Sei sulla pagina 1di 41

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

I NOES DE MICROBIOLOGIA
Microbiologia: Micro = micrbio Bio = vida logia = estudo

1. INTRODUO
a cincia relacionada com os microorganismos microscpicos e ultramicroscpicos. A microbiologia surgiu de trabalhos simples feitos atravs de observadores dos fenmenos naturais. No sculo XVII o comerciante holands e cientista amador Leenwenhek descobriram, com o microscpio, vrios tipos e formas de microorganismos (ex.: esfricos, bastonetes, espiralados), protozorios, leveduras e algas. Pasteur (1860) descobriu os princpios da bacteriologia atravs da presena de microorganismos responsveis pela fermentao do vinho. Robert Koch (1878) isolou o bacilo do carbnculo, descobriu que estas culturas causavam a doena em ratos. Encontrou tambm esporos que eram muito resistentes esterilizao. Com estes estudos, Koch formalizou o seguinte critrio, chamado Postulado de Koch para diferenciar micrbio (Micro= micrbio) (Bio = vida) (Saprfito no causa doena) (Patognico causa doena). 1. Um tipo de micrbio encontrado em todos os casos de doenas infecciosas. 2. O micrbio pode ser isolado em cultura pura por meios artificiais. 3. A inoculao de culturas puras em animais pode produzir a mesma doena. 4. O micrbio pode ser isolado da leso destes animais. 5. A cada doena corresponde um determinado germe. Da surgiu o estudo sobre a patogenicidade = patos = doenas genicidade = morte, resposta dos hospedeiros = aquele que abriga o agente causador de doenas. Antigamente os homens conseguiam evitar a putrefao dos produtos utilizando alguns meios como:

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

Os alimentos perecveis eram conservados atravs de secagem ou adio de sal. H 4.000 anos a.c., os egpcios usavam leo para embalsamar seus mortos. Os persas, no ano 500 a.c., conservavam a gua em recipiente de prata. Em 1546, um cientista italiano descobriu que um ser vivo passa a doena a outro ser vivo que igual a contgio. Lebarraque recomendava o uso do hipoclorito para no apodrecer os cadveres no necrotrio. Em 1839, o cientista Davies usava o iodo no tratamento das feridas contaminadas. Em 1847 Semmelweis, um mdico vienense, conseguiu diminuir os casos de febre puerperal ao instituir os seus alunos e colegas a lavarem as mos com soluo clorada antes de examinar as pacientes. Lister (1869) relacionou a teoria de Pasteur (da descoberta da bactria) como responsvel das infeces cirrgicas e ento iniciou o seu combate utilizando durante a cirurgia soluo de fenol em compressas e suturas, conseguindo reduzir os ndices de mortalidade. Na enfermagem temos as aes da Enfermeira Florence Nightingale que foi a responsvel pela introduo de procedimentos como o uso de ambientes limpos, gua pura, luz adequada para prevenir a infeco. - 1880 foi introduzida a esterilizao por fervura. - 1886, Erns von Bergamann introduziu a esterilizao a vapor, depois viu-se que s o vapor no era suficiente e instituiu-se a presso, ento, calor sob presso para destruir os microorganismos. - 1929 o xido de etileno foi reconhecido como agente antibacteriano e seu emprego nas indstrias e hospitais se deu no incio de 1940. - O uso de radiao como o cobalto 60 aconteceu em 1956. 2. Microbiologia Definio: a cincia que estuda os microorganismos ou micrbios. Micrbios so seres vivos muito pequenos, medidos em mcrons, que igual a 0,001mm, sendo visto somente ao microscpio (ser microscpio, animal ou vegetal). A descoberta desses pequenos seres vivos como agentes causadores de doena no homem vem sendo motivo de grandes estudos nos meios cientficos, principalmente para produzir meios para combat-los com vacinas e medicamentos. Mas nem sempre todos os microorganismos so causadores de doenas. Na natureza comum a associao de seres da mesma espcie, visando benefcios comuns. A associao tanto da mesma espcie como de espcies

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

diferentes depende da complexidade de cada organismo e do benefcio a ser atingido. A associao de homens chamada de colnia; a mesma denominao utilizada para associao de bactrias ou outros microorganismos. De acordo com o tipo de associao os microorganismos so classificados em: a) Simbitica: todos os elementos de associao so beneficiados. Ex.: bactrias que habitam o intestino do homem. Simbiose: qualquer associao ntima de dois seres que vivam juntos. b) Saprfita: no h benefcios conhecidos entre os componentes. Saprfitas: necroparasitas; organismo que cresce sobre matria orgnica morta, vegetal ou animal. c) Parasitrio: h sempre benefcio de um elemento e prejuzo de outro. Ex.: microorganismos causadores de doena no homem. Parasita: um ser que necessita de outro organismo para sobreviver ou o que vive s custas do hospedeiro. Esporos: so clulas especializadas e resistentes ao calor, formam uma camada protetora que se fecha e reproduz como na figura abaixo:

3. Categorias de micrbios Em relao doena infecciosa deve levar em considerao as caractersticas estruturais do microorganismo, particularmente a organizao do material gentico e dos componentes celulares. Divide-se em: a) Procariotas : super-reino de organismos que inclui bactrias, algas cianofceas, alguns vrus, caracteriza-se pelo tamanho diminuto (10 300 nm (vrus) e 0,2 10 m (bactrias)) e ausncia de organizao celular, capacidade mittica e organelas complexas (Figura 1).
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

b) Eucariotas: clulas que contm um ncleo ligado a uma membrana com cromossomos de DNA, RNA e protenas, na maioria das vezes grandes (10-100 m) presena de diviso celular mittica, organelas complexas. (Figura 1)

4. Processo de respirao dos microorganismos Quanto ao processo de respirao os microorganismos podem ser: Aerbios: microorganismos que exigem o ar ou oxignio livre para manter a vida (absoro de oxignio e eliminao de gs carbnico), encontrados na maioria dos seres vivos. Anaerbios: so os que s crescem na ausncia de oxignio livre. Os captadores finais de hidrognio so compostos do tipo dos nitratos, sulfatos e carbonetos ou compostos orgnicos (fermentao), realizada por poucos seres como bactrias, algas, fungos microscpicos e vermes intestinais. 5. Os microorganismos A) Bactrias So organismos microscpicos unicelulares (formados de uma s clula) capazes de elaborar substncias nocivas ou no para os homens e animais. As primeiras so denominadas patognicas (geradoras de doenas) e as segundas denominadas saprfitas. A ao das bactrias se faz em decorrncia de suas necessidades fisiolgicas, isto , necessitando de alimentos para a sua subsistncia procuram obt-los atravs de uma das formas mais existentes para sobrevivncia: o parasitismo.

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

Decorre dessa sua forma de proceder que, quando se instalam em um organismo, roubam-lhe substncias vitais alm de elaborarem substncias nocivas para o seu hospedeiro. Algumas bactrias no se disseminam pelo organismo humano, atravs da corrente sangunea, localizam-se no ponto de entrada e da lanam toxinas e enzimas atravs do sangue, que vo atuar distncia. Morfologia (estudo da forma) As bactrias apresentam formas e tamanhos variados ( Fig. 2). Comumente so denominadas de acordo com sua aparncia natural: Cocos as que apresentam uma forma esfrica e isolada. Diplococos quando se agrupam duas a duas, ambas esfricas. Ainda assim, podem apresentar formas particulares tais como: : Gonococos: semelhantes a gros de feijo : Pneumococos: semelhantes chama de vela. Estafilococos quando se agrupam em cachos todas esfricas Bacilos as que se apresentam em forma de bacinetes. Espirilos - ou espiroquetas, as que se apresentam em forma de sacarolhas. Vibries as que se apresentam sob a forma de vrgula (vbrios). Estas so as principais formas de bactrias. Podemos, no entanto, assinalar formas de associao tais como: Cocobacilos, etc.

Figura 2
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

Nutrio Chama-se nutrio o provimento de substncias nutritivas para o crescimento de um organismo e o mecanismo de sua utilizao. Para a sua alimentao as bactrias dispe de fermentos, enzimas ou distases que intervm em seu processo de nutrio e na utilizao de substncias vrias, encontradas ao seu redor. Transformam essas substncias em outras prprias ao seu metabolismo. Respirao H bactrias que necessitam viver em presena de oxignio livre; a estas classificamos como aerbias. Outras s se desenvolvem em ausncia de oxignio livre: a estas classificamos como anaerbias. Como exemplo de aerbias, podemos citar os bacilos subtilis, e como exemplo de anaerbias, o bacilo do ttano. Crescimento o aumento uniforme de todos os componentes de um ser vivo. A multiplicao celular conseqncia do crescimento. As bactrias se multiplicam por diviso binria, isto , cada uma originando outras. Nestas condies, duplicam seu nmero e, o que importante, reproduzem-se rapidamente, constituindo uma populao ou cultura. Se as condies do meio ambiente so desfavorveis (dificuldade de obter alimento, por exemplo), algumas bactrias perdem gua e se protegem com um revestimento resistente. Nesta condio passam a se denominar esporos. Entram em um perodo de repouso em suas atividades e podem sobreviver longos perodos, resistindo inclusive, ao de germicida (latncia). Uma vez que as condies ambientais melhorem, os esporos do lugar bactria, apta a se multiplicar. a forma vegetativa. Identificao Para se estudar a evoluo, formas, caractersticas e nocividade de uma bactria necessrio s chamadas colnias bacterianas. Com este objetivo, realizam-se em laboratrios especializados, as culturas, definidas como crescimento bacteriano em meio alimentcio, capaz de proporcionar s bactrias condies timas de desenvolvimento. Adicionam-se aos meios de cultura, substncias necessrias alimentao das bactrias e, colhendo-se um material que se supe uma determinada espcie bacteriana, semeia-se este material no meio apropriado. Estando presente a bactria de interesse ao estudo, esta se desenvolve e pode, a partir da, ser identificada.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

Colorao de Gram A colorao de Gram o mtodo de colorao diferencial mais importante na bacteriologia. Com base na reao ao corante de Gram as bactrias se dividem em: Bactrias gram positivas (colorao prpura), Bactrias gran negativos (colorao rosa) Esta diferena esta relacionada diferena na estrutura de paredes celulares dos dois grupos de bactrias. Colorao de Ziehl Nielsen Alguns organismo particularmente as microbactrias no absorvem prontamente o corante gram e portanto so necessrias tcnicas especiais de colorao. O corante de Ziehl Nielsen um mtodo diferencial de colorao que utiliza o calor para inserir o corante fucsina s clulas. As microbactrias cercadas com fucsina resistem colorao com acido e lcool, da serem aps o tratamento com cido-lcool. Exemplo de doenas causadas pelas bactrias: Vibrio cholerae Mycobacterium tuberculosis Neisseria gonorrheae Treponema pallidum Clostridium tetani B) Vrus So microorganismos diminutos, menores do que as bactrias, clulas humanas, diferenciando de todos os demais organismos infecciosos em sua estrutura e biologia particularmente no que se refere reproduo. Somente podem se reproduzir no interior da clula viva do hospedeiro; portanto, so parasitas intracelulares. No interior da clula do hospedeiro pode reproduzir-se com continuidade gentica, com possibilidade de mutao, sendo a partcula individual composta de DNA (cido desoxirribonuclico) ou RNA (ribonuclico) e de uma capa protetora. - Clera - Tuberculose - Gonorria - Sfilis - Ttano

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

Morfologia (figura 3)

Os vrus apresentam tamanhos variados, desde muitos pequenos (poliovrus, com 30 nm) at batente grande (vrus de vacina com at 400 nm, to grande quanto uma bactria pequena). O material gentico na forma de DNA est contido em uma cpsula ou capsdeo, constitudo de um nmero de molculas proticas individuais (capsmeros). A unidade completa do cido nuclico e do capsdeo denominada de ncleo capsdeo e possui uma simetria distinta dependendo de como os capsmeros individuais esto organizados. A assimetria pode ser icosadrica, helicoidal ou complexa. Em muitos casos, a partcula viral total ou o virion consiste apenas de um ncleocapsdeo enquanto que em outros casos podem apresentarse envelopado. A superfcie externa de partcula viral que faz o primeiro contato com a membrana da clula hospedeira. Em geral, os vrus sem envelope so resistentes e sobrevivem bem no mundo externo, enquanto os vrus envelopados so mais susceptveis a fatores ambientais como ressecamentos, acidez gstrica e bile (figura 3). Exemplo de algumas doenas causadas pelo vrus: Sarampo, rubola, AIDS, hepatite e Herpes.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

C) FUNGOS So organismos multicelulares com uma parede celular espessa, com crescimento em filamentos longos (hifas) ou apresentam muitas outras formas de crescimento. Destes, o cogumelo e as leveduras unicelulares so os mais conhecidos. Os fungos se alimentam de diversas formas: associao simbitica (fungos + algas = lquen), aproveitando matrias orgnicas dissolvidas no meio ambiente auxiliando na decomposio do mesmo, parasitando outros seres, retirando os nutrientes de que necessitam para o seu crescimento e reproduo. Classificao de fungos pelo tipo de crescimento (Figura 4)

Figura 4 MICOSES Infeces produzidas por microfungos parasitos. Segundo a localizao do processo as micoses recebem nomes diferentes: Dermatomicoses, Oftalmomicoses, Micoses pulmonares, Otomicoses. Diferentes fatores intervm no aparecimento das micoses como: regime alimentar, profisso, indumentria, promiscuidade, esporte, etc. Dois tipos de infeco fngica so reconhecidos:
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

10

Micoses superficiais em que os fungos crescem nas superfcies corporais como pele, cabelo e unhas. Micoses profundas em que h envolvimento de rgos internos. As micoses superficiais geralmente so brandas, mas as micoses profundas podem representar risco de vida. Os patgenos superficiais disseminam-se pelo contato direto enquanto as micoses profundas resultam de crescimento oportunista de fungos em indivduos imunodeprimidos. Muitos dos fungos que causam a doena so adquiridos por inalao ou por contaminao de feridas ou leses. Alguns fungos existem como sendo parte da microbiota normal do organismo (cndida) e so incuos, porm podem manifestar-se com o comprometimento do sistema imune do hospedeiro. Manifestao das infeces fngicas a) Tinea do p - surge na forma de leses descamativas entre os dedos do p e na sola, eventualmente essas leses podem sofrer fissuras. b) Tinea do couro cabeludo manifesta-se atravs de prurido e descamao e, com freqncia, resulta em queda dos cabelos. c) Tinea corporal manifesta-se na forma de placa vermelha circular com borda elevada, que pode ser eritematosa e escamosa. d) Tinea de unha se manifesta inicialmente ao tecido ungueal um aspecto opaco, a unha torna-se espessa, sofre rachaduras e depois torna-se deformada. e) As infeces por cndida manifestam-se na forma de erupo com mculas vermelhas, apresentando bordas bem definidas que depois estas bordas sofrem descamao. f) O sapinho produzido por Cndida albicans, manifesta-se na forma de reas brancas de aspecto cremoso sobre a mucosa inflamada da boca. Candidase (Monilase) A candidase manifesta-se, como vimos anteriormente, na forma de leses erosivas, se cor rsea e localiza-se de preferncias nas grandes e pequenas dobras midas como axilas, mamas, etc. Leses de mucosa bucal se caracterizam por placas extensas ou pequenos focos que se destacam facilmente aparecendo sua base avermelhada. Na vagina determina prurido intenso, eritema, edema e corrimento esbranquiado. Quando invadem pulmes, trato gastrointestinal e outros rgos geralmente o prognstico ruim.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

11

6. Definio de termos Infeco o estado de um organismo (ou parte dele) causado pela entrada e multiplicao de um agente infeccioso (microorganismo). Contaminao a presena de qualquer tipo de microorganismo em superfcies, corpos ou objetos. Embora toda infeco se inicie aps contaminao, nem sempre a contaminao leva infeco, pois depende da reao do organismo contaminado, isto , do seu mecanismo de defesa. Descontaminao a remoo de microorganismos de objetos, pessoas ou ambientes. Desinfeco - a remoo de qualquer forma vegetativa de microorganismos, sejam patognicos ou no, fora do organismo humano. Limpeza a operao para a remoo de sugidades (detritos, insetos, etc.) para manter em asseio artigos, reas e instalaes. Assepsia ausncia de microorganismos na forma vegetativa. Esterilizao a destruio de todo e qualquer tipo de microorganismos, incluindo esporos, mediante aplicao de agentes qumicos ou fsicos. Desinfetantes so agentes qumicos germicidas capazes de destruir bactrias, fungos e vrus entre 10 a 30 minutos, mas no os esporos. Detergentes so substncias que eliminam gorduras de artigos e superfcies. Germicida um agente que destri microorganismos, refere agentes qumicos, no necessariamente incluindo a destruio de esporos. Sanificao a reduo do nmero de microorganismos em um objeto, rea ou superfcie. Tcnica assptica o mtodo pelo qual a contaminao por microorganismos prevenida. Antissepsia a destruio ou inativao do microorganismo por meio de anti-spticos sobre a pele ou mucosa ntegra ou no, isto , nos tecidos vivos. Anti-spticos so substncias ou preparao qumica que quando aplicada aos microorganismos, torna-os incuos, destruindo-os ou impedindo o seu crescimento. Usado especialmente para preparao aplicada aos tecidos vivos. Contgio a transmisso de doena por contato com o doente ou suas excrees, exsudatos recentes. Contgio direto: o resultado do contato corporal (pele-pele, mucosa-pele, mucosa-mucosa). Contgio indireto: o resultado do contato com objetos, roupas contaminados, ou pessoas que estiveram em contato com o doente. Epidemia a disseminao de uma doena contagiosa em reas restritas e densamente povoadas. Quando deparamos com uma doena contagiosa temos que notificar as autoridades sanitrias.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

12

Endemia a disseminao lenta e progressiva de uma doena em grandes reas geogrficas. Incubao o perodo que vai desde o momento em que o agente infeccioso penetrou at o aparecimento dos primeiros sinais e sintomas da doena. Hospedeiro organismo no qual vive um parasita, obtendo sua subsistncia ou energia corporal do hospedeiro. Reservatrio o local onde o agente infeccioso se multiplica ou desenvolve para sua sobrevivncia na natureza. Pode ser solo, gua, ser humano, plantas, etc. Portador o hospedeiro que alberga um agente infeccioso especfico, podendo ou no manifestar sinais e sintomas clnicos, tornando-se reservatrio biolgico. Epidemiologia - a cincia que se preocupa com o estudo da histria e ocorrncia de uma doena, bem como os fatores que podem diretamente ou indiretamente favorecer o desenvolvimento da doena.

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

13

II NOES DE PARASITOLOGIA 1. Definio Parasitologia o ramo da biologia e da medicina que trata de todos os aspectos de parasitismo. Estuda os organismos que vivem temporria ou permanentemente em outros organismos, com o objetivo de conseguir alimento, assim como a relao entre os parasitas e seus hospedeiros. 2. Mecanismo de ao do parasita Atingindo o homem e agindo como corpo estranho que se instala e cresce nos tecidos humanos, o parasita comea a alimentar-se as custas do hospedeiro, metabolizando as suas reservas nutritivas para cobrir as suas necessidades. O resultado ser o prejuzo do hospedeiro, levando s conseqncias finais, ou seja, doena ou morte. Parasitologia : a cincia que trata principalmente dos parasitas do homem e sua importncia mdica. Abrange o estudo dos protozorios, helmintos e artrpodes. A doena parasitria um reflexo da luta do parasita hospedeiro constituindo a resultante das foras em ao, defesa do hospedeiro. A predominncia do parasita tem como conseqncia morte do hospedeiro mas quando a defesa do hospedeiro eficaz, o agressor morre. Muitas vezes o equilbrio alcanado. Neste caso o hospedeiro o suporte do parasita, no apresentando doena nem sintomatologia, porm continua a dissemin-lo na coletividade. o portador so. Nomenclatura: a nomenclatura das espcies binomial ou seja, representada por duas palavras: a primeira, o gnero (escrita com a primeira letra maiscula),e a segunda a espcie (escrita com letra minscula). Ex.: Trypanosoma gnero cruzi espcie

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

14

4. Tipos de parasitas a. Protozorios So eucariotas unicelulares, importantes parasitas do homem com maior prevalncia das infeces em pases tropicais e subtropicais, embora tambm possa ocorrer em regies temperadas. A transmisso dos parasitas protozorios ocorre de maneiras variadas, porm, as duas vias mais comuns, so atravs de picada de insetos hematfagos e da ingesto acidental dos estgios infectantes. Os protozorios infectam todos os tecidos e rgos importantes do organismo e vivem como: - parasitas intracelulares em uma ampla variedade de clulas. - parasitas extracelulares no sangue, intestino e sistema gnito-urinrio (figura 5).

Figura 5
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

15

Nutrio: as espcies intracelulares obtm nutrientes da prpria clula hospedeira, seja pela absoro direta de molculas pequenas ou pela ingesto do citoplasma. As espcies extracelulares alimentam-se atravs da absoro direta de nutrientes ou pela ingesto de clulas do hospedeiro. Reproduo: a reproduo no homem geralmente assexuada, por diviso binria ou mltipla dos estgios de crescimento (trofozoitos). A reproduo sexual normalmente ausente ou ento restrita fase do inseto vetor. A reproduo assexuada garante ao organismo um aumento rpido em nmero quando o mecanismo de defesa do hospedeiro est debilitado. Por esta razo alguns protozorios so mais patognicos nos indivduos jovens como por exemplo, toxoplasma, nos RN (recm-nascidos), e nos imunocomprometidos, os Pneumocystis em pacientes com HIV positivos. Ocorrncia de protozorios parasitas no organismo ( Fig. 6 )

Figura 6
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

16

Exemplos de doenas causadas pelos protozorios: Entamoeba histolytica - amebase Plasmodium malariae - malria Tripanosoma cruzi - doena de Chagas Toxoplasma gondii - toxoplasmose Os protozorios so unicelulares e se locomovem por meio de pseudpodes, flagelos e clios. Pseudpodes: so simples prolongamentos do citoplasma, uma das partes da clula que constitui o corpo. Para se locomover, o protozorio emite um pseudpode cuja extremidade se fixa numa base qualquer como apoio, e em seguida ele puxa o resto do corpo para frente. Flagelos: so filamentos longos e finos em nmero varivel, quando agitados deslocam o protozorio para frente. Clios: so prolongamentos finos, porm mais curtos, e mais numerosos que os flagelos. b. Helmintos O termo helmintos utilizado para todos os grupos de vermes que vivem como parasitas. No homem trs grupos so importantes a serem considerados: Os cestides (Cestodes) vermes achatados Os trematdeos (Trematodo) vermes achatados Os nematelmintos (Nematoda) vermes cilndricos.

Os dois primeiros pertencem ao mesmo filo platelmintos ou vermes achatados e o terceiro est includo em um filo separado. Os cestides se caracterizam pela ausncia de um canal alimentar e nas formas tpicas por um corpo segmentado com rgo de fixao em uma extremidade. Os vermes adultos so parasitas de vertebrados, encontrados geralmente no intestino delgado. Os trematdeos de interesse para a medicina so membros de digenea com ciclos biolgicos incompletos que envolvem multiplicao embrionria em um molusco que o primeiro hospedeiro intermedirio. Os nematelmintos podem ser classificados de acordo com base em seu habitat adulto no corpo humano em: a) Intestinais: por ex.: Ascaris, Ancylostoma, Necator, Strongyloides, etc. b) Filarianos do sangue, de tecidos linfticos e vsceras: por ex.: os gneros Wchereria, Mansonella e outros. Os helmintos so organismos geralmente grandes, os vermes adultos podem ter tamanho que varia de centmetro at alguns metros.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

17

A transmisso se d atravs de: Ingesto de ovos ou larvas infectantes pela via fecal-oral. Ingesto do estgio larval em tecido de um outro hospedeiro. Penetrao ativa do estgio larval via pele. Picada de um inseto hematfago. Nutrio: os trematdeos e os nematelmintos alimentam-se ativamente nos tecidos hospedeiros ou nos contedos intestinais, os cestides no possuem sistema digestivo e absorvem nutrientes pr-digeridos. A maioria dos helmintos no apresenta replicao no interior do organismo hospedeiro. Na sua forma mais simples, como vermes intestinais, a reproduo assexuada resulta na produo de ovos que so liberados no material fecal do hospedeiro. Em outros, os ovos e larvas podem se acumular no hospedeiro, porm no amadurecem. As maneiras pelas quais os helmintos penetram no organismo humano (figura 7)

Figura 7
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

18

Exemplos de doenas causadas pelos helmintos: Ascaris lombricides - ascaridase Taenia saginata - tenase Ancylostomas duodenale - ancilostomose Wchereria bancrofti - elefantase c. Artrpodes Artrpodes so insetos que se alimentam de sangue humano. Estes insetos incluem mosquitos, mosquito plvora, moscas, besouros, pulgas e carrapatos. Alguns caros tambm se alimentam em humanos, porm poucas espcies possuem um contato mais permanente com o homem como, por exemplo, os piolhos da cabea e do corpo. Apenas uma espcie artrpode, o caro da escabiose, vive permanentemente no homem, habitando as camadas superficiais de pele para alimentar-se e depositar ovos. Doenas causadas por artrpodes: 1. Escabiose: uma infestao da pele causada pelo caro Sacroptes scabiei. Modo de transmisso a escabiose propaga-se por contato direto da pele e os locais preferidos so as regies quentes do organismo como entre os dedos, axilas, virilhas, na fenda gltea, no pnis e no escroto. Processos fisiopatolgicos e manifestao a fmea adulta perfura a pele e deposita seus ovos. Quando os ovos eclodem e nascem as larvas, estas migram para a superfcie da pele, escavando procura de alimento. Isto provoca prurido, fazendo com que o indivduo coce ainda mais sendo o prurido mais intenso noite. Com a coadura pode manifestar escoriaes ou crostas e liquenificao (manifestao crnica). Tratamento e cuidados de enfermagem orientar o paciente e sua famlia sobre a transmisso, preveno e higiene pessoal. Aplicar um escabicida prescrito pelo mdico, seguindo as instrues do fabricante. Tomar banho quente, com sabo para remover as crostas, esfregando-as com cuidado. Trocar as roupas de cama e de uso pessoal diariamente, lav-las secando-as ao sol e passar a ferro.

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

19

Separar toalha de banho do restante do pessoal da famlia. Orientar todos os membros da famlia sobre o tratamento e higienizao adequados, tanto pessoal quanto de habitao.

3. Pediculose: A pediculose uma infestao parasitria da pele caracterizada por pequenas mculas e ppulas vermelhas, causadas por piolhos. Modo de transmisso: transmitido por contato direto de pele ou por contato com objetos (pentes, chapu, escova de cabelo, etc.), roupas de cama e roupas contaminadas. De acordo com as regies do corpo onde se instalam so classificadas em: Pediculose do couro cabeludo (piolho da cabea) Pediculose corporal (piolho do corpo) Pediculose pubiana (piolho de regio pubiana). Processos fisiopatolgicos e manifestao: Os piolhos so parasitas hematfagos, isto , sugam o sangue para se alimentar e deixam seus ovos e excrementos sobre a pele. Injetam os sucos digestivos e excrementos na pele, provocando uma reao de sensibilidade, prurido intenso e o ato de coar podem levar a complicao como inflamao, escoriao e infeco. Os ovos denominados lndeas so de depositados ao longo dos cabelos e atrs das orelhas. Tratamento e cuidados de Enfermagem Aplicar loo, soluo como por exemplo, Tetmosol, benzoato de benzila, prescrito pelo mdico ou preparaes caseiras como ch de arruda, vaselina, etc. Antes de colocar a loo deve conversar com o paciente, tomando-se o cuidado de no exp-lo aos demais pacientes (se estiver internado). Dividir o cabelo em partes e aplicar a soluo com gaze, embebendo todo o cabelo; proteger os olhos para que a soluo no os atinja. Prender o cabelo, colocar touca ou amarrar a toalha na cabea, mantendo com a loo o perodo necessrio determinado pelo fabricante. O tratamento da pediculose deve ser feito noite e a lavagem dos cabelos na manh seguinte. Se for realizado durante o dia, lavar a cabea duas ou trs horas depois (obedecer orientao do fabricante). Utilizar vinagre, pente fino, para remoo das lndeas e aps o cuidado, colocar toda a roupa de cama, toalha, roupa de uso pessoal do paciente num saco plstico, colocando um aviso de pediculose. Colocar o pente em soluo desinfetante.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

20

Orientar o paciente e a famlia sobre a possibilidade de reinfestao. Obs.: para evitar a propagao de pediculose no hospital, no ato de admisso, durante o exame fsico ou se notar qualquer suspeita, as roupas e a cabea do paciente devem ser rigorosamente observadas e de maneira discreta. DOENAS CAUSADAS POR PROTOZORIOS E HELMINTOS: Esquistossomose: vetor. Agente etiolgico: chato. Transmisso: larvas liberadas dos ovos infectam caramujos aquticos, os quais liberam cercrias que penetram na pele humana ou por ingesto das cercrias. Ciclo evolutivo: homem ovos miracdio caramujo esporozoito cercria homem subcutneo (pele) Esquistossomulo Circulao corao / pulmo fgado para as veias da bexiga, do intestino h maturao do parasita que produz ovos. Os ovos chegam bexiga ou ao clon para serem eliminados na urina ou nas fezes. Os ovos liberados na gua so ingeridos pelo caramujo, hospedeiro intermedirio, onde amadurecem em esporocistos que liberam a cercria na gua para completar o ciclo. Quadro clnico: Agudo: diarria, nuseas, febre, cefalia, clicas intestinais, tpico de turistas. Crnico: irritao cutnea. Forma intestinal: enterorragia, diarria, obstruo intestinal. Forma hepato intestinal: hepatite, fibrose heptica. Forma hepato esplnica: fibrose e cirrose heptica, hipertenso portal, ascite. Forma esplenomegalia: varizes de esfago, melena, hematmese.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

a esquistossomose transmitida por um caramujo Schistosoma Mansoni diformismo sexual, corpo

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

21

Diagnstico:

Clnico s em quadro avanado Laboratorial Kato/Katz Reao de fixao de complemento Retosigmoidoscopia Bipsia retal Ovograma

Tratamento: Oxaminiquine/Lecantone Epidemiologia: Nordeste, zona da mata, Minas Gerais Profilaxia: evitar lagoas (guas contaminadas), uso de molusticida, saneamento bsico . Imunologia: vacina somente para a forma intestinal (caramujo). Resumo: Esporocisto Schistosoma mansoni Pertence famlia Trematoda. Sexo separado, parasita os vasos sangneos. Ao penetrar no caramujo, o miracdio perde os clios, glndulas de penetrao e transforma-se no esporocisto. Habitat: os vermes adultos vivem no sistema porta, assim que os esquistossomulo atingem o fgado, migra para o sistema porta, onde sofrem a maturao sexual. Iniciam em seguida o ovoposio, que feita dentro dos ramos terminais das veias mesentricas inferiores, principalmente do nvel da parede intestinal do plexo hemorroidrio. O hospedeiro normal o homem, outra espcie de roedores (o rato). A idade do parasita interfere na postura. Assim, at um a dois anos, cada fmea produz cerca de 400 ovos por dia na parede de capilares e vnulas. Tempo de vida: at 5 anos, podendo chegar at os 30 anos eliminando poucos ovos. Os ovos levaram uma semana para ficarem maduros. A passagem submucosa at chegar a luz intestinal, provocar reao inflamatria devido a antgeno liberado pelos ovos medida que estes passam pelos tecidos para serem eliminados ao exterior, ou quando ficam retidos em rgos. Amebase: uma infeco intestinal causada pelo parasita caracterizada pela presena de desinterias (muco, ps e sangue). Agente etiolgico: Entamoeba histolytica
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

22

Transmisso: Fecal oral. Atravs de: - gua - mos contaminadas - alimentos - insetos - atividade sexual anal Manifestao clnica: - enterocolite - fezes lquidas, muco/sanguinolentas - dor abdominal - toximia - desidratao Tratamento: Membendazol, Flagyl, reposio hidro-eletroltica Epidemiologia: pases tropicais e subtropicais. Profilaxia: educao sanitria, saneamento bsico. Combate aos vetores. Resumo: Espcie do gnero Entamoeba so os que parasitam o homem e o animal. Os trofozoitos da amebase vivem na luz do intestino grosso podendo no entanto, em algumas circunstncias ser encontrados nas ulceraes intestinais ou em outras regies do organismo, como abscesso heptico, abscesso pulmonar, abscesso cutneo e mais raramente no crebro. Os trofozoitos so geralmente anaerbicos/aerbios. Cisto macho contamina alimentos ingeridos atingindo o intestino delgado. No incio da diviso ocorre a formao de outra ameba metacstica onde ocorre a colonizao na luz do intestino grosso e delgado. Invaso da mucosa, formao de lceras (trofozoitos que formam cistos). Giardase : infeco intestinal causada por girdia caracterizada pela presena de diarria, dispepsias e m absoro. Agente etiolgico: Girdia lamblia ventosas 8 flagelos 2 ncleos. Ciclo evolutivo: parasita adulto trofozoita cisto meio ambiente binucleado tetra tubo digestivo flagelado nucleado poro superior trofozota

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

23

Mecanismo de transmisso: fecal, oral. Indivduo portador a transmisso se faz por meio de gua ou alimentos contaminados por cistos. Epidemiologia: 15 a 20% da populao crianas de baixa renda. Quadro clnico: Girdia serve de bloqueio mecnico no tubo digestivo. Sndrome de m absoro. Esteatrria - presena de substncias gordurosas nas fezes Irritabilidade Fadiga Inapetncia (falta de apetite) Insnia Tratamento: Metronidazol, Tinidazol, Ormidazol. Diagnstico: clnico difcil; somente em crianas com esteatrria. Laboratorial Faust / hematoxilina frrica Profilaxia: Hbitos de higiene pessoal, medidas de saneamento bsico. Cuidados com ingesto de guas naturais (rios, riachos, etc.), proteo dos alimentos contra os vetores. Resumo: Giardiase uma infeco do intestino delgado sendo assintomtica causada pelo protozorio Girdia lamblia, podendo entretanto causar diarria, m absoro e emagrecimento. A infeco ocorre em todos os climas, principalmente em locais sem saneamento bsico. No intestino delgado os trofozoitas se fixam as microvilosidades, sendo carregados com a peristalte, podendo encistar-se e serem eliminados para o meio ambiente. Os cistos so bastante resistentes no meio ambiente, inclusive na cloretao de gua, podendo ser ingeridos e liberar o trofozoita na acidez gstrica, infectando o intestino delgado. A disseminao ocorre por infeco da gua e por transmisso interpessoal direta (creche, homossexuais, promiscuidade, ). A infeco pode causar infiltrao inflamatria da sub-mucosa, deformao, diminuio e atrofia da vilosidade intestinal, por ao direta ou por reao imunolgica do hospedeiro.

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

24

Ascaridase Infeco intestinal causada por verme chamado Ascaris. Agente etiolgico: Ascaris lombricides. Transmisso: ingesto de ovos infectantes nos alimentos, gua contaminados e no solo. Manifestaes clnicas: - leses hepticas - pneumonia atpica - irritabilidade - convulses - distenso abdominal - diarrias, nuseas, fraqueza - obstruo da luz intestinal por ascaris. Diagnstico: Tratamento: Bloco parasitolgico (fezes) Rx contrastado. - Ascaridil - Pantelmin - Panfugan - Vermirax - Mebendazol

Profilaxia: Higiene e saneamento bsico. Resumo O ascaris lombricide o maior dos nematdeos e o mais comum dos helmintos que parasitam o homem, sendo extremamente comum em locais de pouca higiene, particularmente em crianas. O verme adulto vive na parte superior do intestino delgado aps a fertilizao da fmea, produz um grande nmero de ovos que so eliminados para o solo com as fezes, onde podem sobreviver. A infeco humana ocorre pela ingesto da gua ou alimentos contaminados com os ovos. Estes originam larvas mveis no intestino, as quais penetram na parede intestinal atingindo a circulao venosa pelas veias mesentricas e linfticas. Aps chegar ao corao passam para os pulmes, atravessam a parede alveolar, migram pela rvore brnquica at a faringe e descem pelo esfago at os intestinos novamente. As larvas maduras e a produo de ovos pelas fmeas ocorrem aps 2 meses da ingesto dos ovos infectados. O verme adulto (20 40) pode viver no organismo por 1 ano ou mais.

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

25

Quadro clnico: fase pulmonar transitria: com tosse, dispnia, asma, urticria, eosinofilia, infiltrado pulmonar e febrcula (37,8oC). Fase intestinal vaga: com desconforto abdominal, vmitos, distenso abdominal, clica, eliminao de fezes pela boca, nariz, colicistite, inflamao de vescula biliar, pancreatite por invaso dos vermes. Enterobase (Oxiurase) Infestao por verme que se caracteriza por apresentao de prurido intenso na regio perianal habitualmente noite. Agente etiolgico: Enterbius Vermiculares. Ciclo evolutivo: Ovo homem tubo digestivo intestino verme adulto nus ovos na regio perianal fecundao Ceco macho morre Quadro clnico: Fadiga, inapetncia, irritabilidade, prurido no nus. Diagnstico: - fita adesiva (PILO) - Swab anal. Tratamento: - Palmoato de pirantel - Piperazina Profilaxia: - Saneamento bsico - hbitos de higiene pessoal e alimentos. Mecanismos de transmisso: - inalao de poeira com ovos - gua contaminada - alimentos contaminados - mo boca aps coar regies perianais. Epidemiologia: - Brasil todo Nordeste em adultos. Resumo Enterobios do tipo monoscnico, aps a cpula os machos so eliminados nas fezes e morrem. As fmeas repletas de ovos se desprendem do ceco e dirigemse para o nus noite. Os ovos eliminados se tornam infectantes em poucas horas e so ingeridos pelo hospedeiro. Machos e fmeas vivem no ceco e apndice. As fmeas, repletas de ovos (5 a 16.000) so encontradas na regio perineal. Em mulheres so encontrados no tero, vagina, grandes lbios, pbis, bexiga, rim e fgado. Em homens, na prstata, uretra, bexiga, rim. Heteroinfeco: ovos existentes em poeira que o indivduo inala.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

26

Indireta: ovo presente em poeira, alimentos e atinge o hospedeiro. Autoinfeco direta: crianas freqentemente e adultos (menor freqncia). Retroinfeco: os ovos penetram pelo nus, migram pelo intestino grosso e vo ao ceco. Tricomonase uma doena causada por protozorio parasita causando vaginite com presena de leucorria ftida abundante. Agente etiolgico: Trichomonas vaginalis. Ciclo evolutivo: no h forma evolutiva Tripomastigota. Quadro clnico: - homem assintomtico. - mulher: leucorria ftida (amarelo esverdeada) pouco pruriginosa, bolhosa, abundante. Transmisso: - relao sexual e - falta de higiene. Diagnstico: Tratamento: - clnico: exame ginecolgico. - laboratorial: gota fresca bacterioscopia. - Tricomax - Tinidazol via oral e vaginal - Metronidazol via oral e vaginal.

Obs.: parceiros sexuais tambm devem ser tratados. Profilaxia: uso de preservativo higiene. Tenase uma doena parasitria adquirida por ingesto de cistos de tnia. Agente etiolgico: Taenia solium e Taenia saginata. Habitat: T. solium ou T. Saginata fase adulta ou reprodutiva vive no intestino delgado do homem. O cisto celulose encontrado no tecido subcutneo, muscular, cardaco, cerebral, no olho do suno. Ciclo do parasita: o homem parasitado elimina as proglotes grvidas cheias de ovos para o meio exterior. Em alguns casos, as proglotes podem romperse dentro do intestino e os vulos serem eliminados nas fezes, sendo mais freqente a proglote se romper no meio exterior liberando ovos no solo. O hospedeiro intermedirio prprio o suno e o bovino que ingerem os ovos.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

27

No estmago os embrifilos sofrem a ao da pepsina e sais biliares que so de grande importncia para sua ativao e liberao. Transmisso: o indivduo adquire a T saginata ingerindo carne bovina crua ou mal cozida e a T solium por carne suna crua ou mal cozida que contm cistos e celuloses. Auto infeco externa: por vmitos retroperistltico do intestino, as proglotes da T solium ou saginata podem ir at o estmago e voltar ao intestino delgado. Hetero infeco: o indivduo ingere alimentos contaminados que contm ovos. Quadro clnico: tontura, aumento do abdome, perda de peso, cefalia, vmitos, nuseas, ataques epilticos, crise convulsiva, cisticercose ocular (cegueira). Diagnstico: pesquisa de proglotes nas fezes e regio perianal. Tratamento: Profilaxia: - Niclosamida - Praziquantel.

- coco adequada da carne. - saneamento bsico, visando impedir que as fezes humanas contaminem reas de pastagem ou alimentao de bovinos e sunos. Obs.: A cisticercose causada pela T. Sollium. Trichurase Agente etiolgico: Trichiura Ciclo evolutivo: Ovo intestino delgado parasito adulto reto fecundao ovo Transmisso: ingesto de ovos infectantes em solo, guas e alimentos contaminados. Quadro clnico: - prolapso retal. - diarria, inflamao intestinal. Diagnstico: - laboratorial: Exame de fezes Bloco parasitolgico - Endoscopia

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

28

Obs.: A doena autolimitada durando em mdia 5 anos. Tratamento: Profilaxia: - Mebendazol - Palmoato de pirantel. - Hbitos de higiene. - Saneamento bsico.

Resumo Habitat: vive mergulhado na mucosa do ceco, podendo ser vistos tambm no apndice, clon transverso, clon ascendente e descendente e s vezes no leo. Produz grande quantidade de vulos (mdia 200 por grama de fezes) os quais chegam ao exterior junto com as fezes. De 10 a 15 dias depois, na temperatura 20 a 30oC e umidade alta a massa de clulas d origem s larvas infectantes dentro dos ovos. Os ovos, embrionados, sendo ingeridos por um hospedeiro implodem no intestino delgado, as larvas migram para o ceco. Nesse trajeto at o ceco sofrem transformao e se tornam vermes adultos. A primeira ovoposio ocorre aps um ms da infeco. Estrongoloidase Doena causada pelos hematelmintos. Agente etiolgico: Nematdeo stercoralis . uma infeco intestinal pelo Nematdeo S, a manifestao clnica ocorre com a presena do verme no intestino delgado, devido migrao de larvas. O nematdeo comum em reas de clima quente, existem apenas as fmeas que vivem no epitlio da mucosa duodenal e jejunal. A reproduo ocorre atravs de um ciclo de vida bastante complexo. Cada verme produz cerca de 100 ovos por dia que origina no intestino larvas que so eliminados nas fezes. No solo originam larvas infectantes e amadurecidas originando adulto de vida livre. Estas penetram no ser humano atravs da pele e migram pela circulao venosa at os pulmes pelos alvolos, ascendem a rvore respiratria, depois voltam epiglote onde so deglutidos atingindo o intestino delgado no qual amadurecem. As larvas podem desenvolver-se em estgios infectantes no intestino, penetram na parede intestinal e atingem a circulao, causando uma autoinfestao interna ou penetrar na parede perineal aps a eliminao das fezes, causando auto-infestao externa. Este processo permite que a infestao persista por 30 a 40 anos no mesmo hospedeiro.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

29

Quadro clnico: Dor epigstrica, diarria, hemoptise, tosse, clica e dor abdominal. Diagnstico: - Exame de fezes - Hemograma completo. Tratamento: Profilaxia: - Vermium - Thiaben. - Higiene - Saneamento bsico.

dispnia,

desnutrio,

Ancilostomase uma infeco extremamente comum em todo o mundo, causados por helmintos Ancylostoma duodenales, com predomnio nas regies tropicais pobres. causado por debilidade fsica, anemia e retardo no crescimento. Os ancylostoma tm cerca de 1 cm de comprimento, as fmeas so maiores que os machos, e, capaz de produzir 25.000 ovos diariamente, os quais so eliminados nas fezes. Os ovos implodem no solo em 24 a 48 horas, formando larvas, as quais, aps vrias transformaes num intervalo de 5 a 10 dias, originam larvas que so infectantes e podem sobreviver no solo mido e quente por vrios meses. Em contato com a pele, as larvas atingem a circulao venosa sendo transportadas at os pulmes. A migram at as paredes capilares dos alvolos, passam pela rvore respiratria, sendo deglutidos e passando para o intestino delgado. Vermes adultos possuem bocas adaptadas para fixao na mucosa intestinal. A infeco por ancylostoma pode ocorrer pela ingesto de larvas nos alimentos ou gua. Os vermes adultos podem sobreviver no indivduo por um ano ou at mais 3 a 5 anos. So pacientes bem nutridos com boas reservas de ferro orgnico e permanecem assintomticos. Esta espoliao lenta. Quadro clnico: dermatite no local da penetrao da larva, tendo prurido e eritema (irritao no local), manifestaes pulmonares com migrao de larvas, tosse, febre, hemoptise, anorexia, fraqueza, palidez, dispnia, palpitao, sncope, edema perifrico e insuficincia cardaca. Tratamento: - mebendazol - zentel.

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

30

Diagnstico: fezes, hemograma completo. Profilaxia: higiene e saneamento bsico.

Doena de chagas causado por protozorio, sendo considerada uma zoonose. Agente etiolgico: Tripanosoma cruzi. Transmisso: picada de inseto vetor infectado. O parasita transmitido por inseto hematfago que deposita os estgios tripomastigotas infectantes na pele medida que defecam enquanto se alimentam (Barbeiro ou chupana). Ciclo evolutivo: Indivduo hospedeiro intermedirio tripomastigota metacclico Eliminado nas fezes corrente sangunea penetra nas clulas tripomastigota metacclicoepimastigotatripomastigotas amastigotas Tripomastigota Sitio de infeco - tecido nervoso - esfago - clon, intestino grosso - tecido muscular - msculo estriado cardaco

Quadro clnico: Ocorre a invaso linftica para a corrente sangunea. A doena apresenta evoluo bastante variada podendo causar uma infeco sistmica aguda acompanhada de febre, hepatomegalia, meningoencefalia aguda. Ocorre na forma crnica hipertireoidismo, miocardite, cardiomegalia, megaclon, megaesfago. - Aguda Chagoma, edema bipalpebral, arritmias miocrdicas. - Crnica miocardite, cardiomigalia, megaclon (acmulo de fezes alimentos na crdia), fecaloma (acmulo de fezes na ampola retal). Tratamento: Sintomtico Epidemiologia: em todo Brasil, exceto em So Paulo
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

31

Profilaxia: uso de inseticidas (controle de vetores) Diagnstico: Xenodiagnstico, observao do parasita no sangue e na lmina. Machado Guerreiro Sorologia, reao de fixao de complementos. Resumo: A Doena de Chagas causada pelo T. cruzi ao ingerir sangue de um mamfero infectado, serve de local para complexa transformao do T., as quais ocorrem no intestino do inseto. Hbitos: percorre a moradia do hospedeiro intermedirio durante o perodo noturno onde procura se alimentar de sangue em reas do indivduo que so expostas, a face, o antebrao. Ao ingerir o sangue ele defeca no local liberando protozorios (tripomastigota) que penetram nas membranas e mucosas causando leso na pele. No local da penetrao forma ndulos inflamatrios onde ocorre inoculao que contm protozorios em grande multiplicao. Quando ocorre nas plpebras, caracteriza-se sinal de Romana (edema elstico, indolor da regio periorbitria e adjacncias), com colorao violcia, com hiperemia e linfodenopatia). Leishmaniose uma doena causada por protozorio de vida intra-celular em macrfagos no estgio amastigota transmitido por flebtomos (moscas). Agente etiolgico: Lesismaniose braziliensis. Transmisso: picada de flebtomos infectados. Ciclo evolutivo: Homem mosquito amastigotas intestino promastigota

homem - hospedeiro definitivo amastigotas SRE Quadro clnico: Formas cutneas: leses em cratera. Leses primrias Nariz e faringe Formas cutneas mucosas: nariz de anta. - Calazar - clnico (difcil) - laboratorial: reao de fixao de complemento.

Diagnstico:

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

32

Epidemiologia: - doenas silvestres, co e raposa. - braziliensis ( Brasil) - calazar China, Rssia, Egito, frica oriental, Pases do Mediterrneo, Amrica Central e Amrica do Sul. Profilaxia: - Zonas endmicas: evitar os vetores. colocar mosquiteiros e telas inseticidas vacinas (bloqueio para a forma amastigota)

Tratamento:

- antimonia - glucamine - anfotericina B. Braziliensis: - clnico: nariz de anta - laboratorial: reao de montenegro (bipsia da leso) Leishmaniose Donovana : - calazar - verificao heptica

Diagnstico:

Quadro clnico: - hepatoesplenomegalia - hepatite crnica - reduo de peso - anemia - caquexia - ictercia (causada por leso no fgado)

Resumo: Mecanismo de transmisso ocorre pela picada do inseto pertencente ao gnero Litomya, conhecido no Brasil por Birigui, Bauru por mosquito palha. Leishmaniose visceral calazar: o co o reservatrio mais importante do protozorio e transmitida pelo mosquito Phibotomus longipalpis, sendo a doena mais comum em crianas. Os dois rgos principais de crescimento do paciente so fgado e bao (Leishmaniose visceral) e pele (Leishmaniose cutnea).
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

33

Malria uma doena febril, paroxstica, causada por 4 espcies de protozorios do gnero Plasmodium. Agente infeccioso: - Plasmodium vivax: ter benigna (acesso de febre a cada 3 dias) - Plasmodium malariae: febre quart (acesso de febre a cada 4 dias) - Plasmodium falciparum: ter maligna (forma mais grave) - Plasmodium ovule: malria ovale. Transmisso: - de homem para homem - atravs da picada de fmea do mosquito anofelino infectado. - tambm pode ser transmitida por transfuso sangunea ou seringa e agulhas contaminadas. CICLO DE VIDA DA MALRIA NO HOMEM E NO MOSQUITO Quando a fmea infectada do mosquito Anopheles pica o homem hospedeiro, os esporozoitos encontrados na sua saliva so injetados na corrente sangunea e ento: (1) os esporozoitos penetram nas clulas parenquimatosas do fgado; (2) onde amadurecem em 2 semanas em esquizontes teciduais; (4) para finalmente sofrerem ruptura produzindo 10.000 a 40.000 merozoitos (5) que circulam no sangue por poucos minutos antes de penetrarem nas clulas vermelhas (eritrcitos); (6) para iniciar a fase sangunea assexuada. Alguns parasitas permanecem no fgado como hipnozoite latente (3) que so as causas de recidivas. Nos eritrcitos os merozoitos amadurecem nas formas de anel (7), trofozoites (8) e esquizonte (9) que completam o ciclo, liberando novamente merozoitos na circulao (10). Este ciclo pode durar meses ou at anos. Porm, alguns merozoitos iniciam a fase sexuada, amadurecendo nos eritrcitos para dar origem a gametcitos masculinos e femininos que sero ingeridos pelo mosquito Anopheles durante a alimentao. Ao penetrar no intestino do inseto o gametcito masculino perde os flagelos (12) para formar os micros gametas femininos originando o zigoto (13) e este por sua vez invade a mucosa intestinal (14) onde se desenvolve em oocisto (15), que desenvolvido produz milhares de esporozoitos (16), liberados no intestino (17), os quais migram para as glndulas salivares do inseto (18) de onde o ciclo inicia novamente. (figura 8)

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

34

Figura 8 Quadro Clinico: as manifestaes clnicas da malria diferem de acordo com a espcie de plasmodium infectante e o quadro imunolgico do hospedeiro, porm, habitualmente apresenta: - astenia, lombalgia, dores musculares, cefalia frontal, anorexia, febre, sudorese intensa, calafrios, ictercia, anemias, alterao no processo de coagulao do sangue, insuficincia renal, heptica, encefalite aguda e crnica, sensao de frio intenso. Tratamento: - Cloroquina - Quinino e outros
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

35

Profilaxia:

- Saneamento bsico - uso de inseticidas / repelentes - uso de tela em janelas e portas - controle de doadores de sangue.

Toxoplasmose uma doena causada por parasita protozorio Toxoplasma gondii e uma zoonose. Agente etiolgico: Toxoplasma gondii. Transmisso: o homem adquire a infeco por meio de ingesto de oocistos eliminados pelos gatos; ingesto de cistos teciduais em carnes cruas ou mal cozidas e transmisso vertical (transplacentria). A infeco humana adquirida no perodo pr-natal pode resultar em anormalidades ao nascimento, desenvolvimento de ictercia com hepatoesplenomegalia ou meningoencefalite no incio da segunda infncia ou o surgimento tardio de leses oculares (coriorretinite) levando cegueira. Quadro clnico: alm do citado acima, pode apresentar febre, linfodenopatias, cefalia, mialgia e fadigas, ictercia. Diagnstico: Tratamento: Profilaxia: com os gatos (fezes) - Sorologia - sulfadiazina - pirimetamine

- higiene, coco de carnes, evitar contato com grvidas,

Obs.: Existem 3 estgios principais de desenvolvimento da toxoplasmose: Taquizoitos: so os organismos de rpida multiplicao da infeco aguda, tambm chamada de trofozoitos. Bradizoitos: so os organismos de multiplicao lenta ou de repouso nos cistos do toxoplasma e se desenvolvem durante a infeco crnica no crebro, retinas, msculo esquelticas e cardacas e em qualquer outra parte do corpo. Esporozoitos: desenvolvem-se nos esporocistos, dentro dos oocistos que so eliminados pelas fezes dos gatos. O hospedeiro natural o gato, onde o parasita apresenta um ciclo entrico produzindo oocistos nas fezes. No homem pode invadir vrios tecidos.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

36

Filariose (Elefantase) uma doena causada por nematdeos parasita que invade os vasos linfticos dos membros inferiores. Agente etiolgico: Wuchereria bancroffi (tecido linftico) Onchoceria volvulus (pele). Transmisso: microfilrias ingeridas por insetos hematfagos desenvolvem-se em estgio infectante e so reintroduzidos no hospedeiro humano quando de alimentao do vetor. Distribuio ampla nos pases tropicais e subtropicais. Quadro clnico: linfangite, inflamao dos linfonodos e bloqueio dos linfticos levando algumas vezes elefantase. Na oncocercose a hipersensibilidade s larvas microfilrias leva a leses cutneas e oculares. Diagnstico: Esfregao sanguneo ou em fragmentos de pele a fresco. Tratamento: Dietil carbamazina (filariose linftica) Profilaxia: Evitar os vetores (poas de gua, pneus, latas, etc.) e controle de vetores com pulverizao.

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

37

III NOES DE IMUNOLOGIA 1. Definio Imunologia: o estudo da resposta imune, isto , dos mecanismos pelos quais o organismo capaz de reconhecer e eliminar as substncias estranhas sua composio. 2. Transmisso das doenas Doena: o resultado de um agente patgeno capaz de produzir sinais e sintomas caracterizando a doena. Existem vrios tipos de doena: Doena iatrognica: gerada por tratamento mdico inadequado. Ex: hemiplegia Doena imunitria: doena imune deficitria. Ex: Aids Doena degenerativa: degenerao de tecidos do organismo. Ex: Mal de Alzheimer Doena hereditria: herdada dos pais. Ex: albinismo Doena congnita: passada por via placentria. Ex: rubola Doena neoplsica: processo de proliferao tumoral. Ex: cncer Doena carencial: carncias nutritivas. Ex: desnutrio Doena psquica: transtornos do comportamento. Ex: esquizofrenia Doena profissional: provocada atravs do exerccio de uma profisso. Ex: L.E.R. 3. Defesas do organismo As reaes mecnicas de defesa tm como principais componentes: * Pele: representa barreira mecnica eficaz penetrao dos agentes infecciosos porm a eficincia desta proteo comprometida se houverem leses, mesmo que microscpicas e passem totalmente desapercebidas. * Mucosas: as mucosas ntegras se opem a penetrao da maioria dos micrbios, geralmente o muco (que recobre as mucosas) retm os microorganismos e da so eliminados aos poucos. Ex: movimento ciliar das vias areas superiores (espirro, tosse). * Drenagem linftica: o sistema linftico representa uma via acessria pela qual os lquidos podem fluir dos espaos intercelulares para os vasos
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

38

sangneos. Este sistema compreendido por linfa (rico em clulas de defesa), canais linfticos (drenam excesso de lquidos dos espaos intersticiais) e gnglios linfticos ou linfonodos (barreira contra processos infecciosos). 4. Imunidade Inata Sistema Imunolgico Inato: age como uma primeira linha de defesa contra agentes infecciosos e a maioria dos patgenos em potencial so combatidos antes de se disseminarem como infeco. Essa defesa uma reao mecnica do organismo; ela pode ser atravs da pele, mucosa ou drenagem linftica. A poro externa do corpo se apresenta como barreira eficaz maioria dos organismos sendo os agentes infecciosos incapazes de penetrar a pele ntegra. Fagcitos Leuccitos ou Glbulos Brancos formados na medula ssea neutrfilos, moncitos macrfagos SISTEMA ADAPTATIVO SISTEMA INATO

Linfcitos

Os fagcitos tm como funo englobar partculas, incluindo agentes infecciosos engolindo e destruindo-os. Essas clulas exterminadoras reconhecem mudanas que ocorrem na superfcie celular quando esto infectadas. Os interferons so produzidos por clulas que sofreram infeces virais formando uma resistncia antiviral em clulas no infectadas. Citotoxidade: reao onde um linfcito elimina uma clula alvo Fagocitose: reao na qual um leuccito engloba e digere corpos estranhos As principais clulas fagocitrias so os macrfagos e os neutrfilos polimorfonucleares. A fagocitose no ocorre ao menos que o microorganismo primeiramente se ligue superfcie do fagcito e isso s possvel pela ntima proximidade entre eles; portanto, deve haver um mecanismo que atraia os fagcitos para o local colonizado. Muitas bactrias produzem substncias qumicas que atraem os leuccitos num processo denominada quimiotaxia.

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

39

INFLAMAO: a resposta do organismo a uma agresso como a invaso por um agente infeccioso. No processo inflamatrio ocorre: Aumento do fluxo sangneo na rea infectada; Aumento da permeabilidade capilar; Migrao dos macrfagos para o local da infeco. A reao inflamatria caracterizada por quatro tipos de sintomas: dor, rubor, calor e tumor. INFECO: a implantao, crescimento e multiplicao de seres vivos no organismo de hospedeiros altamente organizados. Micrfagos FAGCITOS Macrfagos fagocitam os fragmentos dos fagcitos e dos microorganismos invasores = secreo purulenta. englobam partculas pequenas .

FEBRE: produzida por substncias qumicas chamadas pirognicas que podem originar-se do exterior ou do prprio organismo que induzem a febre. Os pirognicos agem em tecidos que so destrudos, ex.: tumor maligno. ANTGENO: molculas estranhas que produzem os anticorpos. ANTICORPOS: molculas flexveis que reagem especificamente reconhecendo diferentes tipos de agentes infecciosos, 5. Imunidade Adaptativa As respostas adaptativas agem contra microorganismos que sobrepujam (passam por cima) as defesas inatas. O antgeno liga-se a um pequeno nmero de clulas capazes de reconhec-lo, induzindo sua proliferao (populao = clones = seleo clonal). O sistema imune gera anticorpos que podem reconhecer todos os diferentes antgenos mesmo antes de encontr-los que so as molculas no pertencentes ao organismo, reagindo contra elas. Quando o microorganismo consegue transpor a barreira inata (pele e mucosa), o organismo vai desenvolver um novo mecanismo de defesa = resposta imunolgica especfica atravs das imunoglobulinas anticorpos- IgG (encontrada em 80% do organismo), IgM, IgD, IgE e IgA.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

40

INFECO

REINFECO

IMUNIDADE INATA

3 2

IMUNIDADE ADAPTATIVA

5 6

MEMRIA IMUNOLGICA

1 DOENA

4 RECUPERAO

SEM DOENA

Um agente infeccioso primeiramente se defronta com o sistema imune inato; os componentes deste sistema podem ser suficientes para impedir a doena (1), mas em casos negativos, a doena pode ocorrer (2). O sistema imune adaptativo ento ativado (3) para garantir a recuperao (4) e uma resposta imunolgica especfica de memria (5). Aps a reinfeco com o mesmo agente, a doena no ocorre porque o indivduo ter adquirido imunidade contra o agente infeccioso. 6. Mecanismos da Resposta Imune A penetrao do antgeno no organismo alcana a corrente sangnea e linftica. Os linfcitos B produzem anticorpos contra o antgeno que iniciou o processo de ativao celular enquanto que os linfcitos T produzem clulas de memria que posssibilitar em um segundo contato uma produo mais rpida de anticorpos. As reaes imunolgicas especficas so classificadas em: Imunidade ativa adquirida naturalmente: o prprio organismo produz antgenos. As clulas de memria permitem o reconhecimento de certas doenas onde o mesmo organismo foi infectado uma vez, ou seja, o primeiro ataque gera imunidade; ex.: caxumba, sarampo, etc. J outras doenas no deixam imunidade no primeiro contato. Ex.: gonorria, pneumonia, etc Imunidade ativa adquirida artificialmente: obtida atravs da administrao de antgenos processados = vacina. Elas so produzidas a partir dos prprios microorganismos vivos ou mortos .As vacinas podem ser: Simples: com um nico tipo de microorganismo. Ex: tetnica Mistas: dois ou mais tipos de microorganismos. Ex: trplice. Imunidade passiva adquirida naturalmente: imunidade dos recm-nascidos onde os anticorpos so passados via placentria ou colostro onde permanece at os 6 meses de vida aps isso, comea a desenvolver suas defesas.
Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

CEPA - Centro de Estudos Profissionalizantes - ALFA

41

Imunidade passiva adquirida artificialmente: transferncia de anticorpos formados em outro indivduo (doador e receptor). Essa soluo de anticorpos chamada de soro e agem de imediato combatendo a infeco e, dependendo de sua espcie doadora, pode ser homlogo (obtido do doador da mesma espcie) e heterlogos (doador e receptor de espcies diferentes). Os soros ainda se classificam em antitxicos (antitetnico), antipeonhentos (antiofdico) e antivirais (anti-rbico). Imunidade no adquirida natural ou inata: conjunto de fenmenos ou fatores que podem modificar a imunidade no especfica ou a especfica. Essas modificaes podem favorecer ou prejudicar as respostas imunolgicas do indivduo. Estes fatores podem ser decorrentes de inflamao, idade, raa, estado nutricional e fatores individuais. 7. Mtodos de Limpeza, Desinfeco e Esterilizao Limpeza: a operao para a remoo fsica de sujidade com a finalidade de manter o asseio e a higiene do ambiente. Mtodo: gua, sabo ou detergente. Desinfeco: o processo pelo qual so destrudos os microorganismos em sua forma vegetativa, utilizada em reas e superfcies contaminadas. Mtodo: produtos qumicos e fsicos. Esterilizao: o processo de destruio de todas as formas vegetativas inclusive os esporos mediante aplicao de agentes fsicos e qumicos. Os agentes fsicos mais utilizados so o vapor sob presso (auto-clave) e entre os agentes qumicos mais utilizados temos o glutaraldedo, o formaldedo e o xido de etileno.

Rua Fernandes Vieira 318 4o andar Belenzinho SP Fone: 6693.1734 / 6694.3950

Potrebbero piacerti anche