Sei sulla pagina 1di 13

Captulo 16 LINFTICOS

Estrutura e funes dos linfticos

Funes Como consequncia da presso onctica os lquidos saem das extremidades arteriais dos capilares e so reabsorvidos parcialmente nas extremidades venosas.

http://en.wikipedia.org/wiki/Lymphatic_system Fig. 16.1 Presso oncotica

O lquido no absorvido incorpora-se no lquido intersticial. O lquido intersticial e as protenas plasmticas devem voltar ao sangue para manter a volmia normal. E este no papel dos vasos linfticos.

Capilares linfticos

Se bem que semelhantes aos capilares sanguneos, so muito permeveis, devido a: As suas clulas endoteliais no esto solidamente ligadas. Os seus bordos cavalgam laxamente constitudo disjunes que se abrem quando a presso do lquido intersticial mais elevada. Os feixes dos filamentos de unio ancoram as clulas endoteliais s fibras colagnias de modo que todo o aumento do volume do lquido exerce uma traco sobre as disjunes.

As protenas dos lquidos intersticiais no entram nos capilares sanguneos mas entram nos linfticos. Quando os tecidos esto inflamados, os capilares enchem-se de buracos que lhes permite a captao de agentes patognicos e clulas cancerosas que podero chegar circulao sangunea.

http://www.cayuga-cc.edu/people/facultypages/greer/biol204/lymphatic1/lymphatic1.html Fig. 16.2 Capilares linfaticos

Quilferos Nas vilosidades intestinais encontram-se capilares altamente especializados, os quilferos que transportam a linfa dos intestinos para o sangue.

Vasos linfticos Os vasos linfticos so anlogos s veias mas tm paredes mais delgadas, mais vlvulas e mais anastomoses. O trajecto dos vasos superficiais paralelo ao das veias e o dos profundos ao das artrias.

http://en.wikipedia.org/wiki/Lymphatic_system Fig. 16.3 Vasos linfaticos

Os capilares confluem em colectores, depois em troncos e finalmente em canais. Os troncos so denominados conforme as regies que servem lombar, broncomediastnico, subclvia, jugular, intestinal. A linfa atinge finalmente dois grandes canais, linftico direito e torcico, que iro desembocar na juno das veias jugular interna e subclvia.

http://www.cayuga-cc.edu/people/facultypages/greer/biol204/lymphatic1/lymphatic1.html Fig. 16.4 Sistema linftico

Capilares

Colectores

Troncos

Canais

Canal torcico

Circulao sistmica
Fig. 16.5 Organizao do sistema linftico

Circulao da linfa A linfa circula graas aos seguintes factores: Efeito de propulso das contraces musculares Valvas Variaes de presso na cavidade torcica Contraces rtmicas dos msculos lisos das paredes dos troncos linfticos e do canal torcico

Clulas e tecidos linfticos Linfcitos . A sua maturao transforma-os em clulas imunocompetentes. Existem duas variedades, os linfcitos T e B. Os linfcitos T dirigem directamente a reaco inflamatria e alguns deles atacam directamente as clulas estranhas. Os linfcitosB produzem plasmocitos que imobilizam os antignios at as clulas serem imobilizadas pelos macrfagos.

http://perso.orange.fr/pic-vert/immuno1.htm Fig. 16.6 Funes do sistema linftico

Tecido linftico ou linfoide uma variedade de tecido conjuntivo laxo, o tecido reticular. Predomina em todos os orgos linfticos excepto o timo. Os macrfagos esto ligados s fibras do tecido linfoide. Os espaos livres da rede esto cheios de linfcitos. O tecido linfoide difuso compe-se de alguns elementos reticulares dispersos encontrando-se em maior quantidade na lmina prpria das mucosas e nos ndulos linfticos. Ganglios linfticos A linfa filtrada atravs dos gnglios linfticos agrupados ao longo dos vasos linfticos. Em geral so invisveis porque so envolvidos por tecido conjuntivo. Encontram-se grupos extensos de gnglios perto das superfcies da virilha, axila e pescoo, assim como na cavidade abdominal. Desempenham o papel de filtros graas aos macrfagos e contribuem para a activao do sistema imunitrio.

Estrutura Cada gnglio est rodeado por uma cpsula de tecido conjuntivo denso. Trabculas incompletas dividem-nos em lbulos. O esqueleto interno ou estroma sustenta a populao flutuante de linfcitos. Os gnglios contm o crtex e a medula. O crtex contem massas muito densas de folculos e muitos deles tm centros germinativos com linfcitos B em diviso. As clulas dendrticas encapsulam em parte os folculos e esto em contacto com o resto do cortex que contem linfcitos T em trnsito. Os cordes medulares so prolongamentos finos e profundos do crtex abrigando linfcitos e plasmticos e dando medula a sua forma. Os gnglios so percorridos por seios linfticos de capilares linfticos atravessados por fibras reticulares. Sobre estas fibras encontram-se muitos fagcitos que fagocitam partculas estranhas quando a linfa est nos seios.

http://www.cancer.gov/cancertopics/understandingcancer/immunesystem/Slide7

http://www.acm.uiuc.edu/sigbio/project/updated-lymphatic/lymph7.html

http://pleiad.umdnj.edu/~dweiss/normal_node/normal_node.html Fig. 16.7 Gnglios linfticos

Circulao nos gnglios A linfa entra pelos vasos linfticos aferentes no lado convexo do gnglio, passa para um grande seio, o seio subcapsular e escoa-se depois por seios de menores dimenses e depois penetra nos seios medulares, saindo pela parte cncava pelos vasos linfticos eferentes. Como os eferentes so menos numerosos, a linfa para um pouco no gnglio o que facilita o trabalho aos linfcitos e macrfagos. Em geral a linfa deve atravessar vrios gnglios para ficar purificada. Vasos linfticos aferentes

Seio subcapsular

Seios de menores dimenses

Seios medulares

Vasos eferentes

http://www.microbiologybytes.com/iandi/2b.html Fig.16.8 Circulao nos gnglios

Outros rgos linfticos Bao O bao um orgo mole ricamente irrigado, situado do lado esquerdo da cavidade abdominal, abaixo do diafragma e encurva-se volta da parede anterior do estmago.

http://www.acm.uiuc.edu/sigbio/project/updated-lymphatic/lymph6.html Fig. 16.9 Situao do bao

um stio de proliferao de linfcitos e de elaborao da resposta imunitria. Extrai os glbulos e plaquetas deteriorados e retira restos e corpos estranhos. Alem disso armazena produtos de degradao dos eritrcitos para sua reutilizao, a sede da eritropoiese no feto e armazena 39% das plaquetas. rodeado por uma cpsula fibrosa que se prolonga para o interior por trabculas contendo linfcitos e macrfagos. Contem ainda muitos eritrcitos. A polpa branca contem principalmente linfcitos B e T. A polpa vermelha contem os seios venosos, regies com tecido reticular contendo eritrcitos e muitos macrfagos.

http://www.acm.uiuc.edu/sigbio/project/updated-lymphatic/lymph6.html Fig. 16.10 Polpa branca e polpa vermelha

Timo

http://www.microbiologybytes.com/iandi/2b.html

uma glndula bilobada que s importante nos primeiros anos de vida. No recm nascido est situado abaixo do pescoo estendendo-se at ao mediastino onde cobre parcialmente o corao. Hormonas Graas s hormonas que segrega, a timosina e a timopoietina) torna os linfcitos T imunocompetentes, criando linfcitos especificos para cada antignio e permite-lhes distinguir o self do no self.

Maturao dos timocitos A gerao das clulas T faz-se em trs fases: Uma populao rara de progenitores hematopoiticos entra no timo e multiplica-se por diviso celular. Em seguida estes timocitos imaturos fabricam receptores distintos por rearranjo gentico. Estes timocitos iro sofrer um processo de seleco que tornar uns funcionais (seleco positiva) e eliminar outros (seleco negativa). Regresso do timo O timo desenvolve-se at infncia e a partir da regride para no idoso ser apenas uma massa de tecido adiposo. O timo s serve para a maturao dos linfcitos T pois que devido barreira hematotimica, os antigenios no penetram no timo.

Amgdalas Formam um anel de tecido linftico volta da entrada da faringe onde aparecem como tumefaces. Recolhem e destroem a maior parte dos agentes patognicos transportados pelo ar. A massa das amgdalas no est totalmente encapsulada e o epitio invagina-se profundamente para formar as criptas amigdalinas.

Massas de gnglios linfticos Os gnglios linfticos agregados ou placas de Peyer encontra-se na parede do ileon e parte distal do delgado. No apndice encontram-se outros gnglios. Estas formaes e as amgdalas constituem as formaes linfticas associadas s mucosas (MALT).

BIBLIOGRAFIA

Bao http://en.wikipedia.org/wiki/Spleen http://jama.ama-assn.org/cgi/reprint/294/20/2660.pdf http://en.wikipedia.org/wiki/Splenic_disease http://www.merck.com/mmhe/sec14/ch179/ch179a.html#sec14-ch179-ch179a-550 http://home.comcast.net/~wnor/spleen.htm http://www.betterhealth.vic.gov.au/bhcv2/bhcarticles.nsf/pages/Spleen_explained http://www6.ufrgs.br/favet/imunovet/molecular_immunology/organsimmune.html#sple en

Linfticos http://www.cayugacc.edu/people/facultypages/greer/biol204/lymphatic1/lymphatic1.html http://en.wikipedia.org/wiki/Lymphatic_system http://www.besthealth.com/besthealth/bodyguide/reftext/html/lymp_sys_fin.html http://jcb.rupress.org/cgi/content/full/163/2/209 http://jem.rupress.org/cgi/content/full/204/10/2349 http://www.emc.maricopa.edu/faculty/farabee/BIOBK/BioBookIMMUN.html

Tecido linfoide http://www.acm.uiuc.edu/sigbio/project/updated-lymphatic/lymph7.html http://pim.medicine.dal.ca/lymph.htm http://www.lab.anhb.uwa.edu.au/mb140/CorePages/Lymphoid1/lymph1.htm http://www.dmi.ly/PDF/1-primary%20lymphoid%20tissues-1.pdf Ilustraes- tecido linfoide http://www.cancer.gov/cancertopics/understandingcancer/immunesystem/Slide7

Timo http://en.wikipedia.org/wiki/Thymus http://radiographics.rsnajnls.org/cgi/content/full/26/2/335 http://www.jimmunol.org/cgi/content/full/173/11/6515 http://www.embryology.ch/anglais/qblood/lymphat03.html

Potrebbero piacerti anche