Sei sulla pagina 1di 4

SUSANA

1. Faa as seguintes converses: a) 1 mm para dm b) 20 cm para m c) 0,3 m para km d) 12 cm para m e) 4,5 mm para L f) 3x m para mL

Fsica Cinemtica

Nome: __________________________________________________ Data: ___/___/___

2. Um projtil com velocidade escalar constante de 300 m/s disparado em direo ao centro de um navio que se move a uma velocidade constante de 10 m/s em direo perpendicular trajetria do projtil. Se o impacto ocorrer a 20 m do centro do navio, a que distncia deste foi efetuado o disparo do projtil? 3. Um automvel percorre a metade de um trecho retilneo de extenso total de 400 m com a velocidade mdia de 120 km/h. Para que a velocidade mdia, em todo trecho, seja de 80 km/h, a velocidade mdia no segunda metade do trecho dever ser, em km/h: a) 20 b) 48 c) 56 d) 60 e) 80 4. Com uma arma apontada diretamente para o alvo, um atirador disparou a bala. A sua trajetria foi praticamente um reta, isto , o efeito da gravidade foi desprezvel. O projtil percorreu sua trajetria com velocidade escalar constante de 160 m/s. Decorrido 1,2s do disparo, o atirador ouviu o impacto da bala contra o alvo. Sabendo que o som do ar possui velocidade de 320m/s determine a distancia do atirador e o alvo. 5. (UFJF-MG) Num laboratrio de Fsica, um pesquisador observou os movimentos de duas partculas e representou a variao da posio de cada uma delas no tempo de acordo com o grfico ao lado. Pode-se afirmar que:

a) As duas partculas esto se deslocando no mesmo sentido e com velocidades iguais. b) A partcula B mais lenta que a partcula A e tem sentido oposto a esta. c) A partcula A mais rpida que B e se desloca no mesmo sentido desta. d) A partcula B mais rpida que A e tem sentido oposto a esta. 6. Dois mveis, A e B percorrem um trecho de uma estrada retilnea. As posies no instante inicial, t = 0, e os sentidos do movimento esto representados na figura. Calcule o instante de encontro.

7. No diagrama horrio abaixo representamos as posies de dois pontos materiais A e B que percorrem uma mesma trajetria retilnea.

8. Susana saiu de casa semi-nua para apresentar-se em sua pea A Partilha, exatamente s 7h, desenvolvendo, com seu carro de ouro 24 quilates, uma velocidade constante de 54 km/h. Sandro Pedroso, seu marido mgico, percebe que ela esqueceu seu creme de kiwi e, aps 1 minuto de hesitao, sai para encontr-la, tambm com velocidade constante. Excelente fsico que , Sandro calcula que, como saiu 1 minuto depois de Sussu, demorar exatamente 3 minutos para alcana-la. Para que isso seja possvel, qual deve ser a velocidade do carro de Sandro? 9. Numa competio automobilistica, um carro se aproxima de uma curva em grande velocidade. O piloto, entao, pisa o freio durante 4s e consegue reduzir a velocidade do carro para 30 m/s. Durante a freada o carro percorre 160 m. Supondo que os freios

imprimam ao carro uma acelerao retardadora constante, calcule a velocidade do carro no instante em que o piloto pisou o freio. 10. De duas cidadezinhas, ligadas por uma estrada reta de 10 km de comprimento, partem duas carroas, puxada cada uma por um cavalo e andando a velocidade de 5 km/h. No instante da partida, uma mosca, que estava pousada na testa do primeiro cavalo, parte voando em linha reta, com velocidade de 15 km/h e vai pousar na testa do segundo cavalo. Aps um instante desprezvel, parte novamente e volta, com a mesma velocidade de antes, em direo ao primeiro cavalo, at pousar em sua testa. E assim prossegue nesse vaivm at que os dois cavalos se encontram e a mosca morre esmagada entre as duas testas. Quantos quilmetros percorreu a mosca? 11. O grfico mostra como varia a velocidade de um mvel em funo do tempo, durante parte de seu movimento. O movimento representado pelo grfico pode ser uma:

a) esfera que desce por um plano inclinado e continua rolando por um plano horizontal. b) criana deslizando num escorregador de um parque infantil. c) fruta que cai de uma rvore. d) composio de metr, que se aproxima de uma estao e para. e) bala no interior do cano de uma arma, logo aps o disparo.

12. Um mvel, com movimento uniformemente variado, tem sua velocidade escalar expressa em funo de sua posio na trajetria, dada pelo diagrama abaixo. Calcule a acelerao do mvel.

13. A figura representa o grfico da velocidade de uma partcula que se movimenta em linha reta. Determine, em metros, a distncia percorrida nos primeiros 12 segundos.

14. Com a vigncia do novo Cdigo Brasileiro de Trnsito, atravessar um sinal vermelho constitui infrao gravssima. Ao perceber um semforo fechado frente, o motorista de um carro movendo-se a 20 m/s freia com acelerao escalar constante de mdulo igual a 5 m/s. A distncia mnima do carro ao semforo no ato inicial da freada para no ocorrer a infrao e o tempo gasto durante a freada so respectivamente? 15. Um automvel parte de um posto de gasolina e percorre 400m sobre uma estrada retilnea, com acelerao escalar constante de 0,5m/s. Em seguida, o motorista comea a frear, pois ele sabe que, 500m adiante do posto, existe um grande buraco na pista. Sabendo-se que o motorista, durante a freada do carro, tem acelerao escalar constante de -2,0m/s. Podemos afirmar que o carro: a) para 10m antes de atingir o buraco. b) chega ao buraco com velocidade escalar de 10 m/s. c) para 20m antes de atingir o buraco. d) chega ao buraco com velocidade escalar de 5,0m/s e) para exatamente ao chegar o buraco. 16. Em uma estrada de pista nica um carro de 4 m de comprimento, cujo mdulo da velocidade 22 m/s, quer ultrapassar um caminho longo, de 28 m, que est com velocidade constante de mdulo igual a 10 m/s. O motorista do carro inicia a ultrapassagem quando a frente do caminho encontra-se a 50m de uma ponte. Supondo que o carro faa a ultrapassagem com uma acelerao mxima de mdulo igual a 4m/s, calcule: a) O tempo que ele leva para ultrapassar o caminho b) A posio onde o carro conclui sua ultrapassagem. O carro consegue fazer a ultrapassagem antes de entrar na ponte?

Potrebbero piacerti anche