Sei sulla pagina 1di 2

AS FUNES DA LINGUAGEM O que linguagem?

? A linguagem o instrumento graas ao qual o homem modela o seus pensamentos, seus sentimentos ,suas emoes, seus esforos, suas vontades e seus atos, o instrumento graas ao qual ele influencia e influenciado, a base ltima e mais profunda da sociedade humana. 2. AS FUNES: Funo emotiva (ou expressiva): centralizada no emissor, revelando sua opinio, sua emoo. Nela prevalece a 1 pessoa do singular, interjeies e exclamaes. a linguagem das biografias, memrias, poesias lricas e cartas de amor. Funo referencial (ou denotativa): centralizada no contexto relacionado a emissor e receptor, quando o emissor procura oferecer informaes da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3 pessoa do singular. Linguagem usada nas notcias de jornal e livros cientficos. Funo apelativa (ou conativa): centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, comum o uso de tu e voc, ou o nome da pessoa, alm dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermes e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Funo ftica: centralizada no meio pelo qual circula a mensagem, tendo como objetivo prolongar ou no o contato com o receptor, ou testar a eficincia do canal. Linguagem das falas telefnicas, saudaes e similares.Funo potica: centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela metafrica. Valorizam-se as palavras, suas combinaes. a linguagem figurada apresentada em obras literrias, letras de msica, em algumas propagandas etc. Funo metalingustica: centralizada noconjunto de significados usados na transmisso e recepo da mensagem, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua funo e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionrios so repositrios de metalinguagem. TEXTO LITERRIO E TEXTO NO LITERRIO Vejam estes dois exemplo: A luz, o sol, o ar livre envolvem o sonho do engenheiro. O engenheiro sonha coisas claras: superfcies, tnis, um copo de gua. Os engenheiros esto ajudando a construir um novo Brasil, realizando o sonho de milhes de cidados: edificando prdios, moradias, estradas

TEXTO LITERRIO : Plurissignificao, vrios planos de leitura. Linguagem no automatizada, provocando surpresa, estranhamento. Conotao (metforas, metonmias, novos sentidos). Relevncia do plano da expresso. No podem ser resumidos ou parafraseados (reescrito com outras palavras).

O texto literrio pode utilizar basicamente duas formas: A Prosa - discurso livre As linhas ocupam quase toda a extenso da pgina, dividindo-se em blocos chamados pargrafos. O verso- cada uma das linhas compes um poema As linhas no ocupam toda a extenso da pgina, o texto divide -se em blocos chamados estrofes, e cada linha denominada verso. TEXTO NO LITERRIO: Na medida do possvel, um nico plano de leitura e significao unvoca. Linguagem automatizada, convencional. Denotao (sentido literal das palavras e expresses). Irrelevncia do plano da expresso. Podem ser resumidos e parafraseados (reescrito com outras palavras).

Potrebbero piacerti anche