Sei sulla pagina 1di 10

Ttulo do Documento:

CLASSIFICAO: PBLICO

PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS DA NR 10


Treinamento Recomendado: - formal

IT-SESMT- 4.4.6-007a
N Documento Folha Pgina 1 de 10

- leitura (sem necessidade de manter em registro)

Controle de Reviso
Reviso Data 19/09/2008 01/10/2008 Item Emisso Inicial. Alterao do cdigo da instruo (antiga IT-SESMT-4.4.1-001), sem modificao de contedo e sem se constituir em reviso. Emisso Inicial a partir deste documento. Cabealho Incluso do rtulo com a classificao da informao. a 05/02/2010 6.1.12 6.1.13 Incluso de novo contedo. Alterao do contedo anterior para o item 6.1.14. Incluso de novo contedo. Alterao do contedo anterior para o item 6.1.15. Descrio das Alteraes

Distribuio de Cpias: SESMT e Gerncias

O DOCUMENTO ORIGINAL ASSINADO ENCONTRA-SE ARQUIVADO NA RH/ST


Elaborado por: Rubaiyt Pinheiro de A. Moreira Aprovado por: Joo Jos Magalhes Soares Visto Verificado por: Adriana Maria Silva Alves Visto Data 05/02/2010 Visto

Ttulo do Documento:

CLASSIFICAO: PBLICO

PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS DA NR 10

IT-SESMT- 4.4.6-007a
N Documento Folha Pgina 2 de 10

1 OBJETIVO
Estabelecer diretrizes, parmetros e requisitos para elaborao e implementao do Pronturio de Instalaes Eltricas em todos os estabelecimentos da Cemig, de forma a cumprir os itens 10.2.3, 10.2.4, 10.2.5, 10.2.6 e 10.2.7, descritos no item 7 abaixo, da Norma Regulamentadora n10 Segurana em Instalaes Eltricas e Servios em Eletricidade, aprovada pela Portaria n 598, de 07 de dezembro de 2004, do MTE - Ministrio do Trabalho e Emprego.

2 APLICAO
Esta instruo aplica-se a todos os estabelecimentos da Cemig.

3 REFERNCIAS
Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho do MTE. NR 10 Segurana em Instalaes Eltricas e Servios em Eletricidade. OHSAS 18001 Especificao para Sistemas de Gesto de Sade e Segurana do Trabalho. OHSAS 18002 Diretrizes para Implementao da Especificao OHSAS 18001. SGS Sistema de Gesto de Sade e Segurana da Cemig.

4 DEFINIES E ABREVIATURAS
rea Classificada - Local com potencialidade de ocorrncia de atmosfera explosiva. CA - Certificado de Aprovao de EPI e EPC, emitido pelo MTE. Carga Instalada - o somatrio das potncias nominais, medida em kW, dos equipamentos eltricos de uma unidade consumidora que aps a concluso dos trabalhos de instalao esto em condies de entrar em funcionamento, ou seja, a quantidade em kW (kilowatts) referente carga eltrica total da instalao eltrica. CEMIGNET - Pgina de acesso rede eletrnica interna da Cemig. CONEM - Comit de Normalizao de Equipamentos e Materiais da Cemig. EPC - Equipamento de Proteo Coletiva. EPI - Equipamento de Proteo Individual. Esquema UNIFILAR - Representao grfica normatizada dos componentes eltricos e as suas relaes funcionais, contendo os componentes principais dos circuitos, representados por uma linha. GEDOC - Gerenciamento Eletrnico de Documentos Cemig, disponvel na CEMIGNET.

Ttulo do Documento:

CLASSIFICAO: PBLICO

PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS DA NR 10

IT-SESMT- 4.4.6-007a
N Documento Folha Pgina 3 de 10

Instalaes Eltricas - Conjunto das partes eltricas e no eltricas associadas e com caractersticas coordenadas entre si, que so necessrias ao funcionamento de uma parte de um sistema. IO - Instrues da Organizao. IP - Instruo de Pessoal. IST - Instruo de Segurana do Trabalho - Instruo de carter especfico, tcnico ou normativo, elaborada pela RH/ST, responsvel pela implementao da Poltica de Segurana do Trabalho na Cemig, e que deve ser adotada como padro corporativo. IT - Instruo de Trabalho - Instruo de carter gerencial elaborada pela RH/ST, responsvel pela implementao da Poltica de Segurana do Trabalho na Cemig, e que deve ser adotada como padro corporativo. LISTA - Relao dos documentos componentes do Pronturio, no formato de lista-mestra. Medidas de Controle - Medidas aplicadas, preferencialmente na fonte geradora, na trajetria e em ultimo caso no indivduo exposto, para eliminar ou reduzir a limites mnimos aceitveis, a exposio dos trabalhadores aos agentes de risco. NRs - Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho aprovadas a partir da Portaria do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) n 3.214, de 08 de junho de 1978, regulamentando a Lei 6.514, de 22 de dezembro de 1977. MTE - Ministrio do Trabalho e Emprego. NR 10 - Norma Regulamentadora n 10 do MTE - Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade. PG 10 - Procedimento Geral n 10 - Preparao e atendimento a emergncia, constante do Manual do Sistema de Gesto da Cemig. PE - Procedimentos Especficos. POP - Procedimento Operacional Padro. Profissional legalmente habilitado - Trabalhador que comprovar concluso de curso especfico na rea eltrica, reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino, com registro no conselho de classe, em conformidade com as atividades atribudas por esse conselho. Pronturio de Instalaes Eltricas, ou simplesmente PRONTURIO - Sistema organizado de forma a conter uma memria dinmica de informaes, referentes a Segurana e Sade, pertinentes s instalaes eltricas e aos trabalhadores em servios em eletricidade, conforme a NR 10. Relatrio Tcnico de Inspees, ou simplesmente Relatrio - o relatrio de inspees contemplando a conformidade aos requisitos da NR-10, item 10.2.4, alneas de a a f. Para empresas que operam em instalaes ou equipamentos integrantes do SEP, tambm, deve contemplar o item 10.2.5.

Ttulo do Documento:

CLASSIFICAO: PBLICO

PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS DA NR 10

IT-SESMT- 4.4.6-007a
N Documento Folha Pgina 4 de 10

Responsvel Tcnico - Profissional legalmente habilitado, com as atribuies de responsabilidade tcnica de instalaes e equipes da Cemig, indicado pela respectiva superintendncia, conforme Memorando RH-015/2007. Riscos adicionais - Todos os demais grupos ou fatores de risco, alm dos de choque eltrico por contato direto, especialmente quanto a altura, confinamento, campos eltricos e magnticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes. SAP - Programa corporativo da Cemig de gesto administrativa. SEP - Sistema Eltrico de Potncia. SESMT - Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho, representado na Cemig pelos Engenheiros de Segurana, Mdicos, Enfermeira e Tcnicos de Enfermagem do Trabalho e Assistentes Sociais lotados na RH/ST, Psiclogos do Trabalho da RH/DH e pelos Tcnicos de Segurana do Trabalho lotados nas Superintendncias operacionais.

5 ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES
Com relao a esta instruo ficam assim definidas as responsabilidades: ATIVIDADE RENSPONSVEIS Elaborar o Pronturio. Implementar e manter atualizado o Pronturio. Gerncia gestora da Realizar anlise global do Relatrio. instalao ou gestora do Disponibilizar o Pronturio a todo empregado que for trabalhar na servio. instalao. Exigir apresentao de documentos requeridos pelo Pronturio de Gerncia gestora da equipes de outras gerncias em servio na instalao. instalao. Exigir apresentao de documentos requeridos pelo Pronturio Gerncia gestora do pelas contratadas, atravs de clusula contratual. contrato. Formalizar comunicado sobre o requisito legal do Pronturio, para as empresas que trabalhem na proximidade do SEP, inclusive Coligadas. Propor alteraes nesta instruo. Revisar esta instruo. Gerncia gestora da instalao. Qualquer trabalhador. RH/ST.

6 AES E MTODOS
6.1 ELABORAO DO PRONTURIO O Pronturio deve ser elaborado, seguindo os critrios estabelecidos na NR-10 e nesta instruo, cumprindo, no mnimo, o seguinte: 6.1.1 Elaborar e manter atualizados os esquemas unifilares das instalaes eltricas com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo. Reunir documentao existente ou elaborar e manter organizada e disponvel para consulta.

Ttulo do Documento:

CLASSIFICAO: PBLICO

PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS DA NR 10

IT-SESMT- 4.4.6-007a
N Documento Folha Pgina 5 de 10

Elaborar processo de atualizao desses documentos, incluindo a sua obrigatoriedade por ocasio de alteraes nas instalaes eltricas, ficando a critrio gerencial adicionar outro critrio de atualizao, tal como a periodicidade. Consultar as reas de engenharia de projetos da Cemig para definio dos critrios mnimos da especificao desses servios, na eventual necessidade de contratao externa. 6.1.2 Manter conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade para execuo de servios nas instalaes eltricas, contemplando medidas de controle para os riscos identificados, incluindo riscos adicionais ao risco eltrico. Avaliar ou solicitar avaliao pela rea competente do contedo dos documentos existentes, para o atendimento s NRs e efetivo controle dos riscos, devendo ser providenciada a eventual alterao recomendada. Deve haver a participao formal de representantes do SESMT nesta avaliao. 6.1.3 Elaborar programa de inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e de aterramentos eltricos das instalaes eltricas, quando aplicvel, conforme critrios definidos em conjunto com as reas de engenharia da Cemig, e registrar os resultados. Descrever o programa, cumpri-lo e formalizar seu cumprimento. 6.1.4 Especificar os EPI, EPC e ferramental, aplicveis s atividades e agentes de risco. Essa especificao dever ter a participao formal de representante do SESMT. O banco de dados do CONEM dever ser consultado e sendo aplicvel aos dispositivos, equipamentos e materiais escolhidos, seus termos de descrio e identificao devero ser utilizados, para efeito de padronizao. A forma de utilizao e ato de entrega dos EPI devero obedecer aos critrios da IT-SESMT4.4.6-001 - Coordenao e Definio de Critrios para Utilizao de EPI, na sua verso vigente, da Cemig, especfica sobre o assunto. 6.1.5 Manter registros de qualificao, habilitao e capacitao, e autorizao para atividades realizadas em instalaes e servios em eletricidade. Os registros dos dados pessoais dos empregados encontram-se no SAP. O responsvel tcnico, conforme determinao do superintendente dever providenciar a formalizao da autorizao aos empregados, incluindo a informao de sua abrangncia. 6.1.6 Manter atualizados registros de aprovao nos testes de isolao eltrica realizados em EPI, EPC e materiais para proteo contra choque eltrico dos empregados da gerncia envolvidos em servios na instalao. Esses testes devem ser realizados, preferencialmente pela LI/LA e MS/QL, ou conforme outro critrio definido por esta gerncia. Definir o programa peridico desses testes, com orientao da LI/LA e da MS/QL, devendo haver a participao do representante do SESMT.

Ttulo do Documento:

CLASSIFICAO: PBLICO

PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS DA NR 10

IT-SESMT- 4.4.6-007a
N Documento Folha Pgina 6 de 10

6.1.7 Manter atualizada, quando houver, listagem das reas classificadas e os certificados dos seus equipamentos e materiais eltricos, originada de inspeo da instalao com a participao de representante do SESMT. 6.1.8 Reunir documentao existente ou elaborar e manter organizados os procedimentos e instrues, para atendimento de situao de emergncia, elaborado conforme PG 10. Recomenda-se incluir as situaes de acidentes com choque eltrico e incndio em equipamentos eltricos e respectivas medidas de controle. O representante do SESMT dever participar da elaborao dos procedimentos. 6.1.9 Elaborar relao dos respectivos CA dos EPI e EPC ou lista contendo o cdigo dos CA e disponibilizao de acesso ao site do MTE. 6.1.10 Elaborar Relatrio contemplando os requisitos da NR 10, item 10.2.4, alneas de a a f, incluindo plano de ao para correo das irregularidades, com cronograma de adequaes. Recomenda-se cadastrar esse plano no sistema de acompanhamento de pendncias e elaborar cronograma para realizao de novas inspees. 6.1.11 Elaborar Relatrio contemplando os requisitos da NR 10, item 10.2.4, alneas de a a f, e item 10.2.5, alneas "a" e "b", incluindo plano de ao para correo das irregularidades, com cronograma de adequaes. Recomenda-se cadastrar esse plano no sistema de acompanhamento de pendncias e elaborar cronograma para realizao de novas inspees. Na ocorrncia de qualquer alterao referente s alneas dos itens 10.2.3, 10.2.4 e 10.2.5 (itens 1 a 9 desta IT), dever ser realizada anlise especfica de conformidade. 6.1.12 A formatao do Relatrio dever conter os campos mnimos: Ttulo referente atividade de verificao do item 10.2.4, g da NR 10. Identificao do Pronturio a que faz parte (nome da instalao e gerncia responsvel). Data da verificao. Identificao (nome e n pessoal) e assinatura do verificador. Descrio de cada alnea verificada. Resultado da verificao de cada alnea. Descrio da ao de correo de cada no conformidade. Prazo de atendimento de cada no conformidade. Campos opcionais recomendados: Identificao (nome e n pessoal) e assinatura do empregado responsvel pela instalao.

Ttulo do Documento:

CLASSIFICAO: PBLICO

PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS DA NR 10

IT-SESMT- 4.4.6-007a
N Documento Folha Pgina 7 de 10

Identificao (nome e n pessoal) do empregado responsvel pela correo de cada no conformidade. 6.1.13 O Gerente ou o RT dever designar o(s) empregado(s) responsvel(is) pela elaborao do Relatrio (verificador). Caso o verificador no tenha atribuio de aprovar o plano de ao e cronograma de adequaes, dever ser disponibilizado campo para identificao (nome n pessoal) e assinatura do responsvel pela aprovao. 6.1.14 Providenciar a elaborao dos documentos tcnicos previstos no Pronturio, atravs de profissional legalmente habilitado, mantendo esses documentos organizados e atualizados. 6.1.15 Manter o Pronturio organizado, atualizado e disponvel e divulgar sua localizao a todos os trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade e aos prepostos da Cemig para auditorias, com orientao e prtica quanto ao acesso e consulta documentao. 6.2 CONDIES DE ATENDIMENTO NR 10 Condies de Atendimento NR 10 Estabelecimento com Carga Instalada menor ou igual a 75kW Estabelecimento com Carga Instalada superior a 75kW Empresas que operam em instalaes ou equipamentos integrantes do SEP, independente da Carga instalada Providncias 6.1.1 6.1.2 6.1.3 6.1.4 6.1.5 6.1.6 6.1.7 6.1.8 6.1.9 6.1.10 6.1.11 6.1.12 6.1.13 6.1.14 A X B X X X X X X X X X X X X X

A B C C X X X X X X X X X X X X X

X X

Tabela 1 - Condies de Atendimento NR 10 6.3 APRESENTAO FINAL DO PRONTURIO Fica a critrio da rea gestora da instalao ou da equipe a forma de apresentao final do Pronturio. 6.3.1 Recomenda-se, para efeito de padronizao, que o Pronturio deva conter Capa, Identificao da instalao ou da equipe de servio, Identificao dos responsveis referentes a esta IT-

Ttulo do Documento:

CLASSIFICAO: PBLICO

PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS DA NR 10

IT-SESMT- 4.4.6-007a
N Documento Folha Pgina 8 de 10

SESMT, lista de documentao de atendimento a NR 10 e Relatrio, contendo assinatura dos responsveis. 6.3.2 Recomenda-se que o Pronturio da instalao ou do servio (equipe) seja assinado pelo respectivo responsvel tcnico, tendo em vista a ocorrncia desta exigncia pela fiscalizao. 6.3.3 Recomenda-se que o ndice seja lista de documentao para apresentao do Pronturio, conforme modelo abaixo deva conter a identificao e localizao dos documentos que atendam s exigncias da NR-10. Arquivo Ttulo

Item da NR10 Registro/Identificao

Situao

Localizao

6.4 DISPONIBILIZAO DO PRONTURIO Para a disponibilizao do Pronturio aos trabalhadores autorizados, s autoridades competentes e a outras pessoas autorizadas pela empresa, a rea gestora da instalao dever: 6.4.1 Conforme critrio de registro adotado por esta rea, manter em local de fcil acesso o conjunto de documentao do Pronturio, atualizado, para cada instalao, podendo ser em meio eletrnico ou fsico (papel). 6.4.2 Nos casos de utilizao de meio eletrnico, recomenda-se verificar a possibilidade de que o ndice do Pronturio contenha lista de acessos eletrnicos (links) respectivos aos documentos. Esses documentos podem estar em programas dedicados como GEDOC, GEOPRO, GEMINI etc. 6.4.3 Nos casos de documentao em papel, providenciar cpia impressa.

7 REGISTROS
Os registros do Pronturio, relacionados no item 6, podero ser apresentados em meio eletrnico (GEDOC, SAP etc) ou fsico, para cada instalao, conforme critrio de registro adotado pelo gerente. Os registros, sempre atualizados, devero ser mantidos durante 20 anos.

8 EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS


A critrio do gerente da rea.

9 ANEXOS
Anexo 1 - Relao de Participantes do Grupo de Trabalho para emisso inicial desta instruo. (Estrutura da empresa vigente poca). Anexo 2 - Transcrio da NR 10, referentes ao Pronturio.

Ttulo do Documento:

CLASSIFICAO: PBLICO

PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS DA NR 10

IT-SESMT- 4.4.6-007a
N Documento Folha Pgina 9 de 10

Anexo 1 - Relao de Participantes do Grupo de Trabalho para emisso inicial desta instruo (Estrutura da empresa vigente poca). Coordenador: Rubaiyt Pinheiro de A. Moreira RH/ST Ailson Magno D. da Fonseca GR/EM Ernani Luiz Silva GT/LS Ezequiel Campos Pereira GE/IA Ismar Alves Pinto MS/QL Joo Carlos Gonalves GA/OE Jos da Silva Moreira ER/LS Luiz Carlos de Souza OM/EC Oswaldo Paim GG Paulo Roberto F. C. Costa ER/SE Sidraluzcio Almeida Silva TR/TA

Ttulo do Documento:

CLASSIFICAO: PBLICO

PRONTURIO DE INSTALAES ELTRICAS DA NR 10


Anexo 2 - Transcrio da NR 10, referentes ao Pronturio

IT-SESMT- 4.4.6-007a
N Documento Folha Pgina 10 de 10

10.2.3 As empresas esto obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalaes eltricas dos seus estabelecimentos com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo. 10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas, contendo, alm do disposto no subitem 10.2.3, no mnimo:(complementado pelos itens de 10.2.4a at 10.2.4g). a) conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas e relacionadas a esta NR e descrio das medidas de controle existentes; b) documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos; c) especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental, aplicveis conforme determina esta NR; d) documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao, autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; e) resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva; f) certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas;

g) relatrio tcnico das inspees atualizadas com recomendaes, cronogramas de adequaes, contemplando as alneas de a a f. 10.2.5 As empresas que operam em instalaes ou equipamentos integrantes do sistema eltrico de potncia devem constituir pronturio com o contedo do item 10.2.4 e acrescentar ao pronturio os documentos a seguir listados: a) descrio dos procedimentos para emergncias; e b) certificaes dos equipamentos de proteo coletiva e individual; 10.2.5.1 As empresas que realizam trabalhos em proximidade do Sistema Eltrico de Potncia devem constituir pronturio contemplando as alneas a, c, d e e, do item 10.2.4 e alneas a e b do item 10.2.5. 10.2.6 O Pronturio de Instalaes Eltricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade. 10.2.7 Os documentos tcnicos previstos no Pronturio de Instalaes Eltricas devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.

Potrebbero piacerti anche