Sei sulla pagina 1di 38

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO TECNOLGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GUIDO BONATTO NETO LEIDIANE SCHEFFER FAVERO

RAFAEL EIJI NAKAMURA

TECNOLOGIAS DE TRANSPORTE DE PESSOAS (BRT / VLT / VLP / METR)

VITRIA 2012

GUIDO BONATTO NETO LEIDIANE SCHEFFER FAVERO RAFAEL EIJI NAKAMURA

TECNOLOGIAS DE TRANSPORTE DE PESSOAS (BRT / VLT / VLP / METR)

Trabalho apresentado disciplina Tcnica e Economia dos Transportes da Universidade Federal do Esprito Santo Campus Goiabeiras, como requisito para avaliao. Professor: Antnio Luiz Caus.

VITRIA 2012

2 SUMRIO

INTRODUO 1 DEFINIO E HISTRICO DO TRANSPORTE DE PESSOAS NO BRASIL 2 TECNOLOGIAS DE TRANSPORTES DE PESSOAS 2.1 TIPOS DE TECNOLOGIAS DE TRANSPORTES DE PESSOAS 2.2 FATORES IMPLICADORES 3 VECULO LEVE SOBRE TRILHOS -VLT 3.1 VANTAGENS 3.2 DESVANTAGENS 3.3 EXEMPLOS DE VLTs NO BRASIL 3.4 EXEMPLOS DE VLTs NO MUNDO 5 BUS RAPID TRANSIT - BRT 5.1 PROJETO OPERACIONAL DE UM SISTEMA BRT 5.1.1 Projeto de rede de linhas 5.1.2 Capacidade de velocidade do sistema 5.1.3 Intersees 5.2 PROJETO FSICO 5.2.1 Infraestrutura. 5.2.2 Tecnologias 6 CASES DE SUCESSO 6.1 O SISTEMA DE CURITIBA BRASIL 6.2 O SISTEMA DE BOGOT COLMBIA 7 METR 7.1 OPERAO DO SISTEMA 8 CONCLUSO REFERNCIAS . .... .. .

. 3 4 6 7 8

.. 12 ... 13 ... 13 .... 14 15 16 16

. 17 18 ............. 19 .. . . 20 20 29

.. 31 . 31 32 . 33 ... . 33 36

.. 37

3 INTRODUO

O transporte de pessoas um servio presente em todas as sociedades do mundo. Desenvolver tecnologias para sistemas de transportes tornou-se essencial para sustentar o servio e desempenho dos mesmos nos centros urbanos. O histrico da evoluo das tecnologias acompanha as mudanas da sociedade, deslocamentos populacionais, industrializao e dependem de fatores de influncia poltico-econmica. Sistemas de transportes modernos como o de Curitiba e Bogot empregaram tecnologia pioneira e receberam destaque por modificarem o meio em que esto inseridos. As novas tecnologias, como Bus Rapid Transit (BRT), Veculo Leve Sobre Trilhos (VLT) e metr merecem estudo aprofundado para se tomar conhecimento de seu funcionamento pleno. Nesse trabalho sero abordados os pontos principais dessas tecnologias e com nfase no sistema de trnsito rpido por nibus (BRT). Ao se fazer o estudo do transporte de pessoas, questes como o desempenho, custo de infra-estrutura, operao de sistema bem como a utilizao de sistemas inteligentes e a insero de tecnologias em prol ao usurio, engenheiros e projetistas deparam-se com a escolha da melhor tecnologia a ser empregada. Analisar os diversos tipos de tecnologias em todos os seus aspectos e fatores locais influenciadores no sistema de transporte a fonte de pesquisa desse trabalho e contribui na escolha da melhor tecnologia para determinadas situaes de transporte de passageiros.

4 1 DEFINIO E HISTRICO DO TRANSPORTE DE PESSOAS NO BRASIL

O transporte de pessoas alvo de grandes discusses tanto na esfera poltica, como no mbito socioeconmico de uma sociedade, o que o faz uma questo de necessidade pblica. Embora no haja uma definio especfica para transporte pblico de passageiros, BORGES (2006, p. 4) em nota tcnica da biblioteca digital da cmara dos deputados define [...] o transporte pblico como quele transporte no individual, realizado em reas urbanas, com caractersticas de deslocamento dirio de cidados. Outra definio retirada do Manual de BRT (2008, p. 52), disponvel pelo Ministrio das Cidades prescreve o transporte pblico da seguinte forma: O transporte pblico em seu sentido mais amplo se refere a servios coletivos de passageiros. Adicionalmente a definio acima, o transporte de pessoas urbano caracterizase pela no emisso de passagem individual e admisso de lotaes superiores quelas mximas previstas. No Brasil a situao atual do transporte pblico de pessoas conseqncia de uma srie de fatores que em um passado recente influenciaram a formao de um pensamento negativista sobre esse tipo de servio. Em artigo da Confederao Nacional dos Transportes (2002, p. 8) consta o seguinte alerta depois da anlise do histrico evolutivo do transporte de passageiros no Brasil: Mantidas as condies atuais o transporte de passageiros comprometer a eficincia econmica, a mobilidade e a qualidade de vida da populao brasileira. O artigo assume tal ponto de vista certificando que no Brasil h grande facilidade e incentivo econmico e cultural para o crescimento da frota de veculos particulares, e ainda, a falta de priorizao do transporte pblico, o aumento considervel da renda de alguns segmentos da sociedade e a disseminao no transporte clandestino fizeram que com o passar dos anos a matriz do transporte coletivo ficasse ultrapassada para a dinmica atual dos grandes centros urbanos. Para que se compreenda parte da evoluo do transporte de pessoas no Brasil o artigo Transporte Pblico disponvel no site do senado lista algumas transformaes significativas no modo que a sociedade brasileira (mais

5 precisamente da cidade de Curitiba) evoluiu no aspecto da locomoo urbana de pessoas. Segundo o mesmo artigo somente em 1887, dois anos antes da proclamao da repblica, surgiram nos centros do imprio os primeiros bondes puxados por burros e somente em 1913 na cidade de Curitiba, esses mesmos bondes a trao animal comearam a ceder espao aos bondes eltricos. Em 1928 comearam a circular os primeiros nibus nas capitais brasileiras, somente na dcada de 70 que o transporte coletivo urbano apresentou diversificao significativa com a insero de sistemas exclusivos nas vias urbanas para circulao de veculos destinados a locomoo de grandes massas de pessoas. A partir de ento houve a necessidade de se desenvolver reas de estudo e pesquisa para acompanhar a evoluo crescente da demanda pelo servio de transporte de pessoas principalmente nos grandes centros urbanos. Empresas desenvolvedoras de tecnologias para a rea necessitaram de dados referentes ao servio de transporte que por sua vez eram coletados por empresas na rea de pesquisa, como por exemplo: a Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas (FIPE) que disponibiliza online dados atualizados periodicamente referentes a quantidade de usurios das empresas de transporte pblico em todo territrio nacional. Segundo a FIPE no ano de 2004 operavam no pas cerca de 1.930 empresas prestadoras de servio de transporte de pessoas na rea urbana. Aspectos de projeto e operao como: o uso correto do solo, estudo do sistema virio e de novas tecnologias para o transporte urbano de passageiros passaram a se atrelar aos aspectos mutveis das sociedades urbanas, tais como: o desenvolvimento urbano, impactos ambientais e o desenvolvimento econmico, assim como apresenta o artigo Transporte Pblico. Por volta do ano de 2000 outras tecnologias como a de bilhetagem eletrnica, agregaram valor aos sistemas de transporte urbano coletivo, modernizando e garantindo maior funcionalidade do sistema com a correo de eventuais falhas e percepo de deficincias no servio. Nos dias atuais h a insero no Brasil de novas tecnologias que prometem inovar a matriz existente do transporte coletivo urbano. espera de grandes eventos como a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpadas de 2016, o pas sentiu a necessidade de se preparar para a locomoo de grandes massas pelos centros urbanos.

6 Na reportagem Novas tecnologias em transporte de passageiros se espalha pelo pas, retirada do site Tribuna Hoje (acesso em 25 Mar. 2012), citada a adoo de tecnologias como a de leitura biomtrica digital para bilhetagem, na tentativa de evitar a falsificao dos antigos bilhetes de papel e a utilizao indevida dos cartes estudantis por parte de no beneficirios desse tipo de servio. Ainda segundo a mesma reportagem as cidades paulistanas de Boituva e Ilhabela esto desenvolvendo o Sistema de Gesto Inteligente de Transporte (MITS), onde esperam poder localizar em tempo real sua frota de veculos rodovirios via GPS e verificando se os mesmos esto cumprindo horrio, trajeto e dispondo ao alcance da populao outras funcionalidades voltadas ao usurio.

2 TECNOLOGIAS DE TRANSPORTES DE PESSOAS

Como visto no tpico anterior o transporte de pessoas marcado pela freqente insero de novas tecnologias ao seu sistema. A escolha da tecnologia adequada para cada tipo de sistema de transporte de fundamental importncia e objeto de estudo dos desenvolvedores dos sistemas de transporte de pessoas. Em trecho do Manual de BRT (2008, p. 5), encontra-se a seguinte reflexo sobre o tema: A escolha da tecnologia de transporte pblico afeta o tempo de viagens, as despesas pessoais com conduo e o conforto e a segurana do passageiro. O fsico Freeman Dyson vai mais a fundo na anlise do impacto das novas tecnologias na sociedade ao publicar a seguinte nota no ano de 1923: As tecnologias que tiveram os mais profundos efeitos na vida humana so geralmente simples. Apesar da poca em que foi publicado, tal pensamento persiste nas atitudes daqueles que desenvolvem tecnologias para o transporte de pessoas at os dias atuais. Com o crescente pensamento scio-ambiental e a preocupao sumria aos fatores econmicos que envolvem um sistema de transporte publico urbano, os desenvolvedores de tais sistemas tendem a produzir tecnologias simples, mas eficientes no que se diz respeito as suas funcionalidades.

7 2.1 TIPOS DE TECNOLOGIAS DE TRANSPORTES DE PESSOAS

Atualmente o Manual de BRT (2008, p. 53) cita algumas das principais tecnologias desenvolvidas para o transporte pblico de passageiros, so essas abaixo listadas:

Bus Rapid Transit (BRT): no Brasil Trnsito Rpido por nibus. Consiste em uma tecnologia que basicamente implementa faixas exclusivas para o trnsito de nibus no sistema rodovirio existente, salvo os casos onde for necessrio passagens subterrneas e obras de acesso ao sistema. Um tipo de veculo utilizado nesse sistema o VLP (veculo leve sobre pneus), que constitui basicamente de um nibus guiado por canaletas laterais durante certos trechos do trajeto, dimensionado para esse tipo de tecnologia de trnsito rpido por nibus; Light Rail Transit (LRT): no Brasil Veculo Leve sobre Trilhos (VLT). Tecnologia de pequenos trens eltricos funcionando em faixas exclusivas na superfcie. Os bondes podem ser considerados um tipo desse veculo com caractersticas menores quanto ao seu porte; Metr enterrado: corresponde a um sistema pblico de transporte formado por trilhos subterrneos em quase toda sua totalidade e veculos pesados de grande extenso em geral; Linhas de Trilhos Elevadas: uma forma de metr com os trilhos dispostos em estruturas elevadas do solo, como exemplos: as tecnologias maglev e os monotrilhos; Trens suburbanos: correspondem queles sistemas de trilhos, por onde operam trens de grande porte, geralmente em superfcie, e que em sua maioria interligam regies distantes entre o subrbio e os centros urbanos e industriais; Personal Rapid Transit (PRT): no Brasil Linha Pessoal Rpida (LPR), que corresponde a um sistema de pequeno porte formado por pneus ou trilhos e veculos operando de forma automtica.

8 Em um breve comparativo retirado do Manual de BRT (2008, p. 99), das tecnologias apresentadas nesse trabalho pode-se afirmar que metrs enterrados ou elevados necessitam de alta demanda de passageiros para tornar sua operao vivel (em torno de 30 a 80 mil passageiros/hora*sentido), alm de demandarem longos perodos de construo e elaborao de projetos, em contrapartida constituem uma tecnologia pouco poluente, agradvel para o usurio, atinge altas velocidades comerciais (em torno de 28 a 35 km/h) e com pouca utilizao do espao pblico. O Veculo Leve sobre Trilhos (VLT) necessita de uma demanda moderada de usurios para operar (em torno de 5 a 12 mil passageiros/hora*sentido), contribui com uma agradvel esttica para a rea urbana, baixos nveis de rudo, ajusta-se as vias rodovirias e possui baixo ndice de emisso de poluentes. Por outro o VLT possui alto custo de infraestrutura e limitaes na capacidade de transporte de passageiros. A tecnologia de Trnsito Rpido por nibus exige uma demanda de 3 a 45 mil passageiros/hora*sentido, dependendo da abrangncia do sistema de transporte. Os custos de infraestrutura com essa tecnologia so relativamente baixos se comparados as demais, alm desse sistema ter a facilidade de ser implantado no espao urbano e se integrar facilmente a outros servios de transporte. Os veculos do BRT conseguem atingir velocidades comerciais considerveis (em torno de 20 a 30 km/h). Em contra partida a utilizao de nibus como os veculos do sistema pode gerar uma imagem negativa ao mesmo e necessitar de rigoroso controle operacional.

2.2 FATORES IMPLICADORES

A escolha da tecnologia ideal para cada sistema de transporte pblico depende de diversos fatores como: custo, planejamento e gerenciamento, projeto, desempenho e impactos. Dentre esses fatores apresentados, o custo e o desempenho so primordiais para total implantao de uma nova tecnologia em um sistema de transporte urbano. O custo de investimentos em infraestrutura dependente de fatores locais, como: a

9 mo de obra disponvel, disponibilidade de investidores locais e o nvel de concorrncia nas licitaes. A figura 1 retirada do Manual de BRT (2008) mostra por meio de uma tabela os valores de custo em milhes de dlares por quilmetro em vrias cidades do mundo e suas tecnologias escolhidas.

Figura 1 - Comparativo entre o custo de diversos sistemas de transporte aplicados em diferentes localidades.

Por meio da Figura 1 fica evidente que o custo de investimento pode variar bruscamente devido a fatores de natureza local. Dependendo da tecnologia aplicada, tamanho da rota e frota disponibilizada pelo sistema, destinos e origens e quantidade de usurios afetados pela insero dessa nova tecnologia ao sistema, os custos em infraestrutura se alteram aliados as possibilidades de financiamentos, custeios e captao de recursos para implantao e operao. O planejamento e o gerenciamento de projeto bem como uma administrao adequada, so fatores importantes para o bom funcionamento do sistema de

10 transporte de pessoas, principalmente quando esses demandam de um alto grau de flexibilidade. Em Manual de BRT (2008 p. 71):
[...] cidades que escolhem tecnologias sofisticadas com complicaes tcnicas devem estar preparadas para responsabilidades administrativas e gerenciais mais complexas. Essa complexidade adicional deve implicar tambem em maiores custos na superviso adicional do sistema.

Outra preocupao adicional ao projeto de um novo sistema de transporte publica a previso de uma posterior expanso do servio, alm do tempo de execuo das obras de infraestrutura e dos impactos das mesmas na rea urbana. A capacidade de expanso se refere a quanto um sistema pode se adaptar a um determinado ambiente urbano sem a perda de eficincia. Segundo Manual BRT (2008, p. 71):
Sistemas que so expansveis, tanto em termos de operao quanto construo, oferecem maior flexibilidade cidade para que se ajustem as caractersticas do sistema s necessidades do usurio.

Todos os fatores j citados, aliados ao estudo dos impactos e das necessidades dos usurios caracterizam o sistema quanto ao seu desempenho. A capacidade do sistema funo de diversos fatores que esto intrnsecos ao seu desempenho, tais como: o tamanho dos veculos, o intervalo de tempo entre a passagem de dois veculos (headway entre veculos), a disponibilidade de paradas limitadas e as tcnicas de embarque e desembarque. Uma maneira eficaz de analisar o desempenho de um sistema compar-lo a outro em seus diversos aspectos. A capacidade de passageiros e o custo de infraestrutura influenciam a tomada de deciso sobre a escolha da melhor tecnologia a ser empregada no sistema e como visto influenciam diretamente no desempenho do mesmo. Quanto a capacidade de operao de um sistema dada uma tecnologia de transporte, acreditava-se que sistemas de trilhos ou de nibus podiam operar apenas dentro de circunstncias bem definidas. Segundo o Manual de BRT (2008) a algum tempo atrs acreditava-se que um sistema de VLT s podia operar a uma demanda de 12000 passageiros/hora*sentido e um sistema de nibus a uma faixa de 5000 a 6000 pessoas/hora*sentido. Entretanto com a modernizao dos sistemas e a insero de novas tecnologias aos mesmos, certos conceitos caram em desuso.

11 Ainda de acordo com o Manual de BRT (2008), um sistema de BRT pode alcanar uma capacidade de operao de at 45000 pessoas/hora*sentido (como o sistema que opera em Bogot), o que faz que novas questes sejam levantadas na escolha da melhor tecnologia pela anlise da capacidade de passageiros, como a verificao da capacidade mxima do sistema e se a tecnologia dispe requisitos para suprir tal capacidade e os picos de demanda do sistema bem como o custo em tecnologia que tais picos podem gerar ao sistema. A figura 2 retirada do Manual de BRT (2008, p. 78) mostra as discrepncias entre a antiga (acima) e a nova (abaixo) viso sobre as novas tecnologias de transportes em relao capacidade de passageiros.

Figura 2 Respectivas vises, nova e antiga sobre a as tecnologias de transporte urbano.

A capacidade de passageiros tambm tem influncia do nvel de investimento para a infraestrutura do sistema, uma vez que o porte de todos os componentes do sistema dimensionado para atender determinadas demandas de operao. A figura 3 retirada do Manual de BRT (2008, p.79) apresenta um grfico do custo de investimento das tecnologias em relao a sua capacidade passageiro/hora*sentido. Observa-se que as tecnologias de metr, BRT e VLT, no se sobrepe em grande

12 parte devido as suas caractersticas bastante distintas, o que no ocorre, por exemplo comparando-se o metr com as ferrovias elevadas.

Figura 3 Relao custo de investimento por passageiros.

3 VECULO LEVE SOBRE TRILHOS -VLT

O Veculo Leve sobre Trilhos (VLT), tambm conhecido como Light Rail Vehicle, Metr Leve ou ainda Metr de Superfcie, um pequeno trem urbano, geralmente movido eletricidade (alimentado pela fiao area, catenria), cuja estrutura permite ser adequada ao meio urbano existente, o que significa uma alternativa sustentvel de mobilidade para as cidades. De outra forma, podemos considerar o VLT como sendo uma combinao de outros dois tipos de transporte coletivo: o metr e o nibus. Sendo que, seu custo de implantao bem inferior ao do metr e ainda consegue transportar mais passageiros que o nibus de um sistema convencional. Geralmente, os VLTs produzem menos poluio e barulho e so mais fceis de serem evacuados em situaes de emergncia do que outros meios de transporte metropolitano, como o prprio metr convencional.

13 A infraestrutura do VLT tipicamente mais leve do que a do metr e trens convencionais de longo curso. Os sistemas dessa alternativa de transporte podem ser alimentados por eletricidade, diesel ou at mesmo biocombustveis. Os veculos eltricos costumam circular nas regies centrais das cidades, compartilhando o espao com o restante do trfego. Mas tambm h casos de VLTs que evitam a interao com outros automveis, por meio de plataformas e estaes. Apresentam-se abaixo as vantagens e desvantagens dos Veculos Leves sobre Trilhos:

3.1 VANTAGENS

Tem baixo impacto ambiental quando comparado a outras alternativas de mobilidade urbana;

Em alguns casos independe de combustveis fsseis para funcionar; A implantao custa menos que a de um metr ou trem de longo curso; Produz menor quantidade de rudo (barulho); Considerado uma soluo moderna contra a poluio e o congestionamento no centro da cidade;

mais fcil de ser evacuado em caso de emergncia; Pode funcionar de forma integrada com metr, nibus e trem.

3.2 DESVANTAGENS

Pode ocasionar acidentes, uma vez que no costuma ser independente do trfego;

Costuma ser mais lento do que metr, nibus e trem; mais caro do que o BRT (Bus Rapid Transit), alm de demorar mais tempo para ser construdo do que este outro sistema.

14 3.3 EXEMPLOS DE VLTs NO BRASIL

O Primeiro VLT do Brasil foi introduzido no Cear, interligando as cidades de Crato a Juazeiro do Norte na regio do Cariri. Infelizmente o VLT da regio do Cariri, no to popular quanto o de Paris. Quando foi instalado, a expectativa era de que os dois VLTs transportassem cerca de 5 mil passageiros/dia, nmero quatro vezes maior do que realmente. O VLT de Cariri, ainda no tem acesso ao centro de Juazeiro, talvez por isso, o nmero de adeptos ao sistema, ainda seja reduzido.

Fonte: http://ambienteprojeto.com/transporte/vlt-veiculo-leve-sobre-trilho

15 O sistema VLT ser implementado e proposto em vrias cidades para diminuir o trnsito, visando tambm, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olmpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O objetivo inicial o funcionamento de duas das seis linhas at 2014 para a Copa do Mundo. J para as Olimpadas, a previso que todo o sistema de linhas esteja operando normalmente.

Fonte: http://www.rio2016.com/rio-2016-agora/veiculo-leve-sobre-trilhos-vlt-saiba-mais-sobreo-novo-bondinho-que-sera-implantado-n

3.4 EXEMPLOS DE VLTs NO MUNDO

Muitos pases buscam na tecnologia VLT solues para mobilidade e renovao urbana. Atualmente, h mais de mil veculos leves sobre trilhos em operao no mundo e centenas de veculos esto em fabricao para atender cidades como: Dubai, Jerusalm, Reims, Rabat, Oran, Alger e Constantine. No Brasil, h pelo menos 50 prefeituras interessadas em implantar sistemas semelhantes, alm de Braslia.

16 5 BUS RAPID TRANSIT - BRT

O Bus Rapid Transit, no Brasil Transito Rpido por nibus, compreende em uma inovadora tecnologia utilizada para o transporte urbano de pessoas que tem seu emprego amplamente difundido no mundo devido as diversas vantagens do uso de seu sistema em comparao a outras tecnologias de custo mais dispendioso. O BRT basicamente opera com a utilizao de veculos comuns no trfego dos grandes centros urbanos, os nibus de passageiros. O diferencial desse sistema est na forma com que acontece o trfego de nibus para os demais veculos existentes nas vias urbanas, dessa forma o sistema de trnsito rpido por nibus visa simular o desempenho de outras tecnologias que possuem espaos exclusivos de trnsito por meio da utilizao de veculos e vias comuns nos centros urbanos. Caractersticas como o uso de corredores exclusivos, embarque e

desembarque rpidos atravs de plataformas elevadas, sistemas de pr-pagamento das tarifas, veculos modernos, intersees inteligentes, entre outras, formam um conjunto de aspectos determinantes para o bom desempenho desse sistema e merecem estudo aprofundado. Esse trabalho ir citar pontos principais dos projetos: operacional e de infraestrutura de um sistema de BRT e o exemplo desse sistema em Bogot e Curitiba que constata a eficincia do mesmo, uma vez atendido os requisitos dos projetos citados.

5.1 PROJETO OPERACIONAL DE UM SISTEMA BRT

A implantao de um sistema de transporte de pessoas no meio urbano, alm da escolha das tecnologias citadas anteriormente depende das etapas de implementao de uma nova tecnologia s caractersticas urbanas pr-existentes. O incio de todo o projeto de transporte urbano se d com a parte operacional do sistema. Conforme o Manual de BRT (2008, p.231), [...] O sistema deve ser projetado para atingir s caractersticas operacionais esperadas para o cliente [...].

17 O projeto operacional visa esclarecer aspectos gerais do sistema, tais como o projeto de rede de linhas, intersees e capacidade de velocidade do sistema que sero discutidos mais adiante. Juntamente com os aspectos gerais a anlise do tipo de sistema de transporte urbano influencia diretamente na escolha do tipo de tecnologia empregada. De acordo com o Manual de BRT (2008, p.232), Sistemas que limitem o acesso aos operadores predefinidos so conhecidos como sistemas fechados [...], esse tipo de sistema comum no emprego da tecnologia do Bus Rapid Transit uma vez que limitando o fluxo de outros veculos no sistema possvel alcanar algumas vantagens, como: melhores condies para deslocamento dos usurios, melhoria no trfego em geral, possibilidade de utilizao da via para o transporte emergencial. O sistema aberto, por sua vez aquele que permite a sua utilizao por outros veculos que no por seus prprios operadores, tal sistema apresenta um ndice de reduo da velocidade mdia, aumento dos tempos de viagem e congestionamento devido a grande quantidade de veculos. O Manual de BRT (2008, p.234) cita a principal diferena entre esses dois tipos de sistemas:
Talvez a diferena mais notvel entre um sistema aberto e um fechado seja o impacto na velocidade mdia dos veculos e nos tempos de viagem dos usurios. Sem a racionalizao dos servios existentes, um sistema aberto pode levar a um grave congestionamento no corredor de nibus, ainda que um sistema fechado mal planejado tambm possa vir a congestionar. [...]

5.1.1 Projeto de rede de linhas

O processo de projeo das linhas que sero ocupadas pelo servio de transporte pblico, bem como o entendimento e integrao de todas essas linhas formando uma extensa rede, de extrema importncia para se determinar muitas caractersticas de operao do sistema, como os tempos de viagens e o conforto dos usurios, alm de interferir definitivamente sobre o aspecto urbano. Um determinado sistema de transporte urbano composto por uma rede de linhas de trfego que por sua vez apresenta um nmero significativo de intersees, terminais, pontos de parada e outros elementos que devero estar presentes no projeto operacional.

18 O Manual de BRT (2008, p.247) define trs princpios bsicos para que o projeto possua uma rede de linhas eficiente:

Minimizar a necessidade de transferncia com combinaes de itinerrios; Oferecer servios locais, como paradas limitadas e expressos no sistema de BRT; Encurtar algumas linhas dentro dos corredores para se concentrarem nas sees de maiores demandas.

A rede de linhas do sistema influenciada pela quantidade de transferncias que a mesma dispe para seus usurios, as transferncias constituem na passagem dos passageiros de uma rota para outra e conferem ao sistema alguma forma de dificuldade fsica, como por exemplo: escadas e tneis, o que muitas vezes no fator interessante em um conjunto de linhas, influenciando na aceitao por parte dos usurios.

5.1.2 Capacidade de velocidade do sistema

Um dos maiores desafios para a implantao do BRT atender de forma rpida o passageiro e desenvolver um servio que possa competir com outras modalidades de transporte pblico. A capacidade, velocidade e frequncia do servio podem ser conceitos de difceis clculos em um sistema de transporte, pois enquanto dimensiona-se o sistema para operar em uma capacidade pr-determinada h de se verificar em que velocidade o mesmo poder operar, influenciando assim na frequncia com que os veculos estaro disponveis para seus usurios. Relacionar esses trs conceitos de extrema importncia para se obter um projeto operacional eficiente. Outro fator que est intrnseco capacidade de um sistema o tamanho dos veculos que circulam por ele. Veculos de grande porte tm a vantagem de reduzir os custos operacionais e custos de mo de obra de motorista por passageiro transportado, por sua vez os veculos de pequeno porte so mais indicados em

19 corredores de baixa demanda de forma a garantirem um menor tempo de espera e maior frequncia de veculos para os usurios.

5.1.3 Intersees

As intersees apresentam um ponto fraco nos projetos de BRT. Realizar um projeto de intersees que supra as necessidades dos veculos transeuntes no sistema, sem que o mesmo perca sua eficincia, garante a qualidade do servio prestado ao usurio. O Manual de BRT (2008, p.300) cita alguns objetivos que devem estar contidos em um projeto de intersees:

Minimizar a espera para o sistema de BRT; Melhorar a segurana e a convenincia do acesso s estaes de

nibus para os pedestres; Minimizar as esperas para o trfego misto.

importante ressaltar que no projeto de intersees do BRT deve-se levar em considerao a magnitude do sistema de rede de linhas, pois o nmero de linhas ir interferir no volume de veculos e na quantidade de passageiros de embarque e desembarque, que por sua vez sero fatores determinantes para o clculo do tamanho dos veculos e, consequentemente para o projeto de intersees. Durante a execuo do projeto de intersees, surgem alguns entraves, como a limitao de trfego lateral do veculo dentro do sistema de BRT. Em sistemas convencinais, os veculos de transporte de pessoas tm maior liberdade para executarem manobras nas intersees, de forma contrria o BRT limita esse tipo de ao o que faz surgir a necessidade de se analisar cada interseo separadamente. A fim de solucionar esses problemas, o Manual de BRT (2008, p.301) apresenta algumas medidas tomadas pelos projetistas de intersees: Identificao de gargalos existentes e resoluo usando as prticas

normais de engenharia; Simplificao a estrutura de linhas do sistema de BRT;

20 Clculo dos atrasos no semforo para o novo sistema de BRT; Restrio de tantos movimentos de converso nos corredores de BRT

quanto possveis; Deciso sobre a abordagem de movimento de converso para veculos

dentro do sistema de BRT; Otimizao da localizao da estao; Otimizao dos desenhos da interseo e dos tempos de estgios

semafricos; Em sistemas de baixo volume, a considerao de prioridade semafrica

para veculos de transporte pblico; Em sistemas de auto volume, a considerao de separao de

superfcie de via de nibus das intersees.

5.2 PROJETO FSICO

O projeto fsico acrescenta outro ngulo de viso para os desenvolvedores de um sistema BRT, nessa etapa possvel tomar conscincia das caractersticas fsicas do sistema e verificar se as mesmas condizem com o que foi planejado no projeto operacional. O projeto fsico de um sistema BRT consiste em duas etapas bsicas segundo Manual de BRT (2008), a primeira referente a infraestrutura do sistema e outra tecnologia adotada.

5.2.1 Infraestrutura

infraestrutura necessria para o sistema operar dentro do planejado compete o estudo de diversos aspectos do mesmo, como: infraestrutura viria dos corredores e das vias alimentadoras, estaes, terminais, centros de controle, garagens, sinais

21 de controle de trfego, infraestrutura de servio pblico (gua, energia, esgoto) e paisagismo. Todos esses fatores inerentes a infraestrutura do sistema formam o projeto de engenharia do mesmo e sofrem influncia direta de custos e atributos funcionais e estticos. Nessa fase inicial de infraestrutura elabora-se um projeto conceitual do sistema levando em considerao todas as informaes retiradas nos estudos anteriores, posteriormente a fase de prototipagem do sistema faz-se uma anlise dos custos. Mediante aprovao do projeto conceitual comeam-se os trabalhos de engenharia, caso contrrio os conceitos sero revistos e fazem-se novas anlises at que todos os requisitos sejam atendidos. importante que o projeto conceitual seja ao mesmo tempo detalhado e que demonstre com clareza a funcionalidade do sistema, como mostra a Figura 6 de um projeto conceitual da cidade de Johanesburgo. Segundo Manual de BRT (2008, p. 370):
O projeto conceitual de infra-estrutura deve oferecer um nvel razovel de detalhe para que os tomadores de decises possam avaliar adequadamente o custo, a funcionalidade e a esttica dos sistema proposto. [...]

Figura 6 Renderizao em um projeto conceitual de um modelo BRT para cidade de Johaneburgo.

22 Uma vez aprovado o modelo conceitual dentro de suas estimativas de custo dse inicio ao projeto de engenharia. Na transio dessas duas etapas surgem estudos mais apurados em relao ao custo de infraestrutura do sistema e possveis erros de prototipagem que geram um feedback, aperfeioando a concepo de todo o sistema. As vias so componentes de peso na etapa de infraestrutura por representarem em torno de 50% dos custos dessa fase. O projeto das vias inclui desde a escolha dos materiais de pavimentao, tipo de veculos, at o traado das vias e a complexidade de seus desenhos, o que acarreta variaes considerveis no custo de infraestrutura do sistema, a Figura 7 mostra o desenho de um terminal no municpio de Barranquilla, superficialmente pode-se verificar o nvel de complexidade dos projetos de engenharia de um sistema de BRT.

Figura 7 Desenho em AutoCAD do terminal norte do sistema de Barranquilla.

Integrar em projeto todos os fatores citados no pargrafo anterior, relevantes ao projeto das vias de um sistema de BRT torna-se de grande importncia para se evitar problemas posteriores durante o funcionamento do sistema. A Figura 8 demonstra um caso particular em Jacarta onde ao selecionar o tipo de pavimento da via no se fez a anlise do peso dos veculos adotados para o sistema, o resultado foi desastroso e alerta sobre a importncia de compatibilizar os diversos projetos de um sistema de transportes de passageiros.

23

Figura 8 Efeito do peso dos novos veculos do sistema de BRT no pavimento das vias da cidade de Jacarta.

O sistema de BRT tambem permite grandes variaes dos seus elementos de infraestrutura. Em um sistema de trnsito rpido por nibus possvel reduzir o impacto causado pela pavimentao das vias com a utilizao de canteiros verdes na separao de faixas ou com a no pavimentao do meio da via, como mostram as Figuras 9 e 10. Essas variaes de infraestrutura dos sistemas de BRT garantem ao mesmo uma possibilidade extensa de aplicaes, por consequncia o BRT tem elevada aceitao em diversas reas urbanas pelo mundo.

Figuras 9 e 10 Exemplos da substituio de parte do pavimento das vias por reas verdes.

24 Outra variao de infraestrutura de vias presente em sistemas BRTs a opo de vias guiadas para os veculos. Segundo Manual de BRT (2008, p.381) Uma via de nibus guiada um tipo especial de sistema de BRT no qual o movimento lateral dos nibus controlado por rodas laterais [...]. Como mostra a Figura 11. Esse tipo de infraestrutura tem as vantagens de atingirem maiores velocidades de veculos, permite a construo de vias mais estreitas e da no pavimentao central da mesma e contribui para uma imagem permanente da via de nibus, o que geralmente caracteriza um transporte de rapidez e de alta eficincia. Em contrapartida o custo de infraestrutura de uma via guiada

consideravelmente maior e necessita de veculos adaptados (VLP) com mecanismos de segurana adequados s guias em que iro operar, e mais, em casos em que h um numero significativo de intersees de vias em curtas distncias esse tipo de infraestrutura no o mais adequado, devido custo de operao e manuteno.

Figura 11 Veculo saindo do trecho de vias guiadas.

As estaes tambm so outros elementos de grande importncia em um projeto de engenharia, nessa etapa executa-se o dimensionamento das plataformas de embarque e desembarque de acordo com os dados obtidos do projeto

25 operacional, bem o como a localizao ideal de todos os elementos da estao de forma a beneficiar o usurio. Segundo Manual de BRT (2008) o projeto de uma estao de BRT consiste em trs etapas bsicas: determinar as plataformas de embarque e desembarque, as reas de transio e a infraestrutura de integrao. O dimensionamento das plataformas de embarque e desembarque depende da quantidade de passageiros previstos para aquela plataforma e a freqncia com que os nibus so acomodados na estao, alm disso, deve-se levar em considerao questes como a mobilidade dos portadores de necessidades especiais e o dimensionamento de passagens elevadas que iro transportar os passageiros da plataforma para o interior dos veculos, denominadas leitos. A Figura 12 mostra uma soluo tecnolgica desenvolvida em Las Vegas nas plataformas de BRT que visa eliminar as diferenas de nveis entre o veiculo e a plataforma, o sistema conta com a utilizao de um leitor tico instalado em cada leito que regulariza as distancias do leito com o nibus.

Figura 12 Leito regulado por leitores ticos no sistema da cidade de Las Vegas.

Alguns sistemas BRT como mostrado na figura 13 tm a possibilidade de passarem de uma faixa de via para duas faixas nas plataformas de embarque e desembarque, projetos como esse permitem um alto nvel de trnsito de passageiros nas plataformas por conseqncia da possibilidade da ultrapassagem dos veculos nessa regio. Segundo Manual de BRT (2008, p.388) [...] a capacidade de operar

26 mltiplas paradas causa um alto impacto positivo na capacidade de passageiros do sistema.

Figura 13 Faixa de ultrapassagem de veculos na estao de embarque e desembarque do sistema da cidade de Bogot.

Visto que as reas de transio influenciam na capacidade de passageiros da plataforma, essa por sua vez influncia na infraestrutura de integrao do sistema. A plataforma deve receber dimenses tais que possa, alm de receber a quantidade de passageiros esperada, conseguir dispor de forma funcional a venda de bilhetes (de modo que impea a evaso de pagamentos), catracas, climatizao, placas informativas e instalaes adicionais como banheiros e reas de espera. Nessa etapa de projeto so definidos os designs das plataformas que exigem dos projetistas o preenchimento de todos esses requisitos funcionais e uma aparncia que agrade o usurio e contribua positivamente com a rea urbana. As Figuras 14 e 15 mostram alguns tipos de plataformas de sistemas BRT, inclusive as plataformas tubos de Curitiba que hoje formam a identidade do sistema de transporte de pessoas na cidade.

27

Figuras 14 e 15 Da esquerda para direita, plataformas de embarque e desembarque em Guayaquil e Curitiba.

As estaes plataforma de um sistema de BRT correspondem a apenas um elemento do mesmo, e podem fazer transferncias dos usurios para outras vias do sistema, denominadas estaes intermediarias de intercmbio, ou podem transportar os passageiros de uma via alimentadora para uma via do sistema, denominadas estaes de transferncia. Ambos os tipos de estaes podem se abertas ou fechadas, desde que apresentem os principais elementos funcionais de forma adequada como descrito anteriormente. Em alguns casos devem-se fazer obras de infraestrutura adicionais a essas estaes de forma que o usurio possa chegar de forma segura as plataformas de embarque e desembarque, como por exemplo, a execuo de tneis e passarelas que ligam pontos da cidade as estaes do sistema, como mostram as Figuras 16 e 17.

Figuras 16 e 17 Da esquerda para a direita, uma passarela e um tnel que encaminham os usurios as estaes.

28 Outros elementos do sistema de BRT so os terminais e as garagens. Os terminais permitem a troca de usurios nas diversas vias alimentadoras e principais do sistema, e por essa caracterstica so essenciais para o bom funcionamento de sistemas de grande porte. Os terminais geralmente se localizam no entorno do sistema, prximos a garagem dos veculos (como acontece no sistema de Bogot). As garagens atendem a diversas funes, como: estacionamento dos nibus, postos de abastecimento, reas de lavagem e limpeza, manuteno dos veculos e servios de mecnica, escritrios administrativos e instalaes para os empregados, alm de possurem rea de manobra para os veculos de grande porte, caso fiquem prximas aos terminais. Segundo Manual de BRT (2008, p.414):
O projeto global do terminal deve buscar otimizar movimentos fluidos tanto de veculos quando de usurios. Espaamento adequado deve ser deixado para permitir que os veculos entrem e saiam confortavelmente das baias de parada [...]

Todos os componentes bsicos de infraestrutura de um sistema de BRT apresentados de forma sucinta dependem em seu funcionamento pleno de um centro de controle. Nos sistemas de BRT o centro de controle dito centralizado, o que assegura operaes contnuas e eficientes em um desenvolvimento de atividades altamente complexas. De acordo com Manual de BRT (2008) um sistema de gerenciamento de BRT centralizado tem os seguintes benefcios: respostas imediatas a mudanas na demanda de usurios e a falhas de equipamentos e veculos, evita a formao de aglomerados de veculos, permite avaliar o desempenho do sistema, e controlar a segurana de terminais e estaes por meio de circuito de cmeras. A Figura 18 mostra a quantidade de equipamentos de um centro de operaes de um sistema BRT.

29

Figura 18 Centro de controles de um sistema de BRT.

5.2.2 Tecnologias

A escolha das tecnologias que vo compor o sistema de BRT parte da anlise do projeto operacional e geralmente o ltimo aspecto estudado na fase do projeto fsico. A forma com que sero cobradas as tarifas, painis eletrnicos para os usurios e outras formas de incrementos tecnolgicos ao sistema interfere na imagem final do mesmo aos passageiros e compreende em Sistemas Inteligentes de Trnsito (ITS). Um ITS torna-se referncia para os demais sistemas e ganha o prestgio dos usurios. Entretanto devem-se tomar alguns cuidados sobre esse aspecto, segundo Manual de BRT (2008, p.437):

[...] a tecnologia no deve suplantar o projeto operacional; em vez disso, escolhas tecnolgicas devem simplesmente partir das necessidades dos usurios [...]

A adoo de ITS deve, portanto, estar voltada unicamente ao usurio e a escolha da melhor tecnologia dentre as vrias disponveis no mercado deve ser feita de forma a garantir o bom funcionamento e desempenho do sistema.

30 Quanto ao tipo de veculo, a escolha depende da anlise das dimenses do mesmo, como tambm o conforto interno, disposio dos itens de segurana, mobilidade fsica aos portadores de deficincias, esttica e sofisticao, nvel de emisso de poluentes, alm dos custos de operao e capacidade de passageiros, como mostra a Figura 19, em um quadro que apresenta a capacidade de passageiros de alguns tipos de veculos, retirado do Manual de BRT (2008, p.439).

Figura 19 Quadro de veculos de transporte de pessoas, comprimentos e capacidades.

Sobre o aspecto de cobrana de tarifas necessrio verificar o projeto operacional e que o mesmo diz a respeito da poltica tarifria do sistema. Torna-se necessrio tal anlise uma vez que os sistemas de pagamento de tarifas podem ser realizados de diversas formas. Um sistema de pagamento externo reduz o tempo de embarque de passageiros e afeta, portanto na capacidade potencial do mesmo, aumentando sua eficincia. Sem as filas de pagamento a bordo dos veculos, esses ltimos permanecem um menor tempo nas plataformas e garantem maior conforto ao usurio no momento do embarque. A cobrana de tarifas em sistemas BRT pode ser realizada desde a compra do bilhete em espcie ou com a utilizao de cartes magnticos ou eletrnicos. Para a compra de bilhetes, os sistemas BRT geralmente disponibilizam pontos de vendas eletrnicos pela rea urbana ou nas prprias plataformas de embarque e terminais. A figura 20 mostra uma mquina de vendas de bilhetes em uma rua na cidade de Berlim.

31

Figura 20 Mquina para venda de bilhetes na cidade de Berlim.

Os sistemas inteligentes de transporte disponibilizam tecnologia para permitir que o usurio localize sua conduo em tempo real via GPS. O mecanismo consiste basicamente em um rastreamento de toda a frota de veculos do sistema BRT e a disponibilizao de alguns dados relevantes ao usurio, como tempos de atraso, partida e chegada prevista e a localizao da plataforma mais prxima que conduza o usurio ao destino desejado, entre outras funes.

6 CASES DE SUCESSO

6.1 O SISTEMA DE CURITIBA BRASIL

Em 1974 a cidade de Curitiba no Brasil inaugurava seus primeiros 20km de corredores exclusivos para o trfego de nibus, desde ento a cidade com cerca de 600.000 habitantes na poca tornou-se referncia mundial em transporte de

qualidade de pessoas.

32 O projeto inicial do ento prefeito Jaime Lerner seria de um sistema de metr ferrovirio, porm, com a falta de recursos os responsveis pelo projeto decidiram inovar com uma opo de menor custo. Os corredores de via de nibus consistiam em uma proposta simples e de baixo custo para poca o que se tornou o trunfo da mobilidade urbana da cidade. Hoje Curitiba tem aproximadamente 2,2 milhes de habitantes e o sistema de corredores exclusivos passou por diversas modificaes com a insero de novas tecnologias at adquiri o formato de um sistema de BRT atual. Segundo Manual de BRT (2008, p.25) [...] At 2005, o sistema de Curitiba exibia 57km de vias de nibus exclusivas e 340km de servios alimentadores. [...]. O sistema curitibano possui cinco corredores principais e adotou um design de

plataforma tubular que estampou o sistema de transportes da cidade como exemplo de eficincia e desempenho.

6.2 O SISTEMA DE BOGOT COLMBIA

O sistema de Bogot se tronou exemplo para o mundo quando comprovou que sistemas de BRT poderiam operar acima de 12000 passageiros/hora*sentido como acreditavam os especialistas da rea por volta da dcada de 90. Acreditava-se que um sistema rodovirio dificilmente poderia se equiparar em eficincia de transporte com um sistema ferrovirio. O sistema de BRT TransMilenio de Bogot quebrou esse paradigma quando chegou a operar em uma faixa de 45000 passageiros/hora*sentido. Por uma cidade de grandes dimenses e relativamente densa, forma muitos os desafios para inserir um novo sistema de transporte de pessoas na capital colombiana e exigiram grandes esforos do prefeito Enrique Pealosa para conscientizar a populao das mudanas benficas pelas quais que a cidade passaria. Apesar da resistncia da populao e insatisfao quanto as desapropriaes e eliminao de antigos veculos de transporte clandestino, o sistema TransMilenio foi inaugurado em 2000 e no ano de 2006 atingia cerca de 84km de extenso de vias principais e 420km de vias alimentadoras.

33 Juntamente com o seu sistema de BRT, Bogot preocupou-se em implementar obras de infra-estrutura no mbito da mobilidade urbana. A cidade recebeu novas ciclovias, vias de transito exclusivos para o pedestre e novas rodovias para o transito de veculos particulares. Em conjunto com o sistema TransMilenio Bogot atualmente exporta bons exemplos de prticas viveis para modernizao do transporte de pessoas na rea urbana.

7 METR

O metr constitui em um meio de transporte pblico onde o veculo composto por vages se locomove sobre trilhos energizados, sua extenso da ordem de 20 a 25 km. utilizado principalmente nas grandes capitais onde o fluxo de veculos intenso. Para a construo de um metr a escolha de um bom mtodo construtivo essencial, principalmente por haver alternncia de estruturas, ou seja, a construo pode ser feita em superfcie, em reas elevadas e ou em reas subterrnea. A escolha de cada mtodo construtivo ir depender principalmente das caractersticas fsicas do local onde ele ir passar e a quantidade de pessoas que habitam a regio.

7.1 OPERAO DO SISTEMA

A operao do metr uma tarefa que exige muita responsabilidade. Para fazer tal controle existe o Centro de Controle Operacional (CCO), onde os funcionrios ficam em uma sala monitorando todas as estaes e equipamentos de rede, observando o que acontece em cada trecho do metr e fazendo certos ajustes quando forem necessrios, controlando assim o desempenho e o intervalo entre os trens. A Figura 21 mostra a disposio a disposio de trens em uma estao de metr.

34 Para a segurana do sistema so fundamentais a habilidade e a experincia do operador, sobretudo se h alguma anormalidade, como a presena de um obstculo na via ou casos de passageiros ou objetos presos nas portas dos trens. Para a operao do sistema existem duas modalidades: a manual e a semi-automtica. Essa ltima merece destaque por sua complexidade de operao. No modo semi-automtico, a parada da composio, o controle das portas, a acelerao e a frenagem ficam a cargo do operador, a Figura 22 mostra um veculo de um modelo semi-automtico passando por trecho de superfcie. O controle da movimentao dos trens continua sendo feito pelo sistema de sinalizao, nesse caso trabalha-se com segurana mxima. Equipamentos controlam a velocidade, mantendo a distncia mnima entre os trens, impedindo colises. Se for ultrapassado o limite da velocidade permitida, sua frenagem automaticamente acionada. O uso do procedimento de falha segura garante que qualquer falha no sistema de sinalizao gere uma condio de operao mais restritiva. Em casos de emergncia, utilizada a operao manual. O operador controla a movimentao dos trens, recebendo orientao por rdio do CCO e a velocidade de trfego limitada a 30 km por hora.

35

Figura 21 Disposio de trens em uma estao. FONTE: http://www.google.com.br/imgres?q=metr%C3%B4+rj&hl=ptBR&sa=X&biw=1366&bih=667&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=nVwNKcIhBP5XqM:&imgrefurl

Figura 22 Veculo de um modelo semi-automtico FONTE: http://www.google.com.br/imgres?q=metr%C3%B4+sp&start=18&num=10&hl=ptBR&biw=1366&bih=667&addh=36&tbm=isch&tbnid=7SM8t2PfVSrmYM:&imgrefurl

36 8 CONCLUSO

Os sistemas de transportes de pessoas contam com diversas modalidades desse tipo de servio, estas por sua vez dependem das tecnologias desenvolvidas e dos fatores locais, determinantes na escolha do melhor sistema. Fatores implicadores como os custos de infra-estrutura e operao juntamente com os fatores locais, destacam as vantagens e desvantagens das tecnologias de sistemas de transportes. Dentre esses, os sistemas de BRT, VLT e metr apresentam desempenho satisfatrio na sua aplicao nos centros urbanos e atualmente ocupam lugar de destaque no servio de transporte de pessoas. Cada tecnologia apresentada possui uma particularidade e pode ser vivel em distintas situaes, uma vez analisado os critrios de projeto e ambiente de funcionamento do sistema.

37 REFERNCIAS

Acervo de Pesquisa Senado Federal. Transporte Pblico, novos conceitos para o transporte de passageiros. Disponvel em: <

http://www.senado.gov.br/comissoes/ci/ap/AP20090914_transporte.pdf>. Acesso em: 25 Abr. 2012. BORGES, Rodrigo Csar Neiva. Definio de Transporte Coletivo Urbano. Biblioteca Digital Cmara, 2006. Disponvel em: <

http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1720/definicao_transporte_bor ges.pdf?sequence=1>. Acesso em: 25 Abr. 2012. Fundao Instituto de Pesquisas Ecnonmicas. Transporte coletivo urbano. Disponvel em: <

http://www.fipe.org.br/web/index.asp?c=130&aspx=/web/indices/idet/default.aspx>. Acesso em: 23 Abr. 2012. Grande CPA. Reportagem mostra o funcionamento do VLT. Disponvel em: <http://www.grandecpa.com.br/?p=noticia&id_noticia=5942>. Acesso em: 27 Abr. 2012. Ministrio das Cidades. Manual de BRT; Guia de Plamejamento, 2008. Disponvel em: <

http://www.cidades.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=bl og&id=128&Itemid=155>. Acesso em: 20 Abr. 2012. Rede EMBARQ Brasil. Bus Rapid Transit (BRT). Disponvel em:

<http://www.ctsbrasil.org/node/122>. Acesso em: 25 Abr. 2012. Tribuna Hoje. Novas de tecnologias em transportes de passageiros se espalham pelo pas. Disponvel em:

<http://www.tribunahoje.com/noticia/21532/brasil/2012/03/21/novas-tecnologias-emtransporte-de-passageiros-se-espalham-pelo-pais.html>. Acesso em: 23 Abr. 2012.

Potrebbero piacerti anche