Sei sulla pagina 1di 4

Classificao dos Advrbios

De acordo com a circunstncia que exprime, o advrbio pode ser de: Lugar: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acol, atrs, alm, l, detrs, aqum, c, acima, onde, perto, a, abaixo, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, nenhures, adentro, afora, alhures, nenhures, aqum, embaixo, externamente, a distncia, distncia de, de longe, de perto, em cima, direita, esquerda, ao lado, em volta. Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanh, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, ento, ora, jamais, agora, sempre, j, enfim, afinal, amide, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, s vezes, tarde, noite, de manh, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia. Modo: bem, mal, assim, adrede, melhor, pior, depressa, acinte, debalde, devagar, s pressas, s claras, s cegas, toa, vontade, s escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a p, de cor, em vo e a maior parte dos que terminam em "-mente": calmamente, tristemente, propositadamente, pacientemente, amorosamente, docemente, escandalosamente, bondosamente, generosamente. Afirmao: sim, certamente, realmente, decerto, efetivamente, certo, decididamente, deveras, indubitavelmente. Negao: no, nem, nunca, jamais, de modo algum, de forma nenhuma, tampouco, de jeito nenhum. Dvida: acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, qui, talvez, casualmente, por certo, quem sabe. Intensidade: muito, demais, pouco, to, menos, em excesso, bastante, mais, menos, demasiado, quanto, quo, tanto, assaz, que(equivale a quo), tudo, nada, todo, quase, de todo, de muito, por completo,extremamente, intensamente, grandemente, bem (quando aplicado a propriedades graduveis). Excluso: apenas, exclusivamente, salvo, seno, somente, simplesmente, s, unicamente. Por exemplo: Brando, o vento apenas move a copa das rvores. Incluso: ainda, at, mesmo, inclusivamente, tambm. Por exemplo: O indivduo tambm amadurece durante a adolescncia. Ordem: depois, primeiramente, ultimamente. Por exemplo: Primeiramente, eu gostaria de agradecer aos meus amigos por comparecerem festa. Saiba que : - Para se exprimir o limite de possibilidade, antepe-se ao advrbio o mais ou o menos. Por exemplo: Ficarei o mais longe que puder daquele garoto. Voltarei o menos tarde possvel. - Quando ocorrem dois ou mais advrbios em -mente, em geral sufixamos apenas o ltimo: Por exemplo: O aluno respondeu calma e respeitosamente. Distino entre Advrbio e Pronome Indefinido H palavras como muito, bastante, etc. que podem aparecer como advrbio e como pronome indefinido. Advrbio: refere-se a um verbo, adjetivo, ou a outro advrbio e no sofre flexes. Por exemplo: Eu corri muito. Pronome Indefinido: relaciona-se a um substantivo e sofre flexes. Por exemplo: Eu corri muitos quilmetros.

Vamos comear nosso estudo analisando duas frases que contm advrbios. Pedro bebe compulsivamente. Joo compareceu pontualmente lcito dizer que compulsivamente indica o modo como Pedro bebe e que pontualmenteparticulariza a forma como Joo compareceu. Ou seja, as duas palavras esto modificando as aes denotadas nas frases. Diante disso, podemos dizer que em muitos usos, uma caracterstica bem definida dos advrbios funcionar como complementos frasais. Vamos adiante, analisando outra srie: Gisele desfilou linda. Gisele desfilou muito. Gisele desfilou muito linda. Na primeira frase, linda modifica Gisele. Na segunda frase, muito modifica a ao denotada por desfilou. Na terceira frase, linda modificaGisele, mas muito no modifica a ao do verbo, modifica sim, o adjetivo linda. Concluso: advrbios podem modificar adjetivos. Vamos adiante. Pedro dirige muito. Pedro dirige muito bem. Na primeira frase, entende-se quemuito quantifica a ao indicada na frase e explicitada pelo verbo. J na segunda frase, se nos basessemos no comportamento tpico dos adjetivos, por exemplo, concluiramos que Pedro dirige muito e bem. Mas no o que acontece com os advrbios. A interpretao correta da frase que Pedro dirige mais do que bem, dirige bem alm da conta. O advrbio muito, nesse caso no modifica a ao do verbo, mas modifica o outro advrbio (bem). Esta mais uma caracterstica dos advrbios. Modificam outros advrbios. Com essas anlises, conclumos que advrbios podem complementar frases, alm de modificar adjetivos e outros advrbios. Isso nos servir como ponto de partida para nossa anlise dos advrbios, uma classe difcil, cuja definio exige um esforo considervel. Para isso, teremos que levar em conta aspectos morfolgicos, sintticos e semnticos.

Contraste entre adjetivos e advrbios Estudando atentamente os adjetivos e os advrbios encontramos vrias similaridades e convergncias entre as duas classes, de tal forma que chega ser tentadora a idia de trat-las como subconjuntos de uma classe maior de modificadores. Essa concluso surge da observao de sries como a apresentada a seguir: A bailarina linda. A bailarina dana lindamente. Observe que tanto linda como lindamenteapresentam o mesmo radical, que ambas as palavras so modificadores e o sentido que portam basicamente o mesmo nos dois casos exemplificados, ou seja, uma qualidade, a beleza, est sendo atribuda a uma pessoa e a uma ao respectivamente.

Outra convergncia que se observa o fato de muitos adjetivos apresentarem advrbios correspondentes como: Adjetivo Muito, muita, muitos, muitas Rpido, rpida, rpidos, rpidas Pouco, pouca, poucos, poucas Bem Advrbio Muito, muitssimo Rpido, rapidamente Pouco, pouqussimo Bem

Muitos advrbios derivam de adjetivos pelo acrscimo do sufixo -mente forma feminina do adjetivo, se houver. Em outros casos, no temos diferena morfolgica notvel entre adjetivo e advrbio, exceto as flexes de gnero e nmero no adjetivo. Por exemplo: Adjetivos: Muitas solues, muitosproblemas, muito tempo, muita intriga. Advrbios: Muito bacanas, muito complexos,muito suja, muito limpo, viajou muito,muito bem.

As semelhanas entre adjetivos e advrbios so acentuadas no aspecto semntico. J no aspecto morfossinttico, observam-se diferenas como se v na tabela a seguir: Caracterstica Flexo em gnero Flexo em nmero Flexo em grau Classes que determina Adjetivo Sim Sim Sim Substantivos Advrbio No No Em alguns casos Adjetivos Advrbios No Sim

Complementa frases copulativas Sim Complementa frases noSim copulativas

Os adjetivos e advrbios contrastam nas condies em que podem ser empregados para formar sintagmas complementares da frase. Vamos resumir as possibilidades. O adjetivo pode ser empregado como complemento de frases copulativas e o advrbio no. A moa linda. * A moa muito. Tanto o adjetivo como o advrbio podem complementar frases no copulativas, mas nesse caso, o adjetivo modifica apenas o sujeito e o advrbio modifica a frase como um todo. A modelo desfilou linda. A modelo desfilou lindamente. Note que na primeira frase, o adjetivo lindamodifica modelo. Na segunda frase, lindamentemodifica a modelo desfilou. As caractersticas morfolgicas de adjetivos e advrbios podem ser decisivas para a interpretao do significado da frase como vemos em seguida: As manifestantes so muito radicais. As manifestantes so muitas radicais. Na primeira frase, o fato de muito no concordar em nmero e gnero com manifestantes indica que muito est sendo usada como advrbio. Em funo disso, o falante vai entender que muitodetermina radicais em vez de determinar manifestantes, j que na gramtica do portugus advrbio no determina substantivo. Na segunda frase, o fato de muitas concordar em gnero e nmero com manifestantes, induz o falante a considerar muitas como adjetivo. Como no portugus, adjetivo s determina substantivo, a determinao de muitas recai sobre manifestantes e a segunda frase ganha sentido diferente da primeira. Em alguns casos, o adjetivo masculino singular se confunde com seu advrbio correspondente, gerando frases ambguas como a seguir: Ele agiu bem. Afinal, quando agiu ele estava bem, ou a ao que se deu corretamente? A ambigidade deve-se ao fato de bem poder ser entendido como advrbio ou adjetivo.

Dois casos de uma mesma classe? Diante das convergncias que constatamos entre adjetivos e advrbios, poderamos propor um modelo de anlise em que as duas classes seriam tratadas como casos de uma classe mais abrangente. Dessa forma, palavras como as agrupadas a seguir seriam tratadas como integrantes de um mesmo lexema. Certo, certa, certos, certas, certamente. Pronto, pronta, prontos, prontas, prontamente. As flexes com gnero e nmero definidos seriam tratadas como pertencentes ao caso adjetivo e a flexo terminada em mente, seria includa no caso adverbial. Observe que estaramos unindo os adjetivos e advrbios em uma mesma classe, flexionada em caso. Respaldo para tal modelo h, afinal, o adjetivo e o advrbio, se distinguem basicamente pelas funes sintticas distintas que desempenham.

Esse exerccio de anlise foi desenvolvido apenas para mostrar as afinidades que unem os adjetivos e os advrbios. No vamos criar a super classe dos adjetivos mais advrbios, embora a idia seja tentadora.

Modificador de modificadores Uma caracterstica marcante dos advrbios o fato de funcionarem como modificadores de adjetivos e de outros advrbios. Se considerarmos que o adjetivo modifica o substantivo e este no modifica outros itens, temos uma cadeia de modificao como no exemplo: Tese muito bem desenvolvida. No exemplo, o substantivo tese o determinado primrio. O adjetivo desenvolvida modificador primrio. O advrbio bem modificador secundrio. Muito advrbio modificador tercirio. O advrbio no pode desempenhar a funo de modificador primrio.

Complemento frasal Outra caracterstica importante dos advrbios a possibilidade de formarem isoladamente um sintagma que complementa alguns modelos de frase que seguem a estrutura sujeito + sintagma verbal + complemento. Veja alguns casos: O preo subiu rapidamente. A tempestade chegou subitamente. A ao do advrbio, nesses casos se estende sobre o conjunto sujeito + sintagma verbal. o que se conclui fazendo perguntas que esclarecem a funo do advrbio na frase. O que se deu rapidamente? A subida do preo. O que se deu subitamente? A chegada da tempestade

Potrebbero piacerti anche