Sei sulla pagina 1di 2

Instituto de F sica

Mecnica F a sica Ia - 2008/1


Prof. Marcelo Chiapparini

Lista 3 - Movimento circular revisitado e foras de atrito. c 1. No modelo de Bohr do tomo de hidrognio, a velocidade escalar do eltron de aproximadamente a e e e 6 2,2010 m/s. Encontre (a) a fora agindo sobre o eltron enquanto ele gira em uma rbita circular de raio de 0,5301010 m e c e o (b) a acelerao centr ca peta. 2. Um engenheiro deseja projetar uma rampa de sa curva para uma rodovia interestadual de tal forma da que no tenha de depender do atrito para fazer a curva sem deslizar. Suponha que um carro t a pico faa a c curva ` velocidade escalar de 60 km/h e que o raio da curva seja de 50,0 m. Qual o ngulo de inclinao a e a ca que curva deve ter? 3. Gira-se um balde de gua em um c a rculo vertical de raio 1,00 m. Qual a velocidade escalar m e nima do balde quando ele est de cabeza para baixo no topo do c a rculo se nenhuma gua deve ser derramada? a 4. Uma estao espacial de forma de uma roda, com dimetro de 120 m, gira para fornecer gravidade ca a 2 articialde 3,00 m/s para pessoas que esto caminhando na parede interna da extremidade externa. a Encontre a taxa de rotao da roda (em revolues por minuto) que vai produzir esse efeito. ca co 5. Como a Terra gira ao redor de seu eixo, um ponto no Equador tem acelerao centr ca peta de 0,0337 m/s2 , mas um ponto nos plos no tem aceleraao centr o a c peta. (a) Mostre que no Equador a fora gravitacional sobre um corpo tem de exceder a fora normal necessria c c a para suportar o corpo. Isto , mostre que o peso verdadeiro do corpo excede seu peso aparente. e (b) Qual o pesso aparente no Equador e nos plos de uma pessoa com massa de 75,0 kg? (Suponha e o que a Terra seja uma esfera uniforme e considere g=9,80 N/kg.) 6. A Lua translada ao redor da Terra em uma rbita aproximadamente circular de raio 3,84108 m com o um per odo de 27,3 dias. (a) Qual a velocidade escalar da Lua em relao ` Terra? e ca a (b) Calcule a acelerao centr ca peta da Lua a partir de sua velocidade escalar. (c) Determine a aceleraao g criada pela Terra na localizaao da Lua dada pela lei da gravitao universal c c ca g(R) = , R2

onde = GMT = 3, 99 1014 m3 /s2 (G a constante da gravitaao universal e MT a massa da e c Terra) e R a distncia ao centro da Terra. e a Nota histrica: Newton foi a primeira pessoa a resolver esse problema. Ele comparou os resultados dos o itens (b) e (c) para conrmar a validade de sua lei da gravitao, descobrindo que eles concordavam ca muito bem.

7. Um bloco de 25,0 kg est inicialmente em repouso sobre uma superf horizontal. E necessria uma fora a cie a c horizontal de 75,0 N para colocar o bloco em movimento. Aps ele estar em movimento, necessria uma o e a fora de 60,0 N para mat-lo em movimento com velocidade escalar constante. Encontre os coecientes c e de atrito esttico e cintico a partir dessa informaao. a e c 8. Para satisfazer uma exigncia do U.S. Postal Service, os calados precisam ter um coeciente de atrito e c esttico maior o igual a 0,5 quando em contato com uma superf espec a cie ca de cermica. Um tnis a e atltico t e pico tem um coeciente de 0,800. Em uma emergncia, qual o tempo m e e nimo para uma pessoa, a partir do repouso, deslocar-se por 3,00 m em uma superf cermica se ela est calando cie a a c (a) um calado satisfazendo o m c nimo exigido pelo Postal Service? (b) Um tnis atltico t e e pico? 9. Um bloco est numa extremidade de uma prancha de 2 m de comprimento. Erguendo-se lentamente essa a extremidade, o bloco comea a escorregar quando ela est a 1,03 m de altura, e ento leva 2,2 s para c a a deslizar at a outra extremidade, que permanece no cho. e a (a) Qual o coeciente de atrito esttico entre o bloco e a prancha? e a (b) Qual o coeciente de atrito cintico? e e 10. Um bloco lanado para cima, com velocidade de 5 m/s, sobre uma rampa de 45 de inclinao. O e c ca coeciente de atrito cintico entre o bloco e a rampa 0,3. e e (a) Qual a distncia mxima atingida pelo bloco ao longo da rampa? e a a (b) Quanto tempo leva o bloco para subir a rampa? (c) Quanto tempo leva para descer a rampa? (d) Com qu velocidade nal chega ao p da rampa? e e 11. Um bloquinho de massa igual a 100 g encontra-se numa extremidade de uma prancha de 2 m de comprimento e massa 0,5 kg. Os coecientes de atrito esttico e cintico entre o bloquinho e a prancha so, a e a respectivamente, 0,4 e 0,35. A prancha est sobre uma mesa horizontal lisa e de atrito desprez a vel. (a) Com que fora mxima podemos empurrar a outra extremidade da prancha para que o bloquinho c a no deslize sobre ela? a (b) Se a empurramos com uma fora de 3N, depois de quanto tempo o bloquinho cair da prancha? c a 12. Um bloco de massa de 3,00 kg est sendo empurrado para cima contra uma parede por uma fora F que a c faz um ngulo de 60 com a horizontal. O coeciente de atrito esttico entre o bloco e a parede de a a e 0,250. Determine os poss veis valores para o mdulo de F que fazem que o bloco permanea estacionrio. o c a 13. Uma curva semicircular horizontal numa estrada tem 30 m de raio. Se o coeciente de atrito esttico a entre os pneus e o asfalto 0,6, qual a velocidade mxima (em km/h) com que um carro pode fazer a e e a curva sem derrapar?

Potrebbero piacerti anche