Sei sulla pagina 1di 12

MODELAGEM NUMRICA E ANLISE EXPERIMENTAL APLICADAS AO PROJETO DE UMA CLULA DE CARGA Flvio de Souza Barbosa Paulo Csar Ferreira

Anderson Rodrigues Vilela Joo Carlos de Souza Guedes Filho flavio@numec.ufjf.br ferreira@numec.ufjf.br vilela@numec.ufjf.br guedes@numec.ufjf.br Departamento de Estruturas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Universitrio, CEP 36036-330, Juiz de Fora MG - Brasil Resumo. Este trabalho tem como objetivo principal abordar todas as etapas que constituem o projeto e a confeco de uma clula de carga construda em ao com extensmetros eltricos de resistncia (strain gages). Inicialmente, clculos tericos so realizados para se estimar o dimensionamento da clula de carga e, a partir destes dados, faz-se a otimizao do detalhamento da mesma segundo restries de tenses e deslocamentos atravs do software Ansys. Testes experimentais de calibrao e verificao so realizados num prottipo real de dimenses otimizadas, evidenciando o bom funcionamento do equipamento desenvolvido. Keywords: clula de carga, otimizao via Ansys, analise experimental

1.

INTRODUO

Clulas de Cargas podem ser usadas como transdutores de fora, podendo ser aplicadas em diversas situaes graas a grande diversidade de formas. O princpio de funcionamento normalmente baseado na variao hmica sofrida em um sensor denominado extensmetro eltrico de resistncia ou strain gages, quando este submetido a deformaes. A maioria das clulas de carga fabricada com os extensmetros eltricos de resistncia ligados entre si atravs de uma ponte de Wheatstone equilibrada. Esta configurao amplifica os sinais obtidos nas medies, permitindo que se avalie a variao hmica dos extensmetros de modo mais exato. Uma vez identificada a variao hmica dos extensmetros eltricos de resistncia possvel, atravs de relaes de calibrao e/ou dados fornecidos pelo fabricante da clula de carga, avaliar as tenses e/ou foras a que a mesma est submetida. Obviamente, a forma e as caractersticas do corpo da clula de carga devem ser objeto de um meticuloso estudo de projeto, visando assegurar relaes lineares entre a intensidade da fora atuante e a conseqente deformao dos extensmetros. Entre os modelos mais comuns de clulas de carga destacam-se aqui aqueles de configurao semelhante apresentada na Figura 1. Neste caso so medidas as deformaes por flexo e pode-se chegar a uma relao entre estas medidas e o carregamento, fazendo com que a clula de carga funcione como transdutor de fora. Este trabalho estuda este tipo de clula de carga, analisando desde modelos tericos e computacionais at o funcionamento de um prottipo experimental.

Figura 1 Dimenses e funcionamento de uma clula de carga.

2.

METODOLOGIA Pode-se dividir a apresentao deste trabalho em trs etapas distintas e seqenciais: Projeto da Clula de Carga:

Nesta etapa so realizados experimentos tericos e numrico-computacionais via MEF visando otimizar as dimenses da clula. Confeco da Clula de Carga: So abordados aspectos relativos a confeco da clula, colagem de strain gages, cuidados na montagem, etc. Calibrao e Testes da Clula de Carga: De modo a se obter uma clula de carga com medidas confiveis, testes de calibrao so realizados visando avaliar suas caractersticas de linearidade e repetibilidade. A seguir cada uma destas etapas so analisadas de maneira mais abrangente. 3. PROJETO DA CLULA DE CARGA

O dimensionamento foi feito baseando-se em resultados obtidos na otimizao das dimenses principais da clula atravs de uma modelagem computacional utilizando o mtodo dos elementos finitos. Como a clula de carga possui uma axissimetria tanto geomtrica quanto para as condies de contorno, optou-se por um modelo numrico utilizando apenas do modelo geomtrico, como mostra a Figura 2. Para um pr-dimensionamento definiu-se a capacidade da clula de carga e utilizando as formulaes tericas de placas e cascas fornecidas por Timoshenko & Woinowsky (1959), onde foram determinadas medidas iniciais para atender as restries de tenses e deformaes. Inicialmente verificou-se a validade dos resultados tericos do deslocamento vertical mximo e da tenso mxima (equaes 1 e 2) comparando-os com os resultados obtidos na simulao computacional utilizando o software Ansys, como mostra a Tabela 1.

1 = k
W =k

qa h qa 4 Eh

(1)

(2)

onde: W deslocamento vertical mximo (Fig. 1) 1 tenso principal mxima q carga uniformemente distribuda (Fig. 1) k parmetro dado em funo da razo a/b vlido para coeficiente de Poisson = 0,3 E mdulo de elasticidade adotado = 210 GPa h altura da clula de carga (Fig. 1) a e b Fig. 1.

Tabela 1 Resultados tericos e numricos.


Resultados Terico Numerico W (mm) 0,000850 0,000879 1 (MPa) 2,812 2,202

Figura 2 Dimenses utilizadas nos clculos tericos. Segundo os resultados tericos e numricos, para uma clula com capacidade de 1kN, um raio externo de 40mm e altura de 20mm, conforme indicado na Figura 2. Tais medidas foram suficientes para garantir dimenses internas que viabilizassem o trabalho da pea em regime elstico, atendendo as restries de deslocamento mximo e tenso de escoamento. Antes de se executar a otimizao fez-se necessrio a verificao da convergncia dos resultados, segundo a densidade de elementos finitos da malha utilizada. O grfico da Figura 3 mostra os valores da tenso principal mxima 1 nos ns pertencentes a um dos trechos onde foram posicionados os extensmetros. A malha inicial foi refinada at chegar a uma densidade com resultados confiveis. A convergncia dos resultados se deu no terceiro refinamento (malha com 17772 ns), definindo-se a densidade de malha ideal utilizada no modelo numrico para a otimizao. A otimizao do prottipo foi realizada utilizando a ferramenta do Ansys (2003), onde foram definidos os parmetros principais do projeto: Funo objetivo: menor volume; Variveis de projeto: dimenses otimizadas (A e h - Fig. 2); Variveis de estado: Tenso de escoamento do ao utilizando um coeficiente de segurana igual a 1,4. Aps o processamento da otimizao, as dimenses ideais para as variveis de projeto foram: A = 25 mm e h = 3,2 mm. A Figura 4 mostra o projeto completo com as dimenses da clula de carga e a Figura 5 mostra os resultados de tenses mximas e mnimas principais (1 e 3, respectivamente), indicando o melhor posicionamento dos strain gages na clula.

Figura 3 - Resultados para o teste de convergncia da malha.

Figura 4 Projeto da clula otimizada.

Figura 5 Tenses principais mximas e mnimas (1 e 3).

4.

CONFECO DA CLULA DE CARGA:

A usinagem da clula de carga foi realizada em ao de mesmas caractersticas que as consideradas na modelagem computacional. O prottipo mostrado na Figura 6 (ver dimenses na Figura 4).

Figura 6 Prottipo da clula de carga. A avaliao da fora aplicada na direo axial da clula de carga feita com o auxlio de 4 strain gages formando uma ponte de Wheatstone conforme mostra a Figura 7. Os strain gages utilizados tm as seguintes caractersticas: Resistncia: 120; Comprimento: 5mm. A disposio dos strain gages adotada amplifica as leituras e elimina os erros nas medies das deformaes provenientes de variao de temperatura conforme mostrado a seguir

Figura 7 Strain gages colados formando uma ponte de Wheatstone.

Uma ponte de Wheatstone consiste na ligao de 4 resistores (neste caso strain gages), como esquematizado na Figura 8. Aplicando-se a lei de Ohm, pode-se escrever a expresso:
R1 dV = V R4 (R3 + R4 ) (R1 + R2 )

(3)

onde: R1, R2, R3 e R4 Resistncias dos strain gages; V Voltagem de alimentao entre os pontos 1 e 2; dV Leitura de voltagem entre os pontos 3 e 4.

3 R1 R2

V
1 R4 4
Figura 8 Ponte de Wheatstone.

dV

R3

Se R 4 R 2 = R 1 R 3 , tem-se dV = 0 e diz-se que a ponte de Wheatstone est equilibrada. Com a aplicao de cargas sobre a clula, os strain gages acompanham sua deformao e os valores iniciais R1, R2, R3 e R4 se alteram. Admitindo que os resistores R1 e R3 representem os strain gages localizados mais prximos ao centro da clula de carga, que R2 e R4 sejam os outros dois strain gages e que a fora axial sobre a clula seja vertical e de baixo para cima, tem-se um aumento de resistncia eltrica proveniente de alongamento para os resistores R1 e R3 e uma reduo de resistncia eltrica proveniente de encurtamento para os demais resistores. Estas caractersticas quando analisadas com auxlio da equao (3) faz com que a voltagem dV seja 4 vezes maior que a obtida com apenas um strain gage ativo. Como os 4 strain gages esto no mesmo ambiente, as variaes de resistncia em funo da dilatao trmica so as mesmas para os 4 resistores. Desta forma, observando a equao (3) e a disposio adotada, tem-se a anulao deste efeito. Aps a colagem dos strain gages foram feitas as conexes via solda de um cabo contendo os 4 fios usados na alimentao e leitura de voltagem conforme mostrado na Figura 9. Esta figura mostra tambm o dispositivo enroscado no centro da clula de carga, onde se aplica a fora axial. A referncia Carrasco (2001) abrange toda o procedimento prtico de colagem de strain gages. Uma vez de posse da clula de carga completamente confeccionada, passou-se para a calibrao e testes da mesma.

Figura 9 Clula de Carga com a ligao dos fios.


5. CALIBRAO E TESTES DA CLULA DE CARGA:

Neste trabalho so analisadas duas caractersticas do prottipo da clula de carga projetada: Linearidade e Repetibilidade.
5.1. Linearidade

A relao entre o desequilbrio de voltagem (equao 3) e a fora que se submete a clula de carga dever ser linear. Assim sendo, deve-se ter F (fora axial - ver Figura 10) diretamente proporcional a dV (ver equao 3). A Figura 10 mostra o esquema de aplicao de fora na clula de carga.

Figura 10 Aplicao da fora axial. Utilizando-se um dinammetro de referncia, aplicaram-se foras F variando entre 0 e 488,20 N na clula de carga, fazendo as respectivas leituras de dV. A Figura 11 mostra a relaes entre dV/V e F para uma alimentao de 5V e 10V. Para viabilizar a comparao entre os resultados obtidos para 5V e 10V, a escala horizontal do grfico foi adimensionalizada.

500 450 400 350 Fora (N) 300 250 200 150 100 50 0 0,00

5V 10V

0,01

0,02

0,03

0,04

0,05

0,06

0,07

0,08

0,09

0,10

Leitura (m V/V)

Figura 11 Relaes entre dV/V e F para as alimentaes de 5V e 10V. Os resultados obtidos para os dois casos de alimentao considerados mostram um comportamento linear com retas praticamente coincidentes evidenciando que a fonte de alimentao no influenciou na linearidade da relao F x dV, como era de se esperar. Ajustando-se via mtodo dos mnimos quadrados uma reta a todos os pontos do grfico da Figura 11 chega-se equao (4) que pode ser adotada para calibrao da clula de carga. F [N ] = 5704 dV 0,7569[ N ] V (4)

Aplicando equao (4) as foras de referncia, obtm-se a Tabela 2 que mostra uma boa correlao entre os valores de fora F impostos clula de carga w aqueles obtidos via equao de calibrao (equao 4). Tabela 2 Valores de fora calculados utilizando equao de calibrao e fonte de alimentao em 10V
Carga de referncia (N) Fora calculada com equao 4 (N)

0,00 31,40 128,30 220,70 349,00 488,20

-0,76 29,53 126,49 224,10 349,98 483,91

5.2. Repetibilidade

A relao obtida entre F e dV deve se manter suficientemente constantes com o passar do tempo. Com o propsito de verificar esta caracterstica, foram analisadas 100 seqncias de medidas para cada fora de referncia e seus respectivos desvios padres so apresentados na Tabela 3. Tabela 3 Fora e desvio padro
Fora (N) 0 31,40 128,30 220,70 349,00 488,20 Desvio Padro (N) 3,61 4,59 4,19 3,93 5,10 3,25

Analisando a Tabela 3, conclui-se que a exatido das medidas obtidas com o prottipo e o sistema de aquisio utilizado varia em torno de 0,51% da capacidade total da clula de carga (1KN).
6. COMENTRIOS FINAIS E CONCLUSES

importante salientar que o nvel de exatido obtido nas medidas est intimamente ligado ao sistema de aquisio de dados disponvel. No presente trabalho utilizou-se a placa PCI 6013 da National Instruments (2003) e o software de aquisio de dados distribudo com a placa. Mesmo com este sistema de aquisio bastante simples, pode-se dizer que os resultados obtidos foram satisfatrios. Outro fator importante a ser observado o baixssimo custo final do prottipo. Quando se compara o oramento final da clula incluindo apenas os gastos com materiais (ao, strain gages, cola, solda, etc.) com o preo de venda de aparelhos similares fornecidos por fabricantes nacionais e internacionais, v-se uma diferena bastante significativa. Como expectativas de trabalhos futuros, tem-se: Melhoria no sistema de aquisio de dados; Projeto de clulas de carga de forma e tamanho diferentes dos abordados neste artigo.
Agradecimentos

Os autores agradecem pelo auxlio financeiro da UFJF, FAPEMIG e CNPq. Ao aluno do curso de Engenharia Civil Vagner Gemiliano Pinto, ao professor Fernando Marques de Almeida Nogueira ao Laboratrio Nacional de Computao Cientifica LNCC.
REFERNCIAS

Ansys User Guide, 2003.

Edgar V. M. Carrasco, 2001. Notas de aula da disciplina Anlise Experimental de Tenses Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas da UFMG National Instruments Corp., 2003. NI-DAQ 7 Quick Start Guide. Stephen P. Timoshenko e S.WoinowskyKrieger, 1959. Theory of Plates and Shells. Second Edition McGraw-Hill Book Company, Inc.

Potrebbero piacerti anche