Sei sulla pagina 1di 16

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado

Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

1. Conceito e Natureza jurdica


Recurso o meio atravs do qual se busca a reforma de uma deciso, atravs de um novo procedimento, retardando-se o trnsito em julgado. Trata-se, na verdade, de um desdobramento do direito de ao ou desdobramento do direito de defesa, ou seja, atravs de um novo procedimento, dentro do mesmo processo, a parte autora, quando recorre, insiste na pretenso deduzida, e a parte r, continua resistindo pretenso deduzida pelo autor.

2. Fontes normativas
So fontes normativas dos recursos no Processo Penal o Cdigo de Processo Penal e as leis penais extravagantes.

3. Princpios 3.1. Taxatividade


O principio da taxatividade determina que os recursos devem estar expressamente previstos em lei, no sendo possvel a adoo da analogia em matria recursal. Exatamente por tal motivo, no processo penal, vigora a regra da irrecorribilidade das interlocutrias, uma vez que, ausente a previso de recurso na norma processual penal para a maioria das decises dessa natureza, impossvel utilizarmos, por exemplo, o agravo do processo civil.

3.2. Unirrecorribilidade
Unirrecorribilidade significa dizer que de cada deciso s caber a interposio de um nico recurso. Se houver previso legal de dois ou mais recursos para uma mesma deciso, deve-se optar pelo mais amplo ou o mais benfico.

3.3. Fungibilidade
Dispe o art. 579 do CPP: Art. 579. Salvo a hiptese de m-f, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro. Pargrafo nico. Se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandar process-lo de acordo com o rito do recurso cabvel.

Assim, a parte no ser prejudicada pelo erro na interposio de um recurso distinto daquele que estaria previsto em lei, devendo o magistrado admitir o recurso como se fosse o recurso cabvel no caso concreto.

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
Contudo, o princpio da fungibilidade, como ocorre tambm no Processo Civil, tem excees: a m-f e o erro grosseiro. Exemplo de m-f seria a utilizao de um recurso com maior prazo de interposio porque perdido o prazo do recurso realmente cabvel. Neste exemplo, o juiz no aplicar a fungibilidade.

3.4. Voluntariedade (Disponibilidade - ?)


Recurso tem natureza jurdica de desdobramento do direito de ao ou do desdobramento do direito de defesa, assim mais do que justificvel o princpio da voluntariedade dos recursos, uma vez que o interesse em desdobrar o direito de ao e insistir na pretenso deduzida no pedido de condenao do autor. Da mesma forma, quem tem interesse em continuar resistindo pretenso deduzida o ru. Conclui-se que quem pode recorrer so as partes, uma vez que seriam os interessados na reforma de uma deciso. Repare que o Ministrio Pblico, quando se trata de crime de ao penal pblica, regido, na propositura da ao, no oferecimento da denncia, pelo princpio da obrigatoriedade, no entanto, em relao ao recurso, o recurso no obrigatrio para o MP. O MP s vai recorrer realmente de uma deciso se ele tiver interesse na reforma daquela deciso, recursos so voluntrios, ningum vai obrigar o MP a recorrer. Ressalta-se que mesmo o Ministrio Pblico que no momento da propositura da ao regido pelo principio da obrigatoriedade, no est obrigado a recorrer. O recurso do Ministrio Pblico tambm depende do interesse do mesmo na reforma da deciso, seja enquanto parte autora, seja enquanto custos legis. No entanto, voluntariedade e disponibilidade nem sempre andam de mos dadas, para o ru e tambm para o ofendido na hiptese de ao penal privada o recurso disponvel, mas para o Ministrio Pblico na hiptese de ao penal pblica, vigora a INDISPONIBILIDADE, conforme preleciona o art. 576 do CPP.

3.5. Personalidade
O princpio da personalidade dos recursos to marcante no processo civil, de certa forma mitigado no Processo Penal. Importante destacar que no Processo Penal o sistema favorvel ao ru, e muito embora somente um indivduo tenha apelado da deciso, se o tribunal der provimento ao recurso por critrios objetivos, portanto, no havendo critrios pessoais, a deciso benfica aproveitar os demais rus que no recorreram. Na verdade, a personalidade dos recursos acaba por s atingir a acusao, tendo marcante exceo na extensibilidade das decises benficas, o que garantido pelo art. 580 do CPP. A extensibilidade das decises benficas tambm alcana Habeas Corpus e Reviso Criminal.

3.6. Proibio da Reformatio in Pejus

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
No Processo Penal a regra que quando o autor recorre, ele desdobra o direito de ao e, portanto tudo que aconteceu no processo em relao ao direito de ao devolvido para o Tribunal. Agora, quando somente o ru apela, ele est desdobrando seu direito de defesa e, portanto somente a matria de defesa devolvida para o tribunal, motivo pelo qual reformatio in pejus, no reformatio in pejus, ou seja, est proibida a reforma para pior.

3.7. Dialeticidade
Os recursos so dialticos, na verdade o processo um processo de partes que tem interesses antagnicos, existe uma dialeticidade que nos impe o contraditrio, a ampla defesa, algo natural de um processo de partes onde h conflito de interesses. Essa dialeticidade, tecnicamente estar associada ideia de motivao, ento eu preciso do contraditrio durante o recurso. O que significa essa dialeticidade? Veja bem, na verdade a garantia que o contraditrio ter exerccio durante a fase de recurso.

4. Pressupostos dos recursos


Os pressupostos recursais em linhas gerais significam dizer se o juiz vai ou no admitir um determinado recurso. Existem pressupostos fundamentais, objetivos e subjetivos.

4.1. Pressuposto fundamental:


Em regra, todo e qualquer recurso depende obviamente de ter ocorrido o chamamos de gravame ou sucumbncia, ou seja, a deciso proferida deve ter sido de alguma forma gravosa para a parte que dela pretende recorrer. A sucumbncia pode ser de uma das partes ou de ambas as partes, ao que chamamos sucumbncia recproca.

possvel que o Ministrio Pblico apele em favor do ru j que alm de parte figura como custos legis. O Ministrio Pblico sempre tem interesse em recorrer, por isso no Processo Penal a analise da sucumbncia perde um pouco o sentido, na verdade mais do que sucumbncia importante o gravame.

4.2. Pressupostos objetivos


So pressupostos objetivos dos recursos: tempestividade, adequao, regularidade procedimental e preparo (quando cabvel).

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
Prazos recursais so fatais. No havendo a interposio do recurso dentro do prazo estabelecido pela lei, ocorrer a precluso temporal. Importante ressaltar que a tempestividade, no processo penal, verificada quando da interposio do recurso, e no da apresentao das razes. A exigibilidade das razes passou a ser a regra aps a Constituio de 1988, de forma a garantir o contraditrio em fase de recurso. Entretanto, o CPP as considera dispensveis. Na Teoria Geral do Processo, dentre os pressupostos objetivos inclui-se, normalmente, a motivao. Entretanto, no Processo Penal a regra a apresentao das razes em momento posterior ao primeiro juzo de admissibilidade do recurso. Quanto adequao, significa dizer que a parte deve se utilizar do recurso adequado para aquele caso concreto, lembrando, no entanto que existe o principio da fungibilidade e se um recurso for interposto de forma equivocada desde que no haja m-f, o recurso vai acabar sendo recebido como se fosse o recurso correto, mais num primeiro momento o juiz deve analisar sim a adequao. Lembrando que se um juiz admitir um recurso aplicando o princpio da fungibilidade e receber o recurso como se fosse o correto, o procedimento do recurso passar a ser o do correto. Quando se trata de ao penal privada, exigvel o preparo, salvo nos casos de gratuidade de justia.

4.3. Pressupostos subjetivos


Os pressupostos subjetivos so a legitimidade ou titularidade e o interesse em recorrer. bvio que a legitimidade depende da titularidade do direito de ao, motivo pelo qual podem recorrer s partes. J o interesse pode ser analisado como interesse-necessidade (que ocorre nos casos de evidente sucumbncia) e interesseutilidade (ex. quando o ru absolvido recorre da deciso absolutria para alterar os motivos de sua absolvio).

5. Efeitos dos recursos


So efeitos dos recursos: dilao procedimental, efeitos devolutivo, suspensivo, extensivo e regressivo ou iterativo. Um dos efeitos evidentes da interposio de um recurso o incio de um novo procedimento, agora em fase recursal, prolongando o tempo de durao e evitando o trnsito em julgado. Trata-se da dilao procedimental. Todo o recurso tem efeito devolutivo, uma vez que a matria entregue (devolvida) ao tribunal para reanalise. Alguns recursos tm efeito suspensivo. O efeito suspensivo depende obviamente de previso legal. A Apelao um recurso que em regra tem efeito suspensivo, embora existam algumas excees.

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
O efeito extensivo decorre do art. 580 do CPP, j analisado acima. Significa dizer que as decises benficas se estendem aos rus que no recorreram, desde que no haja critrios pessoais que os diferenciem daquele que recorreu. Os recursos que possuem efeito iterativo ou regressivo so o recurso em sentido estrito e o agravo da lei de execues penais, nos quais possvel o juzo de retratao.

6. Extino anormal dos recursos


So hipteses de extino anormal dos recursos: renncia, desistncia e desero. Devemos lembrar que para o Ministrio Pblico o recurso indisponvel (art. 576 do CPP).

7. Classificao
Didaticamente, os recursos so classificados em: Ordinrios e Constitucionais.

7.1. Recursos ordinrios


So recursos ordinrios aqueles previstos em leis federais (Cdigo de Processo Penal e legislao extravagante). Os recursos ordinrios classificam-se em comuns e especiais. So recursos ordinrios comuns aqueles que podem ser interpostos por ambas as partes: apelao, recurso em sentido estrito, agravo em execuo e embargos de declarao. So recursos ordinrios especiais os recursos exclusivos da defesa. At 2008 inclua-se neste tpico o protesto por novo jri, revogado pela Lei 11. 689/08. Hoje somente podemos indicar o recurso de embargos infringentes e de nulidade.

7.2. Recursos constitucionais


So constitucionais os recursos previstos na Constituio Federal (recurso especial, recurso extraordinrio, recurso ordinrio constitucional).

7.3. Carta Testemunhvel e Correio Parcial: consideraes


No Processo Penal, devemos ainda levar em considerao a presena da carta testemunhvel e da correio parcial ou reclamao, cuja natureza jurdica questionvel.

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
Para muitos, a carta testemunhvel (indicada pelo Cdigo de Processo Penal no art. 639 e seguintes) no se caracteriza como um verdadeiro recurso, mas sim como um mecanismo de garantir a subida e anlise de um recurso cuja admissibilidade foi negada. J a correio parcial no est prevista no CPP, encontrando amparo nos regimentos internos dos Tribunais.

8. Procedimento recursal

No Processo Penal o procedimento adotado na interposio dos recursos via de regra distinto daquele adotado no Processo Civil. Nos recursos de apelao, recurso em sentido estrito e agravo em execuo (art. 197 da LEP) ha um prazo de interposio distinto daquele no qual haver apresentao de razes.

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona RECURSOS EM ESPCIE

1. Apelao 1.1. Cabimento


cabvel o recurso de apelao nas seguintes hipteses: decises definitivas, absolutrias ou condenatrias proferidas pelo juiz singular (art. 593, inc. I, do CPP); decises definitivas em sentido estrito e decises com fora definitiva (que no configurem sentenas absolutria ou condenatria - art. 593, inc. II, do CPP), desde que no caiba Recurso em Sentido Estrito; e das sentenas proferidas no Tribunal do Jri (art. 593, inc. III, do CPP).

1.2. Apelao plena


So apelaes plenas aquelas indicadas nos incisos I e II do art. 593 do CPP. Significa dizer que a interposio deste recurso se d com efeito devolutivo integral, atravs de uma petio de interposio simples, que no precisa (ou no comumente o faz) indicar os motivos de sua interposio. Devolve a matria de forma integral ao tribunal, salvo na hiptese de recurso exclusivo da defesa, submetido ao princpio da proibio da reformatio in pejus.

1.3. Apelao supletiva ou residual


Chama-se apelao supletiva ou residual aquela indicada no Inciso II do art. 593 do CPP. Trata-se da apelao das decises definitivas ou com fora de definitiva que no se encontram indicadas no rol taxativo do recurso em sentido estrito (art. 581 do CPP).

1.4. Apelao limitada


A apelao no Tribunal do Jri o que chamamos de apelao limitada, ou seja, quando interposta apelao de uma sentena proferida em plenrio do Jri, a parte apelante deve indicar, na interposio, em qual dos fundamentos do inciso III do art. 593 do CPP encontra amparo seu recurso: a) ocorrer nulidade posterior pronncia; b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados; c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana; d) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos.

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
A matria devolvida ao tribunal no limite das alneas indicadas na interposio. Neste sentido, a smula 713 do STF: O efeito devolutivo da apelao contra decises do jri adstrito aos fundamentos da sua interposio.

No caso de recurso interposto com base nas alneas b ou c, o Tribunal ad quem poder reformar a deciso, uma vez que se ataca a deciso do Juiz Presidente, encontrando-se correto o veredicto dos jurados. O rgo ad quem funciona como iudicium recisorium. J nas hipteses de apelao interposta com base nas alneas a e d, o tribunal atua exercendo o iudicium rescidens, face a soberania dos veredictos. Assim, declarando a nulidade do julgamento, ou reconhecendo que a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos, o Tribunal dever devolver o processo ao 1. grau, para que o Presidente do Tribunal do Jri realize nova sesso de julgamento, com um novo Conselho de Sentena. Na hiptese de provimento da apelao com base no art. 593, III, d (deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos), no ser possvel a qualquer das partes interpor nova apelao pelo mesmo motivo ( 3. do art. 593, do CPP).

1.5. Apelao subsidiria


Chama-se apelao subsidiria aquela prevista no art. 598 do CPP. Criticada por muitos autores face privatividade da ao penal pblica estabelecida no art. 129, inciso I, da CRFB/88, , para a maioria, desdobramento da ao penal privada subsidiria da pblica. Art. 5. da CRFB/88: LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal;


O art. 598 do CPP prev a possibilidade da vtima, habilitada ou no como assistente de acusao, recorrer da sentena criminal absolutria, caso o Ministrio Pblico no recorra. A legitimidade da vtima para a apelao surge, portanto, com o trnsito em julgado para o MP. O art. 598 menciona o prazo de 15 (quinze) dias para a apelao subsidiria. Contudo, o entendimento o de que tratar a vtima no habilitada da mesma forma que aquela que j se encontra participando do processo como assistente de acusao, que j est inclusive amparada por um advogado, caracteriza flagrante violao ao princpio da isonomia. Por tal motivo, considera-se para a vtima habilitada prazo idntico aos das partes, ou seja, 5 (cinco) dias, contados do fim do prazo do Ministrio Pblico. Importante frisar que, de acordo com posio majoritria, a vtima no tem interesse em recorrer buscando aumento de pena, somente sendo possvel a apelao subsidiria em caso de sentena absolutria.

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona 1.6. Forma e prazo de interposio
A apelao pode ser interposta por petio, elabora por advogado ou defensor, ou por termo nos autos. Ou seja, o ru pode, ele prprio, apelar por termo nos autos. Trata-se da consagrao da auto defesa. Quando o prprio ru apela, o juiz admitindo o recurso, intimar o advogado constitudo, caso exista, para apresentao de razes recursais. Lembrando que no Processo Penal o prazo de interposio geralmente distinto do prazo das razes. O procedimento recursal para Apelao possui uma duplicidade de prazo. H o prazo de interposio (5 dias) e um prazo diferenciado para a apresentao das razes recursais (8 dias). Assim, uma vez interposto tempestivamente o recurso de apelao, sendo o mesmo admitido pelo juiz a quo, mandar o magistrado intimar o recorrente para apresentao das razes recursais. O prazo para as razes recursais imprprio, devendo as mesmas serem admitidas ainda que apresentadas fora do prazo estipulado na lei. Apresentadas as razes, o juiz intimar o recorrido para a apresentao de suas contrarrazes. A nica exceo a essa duplicidade de prazos observada nos Juizados Especiais, uma vez que a Lei 9.099/95 estabelece prazo de 10 (dez) dias, com razes inclusas. O Cdigo de Processo Penal estabelece serem as razes recursais dispensveis. Hoje, entretanto, o melhor entendimento o de que, face o contraditrio e a ampla defesa constitucionalmente garantidos, devam as mesmas ser apresentadas. Admite ainda o CPP a apresentao das razes na segunda instncia, o que deve ser indicado na petio de interposio.

1.7. Reformatio in pejus e Reformatio in mellius


Devemos nos lembrar de que a apelao um recurso que, em regra, devolve toda a matria ao tribunal, em consequncia de uma interposio genrica (apelao plena). Contudo, como recurso da defesa tem natureza jurdica de desdobramento do direito de defesa, no seria razovel que a mesma, ao resistir pretenso deduzida pela acusao, viesse a se prejudicar do recurso interposto. Consequentemente, como j vimos, est proibida a reformatio in pejus (art. 617 do CPP). Da mesma forma, est vedada a reformatio in pejus indireta, ou seja, se, em um recurso exclusivo da defesa, o tribunal reconhece e declara uma nulidade, devolvendo o processo ao juzo de 1. grau, a nova sentena, vlida, no poder ser mais gravosa ao ru que aquela que foi declarada nula. A proibio da reformatio in pejus chega, inclusive, a ter repercusses em recursos da acusao, conforme se observa da Smula 160 do STF, que impede que a acusao se beneficie da prpria torpeza: Smula 160 nula a deciso do tribunal que acolhe, contra o ru, nulidade no arguida no recurso da acusao, ressalvados os casos de recurso de ofcio.

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
Entretanto, quando o recurso interposto exclusivamente pela acusao, desdobra-se o direito de ao e, em consequncia, toda a matria existente no processo devolvida ao tribunal, que poder, ainda que o recurso tenha por objetivo agravar a situao do ru, benefici-lo. Ocorre, neste caso, a reformatio in mellius.

1.8. Reformatio in pejus e soberania dos veredictos


Existem divergncias acerca da possibilidade de, num segundo julgamento perante o Conselho de Sentena, no Tribunal do Jri, em razo do provimento de uma apelao antecedente interposta exclusivamente pela defesa, vir a ocorrer uma deciso mais gravosa para o acusado. H um conflito entre o principio da proibio da reformatio in pejus e a soberania dos vereditos, j que o segundo julgamento, vlido, soberano. Contudo o STF vem entendo que, nestes casos, o juiz deve limitar a aplicao da pena aquela anteriormente imposta e da qual a defesa recorreu.

EMENTA: AO PENAL. Homicdio doloso. Tribunal do Jri. Trs julgamentos da mesma causa. Reconhecimento da legtima defesa, com excesso, no segundo julgamento. Condenao do ru pena de 6 (seis) anos de recluso, em regime semi-aberto. Interposio de recurso exclusivo da defesa. Provimento para cassar a deciso anterior. Condenao do ru, por homicdio qualificado, pena de 12 (doze) anos de recluso, em regime integralmente fechado, no terceiro julgamento. Aplicao de pena mais grave. Inadmissibilidade. Reformatio in peius indireta. Caracterizao. Reconhecimento de outros fatos ou circunstncias no ventilados no julgamento anterior. Irrelevncia. Violao conseqente do justo processo da lei (due process of law), nas clusulas do contraditrio e da ampla defesa. Proibio compatvel com a regra constitucional da soberania relativa dos veredictos. HC concedido para restabelecer a pena menor. Ofensa ao art. 5, incs. LIV, LV e LVII, da CF. Inteligncia dos arts. 617 e 626 do CPP. Anulados o julgamento pelo tribunal do jri e a correspondente sentena condenatria, transitada em julgado para a acusao, no pode o acusado, na renovao do julgamento, vir a ser condenado a pena maior do que a imposta na sentena anulada, ainda que com base em circunstncia no ventilada no julgamento anterior. (STF. HABEAS CORPUS. HC 89544/RN. Segunda Turma. Rel. Min. Cezar Peluso. J. 14/04/2009. DJe-089 15-05-2009 EMENT VOL-02360-01 PP-00197. RTJ VOL-00209-02 PP-00640)


Ementa - HABEAS CORPUS. REFORMATIO IN PEJUS INDIRETA. - A REFORMATIO IN PEJUSINDIRETA NO TEM APLICAO PARA LIMITAR A SOBERANIA DO TRIBUNAL DO JRIDECORRENTE DE PRECEITO CONSTITUCIONAL. NO PODE, POIS, A LEI ORDINARIA IMPOR-LHE LIMITAES QUE LHE RETIREM A LIBERDADE DE JULGAR A PROCEDENCIA OU A IMPROCEDENCIA DA ACUSAO, BEM COMO A OCORRENCIA, OU NO, DE CIRCUNSTNCIAS QUE AUMENTEM OU DIMINUAM A RESPONSABILIDADE DO RU, EM VIRTUDE DE ANULAO DE VEREDICTO ANTERIOR POR DECISO DA JUSTIA TOGADA. ISSO IMPLICA DIZER QUE TEM O NOVO JRI, NOS LIMITES DA PRONUNCIA E DO LIBELO, A LIBERDADE DE RESPONDER DIFERENTEMENTE DO ANTERIOR AOS QUESITOS QUE LHE SO APRESENTADOS. - SE, POREM, O NOVO JRI, CORRIGIDA A DEFICINCIA DE QUESITOS QUE PODERIA TER PREJUDICADO O RU (E, POR ISSO, O JULGAMENTO DO PRIMEIRO FOI ANULADO), VIER A RESPONDER DA MESMA FORMA POR QUE O PRIMEIRO RESPONDEU QUANTO AO CRIME E AS CIRCUNSTNCIAS INFLUENTES NA PENA, NO PODERA O JUIZ, POR CAUSA DO ENTENDIMENTO DE QUE E PROIBIDA A REFORMATIO IN PEJUS INDIRETA E DA INEXISTNCIA, AI, DO ATRIBUTO DA SOBERANIA DO JRI,EXASPERAR A PENA, POR DOSA-LA

10

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
DIFERENTEMENTE DO QUE, EM FACE DAS MESMAS RESPOSTAS, A DOSARA A SENTENA ANTERIOR. RECURSO ORDINRIO PROVIDO. (STF. RECURSO EM HABEAS CORPUS. RHC 66274/RJ. Pimeira Turma. Rel. Min. Moreira Alves. J. 17/05/1988. DJ 26-08-1988 PP-21035 EMENT VOL-01512-02 PP-00308)

Repare a diferena de posicionamento, sendo a primeira das ementas acima apresentada a mais recente e na qual deve o leitor pautar seu posicionamento.

10. Apelao nos juizados especiais criminais A apelao dos Juizados Especiais Criminais est prevista no art. 82 da Lei 9.099/95:
Art. 82. Da deciso de rejeio da denncia ou queixa e da sentena caber apelao, que poder ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado. 1 A apelao ser interposta no prazo de dez dias, contados da cincia da sentena pelo Ministrio Pblico, pelo ru e seu defensor, por petio escrita, da qual constaro as razes e o pedido do recorrente. 2 O recorrido ser intimado para oferecer resposta escrita no prazo de dez dias. 3 As partes podero requerer a transcrio da gravao da fita magntica a que alude o 3 do art. 65 desta Lei. 4 As partes sero intimadas da data da sesso de julgamento pela imprensa. 5 Se a sentena for confirmada pelos prprios fundamentos, a smula do julgamento servir de acrdo.

No h grandes diferenas para a apelao do Cdigo de Processo, salvo em relao ao prazo. Na Lei 9.099/95, o prazo da apelao de 10 dias, no existindo prazo diferenciado para a apresentao das razes. So, portanto, 10 dias (interposio + razes recursais), prazo nico para interpor e arrazoar, devendo as razes virem inclusas petio de interposio. Questo controversa na Apelao nos Juizados Especiais Criminais est relacionada ao incio do prazo, j que a cincia da sentena pelas partes ocorre na prpria audincia de instruo e julgamento, entretanto, para a interposio do recurso, tendo sido proferida sentena oral na audincia, seria necessria a transcrio do udio, motivo pelo qual muitos sustentam que o prazo de 10 dias para a interposio deveria fluir da cincia da referida transcrio. Importantssimo ressaltar que a apelao do art. 82 da Lei 9.099/95 cabvel da deciso que homologa a transao penal (art. 76, 5 ., da lei), da rejeio da denncia ou queixa e da sentena.
o

11

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona 2. Recurso em sentido estrito 2.1. Cabimento
O Recurso em Sentido Estrito taxativo, numerus clausus, no admitindo interpretao analgica ou extensiva. No entanto, atualmente, vigora o entendimento de que, embora no seja possvel interpretao extensiva e analogia, possvel a interpretao lgica e sistemtica. Por tal motive, entende-se que, apesar de no previstas no art. 581 do CPP, cabvel o recurso em sentido estrito das decises de rejeio do aditamento denncia, da deciso que indefere a priso temporria e da deciso que concede a suspenso condicional do processo do art. 89 da Lei 9.099/95. Art. 581. Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena: I - que no receber a denncia ou a queixa; II - que concluir pela incompetncia do juzo; III - que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio; IV que pronunciar o ru; V - que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante; VI - (Revogado pela Lei n 11.689, de 2008) VII - que julgar quebrada a fiana ou perdido o seu valor; VIII - que decretar a prescrio ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade; IX - que indeferir o pedido de reconhecimento da prescrio ou de outra causa extintiva da punibilidade; X - que conceder ou negar a ordem de habeas corpus; XI - que conceder, negar ou revogar a suspenso condicional da pena; XII - que conceder, negar ou revogar livramento condicional; XIII - que anular o processo da instruo criminal, no todo ou em parte; XIV - que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir; XV - que denegar a apelao ou a julgar deserta; XVI - que ordenar a suspenso do processo, em virtude de questo prejudicial; XVII - que decidir sobre a unificao de penas; XVIII - que decidir o incidente de falsidade; XIX - que decretar medida de segurana, depois de transitar a sentena em julgado; XX - que impuser medida de segurana por transgresso de outra; XXI - que mantiver ou substituir a medida de segurana, nos casos do art. 774; XXII - que revogar a medida de segurana; XXIII - que deixar de revogar a medida de segurana, nos casos em que a lei admita a revogao; XXIV - que converter a multa em deteno ou em priso simples.

Contudo, devemos ressaltar que nas hipteses dos incisos XII, XVII, XIX, XX, XXI, XXII e XXIII, todos incidentes da execuo, no mais cabvel o recurso em sentido estrito, e sim o agravo em execuo do art.197 da Lei de Execues Penais, face o princpio da especialidade. J no inciso XI (que conceder, negar ou revogar a suspenso condicional da pena), depender do momento em que a deciso for proferida. Se proferida no corpo da sentena condenatria, o recurso cabvel ser apelao, mas se proferida durante o processo de execuo, cabvel o agravo do art. 197 da LEP.

12

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
Quanto ao inciso XXIV (que converter a multa em deteno ou em priso simples), referida converso foi banida do ordenamento jurdico, devendo a aberrante deciso ser atacada via habeas corpus.

2.2. Prazo (5 dias para interpor e 2 para razes e contrarrazes )


O prazo no Processo Penal dplice, existe o momento para interposio, que no recurso em sentido estrito de 5 (cinco) dias, e uma vez interposto o recurso, se admitido, o juiz determinar a intimao do recorrente para apresentar razes em 2 (dois) dias. Uma vez apresentadas as razes, o juiz intimar a parte contrria (recorrida), para apresentar as contrarrazes, tambm em 2 (dois) dias.

2.3. Juzo de retratao (em dois dias aps razes e contrarrazes)


O procedimento do recurso em sentido estrito possui o efeito iterativo ou regressivo, significa que ele tem juzo de retratao. Ento, na verdade, uma vez interposto o Recurso em Sentido Estrito, o juiz, aps apresentadas as razes e contrarrazes, vai levar os autos conclusos para retratar-se da deciso, devendo faz-lo dentro de 2 dias.

3. Do antigo Protesto por Novo Jri (revogado pela Lei 11.689/2011)


Reiteramos que o protesto por novo jri foi extinto pela Lei 11.689/2008. As observaes aqui contidas ocorrem apenas face divergncia possivelmente ainda remanescente sobre sua aplicabilidade aos crimes praticados antes da referida lei entrar em vigor. Como indicado acima, o recurso de protesto por novo jri foi revogado pela lei 11.689/08. Tratava-se de um recurso exclusivo da defesa de carter objetivo cabvel nas hipteses de condenao no Tribunal do Jri, por um nico crime a uma pena de 20 anos ou mais. Quando da revogao deste recurso, surgiu acirrada discusso acerca da retroatividade da norma que teria, para alguns, natureza mista. Prevaleceu o entendimento de que a norma de carter processual, aplicando-se imediatamente aos processos em curso sem prejuzo de atos j praticados.

4. Agravo em Execuo (art. 197 da LEP)


Dispe o art. 197 da Lei de Execues Penais (Lei 7.210/84): Art. 197. Das decises proferidas pelo Juiz caber recurso de agravo, sem efeito suspensivo.

13

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
Importante lembrar que, com o advento da Lei de Execues Penais, os incisos XI, XII, XVII, XIX, XX, XXI, XXII, XXIII e XIV do art. 581 do CPP foram derrogados. Como verificamos, embora a LEP faa previso do agravo para qualquer deciso proferida pelo Juzo de Execues, no trouxe aquela lei qualquer previso de procedimento. Como o agravo acabou por substituir hipteses antes elencadas no art. 581 do CPP, que trata do recurso em sentido estrito, adota-se para o agravo de execuo o procedimento previsto para aquele recurso. Neste sentido manifestou-se o STF na Smula 700: de cinco dias o prazo para interposio de agravo contra deciso do juiz da execuo penal.

5. Embargos no processo penal 5.1. Embargos de declarao


No existem diferenas excepcionais ou preocupaes com os embargos de declarao no Processo Penal, sendo o tratamento a tal recurso o mesmo que aquele a ele dispensado no Processo Civil, ou seja, cabvel quando houver omisso, dvida ou ambiguidade na deciso. A diferena entre Processo Civil e Processo Penal ocorre apenas no prazo de oposio dos embargos. No Processo Penal, o prazo para oposio dos Embargos de Declarao de 2 (dois) dias. Entretanto, na Lei 9.099/95, o prazo de 5 dias. Contudo, o CPP foi omisso no tocante aos efeitos dos embargos de declarao sobre o prazo do outro recurso. Diante da omisso do CPP, o art. 3 nos remete aplicao subsidiria Cdigo de Processo Civil. Assim, de acordo com a posio majoritria, uma vez opostos os Embargos de Declarao o prazo para a Apelao interrompido. Exceo ocorre no caso de decises proferidas em sede de Juizados Especiais, j que a Lei 9.099/95 expressa, indicando que haver suspenso do prazo para apelar.

5.2. Embargos infringentes e de nulidade: efeitos


Trata-se de um recurso exclusivo da defesa, somente sendo possvel sua interposio ou oposio em favor do ru. Em um primeiro momento, portanto, somente o ru seria legitimado para os embargos infringentes, embora haja posicionamento de que o Ministrio Pblico, enquanto custos legis, tambm teria legitimidade. Contudo, ainda que possvel, deve ficar claro que somente poder ser interposto em benefcio do ru. O prazo para oposio dos Embargos Infringentes e de Nulidade de 10 dias, com razes inclusas.

14

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
Os Embargos Infringentes e de Nulidade tm os mesmos efeitos da Apelao. Contudo, o efeito devolutivo nos Embargos Infringentes e de Nulidade restringe-se ao voto vencido, que ser reanalisado por um colegiado composto por cinco desembargadores.

5.3. Embargos de divergncia: Cabimento; legitimidade; efeitos


Os Embargos de Divergncia dependem da interposio de um Recurso Extraordinrio ou de um Recurso Especial, ou ainda de processos de competncia originria dos tribunais superiores. Quando duas Turmas divergem em relao ao tema, possvel Embargos de Divergncia para o pleno. Aplicam-se as regras do Cdigo de Processo Civil quando no houver disposio expressa na Lei 8.038/90 ou Regimento Interno dos Tribunais.

6. Carta testemunhvel
A carta testemunhvel encontra-se prevista nos art. 639 e seguintes do CPP, dos quais destacamos: Art. 639. Dar-se- carta testemunhvel: I - da deciso que denegar o recurso; II - da que, admitindo embora o recurso, obstar sua expedio e seguimento para o juzo ad quem. Art. 640. A carta testemunhvel ser requerida ao escrivo, ou ao secretrio do tribunal, conforme o caso, nas quarenta e oito horas seguintes ao despacho que denegar o recurso, indicando o requerente as peas do processo que devero ser trasladadas. Art. 644. O tribunal, cmara ou turma a que competir o julgamento da carta, se desta tomar conhecimento, mandar processar o recurso, ou, se estiver suficientemente instruda, decidir logo, de meritis.

Destaque-se que deve a parte utilizar a carta testemunhvel quando, interposto um recurso, no for o mesmo admitido, ou, sendo o mesmo admitido, quando o juiz no providenciar sua subida. Entretanto, importante lembrar que s ser possvel a utilizao da carta testemunhvel quando no houver outro recurso previsto para a hiptese. Veja o seguinte exemplo: interposta apelao, se o juiz a quo no a admite, cabvel recurso em sentido estrito, diante de sua previso no art. 581, inc. XV, do CPP, e no carta testemunhvel. Mas, do no recebimento do recurso em sentido estrito, para o que no h previso de outro recurso, cabvel carta testemunhvel. Crtica existe sobre a verdadeira natureza jurdica da carta testemunhvel, j que a mesma se presta, na verdade, a promover a anlise do recurso interposto pelo tribunal, conforme se verifica do art. 644 do CPP.

7. Correio Parcial ou Reclamao

15

PREPARATRIO PARA A OAB / FGV VII Exame Unificado Direito Processual Penal Prof. Ana Cristina Mendona
A regra no Processo Penal a irrecorribilidade das decises interlocutrias simples, embora possa haver previso legal de recurso em sentido estrito nestas hipteses. Contudo, o recurso em sentido estrito taxativo, no admitindo interpretao extensiva ou analogia. Quando a deciso for interlocutria simples e no houver previso legal de recurso em sentido estrito e referida deciso ofender os preceitos que regem o regular processo ser possvel a utilizao da correio parcial ou reclamao prevista no Regimento Interno dos Tribunais.

16

Potrebbero piacerti anche