Sei sulla pagina 1di 3

Consideraes em torno do ato de estudar[1] Paulo Freire

Toda bibliografia deve refletir uma inteno fundamental de quem a elabora: a de atender ou a de despertar o desejo de aprofundar conhecimentos naqueles ou naquelas a quem proposta. Se falta, nos que a recebem, o nimo de us-la, ou se a bibliografia em si mesma, no capaz de desafi-los, se frustra, ento a inteno fundamental referida. A bibliografia se torna um papel intil, entre outros, perdido nas gavetas das escrivaninhas. Essa inteno fundamental de quem faz a bibliografia exige um triplo respeito: a quem ela se dirige, aos autores citados e a si mesmos. Uma relao bibliogrfica no pode ser uma simples cpia de ttulos, feita ao acaso, ou por ouvir dizer. Quem a sugere, deve saber o que est sugerido e por que o faz. Quem a recebe, por sua vez, deve ter nela, no uma prescrio dogmtica de leituras, mas um desafio. Desafio que se far mais concreto na medida em que comece a estudar os livros citados e no s a l-los por alto, como se os folheasse, apenas. Estudar , realmente um trabalho difcil. Exige de quem o faz uma postura crtica sistemtica. Exige disciplina intelectual que ano se ganha a no ser praticando-a. Isto , precisamente, o que a educao bancria* no estimula. Pelo contrrio, sua tnica reside fundamentalmente em matar nos educandos a curiosidade, o esprito investigador, a criatividade. Sua disciplina a disciplina para a ingenuidade em face do texto, no para a indispensvel criticidade. Este procedimento ingnuo ao qual o educando submetido, ao lado de outros fatores, pode explicar as fugas ao texto, que fazem os estudantes, cuja leitura se torna puramente mecnica, enquanto, pela imaginao, se deslocam para outras situaes. O que se lhes pede, afinal no a compreenso do contedo, mas sua memorizao. Em lugar de ser o texto e sua compreenso, o desafio passa a ser a memorizao do mesmo. Se o estudante consegue faz-lo, ter respondido ao desafio. Numa viso crtica, as coisas se passam diferentemente. O que estuda se sente desafiado pelo texto em sua totalidade e seu objetivo apropriar-se de sua significao profunda. Esta postura crtica, fundamental, indispensvel ao ato de estudar, requer de quem a ele se dedica: a) Que assuma o papel de sujeito deste ato.

Isto significa que impossvel um estudo srio se o que estuda se pe em face do texto como se estivesse magnetizado pela palavra do autor, qual emprestasse uma fora mgica. Se se comporta passivamente, domesticamente, procurando apenas memorizas as afirmaes do autor. Se se deixa invadir pelo que afirma o autor. Se se transforma numa vasilha que deve ser enchida pelos contedos que ele retira do texto para pr dentro de si mesmo. Estudar seriamente um texto estudar o estudo de quem, estudando, o escreveu. perceber o condicionamento histrico-sociolgico do conhecimento. buscar as relaes entre o contedo em estudo e outras dimenses do conhecimento. Estudar uma forma de uma forma de reinventar, de recriar, de reescrever tarefa de sujeito e no de objeto. Desta maneira, no possvel a quem estuda, numa tal perspectiva, alienar-se ao texto, renunciando assim sua atitude crtica em face dele.

A atitude crtica no estudo a mesma que deve ser tomada diante do mundo, da realidade, da existncia. Uma atitude de adentramento com a qual se v alcanando a razo de ser dos fatos cada vez mais lucidamente. Um texto estar to melhor estudado quando, na medida em que dele se tenha uma viso global, a ele se volte, delimitando suas dimenses parciais. O retorno ao livro para esta delimitao aclara a significao de sua globalidade. Ao exercitar o ato de delimitar os ncleos centrais do texto que, em sua interao, constituem sua unidade, o leitor crtico ir surpreendendo todo um conjunto temtico, nem sempre explicitado no ndice da obra. A demarcao destes temas deve atender tambm ao referencial de interesse do sujeito leitor. Assim que, diante de um livro, este sujeito leitor pode ser despertado por um trecho que lhe provoca uma srie de reflexes em torno de uma temtica que o preocupa e que no necessariamente a de que trata o livro em apreo. Suspeitada a possvel relao entre o trecho lido e sua preocupao, o caso, ento, de fixar-se na anlise do texto, buscando o nexo entre seu contedo e o objeto de estudo sobre que se encontra trabalhando. Impe-se-lhe uma exigncia: analisar o contedo do trecho em questo, em sua relao com os precedentes e com os que a ele se seguem, evitando, assim, trair o pensamento do autor em sua totalidade. Constatada a relao entre o trecho em estudo e sua preocupao, deve-se separlo de seu conjunto, transcrevendo-o em uma ficha com um ttulo que o identifique com o objeto especfico de seu estudo. Nestas circunstncias, ora pode deter-se, imediatamente, em reflexes a propsito das possibilidades que o trecho lhe oferece, ora pode seguir a leitura geral do texto, fixando outros trechos que lhe possam aportar novas meditaes. Em ltima anlise, o estudo serio de um livro como de um artigo de revista implica no somente numa penetrao crtica em seu contedo bsico, mas tambm numa sensibilidade aguda, numa permanente inquietao intelectual, num estado de predisposio busca. b) Que o ato de estudar, no fundo uma atitude frente ao mundo.

Esta a razo pela qual o ato de estudar no se reduz relao leitor-livro, ou leitor-texto. Os livros em verdade refletem o enfrentamento de seus autores com o mundo. Expressam este enfrentamento. E ainda quando os autores fujam da realidade concreta estaro expressando a sua maneira deformada de enfrent-la. Estudar tambm e sobretudo pensar a prtica e pensar a pratica a melhor maneira de pensar certo. Desta forma, quem estuda no deve perder nenhuma oportunidade, em suas relaes com os outros, com a realidade, para assumir uma postura curiosa. A de quem pergunta, a de quem indaga, a de quem busca. O exerccio desta postura curiosa termina por torn-la gil, do que resulta um aproveitamento maior da curiosidade mesma. Assim que se impe o registro constante das observaes realizadas durante uma certa prtica; durante as simples conversaes. O registro das idias que se tm e pelas quais se assaltado, no raras vezes, quando se caminha s por uma rua. Registros que passam a constituir o que Wright Mills chama de fichas de idias**. Estas idias e estas observaes, devidamente fichadas, passam a constituir desafios que devem ser respondidos por quem as registra. Quase sempre, ao se transformarem na incidncia da reflexo dos que as anotam, estas idias os remetem a leituras de textos com que podem instrumentar-se para seguir em sua reflexo.

c)

Que o estudo de um tema especfico exige do estudante que se ponha, tanto quanto possvel, a par da bibliografia que se refere ao tema ou ao objeto de sua inquietude. Que o ato de estudar assumir uma relao de dilogo com o autor do texto, cuja mediao se encontra nos temas de que ele trata. Esta relao dialgica implica na percepo do condicionamento histrico-sociolgico e ideolgico do autor, nem sempre o mesmo do leitor. Que o ato de estudar demanda humildade.

d)

e)

Se o que estuda assume realmente uma posio humilde, coerente com a atitude crtica, no se sente diminudo se encontra dificuldades, as vezes grandes, para penetrar na significao mais profunda do texto. Humilde e crtico, sabe que o texto, na razo mesma em que um desafio, pode estar mais alm de sua capacidade de resposta. Nem sempre o texto se d facilmente ao leitor. Neste caso, o que deve fazer reconhecer a necessidade de melhor instrumentarse para voltar ao texto em condies de entend-lo. No adianta passar a pgina de um livro se sua compreenso no foi alcanada. Impe-se, pelo contrrio, a insistncia na busca de seu desvelamento. A compreenso de um texto no algo que se recebe de presente. Exige trabalho paciente de quem por ele se sente problematizado. No se mede o estudo pelo nmero de pginas lidas numa noite ou pela quantidade de livros lidos num semestre. Estudar no um ato de consumir idias, mas de cri-las e recri-las.

Potrebbero piacerti anche