Sei sulla pagina 1di 24

FolhaViva

Jornal dos Clubes da Floresta do Projecto Prosepe . Floresta conVida

Nmero 25 Ano VI Outubro/Dezembro 2003

Fomos procura de diferentes espcies de rvores de fruto ... (cont.)

Editorial

Depois de um longo perodo sem editoriais, o Folha Viva retoma este espao para, no incio de um novo ciclo trienal A Floresta conVida, dar conta rede dos Clubes da Floresta de como desejamos (Re)Nascer com Sementes de Esperana, o lema escolhido para este ano lectivo de 2003/04. Com efeito, aps um ano experimental (1993/4), j algo distante, em que percebemos como A Floresta imprescindvel Vida. Vamos defend-la do Fogo, logo sentimos a necessidade de dar continuidade a esse projecto experimental, envolvendo as Escolas de uma maneira mais prxima e, paulatinamente, mais numerosa, pelo que, nos anos seguintes, desenvolvemos um primeiro ciclo trienal (1994/95 a 1996/97) assente na convico de que Escola sensibilizada Floresta protegida. Fortemente motivados pela onda de crescimento que, entretanto, se gerou e pelos apoios e incentivos recebidos, decidimos dar maior dinamismo ao Prosepe, conferindo-lhe uma

Sumrio
2 6 19 21 23 24
Editorial rvores de Fruto (cont.) So Martinho

dimenso verdadeiramente nacional, com o envolvimento das Escolas dos dezoito distritos do Continente e das duas Regies Autnomas (Aores e Madeira), pois todos estvamos e continuamos conscientes de que A Floresta no tem olhos. Vamos todos olhar por ela. No entanto, como sabido, para que estas aces possam dar resultados palpveis, mormente quando visam contribuir para

Eles fizeram... Ns contamos... a mudana de mentalidades muito arraigadas, assentes em Natal Click...
hbitos e comportamentos que se pretendem alterar, estes projectos pedaggicos necessitam de muito tempo para serem desenvolvidos e consolidados, o que no se coaduna muito com alguns objectivos polticos, de carcter mais imediato. Mas s a persistncia, assente numa aco continuada, pode dar os resultados pretendidos para a floresta portuguesa.
Propriedade: NICIF Ncleo de Investigao Cientfica de Incndios Florestais, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Aerdromo da Lous, Ch do Freixo 3200 - 395 Lous, Tel.: 239 992251 / 239 996126 Fax: 239 992302 Director: Luciano Loureno Equipa de redaco: Graa Loureno, Adriano Nave, Ana Carvalho Fotografias: Membros dos Clubes da Floresta, Adriano Nave Design e Composio: Adriano Nave Impresso: Ediliber, Lda. Tiragem: 1000 exemplares Periodicidade: Trimestral Distribuio Gratuita Depsito Legal: 117549/97.

F I C H A

T C N I C A

FolhaViva
2
FOLHA VIVA

Jornal dos Clubes da Floresta do Projecto Prosepe Floresta conVida

Nmero 25 Ano VI Outubro/Dezembro 2003

Por isso, depois desse primeiro ciclo, propusemos s Escolas um programa mais longo, para ser desenvolvido durante nove anos, nas condies acordadas com o poder poltico vigente, ou seja, em ciclos trienais, durantes os quais seria enaltecida a Vida que a floresta contm. Por isso, o primeiro deles (1997/98 a 1999/2000) foi dedicado Floresta Viva e, o seguinte (2000/01 a 2002/03), Floresta com Vida. Contudo, os promotores estavam bem longe de imaginar as dificuldades com que se iriam deparar para levar por diante os seus objectivos. Infelizmente, durante esse perodo de tempo, ocorreram vrias mudanas nos detentores dos cargos pblicos que conduziram os destinos do nosso pas alguns dos quais apenas se preocuparam em cuidar da sua imagem, quando deveriam ter apostado num trabalho de excelncia, que contribuisse para melhorar a qualidade de vida dos cidados, nomeadamente da populao que vive e cuida dos espaos florestais, de cujo benefcio todos usufruimos. Como, para alguns deles, s conta o que passa na televiso ou o que se l nos jornais, bvio que a aposta em projectos pedaggicos de pouca visisbilidade meditica, no surte o efeito imediato desejado e, muito menos, lhes d a visibilidade e o protagonismo pretendidos, pelo que preferiram gastar recursos pblicos em aces de outra natureza, porventura com mais visibilidade, mas de resultados bem mais incertos. No entanto, no s porque acreditamos nas potencialidades do Prosepe, como sucede com a generalidade dos muitos Professores e dos demais membros que constituem os Clubes da Floresta, mas tambm, e sobretudo, porque deles recebemos um incentivo mpar no final do ano lectivo passado, quando, por falta de apoio financeiro, j tnhamos decidido suspender o Projecto no termo do ciclo Floresta com Vida e, ainda, porque o ano de 2003 demonstrou sociedade que o problema dos incndios florestais est para durar e que a sua soluo passa pela preveno para a qual fundamental a mudana de mentalidades, de atitudes e de comportamentos em relao floresta, pelo que necessrio o envolvimento das Escolas decidimos, em reunio de Coordenadores Distritais, desenvolver o ltimo dos ciclos trienais, o da Floresta conVida (2003/04 a 2005/06), em moldes semelhantes aos inicialmente previstos, com a realizao de algumas actividades pendente dos apoios financeiros que se possam vir a obter.

FOLHA VIVA

O Prosepe tem sido e continuar a ser, antes de mais, um Programa de Educao Cvica e de Educao para a Cidadania, mas, depois, tambm tem sido, e como tal efectivamente reconhecido, um Projecto de Educao Ambiental, embora a sua especificidade neste domnio resida no facto de sempre se ter assumido, e nesse aspecto inovador e nico, como um verdadeiro Programa de Educao Florestal, por se desenvolver num Ambiente especfico, a Floresta. Embora, nos ltimos tempos (s agora?), alguns paream ter descoberto aquilo que ns no s defendemos h anos, mas tambm temos levado prtica, tanto atravs da sensibilizao da populao escolar e, por meio dela, da populao em geral, como, fundamentalmente, pela responsabilizao dos cidados membros dos Clubes da Floresta, na dupla qualidade de futuros proprietrios florestais e de fruidores dos espaos florestais, temos dvidas de que esses sejam capazes de promover, a curto prazo, algo de vlido que possa substituir o Prosepe, pelo que, tambm por isso, se torna necessrio dar-lhe ainda continuidade. Mas, como mais vale tarde do que nunca!, oxal que aqueles que s agora descobriram a soluo para o problema consigam passar da teoria prtica. Contudo, como j c andamos h alguns anos, a prudncia aconselha-nos a manter um certo cepticismo, alguma reserva, pois a experincia tem demonstrado que para eles politicamente mais correcto, diria antes, mais cmodo, ficar pelas intenes, pelas palavras e deixar tudo na mesma ou quase na mesma. Neste caso, tem sido quase sempre para pior. O Prosepe tem contrariado esta atitude passiva e por isso se tornou incmodo para muitos, ao ponto de alguns deles terem promovido ou tentado promover iniciativas similares, em que no era difcil notar certas formas de pelgio, e, mais grave do que isso, de at terem desenvolvido, deliberadamente, tentativas para pr termo ao Prosepe. Fomos resistindo, sobretudo para demonstrar que, quando h empenho, dedicao, amor camisola, carolice, difcil destruir qualquer coisa que se alicerce nestes valores. Contudo, o trabalho desenvolvido nestas condies, em acumulao com as actividades normais, produz um grande desgaste e difcil prolong-lo por tempo indeterminado.

FOLHA VIVA

Vamos desenvolv-lo por mais trs anos, tempo que consideramos mais do que suficiente para os responsveis do nosso pas decidirem se pretendem dar-lhe continuidade e, nesse caso, apoi-lo em tempo oportuno, financeiramente mas no s, ou se, porventura, pretendem reformul-lo, entreg-lo a outra entidade, substitu-lo ou, simplesmente, ser o mais fcil, deixar extingui-lo e, daqui a uns anos, virem lamentar-se por no lhe ter sido dada continuidade, por no se terem aproveitado as sinergias entretanto criadas, por no se terem apoiado as equipas que, nas Escolas, desenvolvem um trabalho de qualidade e que, no temos qualquer dvida, ficar para a histria da educao neste pas. Ser a ltima oportunidade para agarrar este Programa. Como sempre, estaremos disponveis para ajudar a olhar pela floresta, mas no podemos ser os nicos olhos vigilantes, e, muito menos, os substitutos de quem tem essa efectiva responsabilidade. Ao iniciarmos este terceiro ciclo em torno da vida na floresta, queremos aceitar o apelo que nos faz para com ela estabelecermos uma maior empatia. Com efeito, a Floresta conVida-nos. Por isso, o Prosepe deseja que o lema escolhido para este ano (Re)nascer com Sementes de Esperana se concretize e permita dar novo nimo ao Programa para que volte a ser aquilo que todos ambicionamos e em que estamos empenhados, a defesa da floresta contra incndios, atravs de aces concretas de preveno e de proteco, a desenvolver de forma continuada e sustentada ao longo de todo o ano lectivo. Parabns aos Clubes da Floresta que, mesmo nestas circunstncias difceis, continuam a acreditar e a dar continuidade sua nobre misso de ajudar a preservar a floresta, para que as geraes vindouras tambm dela possam ainda usufruir.

O Coordenador Nacional

Luciano Fernandes Loureno

FOLHA VIVA

rvores de Fruto (cont.)


Por Ana Carvalho
6. PRINCIPAIS ESPCIES DE RVORES DE FRUTO EXISTENTES EM PORTUGAL 6.1 RVORES DE FRUTOS SECOS

ALFARROBEIRA (Ceratonia siliqua) A alfarrobeira, pertence Familia das Leguminosas e Sub-Famlia das Cesalpinoideas. uma rvore que atinge uma idade muito avanada, de 500 anos ou mais, com um grande porte 5 a 15m de altura, 10 a 25m de dimetro de copa e 4 a 9m de permetro de tronco a 1,30m do solo. As suas folhas so perenes, alternas, compostas de 6 pares de fololos (partes em que se divide o limbo de uma folha), de tom castanho ou esverdeado. As flores tm um clice1 caduco, com uma vagem 10-25cm, comprida, pendente, verde de incio, violeta acastanhada na maturidade, com polpa mais ou menos doce e semente preta. Esta espcie tpica da flora mediterrnica, de reas secas e ensolaradas, cultivada essencialmente pelos seus frutos. Estes merc dos avanos da industrializao e biotecnologia, so objecto crescente e bem cotada procura comercial. Esta espcie espontnea em Marrocos, Arglia, Tunsia, sul da Sicilia, sul da Grcia, Chipre, Turquia,, e sub-espontnea em Portugal, Espanha, sul de Frana, sul de Itlia, Juguslvia e parte da Grcia. Em Espanha e Portugal a sua introduo deu-se atravs dos rabes no sculo VIII.
Alfarrobeira, Ceratonia siliqua

Foto: Clube da Floresta O Camaleo, E.B. 2/3 Dr. Antnio de Sousa


1

CLICE parte que, numa flor representa o seu invlucro externo e constituido pelas spalas ou folhas modificadas.

FOLHA VIVA

A rea da alfarrobeira em Portugal, compreende os povoamentos extremes ou consociados com a amendoeira, figueira e oliveira e concentra-se essencialmente no Algarve, na zona correspondente ao Barrocal (solos calcrios) e tambm na faixa litoral em terrenos arenosos derivados dos arenitos. de salientar que a rea de barrocal tem vindo a diminuir, devido converso dos terrenos em amendoais, vinhas e regadios. No entanto nos ltimos tempos houve uma grande valorizao da alfarroba, j que dela se extraem inmeros produtos comerciveis e tambm por ocupar terrenos muito pobres, onde a cultura florestal dificilmente poderia subsistir ( o barrocal e Serra do Sotavento Algarvio). Das sementes de alfarroba obtm-se gomas com diversas aplicaes: sopas, gelados, enchidos, queijos, Na indstria textil utilizada nas operaes de estampagem, acabamentos de tecidos,Por sua vez aumentam a resistncia traco do papel e facilitam a dobragem das folhas. Graas s suas propriedades adesivas, viscosidade, a alfarroba poder constituir um auxiliar conveniente na fabriao de comprimidos, pastas para a pele, pastas dentrificas, suspenses e emulses. No obstante, a maior parte da alfarroba consumida no nosso pas destina-se indstria alimentar (produtos dietticos) e o farinado incorporao para raes de animais. Da semente o principal produto obtido fundamentalmente destinado ao fabrico de gomas para a indstria alimentar. A alfarroba amadurece em Agosto/ Setembro, e nesta altura que feita a colheita, utilizando-se para esse fim o varejo, em que as alfarrobas so derrubadas por meio de longas varas de castanho.
Alfarrobeira, Ceratonia siliqua

FOLHA VIVA

Foto: Clube da Floresta O Camaleo, E.B. 2/3 Dr. Antnio de Sousa

AMENDOEIRA (Prunus amygdalus)

A amendoeira pertence famlia das Rosceas e pode considerar-se como originria da sia Ocidental (regio situada entre a Armnia e o Noroeste do Iro, assim como do Norte do Afeganisto e Sul do Tajiquisto). A sua cultura remonta mais alta Antiguidade, em que os Babilnios faziam uma distino entre as amndoas doces e amargas; na Grcia , a cultura existe desde 4000 a 3000 a. C.; e foi importada para a Itlia cerca de 300 a. C. As sua folhas so dentadas, sem estames2 na pgina superior, sendo a mais precoce de todas as rvores de fruto. O tronco e ramos tm uma estrutura torcida e apresenta um sistema radicular poderoso. As sementes, cobertas com uma casca, so as amndoas. Vive em mdia 50 anos, embora se encontrem exemplares centenrios. Exige solos muito permeveis com a presena indispensvel de calcrio (mnimo de 5% a 10%), a mais calcificada das rvores de fruto. Segundo a utilizao, a colheita praticada em duas pocas: a colheita em verde, em que as amndoas se destinam ao consumo em fresco (tem lugar em Julho, desde que a amndoa esteja bem formada e firme), e a colheita em seco, efectua-se mo ou com varas, no final do Vero, quando os invlucros se abrem e alguns frutos comeam a cair naturalmente (Setembro e Outubro). A colheita manual morosa e dispendiosa, o que tem originado o uso cada vez mais generalizado da colheita mecnica (sacudidores). As amndoas secas e descortiadas so as mais procuradas no mercado, j que so comercializadas industrialmente, sob a forma de amndoas descascadas, inteiras, picadas e raladas sendo utilizadas em, biscoitaria, chocolataria e confeitaria. A amendoeira tem como principais regies de cultivo Trs-os-Montes, Algarve, e Beira Litoral. Na rea de mercado do Douro, a amndoa um produto bastante afamado, proveniente de amendoais em grande parte espontneos. No Algarve esta cultura encontra-se dispersa por toda a regio, mas a sua maior concentrao situa-se no Barrocal e na Serra, em pomares ou em consociao com outras espcies, nomeadamente com a figueira, a alfarrobeira e a oliveira.
2

ESTAMES - folha floral, frtil, altamente diferenciada, que produz os grnulos de plen (Do lat. stamine, fio).

Amendoeira, Prunus amygdalus

FOLHA VIVA

Foto: Clube da Floresta O Camaleo, E.B. 2/3 Dr. Antnio de Sousa

AVELEIRA (Coryllus avellana)

A Coryllus avellana (aveleira) pertence familia das Fagaceas, e uma cultura tradicionalmente bem adaptada s condies edafoclimticas de Trs-os-Montes e da Beira Litoral. um arbusto ou rvore pequena com ramos erectos e em que as suas folhas so quase circulares e os frutos tm um invlucro verde, com bordos sem dentes. Esta espcie , em geral, considerada uma cultura menos importante devido ao recente abandono de uma parte substancial dos pomares portugueses, os baixos preos pagos produo; a forte disperso dos avelanais (situados em zonas de bordadura), custos de produo elevados devido ausncia de mecanizao, falta de mo-de-obra, a dificuldade em colocar o produto no mercado (devido dificuldade em concentrar as produes); a forte concorrncia dos mercados externos com preos mais competitivos, etc. um fruto pouco perecvel, com facilidade ao nvel da conservao e resistente ao transporte. Por outro lado, um produto que dever fazer parte das dietas alimentares e quem sabe at do emagrecimento, pois est provado que apresenta na constituio dos seus leos elevadas quantidades de cido oleco, que obriga a um abaixamento dos nveis de colesterol e aumentos na proteco contra a arteriosclerose. As principais zonas de produo em Portugal, so a rea de Viseu at Moimenta da Beira, Guarda, Covilh e concelho do Crato (Alentejo). Apresenta grandes perspectivas de explorao nacional, porque em primeiro lugar todos os pases ricos so importadores deste fruto e por outro lado sendo raras no mundo as zonas de alta aptido, o nosso pas dispe de significativas potencialidades, cuja dimenso permite uma autnoma capacidade produtiva para comrcio e laboraes de concorrncia internacional. Efectivamente, nos stios ideais considerada a cultura mais rica e prometedora dos solos pobres. Dispe de vastas possibilidades de consumos requintados em natureza e de transformaes em preciosos produtos edveis, como confeitaria, chocolataria, aperitivos, iogurtes, gelados, etc.

Aveleira, Corylus avellana

Foto: Adriano Nave

Aveleira, Corylus avellana


FOLHA VIVA

Foto: Adriano Nave

Nogueira, Juglans regia

Nogueira, Juglans regia

NOGUEIRA-COMUM (Juglans regia)

A Nogueira que pertence famlia das Juglandeas, uma rvore de 10 a 20m de altura, de tronco grosso, com muitas ramificaes principais e de folhagem densa. No nosso Pas, existem nogueiras de porte excepcional, algumas consideradas de interesse pblico. As suas folhas so caducas e grandes exalando em toda a parte verde da rvore, um odor especial. Os frutos esto reunidos, de 1 a 4 no mesmo pednculo curto, delgado e verde, enegrecendo ao amadurecer, com forma esfrica e textura lisa, contendo uma noz rugosa. A semente precisamente a noz comestvel. Floresce em Abril-Maio e os frutos amadurecem em Outubro. A sua rea natural estende-se pelo Sudeste da Europa e Oeste da sia, aparecendo nas montanhas da antiga Jugoslvia, Albnia, Grcia, Bulgria, Turquia, Armnia at aos Himalaias. cultivada desde a antiguidade nas regies temperadas da Europa, sia e Norte de frica. Em Portugal a sua cultura encontra-se praticamente difundida por quase todo o Pas, sobretudo nos terrenos frteis dos vales, constitundo pequenos ncleos ou rvores isoladas e por esse facto a rea global ocupada por esta espcie pouco significativa. Mais concretamente podemos encontrar esta espcie em pomares ordenados nas regies do Alentejo (Portalegre, Marvo,), Trs-os-Montes (Bragana e Mirandela), Beira Litoral( Condeixa, Penela e Miranda do Corvo) e Ribatejo e Oeste. Seria ento importante apostarmos na produo deste fruto, aproveitando as boas condies edafoclimticas, bem como na utilizao da sua madeira. Alis a madeira da nogueira de elevada qualidade, sendo procurada para mobilirio e contraplacados, no entanto escasseia bastante no mercado.

Nota: A sequncia deste artigo sobre as rvores de Fruto exigiria uma referncia ao Castanheiro (Castanea sativa), que pode ser consultada em exclusivo no Jornal Folha Viva n16
10
FOLHA VIVA

Foto: Adriano Nave

Foto: Adriano Nave

Ameixieira, Prunus domestica

6.2 OUTRAS RVORES DE FRUTO

AMEIXIEIRA (Prunus domestica)

A ameixieira pertence famlia das Rosceas. Os seu braos grossos tm uma casca fissurada, enquanto os braos jovens tm a epiderme lisa. Os rebentos, assim como os botes florais, so solitrios, mas dispostos aos pares. O fruto carnudo, com forma varivel, e epiderme delgada, estalando frequentemente na maturao, e de tonalidade varivel: amarela, amarelo-esverdeada, avermelhada, azulviolcea. A polpa mais ou menos densa, sumarenta e aucarada. No caroo encerra-se uma amndoa com sabor amargo em virtude da presena de cido ciavdico (cido prssico). Pela sua grande variedade em termos de calibre, colorido, aspecto, paladar e at quanto ao perodo de maturao, os seus frutos penetram facilmente nos mercados, quer para consumo em fresco, competindo com nectarinas, pssegos e outros frutos sumarentos da poca pela precocidade e diversificao, quer para enlatamento, secagem e obteno de passas. Admite-se que em dez anos consecutivos uma ameixeira pode produzir, em mdia, 30-50kg/rvore/ ano. No entanto, um fruto de fraco consumo, em grande parte devido ao tempo limitado em que pode consumirse. A produo, comercializao e consumo comeam em fins de Junho, situando-se o ptimo em Agosto e terminando a estao em prncipio de Outubro. Este fruto encontra-se distribudo no Ribatejo e Oeste, e em menor percentagem no Alentejo e regio Algarvia. A ameixa de Elvas, um exemplo de um produto com Denominao de Origem, o que obriga a que esta seja produzida perante um conjunto de especificaes, que incluem as condies de produo, a colheita dos frutos, a ostentao da marca de certificao, etc.
Foto: Adriano Nave

FOLHA VIVA

11

CEREJEIRA (Prunus avium )

um smbolo da Cova da Beira, regio que tem tido bons resultados na explorao das vrias

Com o nome botnico de Prunus avium, vertentes oferecidas pelo cultivo das variedades pertence familia das Rosceas, sub-familia domsticas fruto. Prunoideas e gnero Prunus. uma espcie de grande Efectivamente a cerejeira, cultura bastante

interesse florestal, produzindo madeira de excepcional enraizada na tradio regional possui aqui condies qualidade, sendo bastante rstica e de rpido edafo-climticas favorveis pelo tipo de solo, altitude, crescimento. O tronco direito, de casca lisa, cinzenta relevo acidentado e distncia em relao ao mar. A acastanhada, destacando-se em anis transversais. cereja vendida para o mercado nacional tendo as A copa ampla e formada por ramos divergentes, as grandes superfcies a preferncia do produto. suas folhas so simples, caducas e as flores brancas efectivamente, um produto de cariz regional, com e aromticas, formam longos colares pendentes. Os grande impacto na economia local, podendo atingir frutos so pequenos, globosos, carnosos, negros e cotaes de mercados elevadas. com suco anegrado. A cerejeira brava, por vezes atacada por

A sua rea natural estende-se por quase toda algumas pragas (insectos), sendo a mais vulgar a a europa, excepto na parte mais Setentrional, sia Misus cerasi Fab (piolho negro da cerejeira, Menor, Armnia e Cucaso. Em Portugal concentra- provocando o enrolamento das folhas), e por outros se essencialmente no Minho e Beiras, at altitude insectos na sua maior parte comuns a outras espcies de 800m, em clima de acentuada influncia Atlntica, florestais. No que respeita a doenas a mais vulgar muitas vezes associada ao Carvalhal da zona sem dvida a gomose, principalmete em rvores mais continental seca e fria. pouco exigente quanto ao tipo idosas. de solo, no entanto prefere os terrenos leves e frescos.
Cerejeira, Prunus avium

A colheita dos frutos faz-se aps a maturao, tirando a polpa, ficando apenas o caroo para evitar fermentaes.

Cerejeira, Prunus avium

Fonte: http://www.arborium.net

12

FOLHA VIVA

Fonte: http://www.arborium.net

Gingeira, Prunus cerasus Gingeira, Prunus cerasus

Fonte: www.fmnh.helsinki.fi

Fonte: http://www.mntca.org/images

GINJEIRA (Prunus cerasus)

A ginjeira, pertence famlia das Rosceas, de folhas caducas, ovides a elpticas, de margens denticuladas (guarnecidas de salincias em forma de dentes) e lustrosas por cima, por vezes ligeiramente pubescentes (com penugem) na pgina inferior, quando jovens. As flores apresentam-se em umbelas ( os pednculos nascem todos mesma altura) brancas, com frutos subglobosos, de vermelho-brilhantes a negro. Pode atingir uma altura at 8m e devenvolve-se plenamente em solos compactos. Com origem na sia, a sua florao ocorre entre Abril e Maio, sendo muitas vezes plantada como ornamental. A ginjeira sobretudo valorizada pela produo do reconhecido licor de ginja. um produto tpico da regio Oeste ( nomeadamente entre bidos e Alcobaa), com muita procura mas que actualmente escasseia no mercado. O licor Oppidum, como designado em bidos, cada vez mais procurado, sobretudo por estrangeiros que visitam esta vila histrica. A falta de regularidade e a florao precoce, podem levar a que o frio deteriore os frutos, contexto que afasta os agricultores de apostarem na produo de ginja. Efectivamente a ginjeira era um arbusto comum na bordadura dos terrenos agrcolas, mas a remoo foi a opo de grande parte dos agricultores, com a chegada dos tractores, estando actualmente a rarear os ncleos de ginjeira existentes na regio de bidos, e so aproveitadas sobretudo as ginjas bravas que nascem espontaneamente em campos totalmente ao abandono. A aposta no futuro a criao de uma regio demarcada, em bidos, bem como a produo de outros produtos complementares como compotas ou conservas.
FOLHA VIVA

13

FIGUEIRA (Ficus carica)

Com o nome botnico de Ficus carica, a figueira, pertence famlia das Morceas e uma rvore de folha caduca com grande resistncia secura, ao vento e boa adaptao ao calcrio, j que o tipo de solo preferencial com humidade mdia e tambm pobre em hmus. Distibui-se por todo o pas excepto nas zonas alpinas, com maior predominncia no Algarve, mais precisamente na zona do Barrocal, fazendo parte integrante do pomar de sequeiro tradicional, constituindo alternativa s culturas produzidas no Litoral; Ribatejo e Oeste e Alentejo, com origem mais generalizada no Sudoeste da sia, Pennsulas Ibrica e Balcnica Podendo atingir uma altura de 8m, esta espcie apresenta frutos grandes (o figo), suculentos, em forma de pra, solitrios e verdes. uma rvore que tem raminhos com um lquido leitoso e as suas folhas so verdeescuras, com 3 a 7 lbulus (recortes) circulares e profundos. As flores masculinas e femininas aparecem em receptculos3 cncavos separado ( a florao ocorre em Maio). Pela sua elevada riqueza em aucares, os seus frutos tm sido destinados, essencialmente, produo de lcool, secagem natural para passas e, s em escala reduzida, para consumo em fresco.
3

RECEPTCULOS parte terminal, mais ou menos alargada do eixo floral, onde se inserem as peas florais ou flores.

Figueira, Ficus carica

Figueira, Ficus carica

Foto: Ana Carvalho

Foto: Adriano Nave

14

FOLHA VIVA

MEDRONHEIRO (Arbutus unedo)

O medronheiro apresenta frutos comestves de grande beleza, j que amadurecem ao mesmo tempo que a planta floresce em Novembro. uma rvore de folha persistente que pertence famlia das Ericceas. Apresenta um tronco que pode atingir 8m de altura, de casca pardo-avermelhada e delgada. A sua copa oval, de ramos grossos, e as flores medocres, com clice curto, esverdeadas estando reunidas em cachos compostos, terminais e pendentes. Os frutos so baciformes (em forma de baga), globosos, avermelhados quando maduros e com sementes pequenas de cor castanha e angulares. Floresce no Outono ou prncipio do Inverno. Os frutos amadurecem no Outono seguinte, o que torna este arbusto de rara beleza devido ao conjunto de folhas verdes, flores brancas e frutos desde o amarelo (quando no maduros) ao vermelho. O sabor um pouco desagradvel da que o nome cientfico unedo indique que o fruto deve ser comido um e mais nenhum. uma espcie com uma vasta zona geogrfica em torno da orla mediterrnea, ocupando nomeadamente matos perenes, orlas de bosque e encostas secas. Associa-se naturalmente com vrias espcies de Quercneas, nomeadamente com o sobreiro e a azinheira, e desenvolve-se em solos pobres em hmus, de textura e humidade mdias. Em Portugal de destacar as importantes manchas desta espcie nas Serras de Monchique e do Caldeiro, parte explorada na produo destes frutos para obteno de aguardente ( que ganhou cada vez mais adeptos pela possibilidade de renovao dos medronheiros, atravs da mecanizao, mas que pode arrastar algo das camadas superficiais do solo,
Foto: Adriano Nave Foto: Adriano Nave

Medronheiro, Arbutus unedo

ocasionando assim o seu empobrecimento). O medronho destilado em alambique, sendo necessrio em mdia 100Kg de medronho para produzir 15 litros de aguardente. Medronheiro, Arbutus unedo
FOLHA VIVA

15

OLIVEIRA (Olea europaea)

mbito. No entanto, no final do sculo XX a produo, do azeite caiu brutalmente para quantidades prximas

rvore de folha persistente, resistente secura e ao calcrio. Os frutos (azeitonas) so comestveis, carnudos e oleosos, primeiro verdes, mas que se tornam negros no decurso do ano seguinte. A rvore de grande porte e nodosa (at 15m), com folhas opostas e flores barncas, aromticas e em cadeia nas axilas 4 das folhas. Predomina nos solos secos e rochosos. Tem uma grande longevidade, com copa larga e tronco grosso, frequentemente muito curto e nodoso, com rebentos por vezes dividindo-se em vrios troncos, apresentando frequentemente numerosas cavidades. Com flores numerosas, bissexuais, odorferas. A florao em Julho-Agosto, sendo a frutificao em Setembro-Outubro. Cresce em bosques abertos e matos de zonas secas e rochosas da regio mediterrnea, Portugal e Crimeia. uma importante fonte de leo alimentar e por isso largamente cultivada. Dentre as culturas arbreas, avulta a importncia da oliveira, que conheceu, at aos anos 60, uma forte expanso em todo o Pas, chegando, no perodo de maior presso demogrfica, a cobrir completamente vertentes escarpadas de xisto e de quartzito. A ntida predominncia do Ribatejo liga-se proximidade do grande centro de comercializao da capital. O destino dos frutos sem dvida a produo de azeite, que embora excedentrio na UE, tem um elevado valor diettico e por isso a melhor alternativa cultural para muitas regies clidas e continentais do interior, onde aquela gordura vegetal atinge a mais alta qualidade e onde as espcies arbreas imprimiro a, com certeza, a fruticultura lenhosa mais rentvel. As atractivas azeitonas de conserva, com ou sem recheios, tem tambm um importante papel neste
16
FOLHA VIVA

das do princpio do sculo, por ter faltado de repente a mo-de-obra barata que permitia produzir a um preo acessvel a gordura tradicionalmente usada na cozinha portuguesa. A produo est hoje em crescimento, j que mesmo depois de forte aumento do preo do azeite, continua iguaria apreciada e reconhecida pelas suas propriedades alimentares, aps um perodo em que foi substitudo na cozinha diria por gorduras vegetais de sntese. Consagrada a Jpiter e a Minerva, a oliveira o smbolo da paz, tendo o seu ramo uma conotao cvica e familiar. tambm smbolo da misericrdia, bondade e providncia.
4

AXILAS ngulo superior formado por uma folha com o eixo no qual se insere, ou por dois ramos entre si.

Oliveira, Olea europaea

Foto: Adriano Nave

MACIEIRA (Malus domestica)

Adapta-se ao clima temperado, suporta bem o frio, podendo ser plantada at altitude de 1000 m.

A famlia das macieiras (Malus) inclui cerca de 50 espcies. Os pomares de macieira encontram-se dispersos por todo o pas, apesar de tradicionalmente as zonas de produo serem Ribatejo e Oeste, Trsos-Montes, Beira Interior e Beira Litoral. uma rvore de pequeno ou mdio porte at 15m, com raminhos tomentosos. As suas folhas so ovado-elpticas, geralmente arredondadas na base e de margens serradas. Vulgarmente as flores so de cor branca ou matizada de rosa e os seus frutos (mas) grandes, invariavelmente com mais de 5cm de dimetro, com depresso na base, cor varivel, so doces ou cidos. A florao ocorre entre Maio e Junho. Prefere os solos arenosos, profundos e frescos com pH ente 5 e 8, podendo sofrer de clorose em solos com pH superior a 8. sensvel ao encharcamento quando no enxertada em franco.
Macieira, Malus domestica

muito resistente s temperaturas baixas no repouso vegetativo, sendo exigente em horas de frio, j que sensvel humidade em excesso. Existem variedades tradicionais portuguesas que apesar da sua pequena produo mantm grande fidelidade junto do consumidor donde se destacam a ma Riscadinha (de Palmela), Casa Nova (de Alcobaa) e Bravo de Esmolfe. A campanha de produo de acordo com as diferentes variedades e regies do pas vai de Julho a Outubro e a campanha de comercializao poder prolongar-se at Julho do ano seguinte. A madeira da macieira dura e pesada, rija, flexvel, forte e densa, mas no muito elstica. Tem sido extensivamente usada na indstria da talha e em tornearia. Dela se fazem tambm pranchas, cabos de ferramentas e uma variedade de artigos decorativos.
Pereira, Pyrus communis

Foto: Adriano Nave

Foto: Adriano Nave FOLHA VIVA

17

PEREIRA (Pyrus communis)

Pereira, Pyrus communis

A famlia da pereira (Pyrus) inclui cerca de 25 espcies. Em condies favorveis, a pereira (Pyrus communis) pode tornar-se uma rvore de 15 a 20 metros de altura. Cresce em todos os tipos de habitat, mas prefere os solos cidos e gosta de luz directa. Pode viver at aos 200 anos. Possui ramos ascendentes em rvores jovens, patentes em rvores adultas, podendo surgir espinescentes. Variveis na forma, as suas folhas de 5-8 cm so geralmente ovadas a elpticas, por vezes com indumento quando jovens, j glabras e verde lustrosas quando maduras. As flores vo abrindo antes da emergncia completa das folhas. Os seus frutos de 4-12 cm so piriformes ou globosos, de polpa doce e com pedcelo delgado. A sua madeira de peso mdio, dura, flexvel e forte. D um excelente folheado e emprega-se tambm no fabrico de painis, mobilirio, em tornearia e marcenaria, obras de arte, instrumentos musicais em especial de sopro e inmeros artigos utilitrios e decorativos. A pra Rocha, uma variedade genuinamente portuguesa, originria da regio de Sintra. As rvores foram pela primeira vez identificadas em 1836, na propriedade de Antnio Rocha, cujo nome baptizou o fruto. O cultivo desta variedade depressa se alastrou por toda a regio do Oeste (Cadaval, Bombarral, Malveira, bidos, Torres Vedras e Lourinh), que exporta actualmente 40% da sua produo nomeadamente para pases como Espanha, Frana, Reino Unido, Brasil e Canad. A pra rocha do Oeste actualmente um produto DOP Denominao de Origem Protegida e cerca de 90% da sua produo obtida atravs de tcnicas de proteco e produo integradas.
18
FOLHA VIVA Foto: Adriano Nave

BIBLIOGRAFIA
- Anurio 2000/2001 Hortofrutcola e Culturas Arvenses, Azeite e Tabaco; Ministrio da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (Gabinete de Planeamento e Poltica Agro-Alimentar GPPAA); - Anurio 2003 Vegetal; Ministrio da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (Gabinete de Planeamento e Poltica AgroAlimentar GPPAA); - BRETAUDEAU, J e FAUR, Y, (1991), Cultura de rvores de Fruto; - BRETAUDEAU, J e FAUR, Y, (1991), Cultura de rvores de Fruto, Volume III; - CABRAL, F e TELLES, G (1999), A rvore em Portugal; Lisboa; - COUTO, A. (1986), Resumo histrico-crtico da fruticultura nacional das ltimas dcadas., Estao Nacional de Fruticultura Vieira Natividade,Lisboa; - DAVEAU, Suzanne (1995) Portugal Geogrfico, Lisboa - Dicionrio da Lngua Portuguesa (1998), 8 edio, Porto Editora; - GOES, Ernesto (1991), A Floresta Portuguesa sua importncia e descrio das espcies de maior interesse, Portucel, Lisboa; - GUERRINHA, J.(1988) Perspectiva Histrica, Econmica e Social do Castanheiro - Jornadas sobre o Castanheiro, Servio Nacional de Parques reservas e conservao da Natureza, p. 510; - HUMPHRIES, C., SUTTON, J. (1996), rvores de Portugal e Europa, edio Portuguesa Guia Fapas Fundo para a Proteco dos Animais Selvagens e pela Cmara Municipal do Porto, Porto; - SARAIVA, I (1992), Fruticultura: Tecnologias Competitivas. Alcobaa. - SARAIVA, I. (1985), Potencialidades Frutcolas em Portugal Continental Diagnstico e quantificao, Estao Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, Lisboa;Volume I. Recursos www: www.ine.pt, www.cinciaviva.pt,

www.arborium.net .

Martinho O So Martinh o

nas nossas Escolas ...

O Clube da Floresta Vamos dar a Mo Natureza do A.T.L., do Centro Social e Cultural de So Pedro de Bairro, organizou a Festa da Castanhada para toda a Comunidade do centro. Foram todos colher castanhas a uma quinta, depois organizaram uma exposio informativa sobre a importncia da castanha e colocaram cartazes nas lojas comerciais a convidar a comunidade para partilhar com eles a festa do magusto.

Os nossos amigos Os Ouricinhos da Escola Secundria com Terceiro Ciclo de Mogadouro organizaram para toda a comunidade escolar um magusto muito divertido, com jogos tradicionais, como por exemplo o tiro ao alvo, a corrida de equilbrio, traco da corda e o jogo do leno. No fim das actividades foram todos comer castanhas!!
FOLHA VIVA

19

A celebrar o S. Martinho...
No dia 11 de Novembro decorreu na nossa escola um magusto promovido pelo Clube da Floresta Floresta Rei. A organizao solicitou ajuda e os alunos corresponderam: cada um trouxe 20 castanhas e a respectiva caruma. Cada turma acendeu a sua fogueira, assou as castanhas e, claro, devorou-as num instante! As bebidas tambm no faltaram groselha de limo e muita gua. Parece que para os professores havia ch Como magusto sem caras farruscadas no magusto, as pessoas brancas, num piscar de olhos ficaram pretas. Nem os professores escaparam festa.

BOLO DE CASTANHAS Ingredientes: 500gr de Castanhas 100gr de Margarina 250gr de Acar 2 Colheres de ch de fermento em p 5 ovos Modo de Preparao: Cozer as castanhas e fazer um pur. Bater bem o acar, a manteiga e depois as gemas. Acrescentar o pur de castanhas, o fermento e, por fim, as claras batidas em castelo. Levar ao forno em forma untada com manteiga e farinha e retirar o bolo quando estiver hmido. Sugesto: decorar com passas, pinhes e castanhas. Clube da Floresta Os pulmes do Mundo E.B. 2,3 do Viso

Adivinha: Tenho camisa e casaco Sem remendo nem buraco; Estoiro como um foguete Se algum no lume me mete.
Clube da Floresta Floresta e Aventura E.B. 2,3 de Manteigas

Quadra: J chegou o S. Martinho H castanhas na fogueira No PROSEPE no h vinho Vamos l pra brincadeira
1. Prmio Luciana Silva Clube da Floresta Hedera helix

Com castanhas quentinhas E com a ajuda do Polenix Vamos fazer uma festa No Clube Hedera helix
2. Prmio Vanessa Pereira Clube da Floresta Hedera helix

20

FOLHA VIVA

Eles fizeram Ns contamos...

Eles fizeram Ns contamos...

Eles fizeram Ns contamos

Encontro dos Clubes da Floresta


I ENCONTRO DISTRITAL DE CLUBES DA FLORESTA DE VORA E PORTALEGRE
No dia 12 de Novembro de 2003 realizou-se o I Encontro Distrital de Clubes da Floresta de vora e Portalegre na escola sede do Agrupamento de Escolas de Vila Viosa, envolvendo Clubes da Floresta do distrito de vora, bem como os alunos do Programa do Desporto Escolar e o Clube da floresta O Azeitoninha, do Distrito de Portalegre. O Encontro integrado nas Comemoraes do Dia de S. Martinho, teve como principal actividade a realizao de uma prova intitulada Vamos Conhecer o Castanheiro que inclua uma prova de orientao com um percurso obrigatrio e uma prova terica, sustentada por um desdobrvel informativo do encontro. Como iniciativas complementares destaca-se a realizao do concurso de quadras alusivas ao S. Martinho e uma exposio relativa ao mesmo tema.

ACTIVIDADES DISTRITAIS
FOLHA VIVA

21

Eles fizeram Ns contamos...

Eles fizeram Ns contamos...

Eles fizeram Ns contamos

OS PROFESSORES A DAR MSICA...


O aproveitamento de materiais, foi o mote que levou os professores da EB 2,3 do Viso a participarem, no passado dia 19 e 26 de Novembro, numa aco de formao na LIPOR, Gondomar, intitulada Venha fazer msica com a Lipor, com vista construo de Instrumentos Musicais a partir de materiais reutilizveis. Sem dvida um trabalho muito interessante e que aliado a muito esforo, permitiu descobrir uma nova forma de aliar msica e ambiente!

Aconteceu!!! EB 2,3 DE REAL, BRAGA, ASSINALA DIA DA FLORESTA AUTCTONE!


A EB 2,3 de Real assinalou, no passado dia 26 de Novembro, o Dia da Floresta Autctone. A festa contou com a presena do Coordenador Distrital dos Clubes da Floresta, Dr. Jorge Lage. A iniciativa foi promovida pelo Clube de Floresta Me Floresta, que no mbito do seu projecto anual de actividades conta com diversas aces que visam sensibilizar a populao escolar e a comunidade em geral para este bem de todos. No evento, foram apresentadas vrias espcies vegetais que se encontram nas nossas florestas, algumas delas em vias de extino, e foi feita sensibilizao junto dos mais novos para a sua conservao e proteco. Os fogos florestais e a devastao por eles causada so o tema central das iniciativas deste ano, que chamam particularmente a ateno para a necessidade de reflorestao planificada, ordenada e, acima de tudo, em que prevalea a defesa de um patrimnio natural que a floresta autctone, por vezes, to mal tratada face a outros interesses que aparecem associados floresta.

22

FOLHA VIVA

NATAL
O Natal foi o mote para a proteco, j que os alunos do Clube da Floresta Os Pulmes do Mundo, apostaram na reutilizao de materiais para fazerem belissimos trabalhos! Assim, entre outros trabalhos destaca-se a rvore de Natal de 2 metros, tridimensional, onde reutilizaram cartes e papel de jornal.

Tambm, o Clube da Floresta O Camaleo da EB 2,3 Dr. Antnio de Sousa Agostinho, de Almancil, realizou durante este primeiro periodo, um conjunto de postais de Natal com materiais reciclveis. Os postais foram executados com carto canelado de embalagens e recortes de revistas velhas.

Postais de Natal
E.B. 2/3 do Mundo, Clube da Floresta O Ourio

FOLHA VIVA

23

CLICK...

CLICK...
24
FOLHA VIVA

Potrebbero piacerti anche