Sei sulla pagina 1di 13

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO E ENSINO INTEGRAL

PROGRAMAS PEDAGGICOS

Planejamento Mensal Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva. Municpio: Natividade. Data: 30/03/2012. Srie: 3 ano Turma: nica. Turno: Integral. Disciplina: Informtica. Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista. Dias Letivos Previstos: 02/09/16/23 de abril de 2012. Habilidades especficas: Desenvolver hbitos e competncias para o uso dos cdigos e linguagens relacionados a equipamentos vdeo-grficos. Analisar de forma crtica a aplicao das tecnologias, de forma a us-las com economia e propriedade, segundo a finalidade e/ou pblico alvo de sua ao. Desenvolver competncias para o uso dos diversos equipamentos tecnolgicos. Contedos conceituais: Conhecimento bsico sobre os equipamentos manuseados. Socializao e entretenimento. Familiarizao com o meio tecnolgico. DIA: 02/04/2012 2 FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Disciplina: Informtica Contedos: Aula prtica, atividade para o treino das habilidades que envolvem a coordenao motora fina. Utilizao do programa GCompris/lingando os pontos com o mouse. Metodologias: Utilizao do programa educacional GCompris, usar a ferramenta de utilizao e treino com o mouse, no jogo de ligar os pontos para formar um desenho. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Computadores. Referncias Bibliogrficas: Programa educacional GCompris do Linux. REVISO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula.

AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 09/04/2012 2 FEIRA ACOLHIDA: Feita pala professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Informtica Contedo: Aula prtica, atividade para o treino das habilidades que envolvem a coordenao motora fina. Utilizao do programa GCompris/lingando os pontos com o mouse. Continuao. Metodologias: Utilizao do programa educacional GCompris, usar a ferramenta de utilizao e treino com o mouse, no jogo de ligar os pontos para formar um desenho. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Computadores. Referncias Bibliogrficas: Programa educacional GCompris do Linux. REVISO DO DIA: Ser feito um sorteio e o aluno escolhido comentar sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 16/04/2012 2 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Informtica Contedos: Atividade avaliativa sobre recorte e colagem de figuras de locais onde podemos encontrar o computador. Metodologias: Aula prtica e explicativa onde sero distribudas gravuras de revistas e xrox da atividade da pgina 03 do livro: Construindo e Aprendendo projeto informtica 1ano. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Xrox, gravuras e recortes de revistas. Referncias Bibliogrficas: Construindo e Aprendendo projeto informtica 1ano.

. REVISO DO DIA: Atravs da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 23/04/2012 2 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Informtica Contedos: Aula prtica sobre a utilizao do teclado (programa educacional GCompris/ jogo de lanar a bola para o Tux). Metodologia: Aula prtica incentivando a utilizao do teclado atravs da atividade do GCompris/jogo de lanar a bola para o Tux. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Computadores. Referncias Bibliogrficas: Programa GCompris do Linux. REVISO DO DIA: Atravs de um sorteio um dos alunos dir sua opinio sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve.

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO E ENSINO INTEGRAL PROGRAMAS PEDAGGICOS

Planejamento Semana Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva. Municpio: Natividade. Data: 30/03/2012. Srie: 3ano Turma: nica. Turno: Integral. Disciplina: Artes Cnicas. Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista.

Dias Letivos Previstos: 03/10/17/24 de abril de 2012. Habilidades especficas: Promover oportunidades para que ao educandos conheam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos histricos operando com um modo coletivo de produo de arte. Afinar a percepo sobre eles e sobre situaes do cotidiano. Narrar fatos e representar por meio de ao dramtica. Possibilitar a compartilha de descobertas, ideias, sentimentos, atitudes. Estabelecer relaes do indivduo com o coletivo e desenvolvendo a socializao. Contedos conceituais: Expressividade e mobilidade. Criatividade. DIA: 03/04/2012 3 FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Disciplina: Artes Cnicas Contedos: Aula prtica envolvendo a ludicidade e percepo sensorial. Metodologias: Atividade 1- Desenho surpresa Sentados em colunas. O primeiro aluno segura o lpis e o papel. Ao sinal, o primeiro aluno faz um trao do desenho pedido pelo professor. Por exemplo: o professor pede para desenhar uma flor. O primeiro aluno faz o primeiro trao e passa a folha e o lpis para o companheiro de trs, este faz outro trao e assim por diante. O ltimo se levanta e mostra o desenho. Vence a equipe que mais agradar. Atividade 2- Mozinhas falantes Todos sentados. Um aluno sai da sala. Quando retornar, seus colegas dizem qual foi o objeto escondido e ele comea procurar. Seus colegas o ajudam com palmas. Toda vez que ele se aproximar do objeto escondido, batem palmas bem alto, quando ele se distanciar, batem palmas baixinho. Se o aluno encontrar o objeto, ter o direito de escolher o seu sucessor, se no conseguir, outro ser escolhido pelo professor. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: lpis, folhas de papel, apagador. Referncias Bibliogrficas: Apostila de Jogos Recreativos. Professora Nilva. Pg. 19. REVISO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 10/04/2012 3 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina.

CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Artes Cnicas. Contedo: Elaborao de historinha contada pelos prprios alunos, a partir das atividades de estmulo criatividade. Metodologia: Atividade 1- L vai a barquinha Sentados, combinar com a professora (que segura o barco de papel) qual ser a carga da barquinha: flores, frutas, animais, etc. O professor inicia o jogo passando a barquinha dizendo: l vai a barquinha carregada de... (diz o nome, conforme o combinado). A criana que recebe a barquinha continua a brincadeira. Quem repetir ou no responder ser eliminado, temporariamente. Atividade 2 Historinha bem contada Todos sentados em circulo. O professor os ir conduzi-los a se imaginarem numa situao de lazer. Ento o professor comear contar uma histria do dia-a-dia, mas acrescentando personagens de desenho animado e estimular os alunos de um a um continuarem a histria e ao final da histria todos tero dado sua contribuio para a montagem da histria. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Barco de papel. Referncias Bibliogrficas: Arquivo pessoal. Apostila de Jogos Recreativos. Professora Nilva. Pg. 19. REVISO DO DIA: Ser feito um sorteio e o aluno escolhido comentar s obre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 17/04/2012 3 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Artes Cnicas Contedos: Introduo pea teatral para o dia das mes. Metodologias: Montar juntamente com os alunos uma minipea teatral sobre a homenagem ao dia das mes com a participao de todos os alunos. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Quadro/pincel. Referncias Bibliogrficas: Arquivo pessoal. REVISO DO DIA: Atravs da escolha de um aluno para comentar sobre a aula.

AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 24/04/2012 3 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Artes Cnicas. Contedos: Atividade avaliativa relativa ao ensaio da pea sobre o dia das mes. Metodologia: Aula prtica. Ser ensaiada a pea teatral: Mame, onde todos os alunos participaro. Ser montado um coro falado baseada no fundo musical escolhido. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: CD, aparelho de som. Referncias bibliogrficas: Educao fsica no cotidiano escolar. Vol. 3. Momentos festivos na escola fevereiro a dezembro. Pg. 66. REVISO DO DIA: Atravs de um sorteio um dos alunos dir sua opinio sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve.

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAO E CULTURA DIRETOR REGIONAL DE ENSINO SETOR REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO E ENSINO INTEGRAL PROGRAMAS PEDAGGICOS

Planejamento Mensal Escola Estadual Mestra Eva Nunes da Silva. Municpio: Natividade. Data: 30/03/2012. Srie: 3 Turma: nica. Turno: Integral. Disciplina: Educao Fsica. Professora: Aline Grazianne Cordeiro Batista. Dias Letivos Previstos: 02/03/09/10/16/17/23/24 de abril de 2012.

Habilidades especficas: Ser capaz de se locomover utilizando as habilidades motoras. Manifestar corporalmente os movimentos locomotores, no locomotores e os movimentos de manipulao. Vivenciar atividades rtmicas. Contedos conceituais: Movimentos locomotores: andar, correr, saltar, escalar e galopar. Movimentos no locomotores: bater, quicar e chutar. Atividades rtmicas: brinquedos cantados, msicas regionais, jogos rtmicos, percusso. Msica e atividades que envolvam as datas comemorativas do ms de abril. DIA: 02/04/2012 2 FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Disciplina: Educao Fsica Contedos: Aula prtica recreativa envolvendo os movimentos locomotores: correr, andar, saltar. Metodologias: Iniciar a aula com alongamentos ldicos (formiguinha, minhoquinha). Atividade 1- Coelhinho na toca As crianas formaro um grande crculo, divididos em trios, dois ficam de mos dadas (a toca) e a terceira fica no meio, representando o coelhinho. No centro do crculo ficam duas ou mais crianas que sero os coelhinhos sem toca. Dado o sinal, todos os coelhos mudam de toca, e as crianas que esto no centro da roda tentam ocupar um dos lugares vagos. Os que ficarem sem toca iro para o centro. Atividade 2- Corrida dos sacis Marcar uma linha de partida e, alguns metros frente, marcar a linha de chegada. As crianas ficam atrs da linha de partida, uma ao lado da outra. Dado o sinal, os participantes saem pulando num p s at a linha de chegada. Caber a vitria aos quatro primeiros jogadores a transpor a linha de chegada. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Quadra ou ptio, 20 a 30 garrafas pet, cadeiras. Referncias Bibliogrficas: Apostila de Jogos Recreativos. Professora Nilva A. da S. Torres. Pg. 05. REVISO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 03/04/2012 3 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina.

CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Educao Fsica Contedo: Aula prtica envolvendo movimentos locomotores: saltar. Metodologia: Alongamento de MMSS e MMII. Atividade 1- Corrida num p s De p, dispostos em duas colunas formaro duas equipes. Comear com o ltimo da coluna, que dever saltar num p s, passando do lado de sua coluna, posicionar-se na frente do primeiro colega da coluna e sentar-se na sua frente, o colega que ficar por ltimo far a mesma trajetria de forma que todos saltem ao lado de sua coluna e no final sentamse. Vence a equipe que terminar primeiro o percurso. Atividade 2- Amarelinha Desenhar no cho a amarelinha. Um dos participantes joga uma pedra na casa um, onde ele no poder pisar. Saltar do mar para a casa dois e trs, colocando um p em cada quadrado. Depois pula num p s para a casa quatro e assim por diante at chegar na terra. De l, o aluno retorna saltando at a casa dois e trs, de onde dever recolher a pedra para voltar ao mar. Todos os demais participantes devem fazer o mesmo. Se a criana no conseguir lanar a pedra na casa certa ou se pisar na casa com pedra, ou em qualquer risca da amarelinha, ela perde a vez. As dificuldades aumentam na medida em que o participante tem de acertar com a pedra nas casas mais distantes. Vence o jogo o primeiro que conseguir retirar a pedra na dcima casa e chegar a terra. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Quadra ou ptio, pedra, giz. Referncias Bibliogrficas: Apostila de Jogos Recreativos. Professora Nilva A. da S. Torres. Pg. 08 e 17. REVISO DO DIA: Ser feito um sorteio e o aluno escolhido comentar s obre a aula. AVALIAO: contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 09/04/2012 2 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Educao Fsica Contedos: Aula prtica envolvendo atividades de alongamento e aquecimento trabalhando as habilidades locomotoras.

Metodologias: Alongamento ldico. Atividade 1- Terra e mar Dividir a quadra ou ptio em duas metades, uma parte ser a terra e a outra o mar. O jogo consiste em saltar da terra para o mar e vice-versa, sem equivocar-se, se o fizer ser excludo. Atividade 2- Achar o par Dois grupos de nmeros iguais de participantes. Formam duas fileiras uma de frente para a outra formando pares (a certa distncia). Pedir para as crianas que prestem bastante ateno e memorizem quem seu par. Depois de alguns segundos, pedir para uma das fileiras ficarem de costas (no podero olhar) e enquanto isso, na outra, todos mudam rpido e silenciosamente de lugar. Ao sinal do professor, a fileira que est de costas vira-se e imediatamente todos devem correr de encontro ao seu par. O ltimo a formar o par, pagar prenda (a dupla). Depois se trocam as funes. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Quadra ou ptio, giz (para marcar o cho). Referncias Bibliogrficas: Apostila de Recreao. Pg. 03. REVISO DO DIA: Atravs da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 10/04/2012 3 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Educao Fsica Contedos: Aula prtica envolvendo atividades de alongamento e aquecimento trabalhando as habilidades locomotoras. Continuao. Metodologia: Efetuar alongamentos de MMSS e MMII sempre usando a ludicidade. Atividade 1- Bola ao tnel Formar duas colunas, com o mesmo nmero de elementos, que devero permanecer em p, um atrs do outro, com as pernas afastadas, entrega-se uma bola ao primeiro de cada coluna. A um sinal combinado, o primeiro jogador de cada grupo passa a bola por entre as pernas, entregando-a ao colega que estiver atrs e assim por diante. Quando o ltimo jogador estiver de posse da bola, sai correndo e vai ocupar o lugar frente da coluna, repetindo a ao do primeiro jogador. O jogo continua, vindo sempre para a frente o timo jogador da coluna. Vencer a equipe cujo jogador inicial retornar, em primeiro lugar, posio inicial. Atividade 2- Bola ao ar

Procede-se como no jogo anterior, s que a bola passada sobre a cabea dos participantes. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Duas bolas, quadra ou ptio. Referncias Bibliogrficas: Apostila de Recreao. Pg. 04 e 05. REVISO DO DIA: Atravs de um sorteio um dos alunos dir sua opinio sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve.

DIA: 16/04/2012 2 FEIRA Acolhida: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Disciplina: Educao Fsica Contedos: Aula prtica envolvendo brincadeiras recreativas para o desenvolvimento da cooperao. Metodologias: Alongamento ldico incentivando a importncia do mesmo Atividade 1- Jogo de formar grupos Andando ou correndo pela quadra ou ptio, dado o sinal a professora diz por exemplo: grupo de 2. Os jogadores procuram um par e continuam andando de mos dadas. A professora pode pedir quantos elementos quiser e assim por diante. Os que no conseguirem se agrupar a cada comando dado pela professora vo sendo eliminados. Sero vencedores quem conseguir se agrupar at o final do jogo. Atividade 2- Corrida dos sacis Marcar uma linha de partida e, alguns metros frente, marcar a linha de chegada. As crianas ficam atrs da linha de partida, uma ao lado da outra. Dado o sinal, os participantes saem pulando num p s at a linha de chegada. Caber a vitria aos quatro primeiros jogadores a transpor a linha de chegada. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Quadra ou ptio. Referncias Bibliogrficas: Apostila de recreao. Pg. 05. REVISO DO DIA: Escolher um aluno para comentar sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 17/04/2012 3 FEIRA

ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Educao Fsica. Contedo: Aula prtica sobre jogos recreativos e cooperativos. Metodologias: Iniciar a aula com alongamentos ldicos (formiguinha, minhoquinha). Atividade 1- Jogo do ziguezague Formar dois crculos, cada crculo formar uma equipe. Os jogadores ficam em p, deixando um espao entre si. Dado o sinal de incio, o jogador nmero um de cada crculo comea correr entre seus companheiros, em ziguezague, contornando-os at chegar ao lado do nmero dois, senta-se e assim por diante. Vence a equipe que terminar primeiro. Atividade 2- Corrida num p s Formao- Sentados nas cadeiras, sendo que cada coluna de cadeiras ser uma equipe. Comear com o ltimo jogador da fileira, que dever andar num p s, pelo corredor formado pelas cadeiras, sentar-se na primeira que dever estar vazia, este bate com a palma da mo na carteira do companheiro de trs, que faz o mesmo, e assim por diante at o ltimo elemento da fileira que, ao receber o sinal, levanta-se e anda num p s at a primeira cadeira e assim por diante. Vence a equipe que terminar primeiro, isto , quando os jogadores ocuparem novamente suas carteiras de origem. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Quadra ou ptio, cadeiras. Referncias Bibliogrficas: Apostila de Jogos Recreativos. Professora Nilva A. da S. Torres. Pg. 06 e 09. REVISO DO DIA: Ser feito um sorteio e o aluno escolhido comentar s obre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 23/04/2012 2 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Educao Fsica

Contedo: Aula prtica. Brincadeiras envolvendo equilbrio e destreza. Metodologia: Alongamento de MMSS e MMII. Atividade 1- Corrida do equilibrista Formar duas equipes. O primeiro de cada equipe com uma caixa de fsforos ou qualquer objeto semelhante. Dado o sinal, o primeiro jogador da equipe sai caminhando o mais rpido possvel, sem deixar a caixa cair. Caso isso acontea o jogador dever parar, recolocar a caixa e continuar contornando a linha final, retornar e dar a caixa ao seu companheiro. Vence a equipe que terminar primeiro. Atividade 2- Amarelinha Desenhar no cho a amarelinha. Um dos participantes joga uma pedra na casa um, onde ele no poder pisar. Saltar do mar para a casa dois e trs, colocando um p em cada quadrado. Depois pula num p s para a casa quatro e assim por diante at chegar na terra. De l, o aluno retorna saltando at a casa dois e trs, de onde dever recolher a pedra para voltar ao mar. Todos os demais participantes devem fazer o mesmo. Se a criana no conseguir lanar a pedra na casa certa ou se pisar na casa com pedra, ou em qualquer risca da amarelinha, ela perde a vez. As dificuldades aumentam na medida em que o participante tem de acertar a pedra nas casas mais distantes. Vence o jogo o primeiro que conseguir retirar a pedra na dcima casa e chegar a terra. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Quadra ou ptio, pedra, giz, duas caixinhas. Referncias Bibliogrficas: Apostila de Jogos Recreativos. Professora Nilva A. da S. Torres. Pg. 06 e 17. REVISO DO DIA: Atravs da escolha de um aluno para comentar sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve. DIA: 24/04/2012 3 FEIRA ACOLHIDA: Feita pela professora Enedina. CURTINDO AS LEITURAS: Feita pela professora Enedina. CORREO DO PARA CASA: No houve. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Disciplina: Educao Fsica Contedos: Aula prtica envolvendo equilbrio. Metodologias: Alongamento ldico incentivando a importncia do mesmo Atividade 1- Corrida de obstculos Formar duas equipes, a frente de cada uma, colocar 2 ou 3 objetos afastados uns dos outros. O primeiro jogador dcada coluna sai correndo segurando a bola, salta os objetos sua frente e volta saltando os mesmos. Entrega a bola ao jogador seguinte e vai para o final da fila e assim por diante. Vence a equipe que terminar primeiro. Atividade 2- Transformar em pedras

Alunos dispostos vontade. Dois sero pegadores. Dado sinal, os jogadores fogem dos pegadores que, ao tocar os participantes, os transformam em pedras. Aqueles que forem transformados em pedra ficam abaixados sem se mover. Vence quem ficar por ltimo. Recursos pedaggicos e tecnolgicos: Trs cones, quadra ou ptio. Referncias Bibliogrficas: Apostila de recreao. Pg. 06. REVISO DO DIA: Atravs de um sorteio um dos alunos dir sua opinio sobre a aula. AVALIAO: Contnua observando os aspectos qualitativos e ou quantitativos. PARA CASA: No houve.

Potrebbero piacerti anche