Sei sulla pagina 1di 7

2013, o ano dos concursos pblicos

Devem entrar em disputa 120.000 vagas nas esferas federal, estadual e municipal. Candidatos devem se preparar: a concorrncia grande
Nathalia Goulart

Para os 'concurseiros', 2013 promete ser cheio de oportunidades (Renato Arajo/ABr )

Estima-se que existam atualmente cerca de 12 milhes de brasileiros interessados em ingressar em carreiras pblicas. O nmero recorde o dobro do registrado h cinco anos, segundo estudo da Agncia Nacional de Proteo e Apoio ao Concurso Pblico (Anpac). Para quem sonha com uma colocao no setor, 2013 se apresenta como um ano prdigo em oportunidades. Mais de 120.000 vagas devem ser preenchidas neste ano nas esferas federal, estadual e municipal em todo o Brasil. Somente no Executivo federal, a expectativa de 37.000 vagas, um incremento de 115% em relao a 2012, segundo dados do Ministrio do Planejamento. Somem-se a isso postos no Legislativo e Judicirio e mais outros em estados e municpios e constri-se a perspectiva de um ano de oportunidades de trabalho. Mas preciso estar preparado, pois a concorrncia grande. "Em 2010 e 2011, houve uma diminuio no ritmo de contrataes, como fica claro no caso da Unio. Em 2012, houve a retomada dos grandes concursos, que oferecem milhares de vagas, e a expectativa para 2013 a melhor possvel", diz Ricardo Ferreira, especialista na rea de concursos e autor de vrios livros sobre o assunto. Outra boa notcia a percepo dos especialistas de que o bom momento para os "concurseiros" no para por aqui. Os prximos anos tambm devem oferecer muitas oportunidades. As projees apontam que h 2 milhes de vagas a serem preenchidas. " uma demanda que no ser atendida em apenas um ano. O que significa que este ano deve ser o primeiro de uma srie cheia de processos seletivos", afirma Ernani Pimentel, especialista que se dedica h cinco dcadas a concursos e ex-presidente da Anpac.

Esse cenrio favorvel explicado em parte pelo fluxo de aposentadorias na rea pblica, que se intensificou nos ltimos anos. Na esfera federal, por exemplo, mais de 10.000 servidores se aposentaram em 2010, o dobro do registrado cinco anos antes, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea). H tambm indicadores do envelhecimento do pessoal. Entre 2000 e 2012, a parcela de funcionrios com idade entre 51 e 60 anos cresceu 75%, ao mesmo tempo em que a taxa daqueles com mais de 60 anos aumentou 157%. Hoje, quatro em cada dez servidores tem mais de 50 anos. "Isso faz com que concursos que no eram realizados h muitos anos sejam retomados", diz Alexandre Gialluca, coordenador do curso preparatrio LFG. Exemplo disso o processo seletivo para o cargo de delegado da Polcia Federal, que no realizado h oito anos e que deve ocorrer no primeiro semestre de 2013. A anlise da pirmide etria dos servidores revela outro dado importante. Os novos servidores esto mais jovens. Ainda na esfera federal, o nmero de funcionrios com menos de 30 anos de idade acresceu 113% nos ltimos 12 anos. "Existe uma percepo muito clara de que os jovens esto mais interessados em trabalhar em algum posto governamental", diz Bruna Tokunaga, gerente de orientao de carreira da Cia. de Talentos, consultoria especializada em recrutamento. "No ltimo ano, segundo nossas pesquisas, o porcentual de interessados em concursos pblicos dobrou entre os profissionais em incio de carreira."

Pesa a favor da carreira pblica, sem dvida, o salrio. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) mostram que o setor paga, em mdia, 93% mais do que a iniciativa privada. Em cargos que exigem nvel superior, o salrio inicial de um jovem recm-formado pode superar os 10.000 reais. "Nenhuma empresa paga tanto a uma pessoa com pouca ou nenhuma experincia profissional", diz Ricardo Ferreira. Mas no s o contracheque que leva essa turma a empenhar meses ou at anos de estudos em preparao para as provas de concursos pblicos em busca da to sonhada vaga. "Existe nessa gerao a redescoberta do bem pblico. At alguns anos atrs, trabalhar para o governo era quase nocivo, coisa para burocratas sem aspiraes profissionais. Foi preciso subverter essa lgica para atrair a mo de obra qualificada", diz Marco Antnio Carvalho Teixeira, vice-coordenador do curso de administrao pblica da Fundao Getlio Vargas (FGV). De fato, at meados da dcada de 1990, era quase impossvel para um servidor progredir na carreira, e os salrios eram em mdia 30% menores do que os pagos pela iniciativa privada. Isso comeou a mudar na administrao Fernando Henrique Cardoso, que deu incio a uma reforma na administrao do estado com ganhos para o prprio estado e para o cidado. O primeiro passo foi a valorizao salarial. Hoje, um delegado da Polcia Federal em incio de carreira ganha 76% mais que h 12 anos. J o incremento no rendimento de um tcnico do Banco Central foi de nada menos do que 317%.

Concursos mais cobiados em 2013

Para Teixeira, da FGV, trata-se de uma quadro bastante animador. "Tudo passa pelo bom funcionamento do estado. Quanto mais profissionais de alto quilate zelando pelo bem comum tivermos, mais eficiente ser o nosso estado." As reformas impostas at agora no setor pblico no eliminaram, claro, desperdcios e mau uso da mquina. Mas inegvel que, nas funes em que o estado indispensvel, vital que haja um servidor competente de planto.O segundo passo, no menos importante, foi no sentido de estruturar as carreiras. Extinguiram-se as gratificaes por tempo de servio e instituramse aumentos salariais de acordo com o desempenho individual em mais de quarenta carreiras. Para atrair gente qualificada, incrementos salariais robustos se tornaram acessveis a profissionais com mestrado e doutorado. A paulista Vanessa Vieira, 29 anos,

retrata os novos tempos do funcionalismo pblico. Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo (USP), uma das mais conceituadas do pas, ela foi aprovada pela primeira vez em concurso pblico durante a graduao. H trs anos, atua como defensora pblica do estado de So Paulo, carreira com rendimento mensal bruto superior a 20.000 reais. Mas ela no se acomoda e j se prepara para uma ps-graduao. Quem quiser conquistar as joias da coroa, as melhores posies da administrao pblica, precisa estar muito bem preparado. Em mdia, os candidatos dedicam um ano inteiro aos estudos antes das provas de seleo. Em alguns casos, preciso mais. Formado gegrafo pela Universidade Federal Fluminense, Leonardo Carlos Barreto, de 24 anos, entra em seu terceiro ano de preparao para o Instituto Rio Branco, onde busca uma vaga de diplomata. "Passei dois anos estudando at 12 horas por dia, mas ainda no consegui meu objetivo", conta. No ano passado, o Instituto realizou seleo de 30 diplomatas. Inscreveram-se 6.423 interessados, uma concorrncia de 214 candidatos por vaga. Tambm em 2012, a Petrobras anunciou o preenchimento de 1.521 postos de trabalho, para os quais se inscreveram 330.568 pessoas. So 217 candidatos para cada posto. "No existe aprovao sem perseverana quando se trata de concurso pblico", resume o especialista Ernani Pimentel. "A prova o funil do qual o governo dispe para selecionar apenas os melhores para seus quadros." Melhor assim.

O que dizem os aprovados

"Eu me formei em direito, na USP, e atuar na Defensoria sempre foi meu sonho. Estudei por trs anos para s passar no concurso. Durante a preparao, cheguei a ficar sem computador e TV para me concentrar melhor. Era difcil at namorar. Agora, na Defensoria, vejo muitas possibilidades de crescimento profissional o que inclui aumento de salrio."
Vanessa Vieira, 29 anos, defensora pblica do estado de So Paulo

"Deixei a iniciativa privada devido instabilidade. Quando comecei a estudar para concursos, passava dez horas debruada sobre apostilas. Passei em quatro: Caixa, BB, INSS e IFSP. Quando assumi o cargo, descobri os incentivos do plano de carreira. Tirei licena para fazer mestrado e, no retorno, recebi aumento de 52%. Se fizer doutorado, o bnus de 75%."
Cristine Vecchi, de 30 anos, jornalista do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo (IFSP)

O que dizem os 'concurseiros'

"Quando escolhi a graduao em geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF), j pensava no futuro como diplomata. O salrio alto e a oportunidade de conhecer outras culturas sempre me interessaram. Passei dois anos estudando at 12 horas por dia, mas ainda no consegui meu objetivo. Muita gente desiste diante de tamanha concorrncia. Eu no."
Leonardo Carlos Barreto, 24 anos, gegrafo candidato a diplomata

"Decidi que queria trabalhar para o governo em 2009. O que mais me atrai no setor pblico a estabilidade. Desde ento, fui aprovada em um concurso da Prefeitura de So Vicente (SP), mas meu objetivo mesmo ingressar na Receita Federal. No poupo esforos para alcanar esse sonho. No Rveillon, enquanto meus amigos se divertiam, eu estudava em casa."

Marisa Levy Marques, 27 anos, engenheira candidata a fiscal da Receita

* Com reportagem de Lecticia Maggi e Renata Honorato

Reportagem: http://veja.abril.com.br

Potrebbero piacerti anche