Sei sulla pagina 1di 17

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Projeto Multidisciplinar de Auto-aprendizagem II Normal

Mrcia Glovatiski

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem Il (PMA Il)

Projeto apresentado, como exigncia parcial para a disciplina Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II, na Anhanguera, sob a orientao.

Curitiba Dezembro 2012


2

Que compreendeu que meus esforos sempre sero recompensados

AGRADECIMENTOS

Ao meu lindo Pai que sempre me ajudou e sei que est olhando por mim, pela minha querida me por toda sua ajuda e pela minha linda filha que sempre me apoiou com todo amor e carinho. Aos amigos, pelo apoio e compreenso. Aos professores, pelo conhecimento e dedicao. A todos que, direta ou indiretamente contriburam, para a realizao deste trabalho.

Eu Quero, Eu Posso, eu Consigo.

RESUMO

Projeto Multidisciplinar de Auto-aprendizagem II Tecnlogo em Logstica - Faculdade Anhanguera Educacional S.A.Curitiba Dezembro 2012.

TRABALHO DE LOGISTICA EMPRESARIAL Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre a Logstica Empresarial da empresa PK CABLES

EMPRESA PK CABLES

A unidade brasileira da PKC Group, estabelecida desde Maio de 1998 em Curitiba, capital do estado do Paran, fabrica e comercializa chicotes automotivos para veculos pesados, como nibus e caminhes. Em 2008, foi inaugurada em So Bento do Sul (SC) mais uma unidade brasileira do grupo, que vem expandindo em rea e em nmero de colaboradores desde que foi inaugurada. A PK Cables do Brasil faz parte do grupo Finlands PKC Group, fornecedor mundial das montadoras Volvo, Scania, MAN e Volkswagen, e nacionalmente da Mercedes Benz e Caterpillar. Fabricante de conjuntos eltricos que compe veculos pesados, a PK Cables uma empresa onde o sistema de produo mais importante do que o prprio produto, e o relacionamento entre os colaboradores e a comunidade faz com que a empresa adquira importante papel social, tanto internamente como a toda a comunidade prxima fbrica. Crescimento Acelerado. A qualidade do servio oferecido pela empresa fez com que seus principais clientes, Volvo, Scania, MAN e Volkswagen, atendidos na Europa, trouxessem a empresa para o Paran e Santa Catarina. Fez tambm com que a empresa registrasse um crescimento acelerado, que a coloca em posio de destaque no mercado nacional.

Endereo: Estrada da Graciosa Bairro: Atuba


5

Cidade: Curitiba / PR Segmento do Setor: Automotivo Ramo de atividades: Chicotes eltricos para montadoras de veculos Porte: Empresa Internacional

MISSO: Oferecer aos nossos clientes servios que excedam s suas expectativas. Garantir um crescimento acima da mdia industrial, gerar maior retorno financeiro aos nossos acionistas e disponibilizar aos nossos colaboradores um ambiente de constante desenvolvimento. VALORES: Comprometimento Cumprimos as promessas feitas aos nossos clientes, parceiros e colaboradores. Faremos o melhor possvel para alcanar os objetivos e a viso da nossa empresa

CONFIANA: Construir relaes baseadas na considerao pessoal e profissional e garantido segurana a todos com os quais nos relacionamos sendo nossos clientes o principal foco e distribuir de formar justa os valores aos nossos colaboradores e fornecedores.

RESPEITO: Sempre ouvimos nossos clientes e consumidores, fornecedores e colaboradores e antecipamos as tendncias e buscamos atender s suas demandas e necessidades.

QUALIDADE: Reconhecemos nossa responsabilidade com a qualidade de nossos produtos e servios. Nossa meta mutua desenvolver operaes ainda mais eficientes e perfeitas. Ns nos esforamos para minimizar os efeitos de nossas operaes causadas ao meio ambiente

LUCRATIVIDADE Nossas operaes devem ser lucrativas e com baixo custo, o uso do capital eficiente e a liquidez da empresa deve ser mantida em nvel saudvel.

LIDERANA: Procurando sempre assumir uma postura tica, respeitadora com motivao e comprometimento, mantendo uma viso de longo prazo que motive a buscar de novas formas inovadoras de competitividade.

Produtos Comercializados: chicotes automotivos, para grandes montadoras etc..

Pblico alvo: montadoras de veculos

DESENHO LOGISTICO LOGSTICA EMPRESARIAL E INTERNACIONAL DA EMPRESA Sistema de Informaes Gerenciais o processo de transformao de dados em informaes. E, quando esse processo est voltado para a gerao de informaes que so necessrias e utilizadas no processo decisrio da empresa, esse um sistema de informaes gerenciais. H uma grande interligao do sistema de informaes gerenciais com o processo decisrio. necessrio um sistema de informaes eficiente para um processo adequado de decises KC Group oferece servios de projeto, desenvolvimento e fabricao sob medida de cabos eltricos e eletrnicos. Nossos produtos e servios esto voltados principalmente para indstria automotiva, de telecomunicaes e eletrnicos. A PKC Group possui dois tipos de negcios: chicotes eltricos e eletrnicos. Nosso
7

conceito de servio est vinculado ao custo adequado de produo, projeto e desenvolvimento de produtos especializados, complementado atravs de uma organizao global de compras e um fluxo logstico eficiente. Os sistemas de informaes gerenciais da PKC trazem os seguintes benefcios para as empresas: Reduo de custos nas operaes. Melhoria no acesso s informaes, propiciando relatrios mais precisos e rpidos, com menor esforo. Melhoria na produtividade. Melhorias nos servios realizados e oferecidos. Melhoria na tomada de decises, por meio do fornecimento de informaes mais rpidas e precisas. Estmulo de maior interao entre os tomadores de deciso. Fornecimento de melhores projees dos efeitos das decises. Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informaes. Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema. Reduo do grau de centralizao de decises na empresa e melhoria na adaptao da empresa para enfrentar os acontecimentos no previstos. O grupo conta com facilitadores na Finlndia, Brasil, China, Irlanda, Alemanha, Mxico, Polnia, Rssia, Ucrnia e Estados Unidos. O grupo PKC esta ligado na NASDAK OMX, Helsinski LTDA.

VANTAGENS COMPETITIVAS

O processo de seleo de fornecedores realizado conjuntamente pelas funes de Compras e Logstica, atravs das ferramentas SEM (Supplier Evaluation Model) e MMOG/LE (Materials Management Operations Guidelines/Logistics Evaluation), que avaliam aspectos de qualidade, financeiros, processos de manufatura, capacidade, etc e eficincia logstica. A dificuldade que os fornecedores tenham a eficincia logstica, que saibam usar uma programao eletrnica, que saibam ser eficientes na sua cadeia de planejamento interno, no seu processo de produo interno e que garantam a preciso de
8

entrega aos seus clientes, ou seja, atendimento em data e quantidades exatas dos pedidos colocados. Outra dificuldade so as condies de infraestrutura do Pas, seja em comunicao, transporte, malha viria, ferroviria, opes de modais.

Preos competitivos e fornecedores de alta qualidade O projeto e fabricao de um chicote eltrico um processo que acontece em uma estreita cooperao com o cliente, seguindo-se todos os seus requerimentos. Nosso alto nvel de especializao combinada com nossa produo racionalizada garante a Pk Cables do Brasil uma alta competitividade.

Qualidade Em 1999, a PK Cables do Brasil estabeleceu o seu sistema de garantia de qualidade baseado no conjunto de normas ISO9000. Desde ento a PK vem aprimorando e desenvolvendo seu sistema de gesto da qualidade, tendo como objetivo, a excelncia na fabricao e entrega de produtos e servios. Processos uniformes, estrutura compatvel com a ISO/TS, e flexibilidade, so algumas das caractersticas encontradas em nosso sistema de qualidade. O Sistema da Qualidade da PK Cables est fundamentado em trs objetivos primrios: Objetivo 1 - Ser o melhor fornecedor de chicotes eltricos, segundo a viso de nossos clientes. Objetivo 2 - Ser uma empresa com um excelente ambiente de trabalho, de acordo com a viso de seus colaboradores. Objetivo 3 - Ser uma empresa lucrativa e financeiramente estvel, conforme a viso de seus acionistas. Cada chicote desenvolvido e entregue, representa uma promessa implcita de qualidade para os nossos clientes: um produto com a qualidade PK Cables. Ao escolher-nos como fornecedor, o cliente pode ter a certeza de ter feito a melhor escolha.

Poltica de Qualidade da PK Cables do Brasil: Ns fornecemos produtos e servios competitivos, em conformidade e no prazo adequado aos clientes, para atender e exceder as suas expectativas. Melhoria contnua em qualidade, servios, custos e tecnologia, compem a base do nosso sistema de qualidade. Certificados ISO TS16949: 2002 Trabalhamos com produtos mais rpido para o cliente, Em nossos estoques temos a
9

preocupao de estocagem no sentido de sempre sair primeiro o mais velho, pois temos datas de validades. O nosso objetivo e vender um produto de qualidade, durador, competitivo e que agrega a nossa marca e confiabilidade. A confiabilidade de entrega sem dvida a nmero um. At porque temos um departamento de compras que cuida da qualidade, que assegura a disseminao dos conceitos de ISO 9000, por isso temos uma conscientizao maior. A dificuldade do ponto de vista logstico que no trabalhamos at agora com uma ferramenta de avaliao desses fornecedores. Qual o padro ideal? O padro classe A de um processo logstico de uma empresa. Estabelecer um padro da logstica e avaliar para saber onde est nesse processo e o que se deve fazer para chegar a um padro classe A, isso busca da eficincia, da reduo de custos, que vital para toda a cadeia. O custo para o produto final a chave para o sucesso de todos.

CRIANDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS RESPONSIVA E GERENCIAMENTO DO LEAD TIME

Na cadeia de suprimentos que estamos querendo gerir, todos os elos que envolvem insumos e informaes, de um ponto para outro, com o menor custo e maior eficincia, so ferramentas fundamentais nesse processo. Na medida em que tivermos pouqussimo desperdcio e o mximo de eficincia em cada um dos elos dessa cadeia e todos alinhados com um benefcio final - da viso do cliente final que est comprando, acreditamos que essa semente que comeamos a plantar hoje se espalhar rapidamente. interessante notar que a avaliao, o padro, no para o benefcio do teu cliente, para seu benefcio prprio. Na medida que fizer sua operao mais eficientemente, reduzindo custos e aumentado a lucratividade, poder ser mais competitivo e aumentar seu negcio. Nesse mundo global fundamental para prosperidade de um negcio ter uma sobrevivncia como empresa e como pas, gerando um plano de ao para que ns melhorssemos internamente, pois alguns dos nossos processos so falhos. Atravs da indicao da ferramenta ns descobrimos isso. fundamental chegar em uma empresa fazer o diagnstico com essa ferramenta e gerar planos de ao para que se melhore a gesto da logstica.

Meio Ambiente e Segurana Polticas


10

Ambiental A PK Cables, fabricante de chicotes eltricos na cidade de Curitiba, compromete-se a cumprir todos os requerimentos ambientais, buscando o atendimento a legislao e regulao de seus clientes. Os processos so medidos e melhorados, continuamente, de maneira preventiva. Os resduos gerados pelas atividades, e os materiais utilizados, so controlados com uma gesto ambiental efetiva. Sade e Segurana A PK Cables, fabricante de chicotes eltricos na cidade de Curitiba, tem comprometimento com requerimentos legais vigentes relativos a sade ocupacional e segurana do trabalho dos colaboradores e parceiros. A alta administrao, colaboradores e parceiros, devem prezar pela sade e segurana prprias e de cada colega. Todos temos o compromisso de sermos dedicados as boas prticas de sade e segurana, e responsveis pelo bom uso dos recursos disponibilizados. Nossos gestores so responsveis e interessados em assegurar a proteo dos colaboradores.

Protocolo Atendimento legislao: Nos comprometemos a, pelo menos, cumprir o que a legislao ambiental e de segurana & sade ocupacional vigente determina, se possvel, ir alm. Seguindo os procedimentos, estamos fazendo o nosso papel para cumprimento destes requisitos. Melhoria Contnua: Estamos buscando sempre novas ideias e formas de melhorar continuamente; a proteo ao meio ambiente e a segurana & sade ocupacional dos nossos colaboradores e parceiros. Preveno poluio: Buscamos, atravs de mudanas nos processos, produtos e atividades, reduzir, reutilizar ou reciclar os nossos resduos. Preveno Acidentes e Incidentes: Buscamos aes de reduo dos nossos riscos e perigos, atravs de mudanas nos processos, nos procedimentos, nos postos de trabalho, nas mquinas e equipamentos, e nas melhores prticas em segurana e sade ocupacional, atravs desta hierarquia: eliminao, substituio, controles de engenharia, sinalizao/alertas e/ou controles administrativos, e EPI`s. A PK Cables mantm e dispe a sua poltica ambiental e de segurana e sade ocupacional a todos aqueles que trabalham na PK ou que atuam em nome da PK, atravs de cartazes e treinamentos internos. A PK Cables mantm e dispe a todo o pblico a sua poltica ambiental e de segurana e sade ocupacional. Os setores A PK CABLES do Brasil valoriza a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e este foco trouxe a certificao ISO 14001 em 2002, e a certificao integrada ISO 14001 e OHSAS 18001 que se mantm desde 2008.
11

O SESMT (Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho) atua em parceria com o setor de Gesto Ambiental e conta com Engenheiro de Segurana, Mdico do Trabalho, Enfermeiros, Enfermeiro, Fisioterapeutas e Tcnicos em Segurana do Trabalho. Esta equipe multidisciplinar realiza aes coordenadas voltadas preveno de incidentes e manuteno da sade dos colaboradores que incluem: aprovao de lay outs de setores produtivos, acompanhamento e fiscalizao dos prestadores de servios, coordenao de brigada de combate a incndios, reunies do comit de ergonomia, atendimentos fisioterpicos, inspees de segurana, e ao coordenada de segurana e medicina do trabalho que identificando as queixas dos colaboradores nas consultas peridicas faz com que a informao seja encaminhada aos setores responsveis pelas adequaes necessrias. A parceria com os demais setores da empresa permite que solues criativas seja aplicadas para implementar a ergonomia dos postos de trabalho e a segurana dos colaboradores. As aes relacionadas Gesto Ambiental garantem a certificao ISO 14001 e incluem o controle de todos os produtos qumicos utilizados na empresa, seu armazenamento, uso e destinao final; o controle do consumo e da qualidade da gua e gesto dos poos artesianos, e ainda a conscientizao quanto ao uso adequado de energia eltrica. A destinao adequada dos resduos outra ao que demanda ateno especial do setor de Gesto Ambiental medida que exige uma mudana de comportamento da populao e que traz resultados significativos. Certificados. ISO14001 OHSAS18001 Comunidade A PK Cables preocupa-se com a qualidade de vida de seus colaboradores e da comunidade em geral. Com atitudes voltadas educao, sade, bem-estar e meio ambiente buscamos melhorias contnuas. Atualmente contamos com os programas de ginstica laboral, biblioteca, sala de TV, coral, teatro, dana de salo, grmio, programa de voluntariado, auxlio financeiro a entidades educacionais da regio, programas ambientais e de segurana do trabalhador. Nosso objetivo atuar, de forma eficaz, no desenvolvimento da comunidade, levando programas de cultura, sade e educao.

12

SUPERANDO OS OBSTCULOS INTEGRAO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Integrao da cadeia de suprimentos Uma das principais e potencialmente mais produtivas tendncias nas organizaes tem sido a migrao das estruturas funcionais para a estrutura por processos. As atividades empresariais. Existe toda uma ligao entre clientes e fornecedores internos, mas o objetivo principal a produo de um bem ou servio para o cliente final. No mbito da cadeia de suprimentos, a mesma relao cliente/fornecedor pode ser considerada, porm entre as diversas organizaes que esto includas como membros da cadeia, com diferentes culturas, diferentes estgios de desenvolvimento tecnolgico e diferentes mtodos de gesto, o que implica na necessidade de uma grande sinergia entre elas. A implementao da gesto da cadeia de suprimentos requer que se faa a transio da estrutura funcional para a estrutura focada nos processos do negcio, inicialmente dentro de cada organizao e, em seguida entre cada membro da cadeia. Componentes gerenciais e comportamentais de gesto: mtodos de gesto, estrutura de poder e liderana, estrutura de risco e recompensa e de cultura e atitude.

FATORES DE INTEGRAO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS A funo dos chicotes eltricos no se resume apenas a gerenciar o suprimento de energia, mas tambm a transferncia de informaes no produto final com intuito de integrar o sistema. Chicotes eltricos so complexos e demandam uma grande quantidade de trabalho manual. Qualidade e funcionalidade so fatores importantes na produo dos chicotes eltricos, pois so utilizados em funes de segurana, como controlar os freios de um caminho. Chicotes eltricos so utilizados em carros, nibus, caminhes e mquinas industriais. Produto diversificado, especializado e customizado. Clientes da PK Cables demandam produtos customizados de acordo com suas necessidades o qual definido no exato momento do pedido. Este conceito de servio requer cooperao total na cadeia de suprimentos, algo em que a PK Cables se especializou. O sucesso baseado no fato de que o tempo de entrega de toda a cadeia de suprimento, do projeto instalao curta. Preos competitivos e fornecedores de alta qualidade O projeto e fabricao de um chicote eltrico um processo que acontece atravs de uma estreita cooperao com o cliente, seguindo todos os seus requerimentos. Nosso alto nvel de especializao combinado com nossa produo racionalizada garante a Pk Cables do Brasil uma alta competitividade.

13

ENTRANDO NA ERA DA COMPETIO EM REDE O novo paradigma competitivo coloca a empresa no centro de uma rede interdependente que compete como uma cadeia de suprimentos integrada, contra outras cadeias de suprimentos. O gerenciamento em uma estrutura competitiva requer aptides e prioridades diferentes das empregadas nos modelos tradicionais. Para alcanar liderana da competio de redes tem que ter enfoque no gerenciamento da rede e nos processos internos. Os desafios enfrentados quando fazem a transio para esse novo ambiente competitivo so: Desenvolvimento coletivo da estratgia: Os integrantes de uma cadeia de suprimentos no compartilhavam seu pensamento estratgico. Para a competio em rede ser eficaz preciso um nvel superior de estratgia conjunta, ou seja, os integrantes da rede devem combinar metas estratgicas coletivas para a rede e os meios de atingi-las.

Pensamento Ganha-Ganha O maior desafio para o estabelecimento bem-sucedido de redes de marketing a necessidade de se libertas das relaes entre comprador/fornecedor que existiam no passado. Hoje existe a cooperao entre parceiros da rede o que gera melhor desempenho. Ganha-ganha no precisa significar 50/50, mas todos devem se beneficiar em consequncia da cooperao.

Comunicao Aberta O advento da tecnologia da informao tem sido um dos mais poderosos direcionadores de mudana nas redes de marketing, tornando a troca de informao entre parceiros muito fcil e vantajosa. O Intercambio Eletrnico de Dados foi um precursor da infovia que possibilita a visibilidade de uma ponta a outra do canal. Com todo estoque e menos riscos de obsolescncia. Para que o marketing de rede funcione necessrio que haja visibilidade e transparncia para as informaes relevantes. A contabilidade aberta outra tendncia a transparncia, pela qual os dados de custos so compartilhados a montante e a jusante, assim o lucro de cada parceiro torna-se visvel para os outros.

14

Mudana Organizacional

As empresas esto inseridas em um ambiente em constantes mudanas, influenciando e sendo influenciadas, aprendendo e ensinando, portanto uma aprendizagem organizacional. Onde todos os envolvidos, os trabalhadores do conhecimento apresentam um diferencial; trabalham melhor em equipes. Em razo a uma resposta rpida as exigncias dos ambientes as empresas precisam entender quais soa e como funcionam os meios de produo: fabris e no-fabris, para que se possa mudar com agilidade sempre que precisar.

Benchmarking Quanto antes uma empresa aplicar o Benchmarking Industrial, melhor ser o seu desempenho ao longo do tempo." Hermano Vasques (Gerente da Qualidade - PK CABLES). uma proposta que se bem aplicada pode contribuir com a melhora de processos, produtos e servios das empresas a caminho da busca de excelncia. uma linha de gesto que pode ser um diferencial para as empresas evitando a vulnerabilidade diante do mercado competitivo ou ate mesmo pela busca da to desejada superioridade no mundo dos negcios. Um dos conceitos a respeito do Benchmarking saber interagir com o ambiente cada dia mais globalizado e competitivo e por muitas vezes traioeiro, que mostram oportunidades de negcios e vezes derruba empresas fortes atualizadas e que se mostravam bem-estruturadas. Isso consiste em planejar, analisar e comparar, coletar dados, elaborar e programar as mudanas. O Benchmarking uma maneira de conviver um pouco melhor, de maneira mais organizada com as mudanas, inovaes e competies acirradas com as quais nos defrontamos todos os dias.

15

CONSIDERAOES FINAIS

Nos dia de hoje para que uma empresa tenha sucesso nesse mercado desafiador, todas as reas da empresa tem que estar ligados, para que o produto acabado v para o cliente no prazo certo e a qualidade desejada. Para que tudo isso ocorra de forma natural organizao tem que ter um objetivo em comum, desde a era da sustentabilidade at o cliente satisfeito, o processo passa pelas diversas etapas tais como, fabricao, comercializao, buscando uma logstica desde a escolha dos funcionrios ate as especificaes corretas, fazendo com seu produto v para o mercado com uma qualidade e um preo competitivo. Toda organizao precisa tornar a logstica fundamental, traando metas e fazer com que a meta traada seja alcanada de maneira clara e objetiva, com isso a organizao chega no ponto em excelncia buscando sempre o melhor em todo seu processo atingindo a meta esperada, notando-se que o resultado esta sendo alcanado com os esforos de todas as pessoas envolvidas no processo.

16

REFERNCIAS ENTREVISTAS
AZEVEDO, L. T. M.; URYU, N. K. Importncia da tecnologia no gerenciamento da qualidade de sistemas. PK Cable Group

www,anac.com.br www.wikipedia.com.br www.up.com.br PLT 157 - Logstica Empresarial, Martins Christopher PLT 148 - Tecnologia e Gesto de Ferramentas, Decio Henrique franco, Edna de Almeida Rodrigues, Moises Miguel gazela PLT 302 - A Administrao, Idalberto chiavenato

17

Potrebbero piacerti anche