Sei sulla pagina 1di 39

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

EDITAL N. 42/2011 - DRH-SELAP-CONJUIZ CONCURSO PARA JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO

FAO PBLICO, de ordem do Excelentssimo Senhor Desembargador-Presidente do Egrgio Tribunal de Justia do Estado, para conhecimento dos interessados, a abertura do concurso pblico para provimento de 60 (sessenta) cargos de JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO. Sero reservadas 5% (cinco por cento) das vagas anunciadas s pessoas com deficincia. 1. DAS BASES DO CONCURSO 1.1. O concurso para provimento do cargo inicial da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul, organizado pela Comisso de Concurso do Tribunal de Justia, com prestao de servios tcnicos especializados contratados para a realizao das inscries preliminares e da Primeira Etapa, observar as normas das Constituies Federal e Estadual, as da Lei n. 6.929, de 03/12/75, com as alteraes posteriores, as do Regimento Interno do Tribunal de Justia, as da Resoluo n. 893/2011-COMAG, as de Atos Normativos do Conselho Nacional de Justia e da Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados e as deste Edital. 1.2. A Resoluo n. 893/2011 - COMAG fica fazendo parte integrante deste Edital e estar disponvel no site www.tjrs.jus.br. 1.3. O ingresso na Magistratura de carreira, no cargo de Juiz de Direito Substituto, depende de aprovao em concurso pblico de provas e ttulos. 1.4. O processo de seleo desdobrar-se- em 6 (seis) etapas, conforme consta na Resoluo n. 893/2011 - COMAG. 1.5. Durante o procedimento seletivo, sero realizadas, com carter eliminatrio e classificatrio, as provas da Primeira, Segunda, Quarta e Sexta Etapas do concurso. 1.6. Na Terceira Etapa, sero realizadas, com carter eliminatrio, a sindicncia sobre a vida pregressa e a investigao social do candidato, os exames de sanidade fsica e mental e o exame psicotcnico.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

1.7. Sem carter eliminatrio, ser ainda realizada entrevista com os candidatos. O no comparecimento injustificado entrevista acarretar o cancelamento da inscrio do candidato. 1.8. A prova de ttulos ter carter classificatrio. 1.9. A composio da Comisso de Concurso e Examinadora e o contedo programtico das provas so os constantes, respectivamente, dos Anexos I e II deste Edital. 1.10. As datas e locais de realizao de cada etapa sero comunicadas previamente aos candidatos por edital. 2. DOS SUBSDIOS Valores atuais: R$ 17.581,75 (dezessete mil, quinhentos e oitenta e um reais e setenta e cinco centavos). 3. DA INSCRIO PRELIMINAR 3.1. As inscries preliminares sero efetuadas exclusivamente pela internet. O perodo para a realizao das inscries ser de 12/03/2012 a 10/04/2012. As demais informaes relativas s inscries, bem como o cronograma estimado do concurso, sero oportunamente publicados no Edital de Inscrio Preliminar, no Dirio da Justia Eletrnico, e divulgados no site www.tjrs.jus.br. 3.2. Em nenhuma hiptese ser processada inscrio em cujo comprovante de pagamento conste data posterior ao dia determinado no Edital de Inscrio Preliminar. 3.3. No formulrio de inscrio devem constar a qualificao do candidato, suas profisses atual e anteriores, os lugares em que exerceu cargo, emprego ou funo pblica, atividade ou emprego privado, o nmero da cdula de identidade expedida pelo Instituto de Identificao de Segurana Pblica ou o de documento de identidade equivalente reconhecido por lei e os endereos residencial e profissional com respectivos telefones. 3.4. Tendo em vista que todo o procedimento realizado por meio eletrnico, os candidatos no devem remeter ao Tribunal de Justia qualquer documentao, exceo dos inscritos na condio de pessoas com deficincia. 3.5. Ao inscrever-se preliminarmente, o candidato declarar estar ciente de que, at o dia do encerramento do prazo para a inscrio definitiva, dever preencher os requisitos para ingresso na carreira:

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

a) ser brasileiro; b) estar em dia com as obrigaes militar e eleitoral; c) ter inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF); d) no apresentar antecedentes criminais; e) possuir ttulo de bacharel em Direito devidamente registrado; f) haver exercido atividade jurdica pelo perodo mnimo de 3 (trs) anos; contados a partir da obteno do grau de bacharel em Direito. 3.6. O candidato, ao preencher o formulrio de inscrio, firmar ainda declarao, sob as penas da lei: a) de estar ciente de que a no apresentao do diploma de bacharel em Direito, devidamente registrado pelo Ministrio da Educao, e da comprovao da atividade jurdica, at o dia do encerramento do prazo para a inscrio definitiva, acarretar a sua excluso do processo seletivo; b) de que aceita as demais regras pertinentes ao concurso consignadas neste Edital e na Resoluo n. 893/2011 - COMAG; c) de que pessoa com deficincia, se for o caso, informando se carece de atendimento especial nas provas, de conformidade com o item 3.8 deste Edital. 3.7. As pessoas com deficincia devero encaminhar, alm do previsto nos itens 3.3 e 3.6, atestado mdico (original ou fotocpia autenticada), com a indicao da provvel causa e que comprove a espcie e o grau ou o nvel da deficincia, indicando, obrigatoriamente, sua classificao segundo a Classificao Internacional de Doenas (CID-10), conforme disposto no art. 40 da Resoluo n. 893/2011 - COMAG. A data de emisso do atestado deve ser de, no mximo, 30 (trinta) dias antes da data da publicao do Edital de Inscrio Preliminar. Nos atestados mdicos relativos comprovao de deficincia auditiva, dever constar, claramente, a descrio dos grupos de frequncia auditiva comprometidos. 3.8. As pessoas com deficincia que necessitarem de algum atendimento especial para a realizao da prova devero formalizar o pedido, por escrito, at o encerramento do prazo da inscrio preliminar. De acordo com o disposto no art. 42 da Resoluo n. 893/2011-COMAG, estes candidatos participaro da seleo em igualdade de condies com os demais no que se refere a contedo, avaliao, equipamento, horrio e local de realizao da prova, podendo haver ampliao de tempo de durao da prova em at 60 (sessenta) minutos. A solicitao de tempo adicional de prova deve vir com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da rea de sua deficincia at o ltimo dia do prazo de inscrio no concurso. 3.9. Para efeitos de reserva de vaga, so consideradas pessoas com deficincia os candidatos que se enquadrarem em uma das categorias estabelecidas no art.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

38 da Resoluo n. 893/2011 - COMAG. 3.10. O candidato com deficincia submeter-se-, em dia e hora designados pela Comisso de Concurso, sempre antes da prova objetiva, avaliao de Comisso Multiprofissional, quanto existncia e relevncia da deficincia, para fins de homologao de sua inscrio. 3.11. Caso a Comisso Multiprofissional conclua pela inexistncia da deficincia ou sua irrelevncia, o candidato permanecer no concurso, concorrendo s vagas no reservadas. 3.12. A avaliao sobre a compatibilidade da deficincia com a funo judicante ser empreendida durante o perodo de vitaliciamento a que se submete o candidato aprovado no certame. 3.13. A no apresentao, na inscrio, de qualquer um dos documentos especificados neste Edital, implicar o indeferimento do pedido de inscrio no sistema de reserva de vaga, passando o candidato automaticamente a concorrer, com os demais inscritos, s vagas no reservadas, desde que preenchidos os demais requisitos previstos. 3.14. DISPOSIES FINAIS SOBRE A INSCRIO PRELIMINAR 3.14.1. Para inscrio, o documento oficial de identificao dever conter fotografia do portador e sua assinatura. 3.14.2. No sero aceitas inscries extemporneas ou condicionais nem as solicitadas por fax ou por via postal. 3.14.3. No haver, sob nenhum pretexto: a) devoluo da importncia paga em caso de desistncia voluntria; b) publicao das razes de no homologao de inscrio e de eliminao de candidato. 3.14.4. No haver iseno do pagamento da inscrio, exceto: a) em favor do candidato que, mediante requerimento especfico, comprovar no dispor de condies financeiras para suportar tal encargo; b) nos casos previstos em lei. 3.14.5. Os beneficirios da iseno por impossibilidade financeira devero apresentar declarao da sua condio e documentos comprobatrios (cpia acompanhada do original para conferncia ou cpia devidamente autenticada) no prazo estipulado pelo Edital de Inscrio Preliminar.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

3.14.5.1. Os candidatos que pleitearem a iseno devem efetuar a inscrio preliminar e preencher o requerimento de iseno que estar disponvel no site www.tjrs.jus.br, sem efetuar o pagamento (inscrio provisria) at saber se o seu pedido foi deferido. 3.14.5.2. As informaes prestadas por ocasio da inscrio provisria, bem como a documentao apresentada, sero de inteira responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente pelo teor das afirmativas. 3.14.5.3. No ser concedida iseno de pagamento do valor da taxa de inscrio ao candidato que: a) no fizer o pedido, instrudo com a devida documentao, at a data definida no Edital de Inscrio Preliminar; b) omitir informaes ou fornecer informaes inverdicas; c) fraudar ou falsificar documentao. 3.14.5.4. O candidato, cujo pedido de iseno for indeferido e que tiver interesse em permanecer no concurso, dever fazer o recolhimento da respectiva taxa de inscrio at a data definida no Edital de Inscrio Preliminar, podendo interpor recurso aps a publicao do Edital de Homologao das Inscries, com a informao de seus dados bancrios. Em caso de provimento de recurso, ser devolvido ao candidato o valor referente taxa de inscrio. 3.14.5.5. Perder os direitos decorrentes da inscrio no concurso pblico, sendo considerado inabilitado, alm de responder pela infrao, o candidato que apresentar comprovante inidneo ou firmar declarao falsa para se beneficiar da iseno de que trata este Edital. 3.14.5.6. A Comisso de Concurso poder fazer diligncias relativas situao declarada pelo candidato, deferindo ou no seu pedido de iseno. 3.14.6. As inscries pagas com cheques sem a devida proviso de fundos sero automaticamente canceladas. 3.14.7. Correro por conta exclusiva do candidato quaisquer despesas decorrentes da participao em todas as etapas e procedimentos do concurso de que trata a Resoluo n. 893/2011 - COMAG, tais como gastos com documentao, material, exames, viagem, alimentao, alojamento, transporte ou ressarcimento de outras despesas. 3.14.8. O Tribunal de Justia no se responsabiliza por inscries ou pagamentos no efetivados devido ao horrio bancrio, a motivos de ordem tcnica dos computadores, a falhas de comunicao, a congestionamento das linhas de comunicao, bem como a outros fatores que impossibilitem a transferncia de

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

dados ou o aporte de documentos de interesse do candidato. O descumprimento dessas instrues implicar a no efetivao da inscrio. 3.14.9. Findo o prazo de inscrio, publicar-se-, no Dirio da Justia Eletrnico, a relao dos candidatos inscritos que tiveram a inscrio preliminar homologada. A habilitao do candidato prestao da prova objetiva fica condicionada homologao da inscrio preliminar. 3.14.10. Caber recurso Comisso de Concurso, conforme item 12.1 deste Edital, nos casos de no homologao de inscrio preliminar. 4. DA PRIMEIRA ETAPA 4.1. A Primeira Etapa compreender 1 (uma) prova objetiva. 4.2. A prova objetiva, valendo 10 (dez) pontos, conter 100 (cem) questes de mltipla escolha. As questes sero agrupadas, por rea de conhecimento, em 3 (trs) blocos: 1. BLOCO UM: Lngua Portuguesa, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criana e do Adolescente 40 (quarenta) questes; 2. BLOCO DOIS: Direito Penal, Direito Processual Constitucional, Direito Eleitoral 30 (trinta) questes; Penal, Direito

3. BLOCO TRS: Direito Empresarial, Direito Tributrio, Direito Ambiental e Direito Administrativo 30 (trinta) questes. 4.3. A prova objetiva ser realizada em Porto Alegre RS, em dia, local e horrio a serem oportunamente publicados, no edital de convocao prova, no Dirio da Justia Eletrnico e divulgados no site www.tjrs.jus.br. 4.4. A prova objetiva ter a durao de 5 (cinco) horas. O candidato somente poder retirar-se do local de prova, portando o caderno de questes, 2 (duas) horas aps o seu incio. 4.5. Ser considerado habilitado na prova objetiva aquele que obtiver o mnimo de 30% (trinta por cento) de acertos das questes em cada bloco e mdia final de 60% (sessenta por cento) de acertos do total referente soma algbrica das notas dos 3 (trs) blocos. 4.6. Classificar-se-o para a Segunda Etapa, havendo at 1.500 (um mil e quinhentos) inscritos, os 200 (duzentos) candidatos que obtiverem as maiores

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

notas aps o julgamento dos recursos e, havendo mais de 1.500 (um mil e quinhentos) inscritos, os 300 (trezentos) candidatos que obtiverem as maiores notas aps o julgamento dos recursos. No caso de haver empate na ltima posio de classificao, todos os candidatos que se encontrarem nesta situao estaro aptos a prosseguir no certame. Os demais candidatos sero excludos do concurso. 4.7. O redutor previsto no item anterior no se aplica aos candidatos que concorram s vagas destinadas s pessoas com deficincia, as quais sero convocadas para a Segunda Etapa do concurso em lista especfica, desde que hajam obtido a nota mnima exigida para todos os outros candidatos, sem prejuzo dos demais 200 (duzentos) ou 300 (trezentos) primeiros classificados, conforme o caso. 4.8. Durante o perodo de realizao da prova objetiva, no sero permitidos: I - qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito; II - o uso de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes. 4.8.1. O candidato poder ser submetido a detector de metais durante a realizao da prova. 4. 9. Ser automaticamente eliminado do concurso o candidato que: I - no comparecer prova; II - for encontrado, durante a realizao da prova, portando qualquer um dos objetos especificados no subitem 13.3, mesmo que desligados ou sem uso; III - for colhido em flagrante comunicao com outro candidato ou com pessoas estranhas; IV - no observar o disposto no subitem 4.8. 4.10. O gabarito oficial da prova objetiva ser publicado, no mximo, em 3 (trs) dias aps a sua realizao, no Dirio da Justia Eletrnico e no site www.tjrs.jus.br. 4.11. Nos 2 (dois) dias seguintes publicao do resultado do gabarito da prova objetiva, o candidato poder apresentar recurso dirigido Comisso de Concurso. 4.12. Julgados os recursos, publicar-se-, no site www.tjrs.jus.br, o gabarito definitivo da prova objetiva.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

4.13. Apurados os resultados da prova objetiva aps recursos, ser publicado, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, o edital com a relao dos candidatos habilitados Segunda Etapa, convocando-os para a prova discursiva. 5. DA SEGUNDA ETAPA 5.1. A Segunda Etapa do concurso ser composta de 2 (duas) provas escritas: discursiva e prtica de sentena, podendo haver consulta legislao desacompanhada de anotao ou comentrio, vedada a consulta a obras doutrinrias, smulas e orientao jurisprudencial. 5.2. A prova discursiva ser composta de: I questes relativas a noes gerais de Direito e formao humanstica (Sociologia do Direito, Psicologia Judiciria, tica e Estatuto Jurdico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e da Poltica); II questes sobre qualquer ponto relativo s disciplinas de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Eleitoral, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito da Criana e do Adolescente, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Tributrio e Direito Administrativo. 5.3. O tempo de durao da prova discursiva ser de 5 (cinco) horas. 5.4. Ser considerado o conhecimento sobre o tema, a utilizao correta do idioma oficial e a capacidade de exposio, exigindo-se, para a aprovao, nota igual ou superior a 6 (seis). 5.5. Apuradas as notas da prova discursiva, a Comisso do Concurso proceder identificao e far publicar, no Dirio da Justia Eletrnico, o edital com o resultado da prova. 5.6. Decorrido o prazo recursal e julgados os recursos, os candidatos aprovados na prova discursiva sero convocados, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, para a prova prtica de sentena. 5.7. A prova prtica de sentena ser aplicada em 2 (dois) dias consecutivos, ter durao de 5 (cinco) horas a cada dia, e consistir na elaborao de 2 (duas) sentenas, de natureza cvel e criminal, envolvendo temas jurdicos constantes do programa. Ser tambm avaliado nesta prova o conhecimento do vernculo, exigindo-se, para a aprovao, nota mnima de 6 (seis) em cada uma delas, calculando-se a mdia aritmtica simples entre elas.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

5.8. Apuradas as notas da prova prtica de sentena, a Comisso de Concurso proceder identificao e far publicar, no Dirio da Justia Eletrnico, o edital com o resultado da prova, abrindo prazo para recurso. 5.9. Ser publicado o edital contendo a relao dos aprovados aps recursos, convocando-os para a inscrio definitiva, a qual ter prazo de 15 (quinze) dias teis. 5.10. As provas escritas sero manuscritas, com utilizao de caneta de tinta azul ou preta indelvel, de qualquer espcie, vedado o uso de lquido corretor de texto ou caneta hidrogrfica fluorescente. 5.11. As questes sero entregues aos candidatos j impressas, no se permitindo esclarecimentos sobre o seu enunciado ou sobre o modo de resolvlas. 5.12. A correo das provas dar-se- sem identificao do nome do candidato. 5.13. A nota final de cada prova ser atribuda entre 0 (zero) e 10 (dez). 5.14. A identificao das provas e a divulgao das notas sero feitas em sesso pblica no Tribunal, pela Comisso de Concurso, para a qual sero convocados os candidatos, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, mediante edital veiculado no Dirio da Justia Eletrnico. 6. DA INSCRIO DEFINITIVA 6.1. As inscries sero recebidas no Servio de Seleo e Aperfeioamento do Departamento de Recursos Humanos do Tribunal de Justia, na Praa Marechal Deodoro, 55, sala 523, Centro, Porto Alegre, RS, no perodo definido no edital de convocao inscrio. At o dia do encerramento do prazo para a inscrio definitiva, o candidato dever preencher os requisitos para o ingresso na carreira da Magistratura. 6.2. O candidato dever requerer sua inscrio definitiva ao Presidente do Tribunal, mediante preenchimento de formulrio prprio, entregue na secretaria do concurso. 6.3. No prazo designado para a inscrio definitiva o candidato dever apresentar os seguintes documentos: a) cpia autenticada do diploma de bacharel em Direito, devidamente registrado pelo Ministrio da Educao;

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

10

b) certido ou declarao idnea que comprove haver completado, at o dia do encerramento do prazo para a inscrio definitiva, 3 (trs) anos de atividade jurdica, efetivo exerccio da advocacia ou de cargo, emprego ou funo exercida aps a obteno do grau de bacharel em Direito; b.1) Considera-se atividade jurdica: b.1.1) aquela exercida com exclusividade por bacharel em Direito; b.1.2) o efetivo exerccio de advocacia, inclusive voluntria, mediante a participao anual mnima em 5 (cinco) atos privativos de advogado (Lei n. 8.906/94, art. 1) em causas ou questes distintas; b.1.3) o exerccio de cargos, empregos ou funes, inclusive de magistrio superior, que exija a utilizao preponderante de conhecimento jurdico; b.1.4) o exerccio da funo de conciliador junto a tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais, no mnimo por 16 (dezesseis) horas mensais e durante 1 (um) ano; b.1.5) o exerccio da atividade de mediao ou de arbitragem na composio de litgios. b.2) vedada, para efeito de comprovao de atividade jurdica, a contagem do estgio acadmico ou qualquer outra atividade anterior obteno do grau de bacharel em Direito. b.3) A comprovao do tempo de atividade jurdica relativamente a cargos, empregos ou funes no privativos de bacharel em Direito ser realizada mediante certido circunstanciada, expedida pelo rgo competente, indicando as respectivas atribuies e a prtica reiterada de atos que exijam a utilizao preponderante de conhecimento jurdico, cabendo Comisso de Concurso, em deciso fundamentada, analisar a validade do documento. b.4) Fica assegurado o cmputo de atividade jurdica decorrente da concluso, com frequncia e aproveitamento, de curso de ps-graduao comprovadamente iniciado antes da entrada em vigor da Resoluo n. 75, de 12 de maio de 2009, do CNJ. b.5) O certificado de frequncia em programa de assessoramento voluntrio em gabinete de magistrado, expedido por Escola de Magistratura, ser considerado para o cmputo de atividade jurdica, desde que cumpridas, no mnimo, 16 (dezesseis) horas mensais durante 1 (um) ano. c) cpia autenticada de documento que comprove a quitao de obrigaes concernentes ao servio militar, se do sexo masculino; d) cpia autenticada do ttulo de eleitor e de documento que comprove estar o candidato em dia com as obrigaes eleitorais ou certido negativa da Justia Eleitoral;

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

11

e) certido dos distribuidores criminais das Justias Federal, Estadual ou do Distrito Federal e Militar dos lugares em que haja residido ou exercido atividade profissional nos ltimos 5 (cinco) anos; f) folha de antecedentes da Polcia Federal e da Polcia Civil Estadual ou do Distrito Federal, onde haja residido ou exercido atividade profissional nos ltimos 5 (cinco) anos; g) os ttulos definidos no item 9 deste Edital; h) declarao firmada pelo candidato, com firma reconhecida, da qual conste nunca haver sido indiciado em inqurito policial ou processado criminalmente ou, em caso contrrio, notcia especfica da ocorrncia, acompanhada dos esclarecimentos pertinentes e os procedimentos administrativos a que tenha respondido; i) formulrio fornecido pela Comisso de Concurso, em que o candidato especificar as atividades jurdicas desempenhadas, com exata indicao dos perodos e locais de sua prestao bem como as principais autoridades com quem haja atuado em cada um dos perodos de prtica profissional, discriminados em ordem cronolgica, bem como os lugares de residncia nos ltimos 5 (cinco) anos; j) certido da Ordem dos Advogados do Brasil com informao sobre a situao do candidato advogado perante a instituio; k) cpia autenticada do Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); 6.4. Findo o prazo da inscrio definitiva, a Comisso far publicar, no Dirio da Justia Eletrnico, a relao dos candidatos que tiveram suas inscries homologadas, abrindo prazo para recurso. 6.5. No ser aceita inscrio sem os documentos supramencionados. 6.6. Os pedidos de inscrio definitiva sero registrados e autuados um a um, e encaminhados ao Presidente da Comisso. 6.7. No se admitir inscrio condicional. 6.8. No sero aceitas inscries por via postal ou fax. 6.9. A inscrio poder ser requerida por intermdio de procurador com poderes especiais e firma reconhecida. 6.10. O Servio de Seleo e Aperfeioamento do Departamento de Recursos

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

12

Humanos devolver ao interessado os documentos apresentados e cancelar o pedido de inscrio caso no sejam preenchidas as exigncias de lei, da Resoluo e deste Edital. 6.11. Ter cancelada a inscrio e sujeitar-se- demisso durante os 2 (dois) primeiros anos de exerccio efetivo do cargo, alm de responder criminalmente pela falsidade, o candidato responsvel por declarao falsa. 7. DA TERCEIRA ETAPA 7.1. Da sindicncia da vida pregressa e da investigao social 7.1.1. Sero habilitados Terceira Etapa os candidatos aprovados na Segunda Etapa com a inscrio definitiva homologada. 7.1.2. A sindicncia da vida pregressa e a investigao social sero realizadas pela Comisso de Concurso e iniciadas aps conhecidos os candidatos habilitados Terceira Etapa. 7.1.3. A Comisso de Concurso sindicar a vida pregressa e atual, alm da conduta individual e social do candidato, que somente ser admitido na carreira caso comprove ilibado conceito moral e boa conduta social. 7.1.4. Nesta Etapa, haver entrevista individual de cada candidato com a Comisso de Concurso para aperfeioar o conhecimento, por meio de contato pessoal com o candidato, sobre aspectos da estrutura de sua personalidade e identificar as suas qualidades morais, sociais, educacionais, culturais e vocacionais. A avaliao ser registrada e comunicada aos integrantes da Comisso de Concurso. 7.1.5. A Comisso de Concurso encaminhar aos magistrados, s Seo e Subsees da Ordem dos Advogados do Brasil, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pblica, Procuradoria-Geral de Justia, ao Tribunal Regional Federal da 4 Regio, ao Tribunal Regional do Trabalho da 4 Regio, ao Ministrio Pblico Federal, ao Ministrio Pblico do Trabalho e Defensoria Pblica da Unio no Rio Grande do Sul, a nominata dos candidatos habilitados, para que se manifestem no prazo de 30 (trinta) dias. 7.1.6. No caso de haver candidato que resida ou tenha residido em outro Estado nos ltimos 5 (cinco) anos, a nominata ser encaminhada s respectivas Presidncias dos Tribunais de Justia, Corregedoria-Geral da Justia, Procuradoria-Geral de Justia, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pblica, Seo da Ordem dos Advogados do Brasil e aos demais rgos referidos no caput deste artigo.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

13

7.1.7. As autoridades e qualquer cidado podero prestar, sigilosamente, informaes sobre os candidatos, vedado o anonimato. 7.2. Dos exames de sanidade fsica e mental e psicotcnico 7.2.1. O candidato, no ato de apresentao da inscrio definitiva, receber, da secretaria do concurso, instrues para submeter-se aos exames de sade e psicotcnico, que devero ser realizados no Departamento Mdico Judicirio do Tribunal de Justia. 7.2.2. Os exames de sade destinam-se a apurar as condies de higidez fsica e mental do candidato. O exame psicotcnico avaliar as condies psicolgicas do candidato, devendo ser realizado por psiclogo. 7.2.3. O Departamento Mdico Judicirio programar a realizao dos exames em consonncia com as diretrizes estabelecidas pela Comisso de Concurso. 7.2.4. O no comparecimento injustificado a qualquer exame acarretar o cancelamento da inscrio do candidato. 7.2.5. O laudo na rea de sanidade fsica ser elaborado por 2 (dois) profissionais responsveis pelos exames dos candidatos. Havendo discordncia, cada profissional lavrar seu laudo e a Comisso de Concurso indicar o desempatador. 7.2.6. Os laudos psicolgicos e psiquitricos realizados por especialistas das respectivas reas enunciaro as condies de habilitao do candidato em relao s doenas mentais, inteligncia, s exigncias da atividade jurisdicional e segurana no comportamento. 7.2.7. A pedido do candidato, ou se julgar necessrio, a Comisso de Concurso poder determinar a realizao de exames complementares por outros peritos. 7.2.8. Cabe Comisso de Concurso avaliar os laudos juntamente com os dados da sindicncia da vida pregressa e da investigao social. 7.2.9. Ao candidato considerado inapto no laudo mdico ser comunicado o resultado, abrindo-se o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para que comparea ao Tribunal de Justia, a fim de tomar cincia da inaptido e receber cpia do laudo. O prazo para impugnao ser de 5 (cinco) dias a contar da cincia do laudo. 7.2.10. O candidato julgado inabilitado por deciso fundamentada poder interpor recurso.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

14

7.2.11. Relativamente aos candidatos inscritos na condio de pessoas com deficincia, caso os exames de sade concluam pela inexistncia da deficincia, o candidato permanecer no concurso, concorrendo em igualdade de condies com os demais, desde que tenha obtido at a classificao 200 (duzentos), em concursos de at 1.500 (um mil e quinhentos) inscritos, ou 300 (trezentos) para concursos com mais de 1.500 (um mil e quinhentos) inscritos, na Primeira Etapa. 7.3. A Comisso de Concurso far publicar, no Dirio da Justia Eletrnico, a relao dos candidatos habilitados Quarta Etapa. Os demais candidatos estaro automaticamente excludos do concurso. 8. DA QUARTA ETAPA 8.1. Da Prova Oral 8.1.1. A Quarta Etapa compreender 1 (uma) prova: oral. 8.1.2. A prova oral ser prestada em sesso pblica, na presena de todos os membros da Comisso Examinadora, vedado o exame simultneo de mais de um candidato. 8.1.3. Haver registro em gravao de udio ou por qualquer outro meio que possibilite a sua posterior reproduo. 8.1.4. Os temas e disciplinas objeto da prova oral so os mesmos definidos para a prova discursiva, agrupados, para efeito de sorteio, em programa com contedo especfico, que ser divulgado no site do Tribunal de Justia at 5 (cinco) dias antes da realizao da prova. 8.1.5. A data do incio das provas orais ser anunciada por edital publicado no Dirio da Justia Eletrnico e em jornal de grande circulao, com a antecedncia mnima de 5 (cinco) dias. 8.1.6. A arguio do candidato versar sobre conhecimento tcnico acerca dos temas relacionados ao ponto sorteado, cumprindo Comisso Examinadora avaliar-lhe o domnio do conhecimento jurdico, a adequao da linguagem, a articulao do raciocnio, a capacidade de argumentao e o uso correto do vernculo. 8.1.7. Far-se- sorteio pblico de ponto para cada candidato com a antecedncia de 24 (vinte e quatro) horas.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

15

8.1.8. A ordem de arguio dos candidatos definir-se- por sorteio, em dia e hora estabelecidos em edital. 8.1.9. Cada examinador dispor de at 15 (quinze) minutos para a arguio do candidato, atribuindo-lhe nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez). Durante a arguio, o candidato poder consultar cdigos ou legislao esparsa no comentados ou anotados, a critrio da Comisso Examinadora. 8.1.10. A nota final da prova oral ser o resultado da mdia aritmtica simples das notas atribudas pelos examinadores. 8.1.11. Recolher-se-o as notas em envelope, que ser lacrado e rubricado pelos examinadores imediatamente aps o trmino da prova oral. 8.1.12. Ser considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 6 (seis). 8.1.13. A Comisso de Concurso far publicar, no Dirio da Justia Eletrnico, o resultado da prova oral e a relao dos candidatos habilitados Quinta Etapa. 9. DA QUINTA ETAPA 9.1. Da Prova de Ttulos 9.1.1. Os ttulos apresentados pelos candidatos aptos Quinta Etapa sero apreciados pela Comisso de Concurso. 9.1.2. Os ttulos devero ser entregues no prazo previsto para a realizao da inscrio definitiva, considerados para efeito de pontuao os obtidos at o dia do encerramento do prazo para a inscrio definitiva. 9.1.3. nus do candidato produzir prova documental idnea de cada ttulo, no se admitindo a concesso de dilao de prazo para esse fim. 9.1.4. Constituem ttulos: I - exerccio de cargo, emprego ou funo pblica privativa de bacharel em Direito pelo perodo mnimo de 1 (um) ano: a) Judicatura (Juiz): at 3 (trs) anos 2,0; acima de 3 (trs) anos 2,5; b) Pretor, Ministrio Pblico (Promotor de Justia ou Procurador da Repblica), Defensoria Pblica (Defensor Pblico), Advocacia-Geral da Unio (Advogado da Unio), Procuradoria (Procurador) de qualquer rgo ou entidade da Administrao Pblica direta ou indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

16

Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: at 3 (trs) anos 1,5; acima de 3 (trs) anos - 2,0; II - exerccio do Magistrio Superior na rea jurdica pelo perodo mnimo de 5 (cinco) anos: a) mediante admisso no corpo docente por concurso ou processo seletivo pblico de provas e/ou ttulos: 1,5; b) mediante admisso no corpo docente sem concurso ou processo seletivo pblico de provas e/ou ttulos: 0,5; III - exerccio de outro cargo, emprego ou funo pblica privativa de bacharel em Direito no previsto nos incisos I ou II, pelo perodo mnimo de 1 (um) ano: a) mediante admisso por concurso: at 3 (trs) anos 0,5; acima de 3 (trs) anos 1,0; b) mediante admisso sem concurso: at 3 (trs) anos 0,25; acima de 3 (trs) anos 0,5; IV - exerccio efetivo da advocacia pelo perodo mnimo de 3 (trs) anos: at 5 (cinco) anos 0,5; entre 5 (cinco) e 8 (oito) anos 1,0; acima de 8 (oito) anos 1,5; V - aprovao em concurso pblico, desde que no tenha sido utilizado para pontuar nos incisos I, II ou III: a) Judicatura (Juiz/Pretor), Ministrio Pblico (Promotor de Justia ou Procurador da Repblica), Defensoria Pblica (Defensor Pblico), Advocacia-Geral da Unio (Advogado da Unio), Procuradoria (Procurador) de qualquer rgo ou entidade da Administrao Pblica direta ou indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: 0,5; b) outro concurso pblico para cargo, emprego ou funo privativa de bacharel em Direito no constante do inciso V, a: 0,25; VI - diplomas em Cursos de Ps-Graduao: a) Doutorado reconhecido ou revalidado: em Direito ou em Cincias Sociais ou Humanas - 2,0; b) Mestrado reconhecido ou revalidado: em Direito ou em Cincias Sociais ou Humanas - 1,5; c) Especializao em Direito, na forma da legislao educacional em vigor, com carga horria mnima de 360 (trezentos e sessenta) horas-aula, cuja avaliao haja considerado monografia de final de curso: 0,5;

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

17

VII - graduao em qualquer curso superior reconhecido ou curso regular de preparao Magistratura ou ao Ministrio Pblico, com durao mnima de 1 (um) ano, carga horria mnima de 720 (setecentos e vinte) horas-aula, frequncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota de aproveitamento: 0,5; VIII - curso de extenso sobre matria jurdica com mais de 100 (cem) horas-aula, com nota de aproveitamento ou trabalho de concluso de curso e frequncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento): 0,25; IX - publicao de obras jurdicas: a) livro jurdico de autoria exclusiva do candidato com aprecivel contedo jurdico: 0,75; b) artigo ou trabalho publicado em obra jurdica coletiva ou revista jurdica especializada, com conselho editorial, com aprecivel contedo jurdico: 0,25; X - lurea universitria no curso de Bacharelado em Direito: 0,5; XI - participao em banca examinadora de concurso pblico para o provimento de cargo da Magistratura, Ministrio Pblico, Advocacia Pblica, Defensoria Pblica ou de cargo de docente em instituio pblica de ensino superior: 0,75; XII - exerccio, no mnimo durante 1 (um) ano, das atribuies de conciliador nos juizados especiais, ou na prestao de assistncia jurdica voluntria: 0,5. 9.1.5. Ser pontuado apenas 1 (um) ttulo por item. 9.1.6. No constituem ttulos: a) trabalho cuja autoria no seja exclusiva ou no esteja comprovada; b) atestado de capacidade tcnico-jurdica ou de boa conduta profissional; c) trabalhos forenses (sentenas, pareceres, razes de recursos, etc.); d) certificado de concluso de cursos de qualquer natureza, quando a aprovao resultar de mera frequncia; e) a simples prova de desempenho de cargo pblico ou funo eletiva. 9.1.7. A nota mxima da prova de ttulos ser igual a 10 (dez) pontos, ainda que a pontuao seja superior. 9.1.8. Apuradas as notas aps recursos, Comisso de Concurso far publicar, no Dirio da Justia Eletrnico, a relao dos candidatos habilitados ao Curso de Formao para Ingresso na Carreira da Magistratura, conforme disposto no item 10 deste Edital.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

18

10 - DA SEXTA ETAPA 10.1. Do Curso de Seleo para Ingresso na Carreira da Magistratura 10.1.1. Sero matriculados no Curso de Seleo para Ingresso na Carreira da Magistratura os 57 (cinquenta e sete) primeiros candidatos classificados at esta etapa do concurso. Ser considerada, para efeito de classificao, a mdia aritmtica simples das notas das provas da Primeira, Segunda, Quarta e Quinta Etapas. Em caso de empate, ser habilitado o candidato que tiver obtido, sucessivamente, melhor nota: I - nas duas provas escritas somadas; II - na prova oral; III - na prova objetiva; IV - persistindo o empate, prevalecer o candidato de maior idade. 10.1.2. Tambm sero matriculados no Curso os 3 (trs) candidatos com deficincia aprovados na Quarta Etapa e melhor classificados at esta etapa do concurso, em atendimento ao percentual de reserva previsto na Resoluo n. 893/2011 - COMAG e neste Edital, utilizando-se os mesmos critrios do subitem 10.1.1 quanto classificao e para casos de empate. 10.1.3. No havendo aprovao de pessoa com deficincia no nmero previsto no subitem 10.1.2, sero convocados candidatos fora da reserva de vagas, a fim de compor as 60 (sessenta) vagas para o Curso, conforme redutor do subitem 10.1.1. Os demais candidatos ficam automaticamente excludos do concurso. 10.1.4. O Curso de Seleo ser ministrado pela Corregedoria-Geral da Justia, com a colaborao da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul e superviso da Comisso de Concurso. 10.1.5. A carga horria do Curso ser de 480 (quatrocentos e oitenta) horas-aula, distribudas em 4 (quatro) meses. 10.1.6. A Comisso do Curso de Seleo especificar os temas a serem desenvolvidos a partir das matrias constantes deste Edital. Os candidatos sero submetidos avaliao mediante provas e elaborao de trabalhos prticos ligados atividade jurisdicional, levando-se em conta os nveis de qualidade e de quantidade apresentados pelo candidato. 10.1.7. O contedo mnimo do Curso compreender a seguinte programao: I Deontologia Jurdica; II Lgica Jurdica; III Linguagem Jurdica;

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

19

IV Sistema Judicirio; V Administrao Judiciria; VI Psicologia e Comunicao; VII Tcnicas de Conciliao; VIII Efetividade da Execuo. 10.1.8. A frequncia ao Curso dever ser integral, admitindo-se at 10% (dez por cento) de faltas justificadas. 10.1.9. Encerrado o Curso de Seleo, a Comisso do Curso emitir parecer escrito fundamentado sobre o aproveitamento e aptido dos candidatos. 10.1.10. A Comisso de Concurso, de posse do parecer, proferir julgamento, declarando os candidatos aprovados no Curso de Seleo, atribuindo-lhes nota de 1 (um) a 10 (dez), determinando publicao. 10.1.11. Ser considerado aprovado o candidato que obtiver mdia aritmtica simples igual ou superior a 6 (seis) e nenhum grau inferior a 5 (cinco), por rea de conhecimento. 11. DA CLASSIFICAO E DA MDIA FINAL 11.1. A classificao dos candidatos habilitados obedecer ordem decrescente da mdia final, observada a seguinte ponderao: I - da prova objetiva: peso 1; II - da primeira e da segunda prova escrita: peso (3) para cada prova; III- da prova oral: peso 2; IV - da prova de ttulos: peso 1; V - do Curso de Seleo: peso 2. 11.2. Em nenhuma hiptese, haver arredondamento de nota, desprezadas as fraes alm do centsimo nas avaliaes de cada etapa do certame. 11.3. A mdia final, calculada por mdia aritmtica ponderada que leve em conta o peso atribudo a cada prova, ser expressa com 3 (trs) casas decimais. 11.4. Ser considerado aprovado o candidato que for habilitado em todas as etapas do concurso. 11.4.1. Ocorrer eliminao do candidato que:

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

20

I - no obtiver classificao, observado o redutor previsto no subitem 4.6 deste Edital, ficando assegurada a classificao dos candidatos empatados na ltima posio de classificao; II - for contra indicado na Terceira Etapa; III - for excludo da realizao da prova por comportamento inconveniente, a critrio da Comisso de Concurso. 11.5. A Comisso de Concurso calcular a nota de cada candidato e publicar, no Dirio da Justia Eletrnico, a classificao geral com os nomes dos habilitados, pela ordem decrescente do grau obtido, declarando inabilitados os demais e submeter o resultado final homologao do rgo Especial. 11.6. Para efeito de desempate na classificao final, prevalecer a seguinte ordem de notas: I - a das duas provas escritas somadas; II - a da prova oral; III - a da prova objetiva; IV - a da prova de ttulos. V - persistindo o empate, prevalecer o candidato de maior idade. 12. DOS RECURSOS 12.1. O candidato poder interpor recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de 2 (dois) dias teis, contado do dia imediatamente seguinte ao da publicao do ato impugnado. 12.1.1. O recurso ser dirigido ao Presidente da Comisso de Concurso, incumbindo-lhe, em 48 (quarenta e oito) horas, submet-lo Comisso de Concurso ou Comisso Examinadora. 12.1.2. A Comisso, convocada especialmente para julgar os recursos, reunir-se- em sesso pblica e, por maioria de votos, decidir pela manuteno ou pela reforma da deciso recorrida. Cada recurso ser distribudo por sorteio e, alternadamente, a um dos membros da Comisso, que funcionar como relator, vedado o julgamento monocrtico. 12.2. Compete Comisso de Concurso, com a participao e o voto do representante da Ordem dos Advogados do Brasil, o julgamento, em carter definitivo e irrecorrvel, dos recursos interpostos na inscrio preliminar e nas notas atribudas nas provas. 12.3. Comisso Examinadora de cada etapa compete julgar os recursos interpostos pelos candidatos. Das decises proferidas pelas Comisses

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

21

Examinadoras no caber novo recurso Comisso de Concurso. 12.4. irretratvel em sede recursal a nota atribuda na prova oral. 12.5. As decises da Comisso de Concurso relativamente recusa na admisso de candidatos, ao cancelamento de inscrio, concluso pela inexistncia de deficincia, declarao de inaptido fsica, mental ou psicolgica e classificao final dos aprovados sero passveis de recurso, no prazo de 5 (cinco) dias, ao Conselho da Magistratura. 12.5.1. O recurso de que trata o subitem 12.5 ser dirigido prpria Comisso de Concurso, que o apreciar previamente, em juzo de sustentao ou reforma, fundamentando a deciso. Mantida a deciso, o recurso ir ao conhecimento e julgamento do Conselho da Magistratura. 12.6. Todos os recursos, exceo dos relativos prova objetiva, sero recebidos no Servio de Seleo e Aperfeioamento do Departamento de Recursos Humanos, na Praa Marechal Deodoro, 55, 5 andar, sala 523. 12.7. No sero aceitos recursos por via postal, fax, internet ou similares. 12.8. O rgo Especial do Tribunal de Justia, com a participao e voto do representante da Ordem dos Advogados do Brasil, quando da homologao do concurso, poder, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, apreciando pedido de destaque, excluir candidato integrante da nominata encaminhada pela Comisso de Concurso, inclusive por defeito moral. 12.9. O candidato excludo poder interpor pedido de reconsiderao, sem efeito suspensivo, no prazo de cinco (5) dias. 12.10. Para provimento do pedido de reconsiderao, so necessrios votos da maioria absoluta dos membros do rgo Especial, com a composio prevista no subitem 12.8 deste Edital. 12.11. O julgamento dos recursos pelo Conselho da Magistratura e a homologao dos resultados pelo rgo Especial so definitivos. 13. DAS DISPOSIES GERAIS 13.1. Para ingresso nos locais de prova, o candidato dever exibir o documento de identidade que originou a inscrio. 13.2. Durante a realizao das provas, o candidato que necessitar sair da sala estar sujeito revista com aparelhos detectores de metais.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

22

13.3. Durante a realizao das provas, no sero permitidos o uso de mquina calculadora, computador porttil, inclusive palms e similares, mquina datilogrfica dotada de memria, telefone celular, pager ou qualquer outro meio de comunicao, bem como portar arma. O candidato que se apresentar no local de provas com qualquer tipo de aparelho eletrnico dever deslig-lo e entreg-lo ao fiscal de sala. 13.4. No ser realizada prova fora do local indicado. 13.5. A ausncia do candidato a qualquer uma das etapas, seja qual for o motivo, implicar o cancelamento de sua inscrio. 13.6. Anulada alguma questo das provas, a Comisso de Concurso decidir se a prova ser renovada ou se os pontos relativos questo sero creditados a todos os candidatos. 13.7. O critrio para distribuio dos candidatos em grupos, quando necessrio, ser o da ordem alfabtica.
13.8. Todas as comunicaes individuais e coletivas aos candidatos inscritos no

concurso sero consideradas efetuadas, para todos os efeitos, por sua publicao em edital no Dirio da Justia Eletrnico e no site do Tribunal de Justia. 13.9. A reserva de vagas para pessoas com deficincia obedece a todas as disposies do Captulo IX da Resoluo n. 893/2011 - COMAG. 13.10. O pedido de inscrio do candidato implica a declarao de que conhece este Edital e a Resoluo n. 893/2011 - COMAG e se obriga a respeitar suas prescries. 13.10.1. Qualquer candidato inscrito poder impugnar este Edital, em petio escrita e fundamentada endereada ao Presidente da Comisso de concurso, no prazo de 5 (cinco) dias aps o trmino do prazo para a inscrio preliminar, sob pena de precluso. 13.10.2. A Comisso de Concurso no realizar a primeira prova enquanto no responder s eventuais impugnaes apresentadas na forma do item anterior. 13.11. O concurso ter validade por 2 (dois) anos, contados da data de publicao da homologao do resultado final, prorrogvel, por igual perodo, a critrio do rgo Especial do Tribunal de Justia.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

23

14. DAS DISPOSIES FINAIS 14.1. Os casos omissos neste Edital sero resolvidos pela Comisso de Concurso, observados os termos da Resoluo n. 75/2009 do Conselho Nacional de Justia.

SECRETARIA DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, Servio de Seleo e Aperfeioamento do Departamento de Recursos Humanos, em Porto Alegre, aos dezenove (19) dias do ms de dezembro do ano de dois mil e onze (19/12/2011). Bela. Teresinha Wesz, Diretora do Departamento de Recursos Humanos.

Visto: Desembargador LEO LIMA, Presidente do Tribunal de Justia.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

24

ANEXO I COMISSO DE CONCURSO E EXAMINADORA PRESIDENTE Desembargadora LISELENA SCHIFINO ROBLES RIBEIRO TITULARES Desembargador GUINTHER SPODE Desembargador JOS LUIZ REIS DE AZAMBUJA Desembargadora ISABEL DE BORBA LUCAS Doutor DARCY ROCHA MARTINS MANO (representante da OAB/RS) SUPLENTES Desembargadora AGATHE ELSA SCHMIDT DA SILVA Desembargador LEONEL PIRES OHLWEILER Doutora ANA GRACIEMA GONALVES PEREIRA (representante da OAB/RS) Eventuais alteraes da composio das bancas sero publicadas previamente no Dirio da Justia Eletrnico e divulgadas no site www.tjrs.jus.br.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

25

ANEXO II PROGRAMA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Princpios fundamentais: princpios constitucionais. Repblica Federativa do Brasil. O poder e sua diviso. Estado democrtico de direito. Direitos humanos e seus tratados internacionais protetivos. 2. Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais, coletivos e difusos. Direitos sociais. Direito de nacionalidade. Direito de cidadania. 3. Garantias constitucionais: princpios e preceitos. Direitos e garantias. Mandado de Segurana individual e coletivo. Ao popular. Ao civil pblica. Habeas data. Mandado de injuno. Ao de descumprimento de preceito fundamental. 4. Organizao do Estado: estrutura federativa brasileira. Unio, Estados-Membros, Municpios, Distrito Federal, Territrios. Repartio de competncias. 5. Organizao dos Poderes: Legislativo, Executivo, Judicirio. 6. Poder Legislativo. Processo legislativo. Tribunais de Contas. 7. Poder Judicirio. Organizao Judiciria. Magistrados: prerrogativas, garantias e vedaes. Natureza da jurisdio, seu monoplio e partio das competncias. Independncia e controle externo. Autonomia administrativa e financeira do Poder Judicirio. Funes essenciais justia. 8. Controle de constitucionalidade das leis: sistema difuso e concentrado de constitucionalidade. Inconstitucionalidade: normas constitucionais. Ao direta de inconstitucionalidade. Ao declaratria de constitucionalidade. 9. Estados-Membros: Poderes Executivo e Legislativo. Organizao, competncia, autonomia e limitaes. 10. Municpios: Poderes Executivo e Legislativo. Organizao, competncias, autonomia e limitao. 11. Bases constitucionais da administrao pblica: princpios constitucionais aplicveis. 12. Defesa do Estado e das instituies democrticas. Estado de defesa. Estado de stio. Foras Armadas e Segurana Pblica. 13. Ordem econmica e ordem social. Princpios. A interveno do Estado: condies e possibilidades. A propriedade na ordem econmica: propriedades urbana e rural. Sistema financeiro. Seguridade. Direitos sociais trabalhistas. Direitos polticos. Direitos da nacionalidade. Educao e cultura. Os ndios. 14. Emendas Constitucionais. Contedos.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

26

DIREITO CIVIL DO SISTEMA DO CDIGO CIVIL. Fundamentos axiolgicos. Princpios Gerais de Direito. 2. DAS NORMAS GERAIS DO DIREITO BRASILEIRO. Interpretao da norma jurdica. Direito subjetivo e potestativo. Direitos imprescritveis. Leso de direito. Relao jurdica. Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro (LICC). 3. DAS PESSOAS. 3.1 Pessoa Natural. Da personalidade e da capacidade. Dos direitos da personalidade. Da ausncia. Da curadoria dos bens do ausente. Da sucesso provisria. Da sucesso definitiva. 3.2 Pessoa jurdica. Disposies gerais. Das associaes. Das fundaes. 4. DO DOMICLIO. 4.1 Domiclio da pessoa natural. 4.2 Domiclio da pessoa jurdica. 4.3 Domiclio do incapaz, do servidor pblico, do militar, do martimo e do preso. 5. DOS BENS. 5.1 Bens considerados em si mesmo. Mveis e imveis. Fungveis e consumveis. Divisveis. Singulares e coletivos. 5.2 Bens reciprocamente considerados. Principais e acessrios. Benfeitorias e sua classificao. 5.3 Bens pblicos. Distino dos particulares. Classificao. 6. DOS FATOS JURDICOS. 6.1 Negcio jurdico. Disposies gerais. Requisitos de validade, forma, modo de interpretao e boa-f. 6.2 Representao. 6.3 Condio, termo e encargo. 6.4 Defeitos. Erro substancial. Dolo. Coao. Estado de perigo. Leso. Fraude contra credores. Caractersticas e consequncias. 6.5 Invalidade do negcio jurdico. Negcio nulo. Condies de nulidade. Simulao. Negcio anulvel. Condies de anulabilidade. Convalidao. Requisitos. Decadncia. Prazo. 6.6 Prova dos fatos jurdicos. 7. DOS ATOS JURDICOS LCITOS E DOS ATOS ILCITOS. 7.1 Requisitos de configurao do ato ilcito. 7.2 Excludentes do ato ilcito. 8. DA PRESCRIO E DA DECADNCIA. 8.1 Conceitos. Tratamento dispensado pelo atual Cdigo Civil. Disposies gerais. 8.2 Prescrio. Exceo, renncia, oportunidade de alegao, reconhecimento ex officio e iniciativa do interessado.
1.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

27

8.3 Interrupo e suspenso da prescrio. Causas, fato com origem criminal. Termo legal da prescrio. Solidariedade. Aproveitamento da prescrio. Condies. 8.4 Prazos de prescrio. 8.5 Decadncia. Legal e convencional. Renncia. 8.6 Meios de prova. 9. DAS OBRIGAES. 9.1 Modalidades. Obrigaes de dar. Obrigaes de fazer e no fazer. Obrigaes alternativas, divisveis e indivisveis. Obrigaes solidrias. Solidariedade ativa e passiva. 9.2 Transmisso das obrigaes. 9.3 Adimplemento, inadimplemento e extino das obrigaes. 10. DOS CONTRATOS EM GERAL. 10.1 Normas gerais. Tendncias atuais do Direito Contratual. Autonomia da vontade. Interveno do Estado. Funo social do contrato. 10.2 Formao dos contratos, estipulao em favor de terceiro, promessa de fato de terceiro, vcios redibitrios, evico, contratos aleatrios, contrato preliminar, contrato com pessoa a declarar. Teoria da boa-f objetiva. 10.3 Extino do contrato. Distrato. Clusula resolutiva. Exceo do contrato no cumprido. Resoluo por onerosidade excessiva. 11. DOS CONTRATOS EM ESPCIE. 11.1 Compra e venda. Clusulas especiais compra e venda. Compromisso de compra e venda. Direitos do promitente comprador. 11.2 Permuta, contrato estimatrio, doao, locao de coisas, emprstimo, comodato e mtuo. 11.3 Prestao de servio, empreitada e depsito. 11.4 Mandato, comisso, agncia e distribuio e corretagem. 11.5 Transporte, seguro e fiana. 11.6 Constituio de renda, jogo e aposta. 11.7 Transao e compromisso. 11.8 Contratos agrrios. Parceria e arrendamento. 12. ATOS UNILATERAIS. 12.1 Promessa de recompensa. 12.2 Gesto de negcios. 12.3 Pagamento indevido. 12.4 Enriquecimento sem causa. 13. DA RESPONSABILIDADE CIVIL. 13.1 Obrigao de indenizar. Elementos essenciais responsabilidade civil. 13.2 Responsabilidade sem culpa e atividades perigosas. 13.3 Responsabilidade civil por ato ou fato de terceiro. 13.4 Responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito pblico. Natureza da responsabilidade, atos omissivos, sujeitos passivos, atos judiciais em geral, erro judicirio. 13.5 Indenizao. 14. DA POSSE.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

28

14.1 Conceito e classificao. Deteno. Aquisio. Efeitos e perda. Composse e defesa dos direitos possessrios. 14.2 Posse justa, violenta, clandestina e precria. Posse de boa-f. Constituto possessrio. 14.3 Aquisio, efeitos, desforo prprio. Direitos do possuidor de boa-f. Obrigaes e direitos do possuidor de m-f. Exceptio proprietatis. Perda da posse. 15. DA PROPRIEDADE. 15.1 Direitos inerentes propriedade, finalidades econmica e social, privao do direito de propriedade, situaes. 15.2 Aquisio da propriedade imvel. Modos. Usucapio, tipos e prazos, justo ttulo, acessio possessionis. Aquisio pelo registro do ttulo. 15.3 Aquisio da propriedade mvel: modos, prazos, justo ttulo e boa-f. Tradio. 15.4 Perda da propriedade. Formas. 15.5 Direitos de vizinhana. Uso anormal da propriedade. Meios e formas de aferio. Interferncias justificadas por interesse social. Indenizao. Dano iminente. Ameaa de runa. 15.6 Da passagem forada. Limites entre prdios. Direito de construir. 15.7 Condomnio. Condomnio voluntrio e necessrio. Administrao. Condomnio edilcio. Extino. 15.8 Propriedade resolvel e propriedade fiduciria. Alienao fiduciria. 16. OUTROS DIREITOS REAIS. 16.1 Superfcie. Servido. Forma de constituio, exerccio e extino. Usufruto. Direitos e deveres do usufruturio. Extino do usufruto. 16.2 Uso. Habitao. 16.3 Penhor, hipoteca e anticrese. 17. DIREITO DE FAMLIA - Direitos pessoais. 17.1 Casamento. Formas, pressupostos, capacidade, impedimentos, causas suspensivas, celebrao, provas, nulidade, anulabilidade e eficcia. 17.2 Dissoluo do casamento. Dissoluo da sociedade conjugal e do vnculo matrimonial. Formas, causas, hipteses de impossibilidade de vida em comum. 17.3 Separao, divrcio e proteo da pessoa dos filhos. 17.4 Relao de parentesco, filiao, reconhecimento dos filhos, adoo, poder familiar e bem de famlia. 18. DIREITO DE FAMLIA Direitos patrimoniais. 18.1 Regimes de bens no casamento, usufruto e administrao dos bens dos filhos menores. 18.2 Alimentos. Conceito, abrangncia, finalidade, pressupostos, critrios e caractersticas da obrigao. 19. DA UNIO ESTVEL E DO CONCUBINATO. 19.1 Unio estvel. Conceito, condies, impedimentos, deveres, causas suspensivas do casamento e a unio estvel, regime patrimonial. 19.2 Concubinato. Conceito e reconhecimento judicial.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

29

20. DO DIREITO DAS SUCESSES. 20.1 Da sucesso em geral. Herana e administrao. Vocao hereditria. Aceitao e renncia. Excluso da sucesso. Herana jacente. Petio de herana. 20.2 Sucesso legtima. Ordem de vocao hereditria. Herdeiros necessrios. Direito de representao. 20.3 Sucesso testamentria. Testamento em geral. Capacidade de testar. Testamentos pblico, cerrado e particular. Codicilo. Legados e sua caducidade.Testamentos especiais. Direito de acrescer entre herdeiros e legatrios. Substituies. Deserdao. Reduo das disposies testamentrias. Revogao e rompimento do testamento. 20.4 Inventrio e partilha. Sonegados. Pagamento de dvidas. Colao de bens. Garantia dos quinhes hereditrios. Anulao de partilha. 21. REGISTROS PBLICOS. 21.1 Natureza dos servios. Delegao. F pblica. Lei 8.935/94. 21.2 Registro de imveis. Princpios de regncia do registro imobilirio. Atos sujeitos a registro. Averbaes. 21.3 Registro de Ttulos e Documentos. Atos sujeitos a registro. Sociedades religiosas e partidos polticos. Competncia para registro dos atos constitutivos e estatutos. 21.4 Registro Civil das Pessoas Naturais. Atos sujeitos a registro. 21.5 Tabelionatos de Notas e Tabelionatos de Protestos Cambiais. Competncia dos titulares. DIREITO PROCESSUAL CIVIL Princpios processuais. Contraditrio. Ampla defesa. Motivao. Devido processo legal. Juiz natural. Economia processual. Colaborao entre o rgo judicial e as partes. Princpio dispositivo em sentido material e formal. Princpio da demanda. Estabilidade objetiva e subjetiva da demanda. Imparcialidade e independncia do juiz. Princpio da eventualidade. Perpetuatio iurisdictionis. Princpio da boa-f e lealdade. Princpio da precluso. Princpio da publicidade. 2. Jurisdio. 3. Ao. 4. Partes e procuradores. 5. Competncia. 6. Litisconsrcio. 7. Interveno de terceiro. 8. Juiz. Poderes do juiz. Juzo de fato e de direito. Poderes instrutrios. Limites formais atuao do juiz. Atuao oficiosa. Juzo de equidade. Lacunas na lei e sentena. Conduo do processo. Responsabilidade civil do juiz por perdas e danos. Princpio da imediatidade. Impedimento e suspeio do juiz. 9. rgos judicirios e auxiliares da Justia. Juizados Especiais Cveis. 10. Ministrio Pblico.
1.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

30

11. Atos processuais. Forma. Tempo. Prazos. Comunicao dos atos. Nulidades e sua relativizao. Valor da causa. 12. Prova. Fontes e meios de prova. Regras sobre o nus da prova. Juzos de verossimilhana e de probabilidade. Regra de experincia. Prova indiciria. Avaliao da prova pelo juiz. 13. Formao, extino e suspenso do processo. 14. Processo de conhecimento: procedimentos ordinrio e sumrio. Petio inicial. Resposta. Revelia. Declarao incidental. Julgamento conforme o estado do processo. Audincia. Sentena, coisa julgada e ao rescisria. 15. Liquidao, cumprimento e impugnao da sentena. 16. Execuo em geral. Espcies de execuo. Embargos do devedor. Execuo por quantia certa contra devedor insolvente. Remio. Suspenso e extino do processo de execuo. 17. Tutela de urgncia. Processo cautelar. Teoria geral. Procedimentos cautelares nominados e inominados. Tutela antecipada. Fungibilidade. 18. Procedimentos especiais. Jurisdio contenciosa: consignao em pagamento, depsito, prestao de contas, possessrias, usucapio, inventrio e partilha, embargos de terceiro e monitria. Jurisdio voluntria: interdio, curatela, tutela, separao judicial, divrcio, testamentos e codicilos, herana jacente, ausncia. Aes de alimentos, de acidente do trabalho, de despejo e demais aes da Lei n. 8.245/91 e da Lei n. 4.504/64. 19. Recursos. Teoria geral. Apelao. Agravo. Embargos de declarao. Embargos infringentes. Recursos especial e extraordinrio. 20. Ao rescisria. 21. Assistncia judiciria gratuita (Lei n. 1.060/50). Assistncia jurdica gratuita (art. 134 da CF). 22. Direito Processual Constitucional. A ao civil pblica. Mandado de segurana. Ao popular. 23. Arbitragem. Alienao Fiduciria. 24. Processo eletrnico (Lei n. 11.419/06). DIREITO PENAL 1. Aplicao da lei penal. 2. Crime. Relao de causalidade. Crime consumado e crime tentado. Desistncia voluntria e arrependimento eficaz. Crime impossvel. Crime doloso e crime culposo. Agravao pelo resultado. 3. Tipicidade. Erro sobre elementos do tipo. Descriminantes putativas. Erro determinado por terceiro. Erro sobre a pessoa. Erro sobre a ilicitude do fato. 4. Excluso da ilicitude. 5. Imputabilidade penal. 6. Concurso de pessoas. 7. Penas. Espcies de pena. Penas privativas de liberdade. Regimes. Direitos do preso. Trabalho do preso. Legislao especial. Supervenincia de doena mental. Detrao.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

31

Penas. Penas restritivas de direito. Pena de multa. Cominao das penas. Limite das penas. Concurso de infraes. 9. Aplicao da pena. Suspenso condicional da pena. Livramento condicional. 10. Efeitos da condenao. Reabilitao. Medidas de segurana. 11. Concurso de crimes. Concurso formal. Concurso material. Crime continuado. Erro na execuo. Resultado diverso do pretendido. 12. Ao penal. 13. Extino da punibilidade. 14. Crimes contra a pessoa. Crimes contra a vida. Leses corporais. Periclitao da vida e da sade. Rixa. 15. Crimes contra a honra. Crimes contra a liberdade individual. Crimes contra a inviolabilidade do domiclio. Crimes contra a inviolabilidade de correspondncia. Crimes contra a inviolabilidade dos segredos. 16. Crimes contra o patrimnio. Furto. Roubo. Extorso. Extorso mediante sequestro. Usurpao. Dano. Apropriao indbita. Apropriao indbita previdenciria. Apropriao de coisa havida por erro, caso fortuito ou fora da natureza. Apropriao de coisa achada. Estelionato e outras fraudes. Receptao. 17. Crimes contra a propriedade imaterial. Crimes contra a organizao do trabalho. Crimes contra o sentimento religioso e contra o respeito aos mortos. 18. Crimes contra a dignidade sexual. 19. Crimes contra a famlia. Crimes contra o casamento. Crimes contra o estado de filiao. Crimes contra a assistncia familiar. Crimes contra o ptrio poder, tutela ou curatela. 20. Crimes contra a incolumidade pblica. Crimes contra a segurana dos meios de comunicao e transporte e outros servios pblicos. Crimes contra a sade pblica. Crimes contra a paz pblica. Crimes contra a f pblica. 21. Crimes contra a administrao pblica. Crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral. Crimes praticados por particular contra a administrao em geral. 22. Crimes contra a administrao da justia. Crimes contra as finanas pblicas. 23. Contravenes penais (Lei n. 3.688/41). 24. Crimes de responsabilidade. Crimes de responsabilidade de prefeitos e vereadores (Decreto-Lei n. 201/67). Crimes de abuso de autoridade (Lei n. 4.898/65). 25. Crimes contra a economia popular (Lei n. 1.521/51). 26. Crimes falimentares. 27. Crimes contra o meio ambiente. Crimes definidos no Estatuto do ndio. Crimes do Estatuto da Criana e do Adolescente. Crimes resultantes de preconceito de raa e de cor.
8.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

32

Crimes definidos no Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei n. 9.503/97). Crimes definidos no Estatuto do Desarmamento (Lei n. 10.826/03). Crimes de drogas (Lei n. 11.343/06). Crimes hediondos (Lei n. 8.072/90). Crimes de tortura (Lei n. 9.455/97). 29. Crimes contra a ordem tributria. Crimes contra a relao de consumo. (Leis n. 8.137/90 e n. 8.078/90). 30. Crimes de violncia domstica (Lei n. 11.340/06). 31. Crime contra os idosos (Lei n. 10.741/03).
28.

DIREITO PROCESSUAL PENAL Processo penal em geral. Disposies preliminares. Sistemas processuais. Princpios processuais penais contidos no Cdigo de Processo Penal, em leis ordinrias, na Constituio Federal e nos diplomas internacionais ratificados pelo Brasil. 2. Da fase preliminar do processo penal. Modelos de investigao criminal, poderes e deveres investigatrios. Metodologias investigatrias: agentes encoberto, infiltrado e provocador; delao; intervenes corporais; monitoramento; captaes acsticas e visuais. Atos de investigao, atos de prova e argumentos de prova. 3. Da ao penal e ao civil derivada do ilcito criminal. 4. Jurisdio. Competncia. Questes e processos incidentes. 5. Partes e sujeitos processuais. O Juiz. O Ministrio Pblico. A defesa pblica e a privada. O acusado. Querelante. O assistente da acusao. A vtima. Peritos. Funcionrios da Justia. 6. Da prova. Princpios. Espcies: percias, documentos e testemunhas. O interrogatrio e a confisso do ru. O reconhecimento e a acareao. Provas tpicas e atpicas. Licitude, ilicitude e regras de excluso. Delao. Prova emprestada. 7. Medidas cautelares reais e pessoais. Liberdade e priso. Fiana. Priso domiciliar. Medidas cautelares alternativas e substitutivas da priso. Flagrante. Interceptaes telefnica e de dados. Quebra de sigilo: bancrio e fiscal. Captaes acsticas e visuais. 8. Comunicao dos atos processuais. Citao e intimao. 9. Despachos. Decises interlocutrias. Sentenas. Acrdos. Decises monocrticas. Coisa julgada. 10. Dos processos em espcie. Processos comum, ordinrio, sumrio e sumarssimo. Processos especiais previstos no Cdigo de Processo Penal e em leis especiais. Processo nos crimes de competncia do Tribunal do Jri, em todas as suas fases, com seus componentes jurisdicionais e administrativos. 11. Defeitos processuais. Inexistncia. Irregularidades. Nulidades. Inadmissibilidade. Inutilizao. 12. Sistema recursal criminal. Duplo pronunciamento. Princpios. Requisitos. Apelao. Recurso em Sentido Estrito. Agravo em Execuo. Embargos
1.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

33

Infringentes e de nulidade. Embargos Declaratrios. Recursos previstos na Constituio Federal e nos Regimentos Internos dos Tribunais. 13. Remdios impugnativos autnomos. Habeas Corpus. Reclamao. Mandado de Segurana. Correio Parcial. Reviso Criminal. 14. Execuo Criminal. Princpios, garantias e regras constitucionais aplicveis execuo da pena e aos crceres. rgos da execuo penal. Estabelecimentos penais. Da execuo das penas em espcie. Incidentes e decises. Dos procedimentos administrativos disciplinares e judiciais. 15. Juizados Especiais Criminais. Violncia domstica. Leis n. 9.099/95 e n. 11.340/06. DIREITO ADMINISTRATIVO 1. A Formao Histrica do Direito Administrativo. 2. A Constitucionalizao do Direito Administrativo. 3. Administrao Pblica. Administrao Pblica Direta. rgos Pblicos. Administrao Pblica Indireta. Autarquias. Fundaes Pblicas. Empresas Pblicas. Sociedades de Economia Mista. 4. Princpios da Administrao Pblica. 5. Poderes Administrativos. Normativo. Disciplinar. Hierrquico. Discricionariedade Administrativa. 6. Ato Administrativo. Conceito. Atributos. Elementos. Classificao. Espcies. Extino. Revogao. Invalidao. 7. Processo Administrativo. Conceito. Modalidades. Princpios. Fases do Processo Administrativo. 8. Contratos Administrativos. Caractersticas. Resciso. Modalidades. Equilbrio Econmico-Financeiro do Contrato Administrativo. 9. Licitaes. Princpios. Dispensa e Inexigibilidade. Modalidades. Procedimento. Invalidao e Revogao. Recursos Administrativos. 10. Servios Pblicos. Conceito. Os Servios Pblicos na Constituio Federal. Obra Pblica. Concesso, Permisso e Autorizao. A Parceria PblicoPrivada. 11. Limitaes sobre a Propriedade Privada. Modalidades. Limitao Administrativa. Ocupao Administrativa. Requisio Administrativa. Tombamento. Servido Administrativa. Desapropriao. 12. Bens Pblicos. Classificao. Regime Jurdico dos Bens Pblicos. Aquisio e Alienao. Uso de Bens Pblicos por Particulares. Bens Pblicos em Espcie. 13. Administrao Pblica e o Direito Sade. Noes de Direito Sanitrio. Os Princpios do Direito Sanitrio. Legislao de Direito Sanitrio. 14. Responsabilidade Extracontratual do Estado. Evoluo. Fundamentos da Responsabilidade do Estado. Causas Excludentes e Atenuantes da Responsabilidade do Estado. Responsabilidade do Estado por Omisso. Responsabilidade do Estado e Atos do Poder Legislativo. Responsabilidade do Estado e Atos Jurisdicionais.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

34

15. Controle da Administrao Pblica. Controle Administrativo. Controle Legislativo. Controle Jurisdicional. Controle Jurisdicional de Polticas Pblicas. 16. Servidores Pblicos. Agentes Pblicos. Classificao dos Agentes Pblicos. Cargo Pblico, Emprego Pblico e Funo Pblica. Normas Constitucionais Aplicveis. Aposentadoria. Direitos e Deveres. Responsabilidade. 17. Improbidade Administrativa. Evoluo da Legislao. Lei de Improbidade Administrativa. DIREITO TRIBUTRIO 1. Sistema Tributrio Nacional. Limitaes constitucionais ao poder de tributar. 2. Tributos. Conceito, definio e caractersticas. Determinao da natureza jurdica especfica do tributo. Denominao e destino legal do produto da arrecadao. Tributos diretos e indiretos. 3. Espcies tributrias. Impostos, taxas, contribuio de melhoria, contribuies sociais. Preo pblico, tarifa e pedgio. 4. Competncia tributria. Conceito, espcies e caractersticas. Competncia tributria e capacidade tributria ativa. Limitaes da competncia tributria. 5. Imunidades tributrias. Conceito. Imunidades genricas e imunidades especficas. 6. Normas gerais de Direito Tributrio. Fontes do Direito Tributrio. Vigncia, aplicao, interpretao e integrao da legislao tributria. 7. Norma jurdica tributria. Conceito. Classificao. A regra-matriz de incidncia tributria. 8. O fato gerador da obrigao tributria. Classificaes dos fatos geradores. Efeitos do fato gerador. 9. Obrigao tributria. Obrigao tributria e deveres instrumentais ou formais. Sujeito ativo e sujeito passivo da obrigao tributria. Solidariedade tributria. Capacidade tributria e domiclio tributrio. 10. Responsabilidade tributria. Responsabilidade de sucessores, responsabilidade de terceiros e responsabilidade por infraes. A substituio tributria. 11. Constituio do crdito tributrio. Lanamento tributrio: conceito, natureza jurdica, atributos, alterabilidade, modalidades e reviso. 12. Suspenso da exigibilidade do crdito tributrio. Moratria, depsito do montante integral, reclamaes e recursos administrativos. Parcelamento. 13. Extino do crdito tributrio. Pagamento. Consignao em pagamento. Repetio do indbito tributrio. Pagamento antecipado e homologao do lanamento. Dao em pagamento. Compensao. Transao. Remisso. Decadncia. Prescrio. Converso e depsito em renda. 14. Excluso do crdito tributrio. Iseno e anistia.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

35

15. Infraes e sanes tributrias. Ilcitos administrativos tributrios. Sanes tributrias. 16. Garantias e privilgios do crdito tributrio. Preferncias. 17. Administrao tributria. Fiscalizao. Dvida ativa. Certides negativas. 18. Impostos de competncia tributria dos Estados. Participao direta dos Estados no produto da arrecadao de impostos federais. 19. Impostos de competncia tributria dos Municpios. Participao direta dos Municpios no produto da arrecadao de impostos federais e estaduais. DIREITO EMPRESARIAL 1. Direito de Empresa. 2. Empresrio. Caracterizao e inscrio. Capacidade. 3. Sociedade. Disposies gerais. Sociedade no personificada: sociedade em comum, sociedade em conta de participao. Sociedade personificada: sociedade simples, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade annima, sociedade em comandita por aes, sociedade cooperativa, sociedades coligadas, liquidao da sociedade, transformao, incorporao, fuso e ciso das sociedades, sociedade dependente de autorizao, responsabilidade dos scios e dos administradores das sociedades, proteo da sociedade contra a vontade do scio, unipessoalidade superveniente, falncia de scio, sociedade entre cnjuges. 4. Estabelecimento empresarial. Disposies gerais. 5. Institutos complementares. Registro. Nome empresarial. Prepostos. Escriturao. 6. Empresrio Individual. Direito do Consumidor. Desconsiderao da pessoa jurdica. 7. Recuperao judicial, extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria. 8. Preferncias e privilgios creditrios. 9. Microempresa e empresa de pequeno porte. 10. Ttulos de crdito. 11. Protesto. 12. Interveno e liquidao extrajudicial de instituies financeiras. 13. Propriedades industrial e intelectual. CADE e INPI. 14. Contratos empresariais: compra e venda, comisso, alienao fiduciria em garantia, leasing, factoring e franchising. 15. Cartes de crdito. Sistema financeiro: Pblico e Privado. Operaes bancrias. Contratos de abertura de crdito e de mtuo. DIREITO DO CONSUMIDOR

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

36

1. Dos Direitos do Consumidor. Conceito de Consumidor. Conceito de consumidor por equiparao. Conceito de fornecedor. Conceito de produto e servio. 2. Da Poltica Nacional de Relaes de Consumo. 3. Dos Direitos Bsicos do Consumidor. 4. Da Qualidade de Produtos e Servios, da Preveno e da Reparao dos Danos. Da responsabilidade pelo fato do produto e do servio. Da responsabilidade por vcio do produto e do servio. Da decadncia e da prescrio. Da desconsiderao da personalidade jurdica. 5. Das Prticas Comerciais. Da oferta. Da publicidade. Das prticas abusivas. Da cobrana de dvidas. Dos bancos de dados e cadastros de consumidores. 6. Da Proteo Contratual. Das clusulas abusivas. Dos contratos de adeso. 7. Das Sanes Administrativas. 8. Da Defesa do Consumidor em Juzo. Das aes coletivas para a defesa de interesses individuais. Das aes de responsabilidade do fornecedor de produtos e servios. Da coisa julgada. DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Constituio Federal de 1988 Infncia e Juventude. Normativa Internacional atinente Infncia e Juventude. ECA e Legislao Complementar. Princpios e Definies Gerais do Estatuto da Criana e do Adolescente. Dos Direitos Fundamentais da Criana e do Adolescente. Da Famlia Natural e da Famlia Substituta. Poder Familiar. Guarda. Adoo. Tutela. Da Preveno. Da Poltica de Atendimento. Das Medidas de Proteo e das Medidas Pertinentes a Pais e Responsveis. Da Prtica de Atos Infracionais. Do Conselho Tutelar. 12. Do Acesso Justia. Do Juzo da Infncia e Juventude, sua Competncia, seus Procedimentos e Recursos. Dos Servios Auxiliares. Do Ministrio Pblico. Do Advogado e da Defensoria Pblica. Autorizao para Viagens. Da Proteo Judicial dos Interesses Individuais, Difusos e Coletivos. Dos Crimes e das Infraes Administrativas. DIREITO ELEITORAL

13.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

37

1. Justia Eleitoral. Jurisdio eleitoral especializada. rgos da Justia Eleitoral. Composio e competncia. Atribuies. 2. Direitos polticos e capacidade eleitoral. Cidadania. Alistamento eleitoral. Domiclio eleitoral e transferncia. Suspenso e perda dos direitos polticos. Capacidade eleitoral passiva. Inelegibilidades. Leis Complementares n. 64/1990 e n. 135/2010. Registro de candidaturas. Desincompatibilizao. 3. Processo eleitoral. Convenes partidrias. Candidaturas. Propaganda eleitoral e partidria. Objetivo, limites e vedaes. Prazo. Modalidades. Poder de polcia. Propaganda gratuita no rdio e televiso. Propaganda na internet. Direito de resposta. Pesquisas eleitorais. Arrecadao e prestao de contas. 4. Aes eleitorais. Ao de impugnao ao registro de candidatura. Ao de investigao judicial eleitoral. Recurso contra expedio de diploma. Ao de impugnao de mandato eletivo. Ao por captao ilcita de sufrgio (art. 41-A da Lei n. 9.504/97). Representao por captao e gastos ilcitos eleitorais (art. 30-A da Lei n. 9.504/97). Condutas vedadas (arts. 73 a 77 da Lei n. 9.504/97). Ao rescisria eleitoral. Competncia, procedimentos, legitimidade, prazos, sanes e recursos. 5. Direito penal eleitoral e processo penal eleitoral. Crimes eleitorais. Processo penal eleitoral no primeiro grau e nos Tribunais. Competncia da Justia Eleitoral. Procedimento e recursos. A Lei n. 9.099/95 e o processo penal eleitoral. Garantias eleitorais e priso. DIREITO AMBIENTAL Proteo constitucional ao meio ambiente. Conceito de Direito Ambiental. Fontes. Princpios constitucionais ambientais. Princpio da dignidade da pessoa humana como base para o direito ao meio ambiente equilibrado. Princpio do desenvolvimento sustentvel. Princpio da precauo Declarao do Rio (Rio 92). Princpio da Preveno. Princpio do poluidor-pagador. 2. Repartio de competncias em matria ambiental. Competncia federal. Competncia estadual. Competncia municipal. Competncias privativas, concorrentes e comuns. Poder de polcia. 3. Poltica Nacional do Meio Ambiente. SISNAMA e seus rgos integrantes. O licenciamento ambiental. Zoneamento ambiental. 4. Responsabilidade ambiental na Constituio Federal de 1988. O dano ambiental. Conceito. Responsabilidade penal, administrativa e civil. Formas de reparao. Responsabilidade por risco. 5. Estudo de Impacto Ambiental. Base constitucional. Conceito de meio ambiente e de impacto ambiental. Definies legais. Requisitos do EIA. Relatrio de Impacto Ambiental RIMA. 6. Licenciamento Ambiental. Processo de licenciamento. Licena prvia. Licena de instalao. Licena de operao. Licena ambiental para fins especficos.
1.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

38

Florestas. Cdigo Florestal Lei n. 4.771/65. Competncia estadual. Direito de propriedade em rea florestal. Reserva florestal legal. Ilcitos florestais. Desmatamento. Queimadas. 8. Recursos hdricos. As guas na Constituio Federal de 1988. Regime jurdico. Lei das guas Lei n. 9.433/97. 9. reas de preservao permanente e unidades de conservao. Fundamentos constitucionais. Patrimnio nacional. Unidades de proteo integral e unidades de uso sustentvel. 10. Proteo penal do meio ambiente. Norma penal ambiental. Ilcito penal e ilcito administrativo: concorrncia de sanes. Princpio ne bis in idem. Ambiente como bem jurdico-penal. 11. Delitos ambientais. Lei dos Crimes Ambientais Lei n. 9.605/98. Responsabilidade penal da pessoa jurdica. A ao penal. Processo e procedimento. Penas. Cdigo Florestal. Cdigo Penal. Lei das Contravenes Penais. 12. Aes judiciais de proteo ambiental. Ao civil pblica. Mandado de segurana coletivo. Ao popular. Desapropriao. Tombamento.
7.

SOCIOLOGIA DO DIREITO Introduo sociologia da administrao judiciria. Aspectos gerenciais da atividade judiciria (administrao e economia). Gesto. Gesto de pessoas. 2. Relaes sociais e relaes jurdicas. Controle social e o Direito. Transformaes sociais e Direito. 3. Direito, Comunicao Social e opinio pblica. 4. Conflitos sociais e mecanismos de resoluo. Sistemas no judiciais de composio de litgios.
1.

PSICOLOGIA JUDICIRIA 1. Psicologia e Comunicao: relacionamento interpessoal, relacionamento do magistrado com a sociedade e a mdia. 2. Problemas atuais da psicologia com reflexos no direito: assdio moral e assdio sexual. 3. Teoria do conflito e os mecanismos autocompositivos. Tcnicas de negociao e mediao. Procedimentos, posturas, condutas e mecanismos aptos a obter a soluo conciliada dos conflitos. 4. O processo psicolgico e a obteno da verdade judicial. O comportamento de partes e testemunhas. TICA E ESTATUTO JURDICO DA MAGISTRATURA NACIONAL Regime jurdico da Magistratura nacional: carreiras, ingresso, promoes, remoes. 2. Direitos e deveres funcionais da Magistratura.
1.

Estado do Rio Grande do Sul

Poder Judicirio
Tribunal de Justia

39

3. Cdigo de tica da Magistratura Nacional. 4. Sistemas de controle interno do Poder Judicirio: Corregedorias, Ouvidorias, Conselhos Superiores e Conselho Nacional de Justia. 5. Responsabilidade administrativa, civil e criminal dos magistrados. 6. Administrao judicial. Planejamento estratgico. Modernizao da gesto. FILOSOFIA DO DIREITO
1.

O conceito de Justia. Sentido lato de Justia, como valor universal. Sentido estrito de Justia, como valor jurdico-poltico. Divergncias sobre o contedo do conceito. 2. O conceito de Direito. Equidade. Direito e Moral. 3. A interpretao do Direito. A superao dos mtodos de interpretao mediante puro raciocnio lgico-dedutivo. O mtodo de interpretao pela lgica do razovel. TEORIA GERAL DO DIREITO E DA POLTICA

1. Direito objetivo e direito subjetivo. 2. Fontes do direito objetivo. Princpios gerais de Direito. Jurisprudncia. Smula vinculante. 3. Eficcia da lei no tempo. Conflito de normas jurdicas no tempo e o Direito brasileiro: Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional e Direito do Trabalho. 4. O conceito de Poltica. Poltica e Direito. 5. Ideologias. 6. A Declarao Universal dos Direitos do Homem (ONU). LNGUA PORTUGUESA 1.
2.

Ortografia. Morfologia: estrutura e formao das palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexo nominal e verbal. 3. Sintaxe: o perodo e sua construo. Processos de coordenao e subordinao. Equivalncia e transformao de estruturas. Regncia nominal e verbal. Concordncia nominal e verbal. Pontuao. 4. Leitura e anlise de texto: variedade de texto e adequao de linguagem. Estruturao do texto: relaes entre idias, recursos de coeso, funo referencial de pronomes e nexos. Significao contextual de palavras e expresses. Informaes literais e inferncias. No sero elaboradas questes que envolvam o contedo relativo ao Acordo Ortogrfico promulgado pelo Decreto n. 6.583 de 29/09/2008.

Potrebbero piacerti anche