Sei sulla pagina 1di 7

1/7

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA Processo TC 10127/11

Origem: Secretaria de Sade de Campina Grande Natureza: Inspeo Especial / Gesto de Pessoal Responsvel: Tatiana de Oliveira Ramos Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes VERIFICAO DE CUMPRIMENTO DE RESOLUO. Inspeo especial na gesto de pessoal. Secretaria de Sade de Campina Grande. Ilegalidades em atos de pessoal. Cumprimento parcial das determinaes desta Corte. Assinao de prazo atual Gestora, Secretaria Municipal de Administrao e ao Prefeito Municipal. ACRDO AC2-TC 00224/13

RELATRIO Trata, o presente processo, de inspeo especial realizada na Secretaria de Sade do Municpio de Campina Grande PB, tendo como base a solicitao encaminhada pelo Ministrio Pblico do Estado da Paraba. A inspeo teve como objetivo inicial a anlise do pagamento da Gratificao de Incentivo ao Trabalho GIT aos servidores que prestam servios na Secretaria de Sade do Municpio, assim como a gesto de pessoal no mbito do Instituto de Sade Elpdio de Almeida ISEA. Em 07 de fevereiro de 2012, a 2 Cmara, atravs da Resoluo RC2 - TC 00083/12, fls. 588/589, assinou o prazo de 60 (sessenta) dias ento Gestora do Fundo Municipal de Sade do Municpio de Campina Grande, Sra. TATIANA DE OLIVEIRA MEDEIROS, para que adotasse as medidas necessrias ao restabelecimento da legalidade quanto aos seguintes aspectos considerados irregulares pela Auditoria desta Corte:

2/7

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA Processo TC 10127/11

1. Contratao dos profissionais de sade, sem a prvia aprovao em concurso pblico (art. 37, II, CF/88), haja vista a ausncia do requisito da transitoriedade imposta para contratao temporria (art. 37, IX, CF/88); 2. Regime jurdico (celetista) adotado para os profissionais contratados temporariamente; 3. Recolhimento indevido temporariamente; do FGTS para os servidores contratados

4. Concesso de Gratificao de Incentivo ao Trabalho GIT, sem lei; 5. Concesso de parcela remuneratria denominada Vnculo IV, sem lei; 6. Sonegao das informaes junto ao SAGRES PESSOAL sobre o pagamento das gratificaes (GIT/VNCULO IV). Visando comprovar o cumprimento da deciso desta Corte, a interessada encaminhou os documentos de fls. 591/610. Aps a anlise, a Auditoria atestou o cumprimento parcial do Acrdo, restando as seguintes mculas no entendimento do rgo Tcnico: 1. Contratao dos profissionais de sade, sem a prvia aprovao em concurso pblico (art. 37, II, CF/88), haja vista a ausncia do requisito da transitoriedade imposta para contratao temporria (art. 37, IX, CF/88); 2. Regime jurdico (celetista) adotado para os profissionais contratados temporariamente; 3. Concesso de parcela remuneratria denominada Vnculo IV, sem lei; 4. Sonegao das informaes junto ao SAGRES PESSOAL do pagamento das gratificaes (GIT/VNCULO IV).

3/7

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA Processo TC 10127/11

Instado a se pronunciar, o Ministrio Pblico, em parecer da Procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz (fls. 673/678), pugnou pela: a) ilegalidade dos atos de gesto de pessoal acima referidos e aplicao de multa com fulcro no art. 56, II e VI ento gestora responsvel por tais atos, Sr. TATIANA DE OLIVEIRA MEDEIROS, na condio de Secretria da Sade do Municpio de Campina Grande, no exerccio aqui examinado; b) notificao, seguida de eventual concesso de prazo por meio de resoluo, ao atual titular da pasta municipal da sade, para o encaminhamento de esclarecimentos acerca da irregularidade constante do item 3, supracitado, e, por conseguinte, fornecimento das informaes sonegadas ou omitidas junto ao SAGRES relativas ao pagamento das gratificaes; e c) baixa de recomendao expressa gesto da Secretaria da Sade de Campina Grande, no sentido de no incorrer em idnticas irregularidades s tratadas nestes autos de processo, sob pena de aplicao de idntica sano. O processo foi agendado, com a intimao da interessada.

VOTO DO RELATOR imperioso frisar a necessidade de todo e qualquer gestor pblico prestar contas de seus atos, submetendo-se ao controle exercido pelo Tribunal de Contas. Tal obrigao decorre do fato de algum se investir na administrao de bens de terceiros. No caso do Poder Pblico, todo o seu patrimnio, em qualquer de suas transmudaes (dinheiros, bens, valores, etc.), pertence sociedade, que almeja testemunhar sempre uma conduta escorreita de seus competentes gestores. O controle deve agir com estreita obedincia aos ditames legais que regem a sua atuao, os quais se acham definidos na Constituio Federal, na legislao complementar e ordinria, bem como em normas regimentais de mbitos federal, estadual ou municipal. O princpio constitucional da legalidade impe ao controle e aos seus jurisdicionados que se sujeitem s normas jurdicas. Nesse diapaso, o augusto Supremo Tribunal Federal, em deciso digna de nota, assim j se manifestou:

4/7

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA Processo TC 10127/11

Todos os atos estatais que repugnem constituio expem-se censura jurdica - dos Tribunais especialmente - porque so rritos, nulos, desvestidos de qualquer validade. A constituio no pode submeter-se vontade dos poderes constitudos e nem ao imprio dos fatos e das circunstncias. A supremacia de que ela se reveste - enquanto for respeitada - constituir a garantia mais efetiva de que os direitos e liberdades no sero jamais ofendidos. (RT 700:221, 1994. ADIn 293-7/600, Rel. Min. Celso Mello). No ponto, o Tribunal de Contas identificou a necessidade de providncias que fossem capazes de sanar as eivas detectadas pela Auditoria. A deciso do TCE/PB apenas reforou o cumprimento da lei a que todo e qualquer cidado est obrigado, muito mais em se tratando de gestores do errio, uma vez ser a ateno aos preceitos constitucionais e legais requisito de atuao regular dos agentes pblicos. A ex-Gestora cumpriu parte das determinaes deste Tribunal ao sanar duas das seis eivas observadas pela Auditoria conforme relatrio encartado s fls. 613/617. Naquela oportunidade o rgo Tcnico opinou pela permanncia da mcula relativa concesso de parcela remuneratria denominada Vnculo IV, por no haver como afirmar se os pagamentos foram suspensos ou persistem em virtude da sonegao de informaes no SAGRES. Consultando o mencionado sistema, observa-se que no houve ali, propriamente, uma sonegao de informaes sobre as despesas questionadas pela Auditoria, pois, a referida remunerao, embora no tenha sido colacionada dentre as despesas classificadas no elemento Vencimentos e Vantagens Fixas Pessoal Civil, foi cadastrada como Outras despesas Variveis Pessoal Civil. A Auditoria tambm informa que a Lei Complementar 063/2011, apresentada pela defendente, e que se refere ao Plano de Cargos, Carreiras e Remunerao para os profissionais da rea de sade, de fato, no prev o pagamento de tal gratificao. Todavia, em consulta ao SAGRES, relativa ao exerccio de 2012, verifica-se que foram empenhadas a ttulo de Vnculo IV folhas de pagamento dos meses de junho a novembro daquele exerccio. Consta do SAGRES informao que a origem dos recursos envolvidos est nas transferncias do SUS, o que pode ter gerado dvida sobre o adequado instrumento normativo de regulamentao.

5/7

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA Processo TC 10127/11

Dessa forma, cabem recomendaes atual gestora da Secretaria de Sade do Municpio de Campina Grande para a adoo de medidas saneadoras criao por lei da gratificao - se a situao ainda persistir. Tambm deve a atual Gestora adotar providncias relativas s contrataes de servidores sem a prvia aprovao em concurso pblico e cuidar da questo relacionada ao regime jurdico do pessoal contratado excepcionalmente. Ante o exposto, e por tudo mais que dos autos consta, VOTO no sentido de que esta egrgia Cmara decida: 1. DECLARAR PARCIALMENTE CUMPRIDA a Resoluo RC2 - TC 83/2012; 2. JULGAR IRREGULARES as contrataes por tempo determinado de forma rotineira, sem concurso pblico, conforme relao contida s fls. 26/31; 3. ASSINAR PRAZO de 90 (noventa) dias atual Secretria da Sade, Sra. LCIA DE FTIMA GONALVES MAIA DERKS, ao Secretrio da Administrao, Senhor PAULO ROBERTO DINIZ, bem como ao Prefeito Municipal, Senhor ROMERO RODRIGUES VEIGA, do Municpio de Campina Grande, para: a) O restabelecimento da legalidade, atravs da admisso de pessoal, necessria s necessidades dos rgos e entidades do Municpio, no mbito do Instituto de Sade Elpdio de Almeida ISEA, do Fundo Municipal de Sade do Municpio e de outras unidades vinculadas Secretaria Municipal da Sade, pela regra do concurso pblico, utilizando a excepcionalidade da contratao por tempo determinado nas estritas hipteses previstas em lei, inclusive sob o regime jurdico competente; e b) Regulamentar as parcelas remuneratrias sem amparo legal pagas sob qualquer ttulo aos servidores, sejam efetivos ou no; e c) Classificar devidamente ou justificar as despesas com pessoal, prestando as informaes corretas no SAGRES.

6/7

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA Processo TC 10127/11

DECISO DO TRIBUNAL PLENO DO TCE/PB Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC 10127/11, referentes inspeo especial que teve como objetivo inicial a anlise do pagamento da Gratificao de Incentivo ao Trabalho GIT aos servidores que prestam servios na Secretaria de Sade do Municpio de Campina Grande, assim como da gesto de pessoal no mbito do Instituto de Sade Elpdio de Almeida ISEA, tratando, nessa assentada, sobre a verificao do cumprimento da Resoluo RC2 - TC 00083/12, atravs da qual foi assinado o prazo de 60 (sessenta) dias ento Gestora do Fundo Municipal de Sade do Municpio de Campina Grande, Sra. TATIANA DE OLIVEIRA MEDEIROS para que adotasse as medidas necessrias ao restabelecimento da legalidade quanto aos aspectos considerados irregulares pela Auditoria desta Corte, ACORDAM os membros da 2 CMARA do Tribunal de Contas do Estado da Paraba (2 CAM/TCE-PB), unanimidade, nesta data, conforme voto do Relator, em: 1) DECLARAR PARCIALMENTE CUMPRIDA a Resoluo RC2 - TC 83/2012; 2) JULGAR IRREGULARES as contrataes por tempo determinado de forma rotineira, sem concurso pblico, conforme relao contida s fls. 26/31; 3) ASSINAR PRAZO de 90 (noventa) dias atual Secretria da Sade, Sra. LCIA DE FTIMA GONALVES MAIA DERKS, ao Secretrio da Administrao, Senhor PAULO ROBERTO DINIZ, bem como ao Prefeito Municipal, Senhor ROMERO RODRIGUES VEIGA, para: a) O restabelecimento da legalidade, atravs da admisso de pessoal, necessria s necessidades dos rgos e entidades do Municpio, no mbito do Instituto de Sade Elpdio de Almeida ISEA, do Fundo Municipal de Sade do Municpio e de outras unidades vinculadas Secretaria Municipal da Sade, pela regra do concurso pblico, utilizando a excepcionalidade da contratao por tempo determinado nas estritas hipteses previstas em lei, inclusive sob o regime jurdico competente; e

7/7

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA Processo TC 10127/11

b) Regulamentar as parcelas remuneratrias sem amparo legal pagas sob qualquer ttulo aos servidores, sejam efetivos ou no; e c) Classificar devidamente ou justificar as despesas com pessoal, prestando as informaes corretas no SAGRES doravante, de tudo fazendo prova a este Tribunal. Publique-se, registre-se e cumpra-se. TCE Sala das Sesses da 2 Cmara. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa, 19 de fevereiro de 2013.

Conselheiro Antnio Nominando Diniz Filho Presidente

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Procuradora Elvira Samara Pereira de Oliveira Representante do Ministrio Pblico de Contas

Potrebbero piacerti anche