Sei sulla pagina 1di 4

GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA AGRICULTURA, DA PECURIA E DA PESCA SAPE.

GABINETE DO SECRETRIO

PORTARIA N 013/2013,

26 de fevereiro de 2013.

O SECRETRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA, DA PECURIA E DA PESCA, no uso de suas atribuies legais e,

CONSIDERANDO o Edital de Convocao, publicado no Dirio Oficial do Estado de 15 de fevereiro de 2013, objetivando a Regularizao Fundiria do Projeto Pblico de Irrigao Oswaldo Amorim (Baixo Au), localizado nos municpios de Alto do Rodrigues e Afonso Bezerra;

CONSIDERANDO a necessidade de reequilibrar a relao contratual inicialmente estabelecida com os CONCESSIONRIOS, em face da alta inadimplncia e da inexistncia de explorao econmica de algumas unidades agrcolas;

CONSIDERANDO que depois de decorrido o prazo legal de 15 (quinze) dias corridos, concedidos no referido Edital, para eventuais impugnaes, os lotes especificados naquele instrumento convocatrio podero ser considerados passveis de alienao ao Contratante Original ou Sucessrio Legal, conforme determina a Lei n 8.427, de 18 de novembro de 2003, regulamentada pelo Decreto n 17.411, de 24 de maro de 2004;

CONSIDERANDO que a CLUSULA QUARTA dos Contratos Administrativos de Concesso de Direito Real de Uso, celebrados entre o ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE e os CONCESSIONRIOS, permite, se houver convenincia para as partes, a assinatura de TERMO ADITIVO;

CONSIDERANDO que para a repactuao dos Contratos Administrativos de Concesso de Direito Real de Uso necessria a consolidao da dvida de cada CONCESSIONRIO;

CONSIDERANDO o que estabelece a Portaria n 213, de 13 de junho de 2011, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas DNOCS, especialmente no que concerne ao disposto nos artigos 7 aos 10, e tudo o que mais for pertinente regularizao das dvidas dos concessionrios;

CONSIDERANDO, finalmente, tudo o que dispe a Lei n 8.427, de 18 de novembro de 2003, alterada pela Lei n 8.724, de 04 de novembro de 2005 e regulamentada pelo Decreto n 17.411, de 24 de maro de 2004;

RESOLVE:

DISPOSIES GERAIS

Art. 1 Os dbitos consolidados de parcelas vencidas referentes amortizao dos lotes podero ser repactuados em at seis parcelas equivalentes ao estabelecido no contrato administrativo de cada CONCESSIONRIO.

DA LEGITIMAO E DO PEDIDO DE PARCELAMENTO

Art. 2 Uma vez comprovada a legitimidade do interessado, o requerimento dever ser: I - formalizado em modelo prprio; II - assinado pelo CONCESSIONRIO ou seu representante legal com poderes especiais, nos termos da Lei, juntando-se o respectivo instrumento; III - instrudo com: a) cpia dos documentos exigidos e constantes do Edital de Convocao; b) cpia do Contrato Social ou Estatuto, devidamente registrados na Junta Comercial do Estado JUCERN, se pessoa jurdica, com as respectivas alteraes que permitam identificar os responsveis pela gesto da empresa; c) cpia do Contrato Administrativo firmado com o Estado do Rio Grande do Norte.

1 Quando se tratar de CONCESSIONRIO ainda no legitimado segundo o disposto na Lei n 8.427, de 18 de novembro de 2003, sua situao poder ser regularizada mediante aplicao das disposies constantes do Art. 4 do Decreto n 17.411, de 24 de maro de 2004; 2 Para os casos de que trata o pargrafo anterior, o preo da terra dever ser o mesmo considerado nos Contratos Administrativos de Concesso de Direito Real de Uso, firmados entre os anos de 2005 e 2009, atualizados pelo INPC at a data de 28 de fevereiro de 2013.

Art. 3 O no cumprimento do disposto no art. 2 implicar o indeferimento do pedido.

Art. 4 O pedido de parcelamento importa em confisso irretratvel do dbito e configura confisso extrajudicial, nos termos dos arts. 348, 353 e 354, do Cdigo de Processo Civil.

DAS PRESTAES DO PARCELAMENTO

Art. 5 O parcelamento ser concedido aps a consolidao da dvida, tomando-se esta como o valor a ser utilizado para clculo dos acrscimos legais, a partir da data de assinatura do instrumento contratual. Pargrafo nico - Por dbito consolidado compreende-se o valor nominal da dvida, deduzidos os pagamentos efetuados a ttulo de amortizao, atualizado pelo INPC, at a data de 28 de fevereiro de 2013.

Art. 6 O valor de cada parcela ser obtido mediante a diviso do valor do dbito consolidado, apurado na forma do art. 5, pelo nmero de parcelas deferidas, at o limite mximo de seis.

Art. 7 As prestaes do parcelamento concedido vencero, anualmente, no quinto dia til aps a data de concesso da repactuao, salvo a primeira, cujo pagamento dever ser realizado no ato da assinatura do novo instrumento contratual.

DISPOSIES FINAIS

Art.8 O deferimento do parcelamento implica na celebrao de Termo Aditivo ao Contrato Administrativo de Concesso de Direito Real de Uso ou outro instrumento legal pactuado originalmente, onde sero explicitadas todas as condies da renegociao de que trata esta Portaria.

1 Para cada parcela da dvida ser emitida a correspondente nota promissria em substituio s constantes do Contrato Administrativo original. 2 Tratando-se de caso em que o Contrato Administrativo de Concesso de Direito Real de Uso tenha formalizao recente, a celebrao de Termo Aditivo ser dispensada.

Art. 9 As condies para pactuao e repactuao, estabelecidas nesta Portaria, tero validade por 60 (sessenta) dias, contados de sua publicao.

Art.10. Compete a esta Secretaria, com assessoramento especfico da Procuradoria Geral do Estado PGE, editar os modelos instrumentais necessrios operacionalizao deste parcelamento, especialmente a expedio da GUIA DE RECOLHIMENTO da primeira prestao, especificado no art. 7 desta Portaria. Pargrafo nico - Os casos omissos sero resolvidos por esta Secretaria em consonncia com a Procuradoria Geral do Estado PGE, mediante deciso fundamentada.

Art. 11. Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao.

JOS SIMPLCIO DE HOLANDA Secretrio da Agricultura, em substituio legal

Potrebbero piacerti anche