Sei sulla pagina 1di 2

Escola Secundria com 2 e 3 ciclos Professor Reynaldo dos Santos

Matriz do 4 Teste de Filosofia Turma:11 Ano Contedos V- Teorias do Conhecimento: A) David Hume 5.1. O Problema da Origem do Conhecimento (empirismo) 5.2. Contedo do Conhecimento: Impresses e Ideias 5.3. Tipos do Conhecimento: Questes de Facto e Relaes de Ideias 5.4. O Problema da Causalidade (os conhecimentos de facto e a relao de causalidade) 5.5. Os problemas da existncia do mundo e, do eu e de Deus 5.6.O Problema da Possibilidade do Conhecimento: Cepticismo de Hume Ano lectivo: 2012/2013

Objectivos

Tipos de Questes Escolha Mltipla Identificao e anlise de exemplos e de textos. De resposta (s) curta (s). De resposta (s) extensa (s).

Formular o problema da origem do conhecimento. Formular o problema da possibilidade do conhecimento. Compreender por que razo Hume empirista. Relacionar o princpio da cpia com o empirismo de Hume. Distinguir impresses de ideias. Caracterizar conhecimentos de facto e relaes de ideias. Distinguir conhecimentos de facto de relaes de ideias. Dar exemplos de questes de facto e de relaes de ideias. Explicar em que consiste a anlise que Hume faz ao conceito de causalidade. Distinguir as noes de conexo necessria e conjuno constante. Esclarecer que a anlise do conceito de causalidade conduz a um cepticismo moderado ou mitigado. Esclarecer que a crena na existncia de um mundo externo, do eu e e de Deus no justificvel. Esclarecer a posio dos cpticos radicais quanto ao problema da possibilidade do conhecimento. Caracterizar o cepticismo mitigado de Hume.

B) Descartes O Racionalismo cartesiano: 5.1. O projecto de fundamentao rigorosa do saber; 5.2. A importncia da Dvida: caractersticas da dvida; nveis de aplicao da dvida; 5.3. A descoberta de uma verdade absolutamente indubitvel: Penso (duvido), logo existo; 5.3.1. Caractersticas da 1 Verdade; 5.3.2. Aspectos positivos e negativos do Cogito; 5.3.3. Tipos de Ideias; 5.4. Provas da existncia de Deus como Ser Perfeito (no enganador); 5.5. A fundamentao metafsica do saber: Deus no engana e por isso a garantia da objectividade das verdades racionais.

Esclarecer em que consiste o projecto cartesiano de fundamentao do saber. Distinguir a dvida metdica da dvida cptica. Esclarecer as caractersticas da dvida cartesiana. Explicar os diferentes nveis de aplicao da dvida (argumentos). Esclarecer o papel do Gnio Maligno (dvida Radical). Identificar o primeiro princpio do sistema cartesiano. Estabelecer a ligao entre dvida e Cogito. Esclarecer as razes que levam Descartes a negar que esse princpio seja uma deduo (entimema). Mostrar a natureza intuitiva do Cogito. Explicar as caractersticas do Cogito. Esclarecer os aspectos positivos e negativos do Cogito. Explicar os argumentos (marca e ontolgico) utilizados para demonstrar a existncia de um Ser Perfeito. Explicar duas objeces aos argumentos utilizados para demonstrar a existncia de um Ser Perfeito. Explicar a importncia da objeco do crculo vicioso. Esclarecer o papel da veracidade divina na fundamentao do saber (fundamentao metafsica). Esclarecer os aspectos racionalistas da teoria cartesiana. Comparar as posies de Hume e de Descartes quanto aos problemas da origem e da possibilidade do conhecimento.

Material de Apoio

Manual de Filosofia adoptado Blogue da Professora Isabel AMD - http://isabelamd.wordpress.com/

Potrebbero piacerti anche