Sei sulla pagina 1di 11

As Vanguardas Do Modernismo

Nome:Alanderson Miranda Curso:Telecomunicaes / P.4 Professora:Ieda

Introduo Essa revoluo, as vanguardas europia, comeou no perodo antes das Guerras Mundiais, durante a Blle poque (quando a mquina veio para revolucionar a vida dos homens, dando a eles o comodismo), durando at depois destas Guerras. Durante este perodo existiram diversos movimentos que buscavam expressar sua revolta contra as regras e imposies e mostrar uma nova maneira de ver o mundo. Dentre estes movimentos, os mais destacados foram: Futurismo, Cubismo, Dadasmo, Surrealismo,

Expressionismo e Construtivismo.

Futurismo Fundado em 1909, na Itlia por Marinetti, o Futurismo pregava o verso livre, a imaginao sem fio e a palavra em liberdade, como certa viso dinmica da realidade. O autor do movimento propunha a negao total dos valores estticos vigentes na poca, destruindo a sintaxe da gramtica (no usando adjetivos, conjunes e pontuao).

Caractersticas do Futurismo: Precedncia da teoria sobre a prtica e pretenso de ser "moderno", com exclusividade da expresso mais avanada da arte do seu tempo, caractersticas que, tambm, marcaram outros movimentos de vanguarda. Movimento que mais produziu manifestos. Expresso do dinamismo, ponto essencial da esttica futurista. Busca de uma linguagem intensa, dinmica, audaciosa capaz de expressar as novas concepes de espao e movimento.

Principais Artistas: Umberto Boccioni, Carlo Carr, Luigi Russolo, Gino Severini, Giacomo Balla.

Algumas Obras do Futurismo:

Formas de continuidade no espao

Dana do mar Gino Severini, 1914

Texto-Futurista

"Os homens com seus displays nas costas Conectados grande rede ciberntica Microchipados, monitorados. Interligados, robotizados. Transitando pelas ruas de uma moderna metrpole. Os carros voadores cortam o cu. Um cu sem nuvens, sem cores. Nos elevadores dos edifcios futuristas. Nos corredores, nos arredores. Em todas as direes..." Bem vindo ao novo mundo! ...e a cincia se multiplicar... Texto-Futurista "Anrquicos e incendirios, os futuristas promoveram um verdadeiro espetculo de pirotecnia grfica. Letras e fragmentos de letras tratados, como nunca antes, em sua dimenso visual. Um verdadeiro caos de tipos e de corpos [tipogrficos]. Em seu rastro,

embora bem mais ntida e consistente, veio a vanguarda russa. A consolidao da aliana entre poeta e pintor e entre poeta e designer. A preocupao, explcita e programtica, com a visualidade escrita." ANTONIO RISRIO (in: Ensaio sobre o texto potico em contexto digital.Salvador: Fundao Casa de Jorge Amado; COPENE, 1998. p. 48)

Cubismo: Fundado em 1913, decorrente da pintura. O artista fraciona a realidade e depois a remonta em planos sobrepostos e simultneos (como em recortes de revistas espalhados e colados aleatoriamente). Usa de uma escritura nominal, subjetivismo, inveno de palavras e humor (atravs de uma linguagem como que catica). Picasso na pintura e Apollinaire na literatura so os grandes representantes do Cubismo.

Caractersticas do Cubismo: utilizao das formas geomtricas para representar as figuras, no se obedecendo aos princpios clssicos de representao dos objetos tais como so vistos; destruio da harmonia das cores e formas; decomposio das figuras ao extremo, abandonando a aparncia real das coisas; apresentao dos objetos com todas as suas partes num mesmo plano; a preocupao no o que se representa, mas como se representa; o objeto pintado fruto de uma decomposio e de uma recomposio do objeto feita pelo artista.

Principais Artistas: Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris, Robert Delaunay, Fernand Lger, Albert Gleizes e Jean Metzinger.

Algumas Obras do Cubismo:

As Senhoritas de avignon Pablo Picasso, 1907

Casas e rvores George Braque, 1908

Texto-Cubista A menina de trana Brinca com sua boneca. E pula... E corre... E dana... A menina sapeca. Linda e cheia de graa. Brinca que a infncia passa. Texto-Cubista A menina de trana Brinca com sua boneca. E pula... E corre... E dana... A menina sapeca. Linda e cheia de graa. Brinca que a infncia passa. Texto-Cubista

Quando o branco Do teu manto Causou encanto Corao ficou assim...Muito mais franco. 2.3 Dadasmo: Tristan Tzara fundou o Dadasmo em 1918, este expressa a negao total, a apologia do absurdo e do incoerente, a destruio do ambiente e a construo de uma anti-arte.

Caractersticas do Dadasmo: no significou um movimento artstico no sentido tradicional, mas uma rebelio, um novo modo de pensar, um novo sentir, um novo saber, uma arte nova em meio a uma liberdade nova; forma de expresso de modo positivo enquanto possibilitou total liberdade de criao, que nos foi deixada como legado; forma de expresso de modo negativo quando invocava a destruio da arte, a no arte, a anti-arte, negando at mesmo, a prpria revoluo Dad; no propunha nenhum estilo; utilizao da fotomontagem (descoberta pelos dadastas) como meio para o sarcasmo;

Principais Artistas: Tristan Tzara, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Raoul Hausmann, Hans Arp, Hans Richter, Kurt Shwitters.

Algumas Obras do Dadasmo:

Casas e rvores George Braque, 1908

Colagem sobre leo weltenkreise Kurt Schwitters,

Texto-Dadasmo Reflexo sobre dimenses estar a cargo de especialistas diferentes realizar profundas indagaes encarar a realidade das mentes.

Em nossa histria da educao As prticas dos professores a cada dia Formam grupos e ideal organizao precisam da alegria necessrio motivao. Na busca da superao provocando novos medos, mais frustraes preciso conseguir soluo ansiar a inovao. Sem ter com quem compartilhar com seus acertos e erros Valores e crenas originar O pensamento do professor. Texto-Dadasmo Reflexo sobre dimenses estar a cargo de especialistas diferentes realizar profundas indagaes encarar a realidade das mentes. Em nossa histria da educao As prticas dos professores a cada dia Formam grupos e ideal organizao precisam da alegria necessrio motivao. Na busca da superao provocando novos medos, mais frustraes preciso conseguir soluo ansiar a inovao.

Sem ter com quem compartilhar com seus acertos e erro Valores ou crenas.

4 Surrealismo: Criado em 1924, Andre Breton propunha a recriao da sociedade sob novas tcnicas. A grande novidade do movimento foi a escrita automtica, o artista de coloca no estado mais passvel e receptivo que conseguir, escreve depressa, sem assunto prestabelecido. A realidade do Surrealismo a do subconsciente, a do sonho. O pintor Salvador Dali um dos principais nomes desse movimento. Caractersticas do Surrealismo: valoriza a interveno fantasiosa na realidade; ressalta o automatismo contra o domnio da conscincia; as formas da realidade so completamente abandonadas. Explorar o inconsciente, o sonho, a loucura; aproximar-se de tudo que fosse antagnico lgica e estivesse fora do controle da conscincia.

Principais Artistas: Salvador Dal, Ives Tanguy, Max Ernst, Juan Mir, Ren Magritte, Paul Delvaux, Andr Masson.

Algumas Obras do Surrealismo:

"A persistncia da Memria"

A Venus Dormindo

Texto-Surrealista PSSARO DE FOGO

O pssaro se f fogo na asa rubra e ardente conservou o vo de utopia, no vazio do estomago a fome se fz realidade e o pssaro devorou s distncias. A porta se abriu para o infinito e o pssaro cansado de voejar, penetrou no cho indene do trio, mas o vento soprou ( medonho) e o pssaro se fz cinzas na tarde difana do sonho. Texto-Surrealista A CASA Minha casa no tem nvoa o frio ainda no se instalou por l, mas em compensao mora um eremita que branda palavres e um fantasma metido a besta que finge arrastar correntes pelos corredores. Na soleira encardida (magro e resoluto)

um bbado fuma charuto.

Expressionismo: Foi Criado em 1910, como o prprio nome sugere, a expresso das emoes e do mundo interior do homem, usando a distoro violenta, a cor forte e o trao exagerado. O artista no escreve, ele acumula convivncias, usa a percepo. Neste movimento, Van Gogh e Anita Malfatti, se destacam na pintura.

Caractersticas do Expressionismo: deformao proposital da realidade; abandono das regras tradicionais de equilbrio da composio temtica; abandono da harmonia das cores e formas; expresso veemente do pessimismo; importncia dos sentimentos humanos (angstia, desespero e amargura). a expresso de uma autenticidade fundamental do ser humano, que se exprime em exploses de cores violentas e traos dramticos.

Principais Artistas: Ernst Kirchner, Erich Heckel, Karl Schmidt, Wassily Kandinsky, Edvard Munch, Oskar Kokoschka.

Algumas das Obras do Expressionismo:

10

"Retrato de Ernst Ludwig Kirchner"

Mulheres na rua" Ernst Kirchner, 1915

Texto-Expressionismo "O chapu voa da cabea do cidado, Em todos os ares retumba-se gritaria. Caem os telhadores e se despedaam E nas costas l-se sobre a mar. A tempestade chegou, saltam terra Mares selvagens que esmagam largos diques. A maioria das pessoas tem coriza. Os trens precipitam-se das pontes". Texto-Expressionimo "Avanar almejar Vida anseia Arrepiar ficar Procurar olhares Morrer cresce O vir Gritem! Profundamente Ns Emudecemos"

11

Potrebbero piacerti anche