Sei sulla pagina 1di 18

INFORMTICA BSICA

MDULO 01: NOES DE MICROINFORMTICA

NDICE 1 Introduo: Noes de microinformtica 1.1 Conhecendo o computador 1.1.1 Tipos de computadores 1.1.2 O que hardware? 1.1.3 CPU Unidade Central de Processamento (Processador) 1.1.4 Teclado 1.1.5 Mouse 1.1.6 Monitor ou Tela 1.1.7 Discos (flexveis e rgidos) 1.1.8 CD ROM 1.1.9 Memria 1.1.10 Impressoras 1.1.11 Placa fax-modem 1.1.12 Placa de som/kit multimdia 1.2 Como funciona o computador 1.2.1 O que um software? Um Programa ou Sistema? 1.2.2 Ligando/desligando o computador 1.2.3 Problemas freqentes 1.3 Rede de computadores 1.4 Estrutura de um Computador 1.4.1 Unidade de disco (lgica) 1.4.2 Diretrio ou pasta 1.4.3 Arquivo 1.5 Localizando uma Informao 1.6 Informaes sobre o mundo da informtica 1.6.1 Vrus de computador 1.6.2 Pirataria 1.6.3 Segurana da informao 1.6.4 Profissionais da rea de informtica 1.7 Falando um pouco de INTERNET 1.8 Unidades de Medidas em informtica

-1-

1. 1.1

Introduo: Noes de microinformtica Conhecendo o computador

A palavra informtica pode ser traduzida como a cincia que trata e usa a Informao. Outro conceito utilizado de que toda informao, ou dado, deve sofrer alguma mudana ou alterao para que possa ser repassada adiante. Po exemplo em uma soma de dois nmeros, mesmo se feita mentalmente, nosso crebro precisa conhecer quais os nmeros que sero somados, alm das regras de uma soma. Ento nos apresentar qual o resultado. Nisto tudo foi dado um tratamento nas informaes (os dois nmeros somados e o resultado), ou seja, houve um Processamento dos Dados para alcanar um resultado. ai que entra o computador, como sendo uma mquina inventada pelo homem para auxiliar na execuo de tarefas que tratem a informao e processem dados de forma rpida segura e confivel. Uma calculadora, por exemplo, usa forma de clculos que permite com que tenhamos um resultado de uma operao matemtica (soma, multiplicao, etc.) muitas vezes mais rpida do que se tivssemos que calcular usando lpis e papel ou at mesmo de cabea. O computador funciona da mesma forma. Ele calcula o resultado rapidamente e nos apresenta a resposta. O que difere e torna-o mais completo que a calculadora do nosso exemplo, que o computador possui formas diferentes de mostrar o resultado, seja na tela, impresso, ou at mesmo falando a resposta. Alm disso o computador tem mais utilidade, executando tarefas bem mais complexas que clculos matemticos, por exemplo ser utilizado para substituir a mquina de escrever na edio de textos, ou para desenhar, etc. O seu funcionamento d-se atravs de comandos, ou seja, h a necessidade de dizermos de alguma forma como deve ser feito cada passo daquilo que queremos que seja executado. A isto d-se o nome de comando ou instruo. No final deste mdulo veremos uma explicao mais completa sobre o computador. Por enquanto podemos aprender que Computador uma mquina utilizada para auxiliar o homem na execuo de tarefas que exigem rapidez e qualidade no tratamento de informaes. Porm ele no possui vontade prpria, sendo necessrio repassar de forma clara e completa as instrues de como deve ser feito o trabalho solicitado.

-2-

1.1.1

Tipos de computadores

PC Personal Computer (Computador pessoal ): o mais utilizado. Lanado inicialmente pela IBM, atualmente so vrios os fabricantes deste tipo de mquina. Foi definido para uso pessoal das pessoas, sendo conhecido tambm como DeskTop (Em cima da mesa). WorkStation (Estao de trabalho): uma mquina de uso mais profissional (por isso mais cara) e caracteriza-se pela grande capacidade e velocidade no processamento de informaes. Muito usado em atividades que usam desenhos e grficos. Notebook (Laptop): So computadores semelhantes aos PCs, porm tem a caractersticas de serem portteis, ou seja, podem ser transportador em uma simples maleta e possuem baterias que permitem seu funcionamento mesmo desligado da rede eltrica. PalmTop: So um misto de computador e agenda pessoal. Possuem uma certa capacidade para processar informaes, principalmente aquelas que exigem registros (pode ser de dirio, agenda, Tc). Telefone Celular 1.1.2 O que hardware?

a parte fsica da Informtica. So os equipamentos que compem o ambiente de computao onde trabalhamos. Por exemplo: O monitor onde so apresentadas as informaes (letras, nmeros, desenhos, etc. A origem desta palavra, da lngua inglesa, significa: HARD = rgido, duro e WARE (parte de algo ou elemento/mercadoria para algum uso). Portanto Hardware a parte fsica (consistente, concreta) do computador. Podem ser identificados pela sua funo: de entrada, ou seja serve para repassarmos ao computador alguma informao. Exemplo: o teclado. Ou de sada, servem para mostrar as informaes aos usurios. Exemplo: A tela. Temos ainda aqueles equipamentos que servem somente para carregar as informaes de um equipamentos ao outro. Por exemplo o cabo da impressora. A seguir veremos alguns tipos de hardware.

-3-

1.1.3

CPU Unidade Central de Processamento (Processador)

onde so processadas as instrues e os comandos. Pode-se dizer que o crebro do computador. quem comanda todas as demais parte da mquina de forma ordenada e rpida. onde ocorrem os clculos e onde as informaes so recebidas e processadas para apresentar o resultado exigido. A CPU identificada atravs do nome que o fabricante define e tambm pela velocidade de funcionamento. Alguns exemplos de CPU, ou processador: Pentium 133 Mhz significa que o fabricante a Intel e que sua velocidade de 133 milhes de operaes por segundo. K6 II 300 Mhz significa que o fabricante a AMD e sua velocidade de 300 milhes de operaes por segundo. Existe a possibilidade de que at o final do ano 2000 j tenhamos processadores de at 1000Mhz, o que significa capacidade de processar at um bilho de operaes por segundo.

1.1.4

Teclado

um equipamento formado por teclas com as letras, nmeros e outros caracteres ou smbolos. Serve exclusivamente para repassarmos informaes ao computador, por isso ele um equipamento de entrada de dados. Existem vrios tipos e modelos de teclados, mas os mais utilizados no Brasil so aqueles que possuem os acentos da lngua portuguesa, alm do ccedilha (). Podemos digitar tambm outros caracteres alm daqueles impressos nas teclas. Para isso precisamos saber qual a combinao de teclas que gera esse caracter ou que executa determinado comando. Por exemplo, no editor de texto Word, se pressionarmos as teclas <CONTROL> e <L> em conjunto, executar o comando para pesquisa de palavras no texto.

1.1.5

Mouse

Mais um tipo de equipamento de entrada de dados. O mouse possui sensores que identificam se o mesmo foi movimentado para cima/baixo ou esquerda/direita. Cada movimento no mouse gera um movimento no mesmo sentido e direo do cursor na tela.
-4-

Alm disso, ele possui dois ou mais botes, dependendo do modelo, que varia de funo conforme o programa que estamos utilizando. Por exemplo, no Windows, ao clicarmos duas vezes com o boto esquerdo em um programa, o mesmo ser executado. Se clicarmos uma vez com o boto direito, surgir a tela de atalho com alguns comando referente aquele arquivo selecionado.

1.1.6

Monitor ou Tela

Diferentemente do mouse e do teclado, a tela, ou monitor, ou ainda terminal de vdeo, utilizada para sada das informaes, pois apresenta aos usurios os resultados esperados com o processamento e execuo de determinado comando. Os monitores so medidos por polegada. Os mais utilizados so os de 14 e de 15 polegadas.

1.1.7

Discos (flexveis e rgidos)

Os discos so dispositivos que servem para armazenar (guardarmos) informaes para uso posterior. Podem ser removveis, tambm chamados de flexveis: Disco flexvel ou disquetes: Possui como caracterstica pouco espao para gravao de dados. Os tamanhos usados so 5 e 3 de polegada. Capacidade at 1,44 MB padro. Ou fixos, tambm chamados de rgidos: Disco rgido ou winchester. A capacidade de armazenamento depende do modelo e do fabricante. Atualmente encontramos computadores com discos rgidos com capacidade variando de 3 a 12 GB, mas existem outros com capacidade bem acima destes nmeros.

1.1.8

CD ROM

Armazena at 650 MB e funciona com leitura tica, ou a laser. o mesmo CD utilizado para gravao de msicas.

-5-

1.1.9

Memria

A memria de um computador serve basicamente para armazenamento daquelas informaes mais utilizadas pelo computador, para que, ao acesslas, o processador utilize menos tempo do que levaria se acessasse diretamente de um dos discos da mquina. A diferena fundamental com relao aos discos (fixos e removveis) a capacidade de armazenamento (geralmente entre 16MB e 128 MB), mas principalmente o fato de que ao desligarmos o computador, todas as informaes gravada na memria so perdidas, no ficando gravado neste dispositivo para uso posterior. Esta memria conhecida tambm pela sigla RAM (Memria de Acesso Randmico).

1.1.10

Impressoras

As impressoras so equipamentos que permitem a apresentao das informaes em papel. Existem vrios tipos de impressoras. A qualidade e velocidade de impresso depende do tipo que usamos. As mais encontradas so matricial (modelos mais antigas), laser e jato de tinta, podendo ser colorida ou monocromtica (preto e branco). Pela sua particularidade em exibir informaes impressas, este equipamento considerado de sada.

1.1.11

Placa fax-modem

A funo da placa de fax-modem interligar o computador a outros atravs de uma linha de comunicao de dados (de telefone). Estas placas so identificadas pela velocidade com que enviam e recebem informaes atravs dessa linha. Atualmente encontramos placas de 33.200 bps e 56 KB. Esta medida significa a quantidade de bits transmitidos/recebidos, por segundo.

-6-

1.1.12

Kit multimdia

um conjunto de equipamentos, cuja principal funcionalidade o de processar, armazenar e apresentar efeitos multimdia aos usurios. Por exemplo um arquivo de som, imagens e grficos, vdeos, etc. Os principais componentes do kit multimdia so: Drive de CD: Serve para ler/gravar no CD Placa de Som: Converte os sinais e comandos do computador em sons que sejam audveis ao ouvido humano. Caixa acsticas amplificadas: Servem para reproduzir os sons enviados pela placa de som. Microfone: Utilizado para gravao de sons Discos CD: Conforme item 1.1.7 acima.

-7-

1.2

Como funciona o computador

O computador pode ser descrito de forma simplificada como uma mquina constituda de partes que funcionam de forma ordenada e conjunta, com alto grau de desempenho. Possui partes que servem para comunicar-se com quem est trabalhando com ele. Tanto para receber informaes (de entrada) como para mostrar resultados (de sada). Para que as suas partes funcionem corretamente (hardware), necessrio repassar ao computador todos os comandos e aes que devem ser executadas. Qualquer problema ou erro que o responsvel faa, refletir diretamente no funcionamento de todo o sistema, podendo inclusive causar danos irreversveis a todo o sistema. 1.2.1 O que um software? Um Programa ou Sistema? Software (SOFT: Macia; WARE: Parte) a parte responsvel pelo funcionamento dos equipamentos (hardware). Como visto acima, repassamos comandos e aes que so criados para dar funcionamento ao computador. Programas so conjunto de comandos, e sistema so todo o conjunto de programas e mquinas que de alguma forma esto interligadas para executar e prover resultados esperados. Por exemplo, um sistema que demonstra como as partes funcionam de forma uniforme o sistema respiratrio. O oxignio recebido pelo corpo humano (entradas) e transformado (processado) em gs carbnico (sada) atravs de todos os componentes deste sistema (nariz, garganta, brnquios, pulmo, boca, etc.) (hardware). Se uma destas partes falhar, ocorre um colapso (falha) que pode causar danos irreversveis a todo o sistema (morte). No nosso exemplo, um dos resultados que este sistema nos apresenta a prpria manuteno da vida, por isto muitas vezes os principais resultados apresentados servem para que outros sistemas tambm consigam realizar suas tarefas. Quando isso ocorre, um sistema gerando dados e informaes para outro, dizemos que existe uma interface, ou seja, existe uma ligao entre sistemas que determina o bom funcionamento de ambos. A tarefa de criar programas de computador, como o prprio nome diz, chama-se programao e utiliza diversas formas para comunicar-se com as mquinas. A principal utiliza seqncia de comandos atravs de uma linguagem de programao. Com ela possvel repassar ordens ao

-8-

computador de forma compreensvel ao homem e traduzi-la em outra que a mquina consiga interpretar (linguagem de mquina). 1.2.2 Ligando/desligando o computador Como j visto, as mquinas executam e funcionam de forma ordenada e completa. Isto se reflete desde que ligamos at desligarmos o computador. Ao ligar, so executados alguns procedimentos para que todo o sistema inicie seu funcionamento atravs da verificao da existncia ou falha das partes. Se ocorrer um erro que impossibilite ao computador funcionar como por exemplo o teclado no estiver ligado corretamente, ser exibida uma mensagem e no haver possibilidade de continuar. Outros erros, no to graves podem permitir que o computador funcione, mesmo que de forma incompleta. Por exemplo no ter um impressora ligada. Esta verificao ocorre ao ligarmos o computador. Igualmente, ao desligarmos, faz-se necessrio alguns procedimentos para permitir que todo o sistema seja preparado. Pode-se deslig-lo simplesmente pressionando o boto de Liga/Desliga, porm existem formas corretas para evitar problemas quando formos utiliz-lo novamente.

1.2.3 Problemas freqentes Apesar do computador possuir as caractersticas, j citadas, quando da execuo de tarefas, temos vrios exemplos de falhas em equipamentos e programas por simples detalhes, passados desapercebidos por quem criou os programas. As principais ocorrncias podem ser separadas de duas formas: De equipamento (hardware) ou fsico: Quando alguma parte da mquina ou toda ela, sofre algum tipo de problema ou ocorrncia. Exemplos: Falta de energia eltrica, disco danificado, monitor queimado, teclas soltas, mouse no funciona, impressora sem tinta, fim de papel na impressora, etc. De comando/ao (software) ou lgico: Quando de alguma forma, os programas no executam corretamente e, consequentemente no apresentam os resultados esperados. Os computadores, atravs da Linguagem de Programao, executam exatamente aquilo que interpretam como um
-9-

comando, portanto se o mesmo escrito de forma incorreta, ocorrer erro na execuo. Exemplos: Indicar um clculo com soma (+) quando o correto seria uma subtrao (-), pedir uma lista em ordem alfabtica de nome quando o desejado era em ordem de data de nascimento, ou indicar uma impresso colorida em um desenho que tem somente preto e branco. Os exemplos citados no geram erro, mas no apresentam na realidade o resultado esperado. Isto devido incapacidade do computador em discernir o que realmente se desejava . Um exemplo de erro que impossibilita prosseguir o funcionamento e execuo: Comandar o computador para utilizar um arquivo chamado XX, porm o nome correto YY. Como o arquivo no existe, o computador no conseguir utilizar o arquivo necessrio e interromper o programa acusando o erro.

- 10 -

1.3

Rede de computadores

Os computadores so mquinas que funcionam tanto isoladas, ou seja, no necessitam estar ligadas a outras, como tambm conectadas com outras mquinas. Esta ligao entre dois ou mais computadores chama-se Rede. Muitos ganhos e facilidades podem ser obtidos com o trabalho em rede e variam conforme o caso, mas podemos citar alguns como sendo os mais importantes: Compartilhar recursos: Utilizar uma impressora ou um cd-rom de outro computador. Trocar informaes (arquivos, diretrios, Tc) entre as mquinas. Ao identificarmos um computador com o nome, podemos definir se o mesmo ser utilizado por outro, ou no. A esta propriedade chamamos de Compartilhamento.

1.4

Estrutura de um computador

1.4.1 Unidade de disco (lgica) a identificao utilizada para cada uma das unidades de disco (winchester, disquete ou cd-rom) instalada. Geralmente o disquete identificado como unidade A. O disco rgido, na maioria das vezes a letra C. Alguns so divididos em mais de uma letra. Neste caso o mesmo disco rgido pode ter uma parte (partio) chamada de C e outra de D. O CD-ROM recebe uma letra disponvel, neste caso o E. Apesar de seguirem padres de identificao, as letras variam conforme o caso, podendo ser encontradas mquinas que possuem vrios discos identificados com outras letras alm das citadas.

1.4.2 Diretrio ou pasta So as divises que cada disco recebe. O usurio pode criar, trocar o nome e apagar os diretrios da sua mquina.
- 11 -

Alguns so criados pelos programas que acompanham o computador da fbrica. Outras so criados pelos programas que instalamos na mquina e no devem ser apagados, a no ser que tenhamos certeza do que estamos fazendo.

1.4.3 Arquivo Cada informao guardada nos discos (salvas) devem ser feitas em forma de arquivo (como se fosse uma envelope com um nome) e devem ser identificadas com um nome para que possamos localizar e recuperar quando necessrio. Um arquivo possui duas partes: Nome: o nome que o arquivo recebe. Por exemplo alunos. Tipo: Identifica a qual grupo o arquivo pertence. Muitas vezes identifica em qual programa (software) o arquivo foi criado. Por exemplo: .DOC (identifica que o arquivo um documento feito em um editor de texto).

1.5

Localizando uma informao

A relao dos alunos do curso de Contabilidade foi gravada com a seguinte identificao: NOME: ALUNOS T01M01.DOC DIRETRIO: CURSO/MICROINFORMTICA BSICA UNIDADE: C COMPUTADOR: NOME DO COMPUTADOR

- 12 -

1.6

Informaes sobre o mundo da informtica

A tecnologia da Informao (Informtica) avana com rapidez muito acima do que qualquer outra cincia ou ramo de estudo que conhecemos. Todas as demais cincias utilizam de suas facilidades para que possam, da mesma forma, alcanar nveis de progresso que at ento era impossvel de atingir devido s deficincias e limites encontrados. Assim como os benefcios tornam-se evidentes, tambm precisamos desenvolver formas para aprendermos a conviver com este avano de tal maneira que possamos tirar somente proveitos e benefcios destas mquinas. Abaixo esto listadas algumas informaes que so importantes conhecermos, pois surgiram junto com a computao e so necessrias para que saibamos utilizarmos melhor e de forma adequada a informtica e seus recursos.

1.6.1 Vrus de computador So programa (software) criados por programadores experientes cuja finalidade principal o de executar operaes sem que seja necessrio a interferncia humana. Por exemplo, um vrus pode identificar se uma determinada situao est ocorrendo e executar procedimentos que corrijam possveis falhas ou problemas de funcionamento. Porm, os vrus so mais conhecidos por situaes onde so utilizados para danificar programas, arquivos, computadores ou at mesmo redes inteiras, paralisando muitas vezes fbricas e grandes indstrias causando grandes prejuzos. A cada dia so criados novos vrus, cada vez mais avanados e mais destrutivos. A forma encontrada para combat-los so os antivrus, que so programas criados para identificar e apagar todos os tipos conhecidos. Eles devem ser atualizados com a mesma freqncia com que surgem os vrus. Outra providncia e observar a origem dos arquivos que utilizamos no computador. Usurios suspeitos e a INTERNET devem ser tratados de forma cautelosa, principalmente ao utilizamos e recebemos arquivos de fontes no muito seguras.

- 13 -

1.6.2 Pirataria

Os programas de computadores possuem direitos de cpias que do legalidade ao autor em cobrar pelo uso do mesmo. Estes direito so protegidos por lei e o uso indevido sujeita o infrator s penalidades da lei, que variam desde pagamento de multas at priso. A utilizao e duplicao (cpia) de programas e sistemas conhecida como pirataria. As empresas sofrem freqentemente auditorias e fiscalizao dos rgo responsveis pelo controle e uso dos programas. Alm dos prejuzos pelo fato de ver o nome da empresa divulgado como usuria ilegal de programa de computadores, os responsveis (diretores, presidentes e gerentes) so responsabilizados, respondendo judicialmente por isso.

1.6.3 Segurana da informao Como visto anteriormente, todos os dados que a informtica utiliza pode ser chamada de informao. De entrada ou sada, ela serve para identificar ou fornecer os resultados esperados. Estas informaes variam de importncia e criticidade, conforme o uso que fizemos dela. Podemos ter um nome ou endereo de algum cliente, ou aluno, que pode ser do uso e conhecimento pblico ou informaes do balano financeiro de uma grande empresa, cujo contedo estritamente confidencial aos administradores da mesma. Diferentes informaes requerem diferentes nveis de segurana. Acessos de pessoas no autorizadas aos computadores (segurana fsica) e aos arquivos e informaes (segurana lgica) devem ser controlados e avaliados, evitando que ocorram fraudes e utilizao indevida.

1.6.4

Profissionais da rea de informtica PROGRAMADORES: Responsveis pelo desenvolvimento dos programas e software. So os autores, que escrevem em uma linguagem de programao e transformam os programas em uma linguagem entendida pelo computador.

- 14 -

ANALISTA DE SISTEMA: So os profissionais responsveis pelo planejamento dos sistemas. Identificam necessidades dos usurios e projetam como funcionar o sistema e seus programas. So eles quem desenham as formas como as informaes devero ser guardadas nos computadores e como se dar o funcionamento das mquinas (ou redes) e dos recursos de cada uma delas. USURIOS: So as pessoas que utilizaro os resultados dos programas. Como o prprio nome diz, usam das informaes e resultados obtidos. DIGITADORES: So quem digitam as informaes. A forma mais comum de trabalho deles o teclado, apesar de que atualmente existem outras formas como o mouse de repassarmos informaes ao computador. GERENTE DE CPD: So os administradores dos locais onde os computadores esto instalados. CPD a sigla para Centro de Processamento de Dados. Os gerentes neste caso determinam como cada mquina funcionar, se isoladas ou em conjunto com as demais (redes). TCNICO EM INFORMTICA: Responsvel pela manuteno e suporte s mquinas. Encarregado da execuo de procedimentos que visam manter os equipamentos funcionando. Tambm identifica e diagnostica problemas.

- 15 -

1.7

Falando um pouco de INTERNET

A INTERNET foi criada originalmente para permitir que estudantes universitrios dos EUA trocassem informaes entre si, porm a necessidade de comunicao rpida e aberta a todos fez com que a sistemtica de acesso livre tomasse dimenses globais, criando-se assim uma rede de computadores aberta, com limitao de contedo e de tamanho somente conforme a capacidade de criao dos seus usurios e projetores e, obviamente, a capacidade fsica com que cada computador impem a quem administra-os. Hoje podemos acessar a INTERNET de casa, do escritrio, da sala de reunies, enfim de qualquer lugar que tenha um computador, uma linha telefnica e os programas especficos para navegarmos pelas telas da rede. No computador precisamos de um programa que leia e apresente as informaes na tela. Este programa chama-se BROWSER, ou Navegador. Os mais conhecidos so o IE (Internet Explorer da MICROSOFT) e o Navigator (da Netscape). As telas e arquivos da INTERNET so acessados digitando-se o seu endereo no local apropriado do browser. O programa identifica o nome e localiza na rede mundial a qual computador (PROVEDOR) pertence o nome digitado. Aps isso, atravs de mecanismos de localizao, nosso computador acessa aquele do endereo apresentando uma tela inicial. A partir da podemos visualizar as telas apresentadas e irmos para qualquer outra tela ligadas entre si por comandos de ligao (links) que podem nos mostrar outra tela ou at mesmo outro computador, de qualquer parte do mundo. Alm de termos acesso as telas, textos, arquivos, etc. de outras mquinas, a INTERNET permite que trocamos informaes entre um usurio e outro atravs do CORREIO ELETRNICO, tambm chamado de e-mail, identifica cada usurio de um determinado computador (Provedor), servindo como uma caixa-postal onde recebemos e enviamos mensagens.

- 16 -

1.8

Unidade de Medidas em Informtica

Em Informtica usamos alguns termos que definem os tamanhos e medidas utilizadas. A capacidade de armazenar informaes e a velocidade de processamento so exemplos das unidades de medida utilizadas em informtica: Medidas de capacidade de armazenamento (discos ou memria) BIT: Binary Digit a forma como o computador representa internamente tudo aquilo que processado BYTE: um conjunto de 8 bits. Como o computador representa de forma numrica, ele precisa de 8 bits para cada caracter/smbolo/letra/etc. utilizado. KBYTE (KB): Equivalem a 1.024 bytes MEGABYTE (MB): So o equivalente a 1.024 Kbytes. GIGABYTE (GB): So 1.024 Megabyte Medidas de velocidade de transmisso de dados (fax-modem) BPS: Bits por segundo KBPS: Kbyte por segundo. Medidas de velocidade de processamento (Processador) MHZ: Equivale velocidade com que o processador consegue executar operaes por segundo. Medidas de tela/monitor DOT PICHT: Pontos apresentados por polegada da tela. Quanto mais pontos forem mostrados, melhor ser a resoluo das imagens. As impressoras tambm possuem medidas de avaliao de performance, geralmente sendo identificadas a quantidade de folhas ou linhas impressas por minutos ou segundos, respectivamente.

- 17 -

Potrebbero piacerti anche