Sei sulla pagina 1di 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUMICA Disciplina: Qumica Analtica Experimental F Alunos: Tnia Cristina

Matricula: 20610667 Dayane Souza Matricula: 20712009 Karla Freitas Matricula: 20810138
Aula Prtica 01

Em: 10/01/2013

1. Ttulo: Utilizao de Vidrarias e Equipamentos Bsicos de um Laboratrio de Qumica. 2. Objetivos


Conhecer as vidrarias e equipamentos bsicos de um laboratrio de Qumica, bem como aprender a manuse-los corretamente tornando-os aptos a desenvolverem quaisquer procedimentos experimentais futuros.

3. Introduo
O laboratrio uma sala ou espao fsico equipado com diversos instrumentos de medio que permitem a correta medida ou anlise das grandezas fsicas relevantes ao objeto de estudo. No laboratrio de Qumica h diversos instrumentos, entre eles: as vidrarias e os equipamentos, no qual cada um executa uma finalidade especifica de uso. As vidrarias so, em sua maioria, instrumentos de vidro de cristal ou temperado, so usados para que as medidas sejam precisas e o recipiente no reaja com a substncia contida nele. Porm, devem ser manuseadas com cuidado afim de no causar danos. Os materiais de metal so usados como suporte e manuseio das vidrarias. H tambm outros materiais como matrias de porcelana, de borracha ou plstico e materiais que so fontes de aquecimento. H as vidrarias de medio de volumes que so chamados de vidrarias volumtricas. So utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor preciso e para que haja uma boa preciso nos resultados desejados faz-se necessrio o uso de aparelhos volumtricos apropriados para cada situao. As anlises volumtricas que utilizam os aparelhos proveta, pipeta, bureta, entre outros, necessitam de uma ateno especial. Na medida de volume de um liquido, compara-se seu nvel com os traos marcados no aparelho. A curva formada na superfcie que o lquido assume o que chamamos de menisco. A medida correta efetuada pela parte de baixo do mesmo, lendo-se assim o nvel do liquido. Isto ocorre porque as molculas do lquido so atradas pelas molculas do tubo de vidro, e as foras intermoleculares atuantes neste caso so maiores que entre as molculas do prprio lquido. Para realizar a leitura de uma soluo liquida deve-se obedecer posio do menisco, ou seja, para solues incolores a leitura se d pela tangente do menisco inferior e para solues coloridas pelo menisco superior.

Outro equipamento utilizado no laboratrio a balana analtica, ela extremamente sensvel e pode sofrer influencia direta de variaes de temperatura, umidade e eletricidade esttica. Alguns cuidados devem ser tomados durante as pesagens, de modo que a balana mostre a medida mais exata possvel como: no tocar o recipiente a ser pesado diretamente com as mos, manuse-lo com uma pina ou um pedao de papel limpo, os objetos devem ser pesados temperatura ambiente, manter as laterais da cmera de pesagem fechadas durante a pesagem para no haver interferncias externas. Para proceder a uma pesagem deve-se seguir o roteiro: verificar a tenso local, conectar o aparelho ao interruptor e ligar a balana; verificar se no h restos de outros slidos no prato da balana; zerar a balana; pesar o recipiente onde ser colocado o reagente, zerando a balana novamente aps o registro da massa do mesmo recipiente; em seguida, adicionar cuidadosamente o reagente que dever estar sobre o prato da balana.

4. Procedimento Experimental
4.1. Sero apresentados os materiais mais comuns num laboratrio de Qumica como: Esptula ; Estante para tubos de ensaio; Tubos de ensaio; Pra; Bico de bunsem ; Pinas; telas de amianto; Trip; Argola; Garras metlicas; Suporte Universal;

4.2. Aps pesquisa prvia sobre as vidrarias e materiais bsicos de um laboratrio de Qumica, sero apresentadas as vidrarias mais comuns num laboratrio de Qumica como: Becker; Basto de vidro; Bales de fundo chato; Bales de fundo redondo; Condensadores; Dessecadores; Erlenmeyer; Kitasato; Funil de separao; Funil de Buchner; Funil simples; Tubo de ensaio; Vidro de relgio; Cadinho; Almofariz e pistilo.

4.3. Sero apresentados como se devem utilizar vidrarias de medio de volumes precisos como: Provetas; Bales Volumtricos; Buretas; Pipetas Graduadas; Pipetas Volumetricas.

Mostrar como se deve aferir o menisco; - Encher uma bureta de 25 mL com gua destilada e exercitar medies de 05 10 20 50 mL de gua destilada direcionando os volumes para uma proveta. Conferir os volumes adicionados na proveta. - Pipetar 05 10 20 50 mL de gua destilada de um bquer e dispensar.

4.4. Ser mostrado como utilizar a balana analtica digital.

4.5. Preparar uma soluo pesando 0,15g de NaCl (cloreto de sdio) em 100 mL (mililitros) de gua destilada;

4.6. Preparar uma dissoluo da soluo; anteriormente preparada; coletando 10 mL da mesma e transferir para outro balo de 50 mL. Em seguida, completar o seu menisco. 5. Resultados e Discusso No primeiro momento foram apresentados os materiais mais comuns que so encontrados em um laboratrio de Qumica, a saber:

Esptula: Permite retirar substncias slidas de frascos. confeccionada em osso, porcelana


ou metal. Estante para tubos de ensaio: Suporte de madeira ou metal, de vrios tamanhos. utilizada como suporte para tubos de ensaio. Tubos de ensaio: usado para efetuar reaes com pequenas quantidades de reagentes. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen, com cuidado.

Pra: Acoplado a uma pipeta, ajuda a puxar e a expelir o liquido contido no bquer ou outro
recipiente. Bico de Bunsen: uma fonte de aquecimento, tambm conhecido como bico de gs.

Pinas: Usada para segurar tubos de ensaio durante o aquecimento direto no bico de Bunsen,
evitando queimaduras nos dedos. Tela de amianto: Usado para sustentar frascos de vidro que vo ao aquecimento, pois distribui uniformemente o calor proveniente das chamas do bico de Bunsen, evitando que se quebrem. Trip: Usado para sustentar a tela de amianto ou o tringulo de porcelana. Argola: um anel metlico que se adapta ao suporte universal. Serve como suporte para a tela de amianto, funil de separao, funil simples, etc. Garras Metlicas: Estas garras permitem sustentar outros objetos nos suportes. Suporte Universal: um suporte de ferro que permite sustentar vrios outros utenslios como argolas, garras, etc.

No segundo momento foram apresentadas as vidrarias mais comuns que so encontrados em um laboratrio de Qumica, a saber:

Bquer: Recipiente usado em reaes, dissoluo de substncias, aquecimentos de lquidos,


etc. Para lev-lo ao fogo, use trip com a proteo da tela de amianto Basto de vidro: O basto de vidro utilizado para agitar substncias facilitando a homogeneizao. Auxilia tambm na transferncia de um lquido de um recipiente para outro. Bales de fundo chato: Balo de vidro de volume varivel, utilizado em aquecimentos, refluxos,destilao e para a conservao de materiais. Balo de fundo redondo: mais usado para o aquecimento de lquidos e reaes com desprendimento de gases. Condensadores: empregado nos processos de destilao. Sua finalidade condensar os vapores do lquido. refrigerado a gua. Dessecadores: Usado para armazenar substncias em atmosfera contendo baixo ndice de umidade. Erlenmeyer: Empregado na dissoluo de substncias, nas reaes qumicas, no aquecimento de lquidos e nas titulaes. Sua capacidade varivel. Kitassato: utilizado para efetuar filtraes a vcuo. Funil de decantao: Recipiente de vidro em forma de pra, que possui uma torneira. Utilizado para separar lquidos imiscveis. Deixa-se decantar a mistura; a seguir abre-se a torneira deixando escoar a fase mais densa. Vidro de relgio: Permite a pesagem de reagentes ou utilizado para cristalizar substncias. Tambm, pode ser usado para cobrir o copo de Bquer em evaporaes. Cadinho: Usado para o aquecimento a seco (calcinao), na eliminao de substncias orgnicas, secagem e fuses, no bico de Bunsen ou mufa. Almofariz e pistilo: So utilizados para triturar e pulverizar slidos. No terceiro momento foram apresentadas as vidrarias de volumes precisos que so encontrados em um laboratrio de Qumica, a saber:

Provetas: empregada nas medies aproximadas de volumes de lquidos. H provetas cuja capacidade varia de 5 mL a 2.000 mL. Nunca deve ser aquecida.

Bales Volumtricos: Possui um trao de aferio no gargalo que longo e usado no preparo
de solues que precisam ter concentraes definidas. Existem bales cuja capacidade varia de 50 mL a 2.000 mL.

Buretas: Consiste de um tubo cilndrico graduado e apresenta na parte inferior uma torneira de
vidro controladora da vazo. empregada especificamente nas titulaes.

Pipetas Graduadas ou Volumtricas: As pipetas so utilizadas para transferncias precisas de


volumes de lquidos. Existem dois tipos de pipetas: As pipetas graduadas permitem medir volumes variveis de lquidos. As pipetas volumtricas( com bulbos), no so graduadas e s permitem medir um volume nico de lquido. Foi mostrado como aferir o menisco para isso encheu-se uma bureta de 25 mL com gua destilada e exercitaram-se medies de 0,5 10 20 50 mL de gua destilada direcionando os volumes para um bquer. Conferiram-se os volumes adicionados usando a aferio do menisco.

Fig.1- Bureta contendo gua destilada

Fig.2- Coletando os volumes

Pipetou-se 0,5 10 20 50 mL de gua destilada contido de um bquer usando a pra acoplada a uma pipeta e dispensou-se em outro bquer. Isto permitiu-se o manuseio em pipetar um volume contido em um bquer ou outro recipiente.

Fig.3- Pipetando os volumes de 0,5 e 10 mL

Fig. 4- Pipetando volumes de 20 e 50 mL

Em seguida foi mostrado como utilizar a balana digital analtica. Foi mostrado que o ambiente tem que estar totalmente limpo e que no dever conter restos de outros slidos na bancada. Faz-se necessrio que o reagente esteja meia hora antes na bancada. Mostrou-se como deve ser o roteiro da pesagem que so: a balana precisa estar limpa, tarar o recipiente, adicionar o reagente cuidadosamente e fechar as laterais da balana. Utilizou-se como reagente o NaCl (cloreto de sdio ) e desejou-se pesar 0,15g do mesmo, porm ao pesar a massa obtida foi de 0,1436g de NaCl. O recipiente utilizado foi um copo descartvel. Com esta massa obtida preparou-se uma soluo de NaCl em 100 mL de gua destilada. Mexeu-se a soluo utilizando um basto de vidro. Com estes valores calculou-se a molaridade da soluo. M = ___m___ = 0,1436 g

= 0,025 mol.L

-1

MM . V

58,5g/mol x 0,1L

Aps a coleta de dados preparou-se uma dissoluo da soluo preparada, para isto coletou-se 10 mL da soluo com o uso de uma pipeta e transferiu-se para um balo de 50 mL. Em seguida foi adicionado gua at atingirmos o menisco.

Fig.5 Coletando 10 mL da soluo.

Fig.6- Aferindo o menisco.

Calculou-se ento a nova molaridade da soluo aps a diluio da mesma. No qual tem-se a molaridade inicial de 0,025 mol.L
-1

e volume inicial de 10 mL, ou seja, 0,01 L. Seu volume final foi o

volume de 50 mL contido no balo. Com esses valores calculou-se a nova molaridade da soluo. M1.V1 = M2.V2 0.025 x 0.01 = M2 x 0,05 0.00025 = M2 x 0,05 M2 = 0,005 mol.L
-1

6. Concluso As atividades de laboratrio exigem parte do aluno no s um conhecimento das peas e aparelhos utilizados, porem deve-se atentar para o emprego correto no manuseio de cada um deles. Portanto, antes de qualquer coisa, necessrio que se observe bem cada uma das peas, memorizem a sua forma e conheam a utilidade de cada uma. Todo o cuidado deve-se tomar ao fazer o uso da balana analtica bem como a aferio dos volumes coletados, a fim de se obter uma maior preciso nos resultados obtidos.

Potrebbero piacerti anche