Sei sulla pagina 1di 26

Endereamento IP

Nataniel Vieira
nataniel.vieira@gmail.com

Objetivos

Reconhecer estrutura do endereamento IP e demonstrar a habilidade de converter nmeros binrios e decimais de 8 bits. Explicar como os endereos so designados a redes pelos provedores de Internet e dentro de redes pelos administradores.

Endereamento IP

O endereamento uma funo-chave dos protocolos da camada de rede que permitem a comunicao de dados entre os hosts na mesma rede ou em redes diferentes. O Internet Protocol verso 4 (IPv4) permite o endereamento hierrquico para pacotes que transportam dados.
3

Endereamento IP
Um endereo de Internet (endereo IP) um nmero binrio de 32 bits nico atribudo a um host e usado para toda a comunicao com o host. Mas o que um bit? A palavra "bit" a contrao de "binary digit" ou "dgito binrio". Um conjunto de 8 bits forma um byte, e um conjunto de 1024 bytes forma um kilobyte (ou kbyte).
4

Bit
Qualquer circuito eletrnico baseado em transstores, componentes extremamente simples, que permitem apenas dois estados: podem estar ligados ou desligados. J que todo tipo de dado a ser processado precisa ser codificado em sequncias destes dois valores, foi criado o sistema binrio, que permite representar qualquer tipo de informao, ou de operao aritmtica atravs da combinao dos nmeros 1 e 0, chamados de bit.

Bit
Um nico bit permite apenas duas combinaes (1 ou 0), dois bits permitem 4 combinaes, 3 bits permitem 8 combinaes e assim por diante. Com 8 bits, temos o suficiente para um caracter de texto no sistema ASCII, com 24 bits temos o suficiente para um ponto numa imagem truecolor, com 128 bits, temos o suficiente para gerar uma sofisticada chave de encriptao, e por a vai.
6

Hierarquia de endereos IP

Cada endereo IP de 32 bits dividido em duas partes: Prefixo: responsvel por identificar a rede fsica ao qual o computador est acoplado. Sufixo: responsvel por identificar um computador individual naquela rede.
7

Tipos de comunicao
Em uma rede IPv4, os hosts podem se comunicar atravs de um desses trs modos: Unicast - o processo de envio de um pacote de um host para um host individual Broadcast - o processo de envio de um pacote de um host para todos os hosts numa rede Multicast - o processo de envio de um pacote de um host para um grupo de hosts selecionados

Tipos de endereos IP
Dentro do intervalo de endereo de cada rede IPv4, temos trs tipos de endereo: Endereo de rede - O endereo pelo qual nos referimos rede Endereo de broadcast - Endereo especial usado para enviar dados a todos os hosts da rede Endereos de host - Os endereos designados aos dispositivos finais da rede

Tipos de endereos IP

Loopback: um endereo especial que os hosts usam para direcionar o trfego para si mesmos. Sua representao pelo endereo IPv4 127.0.0.1.O endereo de loopback cria um mtodo de atalho para aplicaes e servios TCP/IP que rodam no mesmo dispositivo para se comunicarem com outros.

10

Tipos de endereos IP

Endereos Locais de Link: Os endereos IPv4 no intervalo de endereos de 169.254.0.0 a 169.254.255.255 (169.254.0.0 /16) so designados como endereos locais de link. Esses endereos podem ser automaticamente designados ao host local pelo sistema operacional nos ambientes em que no houver configurao IP disponvel.
11

Tipos de endereos IP

Rota padro: usada como rota geral quando uma rota mais especfica no est disponvel. O uso desse endereo tambm reserva todos os endereos no intervalo de endereo 0.0.0.0 0.255.255.255 (0.0.0.0 /8). A rota padro representada em IPv4 com: 0.0.0.0
12

Classes de endereos IP
Classe A: Utilizada em em locais que necessitam de uma rede com grande agrupamento de mquinas. Classe B: usados nos casos onde a quantidades de redes semelhante quantidade de computadores. Classe C: Utilizada em locais que necessitam de uma grande quantidade de redes, mas com poucos computadores em cada rede. Classe D: Utilizada para mensagens multicast, o que permite a entrega a um conjunto de computadores. Classe E: Reservado para uso futuro.
13

Endereos Privados
No difcil de perceber que no chegam para todos os computadores do mundo que esto ligados Internet. H vrias solues para ultrapassar este problema, a mais importante so os endereos IP privados.

14

Notao posicional

Aprender a converter de binrio para decimal exige entendimento da base matemtica de um sistema de numerao chamado notao posicional. Notao posicional significa que um dgito representa valores diferentes dependendo da posio que ocupa.
15

Converso de binrio para decimal

16

Converso de decimal para binrio

17

Converso de decimal para binrio

18

Mscara de sub-rede

O prefixo e a mscara de sub-rede so modos diferentes de representar a mesma coisa: a poro de rede de um endereo. Como mostrado na figura, um prefixo /24 expresso na mscara de sub-rede 255.255.255.0 (11111111.11111111.11111111.00000000). Os bits restantes (do ltimo octeto) da mscara de sub-rede so zeros, indicando o endereo de host dentro da rede.
19

Lgica AND
O uso da operao AND uma das trs operaes binrias bsicas usadas em lgica digital. As outras duas so OR e NOT. O AND lgico a comparao de dois bits que geram os seguintes resultados:

1 AND 1 = 1 1 AND 0 = 0 0 AND 1 = 0 0 AND 0 = 0


20

Lgica AND

O endereo de host tratado logicamente pelo uso da operao AND com sua mscara de subrede para determinar o endereo de rede ao qual o host associado. Quando se usa a operao AND entre o endereo e a mscara de sub-rede, o resultado o endereo de rede.

21

Lgica AND

22

Configurando IP manual

Inserir o endereamento adequado conforme exemplo da figura. Identificando seu IP: Ipconfig / all (windows) Testando se um IP est disponvel: Ping endereo IP (windows) Ex: ping 192.168.200.4
23

Configurando IP dinmico
Devido aos desafios associados ao gerenciamento de endereos estticos, os dispositivos dos usurios finais em geral tm endereos dinamicamente atribudos, usando o protocolo DHCP O DHCP ativa a atribuio automtica de informaes de endereamento, como endereo IP, mscara de sub-rede, gateway padro e outras informaes de configurao.
24

Exerccio: Converso de bases

25

Referncias

http://www.hardware.com.br/termos/bit http://192.168.200.4/CCNA - Mdulo 1 COMER, Douglas. Redes de Computadores e Internet - 2.ed. Porto Alegre Bookman, 2001.

26

Potrebbero piacerti anche