Sei sulla pagina 1di 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA

MANOEL GARCIA NETO EDUARDO MORENO

ONDAS E ANTENAS SIMULAO DE ONDAS ELETROMAGNTICAS

CAMPO GRANDE MS 2013

MANOEL GARCIA NETO EDUARDO MORENO

ONDAS E ANTENAS SIMULAO DE ONDAS ELETROMAGNTICAS

CAMPO GRANDE MS 2013

SUMRIO

OBJETIVO.....................................................................................................................4 INTRODUO...............................................................................................................4 FUNDAMENTAO TERICA.....................................................................................4 DESENVOLVIMENTO...................................................................................................6 CASO 1......................................................................................................................7 CASO 2......................................................................................................................8 CASO 3.....................................................................................................................10 CONCLUSO................................................................................................................13

1. OBJETIVO Atravs do uso do software ONDAS desenvolvido pelo GRUCAD da UFSC, este trabalho tem como objetivo mostrar ao aluno o comportamento das ondas em diferentes situaes, utilizando o ambiente da interface realstico do aplicativo computacional, simulando o comportamento das ondas incidente, refletida e transmitida, bem como a potncia transmitida e refletida. 2. INTRODUO Quando uma onda eletromagntica, ao se propagar, encontra algum objeto onde h um material com propriedade distintas do meio de propagao, ondas secundria so produzidas. Estas decorrem do campo de reao dos dipolos magnticos e eltricos constituintes do objeto ao campo incidente, o que dito como ondas refletidas de volta para o meio de ondas transmitidas para o interior do objeto. Dependendo da forma geomtrica do obstculo, do comprimento de onda e da regio ocupada pelo feixe de radiao incidente, bem como da composio e homogeneidade do objeto, pode ocorrer ou no espalhamento difuso, ou seja, reflexo e transmisso ao longo de vrias direes. A fim de auxiliar no aprendizado de efeitos de propagao de ondas em meios quaisquer, o GRUCAD (Grupo de Concepo e Anlise de Dispositivos Eletromagnticos),da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveu um simulador de ondas eletromagnticas, que de maneira didtica e simples possibilita verificar o comportamento das ondas em diferentes situaes.

3. FUNDAMENTAO TERICA Quando analisamos a propagao de ondas eletromagnticas planas, muitas vezes usamos os conceito de meio ilimitado e homogneo para o estudo. Contudo, essa situao irreal, pois qualquer meio necessariamente limitado em extenso ou apresenta, dentro de algum volume suficientemente grande, variaes das propriedades condutividade, permissividade e permeabilidade em uma ou mais direes. Portanto para caracterizar com preciso a existncia de uma interface entre dois materiais com propriedades eletromagnticas distintas, iremos considerar uma

onda eletromagntica gerada no meio 1 propaga-se at a interface com o meio 2. Ao incidir na interface, dois processos ocorrem: uma parte da onda incidente retorna ao meio 1 e outra parte se transmite para o meio 2. Surge ento uma onda refletida e uma onda transmitida, como podemos observar na figura 01.

Figura 01 - A incidncia de uma onda eletromagntica em uma interface entre dois meios com propriedades diferentes gera uma onda refletida e uma onda transmitida 4. DESENVOLVIMENTO Com os devidos conhecimentos sobre os estudos de onda, o exerccio proposto sobre uma OPU no espao livre, descrita por V/m que se propaga com = 107 rad/s, incidindo em um dieltrico qualquer que apresenta r = 2,25, r= 4,0 e = 100 /m [Siemens/m], sendo considerado uma distncia d= 100 m. Para que tal analise seja feito, temos que obter a frequncia atravs da equao:

4.1.

CASO 1

Para a analise do primeiro caso, foi utilizado r = 2,25, r= 4,0 e = 100 /m [Siemens/m], descrita por [V/m].

Onde possvel verificar que a onda resultante tem uma perda de amplitude, sendo que a mesma tende a ir a zero, porm no chega zero. Neste caso, podemos ver tambm que no h onda refletida neste meio, sendo que constantemente ela igual a 0 [V/m].

Como dito acima verificamos que h uma perda de 99,24 % ao longo dos 100m. Isso ocorre devido ao meio onde a onda esta se propagando. Afim de verificar o comportamento da propagao desta onda em contato com um espao livre r = 1, r = 1 e = 0-1/m , foi possvel obter um ensaio descrito na figura
abaixo.

Onde possvel ver o comportamento da onda resultante de propagao, assim, nota-se que h uma atenuao da onda refletida e da onda incidente, sendo q isso ocorre devido impedncia dos materiais serem prximas uma das outras. Tambm possvel verificar as perdas ocorridas quando a onda passa do espao livre para o meio dado.

Analisando esse fluxo de potencia, possvel ver que quando a onda se propaga de um espao livre, para o meio dado (r = 2,25, r= 4,0 e = 100 /m [Siemens/m]) , o

ndice de perda menor do que a perda da propagao somente no meio dado. Isso ocorre, pois a onda sofre uma pequena reflexo ao encontrar o meio dado. 4.2. CASO 2

Para a analise do segundo caso, foi utilizado o meio dieltrico do Vidro com r = 5, r= 1 e = 0 [Siemens/m], [V/m].

Onde possvel verificar que a onda resultante se sobrepe a onda incidente e no h onda refletida para o caso acima,

Assim, observa-se que a amplitude da onda se mantm ao longo dos 100m, sendo que a potencia de entrada igual a potencia de sada, no havendo perdas por causa do meio de propagao. Quando essa onda propagada no espao livre e a mesma coincide com o vidro, sua propagao sofre uma alterao, como podemos ver na figura abaixo.

Onde percebemos que o perodo da onda incidida diminui em relao ao da onda incidente, isso ocorre por consequncia da impedncia do meio incidente ser menor que a do espao livre.

Na analise do fluxo de potencia, podemos verificar que semelhantemente a propagao no vidro, a transmisso de onda do espao livre para o vidro no tem perdas, sendo que h somente uma pequena parte que sofre reflexo. CASO 3 Para o terceiro caso, foi utilizado o meio dieltrico como sendo o cobre com r = 1, r= 1 e = 58000000 [Siemens/m] [V/m].

Como podemos observar, quando a onda encontra um meio de propagao como o cobre, onde o mesmo tem um alto ndice de refrao, a onda totalmente refletida, sendo chamado de reflexo especular.

Nota-se tambm, que pelo fato do cobre ser um material com uma elavada condutividade, quando h uma propagao de onda que incida sobre o mesmo, ele apresenta 100% de perda, sendo assim, no h uma onda resultante. Quando transmitimos a onda que passa do espao livre para o cobre, possvel verificar o comportamento abaixo.

Sendo assim, nota-se a ausncia total da onda no meio do cobre, devido ao meio incidido ter uma impedncia muito maior que a do meio incidente, possibilitando assim que a onda passe pelo mesmo. Tal reflexo total da onda nos permite atravs do fluxo de potencia, constatar que h 100% de perda na transmisso.

5. CONCLUSO
Aps verificarmos os diferentes comportamentos da onda, quando se varia as condies do meio, possvel observar de forma simples e clara que cada meio de propagao tem uma caracterstica prpria, sendo que para uma mesma frequncia, amplitude, h uma grande divergncia para as ondas refletidas, incidentes e resultantes.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS 1- http://www.ufpe.br/fontana/Eletromagnetismo2/EletromagnetismoWebParte02/ mag2cap8.htm, acessado dia 19 de fevereiro de 2013. 2- ENGENHARIA ELETROMAGNTICA Prof. Dr. Airton Ramos 3- http://www.ufpe.br/fontana/Eletromagnetismo2/EletromagnetismoWebParte02/ mag2cap8.htm, acessado dia 19 de fevereiro de 2013. 4- http://www.grucad.ufsc.br/, acessado dia 15 de fevereiro de 2013.

Potrebbero piacerti anche