Sei sulla pagina 1di 2

ENERGIAS RENOVVEIS

Contriburam para o REA 2011 as seguintes entidades:

Percentagem da produo bruta de energia eltrica com base em fontes de energia renovveis, em Portugal continental, e comparao com a meta da Diretiva 2001/77/CE

Fonte: DGEG, 2010

A incorporao de Fontes de Energia Renovveis (FER) no consumo bruto de energia eltrica, para efeitos da Diretiva 2001/77/CE, foi de 44,4% em 2009 e de 50,1% em 2010, permitindo a Portugal ultrapassar a meta definida para este ano. Portugal foi, em 2009, o 3 pas da UE-15 com maior incorporao de energias renovveis no consumo final de energia.

AFN Autoridade Florestal Nacional (MAMAOT); ANCP Agncia Nacional de Compras Pblicas, E.P.E. (MF); CCDR-Alentejo Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Alentejo (MAMAOT); CCDR-Algarve Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Algarve (MAMAOT); CCDR-Centro Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Centro (MAMAOT); CCDR-LVT Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (MAMAOT); CCDR-Norte Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Norte (MAMAOT); CECAC Comit Executivo da Comisso para as Alteraes Climticas (MAMAOT); DRA Aores Direo Regional do Ambiente Aores; DRA Madeira Direo Regional do Ambiente Madeira; DGEG DireoGeral de Energia e Geologia (MEE); DPP Departamento de Prospetiva e Planeamento e Relaes Internacionais (MAMAOT); ERSAR Entidade Reguladora dos Servios de guas e Resduos (MAMAOT); GPP Gabinete de Planeamento e Polticas (MAMAOT); ICNB Instituto da Conservao da Natureza e da Biodiversidade (MAMAOT); IM Instituto de Meteorologia, I.P. (MEC); INAG Instituto da gua, I.P. (MAMAOT); INE Instituto Nacional de Estatstica, I.P. (PCM); IPAC Instituto Portugus de Acreditao (MEE); IPIMAR Instituto de Investigao das Pescas e do Mar (MAMAOT); SPEA Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. Nota: Redigido ao abrigo do novo Acordo Ortogrfico.

10 INDICADORES
Legenda:

Tendncia Positiva, progredindo em direo aos objetivos e metas desejveis Alguns desenvolvimentos positivos mas ainda insuficientes para atingir os objetivos e metas desejveis Tendncia desfavorvel

Fonte: INE, 2010; APA, 2011; DGEG, 2011

Pela primeira vez, desde 1998, as emisses nacionais de gases com efeito de estufa (GEE) ficaram abaixo da meta mdia anual do Protocolo de Quioto. Portugal continua a posicionar-se acima da mdia da UE-27 no que respeita a intensidade energtica. O consumo de energia primria diminuiu de 2008 para 2009, pelo que o aumento da intensidade energtica se deveu ao abrandamento da gerao de riqueza no mesmo perodo.

CARACTERIZAO GERAL

Evoluo relativa do PIB e impactes associados

Organizaes certificadas pela Norma ISO 14001 e organismos de certificao acreditados pelo SPQ, em Portugal

Em Portugal, at ao final de 2010, foram atribudas 649 certificaes de acordo com a norma ISO 14001 pelos sete organismos de certificao, acreditados no Sistema Portugus da Qualidade (SPQ). Em 2009 a ISO 14001 era implementada em 155 pases e economias, num total de 223 149 organizaes.

GESTO AMBIENTAL

Fonte: IPAC, 2011

ALTERAES CLIMTICAS

Principais emisses de GEE (CO2, CH4 e N2O) e compromissos para o perodo 2008-2012

Fonte: APA, 2011

Depois de um aumento significativo das emisses verificado nos anos 90, as emisses nacionais, de gases com efeito de estufa (GEE), revelam uma tendncia continuada decrescente desde 2005. Com efeito, as emisses referentes a 2009 representam um decrscimo de 4,3% em relao ao ano anterior. Em 2009 as emisses de GEE situaram-se cerca de 1% abaixo da meta nacional de cumprimento no mbito do Protocolo de Quioto.

AR
ndice de Qualidade do Ar em 2010

GUA
Anlises em cumprimento dos valores paramtricos

RESDUOS

Produo e capitao diria de Resduos Urbanos em Portugal continental

Fonte: APA, 2010 Fonte: CCDR-Norte, CCDR-Centro, CCDR-Lisboa e Vale do Tejo, CCDR-Alentejo, CCDRAlgarve, DRA Aores, DRA Madeira, 2011 Fonte: ERSAR, 2010

Em 2010 a classe predominante do ndice de Qualidade do Ar (IQAr) foi "Bom", semelhana dos ltimos anos. No mesmo ano, o nmero de dias de qualidade do ar "Boa" aumentou, em relao ao ano anterior, enquanto o nmero de dias em que a classificao foi "Mau" aumentou.

Em 2010, realizaram-se 99,67% de anlises regulamentares obrigatrias qualidade da gua destinada ao consumo humano, estando muito prximo de atingir uma frequncia de amostragem de 100%, com uma percentagem de cumprimento dos valores paramtricos (VP) de 97,71%.

Em 2010 produziram-se, em Portugal continental, cerca de 5,184 milhes de toneladas de resduos urbanos (RU), ou seja, aproximadamente 511 kg por habitante por ano, o que equivale a uma produo diria de cerca de 1,40 kg/hab.dia. A produo de RU foi superior meta estabelecida no PERSU II (Plano Estratgico para os Resduos Slidos Urbanos) para o ano em anlise, em cerca de 111 mil toneladas.

RISCOS
Incndios florestais em Portugal continental

RUDO
Populao de Lisboa exposta a Rudo, Lden em dB(A), por tipo de fonte sonora

BIODIVERSIDADE

ndice de Aves Comuns (IAC), ndice de Aves Comuns de Zonas Agrcolas (IACZA), ndice de Aves Comuns de Zonas Florestais (IACZF) e ndice de Aves Comuns de Outros Habitats (IACOH) em Portugal continental

Fonte: SPEA, 2011 Fonte: AFN, 2011 Fonte: APA, 2011

Em 2010 contabilizaram-se em Portugal continental 22 026 ocorrncias, verificando-se assim uma diminuio de cerca de 16% em relao a 2009. Essas ocorrncias corresponderam a 133 090 hectares de rea ardida, pelo que no foi cumprida a meta inscrita no Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incndios, para 2012, de uma rea ardida inferior a 100 mil ha/ano.

Dos trs tipos de fontes sonoras analisadas, o rudo rodovirio o que mais se faz sentir, concluindo-se tambm que uma pequena percentagem da populao est exposta a rudo que excede os valores limite admissveis, pelo que os planos de ao devero incidir prioritariamente sobre essa populao.

Entre 2004 e 2009 o ndice de Aves Comuns (IAC) tem-se mantido bastante estvel, embora apresente uma tendncia ligeiramente positiva desde 2004. No mesmo perodo o ndice de Aves Comuns de Zonas Agrcolas (IACZA) revelou uma tendncia de crescimento moderado, equivalente a cerca de 13%, enquanto o ndice de Aves Comuns de Zonas Florestais (IACZF) apresenta desde 2005 uma tendncia de reduo moderada, estabilizando nos ltimos dois anos.

Potrebbero piacerti anche