Sei sulla pagina 1di 8

DIVISRIAS AUTOPORTANTES DE DESEMPENHO ACSTICO OPTIMIZADO

PACS: 43.55Dt Antnio P. O. Carvalho; Pedro D. S. Oliveira Laboratrio de Acstica, Faculdade de Engenharia, Univ. Porto, 4200-465 Porto, Portugal Tel: 351.22508193; Fax: 351.22508140 carvalho@fe.up.pt; pedro.dan.oliveira@gmail.com Resumo Apresenta-se neste trabalho a concepo de elementos autoportantes de carcter modular, em derivados de madeira, para absoro sonora, funcionando como ressoadores agrupados e/ou como membranas. Estes elementos destinam-se particularmente a espaos de trabalho de tipologia open space constituindo solues versteis e optimizadas de absoro sonora em largo espectro. apresentado o estudo experimental analisando o efeito da geometria de furao, da espessura da caixa-de-ar e da presena e espessura de material absorvente. Palavras-chave: Madeira, correco acstica, ressoadores, membranas, divisrias. Abstract This paper presents the designing of self sustaining modular elements, built on wood derivates, for acoustic absorption that function as grouped resonators and/or membranes, to be placed on open space environments such as offices or call centers. They constitute a versatile solution as they are optimized for large spectrum sound absorption. An experimental study is presented where some parameters such as the perforation type, depth of the confined volume behind the panels and presence and positioning of porous materials are analyzed. Keywords: Wood, acoustic correction, resonators, membranes, open spaces. 1. Introduo Os elementos autoportantes desenvolvidos e aqui apresentados, destinam-se a espaos de trabalho de tipologia open space como, por exemplo, zonas de servios amplos, escritrios de uso colectivo e call centers. Nestes espaos as principais fontes de rudo so conversas bem como telefones, teclados e outros equipamentos de escritrio [1]. Enquanto o rudo proveniente de conversaes est associado com as mdias e altas frequncias, o mesmo no acontece com o rudo proveniente de computadores e impressoras, pois estes emitem frequentemente rudo tambm nas baixas frequncias [2]. Decidiu-se pois desenvolver um conjunto de elementos destinados especificamente absoro sonora em largo espectro, actuando atravs de dois mecanismos distintos de absoro: ressoadores agrupados, para intervenes nas mdias e altas frequncias, e membranas, para absoro nas baixas frequncias. 2. Desenvolvimento e Caracterizao de Solues 2.1. Conceito Dado que os espaos de trabalho open space so extremamente versteis e podem ser reconfigurados facilmente, a criao de elementos de difcil mobilidade nestes espaos poderia

trazer limitaes a nvel de aplicabilidade a certos locais. A resposta surgiu no conceito de elementos modulares passveis de serem facilmente adaptveis. A ideia parte da criao de uma estrutura base, capaz de ser acoplada a outras semelhantes criando barreiras vertical que poderiam ser dispostas com altura varivel de acordo com as necessidades do espao. Os elementos do topo so ainda dotados de sistemas de fixao de uma placa vertical de acrlico, transparente ou translcida, resultando numa proteco adicional passagem de rudo. As estruturas base foram desenvolvidas de modo a que nelas pudesse funcionar qualquer um dos mecanismos de absoro previstos. Funcionando ambos os mecanismos de absoro a partir da mesma estrutura, o espao pode ser decorado de acordo com as necessidades acsticas do mesmo. Os painis proporcionam, em conjunto com a estrutura, absoro sonora, so amovveis e substituveis por outros associados a outros mecanismos de absoro. 2.2. Elemento Estrutural Os elementos desenvolvidos so constitudos por uma estrutura base que proporciona sustentamento estrutural do conjunto e cavidades onde pode ser colocado material absorvente, que aps a introduo dos painis frontais funcionam como espaos de ar confinado. A estrutura simtrica no seu eixo longitudinal pelo que os elementos so absorventes ao longo das duas faces frontais. A fig. 1 mostra o princpio de montagem de um elemento. Ele apresenta dimenses exteriores de 90 cm de comprimento, 32 cm de altura e uma espessura de, neste caso, 19,6 cm. A espessura do mesmo fruto da profundidade da caixa-de-ar desejada. A associao destes elementos torna a altura da barreira mltipla da altura do elemento pelo que recomendvel utilizar pelo menos cinco elementos, por barreira, de modo a totalizar uma altura de 1,6 m acrescidos da referida placa de acrlico at altura de cerca de 1,9 m. Toda a estrutura executada em MDF laminado ignfugo de 12 mm de espessura e foi pensada de modo a no possuir qualquer tipo de mecanismos externos de fixao dos painis amovveis estrutura. Como tal, foram desenvolvidos sistemas de encaixe ao longo de todas as faces idnticos a todos os painis.

Fig. 1. Modelo estrutural de um elemento autoportante.

Apesar da imagem da fig. 1 mostrar um elemento fechado, o elemento modular no possui a parte superior sendo que esto pensados de modo a que quando associados o elemento superior fecha o inferior. Ento, apenas o elemento do topo necessita de uma tampa (fig. 1).

A bibliografia [3] sugere que, nos ressoadores agrupados e membranas, a frequncia onde a absoro sonora mxima aumenta com a diminuio da caixa-de-ar. Deste modo, pretendendo-se, no caso dos ressoadores agrupados, direccionar a absoro para as frequncias essenciais da palavra (2 a 4 kHz), ser necessrio diminuir ou utilizar menores espessuras da caixa-de-ar. Deve, no entanto, referir-se que no se pretende que o pico de absoro sonora se situe neste intervalo mas sim imediatamente antes de modo a que a absoro sonora no referido intervalo esteja j maximizada. Deste modo, as espessuras da caixa de ar a ensaiar so 40 e 80 mm sendo que a de 40 pretende ser a espessura prxima da ideal para maximizar a absoro nas altas frequncias e 80 mm outra suficientemente diferente para se verificarem diferenas em relao primeira. 2.3. Ressoadores Agrupados No havendo vantagens a nvel acstico com o aumento da percentagem de perfurao acima de cerca de 25%, os painis a desenvolver teriam uma percentagem de furao semelhante [3]. Optou-se por desenvolver dois tipos de painis perfurados de modo a tirar concluses sobre a influncia da forma de furao: um painel com perfuraes quadradas (fig. 2) e um painel adicional com perfuraes semelhantes a rasgos (fig. 3) indicados daqui em diante como CFQ e CFR. Ambos so em placas de fibra de madeira de mdia densidade (MDF - Medium Density Fiberboard) ignfugas, de 12 mm de espessura com um comprimento mximo de 881 mm e altura de 313 mm. No entanto, quando aplicado nas estruturas apresentam uma dimenso visvel de 875 mm de comprimento e 307 mm de altura. Na face posterior foi aplicada uma tela acstica tipo SoundTex, proporcionando alguma absoro [4] e impedindo a passagem de fibras provenientes dos materiais absorventes colocados no interior.

Fig. 2. Vistas esquemticas de painel tipo CFQ.

Fig. 3. Vistas esquemticas de painel tipo CFR.

Enquanto nos painis CFQ as furaes se assemelham a quadrados de 18 mm de aresta (arredondados nos vrtices com um arco de circunferncia) e as furaes esto espaadas de 12 mm medido entre arestas, as furaes do CFR so alongadas na horizontal, assemelhandose a rectngulos medindo 64 mm de comprimento e 8 mm de largura. Apresenta-se no quadro 1 as informaes necessrias previso da frequncia de ressonncia do sistema, aproximada banda de frequncia de de oitava mais prxima, quando associado s profundidades de caixa-de-ar sugeridas no ponto anterior.
Quadro 1. Previso da frequncia de ressonncia dos painis tipo CFQ.

Tipo de Painel CFQ CFR

Profundidade da caixa-de-ar (cm) 4/8

rea de uma furao (cm ) 3,1 5,0


2

Raio equivalente (cm) 1,0 1,3

Espessura do painel (cm) 1,2

Percentagem de furao (%) 29 24

Banda de frequncia de ressonncia (Hz) 800/630 800/500

2.4. Membranas As membranas apresentam um modo de funcionamento distinto no qual a sua massa superficial e a profundidade da caixa-de-ar so parmetros condicionantes da frequncia de

absoro mxima. Este painel (em MDF com uma massa volmica de cerca de 800 kg/m ) executado com as dimenses idnticas s dos painis anteriores de modo a beneficiar do mesmo sistema de encaixe mas no apresentando furaes. Com uma espessura de 3 mm a 2 massa superficial dos painis tem o valor de 2,4 kg/m . No quadro 2 so apresentadas algumas informaes relativamente a estes painis e frequncia de ressonncia previsvel do sistema, aproximada banda de frequncia de tero de oitava mais prxima.
Quadro 3. Previso da frequncia de ressonncia dos painis tipo M.

Tipo de Painel M

Profundidade da caixa-de-ar (cm) 4/8

Massa superficial (kg/m ) 2,4


2

Banda de frequncia de ressonncia (Hz) 200/125

3. Ensaios em Cmara Reverberante 3.1. Disposies Os prottipos foram ensaiados na cmara reverberante do Laboratrio de Acstica da Faculdade de Engenharia da U. do Porto (FEUP). Tendo sua disposio cinco elementos 2 modulares constituindo uma rea real de absoro de cerca de 3,5 m , foram ensaiados na sua forma acoplada, constituindo uma barreira elementar de 1,6 m de altura. Isto constitui melhor o modo real de funcionamento dos elementos. No caso de um ressoador agrupado, pretende-se determinar qual o mais eficaz na gama de frequncias da palavra enquanto, no caso de uma membrana pretende-se determinar a configurao mais eficaz para a absoro nas baixas frequncias. Para isto fez-se variar o tipo de painel, a espessura da caixa-de-ar e a presena e 3 posio de uma manta de l de rocha de massa volmica de 70 kg/m com 40 mm de espessura. Ensaiaram-se igualmente os elementos estruturais isolados (denominados por E no quadro 4) ou seja, sem painis frontais, com espessuras de cavidade de 40 e 80 mm bem como uma situao em que a nica diferena a colocao da placa vertical de acrlico no topo do ltimo elemento modular de modo a comprovar que a sua presena no interfere nos resultados esperados. Todos os restantes ensaios foram executados sem a referida placa.
Quadro 4. Configuraes de elementos autoportantes ensaiadas.

Espessura da Denominao E 40 E 80 CFQ 40, 0 CFQ 40, 40 CFQ 80,0 CFQ 80, 40 F CFQ 80, 40 T CFR 40, 0 CFR 40, 40 CFR 40, 40, A CFR 80,0 CFR 80, 40 F CFR 80, 40 T M 40, 0 M 40, 40 M 80,0 M 80, 40 F M 80, 40 T Tipo de painel (furao) Quadrado Quadrado Quadrado Quadrado Quadrado Rasgos Rasgos Rasgos Rasgos Rasgos Rasgos Membrana (s/ furao) Membrana (s/ furao) Membrana (s/ furao) Membrana (s/ furao) Membrana (s/ furao) caixa-de-ar (mm) 40 80 40 40 80 80 80 40 40 40 80 80 80 40 40 80 80 80

Presena e posio de 40 mm de l de rocha No Sim No Frente Tardoz No Sim Sim No Frente Tardoz No Sim No Frente Tardoz

Placa de acrlico no topo No No No No No No No No No Sim No No No No No No No No

3.2. Resultados

Fig. 4. reas de absoro sonora equivalente, AT, em m2, de uma barreira (5 elementos) em cada configurao.

Este modelo de ensaio apresenta ainda algumas diferenas em relao utilizao prtica destes elementos. A referida barreira dever ser colocada, de acordo com as recomendaes de Egan [2], associada a outras de modo a constituir uma barreira de desenvolvimento longitudinal igual a pelo menos o dobro da altura. Nesta configurao, as faces laterais dos elementos no estariam vista, ou estaria apenas uma, no caso de se tratar de um dos elementos da ponta. No entanto, o elemento foi ensaiado com essas faces visveis, pelo que as mesmas contriburam para a absoro do elemento e tal no corresponde utilizao prtica dos mesmos. Questionando-se quanto influncia da absoro das referidas faces laterais no resultado final, decidiu-se efectuar uma correco dos valores das reas de absoro sonora equivalente medidas bem como dos valores do coeficiente de absoro sonora da decorrentes. O clculo das referidas correces no apresentado nesta comunicao [5], concluindo-se, no entanto, que a importncia relativa da absoro das faces laterais em relao absoro total muito pequena no havendo praticamente alterao dos valores da rea de absoro sonora equivalente com uma cada vez menor influncia medida que a rea de absoro sonora aumento, isto , nas frequncias onde os sistemas so mais eficazes. Por outro lado, quando analisados os valores do coef. de absoro sonora, verificou-se que, aps as correces, os dito valores tm tendncia a aumentar. Isto deve-se ao facto do coef. de absoro sonora medido funciona como uma mdia ponderada entre o coef. de absoro efectivo da barreira e aquele admitido para as faces laterais. Neste caso, as variaes dos valores do coef. de absoro sonora encontram-se na ordem dos 20% para os painis perfurados, nas frequncias acima dos 125 Hz. Apresentam-se, na fig. 4, os valores corrigidos (a menos das configuraes E 40 e E 80) da rea de absoro sonora equivalente, A. 4. Anlise de Paramtrica de Solues 4.1. Influncia da espessura da caixa-de-ar Existe alguma diferena na absoro sonora das barreiras quando a espessura da caixa-de-ar varia (fig. 5). Ela no to demarcada quanto se esperaria, tendo-se verificado em apenas um caso a translao da frequncia de absoro mxima com a variao da espessura da caixade-ar conforme o esperado e estabelecido pelas frmulas de previso de ressoadores.

Figura 5. reas de absoro sonora equivalente, AT, em m2, de uma barreira (5 elementos) nas configuraes de painis com diferentes espessuras de caixa-de-ar, sem material absorvente no interior.

Para perceber porque razo a diferena entre os resultados obtidos no to visvel quanto esperado, observaram-se mais aprofundadamente os resultados das configuraes E 40 e E 80, referentes aos ensaios de absoro das barreiras sem qualquer painel frontal (s a estrutura base). Enquanto na configurao E 80 a rea de absoro muito baixa ao longo de todo o espectro, como seria de esperar pois no existe qualquer mecanismo de absoro sonora presente, o mesmo no acontece na configurao E 40. Os resultados dessa configurao sugerem que o mecanismo utilizado para diminuir a espessura da caixa-de-ar no funcionou tanto como elemento rgido mas mais como membrana ressonante proporcionando absoro adicional ao sistema. Isto alterou os resultados obtidos distorcendo-os em relao ao comportamento esperado. Ainda assim, notou-se que existem, de facto, ganhos de absoro em configuraes de ressoadores agrupados (CFQ e CFR) nas altas frequncias quando a espessura da caixa de ar diminui concluindo-se que as caixas de ar de 40 mm aparentam proporcionar, em geral, melhores resultados do que aquelas de 80 mm. 4.2. Influncia da colocao de material absorvente A bibliografia sugere que a introduo de material absorvente na caixa de ar conduz a uma diminuio da absoro sonora na frequncia de ressonncia do sistema bem como a um aumento da mesma nas frequncias em torno da ressonncia, sendo esse ganho tanto menor quanto maior for a distncia frequncia de ressonncia. No entanto, enquanto o segundo efeito visvel nos resultados obtidos (fig. 6), o mesmo no se pode afirmar em relao suposta menor absoro sonora na frequncia de ressonncia do sistema com a colocao de material absorvente.

Figura 6. reas de absoro sonora equivalente, AT, em m2, de uma barreira (5 elementos) nas configuraes de painis, com e sem material absorvente, com caixa-de-ar de 40 mm.

Este fenmeno pode ser, em parte, explicado se se compreender que a tela acstica tem propriedades de absoro sonora semelhantes aos materiais porosos [4]. Nesta eventualidade as combinaes referentes s caixas-de-ar sem material absorvente no apresentam o comportamento esperado. A introduo de material absorvente, para alm da tela acstica

sempre presente, melhora as caractersticas de absoro proporcionando um aumento da gama de frequncias onde ocorre absoro. Esta dever ser uma caracterstica da soluo final. 4.3. Influncia da posio do material absorvente na caixa-de-ar

Figura 7. reas de absoro sonora equivalente, AT, em m2, de uma barreira (5 elementos) nas configuraes de painis, com caixa-de-ar de 80 mm e material absorvente na frente ou no tardoz.

Esperar-se-ia, em primeiro lugar que a colocao do material na frente (F) da caixa de ar impediria, em certa medida, a vibrao da membrana motivando uma menor absoro nessa configurao (fig. 7). Tal no se verificou. Por outro lado, nas combinaes com ressoadores agrupados, os resultados obtidos indicam comportamentos diferentes, no facilmente explicveis. Com o painel CFQ a posio do material absorvente influenciou a absoro da barreira. Com o CFR o mesmo no se verificou. A nica varivel terica entre os dois tipos de barreira foi o tipo de furao pelo que no parece razovel atribuir-lhe a responsabilidade por tal disparidade. 4.4. Influncia do tipo de furao e da colocao de placa de acrlico no topo da barreira Enquanto na configurao com painis CFQ a curva de absoro apresenta baixa absoro nas baixas frequncias com ganhos medida que a frequncia aumenta, sendo mxima com a ressonncia do sistema, com uma espcie de patamar de absoro com o aumento da frequncia da em diante, o mesmo no acontece com a configurao com painis CFR. Esta apresenta um melhor comportamento nas baixas frequncias e um aparente ganho mais baixo de absoro com o aumento de frequncia. Isto indicar que nas configuraes com painis CFR se tenham estabelecido outros mecanismos de absoro, como por exemplo, os mesmos estarem menos rigidamente ligados estrutura e funcionarem simultaneamente como membrana. No entanto, os resultados apresentados so relativamente prximos daqueles referentes aos painis CFQ e constituem, a par dos mesmos, uma soluo vivel e eficaz. Conclui-se que a colocao de uma placa vertical de acrlico no topo da barreira no influencia a absoro sonora do sistema. 5. Soluo Final O NRC e w constituem uma ferramenta de anlise da capacidade global de absoro de sistemas absorventes sonoros e foram obtidos a partir dos coeficientes de absoro sonora corrigidos (quadro 5). De acordo com as anlises anteriores, as configuraes com caixa-de-ar de 40 mm tendem a obter melhores resultados. A presena de material absorvente na caixade-ar conduz a melhores resultados de absoro sonora. Nesta ptica, escolheram-se as configuraes que obtiveram maiores valores de NRC e w e, ao mesmo tempo, cumprem pelo menos uma das disposies anteriores. So elas: CFQ 40, 40; CFQ 80, 40 F; CFR 40, 40 e CFR 80, 40 F. Pode-se afirmar que as CFQ 40, 40 e CFR 40, 40 apresentam os melhores comportamentos para absoro sonora numa larga gama de frequncias, entre as quais aquelas destinadas palavra (fig. 8). Estas configuraes apresentam, em geral, melhor

comportamento do que as respectivas com maior espessura de caixa-de-ar. Destaca-se a CFQ 40, 40 com alguma vantagem nas mdias e muito altas frequncias em relao CFR 40, 40.
Quadro 5. Valores de NRC e w (e respectiva classe) obtidos para cada configurao.

Configurao CFQ 40, 0 CFQ 40, 40 CFQ 80, 0 CFQ 80, 40 F CFQ 80, 40 T CFR 40, 0 CFR 40, 40 CFR 40, 40, A

NRC 0,65 0,75 0,65 0,70 0,65 0,65 0,70 0,70

w 0,65 0,75 0,65 0,75 0,65 0,65 0,70 0,70

Classe C C C C C C C C

Configurao CFR 80, 0 CFR 80, 40 F CFR 80, 40 T M 40, 0 M 40, 40 M 80, 0 M 80, 40 F M 80, 40 T

NRC 0,65 0,70 0,70 0,15 0,15 0,15 0,15 0,15

w 0,70 0,75 0,75 0,10 (L) 0,10 (L) 0,10 (L) 0,10 (L) 0,10 (L)

Classe C C C -

As configuraes de membrana acabaram por se revelar sem aplicao prtica obtendo muito pequena ou nenhuma vantagem em termos de absoro nas baixas frequncias em relao aos ressoadores agrupados.

Figura 8. reas de absoro sonora equivalente, A1M, em m2 e por banda de frequncia, de um nico elemento modular de configurao CFQ 40, 40 e CFR 40, 40.

As reas de absoro sonora equivalente aqui apresentadas referem-se a uma barreira individual constituda por cinco elementos modulares. Enquanto possvel fazer uso dos resultados nesta situao para dimensionar a quantidade de rea de absoro necessria a utilizao dos mesmos implicaria que todas as barreiras teriam a mesma altura. Isso derrota o propsito inicial de versatilidade que se props com a criao dos elementos modulares. Como tal, sugere-se que o resultado apresentado seja referente s reas de absoro equivalente de cada elemento modular. Para se obter uma estimativa da rea de absoro sonora equivalente de cada elemento modular, associando-lhe um pequeno erro correspondente a uma poro da absoro sonora devido face de topo, apenas necessrio dividir as reas obtidas pelo nmero de elementos que constituem a barreira (neste caso, cinco). Ento, apresentam-se, na figura 8 as reas de absoro sonora equivalentes (A1M) correspondentes a um elemento individual, das duas melhores configuraes, e que podero ser utilizados em termos prticos para o dimensionamento de barreiras acsticas e autoportantes em ambiente open space. Referncias [1] American Society of Interior Designers, Sound Solutions: Increasing Office Productivity through Integrated Acoustic Planning and Noise Reduction Strategies, 2006. [2] M. D. Egan, Architectural Acoustics, J. Ross Publishing, Fort Lauderdale, 2007. [3] A. P. Oliveira de Carvalho, Acstica Ambiental e de Edifcios v7.0, FEUP, 2008. [4] R. Patraquim, Painis Acsticos Perfurados em Madeira: Estudo e Avaliao Experimental de Solues, Dissertao M.Sc., IST, 2008. [5] P. Oliveira, Desenvolvimento e Caracterizao Acstica de Elementos Autoportantes para Absoro Sonora em Espaos Tipo Open Space, M.Sc. DEC, FEUP, 2009.

Potrebbero piacerti anche