Sei sulla pagina 1di 5

Manual de higienizao das mos

Condies necessrias para a higiene das mos:

gua corrente: lavatrios grandes que requeiram pouca manuteno, com sistemas antisalpicos e torneiras mos livres; Produtos: sabo antissptico, dependendo do procedimento; Meios de secagem das mos sem contaminao (ex. toalhas de papel). Na utilizao do papel toalha deve-se dar preferncia aos papeis em bloco, que possibilitem ao uso individual, folha a folha. O papel toalha deve ser suave, possuir boa propriedade de secagem, ser esteticamente aceitvel e no liberar partculas. Para a desinfeco das mos:

Desinfetantes especficos para as mos: solues alcolicas ou gel, com antissptico e emoliente, que podem ser aplicados em mos visivelmente limpas.

Procedimentos
Deve haver polticas e procedimentos escritos para a lavagem das mos. Devem-se remover jias antes da lavagem. A higiene simples limita-se s mos e pulsos; o procedimento cirrgico inclui os antebraos. O procedimento varia com o risco avaliado: Cuidados de rotina (mnimos):

Lavagem das mos com sabo antissptico ou desinfeco higinica rpida das mos (por frico) com soluo alcolica. Com a finalidade de remover os microorganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim tambm o suor, a oleosidade e as clulas mortas, retirando a sujidade propcia permanncia e proliferao de microorganismos. Tempo de procedimento de quarenta a sessenta segundos. importante acrescentar que no caso de torneiras com contato manual para fechar, deve-se sempre utilizar papel toalha. O uso coletivo de toalhas de tecido contra- indicado, pois permanecem midas, o que favorece a proliferao bacteriana. Deve-se evitar tambm gua muito quente ou muito fria na higienizao das mos, a fim de prevenir o ressecamento da pele.

Lavagem antissptica das mos (moderada)- cuidados asspticos de doentes infectados:

Tem a finalidade de promover a remoo de sujidades e de microorganismos, reduzindo a carga microbiana das mos, com o auxlio de um antissptico Esta tcnica de higienizao antissptica igual tcnica usada para higienizao simples, s que vais substituir o sabo por uma antissptico. Ex. antissptico degermante. Lavagem higinica das mos com sabo antissptico, seguindo as indicaes do fabricante (ex. um minuto).

Lavagem cirrgica (cuidados cirrgicos)

Lavagem cirrgica de mos e antebraos com sabo antissptico, com durao e tempo de contato suficiente de trs a cinco minutos. Tem a finalidade de eliminar a microbiota da pele e reduzir a microbiota residente, alm de proporcionar efeito residual na pele do profissional. As escovas utilizadas no preparo cirrgico das mos devem ser de cerdas macias e descartveis, impregnadas ou no com antissptico e de uso em leito ungueal e subungueal. Para este procedimento, recomendado a antissepsia cirrgica das mos e antebraos com antissptico degermante, de trs a cinco minutos para a primeira cirurgia e de dois a trs minutos para cirurgias subseqentes (seguindo sempre o tempo de durao recomendado pelo fabricante).

Frico antissptica das mos (com preparaes alcolicas)

Esta tcnica reduz a carga microbiana das mos (no h remoo de sujidades). A utilizao de gel alcolico a setenta por cento ou de soluo alcolica a setenta por cento com 1,3% de glicerina pode substituir a higienizao com gua e sabo quando as mos no estiverem visivelmente sujas. Tempo para o procedimento de vinte a trinta segundos. Para evitar o ressecamento da pele e dermatites, no devemos higienizar as mos com gua e sabo imediatamente antes ou depois de usar uma preparao alcolica. No uso de produtos antisspticos devemos sempre verificar se estes esto registrados na Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade. (ANVISA/MS).

Higiene pessoal
Todos os profissionais devem higienizar as mos adotando as tcnicas adequadas de freqncia e procedimentos. importante estimular o hbito de lavar as mos constantemente durante o dia de trabalho. De preferncia a cada hora, toda a vez que o profissional de sade entrar no setor e a cada troca de funo. essencial manter uma boa higiene pessoal. As unhas devem ser mantidas curtas e limpas. No se devem usar unhas falsas, de preferncia sem pintura excessiva, para melhor visualizao de sujidades. Aplicar creme hidratante nas mos, diariamente, para evitar ressecamento na pele.

Tcnica de lavagem simples das mos com tinta guache


O objetivo desta tcnica orientar e conscientizar os profissionais da rea de sade sobre a importncia do ato de lavar as mos corretamente friccionando cem por cento da superfcie das mos. 1. Umedecer levemente as mos com gua. 2. Retirar o excesso de umidade com o auxlio de papel toalha. 3. Com o dedo indicador, pegar aproximadamente 3 ml de tinta guache de cor escura. 4. Friccion-la nas mos como se fosse um sabo lquido, reproduzindo os movimentos, conforme a tcnica descrita. 5. Esperar secar. Quando secar observar que as parte brancas no atingidas pelas mos com tinta pelos movimentos realizados, demonstram as reas esquecidas durante o processo de lavagem das mos. Para um melhor resultado, a tcnica deve ser realizada individualmente e com os olhos vendados. Esta tcnica faz parte do treinamento peridico realizado pela Comisso de Controle de Infeco Hospitalar do Hospital das Clnicas da UFMG ministrado aos profissionais da rea de sade. (CCIH)

Tcnica de lavagem das mos


Ao lavar as mos, os seguintes procedimentos devem ser seguidos: Retirar relgios, jias e anis das mos e braos (sob esses objetos h o acmulo de microorganismos que no so removidos mesmo com a lavagem das mos); Abrir a torneira com a mo dominante sem encostar na pia, para no contaminar a roupa, quando da ausncia de dispensador de pedal.; Molhar as mos; Colocar em torno de trs a cinco ml de sabo lquido nas mos. Ensaboar as mos (proporcionar espuma), friccionando-as por aproximadamente trinta segundos, em todas as faces (palma e dorso das mos), espaos interdigitais, articulaes, unhas e extremidades dos dedos. A formao de espuma extrai e facilita a eliminao de partculas. Com as mos em nvel baixo, enxagu-las em gua corrente, sem encost -las na pia, retirando totalmente a espuma e os resduos de sabo. Enxugar as mos com papel toalha descartvel ; em caso de torneira com acionamento manual, fech-la com o mesmo papel toalha; Desprezar o papel toalha na lixeira.

Efeitos nocivos da higienizao das mos: Um problema associado higienizao das mos com gua e sabonetes, associados ou no a sabonetes antisspticos, a queixa de ressecamento das mos e dermatite crnica de contato, pelos profissionais de sade, devido ao uso freqente e repetitivo do produto, podendo constituir barreira sua efetiva prtica. A adio de emolientes formulao destes produtos pode diminuir os efeitos adversos descritos abaixo. Podendo ser usado cremes do tipo cold dream, com uria a 10%, aps o trmino das atividades, ou no prprio domiclio.

Produtos para higienizao das mos:


Sabes: Nos servios de sade, recomenda-se o uso de sabo lquido, tipo refil, devido ao menor risco de contaminao do produto. Este insumo est regulamentado pela resoluo ANVS n481, de 23 de setembro de 1999. Recomenda-se que o sabo seja agradvel ao uso, possua fragrncia leve e no resseque a pele. A adio de emolientes sua formulao pode evitar ressecamentos e dermatites. A compra de sabo padronizado pela instituio deve ser realizada segundo os parmetros tcnicos definidos para o produto e com aprovao da Comisso de farmcia e teraputica (CFT) e da comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH). Para confirmar a legalidade do produto, pode-se solicitar ao vendedor a comprovao de registro na ANVISA/MS. Agentes antisspticos: So substancias aplicados pele para reduzir o nmero de agentes da microbiota transitria e residente. Entre os principais antisspticos utilizados para a higienizao das mos, destacam-se Alcois, clorexidina,compostos de iodo,iodosfros e triclosan. Antissptico degermante: Sabo (detergente) contendo um agente antissptico em sua formulao; se destina degermao da pele. Ex. Clorexidina degermante a quatro por cento; PVPI a dez por cento. Detergentes: So compostos que apresentam ao de limpeza. Ex. Surfactantes. Tipos de antisspticos: LCOOL Desnaturao das protenas; Ao contra gram positivos, gram negativos, bacilo de tuberculose, fungos, vrus no esporocida; Mnima toxidade; Ao rpida, mas sem ao residual; Atividade varia de quinze segundos para alguns gram negativos gradativamente a 1 minuto, 3minutos, 7minutos conforme resistncia dos microorganismos. Causa ressecamento da pele; Com glicerina a dois por cento. A adio de glicerina a dois por cento parece minimizar o problema do ressecamento da pele.

Quando lavar as mos na prtica podolgica


No incio do tratamento; Entre os diversos atendimentos/procedimentos realizados no dia; Antes e aps utilizar o banheiro; Depois de manusear material contaminado mesmo quando as luvas tenham sido usadas; Aps o contato com superfcies e artigos contaminados; Quando as mos forem contaminadas em caso de acidente; Aps coar ou assoar o nariz, pentear os cabelos, cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro; Ao trmino de cada tarefa; ao trmino de cada jornada de trabalho.

3 Consideraes Finais: A higienizao das mos reconhecida mundialmente como uma medida individual simples, mas muito importante e de grande eficcia, no controle de infeces relacionadas assistncia sade, principalmente nos casos de infeces de transmisso cruzada de microorganismos multirresistentes. A adeso dos profissionais prtica de suma importncia, devendo ser estimulada, e conscientizada. Cabem aos gestores pblicos, diretores, administradores dos servios de sade e educadores, o incentivo e a sensibilizao dos profissionais questo. Devemos estar conscientes da importncia da higienizao das mos visando sempre segurana e a qualidade prestada em nossos servios. Deve-se valorizar os profissionais atravs de campanhas educacionais, escolher o melhor produto a ser usado, acessibilidade aos produtos e lembretes desta ao no ambiente de trabalho. Reforando sempre que higienizar as mos consiste no primeiro passo para a busca da segurana e da qualidade da assistncia ao paciente.

Potrebbero piacerti anche