Sei sulla pagina 1di 8

DATA: Conforme QTS OM: 21 GAC PLANO DE SESSO N 17-101 HORA: Conforme QTS CURSO: Formao do Soldado TURMA:

Conforme QTS PERODO: Instruo Individual GRUPAMENTO: Alfa FASE: Bsica MATRIA: 17 Preveno e Combate a Incndios UNIDADE DIDTICA: ASSUNTO: Preveno e combate incndio. OBJETIVOS: a. Da sesso: Participar da execuo do Plano de Preveno e Combate a Incndios da OM. b. Intermedirios: 1- Idt as principais causas de incndios. 2- Descrever as principais medidas preventivas. 3- Descrever os procedimentos em caso de incndio e de acionamento do alarme. 4- Descrever o emprego dos diversos agentes extintores existentes na OM. 5- Idt a localizao dos meios extintores de incndio e de alarme em sua SU e nas instalaes coletivas da OM. 6- Citar a composio, as atribuies e os procedimentos corretos da turma de combate a incndio. 7- Descrever os procedimentos em caso de incndio no aquartelamento e durante o servio em campanha. 8- Descrever os cuidados a serem observados quando do manuseio de materiais inflamveis, equipamentos eltricos e nos trabalhos em depsitos de material e paiis. 9- Descrever as medidas de primeiros socorros em caso de queimaduras ou de intoxicao pela fumaa. LOCAL DA INSTRUO: Campo de futebol do Forte Imbuhy TCNICA(S) DE INSTRUO: Palestra MEIOS AUXILIARES: INSTRUTOR(ES): Sgt. Silva Dias MEDIDAS ADMINISTRATIVAS: Limpeza do Local de Instruo. MEDIDAS DE SEGURANA: FONTES DE CONSULTA: ASSINATURA: VISTO: VISTO: MONITOR(ES): AUXILIAR(ES)

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO

MAI E

OBS 1. INTRODUO a. Ligao com a sesso anterior Esta a primeira instruo sobre a matria. b. Apresentao dos objetivos da sesso Comeando a nossa instruo de Preveno e Combate a Incndios, veremos hoje os tipos de incndios e os procedimentos a serem tomados, bem como, conheceremos a constituio da equipe de combate a incndio e as maneiras de prevenirmos os possveis incndios que possam ocorrer na OM. c. Apresentao do sumrio Para atingirmos o objetivo anteriormente citado, seguiremos o seguinte sumrio: 1. Generalidades 2. Principais causas de incndios 3. Classificao 4. Medidas de preveno e combate a incndio 5. Extino de incndios 6. Segurana do aquartelamento em caso de incndio 7. Plano de Preveno e Combate a Incndio d. Motivao dos instruendos Todos os militares devem saber determinar procedimentos quando se depararem com um principio de fogo, ou at mesmo um incndio j em andamento, tanto em sua residncia como em qualquer repartio ou ambiente que este trabalhe. 2. DESENVOLVIMENTO 1. Generalidades Uma das ativas feies da moderna vida civilizada o n e a variedade de aplicaes, em que o conhecimento cientfico utilizado, na vida de todos os dias. Qualquer pessoa que utilize um telefone, um automvel, um aparelho eltrico ou alguns dos inmeros inventos conhecidos e comuns na vida moderna, estar fazendo a aplicao prtica do trabalho de gerao de fsicos e qumicos, portanto, mesmo sem saber, o est utilizando. 2. Principais causas de Incndios. a. Causa ignorada b. Curto circuito c. Aparelhos eletrodomsticos d. Mquinas, caldeiras, motores, fornos

10 min

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO

MAI E OBS

e. Petrleo e derivados f. Um cigarro ou fsforo jogado aceso g. Trapos de leo ou graxa abandonada h. Ventilaes das cozinhas, sujas de leo ou graxa i. Recipientes de combustveis destampados j. Falta de cuidado com armazenamento de munio l. Negligncia, imprudncia 3. Classificao a. As causas podem ser classificadas em: 1) Primrias: de natureza a) Fsica (atrito, choque, eletricidade) b) Qumica (reaes qumicas) c) Biolgica (reaes de bactrias) 2) Secundrias - Provm de outros corpos incendirios. b. Quanto Origem, o incndio pode ser: 1) Natural (tufo, terremoto, raio) 2) Dolosa (quando h inteno) 3) Culposa (impercia, imprudncia) 4) Acidental (independente da vontade humana) c. Quanto propores: 1) Pequeno 2) Mdio 3) Grande d. Quanto a Destruio: 1) Total 2) Parcial 3) Pequena 4. Medidas de Preveno e Combate a Incndios a. Fogo o desenvolvimento da luz e calor produzidos simultaneamente pela combusto de certos corpos. A combusto resulta de reunio de trs elementos: o combustvel, o comburente e uma fonte de calor.

50 min

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO

MAI E OBS

1) Combustvel: todo elemento que serve de campo de propagao de fogo (papis, madeiras, gasolina, tintas, etc). 2) Comburente: o meio necessrio combusto. O mais comum o oxignio. 3) Calor: uma forma de energia provocada por reaes qumicas e fsicas. b. Cuidados a serem tomadas para evitar incndios e diminuir os riscos. 1) Sobre o hbito de fumar, o pessoal deste Grupo dever: a) Observar a proibio de fumar nos pavilhes ocupados como depsitos de lubrificantes, garagens, oficinas, bomba de gasolina, bomba diesel, etc., bem como nas reas em vermelho da planta que acompanha o referido plano. b) Apagar as pontas dos cigarros antes de serem lanadas nas latas coletoras de lixo. c) Observar a proibio de sejam lanadas pontas de cigarro no ptio, em cestas de papeis ou em qualquer outro local inflamvel. 2) Sobre a rede eltrica, mquinas e motores, as diversas dependncias e Baterias desta Unidade tomaro os seguintes cuidados: a) Evitar a colocao de fusveis mais fortes que a resistncia dos fios eltricos b) Revisar periodicamente a rede eltrica verificando se h fios desencapados, sobrecarga, fios amaranhados, acmulos de sujeira, etc. c) Evitar presena de estopa ou serragem nas proximidades de motores sujeitos a aquecimentos. d) Combater os roedores que atacam os isoladores dos fios. e) Examinar ao trmino do expediente se todas as mquinas e motores eltricos se acham desligados, bem como as lmpadas. f) Sobre os depsitos de combustveis, lubrificantes e peas: (1) Evitar grande quantidade de poeira que aumenta muitssimo a possibilidade de alastramento das chamas, em virtude de sua violenta inflamabilidade e que, conforme sua percentagem, quando em suspenso no ar chega a se tornar explosiva.; (2) Armazenar o material em locais que no cortem a passagem dos portes, corredores e janelas, obedecendo um critrio de isolamento compatvel com a natureza do material armazenado as exigncias tcnicas quanto a ventilao, temperatura, etc; (3) Evitar derramamento de gasolina, querosene leo, nas oficinas e depsitos, bem como a secagem dos pisos com serragem. g) Sobre a carpintaria (1) Remover diariamente a serragem e maravalhas da carpintaria, colocando-as em local seguro.

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO (2) Evitar formao de grandes montes de caixes e tbuas ao

MAI E OBS

lado da porta da carpintaria e dentro dela, desmontando os caixes e armazenando a madeira criteriosamente. 5. Extino de incndios a. Anular um dos elementos do tringulo de fogo (combustvel, comburente, energia para ignio). b. Agentes extintores: Equipamento de combate ao incndio. Podem estar nos estados slido, liquido e gasoso. c. Os principais agentes so: d. gua, espuma, gs carbnico, tetracloreto de carbono (extintores portteis, p qumico). Emprego de areia. e.Classes de incndio: 1) Classe A o fogo produzido em materiais slidos comuns, deixando cinzas e resduos. Ex: papis, madeiras, tecidos e outros. Exigem a sua extino pelo princpio do resfriamento o que se consegue pela ao da gua, ou solues aquosas. Incndios com estes materiais se apagam com extintores de sda-cida, de espuma e de gua. 2) Classe B So incndios em lquidos inflamveis como gasolina, querosene, leos, gs liquefeito (do fogo), tintas, benzinas que no deixam resduos aps a combusto. O princpio de extino o do abafamento, que se consegue pela ao da espuma, ps-incombustveis e gases inertes. Incndios com estes materiais se apagam com espuma, bixido de carbono e p qumico. No se deve usar gua, pois esta espalharia o liquido inflamado. 3) Classe C O fogo caracteriza-se por ocorrer em equipamentos eltricos com energia. Nesse caso aps desligada a fora os combustveis presentes passam a ser enquadrados nas classes A e B. Para sua extino usa-se CO2 ou p qumico. No se deve usar gua, pois esta espalharia o liquido inflamado. 4) Classe D Ligas metlicas ou fagulhas de um torno que possibilitam a combusto. So incndios em metais combustveis como magnsio, sdio e potssio. So extinguveis com materiais secos pulverizados ou granulados que excluem o oxignio.

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO f. Agentes Extintores So as substncias normalmente utilizadas na extino dos incndios.

MAI E OBS

Os principais agentes extintores utilizados so: areia, carga de composto halogenados, gua, vapor de gua, espumas (qumicas e mecnicas), gs carbnico (CO2), p qumico seco pressurizado e p especiais. O principais extintores fabricados so de gua, de espuma, de gs carbnico e de p qumico seco pressurizado. 1) Extintor de gua Pressurizada: Com a capacidade nominal de 10 litros (porttil), 75-150 e 300 litros (modelos sobre-rodas). Este tipo de extintor tem sua carga com base principal na gua e o meio propulsor da mesma feito por uma botija de CO2, que fica localizada na parte externa, dotada de uma vlvula de abertura por trao. Existe ainda o modelo GUA PRESSURIZADA, em que a gua est sob constante presso de nitrognio dentro de cilindro, bastando para funcionamento do mesmo, simplesmente acionar-se o gatilho da vlvula. O extintor tipo GUA GS indicado unicamente para incndios da classe A, devido sua ao de resfriamento no foco de incndio. E contra indicado em classe B, pois a gua deslocaria o liquido inflamvel provocando alastramento do fogo. No deve ser utilizado em equipamentos eltricos energizados, pois o seu jato contnuo, serve de ponte entre o operador e o equipamento eltrico, devido a condutibilidade da gua.. Tambm contra indicado em metais pirofricos, devido a sua reatividade com estes materiais. Para utilizar corretamente o extintor de gua siga as seguintes aes: a) Retire o extintor do suporte fixo, segurando com a mo direita a ala e a ponta do mangotinho e com a mo esquerda auxiliando a suportar o peso do aparelho. b) Transporte o aparelho at o local do incndio em sua posio normal para evitar que o mesmo funcione antes de chegar ao local desejado. c) Segure com a mo esquerda a ala de manejo existente na base do aparelho e com a mo direita dirija o jato do mangotinho em torno do fogo, at que a chama seja completamente abafada. Quando o fogo for em vasilhame, dirija o jato s paredes do mesmo. 2) Extintor de Gs Carbnico a) O dixido de carbono foi adotado como agente extintor de fogo pelas inmeras vantagens que oferece sobre os demais tipos. um gs estvel, no venenoso e no combustvel. b) mais eficiente que o tetracloreto de carbono, porque age tambm como refrigerante, tem uma ao mais enrgica e a expulso do liquido no depende da velocidade de operao de bomba manual. Este extintor particularmente eficaz contra incndios produzidos por lquidos volteis e gases, tais como gasolina, leo, acetileno, etc. Por ser mal condutor de eletricidade, o CO2 pode ser usado com segurana contra materiais eltricos carregados com alta voltagem. MAI E OBS

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO

Considerando que o gs se descarrega em poucos segundos,

aps a abertura de vlvula e necessrio que o esguicho do extintor seja apontado diretamente sobre a base do fogo. Para usar corretamente o extintor de CO2, siga as seguintes aes: a)Tire o extintor do suporte fixo e leve-o para perto do fogo ( 1 a 2 metros) por causa de seu pouco alcance. b) Retire o pino-trava do extintor. c) Aponte o espalhador para o fogo na direo do centro e acione o gatilho. d) Dirija a descarga prxima da chama com movimento de um lado para outro, at o completo abafamento das chamas. e) Nos fogos em equipamento eltrico, desliga a corrente eltrica e dirija a descarga base das chamas. Este extintor usado nos incndios de classe B e C. 3) Extintor de p qumico Existem dois tipos: a) O de presso permanente consta de um cilindro nico em que o p mantido sob presso com nitrognio ou ar comprimido. Para us-lo corretamente, retire o pino de segurana e comprima o gatilho dirigindo base do fogo. b) O de presso injetada vem com dois recipientes conjugados, um para o p e o outro para o CO2. No momento da utilizao, abre-se a vlvula do cilindro de gs, promovendo-se a mistura do p, que expedida em forma de mangotinho de descarga. Os extintores de p funcionam em sua posio normal. 6. Segurana do Aquartelamento em caso de incndio a. Em caso de incndio, o sinal convencionado para alarme contra incndios ser um toque de sirene, apito, corneta ou gritos de fogo. As providncias iniciais em caso de incndio so: 1) Evacuar os locais e reas atingidas; 2) Desligar as chaves de eletricidade dos locais atingidos pelo fogo. 3) Isolar a rea, evitando que pessoas no empenhadas no combate ao fogo prejudiquem o trabalho. b. Em caso de incndio durante o expediente deve-se tomar as seguintes medidas: 1) Qualquer elemento que notar um principio de incndio dever acionar o alarme;

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO 2) O Oficial de Combate a Incndio acionar a TCI, dirigindo-se rapidamente para o local do incndio; 3) O Oficial de Dia dever acionar o Corpo de Bombeiros atravs do

MAI E OBS

telefone 512-1036. c. Em caso de incndio fora do expediente deve-se tomar as seguintes medidas: 1) Qualquer elemento que notar um princpio de incndio dever acionar o alarme; 2) O Oficial de Dia dever acionar o Corpo de Bombeiros; 3) O Oficial de Dia acionar a TCI; 4) O Adjunto coordenar o combate ao fogo com o pessoal de servio at a chegada do Corpo de Bombeiro e da TCI; Em qualquer dos casos acima dever ser identificado imediatamente o local do incndio, a natureza do material atingido, verificar se h combustvel prximo ao incndio e a melhor maneira para combat-lo. 15 min 3. CONCLUSO O instrutor formular perguntas aleatrias para verificar o aprendizado.

Potrebbero piacerti anche