Sei sulla pagina 1di 2

Esconderijos da Alma

OUA:

-Tema: CURA INTERIOR

Onde ests? Gnesis 3.8,9

-Introduo: Todos os dias o Senhor se encontrava com o homem e a mulher para conversar com eles ao entardecer. Era um
momento de intimidade com o Senhor, como um pai que coloca os filhos para dormir. Quando Deus colocou um limite para eles dizendo que no comessem determinada fruta e eles caram na conversa da serpente, seus olhos se abriram para ver o que nunca perceberam: estavam nus. Por isso se esconderam. Quando foram encontrados por Deus, ao invs de se arrepender e pedir perdo, Ado colou a culpa em Eva e esta culpou a cobra. A nudez representa muito mais que ver o corpo despido. Eles passaram a ver o mal que nunca tinham visto, pois at ento eram puros. Desde ento o ser humano tem a tendncia de fugir e se esconder. Quando enfrentamos um problema, temos duas alternativas: fugir ou enfrentar. possvel se esconder de Deus? No! De maneira nenhuma. Para onde me ausentarei do teu Esprito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos cus, l ests; se fao a minha cama no mais profundo abismo, l ests tambm; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda l me haver de guiar a tua mo, e a tua destra me suster. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobriro, e a luz ao redor de mim se far noite, at as prprias trevas no te sero escuras: as trevas e a luz so a mesma coisa (Salmos 139.7-12). Deus sempre procura o ser humano para reencontr-lo, mesmo assim continuamos fugindo de Deus e o Senhor continua nos procurando e dizendo onde ests?. Se o Senhor te perguntar hoje Onde ests? o que voc dir?

Onde voc est?


Vamos aprender sobre trs tipos de fugas ou esconderijos, usando o exemplo do filho prdigo em Lucas 15: 1 esconderijo - fugir de SI MESMO: Lucas 15.12,13
O filho prdigo quis viver uma vida irreal, uma fantasia de prazeres fugindo da vida que tinha como famlia. Por isso pediu sua herana antecipadamente para aproveitar uma vida que no era sua. Esconder de si mesmo ter vergonha de quem somos, de onde moramos, da famlia, do corpo e representar algo que no verdadeiro. Muitas pessoas so risonhas, mas escondem seu nervosismo ou se aprontam com as melhores roupas para esconder sua tristeza interior. O vcio um grande sintoma de fugir de si mesmo com prazeres que o lcool, cigarro e drogas proporcionam momentaneamente para iludir o usurio com falsa alegria. Tambm os medicamentos como calmantes e sonferos podem ser usados para esconder uma dor interior. O barulho se torna uma necessidade de quem precisa esconder de si mesmo. Sente necessidade constante de ouvir alguma coisa para no escutar os prprios pensamentos que perturbam a conscincia. A pessoa que se esconde de si mesma no consegue se encarar no espelho ou fechar os olhos para refletir interiormente por que tem medo de olhar para dentro do buraco que h em seu ntimo. Voc tem se escondido de si mesmo? Olhe para si, faa uma auto-reflexo e encare seus problemas!

2 esconderijo fugir do outro: Lucas 15.14-16


Quando o filho prdigo descobriu que no tinha mais dinheiro, perdeu todos os amigos e namoradas, ento foi trabalhar em um chiqueiro onde no avia ningum seno os porcos. Sua situao foi to miservel que desejou comer o alimento dos porcos. Ali curtiu a solido por no desejar que ningum o visse daquele jeito humilhante. Esconder do outro um sintoma de culpa e complexos. A pessoa prefere no ver ningum a compartilhar seus problemas com as pessoas. Muitas vezes devido a decepes do passado, o isolamento se torna a alternativa mais fcil para fugir dos problemas. Relacionamentos superficiais tambm so esconderijos para no revelar-se ao prximo. Existem muitas alternativas para ter muitos amigos em inmeras redes sociais, mas so pessoas que muitas vezes nem se conhece, v pessoalmente ou divide seus problemas. Nas grandes cidades, quanto mais pessoas ao redor, maior a solido. Entramos em nibus e metrs lotados sem ningum pra conversar. Visinhos dividem uma parede entre suas casas sem compartilhar um bom dia no corredor. Um esconderijo para no mostrar-se ao outro muitas vezes demonstrado quando pessoas no tm coragem de falar sua opinio, concordam com tudo superficialmente e s esto presentes em momentos festivos. Voc tem se escondido das pessoas ao seu redor? Seja voc mesmo sem medo de enfrentar a realidade diante das pessoas!

3 esconderijo fugir de DEUS: Lucas 15.17-20


No foi o caso do filho prdigo. Ele no fugiu de Deus, que representado pelo pai que o recebeu de braos abertos. Como este jovem, mesmo que j tenhamos fugido de ns mesmos e dos outros no podemos fugir de Deus. Devermos como ele, cair em si, levantar-se e receber o perdo pelo abrao amoroso do Senhor que nos recebe. Fugir de Deus pode ser deixar de orar, de ler a Bblia ou ir Igreja. A confisso de pecados nica maneira que devemos nos apresentar a Deus depois que erramos, poisO que encobre as suas transgresses jamais prosperar; mas o que as confessa e deixa alcanar misericrdia (Provrbios 28.13). Alguns exemplos de pessoas que tentaram se esconder de Deus so: Ado e Eva se esconderam atrs das rvores, o povo de Babel queria se esconder em uma torre (Gnesis 11.1-9), Jac fugiu de seu irmo e teve um encontro com anjos (Gnesis 28.10-17), Moiss fugiu para o deserto

e Deus lhe falou na sara (xodo 2.11-22), Balao fugiu de jumenta e o anjo de Deus lhe parou (Nmeros 22.22-32), Elias se escondeu numa caverna, mas ali o Senhor falou com ele: que fazes aqui Elias? (I Reis 19.9), Jonas fugiu de barco, foi lanado ao mar e um peixe o engoliu e cuspiu na praia (Jonas 1.17; 2.2 e 10) e Saulo se escondeu atrs de cartas das autoridades para legitimar sua perseguio (Atos 9.1-9). Mas nenhum deles conseguiu se esconder de Deus. A pessoa que desvia da igreja muitas vezes culpa algum que a aborreceu, mas na verdade est fugindo de Deus que manda perdoar quem nos ofender. Voc tem fugido de Deus? Volte para o Senhor, Ele est te esperando de braos abertos!

No se esconda de Deus! -CONCLUSO: O que habita no esconderijo do Altssimo e descansa sombra do Onipotente Salmos 91.1
Deus continua chamando voc: onde ests?. Mesmo que tenha vontade de se esconder ou fugir de seus problemas, de si mesmo ou das pessoas, nunca se esconda de Deus que te chama Chegai-vos a Deus, e ele se chegar a vs outros (Tiago 4.8). O Senhor sabe de nossa tendncia natural de fugir, por isso preparou um esconderijo perfeito para ns: a Sua presena. Jesus mandou entrar no quarto e fechar a porta para orar (Mateus 6.6) e Ele mesmo deu exemplo muitas vezes que se retirou sozinho para orar (Lucas 11.1). Quando fugimos para a presena de Deus em orao, somos fortalecidos pelo Senhor para enfrentar os nossos problemas, encarar as pessoas e a si mesmo de forma segura e tranqila. Venha para Jesus como estiver que Ele te receber como prometeu Todo aquele que o Pai me d, esse vir a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lanarei fora(Joo 6.37).

Potrebbero piacerti anche