do cdigo Penal e Lei n 5998/73

Dvidas: fisica2ale@bol.com.br

AULA 04
1. INTRODUO

Queda livre e Lanamento Vertical no Vcuo.


3. LANAMENTO VERTICAL
Todo corpo que sobe verticalmente livre da resistncia do ar sobe em movimento retardado, independente de sua massa o suas dimenses. As equaes que descrevem o movimento esto relacionadas a baixo:

Todo corpo que cai livremente ou sobe verticalmente prximo superfcie da Terra, com boa aproximao, pode-se admitir que o corpo executa movimento uniformemente variado, pois se encontra sob a ao do campo gravitacional terrestre, adquirindo uma acelerao que chamamos de acelerao da gravidade g que considerada constante nas proximidades da superfcie da Terra e atua sempre de cima para baixo. O valor da acelerao da gravidade prximo ao solo de aproximadamente 9,8m/s2, mas por comodidade adotaremos em muitos casos g = 10m/s2.

V = V0 g.t h = h0 + Vo .t
h
nos clculos

g.t2 2

V 2 = V02 2.g.h

r Campo gravitacional uniforme aquele em que o vetor g tem o mesmo mdulo, a mesma direo e o mesmo sentido em todos os pontos. O campo gravitacional criado por um astro, numa regio de dimenses desprezveis em comparao com seu raio, sensivelmente uniforme. o que acontece, por exemplo, em todos os pontos de uma cidade, incluindo seu espao areo.

Exemplo: 1. Um corpo lanado verticalmente para cima com velocidade de 50m/s. Desconsidere a resistncia do ar e adote g = 10m/s2, determine o instante em que o corpo atinge a altura mxima e a altura mxima. Resoluo:

2. QUEDA LIVRE
Todo corpo que cai verticalmente livre da resistncia do ar cai em movimento acelerado, independente de sua massa o suas dimenses. As equaes que descrevem o movimento esto relacionadas a baixo:

EXERCCIOS

1. (U. F. Juiz de Fora-MG) Um astronauta est na superfcie da Lua,

a) b) c) d)

V = V0 + g.t

g
h = h0 + Vo .t +
h

g.t 2

e)

quando solta simultaneamente duas bolas macias, uma de chumbo e outra de madeira, de uma altura de 2,0m em relao superfcie. Neste caso, podemos afirmar que: a bola de chumbo chegar ao cho um pouco antes da bola de madeira, mas perceptivelmente antes. a bola de chumbo chegar ao cho um pouco depois da bola de madeira, mas perceptivelmente depois. a bola de chumbo chegar ao cho ao mesmo tempo do que a bola de madeira. a bola de chumbo chegar ao cho bem antes da bola de madeira. a bola de chumbo chegar ao cho bem depois da bola de madeira.

2. (U. So Francisco-SP) Dois corpos so abandonados, a partir do


V 2 = V02 + 2.g.h
a) b)

Exemplo: 1. Um corpo abandonado de uma altura de 60m. Adote g =10 m/s2 e determine a velocidade com que ele atinge o solo. Resoluo:

c) d) e)

mesmo ponto num mesmo local. O primeiro corpo (A) de chumbo e o segundo corpo (B) de alumnio. O primeiro tem o dobro do volume do segundo. Assinale a afirmativa correta. O corpo A chega ao solo mais de pressa que o corpo B. O corpo A e o corpo B possuem a mesma acelerao, que a acelerao da gravidade. O corpo B tem acelerao maior que o corpo A. O corpo A tem acelerao maior que o corpo B. O corpo B chega ao solo mais de pressa que o corpo A. figura 1, no mesmo instante em que um outro corpo desliza sobre um plano inclinado, conforme a figura 2.

3. Um corpo abandonado de uma altura (h), conforme demonstra a

* ATENO: Copiar CRIME. Art. 184 do cdigo Penal e Lei n 5998/73

a) b) c) d) e)

Desprezando-se os efeitos dos atritos, pode-se afirmar que, para um observador fixo na terra, as velocidades crescem uniformemente com o tempo. os mdulos das aceleraes so iguais. os corpos percorrem espaos iguais em tempos iguais. as distncias percorridas so uniformemente proporcionais ao tempo. na figura 2, o mdulo da acelerao maior que na figura 1. a 30m/s, num local onde g = 10m/s2. Orientando a trajetria do corpo para cima, determine: a equao da velocidade do corpo; o instante em que o mvel pra; o instante em que a velocidade do mvel v = - 20m/s; a acelerao e a velocidade no ponto mais alto da trajetria

14. (PUC/Campinas-SP) Um mvel abandonado em queda livre

percorrendo, a partir do repouso, uma distncia d durante o primeiro segundo de movimento. Durante o terceiro segundo de movimento, esse mvel percorre uma distncia: 3d b) 3d c) 5d d) 7d e) 9d

a)

15. (UFPE) Atira-se em um poo uma pedra verticalmente para baixo,

4. Um corpo lanado verticalmente para cima com velocidade igual


a) b) c) d)

5. (Faap-SP) Sabe-se que um corpo abandonado do alto de uma


torre, em queda livre, leva 6,0 s para atingir o solo. Calcule a altura da torre. (Adote g = 9,8m/s2.) a) 14,64m b) 29,40m c) 58,80m d) 176,4m e) 294,0m

com uma velocidade inicial Vo = 10m/s. Sendo a acelerao local da gravidade igual a 10m/s2 e sabendo-se que a pedra gasta 2s para chegar ao fundo do poo, podemos concluir que a profundidade deste , em metros: a) 30 c) 50 e) nra b) 40 d) 20 16. (Ufscar) Uma partcula se move em uma reta com acelerao constante. Sabe-se que no intervalo de tempo de 10s ela passa duas vezes pelo mesmo ponto dessa reta, com velocidades de mesmo mdulo, v = 40m/s, em sentidos opostos. Calcule o mdulo do deslocamento e o espao percorrido.

17. (Cefet-MG) Um objeto lanado, verticalmente para cima, do alto


a) b) c)

6. (Mackenzie-SP) Se um objeto cai, a partir do repouso, em local


1) 2) 3) a)

onde a acelerao da gravidade 10m/s2, desprezando a resistncia do ar, podemos afirmar que esse objeto: adquire velocidade constante de 10m/s. cai 10m durante o primeiro segundo. Tem velocidade de 20m/s aps 2s. Assinale a alternativa na qual todas as afirmaes so corretas. 1, 2, 3 b) 1, 2 c) 2, 3 d) 1 e) 3

de um prdio de altura ho = 12m, com uma velocidade inicial vo = 15m/s. Calcule (arredondando g para 10m/s2): o tempo gasto para alcanar a altura mxima; a velocidade 4s aps o lanamento; sua posio em relao ao nvel h = 0, no instante 4s aps o lanamento.

7.

(Mackenzie-SP) Uma partcula em queda livre, a partir do repouso, tem velocidade de 30m/s aps um tempo t, e no instante 2t atinge o solo. (Adote g = 10m/s2 e despreze a resistncia do ar). A altura da qual a partcula foi abandonada, em relao ao solo, de: a) 360m b) 180m c) 30m d) 10m e) 3m

8. Uma pedra lanada verticalmente para cima, do solo, com a


a) b) c) d) velocidade escalar de 72km/h. Desprezando a resistncia do ar e adotando g = 10m/s2, determine: o tempo de subida; a altura mxima do movimento; o instante de chegada ao solo, contado a partir do lanamento; a velocidade escalar ao retomar ao solo.

18. (Mackenzin) Joozinho abandona do alto de uma torre, um corpo


a partir do repouso. Durante a queda livre, com g constante, ele observa que nos dois primeiros segundos o corpo percorre a distncia D. Qual a distncia percorrida pelo corpo nos 4s em relao a distncia D percorrida?

19. Uma criana deixa cair um vaso de cristal do 15 andar de um

9. (Cesgranrio-SP) Um corpo abandonado a uma certa altura e


leva 4,0s para tocar o solo. Desprezando a resistncia do ar e sendo g = 10m/s2, a velocidade mdia desse corpo nos 4,0s : a) 10m/s b) 20m/s c) 40m/s d) 60m/s e) 80m/s

edifcio. No mesmo instante, uma pessoa na calada, a 15m do edifcio, comea a correr para pegar o vaso. Sabendo que cada andar tem 3m de altura (despreze a resistncia do ar e considere g = 10m/s2), determine a velocidade mnima com que a pessoa ter que correr em MRU para segurar o vaso antes que ele caia no cho.

10. (FGV-SP) Um objeto lanado do solo verticalmente para cima.

Quando sua altura 2m, o objeto est com uma velocidade de 3m/s. Admitindo-se que a acelerao gravitacional vale 10m/s2, pode-se afirmar que a velocidade com que esse objeto foi lanado, em m/s, de: a) 4,7 b) 7 c) 8,5 d) 9 e) 9,5

11. (Mackenzie-SP) Um elevador sobe e, no instante em que se

encontra a 30m do solo, sua velocidade escalar 5,0m/s. Nesse mesmo instante, rompe-se o cabo de sustentao e o elevador fica livre de qualquer resistncia. Adotando g = 10m/s2, o tempo que ele gasta para atingir o solo : b) 6,0s c) 3,0s d) 2,9s e)
6 s

20. (Fuvest-SP) A figura abaixo representa as velocidades em funo

a) 30s

12. (UFRJ) Um corpo em queda livre percorre uma certa distncia


vertical em 2s; logo, a distncia percorrida em 6s ser: a) dupla d) nove vezes maior b) tripla e) doze vezes maior c) seis vezes maior

a) b) c) d) e)

do tempo de dois corpos que executam movimentos verticais. O do corpo A, de massa M, descrito por uma linha contnua; o do corpo B, de massa 3M, por uma linha tracejada. Em um dos intervalos de tempo listados abaixo, ambos esto sob a ao exclusiva de um campo gravitacional constante. Tal intervalo : de 0 a T1 de T1 a T2 de T2 a T3 de T3 a T4 de T4 a T5

13. Um corpo em queda vertical no vcuo possui, a partir do repouso,


uma velocidade V aps percorrer uma altura h. Para a velocidade ser 3V, a distncia percorrida ser de: a) 2h b) 3h c) 4h d) 6h e) 9h

* ATENO: Copiar CRIME. Art. 184 do cdigo Penal e Lei n 5998/73

21. (Mack-SP) Da altura h em relao ao solo, um corpo abandonado do repouso no local onde o mdulo da acelerao gravitacional g. O estudante que analisou a cinemtica escalar do movimento construiu o grfico da funo horria da posio, y = f(t), e, para o intervalo (0, t), obteve o resultado ao lado. Segundo o referencial adotado por esse estudante, a melhor representao grfica da funo horria da velocidade, v = f(t), :

25. Um malabarista de circo deseja ter trs bolas no ar em todos


a) b) c)

instantes. Ele arremessa uma bola a cada 0,40s. Adote g = 10m/s2. Quanto tempo cada bola fica no ar? Com que velocidade inicial deve o malabarista atirar cada bola para cima? A que altura se elevar cada bola acima de suas mos?

26. (UNIFEI) O grfico abaixo representa o componente vertical da

velocidade em funo do tempo de um paraquedista de 80kg que salta de um avio.

a) b)

Descreva o comportamento da acelerao do paraquedista em todo o movimento. Supondo que entre t1 e t2 passaram-se 5,0segundos, calcule o espao percorrido nesse intervalo de tempo.

27. (B. Ricardo) Guerra, esta a palavra mais falada pela imprensa 21. (PUC-SP) De um helicptero que desce verticalmente
abandonada uma pedra quando o mesmo se encontra a 100m do solo. Sabendo-se que a pedra leva 4s para atingir o solo e supondo g = 10m/s2. a velocidade de descida do helicptero no momento em que a pedra abandonada tem valor: 25m/s 20m/s 15m/s 10m/s 5m/s

a) b) c) d) e)

desde o ltimo dia 11 de setembro de 2001, aps o atentado terrorista contra o EUA. . a guerra do bem contra o mal, disse o presidente americano. A tecnologia de ponta a grande vantagem dos soldados americanos no territrio afego; a comunicao entre eles rpida e eficiente atravs de rdios comunicadores de ltima gerao ao contrrio dos combatentes afegos. Suponha que uma tropa de combate afeg deseja se comunicar com uma outra tropa que est escondida nas montanhas e que a comunicao feita atravs de rojes sinalizadores (sinalizador naval) que estouram a uma altura mxima de 45m. determine quanto tempo depois a tropa receber o sinal. (Adote g=10m/s2.)

22. (UFPA) Em um local onde a acelerao da gravidade vale 10m/s2,

a) b) c) d) e)

deixa-se cair livremente uma pedra de uma altura de 125m em direo ao solo. Dois segundos depois, uma segunda pedra atirada verticalmente da mesma altura. Sabendo-se que essas duas pedras atingiram o solo ao mesmo tempo, a velocidade com que a segunda pedra foi atirada vale: 12,3m/s 26,6m/s 32m/s 41,2m/s 57,5m/s

28. (UFRRJ) Numa determinada estao orbital deseja-se determinar

a acelerao gravitacional local. Com esta finalidade, deixa-se cair um corpo ao longo de uma trena, e so anotados as psies e os respectivos instantes de tempo. No momento em que o cronmetro mostrava t1 = 0s, o corpo encontrava-se na posio X1 = 0cm; no momento t2 = 1s, corpo encontrava-se na posio X2 = 8cm; no momento t3 = 4s, na posio X3 = 200cm. Considere que o corpo cai com acelerao constante. Nessas condies, determine o valor da acelerao.

23. (UFMT) Dois projteis iguais so atirados da mesma posio (40m

a) b) c) d) e)

acima do solo), verticalmente, em sentidos opostos e com a mesma velocidade. Em 2s o primeiro projtil atinge o solo. Depois de quanto tempo da chegada do primeiro o segundo atingir o solo? (Despreze qualquer atrito e considere g = 10m/s2). 1s 2s 3s 4s 5s

Obras consultadas GASPAR, Alberto. Fsica 1. So Paulo: tica. 2000 Grupo de Reelaborao do Ensino da Fsica (GREF). Fsica 1. Mecnica. 5 ed. So Paulo: Edusp, 1999. HALLIDAY, David et al. Fsica 1. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. LUZ, Antnio Mximo R. da & ALVAREZ, Beatriz Alvarenga. Fsica: volume nico. So Paulo: Scipione. 2003. RAMALHO JR., Francisco et al. Os fundamentos da Fsica 1. 7 ed. So Paulo: Moderna 1999. TIPLER, Paul A. Fsica. Volume 1. 3 ed. . Rio de Janeiro: LTC, 1995. Todas as figuras so reprodues das obras consultadas e da Internet.

24. (UECE) Uma pedra cai de uma altura H, a partir do repouso. No

a)

mesmo instante uma segunda pedra lanada, do cho, verticalmente para cima com velocidade Vo. Desprezando a resistncia do ar e supondo constante a acelerao da gravidade no local da experincia, o valor de Vo, para que pedra passe pela H outra a uma altura , igual a: 2 1 1 gH b) gH d) 2gH c) 2gH e) nra 2 2

Potrebbero piacerti anche