Sei sulla pagina 1di 18

Realizado por :

Carlos Ramos n7 Joana Remsio n12 Mariana Arrais n17 Tanya Dias n24

rea de Projecto

ndice

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Introduo O que so drogas? O que a toxicodependncia? Distenses de Para que servem os CAT? Fases d o tratamento de dependncia Tipos de drogas Efeitos de drogas

9. Imagens de drogas * Depressoras * Estimulantes * Perturbadoras 10. Efeitos do uso habitual da droga 11. Mais sobre algumas drogas 12. Intoxicao 13. Bibliografia 14. Concluso

Introduo
Este trabalho foi realizado, uma vez que nos foi sugerido pela disciplina de rea de projecto, para podermos saber o que so drogas, a toxicodependncia, os efeitos da droga e os tipos de drogas.

O que so drogas?
Droga ou estupefaciente so termos que denominam substncias qumicas que produzem alteraes dos sentidos e que podem ser classificadas como:

Naturais Semi-sintticas Sintticas

O que a toxicodependncia?
Refere-se a um estado de dependncia psicolgica e/ou fsica originado pelo consumo repetido de uma substncia por vezes descontrolado.

Distino de
Drogas leves so drogas cujo efeito no muito grande.

Drogas pesadas o efeito destas drogas consumidas em grande ou pouca quantidade pode ser bastante perigoso.

Drogas legais - So drogas permitidas por lei. Drogas ilegais So drogas cuja a lei probe e o seu consumo e trfico pode levar priso.

Para que servem os centros de Toxicodependncia?


Centros de Atendimento de Toxicodependentes (CAT), so unidades de tratamento em que se presta cuidados globais a toxicodependentes, individualmente ou em grupo. Estes Centros existem em todos os distritos, num total de 45 unidades. As equipas que integram os CAT so constitudas por mdicos, psiclogos, enfermeiros, tcnicos de servio social e tcnicos psicossociais. Nos ltimos seis anos 583.020 pessoas deixaram de consumir drogas.

Os especialistas esto mais capacitados a utilizar, se necessrio, medicamentos especficos. H muito progresso no campo medicamentoso teraputico. Novidades surgem a toda hora, entretanto a validade dever ser confirmada pelos profissionais escolhidos.

Fases do tratamento de abuso e dependncia de drogas 1-Desintoxicao ou Promoo da abstinncia 2-Reabilitao 3-Cuidados continuados 4-Preveno de recadas

Tipos de Drogas
Depressoras - aumentam a frequncia cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que so enviadas ao crebro. Exemplos: lcool, herona, maconha, haxixe, etc. Perturbadoras tm por caracterstica principal a despersonalizao em maior ou menor grau. Exemplos: cogumelos, ch de cogumelo, etc.
Estimulantes - produzem aumento da actividade pulmonar, diminuem a fadiga. Exemplos: cocana, crack, cafena, ecstasy, anfetaminas, etc.

Efeitos de drogas

depressoras
As drogas depressoras diminuem a actividade geral do crebro. O uso dessas drogas deixa a pessoa relaxada. Um dos efeitos desligar-se dos problemas. Assim a pessoa sente-se mais vontade em situaes dolorosas.

estimulantes

Drogas deste tipo esto na moda na nossa sociedade, pois do s pessoas a impresso de ser mais fortes, render no trabalho, tornar - se mais corajoso para competir e buscar posies de destaque.

perturbadoras

A distoro de formas e cores , por alguns, um meio de entrar em contato com o sobrenatural e ter compreenso dos mistrios do universo. Sabe-se, porm, que as alucinaes so sintomas similares a de distrbios mentais graves.

Algumas drogas depressoras:

Special K

Anti-depressivo

Inalantes

Morfina

Herona

lcool

Algumas Drogas Estimulantes:

Ch Santo Daime

Ecstasy

Cogumelo

Haxixe

Maconha

Algumas Drogas Perturbadoras:

Anfetaminas

Cigarro

Crack

Cocana

Mais sobre algumas drogas


O Crack mais barato que a cocana mas, o seu efeito dura menos tempo, e assim acaba por ser usado em maiores quantidades, o que torna o vcio muito caro. O crack provoca dependncia fsica e leva morte, actua sobre o sistema nervoso central e cardaco.

A Herona derivada da morfina e codena. A herona uma substncia depressora que actua no Sistema Nervoso Central sendo capaz de alterar as sensaes de prazer e dor. Na sua forma pura, encontrada como um p branco facilmente solvel em gua. A Cocana um produto extrado das folhas de uma planta chamada Erythroxilon. Esta droga encontrada principalmente em pases da Amrica do Sul e Central. A cocana um estimulante do Sistema Nervoso Central. Atinge rapidamente o crebro.

Os efeitos do uso habitual da droga


Estado de nimo: diminuio

da tolerncia ao efeito eufrico.

Disporia crescente:

nimo deprimido; irritabilidade; fobias; apatia.


da memria e da capacidade de concentrao.

Rendimento: diminuio

Estado viglia: reduz

a sensao de fadiga durante a noite.

Intoxicao
Psicose paranide: alucinaes

auditivas e visuais, delrios, ansiedade,

agressividade, actos homicidas.

Sndrome disautonmico: Pele

plida, nuseas, vmitos, coma, choque

cardiovascular.
Acidentes cerebrovasculares: hemorragia

cerebral.

Bibliografia
www.srcoronado.com www.idt.pt www.cercimor.weblusa.org

Concluso
Neste trabalho podemos ficar a saber mais sobre o que so drogas, para que servem os Centros de toxicodependncia, os vrios tipos de drogas e as consequncias do uso da mesma.

Potrebbero piacerti anche