Sei sulla pagina 1di 20

P

R O F P A U Dias L O

TURMAS: 3 C,D

ARISTTELES E O PERPATO

A vida de Aristteles

Em 343/342 a.C., Felipe da Macednia chama-o para a corte, confiando-lhe a educao do filho Alexandre; Em 335/334 a.C., Aristteles voltou para Atenas, alugando um prdio prximo ao templo dedicado a Apolo Lcio, de onde provm o nome Liceu dado Escola. A Escola foi chamada de Perpato (do grego peripats, passeio), seus seguidores denominados peripatticos Em 232 a.C., com a morte de Alexandre, houve forte relao anti-macednica em Atenas, na qual Aristteles foi envolvido, ru de ter sido mestre do grande soberano;

O Relacionamento entre Plato e Aristteles


Nas obras esotricas, Aristteles deixou de lado o componente mstico-religioso-escatolgico (Escatologia uma parte da teologia e filosofia que trata dos ltimos eventos na histria do mundo ou do destino final do gnero humano, comumente denominado como fim do mundo.) que era to forte nos escritos do mestre.; A outra diferena era que seu mestre tinha interesse pelas cincias matemticas, e no pelas cincias empricas.

J Aristteles interessava-se por quase todas as cincias empricas; Por fim, A ironia e a maiutica socrticas, fundindo-se com fora potica excepcional, deram origem em Plato a um discurso aberto a um filosofar que era com que busca sem descanso. J o oposto esprito cientfico de Aristteles que irai levar a uma sistematizao orgnica das vrias aquisies, a uma distino dos temas e problemas segundo sua natureza, e tambm a uma diferenciao dos mtodos com que se pode enfrentar e resolver os diversos tipos de questes.

A meta3sica
Aristteles dividiu as cincias em trs ramos: 1) saber pelo saber e que consistem na metafsica, na fsica e na matemtica 2) saber com finalidade da perfeio moral: a tica e a poltica; 3) tendem a produo de determinadas coisas

Aristteles d quatro definies de metafsica: 1) As supremos etiologia 2) O enquanto ser ontologia 3) 4) indaga e a substncia - teologia

Exemplo da estatua de bronze: Na estatua de bronze fcil distinguir a matria (bronze) da forma (o deus Hermes). Mas tambm no difcil ligar a matria potencia: e com efeito o bronze teria tido a possibilidade, ou seja, a potncia, de assumir qualquer forma, e, portanto, tambm a do deus Hermes. A forma se liga ao contrrio ao ato, dado que a esttua resulta perfeita em funo da atuao da forma (e em tal sentido o ato se diz tambm entelquia, que significa atuao).

A tese aristotlica que o ser tem mltiplos significados, em vrios nveis, que se reduzem aos quatro seguintes: A) o segundo a substancia e as categorias; B) o ser como ; C) o ser com ; D) o ser como e o no ser como .

As categorias so:

exemplo: vidente aquele que neste momento v ( vidente em ato), mas tambm aquele que tem olhos sos, mas neste momento os fechou, e no est vendo: este vidente porque poder ver, e neste sentido potncia; a planta o ato da semente, enquanto a semente a planta em potncia O aquele que se apresenta de modo casual e fortuito, e que, portanto, no nem sempre nem no mais das vezes, mas apenas s vezes, ou seja no estavelmente e, portanto, uma caracterstica que no faz parte da essncia da coisa. se tem quando a mente rene coisas que na realidade esto de fato reunidas, ou desune coisas que na realidade esto desunidas.

O que substancia? Pode ser considerada, mas apenas em sentido bastante imprprio, a matria; mas em particular e no mais alto grau a forma (ou seja, a essncia de determinada realidade); e tambm o sinolo ( isto , a unio de matria e forma, ou seja, os entes singulares individuais)

As cincias pr7cas: a 7ca e a pol7ca


Todas as aes humans tendem a um fim, isto , realizao de um bem especfico; mas cada fim particular e cada bem especfico esto em relao com um fim ltimo e com um bem supremo, que a felicidade. O que a felicidade? Para a maior parte dos homens o prazer, ou a riqueza; para alguns , ao invs, a honra e o sucesso. Mas estes presumidos bens tem todos um defeito, isto , pem o homem em dependncia daquilo de que dependem (os bens materiais, o pblico etc.), e, portanto, a felicidade ligada a tais coisas totalmente precria e aleatria.

Os escravos, que no gozam de qualquer direito, em certo sentido, no so considerados homens propriamente ditos, mas apenas instrumentos animados.

Potrebbero piacerti anche