Sei sulla pagina 1di 17

INTRODUO

O cncer de mama um grupo heterogneo de doenas, com comportamentos distintos. A heterogeneidade deste cncer pode ser observada pelas variadas manifestaes clnicas e morfolgicas, diferentes assinaturas genticas e consequentes diferenas nas respostas teraputicas. O espectro de anormalidades proliferativas nos lbulos e ductos da mama inclui hiperplasia, hiperplasia atpica, carcinoma in situ e carcinoma invasivo. Dentre esses ltimos, o carcinoma ductal infiltrante o tipo histolgico mais comum e compreende entre 80 e 90% do total de casos. O sintoma mais comum de cncer de mama o aparecimento de ndulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas h tumores que so de consistncia branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de cncer de mama so edema cutneo semelhante casca de laranja; retrao cutnea; dor, inverso do mamilo, hiperemia, descamao ou ulcerao do mamilo; e secreo papilar, especialmente quando unilateral e espontnea. A secreo associada ao cncer geralmente transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido presena de glbulos vermelhos. Podem tambm surgir linfonodos palpveis na axila. Na medida em que as aes de rastreamento do cncer de mama forem expandidas na populao-alvo, espera-se que a apresentao da doena seja cada vez mais por imagem e menos por sintoma, ampliando-se as possibilidades de interveno conservadora e prognstico favorvel. Destacase, no entanto, que mesmo nos pases com rastreamento bem organizado e boa cobertura, aproximadamente metade dos casos so detectados em fase sintomtica, o que aponta a necessidade de valorizao do diagnstico precoce.

CNCER DE MAMA
O cncer de mama consiste em um crescimento descontrolado de clulas da mama que adquiriram caractersticas anormais (clulas dos lbulos, produtores do leite, ou dos ductos, por onde drenado o leite), anormalidades estas causadas por uma ou mais mutaes no material gentico da clula. Existem mutaes que fazem com que uma clula apenas se divida exageradamente, mas no tenha a capacidade de invadir outros tecidos. Isto leva aos chamados tumores benignos ou no cancerosos.Quando ocorrem mutaes no material gentico de uma ou mais clulas, e estas adquirem a capacidade no s de se dividir de maneira descontrolada, mas tambm de evitar a morte celular que seria normal no ciclo de vida de qualquer clula do organismo, e tambm de invadir tecidos adjacentes, elas do origem ao cncer.Estas clulas, agora cancerosas, adquirem a capacidade de se desprender do tumor, entrar na circulao (linftica ou venosa) e se implantar em outros rgos. Esta capacidade de sobreviver em meio a outro tecido ou rgo uma particularidade das clulas cancerosas, que tambm conseguem promover crescimento de novos vasos para alimentar a sua prpria diviso celular exagerada. Assim, tumores malignos ou cnceres, alm de constituir populaes de clulas que crescem exageradamente, invadem outros tecidos diretamente ou pela circulao e so um risco vida dos indivduos.O cncer de mama, alm de ser classificado em diversos tipos, com caractersticas e graus de gravidade diferentes, deve sempre ser estadiado, isto , passar por uma avaliao quanto sua extenso e disseminao. Este estadiamento determina se a doena localizada (precoce), localmente avanada (tumor grande e com gnglios comprometidos) ou metasttica (espalhada para outros rgos).

TIPOS DE CNCER DE MAMA


Carcinoma Ductal Invasivo o tipo mais comum de cncer de mama invasivo, representando aproximadamente 80% dos casos. Ele se origina nas clulas dos ductos mamrios (ductos por onde drena o leite durante a amamentao), mas j invadiu clulas adjacentes aos ductos quando diagnosticado. Tem a capacidade de invadir outros tecidos e crescer tanto localmente quanto se espalhar por via venosa e linftica. Dentro de carcinoma ductal invasivo, existem subtipos de ocorrncia relativamente rara, que somados perfazem menos de 10% dos casos. Estes subtipos, que podem aparecer no laudo da patologia, frequentemente esto associados a um comportamento menos agressivo da doena. Os subtipos so: Carcinoma tubular - Geralmente menos agressivo. Carcinoma medular - Geralmente afeta mulheres mais jovens, pode estar associado a mutaes predisponentes ao cncer. Carcinoma mucinoso - Geralmente acomete mulheres aps a menopausa, associado a melhor prognstico. Carcinoma papilfero - Frequentemente associado ao carcinoma ductal in situ, geralmente de bom prognstico. Carcinoma cribiforme - Geralmente de bom prognstico. O carcinoma ductal invasivo tem de ser caracterizado quanto presena e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrgeno e progesterona) na superfcie das clulas, alm do grau de expresso da protena Her-2. Esta caracterizao feita pela tcnica denominada imunohistoqumica. Em relao caracterizao da protena Her-2, pode se fazer necessrio um teste adicional, denominado FISH, que consiste em um teste molecular para se ter certeza em relao expresso de Her-2. A importncia do resultado da pesquisa de receptores hormonais e Her-2 est relacionada ao prognstico, assim como possibilidade de se utilizar terapias-alvo no tratamento. Carcinoma Lobular Invasivo o segundo tipo mais comum de cncer de mama, representando aproximadamente 10% dos casos. Ele nasce nos lobos mamrios (local da produo do leite, que drena pelos ductos), mas j invadiu clulas adjacentes quando diagnosticado. Tem a capacidade de invadir outros tecidos e crescer localmente ou se espalhar por via venosa e linftica. Existem subtipos do carcinoma lobular invasivo, que podem ser classificados de acordo com o padro do conjunto das clulas cancerosas (slido, alveolar, tubulolobular) ou do aspecto das clulas malignas (pleomrfico, clulas em anel de sinete). O carcinoma lobular invasivo tem de ser caracterizado quanto presena e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrgeno e progesterona) na superfcie das clulas, alm do grau de expresso da protena Her-2 (muito raramente existe aumento da expresso de Her-2).

Esta caracterizao feita pela imunohistoqumica. Em relao caracterizao da protena Her-2, pode se fazer necessrio o teste adicional FISH. Carcinoma Ductal in Situ (CDIS) o tipo mais comum de cncer de mama no invasivo. Ele se origina nas clulas dos ductos mamrios e, por ocasio do diagnstico, ainda no invadiu clulas adjacentes aos ductos. Desde que operado quando ainda in situ, ele no tem a capacidade de invadir outros tecidos nem de se espalhar. O CDIS nunca fatal, mas indica um risco aumentado de a paciente desenvolver uma forma invasiva de cncer, que poderia vir a ser letal. O carcinoma ductal in situ tem de ser caracterizado quanto presena e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrgeno e progesterona) na superfcie das clulas. Esta caracterizao feita pela imunohistoqumica, e determina se ser benfico utilizar hormonioterapia como parte da preveno de um novo tumor. Carcinoma Lobular in Situ (CLIS) O carcinoma lobular in situ consiste no crescimento anormal de clulas dos lobos, que indicam um risco maior de a paciente desenvolver formas invasivas de cncer de mama. Por no ser de fato um cncer, apenas um indicativo de risco de cncer, ele denominado s vezes de neoplasia lobular in situ. Ele se origina nas clulas dos lobos mamrios e, por ocasio do diagnstico, no h sinais de que tenha invadido clulas adjacentes. frequente o comprometimento de diversos lobos pela doena, o que se chama de multifocalidade. O CLIS no tem a capacidade de invadir outros tecidos, nem de se espalhar por via venosa ou linftica. O CLIS nunca fatal, mas indica um risco aumentado de a paciente desenvolver uma forma invasiva de cncer. O carcinoma lobular in situ tem de ser caracterizado quanto presena e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrgeno e progesterona) na superfcie das clulas, e geralmente esta pesquisa resulta positiva. Esta caracterizao feita pela imunohistoqumica. O CLIS diagnosticado frequentemente antes da menopausa, de difcil visualizao na mamografia, e sendo apenas um indicativo de risco futuro de aparecimento de um cncer, a mulher com este diagnstico tem tempo para discutir as opes teraputicas com o mastologista.

Cncer de Mama Inflamatrio Cncer inflamatrio da mama uma apresentao rara, mas agressiva do cncer. A paciente se apresenta com vermelhido e inchao da pele da mama, aumento da temperatura local, frequentemente sem uma massa ou ndulo palpveis. O mamilo pode estar invertido, e frequentemente os gnglios na axila podem aumentar de tamanho. Ele ocorre, geralmente, em mulheres mais jovens que a mdia dos outros tipos de cncer. O carcinoma inflamatrio tem de ser caracterizado quanto presena e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrgeno e

progesterona) na superfcie das clulas, alm do grau de expresso da protena Her-2. Geralmente resultam negativos. Esta caracterizao feita pela imunohistoqumica e o teste FISH. Cncer de Mama no Homem Embora raro, o cncer de mama pode, sim, afetar os homens, representando, no entanto, menos de 1% do total de casos. O cncer de mama nos homens diagnosticado com base em uma alterao, geralmente notada pelo prprio paciente, j que no existe rastreamento de cncer de mama em homens. Quando notada uma alterao suspeita, o homem pode sim ser submetido a mamografia, ultrassom e bipsias tal como ocorre com as mulheres. Devido falta de rastreamento, casos de cncer de mama em homens acabam sendo diagnosticados, em mdia, mais tarde que em mulheres (com a doena um pouco mais avanada). Como uma alterao na mama somente passa a ser suspeita em funo de crescimento, tumores detectados em homens, geralmente so aqueles mais agressivos, ou seja, carcinomas invasivos. Os tipos de tumor podem ser os mesmos descritos acima para as mulheres, com preponderncia para carcinoma ductal invasivo. Quando o homem nota alguma alterao na mama, como ndulo palpvel, dor, inchao, vermelhido, sada de secreo pelo mamilo ou outro sintoma atpico, ele deve procurar um mastologista ou oncologista. Doena de Paget A doena de Paget se apresenta com clulas cancerosas no mamilo, frequentemente causando irritao local, descamao, prurido e vermelhido. Na grande maioria dos casos, este diagnstico est associado presena de carcinoma ductal in situ ou a uma forma invasiva de cncer em algum outro local da mama. Cncer de Mama Recidivado e Metasttico O cncer de mama invasivo pode invadir tecidos adjacentes, ou disseminar-se por vasos linfticos ou venosos. Quando feito o tratamento cirrgico existe o risco de que sobrem algumas clulas no local de onde foi ressecado o tumor, podendo, nestes casos, ocorrer posteriormente uma recidiva local. Da mesma maneira, podem sobrar algumas clulas malignas nos vasos linfticos ou nas veias, o que permitiria uma recidiva regional (por exemplo, nos vasos linfticos e gnglios da axila) ou distncia (denominado metstase). As metastticas podem ocorrer, potencialmente, em qualquer local do corpo, s vezes em mais de um local. Os rgos mais acometidos so ossos, fgado, pulmes, gnglios e crebro. Na grande maioria dos casos, para estabelecer um diagnstico de cncer de mama recidivado ou metasttico, necessria uma bipsia de uma das leses suspeitas, e confirmao pelo patologista de que se trata de fato de tecido tumoral com origem na mama. Esta identificao do tecido como tendo origem em um cncer da mama feita por uma tcnica denominada de imunohistoqumica, que pesquisa determinadas protenas caractersticas de cncer de mama.

DIAGNSTICO
Exame clnico O exame clnico da mama (ECM) parte fundamental da propedutica para o diagnstico de cncer. Deve ser realizado como parte do exame fsico e ginecolgico, e constitui a base para a solicitao dos exames complementares. Como tal, deve contemplar os seguintes passos para sua adequada realizao: inspeo esttica e dinmica, palpao das axilas e palpao da mama com a paciente em decbito dorsal. Diagnstico das leses palpveis A ultra-sonografia (USG) o mtodo de escolha para avaliao por imagem das leses palpveis, em mulheres com menos de 35 anos. Naquelas com idade igual ou superior a 35 anos, a mamografia o mtodo de eleio. Ela pode ser complementada pela ultra-sonografia nas seguintes situaes: Ndulo sem expresso, porque a mama densa ou porque est em zona cega na mamografia; Ndulo regular ou levemente lobulado, que possa ser um cisto; Densidade assimtrica difusa, que possa ser leso slida, cisto ou parnquima mamrio. A ultra-sonografia complementar no deve ser solicitada nas leses Categoria 2 e 5 (BI-RADS ) microcalcificaes, distoro da arquitetura e densidade assimtrica focal. Se houver leses suspeitas deve-se buscar a confirmao do diagnstico que pode ser citolgico, por meio de puno aspirativa por agulha fina (PAAF), ou histolgica, quando o material for obtido por puno, utilizandose agulha grossa (PAG) ou bipsia cirrgica convencional. A PAAF um procedimento ambulatorial, de baixo custo, de fcil execuo e raramente apresenta complicaes, que permite o diagnstico citolgico das leses. Esse procedimento dispensa o uso de anestesia. A PAG ou core biopsy tambm um procedimento ambulatorial, realizado sob anestesia local, que fornece material para diagnstico histopatolgico (por congelao, quando disponvel), permitindo inclusive a dosagem de receptores hormonais. Nas leses palpveis com imagem negativa (mamografia e ultra-sonografia), prosseguir a investigao com PAAF, PAG ou bipsia cirrgica. Havendo indisponibilidade da realizao de exames de imagem est indicada a investigao por meio da PAAF ou PAG. O diagnstico prvio reduz o estresse da mulher quanto ao conhecimento do procedimento cirrgico a que ser submetida, otimiza o planejamento das atividades do centro cirrgico, alm de ser de custo inferior quando comparado a uma internao para bipsia cirrgica convencional. Diagnstico Citopatolgico Os critrios citolgicos para a avaliao das leses mamrias podem ser categorizados como: Padro citolgico benigno, negativo para malignidade; Padro citolgico positivo para malignidade - apresenta celularidade alta, com clulas epiteliais atpicas, geralmente isoladas e com citoplasma intacto,

ausncia de ncleos nus e reduo da coeso celular. Sempre que possvel acompanha a especificao diagnstica do processo; Padro citolgico de malignidade indeterminada (tumor papilar, tumor filide); Padro citolgico suspeito para malignidade (leso epitelial proliferativa com atipias). Diagnstico Histopatolgico O relatrio histopatolgico deve conter todos os elementos necessrios para o adequado manuseio clnico da paciente sob o ponto de vista prognstico e teraputico, apresentando a descrio das caractersticas da neoplasia, do estado linfonodal, do comprometimento das margens cirrgicas de resseco e o resultado dos marcadores prognsticos avaliados por imunohistoqumica.

Caractersticas da neoplasia Devem ser consideradas as seguintes caractersticas do tumor: Tamanho do Tumor: Para fins de estadiamento dos tumores por meio da classificao TNM (Tumor, Ndulo e Metstase), considerar o maior dimetro do componente invasivo do tumor. A medida macroscpica deve ser confirmada pela medida microscpica. No caso de discrepncia, predomina a medida avaliada na microscopia. Em casos de tumores multifocais ou multicntricos, a medida considerada a do maior tumor. Deve-se relatar a porcentagem de ductos que contm o componente in situ. Tipo histolgico: A classificao do tipo histolgico deve seguir a terminologia da Organizao Mundial de Sade, de 2003. Grau histolgico: Recomenda-se a utilizao do grau histolgico combinado de Nottinghan (Scarff, Bloon, Richardson modificado por Elston-Ellis, 1998), que inclui: percentual de diferenciao tubular, avaliao do pleomorfismo nuclear e ndice mittico. Invaso vascular peritumoral nos vasos sangneos ou linfticos: Vasos sanguneos e linfticos intra e peritumorais podem ser invadidos por clulas tumorais. Apresena de mbolos tumorais em vasos linfticos peritumorais est associada ao aumento de recorrncia tumoral e a invaso de vasos sanguneos correlaciona-se ao desenvolvimento de metstases distncia e pior prognstico.

Estado linfonodal O relatrio deve contemplar os seguintes itens: Nmero de linfonodos dissecados (mnimo de 10); Nmero de linfonodos comprometidos; Tamanho do maior foco metasttico; Invaso capsular e extenso a tecidos extranodais;

Coalescncia. Avaliao das margens cirrgicas de resseco As margens cirrgicas da resseco devem estar descritas, considerando-se margem comprometida a presena de neoplasia na rea pintada com tinta nanquim. No caso de margens livres, designa-se em milmetros, a distncia da neoplasia menor margem. Marcadores prognsticos avaliados por imunohistoqumica Os receptores hormonais so os principais fatores preditivos do prognstico de mulheres com cncer de mama. A sua presena se correlaciona com o benefcio da terapia hormonal. Recomenda-se a dosagem de receptores de estrgenos e de progesterona em todos os casos, citando-se o percentual de positividade. Considera-se positivo o tumor que apresente receptores em pelo menos 10% das clulas.

FATORES CONHECIDOS DE RISCO


Idade: O cncer de mama mais comum em mulheres acima de 50 anos. Quanto maior a idade maior a chance de ter este cncer. Mulheres com menos de 20 anos raramente tm este tipo de cncer. Exposio excessiva a hormnios: Terapia de reposio hormonal (hormnios usados para combater os sintomas da menopausa) que contenham os hormnios femininos estrognio e progesterona aumentam o risco de cncer de mama. No tomar ou parar de tomar estes hormnios uma deciso que a mulher deve tomar com o seu mdico, pesando os riscos e benefcios desta medicao. Anticoncepcional oral (plula) tomado por muitos anos tambm pode aumentar este risco. Retirar os ovrios cirurgicamente diminui o risco de desenvolver o cncer de mama porque diminui a produo de estrognio (menopausa cirrgica). Algumas medicaes "bloqueiam" a ao do estrognio e so usadas em algumas mulheres que tem um risco muito aumentado de desenvolver este tipo de cncer. Usar estas medicaes (como o Tamoxifen) uma deciso tomada junto com o mdico avaliando os risco e benefcios destas medicaes. Radiao: Faz parte do tratamento de algumas doenas irradiar a regio do trax. Antigamente muitas doenas benignas se tratavam com irradiao. Hoje, este procedimento praticamente restrito ao tratamento de tumores.

Pessoas que necessitaram irradiar a regio do trax ou das mamas tm um maior risco de desenvolver cncer de mama. Dieta: Ingerir bebida alcolica em excesso est associado a um discreto aumento de desenvolver cncer de mama. A associao com a bebida de lcool proporcional ao que se ingere, ou seja, quanto mais se bebe maior o risco de ter este cncer. Tomar menos de uma dose de bebida alcolica por dia ajuda a prevenir este tipo de cncer (um clice de vinho, uma garrafa pequena de cerveja ou uma dose de usque so exemplos de uma dose de bebida alcolica).Se beber, portanto, tomar menos que uma dose por dia. Mulheres obesas tm mais chance de desenvolver cncer de mama, principalmente quando este aumento de peso se d aps a menopausa ou aps os 60 anos. Manter-se dentro do peso ideal (veja o clculo de IMC neste site), principalmente aps a menopausa diminui o risco deste tipo de cncer. Seguir uma dieta saudvel, rica em alimentos de origem vegetal com frutas, verduras e legumes e pobre em gordura animal pode diminuir o risco de ter este tipo de cncer. Apesar dos estudos no serem completamente conclusivos sobre este fator de proteo, aderir a um estilo de vida saudvel, que inclui este tipo de alimentao, diminui o risco de muitos cnceres, inclusive o cncer de mama. Exerccio fsico: Exerccio fsico normalmente diminui a quantidade de hormnio feminino circulante. Como este tipo de tumor est associado a esse hormnio, fazer exerccio regularmente diminui o risco de ter cncer de mama, principalmente em mulheres que fazem ou fizeram exerccio regular quando jovens. Histria ginecolgica: No ter filhos ou engravidar pela primeira vez tarde (aps os 35 anos) fator de risco para o cncer de mama. Menstruar muito cedo (com 11 anos, ou antes) ou parar de menstruar muito tarde expe a mulher mais tempo aos hormnios femininos e por isso aumenta o risco deste cncer. Amamentar, principalmente por um tempo longo, um ano ou mais somado todos os perodos de amamentao, pode diminuir o risco do cncer de mama Histria familiar: Mulheres que tem parentes de primeiro grau, mes, irms ou filhas, com cncer de mama, principalmente se elas tiverem este cncer antes da menopausa, so grupo de risco para desenvolver este cncer.

Apesar de raro, homens tambm podem ter cncer de mama e ter um parente de primeiro grau, como o pai, com este diagnstico tambm eleva o risco familiar para o cncer de mama. Pessoas deste grupo de risco devem se aconselhar com o seu mdico para definir a necessidade de fazer exames para identificar genes que possam estar presentes nestas famlias. Se detectado um maior risco gentico, o mdico pode propor algumas medidas para diminuir estes riscos. Algumas medidas podem ser bem radicais ou ter efeitos colaterais importantes. Retirar as mamas e tomar Tamoxifen so exemplos destas medidas. A indicao destes procedimentos e a discusso dos prs e contras individual e deve ser tomada junto com um mdico muito experiente nestes casos.

Alteraes nas mamas: Ter tido um cncer de mama prvio um dos maiores fatores de risco para este tipo de cncer. Manter-se dentro do peso ideal, fazer exerccio fsico, seguir corretamente as recomendaes do seu mdico e fazer os exames de reviso anuais so medidas importantes para diminuir a volta do tumor ou ter um segundo tumor de mama. Ter feito bipsias mesmo que para condies benignas est associado a um maior risco de ter cncer de mama. Mamas densas na mamografia est associado a um maior risco para este tumor. muito importante que a mamografia seja feita em um servio qualificado e que o exame seja comparado com exames anteriores.

TRATAMENTO Importantes avanos na abordagem do cncer de mama aconteceram nos ltimos anos, principalmente no que diz respeito a cirurgias menos mutilantes, assim como a busca da individualizao do tratamento. O tratamento varia de acordo com o estadiamento da doena, suas caractersticas biolgicas, bem como das condies da paciente (idade, status menopausal, comorbidades e preferncias). O prognstico do cncer de mama depende da extenso da doena (estadiamento). Quando a doena diagnosticada no incio, o tratamento tem maior potencial curativo. Quando h evidncias de metstases (doena a distncia), o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida. As modalidades de tratamento do cncer de mama podem ser divididas em: - Tratamento local: cirurgia e radioterapia - Tratamento sistmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biolgica Estdios I e II A conduta habitual consiste de cirurgia, que pode ser conservadora, com retirada apenas do tumor; ou mastectomia, com retirada da mama. A avaliao dos linfonodos axilares tem funo prognstica e teraputica. Aps a cirurgia, o tratamento complementar com radioterapia pode ser indicado em algumas situaes. J a reconstruo mamria deve ser sempre considerada nos casos de mastectomia. O tratamento sistmico ser determinado de acordo com o risco de recorrncia (idade da paciente, comprometimento linfonodal, tamanho tumoral, grau de diferenciao), assim como das caractersticas tumorais que iro ditar a terapia mais apropriada. Essa ltima baseia-se principalmente na mensurao dos receptores hormonais (receptor de estrognio e progesterona) - quando a hormonioterapia pode ser indicada; e tambm de HER-2 (fator de crescimento epidrmico 2)- com possvel indicao de terapia biolgica anti-HER-2. Estdio III Pacientes com tumores maiores, porm ainda localizados, enquadram-se no estdio III. Nessa situao, o tratamento sistmico (na maioria das vezes, com quimioterapia) a modalidade teraputica inicial. Aps resposta adequada, segue-se com o tratamento local. Estdio IV Nesse estdio, fundamental que a deciso teraputica busque o equilbrio entre a resposta tumoral e o possvel prolongamento da sobrevida, levando-se em considerao os potenciais efeitos colaterais decorrentes do tratamento. A modalidade principal nesse estdio sistmica, sendo o tratamento local reservado para indicaes restritas.

Ateno qualidade de vida da paciente com cncer de mama deve ser preocupao dos profissionais de sade ao longo de todo o processo teraputico. O tratamento do cncer de mama, conforme prev a Poltica Nacional de Ateno Oncolgica, deve ser feito por meio das Unidades de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e dos Centros de Assistncia de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que fazem parte de hospitais de nvel tercirio. Este nvel de ateno deve estar capacitado para determinar a extenso da neoplasia (estadiamento), tratar, cuidar e assegurar a qualidade da assistncia oncolgica.

PREVENO
Embora tenham sido identificados alguns fatores ambientais ou comportamentais associados a um risco aumentado de desenvolver o cncer de mama, estudos epidemiolgicos no fornecem evidncias conclusivas que justifiquem a recomendao de estratgias especficas de preveno. recomendao que alguns fatores de risco, especialmente a obesidade e o tabagismo, sejam alvo de aes visando promoo sade e a preveno das doenas crnicas notransmissveis, em geral.No h consenso de que a quimioprofilaxia deva ser recomendada s mulheres assintomticas, independente de pertencerem a grupos com risco elevado para o desenvolvimento do cncer de mama. Para a deteco precoce do cncer de mama recomenda-se: Rastreamento por meio do exame clnico da mama, para todas as mulheres a partir de 40 anos de idade, realizado anualmente. Este procedimento ainda compreendido como parte do atendimento integral sade da mulher, devendo ser realizado em todas as consultas clnicas, independente da faixa etria; Rastreamento por mamografia, para as mulheres com idade entre 50 a 69 anos, com o mximo de dois anos entre os exames; Exame clnico da mama e mamografia anual, a partir dos 35 anos, para as mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver cncer de mama; Garantia de acesso ao diagnstico, tratamento e seguimento para todas as mulheres com alteraes nos exames realizados. Alguns sintomas podem ser caractersticos como: Podem surgir alteraes na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retraes, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreo no mamilo tambm um sinal de alerta. O sintoma do cncer palpvel o ndulo (caroo) no seio, acompanhado ou no de dor mamria. Podem tambm surgir ndulos palpveis na axila

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
Instituto Nacional do Cancr (INCA):

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama acesso em 26 de novembro de 2012;

Controle

do

Cancr

de

Mama

Documento

de em

Consenso: 26 de

http://www1.inca.gov.br/publicacoes/Consensointegra.pdf novembro de 2012;

acesso

Sociedade Brasileira de Mastologia: http://www.sbmastologia.com.br/cancer-demama/tipos-cancer-de-mama/subtipos-moleculares-do-cancer-de-mama-18.htm acesso em 26 de novembro de 12.

INCIDNCIA

Segundo tipo mais frequente no mundo, o cncer de mama o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognstico relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por cncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doena ainda diagnosticada em estdios avanados. Na populao mundial, a sobrevida mdia aps cinco anos de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etria sua incidncia cresce rpida e progressivamente. Estatsticas indicam aumento de sua incidncia tanto nos pases desenvolvidos quanto nos em

desenvolvimento. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), nas dcadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidncia ajustadas por idade nos Registros de Cncer de Base Populacional de diversos continentes.

Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)

Nmero de mortes: 12.852, sendo 147 homens e 12.705 mulheres (2010).

UNIEVANGELICA CENTRO UNIVERSITRIO DE ANPOLIS FARMCIA- BACHARELADO DOCENTE: WESLEY GOMES DISCIPLINA: CITOPATOLOGIA CLINICA ACADMICA: DAYANE SOUSA DA SILVA

CANCR DE MAMA

ANPOLIS/GO DEZEMBRO-2012

Potrebbero piacerti anche