Sei sulla pagina 1di 4

DEMISSO OU EXCLUSO DE MEMBRO?

Se o texto de lei fala em excluso e demisso, porque no est tratando as duas como sinnimas, mas sim como atos distintos um do outro.

Excluso de membro

No restam dvidas de que excluso (lembro mais uma vez que no existe o termo desligamento no texto legal) o ato unilateral da organizao religiosa em no querer determinado membro, e obedecendo ao comando do artigo 5, inciso X, de nossa Carta Magna, bem como s disposies estatutrias prprias, a igreja no precisa nem mesmo oferecer explicaes dos motivos subjetivos da excluso acontecida.

No caso de uma excluso, a deciso da organizao religiosa dever ser claramente comunicada ao membro excludo.

Por outro lado, o membro excludo, sentindo-se lesado em alguma coisa, evidentemente poder se socorrer do Poder Judicirio para reclamar os direitos que entenda terem sido agredidos.

O inciso II, do artigo 54, do NCCB, explicita que o estatuto obrigatoriamente conter os requisitos de admisso, demisso e excluso dos associados, e no caput do artigo 57 do Cdigo Civil, existe a norma disciplinadora das possibilidades de excluso do associado (membro), vejamos:

Art. 57, do CCB A excluso do associado s admissvel havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto.

Est claro que o grande motivo para aplicao da pena capital da excluso a justa causa, e justa causa nada mais do que deixar de cumprir o que foi contratado no estatuto, no momento em que o cidado aceitou se associar organizao religiosa.

saudvel que o estatuto expressamente descreva os motivos ensejadores da justa causa para fins de excluso de membro, cumprindo dessa maneira o disposto no artigo 57 do CCB, conforme visto acima.

O estatuto tambm dever expressar as possibilidades de defesa e de recurso ao membro, antes de sua excluso. Ainda no tivemos oportunidade de ver a prtica essas espcies de defesas e recursos administrativos.

De acordo com o exposto poderemos redigir uma clusula de excluso de membro, ou seja de perda da condio de membro, de maneira bem abrangente, sem pormenorizar os atos que levaro a tal excluso, da seguinte maneira:

A excluso do rol de membros far-se- em Assemblia, especialmente convocada para essa finalidade, onde o mesmo poder apresentar seus motivos de defesa e de recurso, por escrito ou oralmente.

1 - Ser motivo de excluso do rol de membros: a) o membro que no observar o presente estatuto, ou; b) no compactuar com os objetivos, hbitos e costumes morais da Igreja; c) bem como no observar a Bblia como nica regra de f e prtica; d) perturbar a ordem do culto e as demais atividades da Igreja; e) no zelar ou prejudicar sob qualquer pretexto o bom nome da Igreja,

Evidentemente que a sugesto acima genrica de modo que para sua utilizao dever ser levada em considerao cada igreja, com suas caractersticas prprias.

Consideramos ainda que, evidentemente o cidado tem direito a peticionar e a requerer do poder judicirio apreciao sobre qualquer direito que julgue ter sido lesado, expressamente garantido constitucionalmente, de modo que, se um membro excludo se sentir injustiado por qualquer motivo, certamente este indivduo poder requerer ao Poder Judicirio que aprecie sua causa, e isto de maneira alguma foi alterado e nem poderia ser

alterado por qualquer legislao infraconstitucional, seja pelo antigo Cdigo Civil, seja pelo Novo Cdigo Civil ou pela recente Lei 10.925/03.

Poderemos entender que o Cdigo Civil omisso, ou que deixou livre para cada associao ou organizao religiosa a faculdade de aplicar outros tipos de penalidades a um membro faltoso.

Entendemos ser possvel prever no estatuto diversos tipos de penalidade para o membro que praticar atos que agridam a igreja, sob quaisquer aspectos. Por exemplo, se o estatuto probe um associado de mai, dever tambm aplicar uma sano ou pena para caso isto acontea, sem que seja preciso usar a pena de excluso.

Demisso de membro

Mas vejamos a demisso. Ao contrrio da excluso, quando a igreja no quer mais o membro, a demisso se d quando o membro no quer mais a igreja, ou seja, poderamos at dizer que o membro unilateralmente exclui todo o restante de associados.

Tal disposio tem amplo amparo constitucional, pois o artigo 5, inciso XX, da Constituio Federal dispe o seguinte:

XX ningum ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.

Em razo desse dispositivo constitucional juntamente com a previso do Cdigo Civil, mais a ampla e livre liberdade de culto, o cidado que informar (veja bem, ele no ir pedir, pois no precisa pedir para no ser mais membro, basta ele informar de modo inequvoco), para a igreja seu desejo de que a partir daquele momento deixa de ser membro, efetivamente ele deixou de ser membro e, portanto, no mais se obriga ao estatuto da organizao religiosa na qual era membro.

A demisso poder ser expressa ou tcita. Expressa quando o membro comunica expressamente sua demisso, que seja por meio de notificao,

carta, mensagem eletrnica, ou de qualquer forma onde no se permita dvidas quanto a sua deciso e poder ser tcita quando o membro deixa de manter qualquer relao de afinidade, jurdica ou no, com a organizao religiosa, e para tanto importante o estatuto da organizao religiosa dispor sobre os prazos de ausncia do membro para que ele seja considerado demitido.

O comunicado de demisso (volto a falar, no um pedido de demisso, pois o cidado nesta situao no precisa pedir coisa alguma), poder ser feito at mesmo atravs de uma simples correspondncia escrita, contanto que haja o inequvoco recebimento por parte da igreja.

Por esses motivos temos que entender que demisso implica em ato unilateral do membro ou de comum acordo com a igreja e excluso ato unilateral da igreja.

Potrebbero piacerti anche