Sei sulla pagina 1di 7

O Pior Homem do Mundo

A Converso do Pior Homem do Mundo II Cronicas 33:1-16

PRFACIO Os anais da histria esto repletos de homens que deixaram um rastro sombrio na nossa lembrana: Homens facnoras, assassinos, feiticeiros, monstros bestiais, pervertidos celerados e dspotas sanguinrios. Homens incendirios como Nero. Homens traidores como Judas. Homens perversos como Hitler. Homens truculentos como Mao Tse Tung. Mas, talvez, nenhum homem tenha excedido em perversidade a Manasss. Esse rei foi o dcimo terceiro rei de Jud. Reinou 55 anos, de 697 a 642 a.C. Seu nome significa Aquele que esquece e ele esqueceu-se de Deus.

Poderia a graa de Deus alcanar aqueles que descem at s profundezas da degradao? Normalmente achamos que h pessoas irrecuperveis. Que h pecadores que esto fora do alcance da graa. A histria de Manasss vai nos mostrar que no h poo to fundo que a graa de Deus no possa ser mais profunda. A graa maior do que o pecado. Onde abundou o pecado superabundou a graa.

I. OS PRIVILGIOS DE MANASSS

1. Ele era filho de um pai piedoso Ele cresceu bebendo o leite da verdade e sugando o nctar da piedade. Ele cresceu num lar onde Deus era conhecido e amado. Mas a piedade dos pais no garantia que os filhos seguiro o mesmo caminho. Manasss tinha exemplo. Tinha modelo dentro de casa. Seu pai promoveu uma grande reforma espiritual em Jud depois do desastrado reinado de Acaz. Ele limpou a casa de Deus. 2. Ele assumiu o trono ainda jovem v. 1 Manasss nasceu num bero de ouro e comeou e assumiu o trono de Jerusalm com doze anos de idade. Ele s teve privilgios na vida. Ele esbanjou suas oportunidades. Ele desperdiou todas as coisas boas que Deus estava-lhe dando desde cedo na vida. 3. Ele teve o reinado mais longo de Jud v. 1 Ele teve muito tempo para andar com Deus, para fazer o que era certo e para arrepender-se dos seus pecados. Ele governou 55 anos e nesse tempo ele fez o que era mau perante o Senhor. Ele entupiu Jerusalm e a Casa de Deus de idolatria e se prostrou em altares de estranhos deuses, provocando o Senhor ira. 4. Ele teve a advertncia de Deus v. 10 Deus no o deixou errar sem advertncia. Deus o alertou, o corrigiu. Enviou-lhe profetas, mas ele e o povo no quiseram ouvir a voz de Deus. Fecharam o corao. Endureceram a cerviz. Taparam os ouvidos Palavra e voz da conscincia.

II. OS PECADOS DE MANASSS

1. Ele liderou o povo a pecar contra Deus v. 2-9 Manasss foi um lder mau. Ele usou sua influncia para desviar as pessoas de Deus. Ele levou sua nao a fazer coisas piores do que as naes pags (v. 9). Ele tornou a edificar os altos, liderou o povo na adorao de Baal. Ele se prostrou diante de todo o exrcito dos cus (v. 3). Ele adorava as estrelas. Ele tornou-se um viciado em astrologia. Ele tornou-se um mstico inveterado. Tornou-se um apstata, um nufrago na f. 2. Manasss profanou a Casa de Deus v. 4-5-7 Ele fez pior que Acaz que fechou a casa de Deus. Ele introduziu dolos abominveis dentro da Casa de Deus. Ele profanou a Casa de Deus. Ele insultou a santidade de Deus e do culto. 3. Ele se tornou um feiticeiro inveterado v. 6 A feitiaria de Manasss chegou a ponto dele sacrificar seus prprios filhos, a Moloque. Ele era adivinho. Era agoureiro. Praticava feitiaria. Tratava com necromantes. Ele consultava os mortos. Ele era feiticeiro, esprita, pai de santo. Ele provocava o Senhor ira. H muitas pessoas mergulhadas at o pescoo com feitiaria, com espiritismo, com astrologia, com consulta aos mortos, com misticismo pago. 4. Ele derramou muito sangue inocente 2 Rs 21-16 Ele matou seus prprios filhos. Matou filhos de outras pessoas. Ele mandou cerrar ao meio o profeta Isaas. Flvio Josefo diz que todos os dias se sacrificavam pessoas em Jerusalm a mando de Manasss. Ele era um homem mau, virulento, truculento, assassino e sanguinrio.

III. O JUZO DE DEUS SOBRE MANASSS 1. A priso de Manasss v. 11 Quem no escuta a voz da Palavra, escuta a voz da chibata. Quem no atende a voz do amor, arrastado pela dor. O rei da Assria prende Manasss com ganchos, amarra-o com cadeias e o leva cativo para a Babilnia. 2. A humilhao de Manasss v. 11,12 Manasss desceu ao fundo do poo. Ele arrancado do trono, de Jerusalm. levado como um bicho, com canga no pescoo, em anzis em sua boca e jogado numa priso. Ele levado para a Babilnia, o centro da feitiaria do mundo. Os dolos da Babilnia que ele adorava no puderam livr-lo. 3. A angstia de Manasss v. 12 O pecado no compensa. Quem zomba do pecado louco. O homem ser apanhado pelas prprias cordas do seu pecado. Manasss est cativo, algemado, angustiado. Quem no escuta a voz, escuta a vara. IV. A CONVERSO DE MANASSS 1. A infinita graa de Deus v. 13 Quando lemos essa histria temos a vontade de dizer: agora bem feito! Ele deve pagar por todas as suas atrocidades. Mas, este homem clama a Deus e o Senhor o salva. Deus rico em perdoar. Ele tem prazer na misericrdia. No h causa perdida para ele. Deus mandou Manasss para a priso, para no mand-lo para o inferno. um acidente, uma doena, uma tragdia familiar. Deus est pronto a mover o cu e a terra para que voc no perea. 2. A humilhao de Manasss v. 12 A converso comea com o arrependimento, com a tristeza pelo pecado, com a conscincia de que temos feito o que mau perante o Senhor. Manasss muito se humilhou perante Deus. Ele caiu em si. Ele reconheceu seu erro. Ele no se justificou, nem endureceu seu corao. Ele se curvou, se humilhou. Se arrependeu. 3. A orao de Manasss v. 12 Manasss vivera toda a sua vida invocando os mortos, adorando os dolos, levantando altares aos deuses pagos. Mas, agora, na hora do aperto, ele ora ao Deus do cu e este atende ao seu clamor. Clame por Deus. Grite por socorro. Levante a sua voz. Ainda h esperana para a sua alma.

4. A salvao de Manasss v. 13 Quando Manasss voltou-se para Deus, Deus voltou-se para ele. Restaurou sua vida, seu reino, sua alma. Manasss, ento reconheceu que o Senhor Deus. Deus o aceitou. Deus o restaurou. Deus o levantou. Deus restituiu o seu reino. 5. As provas do arrependimento de Manasss v. 13-16 a) Aceitao (v. 13) Os ouvidos de Deus esto abertos, suas mos esto estendidas para voc. O Pai est pronto a receber o prdigo de volta e fazer uma festa. No importa quo longe voc tenha ido e quando profundo o poo que voc tenha cado, Deus est pronto a perdoar voc e aceitar voc de volta para ele. b) Iluminao (v. 13) Ento reconheceu Manasss que o Senhor era Deus. Deus pode abrir os olhos da sua alma nesta noite. Ele pode abrir seu corao para crer. Ele pode tirar a cortina dos seus olhos. Ele pode dar a voc entendimento espiritual. Ele pode revelar a voc a glria do seu Filho Jesus Cristo. c) Reforma (v. 15) Manasss fez uma faxina na Casa de Deus e na sua vida. Ele tirou toda a abominao que ele mesmo tinha colocado na Casa de Deus. Arrependimento implica em mudana. d) Consagrao (v. 16) Manasss no apenas tirou o que estava errado, mas restaurou o altar do Senhor. Ele comeou a buscar a Deus novamente. Ele se voltou para Deus de todo o seu corao. Ele foi convertido a Deus e passou a consagrar-se a Deus, liderando sua nao a voltar-se para o Senhor.

CONCLUSO

Vamos ver algumas lies: 1) A piedade dos pais no garantia que os filhos vo andar com Deus; 2) A vida longa no segurana do favor de Deus; 3) No h grau de impiedade que esteja alm do alcance da graa de Deus e do perdo de Deus; 4) No espere uma tragdia em sua vida para voc voltar-se para Deus. 5) O pecado algo que Deus abomina e jamais ficar sem julgamento; 6) Hoje o dia de voc voltar-se para Deus de todo o seu corao; 7) Se voc voltar-se para ele nesta noite, agora mesmo, ele ouvir seu clamor e restaurar a sua alma, dando-lhe a salvao!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Potrebbero piacerti anche