Sei sulla pagina 1di 24

ME32K MECANICA GERAL I

UTFPR CORNLIO PROCPIO PROF. COELHO


SENHA MOODLE: ape7stop

PROFESSOR COELHO

PROCEDIMENTOS DIDTICOS:

EXEMPLOS, EXERCCIOS e LISTA DE EXERCCIOS:

EXEMPLOS: Problemas que sero resolvidos pelo professor em sala de aula; EXERCCIOS: Problemas que sero resolvidos pelos alunos em sala de aula, com orientao e posterior correo pelo professor; e LISTAS DE EXERCCIOS: Problemas que sero resolvidos pelos alunos, fora da sala de aula, com orientao do professor apenas em horrio de permanncia, e que devero ser entregues como APS na semana posterior explanao.

PROFESSOR COELHO

PROCEDIMENTOS DE AVALIAO:

APS: Ser composta de listas de exerccios com entrega ser semanal ao longo de todo o semestre, sendo seu contedo cobrado tambm nas avaliaes tericas. O objetivo das listas de exerccios manter o aluno engajado com os contedos ministrados em aula durante todo o semestre, tornando mais uniforme e precoce a apreenso destes conhecimentos. O conceito final ser a mdia aritmtica simples de dois conceitos bimestrais

Conceito Final

1 Conceito 2 Conceito 2

Cada conceito bimestral ser composto em 20% pelo valor das APS entregues at a data da avaliao e 80% do conceito da avaliao terica. As avaliaes tericas sero realizadas sem consulta e o pior conceito obtido poder ser substitudo por uma avaliao terica de recuperao, tambm sem auxlio consulta e referente ao contedo de todo o semestre. No ser possvel recuperar os conceitos obtidos nas APS.
PROFESSOR COELHO

INTRODUO

EMENTA:

Foras no plano; Foras no espao; Sistema Equivalente de Foras; Esttica dos Corpos Rgidos em duas Dimenses; Esttica dos Corpos Rgidos em trs Dimenses; Foras Distribudas; Estruturas; Vigas; Cabos; Atrito; Momento de Inrcia.

PROFESSOR COELHO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

Bibliografia bsica: BEER, Ferdinand Pierre; JOHNSTON JR., E. Russell. Mecnica vetorial para engenheiros: dinmica. So Paulo: Makron, 1994. v. 1. HIBBELER, R. C. Dinmica: mecnica para engenharia. So Paulo: Prentice-Hall, 2005. v. 1.

MERIAM, J. L.; KRAIGE, L. G. Mecnica: esttica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
Bibliografia complementar:

ABRIADES, Emlio. Mecnica. So Paulo: Hamburg, 1971. BORESI, Arthur P.; SCHIMIDT, Richard J. Esttica. So Paulo: Pioneira, 2003. SHAMES, Irving H. Esttica: mecnica para engenharia. 4. ed. So Paulo: PrenticeHall. 2002. v. 1. SINGER, Ferdinand Leon. Mecnica para engenheiros. So Paulo: Harbra, c1978. SONNINO, Srgio. Mecnica Geral I: cinemtica e dinmica. So Paulo: Nobel, 1995.
PROFESSOR COELHO

LEIS DE NEWTON

1 Lei: Lei da Inrcia

2 Lei: F = ma

3 Lei: Ao e Reao

PROFESSOR COELHO

LEIS DE NEWTON
Lei da Atrao da Gravidade

PROFESSOR COELHO

Os vetores podem ser somados por qualquer das duas formas abaixo: Lei do Paralelogramo: C A B

C 2 A2 B 2 2 A B cos

Ou Lei dos Cossenos : B A C

C 2 A2 B 2 2 A B cos

PROFESSOR COELHO

Lei dos Senos:

A B C sen a sen b sen c

PROFESSOR COELHO

EXEMPLO

2.1 O parafuso tipo gancho da figura est sujeito a duas foras F1 e F2, da figura. Determine a intensidade e a direo da fora resultante.

PROFESSOR COELHO

PROFESSOR COELHO

F = Fx + Fy

F = Fxi + Fy j

PROFESSOR COELHO

PROFESSOR COELHO

F1 = F1xi + F1y j F2 = - F2xi + F2y j F3 = F3xi - F3y j

PROFESSOR COELHO

FR = F1 + F2 + F3 FR = F1xi + F1y j - F2xi + F2y j + F3xi - F3y j FR = (F1x - F2x + F3x) i + (F1y + F2y - F3y) j

PROFESSOR COELHO

FR = FRxi + FRy j FRx = F1x - F2x + F3x FRy = F1y + F2y - F3y
2 2 FR FRx FRy

FRx = Fx FRy = Fy

tg

FRy FRx

PROFESSOR COELHO

EXEMPLO

2.6 O elo da figura est submetido a duas foras F1 e F2. Determine a intensidade e a orientao da fora resultante.

PROFESSOR COELHO

PROFESSOR COELHO

EXERCCIOS

2.35 Trs foras atuam sobre o suporte da figura. Determine a intensidade e a direo de F1, de modo que a fora resultante seja orientada ao longo do eixo x positivo e tenha intensidade de 1 kN.

PROFESSOR COELHO

EXERCCIOS

2.53 Determine a intensidade da fora F, de modo que a resultante das trs foras FR seja a menor possvel. Qual a intensidade mnima de FR ?

PROFESSOR COELHO

APS: LISTA DE EXERCCIOS

2.18 Duas foras so aplicadas na extremidade de um olhal a fim de remover a estaca. Determine o ngulo (0 90) e a intensidade da fora F, de modo que a fora resultante que atua sobre a estaca seja orientada verticalmente para cima e tenha intensidade de 750N.

PROFESSOR COELHO

APS: LISTA DE EXERCCIOS

2.27 A viga da figura deve ser iada usando-se duas correntes. Determine a intensidade das foras FA e FB que atuam em cada corrente, a fim de obter uma fora resultante de 600 N, orientada ao longo do eixo y positivo. Considere que = 45.

PROFESSOR COELHO

APS: LISTA DE EXERCCIOS

2.38 Determine a intensidade e a direo, medida no sentido antihorrio, a partir do eixo x, da fora resultante das trs foras que atuam sobre o anel A. Considere que F1 = 500 N e = 20.

PROFESSOR COELHO

APS: LISTA DE EXERCCIOS

2.54 Expresse cada uma das trs foras, que atuam sobre o suporte, em forma vetorial cartesiana em relao aos eixos x e y. Determine a intensidade e a orientao de F1, de modo que a fora resultante seja orientada ao longo do eixo x positivo e tenha intensidade FR = 600 N.

PROFESSOR COELHO

Potrebbero piacerti anche