Sei sulla pagina 1di 12

1

H
2

oje nossa categoria no Brasil composta de aproximadamente 130 mil profissionais, entre os quais 70% so de mulheres, de acordo com dados do Conselho Federal de Farmcia, compondo assim uma categoria majoritariamente feminina. A significativa relevncia destes dados fez com que a Federao Nacional dos Farmacuticos, que representa as farmacuticas (os) em mbito nacional, lance a Campanha: Sou Mulher, Sou Farmacutica, Tenho Direitos! A Campanha pretende denunciar abusos e contribuir para a melhoria dos indicadores de trabalho nos espaos hoje ocupados por essas mulheres. Apesar do ntido predomnio das mulheres no universo farmacutico, ainda convivemos com absurdos e injustias. Diferenciao salarial no mesmo cargo entre homens e mulheres, exigncia de boa aparncia, dificuldades de ascenso profissional em cargos de poder, proibio do direito de amamentar, assdio moral e sexual entre outros proplemas que, embora no exclusivos do gnero feminino, so as mulheres que mais sofrem. Isso alm da exposio das profissionais em situaes humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exerccio das funes. Ns farmacuticas e farmacuticos, profissionais da sade, seja na farmcia pblica ou privada, ambulatorial ou hospitalar, aloptica ou homeoptica, nos laboratrios clnicos, na indstria, na universidade ou em qualquer outro local de atuao profissional, no podemos abrir mo de nossos direitos e do respeito aos colegas independentemente de gnero, raa ou cor de pele. Neste contexto lanamos a campanha no intuito de ampliar a conscientizao da categoria e da sociedade sobre os direitos destas mulheres, seus anseios e perspectivas como profissionais junto ao mercado de trabalho e o meio no qual elas se inserem. Farmacuticas, fiquem atentas aos seus direitos. Romper o silncio uma das melhores armas no combate ao preconceito e a violncia contra a mulher. Ajudem a denunciar procurando o seu sindicato ou a Fenafar.
Clia Machado Gervsio Chaves Presidente da Fenafar Lia Mello de Almeida Diretora do Dpto da Mulher Fenafar

Colegas farmaCutiCas e farmaCutiCos,

igualdade entre homens e mulheres um direito fundamental e uma condio necessria para concretizar o crescimento, o emprego e a democracia. A Constituio Federal de 1988 promoveu mudanas extremamente importantes na superao do tratamento desigual fundado no sexo, ao afirmar, no art. 5, inciso I, que homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos da Constituio. Ao equiparar direitos e obrigaes de homens e mulheres, em todos os nveis, a Constituio ensina que a igualdade de homens e mulheres est contida na norma geral da igualdade perante a lei, bem como em todas as normas constitucionais que vedam discriminao de sexo (artigos. 3, IV, e 7,XXX). E quando constata- se no 5 do art. 226 (os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher), no h dvidas quanto a importncia que a Constituio Federal confere ao princpio da igualdade, to ampla quanto possvel, entre homens e mulheres. Mas as relaes entre homens e mulheres nas sociedades ocidentais, deste final de milnio, aps muitos sculos de desigualdades, pautou-se com visveis privilgios para os homens. Ocorrreram alguns progressos nas ltimas dcadas, principalmente graas legislao sobre a igualdade de tratamento, integrao da dimenso do gnero nas diferentes polticas e adoo de medidas especficas em favor das mulheres. Mas ainda existe muito que ser respeitado e cumprido. A primeira Constituio Republicana, de 1891, declarava eleitores todos os cidados maiores de 21 anos que se alistassem, na forma da lei, mas os aplicadores da norma entenderam que ela expressava a inteno de excluir as mulheres. A luta da mulher brasileira pela cidadania plena s comeou a produzir resultados a partir da criao, em 1922, por Bertha Lutz, da primeira organizao de mulheres - a Federao Brasileira para o Progresso Feminino -, cuja principal palavra de ordem era a conquista do direito do voto em igualdade de condies com o homem. A primeira vitria da organizao ocorreu mais de dez anos aps sua criao, quando, nas eleies para a Constituinte de 1934, as mulheres conquistaram o reconhecimento do direito de voto e a permisso de comparecerem s urnas como eleitoras e como candidatas. Durante cinco dcadas de rdua luta, numa sociedade tradicionalmente dominada pelos homens, as mulheres foram conquistando condies de igualdade, contra discriminaes das mais variadas ordens. Assim, mesmo depois dos inegveis avanos da Constituio de 1988, as mulheres ainda se defrontam com o preconceito, seu maior adversrio, arraigado principalmente nos costumes.

sou mulHer, sou farmaCutiCa, teNHo Direitos!

No Brasil, o percentual de mulheres chefes de famlia cresceu 79% em dez anos, passando de 10 milhes em 1996 para 18 milhes em 2006. Apesar dos avanos feitos pelas mulheres no que respeita a igualdade no mundo ocidental, h um longo caminho a percorrer para se chegar igualdade, de acordo com as seguintes estatsticas mundiais: As mulheres detm apenas 1% da riqueza mundial, e ganham 10% das receitas mundiais, apesar de constituirem 49% da populao. Quando se considera a criao dos filhos e o trabalho domstico, as mulheres trabalham mais do que os homens, quer no mundo industrializado, quer no mundo subdesenvolvido (20% a mais no mundo industrializado, 30% no resto do mundo). As mulheres esto sub-representadas em todos os corpos legislativos mundiais. Em 1985 a Finlndia detinha a maior percentagem de mulheres na legislatura nacional, com aproximadamente 32% (cf. NORRIS, P.. Womens Legislative Participation in Western Europe, West European Politics). Atualmente, a Sucia tem o maior nmero, com 42%. A mdia mundial apenas 9%. Em mdia, mundialmente, as mulheres ganham 30% menos do que os homens, mesmo quando tm o mesmo emprego. O compromisso com a luta pela igualdade entre homens e mulheres no deve ser somente daquelas mulheres que sofrem com a desigualdade ou das feministas, que se lanaram na luta pela valorizao da mulher e contra a violncia machista. um compromisso de todo cidado, de toda a sociedade e, principalmente, daquelas pessoas que acreditam na cidadania plena e sem distino de sexo.

Artigo 3 - inciso IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Artigo 5 - pargrafo 1 - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio. Artigo 202 assegurada aposentadoria Inciso I - aos sessenta e cinco anos de idade, para o homem, e aos sessenta, para a mulher, reduzido em cinco anos o limite de idade para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exeram suas atividades em regime de economia familiar, neste includos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

onhecer os direitos, bem como os deveres, fundamental a qualquer cidado. E em especial para quem tem conhecimento de seus direitos possa saber como proceder para que os mesmos sejam cumpridos. Assim, observe o que a legislao j garante de direitos a voc MULHER!

VoC tem Direitos garaNtiDos em lei!

CoNstituio feDeral (1988) - Vitria pela CiDaDaNia

CoNsoliDao Das leis Do trabalHo (1943) garaNtias CoNstituCioNais Dos Direitos soCiais e trabalHistas
Art. 372. Os preceitos que regulam o trabalho masculino so aplicveis ao trabalho feminino, naquilo em que no colidirem com a proteo especial instituda por este Captulo. Art. 373. A durao normal de trabalho da mulher ser de oito horas dirias, exceto nos casos para os quais for fixada durao inferior. Art. 373-A. Ressalvadas as disposies legais destinadas a corrigir as distores que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, vedado: I - publicar ou fazer publicar anncio de emprego no qual haja referncia ao sexo, idade, cor ou situao familiar, salvo quando a natureza da atividade a ser exercida, pblica e notoriamente, assim exigir; II - recusar emprego, promoo ou motivar a dispensa do trabalho em razo do sexo, idade, cor, situao familiar ou estado de gravidez, salvo quando a natureza da atividade seja notria e publicamente incompatvel; III - considerar o sexo, a idade, a cor ou situao familiar como varivel determinante para fins de remunerao, formao profissional e oportunidade de ascenso profissional; IV - exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovao de esterilidade ou gravidez, na admisso ou permanncia no emprego; V - impedir o acesso ou adotar critrios subjetivos para deferimento de inscrio ou aprovao em concursos, em empresas privadas, em razo de sexo, idade, cor, situao familiar ou estado de gravidez; VI - proceder o empregador ou preposto a revistas ntimas nas empregadas ou funcionrias Pargrafo nico - O disposto neste artigo no obsta a adoo de medidas temporrias que visem ao estabelecimento das polticas de igualdade entre homens e mulheres, em particular as que se destinam a corrigir as distores que afetam a formao profissional, o acesso ao emprego e as condies gerais de trabalho da mulher. Art. 377. A adoo de medidas de proteo ao trabalho das mulheres considerada de ordem pblica, no justificando, em hiptese alguma, a reduo de salrio. Art. 381 - O trabalho noturno das mulheres ter salrio superior ao diurno. 1 - Para os fins desse artigo, os salrios sero acrescidos duma percentagem adicional de 20% (vinte por cento) no mnimo. 2 - Cada hora do perodo noturno de trabalho das mulheres ter 52 (cinqenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos.
Captulo iii- Da proteo ao trabalHo Da mulHer

Art. 389 - Toda empresa obrigada: I - a prover os estabelecimentos de medidas concernentes higienizao dos mtodos e locais de trabalho, tais como ventilao e iluminao e outros que se fizerem necessrios segurana e ao conforto das mulheres, a critrio da autoridade competente; II - a instalar bebedouros, lavatrios, aparelhos sanitrios; dispor de cadeiras ou bancos, em nmero suficiente, que permitam s mulheres trabalhar sem grande esgotamento fsico; III - a instalar vestirios com armrios individuais privativos das mulheres, exceto os estabelecimentos comerciais, escritrios, bancos e atividades afins, em que no seja exigida a troca de roupa e outros, a critrio da autoridade competente em matria de segurana e higiene do trabalho, admitindo-se como suficientes as gavetas ou escaninhos, onde possam as empregadas guardarem seus pertences; 1 - Os estabelecimentos em que trabalharem pelo menos 30 (trinta) mulheres com mais de 16 (dezesseis) anos de idade tero local apropriado onde seja permitido s empregadas guardar sob vigilncia e assistncia os seus filhos no perodo da amamentao. 2 - A exigncia do 1 poder ser suprida por meio de creches distritais mantidas, diretamente ou mediante convnios, com outras entidades pblicas ou privadas, pelas prprias empresas, em regime comunitrio, ou a cargo do SESI, do SESC, da LBA ou de entidades sindicais. Art. 390 - Ao empregador vedado empregar a mulher em servio que demande o emprego de fora muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho continuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o trabalho ocasional. Art. 390-B - As vagas dos cursos de formao de mo-de-obra, ministrados por instituies governamentais, pelos prprios empregadores ou por qualquer rgo de ensino profissionalizante, sero oferecidas aos empregados de ambos os sexos. Art. 390-E - A pessoa jurdica poder associar-se a entidade de formao profissional, sociedades civis, sociedades cooperativas, rgos e entidades pblicas ou entidades sindicais, bem como firmar convnios para o desenvolvimento de aes conjuntas, visando execuo de projetos relativos ao incentivo ao trabalho da mulher.

Art. 383 - Durante a jornada de trabalho, ser concedido empregada um perodo para refeio e repouso no inferior a 1 (uma) hora nem superior a 2 (duas) horas salvo a hiptese prevista no art. 71, 3.
seo iV Dos mtoDos e loCais De trabalHo

seo iii Dos peroDos De DesCaNso

Art. 391 - No constitui justo motivo para a resciso do contrato de trabalho da mulher o fato de haver contrado matrimnio ou de encontrar-se em estado de gravidez. Pargrafo nico - No sero permitidos em regulamentos de qualquer natureza contratos coletivos ou individuais de trabalho, restries ao direito da mulher ao seu emprego, por motivo de casamento ou de gravidez. Art. 392 - A empregada gestante tem direito licena-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuzo do emprego e do salrio. 4o garantido empregada, durante a gravidez, sem prejuzo do salrio e demais direitos: I - transferncia de funo, quando as condies de sade o exigir, assegurada retomada da funo anteriormente exercida, logo aps o retorno ao trabalho; II - dispensa do horrio de trabalho pelo tempo necessrio para a realizao de, no mnimo, seis consultas mdicas e demais exames complementares. Art. 392-A - empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana ser concedida licena-maternidade nos termos do art. 392, observado o disposto no seu 5o. Art. 393 - Durante o perodo a que se refere o art. 392, a mulher ter direito ao salrio integral e, quando varivel, calculado de acordo com a mdia dos 6 (seis) ltimos meses de trabalho, bem como os direitos e vantagens adquiridos, sendo-lhe ainda facultado reverter funo que anteriormente ocupava. Art. 394 - Mediante atestado mdico, mulher grvida facultado romper o compromisso resultante de qualquer contrato de trabalho, desde que este seja prejudicial gestao. Art. 395 - Em caso de aborto no criminoso, comprovado por atestado mdico oficial, a mulher ter um repouso remunerado de 2 (duas) semanas, ficando-lhe assegurado o direito de retornar funo que ocupava antes de seu afastamento. Art. 396 - Para amamentar o prprio filho, at que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher ter direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais, de meia hora cada um. Pargrafo nico - Quando o exigir a sade do filho, o perodo de 6 (seis) meses poder ser dilatado, a critrio da autoridade competente. Art. 397 - O SESI, o SESC, a LBA e outras entidades pblicas destinadas assistncia infncia mantero ou subvencionaro, de acordo com suas possibilidades financeiras, escolas maternais e jardins de infncia, distribudos nas zonas de maior densidade de trabalhadores, destinados especialmente aos filhos das mulheres empregadas. Art. 400 - Os locais destinados guarda dos filhos das operrias durante o perodo da amamentao devero possuir, no mnimo, um berrio, uma saleta de amamentao, uma cozinha diettica e uma instalao sanitria.

seo V Da proteo materNiDaDe

A Lei Maria da Penha um marco para os direitos das mulheres, porque representa uma proposta concreta de combate violncia domstica e familiar contra a mulher. Esta Lei que protege as mulheres contra a violncia recebeu o nome de Maria da Penha em homenagem farmacutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes. Com muita dedicao e senso de justia, ela mostrou para a sociedade a importncia de proteger a mulher da violncia sofrida no ambiente mais inesperado, seu prprio lar, e advinda do alvo menos previsto, seu companheiro, marido ou namorado. Nesta Lei, no seu art. 9, disciplina que o juiz assegurar mulher em situao de violncia domstica e familiar, para preservar sua integridade fsica e psicolgica: II manuteno do vnculo trabalhista, quando necessrio o afastamento do local de trabalho, por at 6 (seis) meses; mais um direito a estabilidade que muitas mulheres empregadas desconhecem.

lei maria Da peNHa 2006 - Na luta Da ViolNCia CoNtra a mulHer

liCeNa para aCompaNHameNto De saDe De filHo e asCeNDeNtes - no h previso legal. Precisamos ter o direito de acompanhar nossos filhos quando necessitarem de ajuda. ampliao Da liCeNa materNiDaDe obrigatoriedade dos empregadores cumprirem o previsto na Lei 11770/2008, ampliando para 180 dias a licena maternidade. proteo CoNtra DespeDiDa arbitrria a demisso da trabalhadora ocorrer somente se existir uma causa justificada. Inexiste previso legal. igualDaDe salarial e jorNaDa De trabalHo pelo cumprimento do previsto na Constituio Federal.

Nossas priNCipais lutas mulHeres trabalHaDoras juNtas Com suas eNtiDaDes represeNtatiVas pela ampliao Dos seus Direitos!

Dia Internacional da Mulher celebrado a 8 de Maro. um dia comemorativo para a celebrao de conquistas econmicas, polticas e sociais alcanados pela mulher. Mas o marco histrico desta data foi o incndio na fbrica da Triangle Shirtwaist (Nova Iorque, 1911) em que 140 mulheres perderam a vida. O Dia Internacional de Combate a Violncia contra a Mulher celebrado em 25 de Novembro, decidido pelo Primeiro Encontro Feminista da latino-americano e do

Dia iNterNaCioNal Da mulHer

Dia iNterNaCioNal De Combate ViolNCia CoNtra a mulHer

Caribe em 1981, e oficialmente adotado pela ONU em 1999. A data marca o brutal assassinato das revolucionrias Irms Mirabal a mando do ento, ditador da Repblica Dominicana, Rafael Trujillo, em 25 de novembro de 1961.

eNtiDaDes NaCioNais Na Defesa Dos Direitos Da mulHer juNtas somos mais fortes!
Unio Brasileira de Mulheres (UBM) Site: http://www.ubmulheres.org.br/ Email: ubm@uol.com.br/

Informe-se no seu Municpio e no seu Estado os contatos do Conselho dos Direitos da Mulher, Centro de Referncia da Mulher, Defensoria Pblica, Delegacia da Mulher e a Fundao de Proteo Especial.

Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB) Site: http://www.portalctb.org.br/site/

rua: baro de itapetininga,255, 11 andar - Conjunto 1105 - Cep 01042-001 - Centro - so paulo - sp fones/fax: (11) 3259-1191 - 3257-9126

siNDiCatos filiaDos
sindicato dos farmacuticos/am Rua Monsenhor Coutinho, 862, sl 06 - Centro CEP: 69010-110 - Manaus - AM E-mail: sindicato.farmaceuticos@gmail.com Pgina: www.sinfaram.org.br sindicato dos farmacuticos/ba Av. Sete de Setembro, 88 - 6 And - Sl 602 CEP 40060-001 - Salvador - BA Fone/Fax: (71) 3266-0464 E-mail: sindifarma@sindifarma.org.br Pgina: www.sindifarma.org.br sindicato dos farmacuticos/Ce Av Santos Dumont, 905 - Sala 06 CEP 60.150-060 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3221.3656 Fax: (85) 3454.2356 E-mail: sinfarces@yahoo.com.br sindicato dos farmacuticos/es Pa. Getlio Vargas, 35 - 4 and - Sl 411 CEP 29010-350 - Centro - Vitria - ES Fone: (27) 3323-0783 Fax: (27) 3222-4832 E-mail: sinfes@sinfes.com.br Pgina: www.sinfes.com.br sindicato dos farmacuticos/mt Rua Jules Rimet, 375 - Bairro Alvorada CEP 78048-610 - Cuiab - MT Fone/Fax: (65) 3621-4560 E-mail: sinfarmat@gmail.com Pgina: www.sinfarmt.org.br sindicato dos farmacuticos/mg Rua dos Tamoios, 462 - sala 1205, Centro CEP 30120-050 - Belo Horizonte - MG Telefone: (31) 3212-1157 Fax: (31) 3212-1936 E-mail: sinfarmig@sinfarmig.org.br Pgina: www.sinfarmig.org.br sindicato dos farmacuticos/pb Parque Solon de Lucena, 142 sala 08 - Centro CEP 58013-130 - Joo Pessoa - PB Telefone: (83) 3513-7898 - 3513-7898 E-mail: sifeppb@yahoo.com.br Pgina: www.sifep.org.br sindicato dos farmacuticos/pr Rua Itupava 1234, Alto da XV CEP 80045-305 - Curitiba - PR Telefone: (41) 3223-3472 Fax: (41) 3224-3784 E-mail: info@sindifar-pr.org.br Pgina: www.sindifar-pr.org.br sindicato dos farmacuticos/pe Rua Dom Manuel da Costa, 146 Torre CEP 50710-380 - Recife - PE Telefone: (81) 3228-8797 E-mail: sinfarpepe@hotmail.com sindicato dos farmacuticos/rs Rua Dr. Alcides Cruz, 305 - Santa Ceclia CEP 91630-160 - Porto Alegre - RS Telefone: (51) 3333-4584 Fax: (51) 3333-4584 E-mail: sindifars@sindifars.com.br Pgina: www.sindifars.com.br sindicato dos farmacuticos/pi Av. Homero Castelo Branco, 627A, sala 05, Jockey Club CEP 64048-400 - Teresina - PI Telefone: (86) 8849-5988 sindicato dos farmacuticos/rr Rua Muricizeiro, 544, Caari CEP 69307-470 - Boa Vista - RR Telefone: (95) 8118-9823 E-mail: pellizzetti2000@yahoo.com.br sindicato dos farmacuticos/sC Rua Saldanha Marinho, 116 Sl 801 CEP 88010-450 - Florianpolis - SC Telefone: (48) 3224-0232 Fax: (48) 3224-5367 E-mail: sindfar@sindfar.org.br Pgina: www.sindfar.org.br sindicato dos farmacuticos/se Av Baro de Maruim,425, So Jos CEP 49015-040 - Aracaju - SE Telefone: (79) 3214-1599 Fax: (79) 3214-2265 E-mail: sindifarma_se@hotmail.com sindicato dos farmacuticos/sp Rua Baro de Itapetininga, 255 - 3 andar - Cj. 305 CEP 01055-900 - Centro - So Paulo - SP Fone: (11) 3123-0588 Fax: (11) 3231-5456 E-mail: info@sinfar.org.br Pgina: www.sinfar.org.br

feDerao NaCioNal Dos farmaCutiCos

www.fenafar.org.br info@fenafar.org.br
rua: baro de itapetininga,255, 11 andar - Conjunto 1105 - Cep 01042-001 - Centro - so paulo - sp fones/fax: (11) 3259-1191 - 3257-9126

Potrebbero piacerti anche