Sei sulla pagina 1di 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MOD.

PROJETO DE REDE E SOFTWARE

Ituiutaba 2012

PROJETO DE REDE E SOFTWARE

Trabalho apresentado ao Curso Anlise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR Universidade Norte do Paran, para as disciplinas: Metodologia de Ensino e Pesquisa, Projeto de Sistemas, Segurana da Informtica, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores. Profs.:

Ituiutaba 2012

SUMRIO 1 INTRODUO 5 2 OBJETIVO 4 3 DESENVOLVIMENTO 5 3.1 Listas de Equipamentos 5 3.2 Sistema Operacional .............................................................................................................. 5 3.3 Como utilizar a internet com proteo..................................................................................... 7 3.4 Antivirus e Firewall.................................................................................................................. 7 3.5 As pessoas esto preparadas para ameaas em nossa rede?............................................... 7 4 ATIVIDADES....................................................................................................................................... 9 5 CONCLUSO ............................................................................................................................. 10 6 REFERNCIAS....................... 11

1 INTRODUO Este trabalho tem por finalidade orar custos dos equipamentos envolvidos na empresa, escolher a melhor plataforma de Sistemas Operacionais, observando tambm a segurana da rede, uso de firewall e antivrus, etc.

2 OBJETIVO O projeto tem por objetivo planejar uma boa estratgia visando economia na instalao dos equipamentos, reduzindo ao mximo os custos e tambm conseguir uma melhor performance para execuo do software.

3 Desenvolvimento 3.1 Lista de equipamentos: Equipamento Qtde. Modem ADSL Placa de rede Wireless Roteador Wireless Cabo 100BASE-TX Conector RJ-45 Servidor Firewall Mo de Obra (Configurao do Servidor e Firewall) TOTAL 1 10 2 10 metros 6 1 1

Valor Unit. (R$) 99,00 49,00 149,00 1,10 0,69 799,00 349,00

Total (R$) 99,00 490,00 298,00 11,00 9,14 799,00 349,00 500,00 2555,14

Uma vez que uma rede wireless possui um menor custo, utilizaremos esta para a empresa. Utilizaremos tambm para obter melhor sinal na rede, dois roteadores, sendo um para repetir sinal. 3.2 Sistema Operacional

Windows 7 Windows 7 foi uma atualizao mais modesta e focalizada para a linha Windows, com a inteno de torn-lo totalmente compatvel com aplicaes e hardwares. Apresentaes dadas pela companhia no comeo de 2008 mostraram um "Shell" novo, com uma barra de tarefas diferente, um sistema de "network" chamada de "HomeGroup", e aumento na performance. Algumas aplicaes que foram includas em lanamentos anteriores do Windows, como o Calendrio do Windows, Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery no sero includos no Windows 7; alguns sero oferecidos separadamente como parte gratuito do Windows Live Essentials. Alm de possui maior facilidade em conexo com rede sem fio. Linux Linux um termo popularmente utilizado para se referir a sistemas operativos ou sistemas operacionais que utilizem o ncleo Linux. O ncleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlands Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu cdigo fonte est disponvel sob a licena (verso 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licena. Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operativos ou sistemas operacionais com ncleo Linux passaram a ter a colaborao de grandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical. Concluso do SO Usaremos o Windows 7 para utilizar o software na empresa, uma vez que o software foi desenvolvido nesta plataforma, e tambm, alm de ser de fcil manuseio para os funcionrios. Para o servidor e firewall utilizaremos o linux, pois alm de mais seguro, no h custo com licena.

3.3

Como utilizar a internet com Proteo?

Dever ser feito com os funcionrios uma breve orientao sobre segurana na rede. Pois ameaas internet, hoje em dia, esto cada vez mais traioeiras, e se camuflam nas mais simples aplicaes, e/ou meios de comunicaes como e-mail, e at mesmo em banners em pginas da internet, pginas falsas, como por exemplo de bancos mais conhecidos como Caixa Econmica, Banco do Brasil, Ita, entre outros e alm de manter sempre o anti-virus atualizado. 3.4 Antivirus e Firewall

Para uma maior segurana na internet, teremos um antivirus pago, que j inclui proteo contra Sapyware, proteo Web, Proteo Mail, entre outros recursos mantendo-o sempre atualizado. Utilizaremos um firewall bem configurado, pra restringir acesso a sites imprprios, que podem at comprometer a segurana, e tambm proteger contra acessos externos no autorizados. 3.5 As pessoas esto preparadas para ameaas em nossa rede?

Cada vez mais as pessoas esto conseguindo acesso internet, hoje em dia, a maior parte da populao j possui conexo rede. Mas as pessoas no esto to bem preparadas para as ameaas. Ainda h um grande nmero de pessoas leigas no assunto, assim, quando se deparam com uma situao de ameaa , no sabem o que fazer e podem tomar decises erradas, prejudicando a segurana. Muitas das pessoas ao acessarem e-mail, no tm noo do que pode ou no ser um vrus, fazendo com que acessem links maliciosos, fazer download de aplicativos infectados, e infelizmente, isto j compromete o PC e at mesmo a rede.

4 Atividades

A vantagem de se elaborar um planejamento de atividades o fato de obter um bom resultado final, pois a organizao das tarefas fundamental para a empresa que desenvolve o sistema, alm de se ter todo o controle das atividades a realizar.

5 - Concluso Concluindo, todo o projeto foi realizado visando obter a melhor performance no software, na rede, e a melhor segurana possvel e todas atividades j definidas e dentro do prazo. A escolha do sistema operacional bem til, para que o software seja executado da melhor maneira possvel. Todos estes processos so muito teis para que possamos obter uma boa experincia de como realizar esta tarefa, alm de auxiliar bastante na execuo do projeto.

Potrebbero piacerti anche