Sei sulla pagina 1di 2

OS ELEMENTOS DA MISSA

Para que seja possvel a celebrao da missa existem alguns elementos que no podem faltar: - preciso que se renam os cristos, formando a assembleia do Povo de Deus. - preciso que esteja o sacerdote, para presidir celebrao, em nome de Cristo. - Depois necessrio ter a Palavra de Deus que vai ser proclamada. - ainda necessrio o altar e o po e o vinho para a Eucaristia. Estes so os elementos essenciais. A seguir vamos explicar um pouco melhor a sua importncia. Mas antes de avanarmos, pensa: Porque que a celebrao da Missa tem de ser ao Domingo? Ser que por ser um dia de descanso? Porque que no pode ser noutro dia? ao DOMINGO que se celebra a Missa, porque o dia da Ressurreio de Jesus. Neste dia somos convocados para celebrar a Ressurreio de Jesus com todos os irmos na f. por isso que a este dia se chama Domingo, porque Domingo quer dizer dia do Senhor: o dia do Senhor Ressuscitado. Por isso que o Domingo passou a ser dia de descanso. Mas no um descanso preguioso e egosta, um descanso na alegria de quem confia em Deus, e partilha dessa alegria fraternalmente. um dia diferente para convivermos uns com os outros na alegria crist; para visitar os doentes e os que vivem sozinhos; para manifestar em tudo a presena de Cristo Ressuscitado. Nesta imagem vs o Crio Pascal. Ele aceso de novo todos os anos na noite da Pscoa. Nesta luz nova brilha a Luz de Cristo Ressuscitado. Foi na madrugada do primeiro dia da semana (o Domingo) que Jesus ressuscitou dos mortos. Por isso j os primeiros cristos se reuniam sempre na madrugada do primeiro dia da semana para celebrar a Eucaristia. Como nessa altura o primeiro dia da semana era dia de trabalho, eles reuniam-se antes do nascer do Sol, celebravam a Eucaristia e depois tinham de ir trabalhar.

Na missa h pessoas que desempenham determinadas FUNES: os leitores, os cantores, os aclitos, os ministros da comunho. Os LEITORES tm uma misso muito importante: proclamar a Palavra de Deus (no apenas ler, mas proclamar). Podemos dizer que eles so a voz de Deus, quando proclamam na missa a leitura. A misso dos CANTORES ajudar a assembleia a cantar. Todos cantam, e os cantores so quem orienta os cnticos. H um cantor especial: o SALMISTA. Ele canta o salmo responsorial em dilogo com a assembleia, que responde com o refro.

Os MINISTROS DA COMUNHO tm a misso de ajudar na distribuio da comunho, durante a missa. Mas tm tambm a misso de levar a comunho a casa dos doentes que no podem vir igreja. Os ACLITOS ajudam o sacerdote e os outros ministros durante a missa. A sua misso fazer com que tudo esteja em ordem, para que a celebrao decorra sem percalos. H tambm as PESSOAS QUE PREPARAM A IGREJA para a missa, limpando-a e enfeitando-a. Esta funo realiza-se antes da missa, mas muito importante: tudo tem de estar bonito para a festa da Eucaristia.

Os que se renem para celebrar a Missa formam a ASSEMBLEIA do Povo de Deus... A palavra assembleia muito importante: ela significa o mesmo que igreja, quer dizer os-que-foram-convocados. Isto significa que, antes de mais, Deus que chama homens e mulheres a fazerem parte da sua Igreja. Deus que nos convoca em cada Domingo para celebrarmos a Vida e a F, na Missa. Por isso ns no escolhemos ir Missa, ns respondemos ao convite de Deus. grande alegria podermos fazer parte deste Povo que Deus chama, e recebermos o seu Esprito que nos une. este Esprito Santo que faz de ns membros vivos da Igreja Santa.

assembleia reunida o Corpo, do qual Cristo a Cabea. A assembleia reunida o rebanho, do qual Cristo o Pastor. Cristo quem preside a esta reunio. Sem esta ligao a Cristo impossvel termos uma assembleia crist. Por isso na Missa h algum que est presente em nome de ... unida ao seu PRESIDENTE ... Cristo para presidir: o sacerdote. O essencial no a pessoa do sacerdote (nem a aparncia fsica, nem a simpatia, etc.), mas a misso que ele desempenha na celebrao. A sua misso ser presena de Cristo, que est para conduzir, ensinar e servir todo o Povo de Deus que ali se rene.

... para escutar a PALAVRA DE DEUS ... A mesa da Palavra a estante (ou ambo), volta do qual se rene a assembleia para escutar a Palavra de Deus. Quando so proclamadas as leituras na Missa, no estamos apenas a recordar coisas do passado. Estamos, sim, a receber palavras de vida eterna que tm o poder de transformar a nossa vida hoje. Como diz Jesus: Felizes os que escutam a palavra de Deus e a pem em prtica (Lc 11,28). Pelo conhecimento destas palavras e pela fora do Esprito Santo, dom de Deus, experimentamos a verdadeira felicidade: o amor de Deus por ns, o amor aos irmos, e at o amor aos inimigos. O livro que se usa na missa para ler as leituras o leccionrio. Pela sua importncia, devemos tratar estes livros com amor e cuidado: afinal, deles que se proclama a Palavra da nossa salvao.

A palavra eucaristia significa aco de graas. o momento em que todos de p louvam e bendizem a Deus pelas maravilhas do seu amor. A mesa da eucaristia o altar volta do qual se rene a assembleia para celebrar a Ceia do Senhor: nessa mesa do banquete se colocam o vinho e o po para serem oferecidos em memria de Jesus Cristo, morto e ressuscitado. No uma mesa qualquer: a mesa da comunho de todos os cristos, fonte de vida, de amor, de caridade, de unidade, de ... e celebrar a EUCARISTIA. paz. Todos nos reunimos volta desta mesa, participando plenamente na aco de graas e no partir do po. nesta refeio que Cristo se torna presente para ns: isto o meu Corpo... Este o clice do meu Sangue... Ele mesmo dando a vida e alimentando-n os com a fora do Esprito.

Potrebbero piacerti anche