Sei sulla pagina 1di 4

REVISTA BRASILEIRA DE SADE E PRODUO ANIMAL Brazilian Journal of Animal Health and Production

www.rbspa.ufba.br www.periodicos.capes.gov.br

71 32836725 rbspa@ufba.br

NORMAS PARA PUBLICAO NA REVISTA BRASILEIRA DE SADE E PRODUO ANIMAL RBSPA ORIENTAES GERAIS: O peridico RBSPA uma publicao eletrnica, com acesso e envio de artigos exclusivamente pela Internet (www.rbspa.ufba.br). Editado na Universidade Federal da Bahia, destinase a publicao de artigos de reviso em ingls (a convite do Conselho Editorial) ou de pesquisas originais nas seguintes sees: Agronegcio; Forragicultura e pastagens; Medicina veterinria preventiva; Melhoramento gentico animal; Morfofisiologia animal; Nutrio animal; Patologia e clnicas; Produo animal e ambiente; Recursos pesqueiros/aqicultura; e Reproduo animal. Os artigos encaminhados para publicao so submetidos aprovao do Conselho Editorial, com assessoria de especialistas da rea (revisores ad hoc). Os pareceres tm carter imparcial e sigilo absoluto, tanto da parte dos autores como dos revisores, sem identificao entre eles. Os artigos, cujos textos necessitam de revises ou correes, so devolvidos aos autores e, se aceitos para publicao, passam a ser de propriedade da RBSPA. Os conceitos, informaes e concluses constantes dos trabalhos so de exclusiva responsabilidade dos autores. Os manuscritos devem ser redigidos na forma impessoal, espao entre linhas duplo (exceto nas tabelas e figuras), fonte Times New Roman tamanho 12, em folha branca formato A4 (21,0 X 29,7 cm), com margens de trs cm, pginas numeradas seqencialmente em algarismos arbicos, no excedendo a 20, incluindo tabelas e figuras (inclusive para artigos de reviso). As pginas devem apresentar linhas numeradas (a numerao feita da seguinte forma: menu arquivo/configurar pgina/layout/nmeros de linha.../numerar linhas). No utilizar abreviaes no-consagradas e acrnimos, tais como: "o T2 foi menor que o T4, e no diferiu do T3 e do T5". Quando se usa tal redao dificulta- se o entendimento do leitor e a fluidez do texto. Citaes no texto: so mencionadas com a finalidade de esclarecer ou completar as idias do autor, ilustrando e sustentando afirmaes. Toda documentao consultada deve ser obrigatoriamente citada em decorrncia aos direitos autorais. As citaes de autores no texto so em letras minsculas, seguidas do ano de publicao. Quando houver dois autores, usar & (e comercial) e, no caso de trs ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro, seguido de et al.

(no-itlico). Menciona- se a data da publicao que dever vir citada entre parnteses, logo aps o nome do autor. As citaes feitas no final do pargrafo devem vir entre parnteses e separadas por ponto e vrgula, em ordem cronolgica. O artigo no deve possuir referncias bibliogrficas oriundas de publicaes em eventos tcnicocientficos (anais de congressos, simpsios, seminrios e similares), bem como teses, dissertaes e publicaes na internet (que no fazem parte de peridicos cientficos). Deve-se, ento, privilegiar artigos publicados em peridicos com corpo editorial (observar orientaes percentuais e cronolgicas no ltimo pargrafo do item Referncias). Citao de citao (apud): no aceita. Lngua: Portuguesa, Espanhola. Inglesa ou

Tabela: deve ser mencionada no texto como Tabela (por extenso) e refere- se ao conjunto de dados alfanumricos ordenados em linhas e colunas. So construdas apenas com linhas horizontais de separao no cabealho e ao final da tabela. A legenda recebe inicialmente a palavra Tabela, seguida pelo nmero de ordem em algarismo arbico (Ex.: Tabela 1. Ganho mdio dirio de ovinos alimentados com fontes de lipdeos na dieta). O ttulo da tabela deve ser formatado de maneira que, a partir da segunda linha, o texto se inicie abaixo da primeira letra do ttulo e no da palavra Tabela. Ao final do ttulo no deve conter ponto final. No so aceitos quadros. Figura: deve ser mencionada no texto como Figura (por extenso) e refere- se a qualquer ilustrao constituda ou que apresente linhas e pontos: desenho, fotografia, grfico, fluxograma,

esquema etc. Os desenhos, grficos e similares devem ser feitos com tinta preta, com alta nitidez. As fotografias, no tamanho de 10 15 cm, devem ser ntidas e de alto contraste. As legendas recebem inicialmente a palavra Figura, seguida do nmero de ordem em algarismo arbico (Ex.: Figura 1. Produo de leite de vacas Gir sob estresse trmico nos anos de 2005 e 2006). Chama- se a ateno para as propores entre letras, nmeros e dimenses totais da figura: caso haja necessidade de reduo, esses elementos tambm so reduzidos e correm o risco de ficar ilegveis. O ttulo da figura deve ser formatado de maneira que a partir da segunda linha o texto se inicie abaixo da primeira letra do ttulo e no da palavra Figura. Igualmente, ao final do ttulo no deve conter ponto final. Tanto as tabelas quanto as figuras devem vir o mais prximo possvel, aps sua chamada no texto. TIPOS E ESTRUTURA DE ARTIGOS PARA PUBLICAO: 1) Artigos cientficos: devem ser divididos nas seguintes sees: ttulo, ttulo em ingls, autoria, resumo, palavras- chave, summary, keywords, introduo, material e mtodos, resultados e discusso, agradecimentos (opcional) e referncias; e 2) Artigos de reviso: devem conter: ttulo, ttulo em ingls, autoria, resumo, palavras- chave, summary, keywords, introduo, desenvolvimento, concluses, agradecimentos (opcional) e referncias. Os ttulos de cada seo devem ser digitados em negrito, justificados esquerda e em letra maiscula.

Ttulo: Em portugus (negrito) e em ingls (itlico), digitados somente com a primeira letra da sentena em maiscula e centralizados. Devem ser concisos e indicar o contedo do trabalho. Evitar termos no significativos como estudo, exame, anlise, efeito, influncia, avaliao etc. No ultrapassar 20 termos. Autores: A nomeao dos autores deve vir logo abaixo do ttulo em ingls. Digitar o ltimo sobrenome em maisculo, seguido pelos pr-nomes (com apenas a primeira letra maiscula) tambm por extenso e completos, separados por vrgula e centralizados (Ex.: OLIVEIRA, Joo Marques de). A cada autor dever ser atribudo um nmero arbico sobrescrito ao final do sobrenome, que servir para identificar as informaes referentes a ele. Logo abaixo dos nomes dos autores, dever vir justificada a esquerda e em ordem crescente a numerao correspondente, seguida pela afiliao do autor: Instituio; Unidade; Departamento; Cidade; Estado e Pas. Deve estar indicado o autor para correspondncia com o respectivo endereo eletrnico. Resumo e Summary: Devem conter entre 200 e 250 palavras cada um, em um s pargrafo. No repetir o ttulo. Cada frase deve ser uma informao e no apresentar citaes. Deve se iniciar pelos objetivos, apresentar os resultados seguidos pelas concluses. Toda e qualquer sigla deve vir precedida da explicao por extenso. Ao submeter artigos em outra lngua, deve constar o resumo em portugus. Palavras-chave e keywords: Entre trs e cinco, devem vir em ordem alfabtica, separadas por vrgulas, sem ponto final, com informaes que permitam a compreenso e a indexao do trabalho.

No so aceitas palavras- chave que j constem do ttulo. Introduo: Deve conter no mximo 2.500 caracteres com espaos. Explanao de forma clara e objetiva do problema investigado, sua pertinncia, relevncia e, ao final, os objetivos com a realizao do trabalho. Material e Mtodos (exceto para artigos de reviso): No so aceitos subttulos. Devem apresentar seqncia lgica da descrio do local, do perodo de realizao da pesquisa, dos tratamentos, dos materiais e das tcnicas utilizadas, bem como da estatstica utilizada na anlise dos dados. Tcnicas e procedimentos de rotina devem ser apenas referenciados. Resultados e Discusso (exceto para artigos de reviso): Os resultados podem ser apresentados como um elemento do texto ou juntamente com a discusso, em texto corrido ou mediante ilustraes. Interpretar os resultados no trabalho de forma consistente e evitar comparaes desnecessrias. Comparaes, quando pertinentes, devem ser discutidas e feitas de forma a facilitar a compreenso do leitor. As concluses so obrigatrias, devem ser apresentadas ao final da discusso e no como item independente. No devem ser repetio dos resultados e devem responder aos objetivos expressos no artigo. Desenvolvimento (exclusivo para artigos de reviso): Deve ser escrita de forma crtica, apresentando a evoluo do conhecimento, as lacunas existentes e o estado atual da arte com base no referencial terico disponvel na literatura consultada. Agradecimentos: Devem ser escritos em itlico e o uso opcional.

Referncias: Devem ser relacionadas em ordem alfabtica pelo sobrenome e contemplar todas aquelas citadas no texto. Menciona- se o ltimo sobrenome em maisculo, seguido de vrgula e as iniciais abreviadas por pontos, sem espaos. Os autores devem ser separados por ponto e vrgula. Digitlas em espao simples, com alinhamento justificado a esquerda. As referncias devem ser separadas entre si (a separao deve seguir o caminho pargrafo/espaamento e selecione: depois seis pontos). O recurso tipogrfico utilizado para destacar o elemento ttulo ser negrito e, para os nomes cientficos, itlico. So adotadas as normas ABNT-NBR-6023 - agosto de 2002. No mnimo 70% das referncias devem ser de artigos publicados nos ltimos dez anos. No sero permitidas referncias de livros, anais, internet, teses, dissertaes, monografias, exceto que seja justificada a sua insero no artigo e desde que no exceda 30% do total. ORIENTAO E EXEMPLO PARA REFERNCIA: Peridicos: Os ttulos dos peridicos devem ser mencionados sem abreviaes e em negrito. No necessrio citar o local, somente o volume, o nmero, o intervalo de pginas e o ano. RODRIGUES, P.H.M; LOBO, J.R.; SILVA, E.J.A.; BORGES, L.F.O.; MEYER, P.M.; DEMARCHI, J.J.A.A. Efeito da incluso de polpa ctrica peletizada na confeco de silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Schum.). Revista Brasileira de Zootecnia, v.36, n.6, p.1751 1760, 2007.

O QUE ENVIAR PARA A REVISTA:

Os trabalhos para publicao so enviados exclusivamente por meio eletrnico pelo endereo www.rbspa.ufba.br. Sero considerados viveis para publicao apenas os artigos cujos autores cumprirem todas as etapas a seguir, enviando: 1. Um arquivo com o texto do artigo no campo de submisso de artigos (www.rbspa.ufba.br) com as ilustraes (se houver) em P/B. 2. Formulrio de Encaminhamento de Artigo, preenchido e enviado pelo e-mail do autor responsvel (http://www.rbspa.ufba.br//forms/form_ encam_artigo.doc). 3. Comprovante de pagamento da taxa de encaminhamento do artigo (etapa inicial do processo) no valor de R$ 30,00 (trinta reais) via fax ou escaneado. indispensvel apresentao deste comprovante juntamente ao Formulrio de Encaminhamento devidamente preenchido para que o artigo siga tramitao. 4. Comprovante de pagamento da taxa de publicao (etapa conclusiva do processo) via fax ou escaneado. Taxa de publicao: quando da aprovao (prelo) sero orientados ao pagamento da Guia de Recolhimento da Unio (GRU), no valor de R$180,00. (cento e oitenta reais).
INFORMAES PARA CONTATO:

Telefone: (71) 32836725 Fax: (71) 32836718 E-mail: rbspa@ufba.br Site: www.rbspa.ufba.br

Potrebbero piacerti anche