Sei sulla pagina 1di 3

POR QUE VOC FOGE TANTO DE VOC MESMO?...

Somente existe liberdade interior e simplicidade de aes se houver amor no corao; e amor como ele : sem fingimento e praticado em verdade clara e sbia; posto que no baste amar de algum modo..., por vezes amando sem conscincia de que amor uma deciso e uma escolha, sempre em bondade, justia e verdade/realidade; visto que o amor sbio e sabe se portar; por isso, no se realiza sem coerncia com o tempo e o modo da sabedoria. A simples definio acima soa utpica, ou assustadora, caso no seja utpica; e isto em razo de que a maioria vive em nveis to bsicos de raiva e de ressentimento, que, a simples expresso do que seja a liberdade pela via do amor [nica liberdade possvel], assusta; posto que parea se distanciar como algo que seja alcanvel por ns. Ora, que dizer ento do conhece-te a ti mesmo...? Ou do sonda-me, Deus, e conhece o meu corao...? Ou ainda da afirmao de aquele que controla a sua prpria lngua perfeito varo...? Interessante que enquanto fugimos de ns mesmos nos inscrevemos para estudar Deus, para aprender teologia, ou para conhecer a vontade de Deus por revelao mstica, ou mesmo para tentar saber o que nos aguarda no futuro; e indo mais distante ainda... acho muito interessante quando dizemos saber o que Deus pensa..., ou por que Ele fez as coisas como elas so...; ou quando reclamamos por no entendermos Quem Ele ou a razo de Seus caminhos... O homem diz que no consegue conhecer a si mesmo e nem escolher o caminho da liberdade pelo amor que se expressa em verdade e fatos de sabedoria enquanto se candidata a saber Deus, a dizer Deus, a explicar Deus, ou a questionar Deus... Sim, para dentro dele, do homem..., nada; mas em relao ao Infinito, o homem quer saber tudo. Ou seja: O homem foge de sua tarefa interior de auto-conhecimento enquanto se candidata a entender e explicar Deus! Na realidade a tarefa do auto-conhecimento s nos possvel em amor e confiana na Graa de Deus, em total descanso em f; pois, do contrrio, o que o homem conhecer em si mesmo no ser exatamente quem ele prprio possa ser, mas apenas o abismo labirntico no qual o seu interior se tornou..., enquanto ele busca partes de si na escurido do nada... Ento, quer dizer que para me conhecer eu tenho que antes conhecer a Graa e o Amor de Deus..., ao mesmo tempo em que voc diz que isto no possvel pela prpria condio limitada do ser humano? voc indaga.

Sim! isto mesmo! Para conhecer a mim mesmo eu preciso conhecer a Deus pela via da entrega em f, e no pela razo espremida pela lgica que aleijou a racionalidade que antes sempre esteve aberta para a Graa e para o milagre do encontro com Deus. Da a humanidade at hoje celebrar como mestres do auto-conhecimento justamente aqueles que viveram no tempo em que razo no era sinnimo de lgica; mas sim de um sentido para alm da prpria lgica: a verdadeira racionalidade; que a no limitao do entendimento s lgicas da razo an; ao contrrio, trata-se da integrao de todas as variveis da realidade, as visveis, as invisveis, as quantificveis, as no quantificveis, as sensoriais e as extra-sensoriais, as pensadas e as intudas. Neste mundo somente conheceu a si mesmo aquele que se entregou a Deus sem nada nas mos alm de nada nas mos, em entrega... Assim, at a viagem do auto-conhecimento no acontece pela lgica, mas pela entrega serenidade que repousa na aceitao do amor de Deus por todos ns. Isto, no entanto, s acontece acontecendo... Sim, tem que ser o resultado de uma deciso de loucura de confiana no sentido da vida, em Deus. Sem tal insanidade para os padres lgicos ningum conhece a Deus. Na verdade Deus Loucura. Tudo em Deus Loucura para a mente do homem... Portanto, a verdadeira entrega a Deus entrega f como loucura. Ora, quando isto acontece que se comea a andar nas mos de Deus, em cho invisvel, em caminho no visto pelos olhos... tambm a que naturalmente comea a surgir a luz que nos faz conhecer a ns mesmos, tanto mais quanto mergulhemos em Deus como loucura de f. Ou algum pensaria ou imaginaria que o encontro entre o finito e o infinito seria algo que poderia acontecer fora do ambiente da contradio e da loucura? Afinal, afirmar que foi o Amor que criou todas as coisas nos parece ser apenas poesia, mas no fato da existncia... Entretanto, como eu dizia no incio..., como a maioria cr que existe, mas no cr mesmo que Deus exista e seja... prefere-se estudar Deus, pois as implicaes no nos alcanam no nvel da implicao pessoal de andar em amor e verdade a fim de que se conhea a si mesmo. nesse limbo que os mais piedosos entre ns ainda vivem... Mas a verdade uma s:

Sem entrega louca ao amor de Deus ningum conhece a Deus, e, portanto, ningum conhece a si mesmo! Qualquer outra hiptese no passa de mera falcia e diletantismo sem realidade. Pense nisso!

Caio 14 de agosto de 2009 Lago Norte Braslia DF www.caiofabio.com www.vemevetv.com.br

Potrebbero piacerti anche