Sei sulla pagina 1di 2

Disciplina: Lngua Portuguesa Categoria: Tipologia / gneros textuais Descrio: Texto explicativo sobre tipologia e gneros textuais.

TIPOLOGIA TEXTUAL
Encontramos textos todo o tempo, em todos os lugares. Afinal, uma conversa um texto oral. Tambm um texto que mostra a voc em qual banheiro deve entrar quando vai a um local pblico mesmo que esse texto seja um desenho. Eles tambm ensinam voc a passar a fase em seu jogo favorito e instruem sua me quanto aos ingredientes que ela deve usar para fazer seu bolo predileto. E quanto quela msica que voc gosta? Tambm h um texto nela, que transmite uma mensagem ou uma emoo. E os filmes, ento? Eles contam uma histria e, portanto, contm um texto. Como voc pode perceber, h muitos textos diferentes, cada um com sua finalidade. A vai uma reviso, que o ajudar a identificar esses textos onde eles aparecerem: TEXTO NARRATIVO: o texto que conta uma histria, e por isso tem personagens, tempo, ambientes, conflito, clmax e desfecho. Podem ser fbulas, contos, crnicas... TEXTO DESCRITIVO: Apresenta as caractersticas de um ser vivo, objeto ou ambiente, contando como ele . Geralmente, usa muitos adjetivos. TEXTO ARGUMENTATIVO: O objetivo transmitir as opinies do autor, e convencer o leitor a pensar do mesmo modo. TEXTO PERSUASIVO: o texto que ordena algo ao seu leitor, como placas, propagandas, etc. TEXTO POTICO: Procura comunicar sentimentos e comover o leitor. Esses textos, devido ao seu objetivo, podem ser divididos em muitos outros grupos ou gneros, como voc pode observar abaixo: Cartas: Forma de comunicao escrita que pode ser usada para muitas finalidades dar notcias a amigos e familiares, agradecer, reclamar, declarar amor, comunicar datas e eventos, etc. Dirio: um texto que registra os fatos da vida da pessoa acontecimentos, suas ideias, emoes, desejos e segredos. Muitas pessoas fazem um dirio atravs de blogs. Fbula: Histria com fundo moral, que acontece com animais que se comportam como seres humanos (falam, pensam, etc...) Humorstico: um texto engraado, que procura entreter e divertir o leitor. Notcia: Texto jornalstico que tem o objetivo de informar ao leitor fatos atuais, acontecimentos. Reportagem: um texto jornalstico que explica um assunto, porm no precisa ser um fato novo. Anncio: Texto criado com a finalidade de vender algum produto ou servio. Precisa ser envolvente, criativo e inteligente. Instrucional: Tem como objetivo dar instrues ao leitor, como receitas, manuais, mapas, bulas de remdios, etc. Receita: Texto que oferece instrues para o preparo de um prato culinrio. Cartaz: Texto apropriado para exposio, que ceve apresentar texto curto e linguagem compreensvel a todos. Geralmente, persuasivo, informativo ou
www.tudoparaoprofessor.com/atividades

instrucional. Informativo: Procura dar ao leitor informaes sobre um determinado assunto. Histria em quadrinhos: Narrativa (histria) que usa imagens, podendo conter tambm texto. As falas so organizadas com o uso de bales. Charge: um estilo de texto que usa ilustraes para satirizar, por meio de caricaturas, acontecimentos atuais. Os textos, independente de seu tipo, podem usar diferentes linguagens, como: Linguagem verbal: aquela que usa palavras para expressar as idias. Linguagem no-verbal: usa outros recursos, mas no palavras, como esculturas, figuras, quadros, mosaicos, etc... Linguagem extraverbal: usa tanto palavras quanto outros recursos, como HQs, filmes, etc. Alm disso, de forma simplificada, podemos classificar os textos em: POEMA Texto escrito em versos. PROSA Texto que no escrito em versos. Existem muitos outros gneros de textos, e o mais importante e saber usar o tipo adequado para o que voc precisa.

www.tudoparaoprofessor.com/atividades

Potrebbero piacerti anche