Sei sulla pagina 1di 3

INTRODUO

O Movimento Portugus de Interveno Artstica e Educao pela Arte (MPIAEA) congratula-se com a deciso da populao do Concelho da Amadora ao aprovar no Oramento Participativo para 2013 a nossa proposta GUIARTE - Tornar as Artes presentes na Comunidade. Estamos certos de que da sua execuo resultam benefcios visveis e durveis para as populaes alvo, pelo acesso facilitado a iniciativas de qualidade que percorrem as principais reas artsticas e promovem o conhecimento de linguagens e processos geradores de autonomia, sentido crtico, fruio esttica, relativizao de gostos, opes e atavismos culturais. O MPIAEA defende a Interveno Artstica como uma forma superior de promover o encontro dos artistas e das suas obras com as comunidades. Obras e autores de todas as pocas e culturas, decorrentes de diferentes concepes estticas, tm em comum serem resultantes do pensamento e capacidade transformadora de todos os povos e culturas que encontram nas Artes um meio excepcional de compreenderem a realidade, representarem o desconhecido e inventarem o futuro. A par com o pensamento cientfico, a conscincia de si, a tica, a conscincia ambiental e a responsabilidade e participao cvica, a Arte permite uma mais completa e equilibrada realizao dos projectos individuais e da identidade prpria de cada comunidade. nossa convico que um facilitado acesso e contacto com as artes e os artistas um contributo inestimvel para a educao artstica e a qualidade de vida das comunidades. Permite ainda um elevado sentido de responsabilidade social dos criadores e uma utilizao criteriosa dos sempre escassos recursos disponveis. O programa GUIARTE, nas suas componentes de Dana, Circo, Msica e Teatro visa prioritariamente contemplar as crianas do 1 e 2 ano do EB1 do Concelho da Amadora. As componentes de Cinema e Artes Plsticas podem ser usufrudas por toda a comunidade escolar, incluindo, nas Escolas que o desejarem, as famlias dos alunos. A opo por realizar nas Escolas esta iniciativa decorre da constatao da dificuldade em deslocar as crianas a salas de espectculo ou centros culturais que obriguem a uma logstica complicada (transporte, segurana, custos). E pretende contribuir para a realizao em cada Escola, com regularidade, das componentes referidas de Artes performativas, Exposies e Cinema. Visa ainda levar a instituies do Concelho, como os Centros de idosos, ou os Centros de apoio a crianas e jovens em risco e instituies de ensino especial, uma seleco das iniciativas contempladas na programao, tornada possvel por uma boa 1 de 3

gesto dos recursos disponveis para as escolas do EB1. A realizao de Oficinas Artsticas que prolonguem e dem sentido fruio esttica proporcionada, que designamos por Oficinas de vivncia e concretizao artstica, no contempladas no oramento aprovado, sero objecto de oramentao especfica, de acordo com as prioridades e interesse das instituies alvo. O programa GUIARTE reconhece na recente Recomendao do Conselho Nacional de Educao de Dezembro de 2012, sobre Educao Artstica, princpios e certezas com que nos identificamos. Das recomendaes finais do documento, destacamos os seguintes pargrafos:
1. Ao nvel do currculo e da organizao do ensino: (...) 1.1 "Que a educao artstica integre inequivocamente o currculo nacional, possibilitando a aprendizagem de uma variedade de linguagens das mais tradicionais s mais recentes e de uma variedade de tnicas, salvaguarde uma perspetiva abrangente e integrada que valorize a fruio, a expresso, a criatividade, a comunicao e o conhecimento do patrimnio." 3. Ao nvel das escolas e das autarquias: (...) 3.3. "Que se intensifique a utilizao dos recursos culturais e artsticos (servios educativos dos museus, teatros, academias, etc.) e se incentivem parcerias e formas de colaborao com artistas e organizaes locais e nacionais capazes de contribuir para a formao artstica de alunos e professores." 4. Ao nvel da investigao e da coordenao (...) 4.3. "Que, ao nvel das polticas pblicas, os setores da Educao e da Cultura articulem programas e recursos particularmente vocacionados para educao artstica."

2 de 3

Como e com quem se vai realizar o GUIARTE


A seleco das iniciativas de cada uma das componentes feita atravs de convite a criadores e a grupos de reconhecido mrito e s instituies de ensino artstico.
As Artes consideradas 1. Dana, Teatro, Msica, Circo 2. Artes Plsticas 3. Cinema Os Pblicos-alvo 1. As crianas do 1 ciclo do EB 2. Os Centros e Instituies culturais e sociais da Amadora Os recursos 1. Artistas e grupos participantes (Dana, Teatro, Msica, Circo). Estabeleceu-se um valor de referncia para cada espectculo de 100 . Prevemos a realizao de 250 espectculos, possibilitando que cada turma do 1 e 2 anos assista/participe a/em um espectculo por trimestre. 2. Artes Plsticas (Pintura, Escultura, Design). Trs exposies itinerantes adaptveis aos espaos escolares, permanecendo uma a duas semanas em cada escola. 1 exposio por trimestre. 3. Cinema. Programao de cinema de animao e de filmes cuja temtica decorra de disciplinas artsticas (Teatro, Msica, Dana, Opera, Circo, Arquitectura, ...)

Uma das componentes do programa a edio de folhetos que acompanham as iniciativas, clarificando as intenes e os critrios das seleces efectuadas. Os Museus portugueses e acervos a que recorreremos para a criao das exposies previstas, tero nesses folhetos a devida referncia bem como os recursos existentes no Concelho da Amadora, nomeadamente os acervos da Galeria Municipal, do Museu de Arqueologia da Amadora e da Casa Museu Roque Gameiro. desejvel realizar ao longo do programa o registo de imagens (fotografia e vdeo) que permitam um balano final documentado. Esperamos poder contar com a TV Amadora que presta um servio de qualidade no Concelho e com a Imprensa regional. Domingos Morais Janeiro de 2013

3 de 3

Potrebbero piacerti anche