Sei sulla pagina 1di 23

Data: 01/10/2012

ESTRUTURA DA PROVA ESCRITA CONCURSO ANTERIOR


A prova a mesma para Policial Militar (PM) e Bombeiro Militar (BM) O que muda so os pontos atribudos a cada disciplina, conf.abaixo:

REA DE CONHECIMENTO
Lngua Portuguesa Matemtica Estatuto da Criana e Adolescente Cinc.Humanas (Histria, Geografia, Socio/Filos) Cinc.da Natureza (Qumica, Fsica, Biologia) Conhecimentos Gerais/Atualidades TOTAIS

Quant.de Questes 10 10 8 10 10 2 (*) 50

Pontos por rea PM 20 10 8 20 10 30 98 BM 10 20 8 10 20 30 98

(*) As questes de Conhecimentos Gerais/Atualidades so DISCURSIVAS, exigindo do candidato a observncia das normas de ortografia, pontuao, concordncia, regncia e flexo, paragrafao, estruturao de perodos, coerncia e lgica na exposio das ideias, alm da pertinncia da exposio relativamente ao tema e ordem de desenvolvimentos propostos. As demais questes so OBJETIVAS, com alternativas a, b, c, d, e.

Curso Slon Concursos


www.CursoSolon.com.br
Aulas & Apostilas

Simulado PM Paran 2012

Curso Slon Concursos

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012

Curso Slon Concursos

ATENO: Para assegurar que as questes deste simulado estejam no nvel da prova do
concurso oficial, muitas questes a seguir foram adaptadas de provas anteriores aplicadas pela COPS/UEL, a mesma organizadora do concurso anterior da PM Paran.

LNGUA PORTUGUESA:
Prof Snia Naufal

02. Leia:

01. Leia a tira a seguir e responda:

Considerando-se os elementos verbais e visuais da charge, conclui-se que o humor decorre do(a) (A) crtica despropositada feita a um livro considerado um clssico da literatura universal. (B) duplo sentido que a palavra barata adquire no contexto do ltimo quadrinho da tirinha. Sobre o os quadrinhos acima, leia e analise as afirmaes abaixo: I. A tira evidencia ironia ao tratar da rpida obsolescncia das linguagens e dos conhecimentos tecnolgicos. II. A expresso ltima gerao e a palavra obsoleta so antagnicas. III. A tira associa o conhecimento tecnolgico empregabilidade. IV. O humor da tira reside no fato de que o personagem perdeu a vaga porque chegou depois do horrio. Assinale a alternativa CORRETA. (A) Apenas as afirmaes I e IV so VERDADEIRAS. (B) Apenas as afirmaes I e II so VERDADEIRAS. (C) Apenas as afirmaes III e IV so VERDADEIRAS. (D) Apenas as afirmaes I, II e III so VERDADEIRAS. (E) Apenas as afirmaes II e III so VERDADEIRAS. Ns adoraramos dizer que somos perfeitos. Que somos infalveis. Que no cometemos nem mesmo o menor deslize. E s no falamos isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Alis, em vez de usar a palavra mentira, como acabamos de fazer, poderamos optar por um eufemismo. Meia-verdade, por exemplo, seria um termo muito menos agressivo. Mas ns no usamos esta palavra simplesmente porque no acreditamos que exista uma Meia-verdade. Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentao Publicitria, existem a verdade e a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio. O Conar nasceu h 29 anos (viu S? no arredondamos para 30) com a misso de zelar pela tica na publicidade. No fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaramos de dizer isso, mas, mais uma vez, seria mentira). Fazemos isso porque a nica forma da propaganda ter o mximo de credibilidade. E, c entre ns, para que serviria a propaganda se o consumidor no acreditasse nela? (C) ambiguidade do substantivo impresso, presente no segundo quadrinho. (D) explcita referncia intertextual que ocorre no primeiro quadrinho da tira. (E) trao caricatural das personagens que as aproxima do contedo do livro mencionado.

TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES:

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma pea publicitria pode fazer uma reclamao ao Conar. Ele analisa cuidadosamente todas as denncias e, quando o caso, aplica a punio.
Anncio veiculado na Revista Veja. So Paulo: Abril. Ed.2120, ano 42, n27, 8 jul. 2009.

Curso Slon Concursos


A coruja no sabia discutir e, vencida de tais razes, poupou-lhe a pele. Dias depois, o finrio morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, d com ele e chia de clera. Miservel bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? E quem te disse que sou ave? - retruca o cnico sou muito bom bicho de pelo, como tu, no vs?

03. O recurso grfico utilizado no anncio publicitrio - de disfarar a potencial supresso de trecho do texto - refora a eficcia pretendida, revelada na estratgia de (A) ressaltar a informao no ttulo, em detrimento do restante do contedo associado. (B) incluir o leitor por meio do uso da 1 pessoa do plural no discurso. (C) contar a histria da criao do rgo como argumento de autoridade. (D) subverter o fazer publicitrio pelo uso de sua metalinguagem. (E) impressionar o leitor pelo jogo de palavras no texto.

Mas voas!... Voo de mentira, por fingimento... Mas tem asas! Asas? Que tolice! O que faz a asa so as penas e quem j viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legtimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? boa... O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali so e salvo.

Moral da Estria: O segredo de certos homens est nesta poltica do morcego. vermelho? Tome vermelho. branco? Viva o branco!
(LOBATO, Jos Bento Monteiro. Fbulas. 45. ed. So Paulo: Brasiliense, 1993. p. 49.)

04. Considerando a autoria e a seleo lexical desse texto, bem como os argumentos nele mobilizados, constata-se que o objetivo do autor do texto (A) informar os consumidores em geral sobre a atuao do Conar. (B) conscientizar publicitrios do compromisso tico ao elaborar suas peas publicitrias. (C) alertar chefes de famlia, para que eles fiscalizem o contedo das propagandas veiculadas pela mdia. (D) chamar a ateno de empresrios e anunciantes em geral para suas responsabilidades ao contratarem publicitrios sem tica. (E) chamar a ateno de empresas para os efeitos nocivos que elas podem causar sociedade, se compactuarem com propagandas enganosas.

TEXTO PARA AS PRXIMAS TRS QUESTES: Texto Pau de Dois Bicos

05. A charge de Sass refere-se a um problema que afeta a cidade de Londrina e muitas outras cidades brasileiras: o risco de contrair doenas transmitidas pelas pombas que vivem na regio urbana. O que permite ao morcego, da fbula, e pomba, da charge, disfararem sua condio (A) o fato de suplicarem pela vida e pela misericrdia de seus inimigos. (B) a postura corporal, visto que um imita o comportamento do outro. (C) o uso de recursos argumentativos presentes na fala. (D) a confiana na conscincia ambiental dos interlocutores. (E) a esperteza simbolicamente atribuda a esses animais.

Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar no investisse contra ele. Miservel bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a famlia dos ratos? Achas ento que sou rato? No tenho asas e no voo como tu? Rato, eu? Essa boa!...

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


06. A hesitao do gato, na fbula, e do caador, na charge, deve-se (A) contradio existente entre a fala do morcego e a da pomba e suas caractersticas fsicas. (B) tentativa frustrada do morcego e da pomba em disfararem sua condio apelando para o fingimento e a mentira. (C) ao medo de serem agredidos pelas garras afiadas do morcego e pelo bico semiaberto da pomba. (D) averso do gato e do caador em relao aparncia fsica dos morcegos. (E) postura submissa da pomba e do morcego diante dos olhares arregalados do caador e do gato.

Curso Slon Concursos


A concluso que NO pode ser deduzida do texto (A) Entre os brbaros, a hostilidade uma virtude cultivada desde a infncia. (B) Para os brbaros, ser capaz de provocar medo nos outros um valor. (C) Os pais se preocupam com o futuro de seus filhos e desejam que eles se enquadrem na sociedade. (D) Por preferir os livros s guerras, Hamlet rompe com as tradies de seu meio social. (E) Os amiguinhos de Hamlet so menos condicionados pelos valores de sua comunidade.

09. Leia com ateno os quadrinhos a seguir e, depois, faa o que se pede. 07. Considerando o trecho em negrito no texto Pau de dois bicos, assinale a alternativa correta. Nos dois casos, a palavra mas (A) ope-se ao argumento sou muito bom bicho de pelo. (B) revela a causa do voo de mentira. (C) expressa a consequncia dos fatos narrados. (D) marca a condio do voo de mentira. (E) explica o argumento sou muito bom bicho de pelo.

08. Leia a tira a seguir e responda:

Tendo-se em vista a interao que se percebe entre Mafalda e Filipe, personagens da tira apresentada, e o contedo da mesma, considere as seguintes afirmaes: I O emprego da forma verbal fala, no primeiro quadrinho, pode ser entendido como um constrangimento que Mafalda tentou causar em seu amigo Filipe, por ele desconhecer o ambiente em que se achava. II No primeiro quadrinho, a ltima frase dita por Mafalda estabelece uma relao de causa, diante do que ela disse anteriormente, no mesmo quadrinho. III O uso do vocbulo ento, no terceiro quadrinho, deve-se ao fato de Filipe j ter excludo, aps a resposta dada por Mafalda no quadrinho anterior, a primeira hiptese que ele havia inicialmente levantado. IV A ausncia de elementos verbais no ltimo quadrinho confirma as respostas de Mafalda nos dois quadrinhos anteriores, alm de destacar o humor presente na tira. V O quadrinho final faz uma dura crtica situao em que o nosso mundo se encontra, pois nem mesmo cuidados especiais, de acordo com viso da personagem Mafalda, resolveriam a maior parte dos problemas atuais do nosso planeta. Est correto o que se afirmou em: (A) I, II e IV. (B) II, III e IV.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


(C) I, III e V. (D) II, III e V. (E) I, II, III e IV.

Curso Slon Concursos


MATEMTICA:
Professor Carlo
11. Quantos anagramas podemos formar com as letras da palavra ELOGIAR de modo que as letras A e R fiquem juntas em qualquer ordem? (A) 360 (B) 720 (C) 1080 (D) 1440 (E) 1800

Mulher proletria Jorge de Lima Mulher proletria nica fbrica que o operrio tem, (fabrica filhos) tu na tua superproduo de mquina humana forneces anjos para o Senhor Jesus, forneces braos para o senhor burgus. Mulher proletria, o operrio, teu proprietrio h de ver, h de ver: a tua produo, a tua superproduo, ao contrrio das mquinas burguesas salvar o teu proprietrio. (In: Poesia completa. 2.ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980. v.1)

12. A soma dos quadrados de dois nmeros naturais igual a 80 e a diferena entre os quadrados desses nmeros igual a 48. A soma dos dois nmeros : (A) 12 (B) 14 (C) 16 (D) 18 (E) 20

10. Jorge de Lima um poeta representativo da segunda gerao modernista. Analise as proposies abaixo acerca dos recursos expressivos que constroem a imagem da mulher proletria. I. As metforas fbrica e mquina humana so, de certo modo, desveladas pela construo parenttica fabrica filhos. II. Os dois ltimos versos na primeira estrofe constituem eufemismos das ideias de mortalidade e de trabalho infantil. III. O trocadilho entre prole e proletria assinala a funo social da mulher no contexto do poema. IV. A gradao na segunda estrofe aponta para a submisso da mulher e para a salvao do homem operrio. V. Os ltimos versos do poema sugerem que o trabalho da mulher pode levar sua famlia ascenso social. Esto corretas, apenas: (A) I, II e V (B) II, III e IV (C) I, II e III (D) II e V (E) I e IV

13. Numa pesquisa, foram feitas as seguintes perguntas para responderem SIM ou NO; gosta de msica? Gosta de esportes? Responderam SIM primeira pergunta 90 pessoas; 70 responderam SIM segunda, 25 responderam SIM a ambas; e 40 responderam NO a ambas. Quantas pessoas foram entrevistadas? (A) 135 (B) 175 (C) 195 (D) 200 (E) 185

14. Trs nmeros esto em PA crescente, sabendo que o produto entre eles igual soma dos trs e que o maior vale a soma dos dois menores, Qual o quinto termo da PA? (A) 15 (B) 12 (C) 8 (D) 5 (E) 4

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


15. Um agricultor leva 3 horas para limpar um terreno circular de 5 metros de raio. Se o raio do terreno fosse 10 metros, ele levaria: (A) 6 h (B) 8 h (C) 10 h (D) 12 h (E) 14 h

Curso Slon Concursos


20. Deseja-se projetar uma lata cilndrica que tenha um volume de 496 cm. Se a altura da lata 10 cm, a medida do dimetro da base da lata dever ser: ( considere = 3,1) (A) 4 cm (B) 6 cm (C) 8 cm (D) 10 cm (E) 12cm

16. Um capital de R$ 8.400,00 foi aplicado taxa de 4,5% ao ano durante X meses, no final da aplicao o montante foi de R$ 8.715,00. Ento o valor de X : (A) 6 (B) 8 (C) 10 (D) 12 (E) 18 17. Se os raios solares formam um ngulo com o solo, qual , aproximadamente, o comprimento da sombra de um edifcio com 10 metros de altura? Dados: sen = 3/5, cos = 4/5 e tg = (A) 16,6 m (B) 15,5 m (C) 14,4 m (D) 13,3 m (E) 12,2 m 21. Acerca do ECA, assinale o correto: (A) O ECA dispe sobre a proteo parcial criana e ao adolescente. (B) Considera-se adolescente a pessoa entre 14 e 21 anos de idade. (C) Considera-se criana a pessoa at 14 anos de idade. (D) A criana e o adolescente tem direito ao respeito, podendo ser violada a sua integridade fsica, psquica e moral. (E) A criana e o adolescente tem direito a ir, vir e estar nos logradouros pblicos e espaos comunitrios, ressalvadas as restries legais.

ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE ECA:


Professor Christian

18. A rea do tringulo formado pela funo f(x) = -2x + 4 com os eixos coordenados : (A) 2 (B) 4 (C) 6 (D) 8 (E)10 19. Sabendo que: x + y = -9 e que x y = -4, ento o valor de (x + y) - (x y) - (x + y) + (x y) igual a: (A) 50 (B) 60 (C) 70 (D) 80 (E) 90

22. incorreto afirmar que: (A) Todo adolescente ter acesso s diverses e espetculos pblicos classificados como adequados sua faixa etria; (B) As crianas menores de dez anos somente podero ingressar e permanecer nos locais de apresentao ou exibio quando acompanhadas dos pais ou responsvel; (C) permitida a hospedagem de criana ou adolescente em hotel, motel, penso ou estabelecimento congnere, independentemente de autorizao ou de estarem acompanhados pelos pais ou responsveis; (D) Os responsveis por estabelecimentos que explorem comercialmente bilhar cuidaro para que no seja permitida a entrada e permanncia de crianas e adolescentes no local, afixando aviso para orientao do pblico; (E) proibida a venda criana ou ao adolescente de bilhetes lotricos e equivalentes, bebidas alcolicas e fogos de artifcio.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


23. Quanto autorizao de viagem correto afirmar que: (A) sempre necessria a autorizao judicial; (B) nenhuma criana poder viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsvel, sem expressa autorizao judicial; (C) vedada a autoridade judiciria expedir alvar de viagem com validade superior a um ano; (D) quando se tratar de viagem ao exterior autorizao judicial indispensvel, em qualquer circunstncia; (E) a criana ou adolescente nascido em territrio nacional poder sair do Pas na companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior sem prvia e expressa autorizao judicial. 24. Acerca do ato infracional, assinale a correta: (A) Crime ou contraveno praticada por criana ou adolescente considerado ato infracional. (B) Adolescente que comete crime responde a processo criminal na justia criminal. (C) Criana ou adolescente podem ser condenados a uma pena, devendo permanecer em uma cadeia ou penitenciria. (D) As medida protetivas so aplicadas somente a crianas. (E) As medidas socioeducativas so advertncia, obrigao de reparar o dano, prestao de servios comunidade, liberdade assistida, internao, priso e tratamento para drogadio. 25. Quanto s medidas de proteo pode-se afirmar: (A) No podero ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substitudas a qualquer tempo; (B) Sero aplicadas apenas pelo Juiz da Vara da Infncia; (C) Sero aplicadas quando os direitos previstos no Estatuto da Criana e do Adolescente forem ameaados ou violados apenas por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel; (D) Destinam-se apenas a crianas; (E) So medidas de proteo: a internao e a liberdade assistida. 26. Acerca da medida socioeducativa de internao, prevista no ECA, assinale a opo correta. (A) Comprovada a autoria e materialidade de ato infracional considerado hediondo, tal como o trfico de entorpecentes, ao adolescente infrator deve, necessariamente, ser aplicada medida socioeducativa de internao. (B) O adolescente que atinge os 18 anos de idade deve ser compulsoriamente liberado da medida socioeducativa de internao em razo do alcance da maioridade penal. (C) No processo para apurao de ato infracional de adolescente, no se exige defesa tcnica por advogado. (D) A medida socioeducativa de internao no comporta prazo determinado, devendo sua manuteno ser reavaliada, mediante deciso fundamentada, no mximo a cada 6 meses. (E) n.d.a

Curso Slon Concursos


27. So medidas aplicveis aos pais e responsveis, exceto: (A) acolhimento institucional (B) encaminhamento a tratamento psicolgico ou psiquitrico (C) perda da guarda e suspenso ou destituio do poder familiar (D) incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos. (E) perda da guarda 28. Acerca do Conselho Tutelar, assinale: (A) O conselho Tutelar ser composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de trs anos, no permitida a reconduo. (B) O conselho Tutelar ser composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de dois anos. (C) Em cada Municpio haver, no mnimo, dois Conselhos Tutelares. (D) rgo autnomo e permanente, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente. (E) N.D.A.

CINCIAS HUMANAS: Histria, Geografia, Sociologia/Filosofia


Professores Zoz, Rogener e Gonalo
29. O sistema feudal caracterizava-se: (A) pela inexistncia do regime de propriedade da terra, predomnio da economia de comrcio e organizao da propriedade pblica; (B) pelo cultivo da terra por escravos com produo intensiva e grandes benefcios para os vassalos; (C) pela aplicao do sistema assalariado e trabalho forado dos viles nas pequenas propriedades senhoriais; (D) pela diviso da terra em pequenas propriedades e utilizao de tcnicas avanadas de cultivo; (E) pela propriedade senhorial da terra, regime de trabalho servil e bases essencialmente agrrias. 30. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequncias da Revoluo Industrial: (A) reduo do processo de urbanizao, aumento da populao dos campos e sensvel xodo urbano; (B) maior diviso tcnica do trabalho, utilizao constante de mquinas e afirmao do capitalismo como modo de produo dominante; (C) declnio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorizao das corporaes e manufaturas;

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


(D) formao, nos grandes centros de produo, das associaes de operrios denominadas "trade unions", que promoveram a conciliao entre patres e empregados; (E) manuteno da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatrios agrcolas. 31. A produo de acar, no Brasil colonial: (A) possibilitou o povoamento e a ocupao de todo o territrio nacional, enriquecendo grande parte da populao; (B) praticada por grandes, mdios e pequenos lavradores, permitiu a formao de uma slida classe mdia rural; (C) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundirio monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema portugus; (D) desde o incio garantiu o enriquecimento da regio Sul do pas e foi base econmica de sua hegemonia na Repblica; (E) no exigindo muitos braos, desencorajou a importao de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas. 32. Sobre as classes sociais do Brasil, correto afirmar: (A) O governo brasileiro considera as pessoas que vivem com at 700 reais mensais abaixo da linha de pobreza. (B) Predomina no pas as pessoas consideradas de classe alta, ou seja, pessoas com renda mensal familiar de 4 at 10 salrios mnimos. (C) Famlias que pertencem a classe social A recebem at 2 salrios mnimos mensais. (D) J as famlias de classe social E recebem mais de 20 salrios mnimos mensais. (E) O poder de consumo dos brasileiros vem aumentando nos ltimos anos, devido principalmente a melhora da escolaridade, aumento real do salrio mnimo, programas sociais e ao crdito facilitado.

Curso Slon Concursos


(D) Unasul e Parlasul decidiram apoiar o governo provisrio de Frederico Franco e aumentar a participao do Paraguai no Mercosul. (E) Parlasul tem sua sede em Quito, Equador e luta por democratizao na Amrica do Sul. 34. Sobre as causas e consequncias do aquecimento global incorreto afirmar que: (A) O processo de aquecimento global ser o principal responsvel pela extino de vrias espcies tanto da fauna quanto da flora. (B) A queima de combustveis fsseis responsvel pela intensificao do efeito estufa, agravando as alteraes climticas. (C) So consequncias do aquecimento global: derretimento das geleiras, aumento do nvel dos oceanos, alteraes de ecossistemas. (D) O aquecimento global um fenmeno natural que est sendo acelerado devido s atividades humanas. (E) Os pases desenvolvidos industrializados, principalmente Estados Unidos e as naes da Unio Europeia, so os nicos responsveis pelo aquecimento global. 35. Os fluxos comerciais de mercadorias viabilizam a efetiva insero de um pas no espao econmico mundial. No caso do Brasil, as exportaes de produtos agropecurios constituem uma parte relevante da pauta de exportaes. Observe os grficos:

33. Sobre o Mercosul, Unasul e o Paraguai assinale a alternativa correta: (A) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) um amplo projeto de integrao concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, fundado em 1991, pelo Tratado de Assuno. Envolve, por enquanto, to-somente dimenses econmicas, tais como a Unio Aduaneira. (B) No dia 31/07/2012 a Venezuela foi aceita no Mercosul como membro fundador com amplo apoio dos quatro pases, Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. (C) Devido a questes polticas internas no Paraguai o presidente Fernando Lugo foi destitudo de seu cargo em menos de 48 horas e substitudo por Frederico Franco.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


Pela anlise dos dados, pode-se inferir a seguinte mudana no perfil do comrcio exterior do agronegcio brasileiro: (A) expanso do intercmbio com os pases ocidentais (B) priorizao das vendas para os pases do hemisfrio sul (C) diminuio do volume de compras feitas por pases emergentes (D) reduo da dependncia do mercado dos pases desenvolvidos (E) aumento da dependncia do mercado dos pases desenvolvidos.

Curso Slon Concursos


37. No Brasil, os canais abertos de TV frequentemente transmitem programas de auditrio que apresentam frmulas idnticas para atrair o grande pblico. Sobre os contedos da maioria desses programas veiculados pela televiso e sobre a atuao dos meios de comunicao de massa nas sociedades atuais, considere as seguintes afirmativas. I. Transmitem imagens padronizadas e repetitivas, que propagam clichs de sucesso. II. No privilegiam o pensamento crtico, criando situaes desprovidas de profundidade. III. O estilo de vida de seus astros reflete o cotidiano e os problemas do indivduo comum. IV. Celebram o consumismo, bem como as vantagens superficiais do mercado.

Socializao significa o processo pelo qual um indivduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto , comporta-se de acordo com seus folkways e mores [...].H pouca dvida de que a sociedade, por suas exigncias sobre os indivduos determina, em grande parte, o tipo de personalidade que predominar. Naturalmente, numa sociedade complexa como a nossa, com extrema heterogeneidade de padres, haver considerveis variaes. Seria, portanto, exagerado dizer que a cultura produz uma personalidade totalmente estereotipada. A sociedade proporciona, antes, os limites dentro dos quais a personalidade se desenvolver .
Fonte: KOENIG,S. Elementos de Sociologia .Traduo de Vera Borda, Rio de Janeiro, Zahar Editores,1967,p.70-75.

Assinale a alternativa correta. (A) Apenas as afirmativas I, III e IV so corretas. (B) Apenas as afirmativas I, II e III so corretas. (C) Apenas as afirmativas I, II e IV so corretas. (D) Apenas as afirmativas I e II so corretas. (E) Apenas as afirmativas III e IV so corretas.

38. Considerando o debate sociolgico sobre o tema das desigualdades sociais no Brasil, assinale o que for correto. (A) Os negros integram o grupo social que permanece por mais tempo na escola, concluindo os estudos superiores na mesma mdia dos brancos e em igualdade de condies. (B) O aumento significativo do nmero de divrcios resultado dos problemas que afetam os indivduos em particular, destruindo lares e famlias, exigindo solues especficas para cada pessoa. (C) As desigualdades socioeconmicas entre brancos e negros so explicadas pelo sentimento de inferioridade que os negros, historicamente, cultivaram, no tendo relao com o regime de produo baseado na monocultura, no latifndio e na escravido. (D) O desemprego uma condio de vida experimentada por muitos indivduos na atualidade. Ele analisado pelas teorias sociolgicas como uma questo social, podendo ser um fenmeno que envolve diversos elementos estruturais de uma ou de vrias sociedades. (E) O desemprego, o divrcio e as desigualdades socioeconmicas entre negros e brancos podem ser analisadas como questes sociais que produzem efeitos perversos exclusivamente nas classes sociais menos favorecidas.

36. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema indivduo e sociedade, correto afirmar: (A) Existe uma interao entre a cultura e a personalidade, o que faz com que as individualidades sejam influenciadas de diferentes modos e graus pelo ambiente social. (B) Apesar de os indivduos se diferenciarem desde o nascimento por dotes fsicos e mentais, desenvolvem personalidades praticamente idnticas por conta da influncia da sociedade em que vivem. (C) A sociedade impe, por suas exigncias, aprovaes e desaprovaes, o tipo de personalidade que o indivduo ter. (D) O indivduo j nasce com uma personalidade que dificilmente mudar por influncia da sociedade ou do meio ambiente. (E) So as tendncias hereditrias e no a sociedade que determinam personalidade do indivduo.

Aulas e Apostilas

10

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


CINCIAS DA NATUREZA: Qumica, Fsica e Biologia
Professores Dnis, Robson e Paulo
39. Duas importantes aplicaes do gs hidrognio so a sntese da amnia e a hidrogenao de leos vegetais. O gs hidrognio obtido em reatores, sob condies adequadas, onde ocorrem as reaes I, II e III, apresentadas a seguir: I ) CH4 ( g ) + H2O ( g ) CO ( g ) + 3 H2 ( g ) II ) CO
(g)

Curso Slon Concursos


ou so incorreto(s) o(s) ten(s): (A) III e V, apenas. (B) III e IV, apenas. (C) todos. (D) apenas III. (E) apenas V.

+ H2O

(g)

CO2 ( g ) + H2 ( g )

III ) K2CO3 ( aq ) + CO2 ( g ) + H2O ( g) 2 KHCO3 ( s ) Calcule a variao de entalpia para a reao de produo do gs hidrognio (equao I), a partir das entalpias de formao:

41. Amostras de magnsio (Mg(s)) foram colocadas em solues de cido clordrico (HCl(aq)) a diversas concentraes e temperaturas, havendo total dissoluo do metal e desprendimento de hidrognio gasoso: Mg(s) + 2 HCl(aq) MgCl2(aq) + H2(g)

Foram observados os seguintes resultados que foram tabelados: Experincia I II Massa de Mg dissolvida 2,0g 0,4g 0,4g 0,5g Tempo para dissolver 10,0 min 2,0 min 1,0 min 1,0 min

(A) + 317 KJ. (B) 317 KJ. (C) + 207 KJ. (D) 207 KJ. (E) + 417 KJ.

III IV

Em qual dos casos a velocidade da reao foi maior ? (A) todos foram iguais. (B) I. (C) II.

40. O grfico abaixo representa a presso de vapor (eixo das ordenadas), em atm, em funo da temperatura (eixo das abcissas), em C, de trs amostras, I, II e III.

(D) III. (E) IV.

42. Considere os itens, sobre fenmenos: I - digesto dos alimentos. II - enferrujamento de uma calha. III - exploso da dinamite. IV - queda da neve. V - combusto do lcool de um automvel. VI - sublimao da naftalina. So fenmenos fsicos, apenas: (A) I, II e IV. Se uma destas amostras for de gua pura e as outras duas de gua salgada, considere os itens: I - a amostra I apresenta capacidade de evaporao maior que II e III; II - se as amostras forem colocadas em um freezer, a amostra I congelar em primeiro lugar; III - a amostra II mais concentrada que a amostra III; IV - a amostra I a menos concentrada das amostras; V - na temperatura TIII e 1 atm a amostra II ainda no entrou em ebulio. (B) IV e VI. (C) III, IV e V. (D) IV, V e VI. (E) I, IV e VI.

Aulas e Apostilas

11

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


43. Duas bolas de dimenses desprezveis se aproximam uma da outra, executando movimentos retilneos e uniformes (veja a figura). Sabendo-se que as bolas possuem velocidades de 54 Km/h e 124 Km/h e que, no instante t = 0, a distncia entre elas , hipoteticamente, de 6000 m, podemos afirmar que o instante da coliso ocorre aps:

Curso Slon Concursos


46. Considere o circuito representado na figura, sendo = 12V, R1 = 2 e R2 = 4 . A queda de potencial do ponto A ao ponto B vale, em V:

(A) 2 (A) 8 min. (B) 2 min. (C) 10 min. (D) 4 min. (E) n.d.a 47. Comparando uma clula procaritica com clulas eucariticas vegetal e animal, em comum as trs apresentam: (A) mitocndrias, centrolos e flagelos (B) membrana plasmtica, ribossomos e cromatina (C) membrana esqueltica, ribossomos e cromatina (D) parede celular celulsica, membrana plasmtica e lisossomos (E) membrana esqueltica, membrana plasmtica e cromatina (B) 4 (C) 6 (D) 8 (E) 10

44. Um corpo de massa 10 kg abandonado do repouso num plano inclinado perfeitamente liso, que forma um ngulo de 30 com a horizontal, como mostra a figura. A acelerao do corpo , em m/s2, de: (considere g =10 m/s2). (A) 20 (B) 10 (C) 6,5 (D) 5 (E) 4,8

48. Considere as relaes ecolgicas e os pares de organismos enumerados a seguir: I. parasitismo II. mutualismo III. comensalismo IV. predatismo A associao correta (A) Iw, lIx, IIIy, IVz (B) Ix, IIy, IIIz, IVw (C) Iy, IIz, IIIw, IVx (D) Iz, IIw, IIIx, IVy (E) Iy, IIx, IIIw, IVz w) tubaro x peixe rmora x) cupim x protozorio y) rvore x pulgo z) cobra x sapo

45. Na cozinha de um restaurante h dois caldeires com gua, um a 20C e outro a 80C. A quantidade de litros que se deve pegar de cada um, de modo a resultar, aps mistura, 10 litros de gua a 26C : (A) 5 e 5 (B) 4 e 6 (C) 2 e 8 (D) 1 e 9 (E) 7 e 3

CONHECIMENTOS GERAIS / ATUALIDADES:


Prof. Rogener e Snia So duas questes discursivas, enumeradas a partir da prxima pgina com os nmeros 49 e 50.

Aulas e Apostilas

12

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


INSTRUES: 1. Focalize o tema proposto.

Curso Slon Concursos

ATENO: Para responder s questes 49 (Tema 1) e 50 (Tema 2), observe rigorosamente as instrues a seguir:

2. A resposta deve, necessariamente, referir-se ao texto de apoio ou dialogar com ele. Ateno, evite mera colagem ou reproduo. 3. Organize a resposta de modo que preencha entre 10 (mnimo) e 15 (mximo) linhas plenas, considerando-se letra de tamanho regular. 4. Use a prosa como forma de expresso. 5. Comece a desenvolver a resposta na linha 1. *** USE A LTIMA FOLHA PARA RASCUNHO ***

Menos de 30% dos brasileiros so plenamente alfabetizados Alm disso, de acordo com o Indicador do Alfabetismo Funcional, 38% da populao do pas com formao superior tm nvel insuficiente em leitura e escrita.
17/07/2012 | 16:40 | AGNCIA BRASIL

Apenas 35% das pessoas com ensino mdio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizadas e 38% dos brasileiros com formao superior tm nvel insuficiente em leitura e escrita. o que apontam os resultados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, pesquisa produzida pelo Instituto Paulo Montenegro e a organizao no governamental Ao Educativa. A pesquisa avalia, de forma amostral, por meio de entrevistas e um teste cognitivo, a capacidade de leitura e compreenso de textos e outras tarefas bsicas que dependem do domnio da leitura e escrita. A partir dos resultados, a populao dividida em quatro grupos: analfabetos, alfabetizados em nvel rudimentar, alfabetizados em nvel bsico e plenamente alfabetizados. Com base no excerto, elabore um texto dissertativo cujo foco seja a contribuio da leitura para transformar a sociedade. Faa seu texto em, no mximo, 15 linhas.
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

Aulas e Apostilas

13

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012

Curso Slon Concursos

Cidado e Cidadania - O que ser Cidado Afinal, o que ser cidado? Ser cidado ter direito vida, liberdade, propriedade, igualdade perante a lei: ter direitos civis. tambm participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos polticos. Os direitos civis e polticos no asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participao do indivduo na riqueza coletiva: o direito educao, ao trabalho justo, sade, a uma velhice tranquila.
(Disponvel em: http://www.codic.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8> Acesse em: 10 ago 2012)

A partir da definio do que ser cidado, faa um texto dissertativo mostrando seu ponto de vista a respeito de como exercer a cidadania.
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

PEGUE O GABARITO COMENTADO, CORRIJA AS QUESTES QUE ERROU E REFAA A PROVA.

Aulas e Apostilas

14

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


RASCUNHO PARA O TEMA DA QUESTO 49:
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

Curso Slon Concursos

RASCUNHO PARA O TEMA DA QUESTO 50:


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

Aulas e Apostilas

15

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012

Curso Slon Concursos

RESPOSTAS COMENTADAS
PORTUGUS prof Snia Naufal
01 D 02 B
A proposio IV est errada, pois o tempo gasto no trajeto fez com que a linguagem do pretendente ficasse ultrapassada o que ocasionou a perda da vaga de emprego. Assim, correta a opo [D]. Em A metamorfose, Kafka associa o inverossmil ao trgico ao contar a histria de um homem que se transformou num inseto nojento para analisar os comportamentos humanos num tempo de desesperana e de ausncia de respostas s questes mais simples e mais profundas do mundo futuro. Assim, a palavra barata do ltimo quadro da tirinha adquire duplo sentido, pois tanto pode referir-se ao inseto do romance de Kafka quanto designao pejorativa de algo que no tem qualidade, como se afirma em [B]. Ao suprimir o trecho do texto com um trao, permitindo a leitura do que havia sido escrito antes (E ele 100% eficiente nesta misso), a propaganda subverte o fazer publicitrio pelo uso da metalinguagem. O texto que acompanha o anncio publicitrio tem como objetivo informar os consumidores sobre a atuao do Conar, visando a uma reao por parte do receptor da mensagem. O uso de recursos argumentativos permite ao morcego e pomba disfararem sua condio, como sugere a moral que encerra a narrativa: ... O segredo de certos homens est nesta poltica do morcego. vermelho? Tome vermelho. branco? Viva o branco! O fato de o morcego ter pelo e a pomba estar em posio invertida contradizem as caractersticas de ave, que o gato odiava e o caador perseguia. A conjuno adversativa mas estabelece oposio ao argumento sou muito bom bicho de pelo, pois o fato de o morcego ter asas e voar induz o gato a pensar que se trata de uma ave. Pelas falas dos amiguinhos, percebe-se que estes so condicionados pelos valores de sua comunidade, o que no ocorre em relao a Hamlet. No possvel afirmar que o emprego da forma verbal fala, no primeiro quadrinho, possa ser entendido como um constrangimento que Mafalda tenta causar em Filipe, por ele desconhecer o ambiente em que se achava. Em primeiro lugar porque, pela linguagem utilizada, nota-se que eles so amigos, tratam-se de modo informal. Alm disso, ele entra como se conhecesse o ambiente. E justamente por essa intimidade, Mafalda avisa que, desta vez, como algo que no habitual, ele deve falar baixo, pois h um doente na casa. Assim, a alternativa B a correta. As afirmaes IV e V so inadequadas, pois a segunda estofe destaca o papel da mulher que, nica fbrica/ que o operrio tem, (fabrica filhos) ser a superprodutora daqueles que, no futuro, formaro o proletariado, possvel responsvel pela queda do sistema que os domina naquele momento e formador de uma sociedade mais justa.

03 D 04 A 05 C 06 A 07 A 08 E 09 B

10 C

MATEMTICA professor Carlo


11 D
Como A e R devem ficar juntas em qualquer ordem temos uma permutao de dois elementos, ou seja, 2! = 2. Ento teremos agora uma permutao de seis elementos que so as letras E, L, O, G e I, mais as letras A e R que estaro sempre juntas, ou seja, 6! = 720

12 A

Finalizando temos: Nmero de anagramas pedidos = 2! x 6! = 2 x 720 = 1440. Montar as duas equaes: x + y = 80 e x - y = 48 Utilizando o mtodo da adio, somar uma equao a outra e eliminar a varivel y, obtendo ento a equao: 2x = 128, passa-se o 2 dividindo e temos: x = 64, logo x = 8, se x = 8, substitu-lo em qualquer uma das equaes iniciais e determinar y = 4. Finalizando fazemos 8 + 4 = 12.

Aulas e Apostilas

16

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


13 B
Msica M = 90 Esporte E = 70 ME = 25 Somente M = 90 25 = 65 Somente E = 75 25 = 45 Nmero de entrevistados = 65 + 45 + 25 + 40 = 175 PA ( x-r , x, x+r) Equaes: (x-r).x.(x+r) = x-r+x+x+r x+r = x-r+ x II I

Curso Slon Concursos

14 D

Organizando as equaes I e II temos: (x-r).(x+r) = 3 I x = 2r II substituindo II em I temos: (2r-r).(2r+r) = 3, logo 3r = 3 r = 1 substituindo r = l na equao II obtemos x = 2 PA ( 1, 2, 3, 4, 5, 6, ...) ento o quinto termo igual a 5. rea do crculo de raio 5cm = r = 5. = 25 rea do crculo de raio 10 cm = 100 Regra de trs: rea 25 100 3/x = 25/100 x = 12 h tempo 3 x

15 D

16 C 17 D 18 B 19 C 20 C 21 E

M = C J 8.715,00 = 8.400,00 J J = 3l5,00 J = C.i.t 315 = 8400 . 0,045 . t/12 t = 10 meses tg = 10/sombra = 10/ sombra sombra = 13,3m O grfico da funo intercepta o eixo y no valor +4, que o coeficiente linear da funo, e intercepta o eixo x no ponto +2, que o zero da funo, Formando um tringulo de base 2 e altura 4 logo temos: rea do tringulo = (base x altura)/2 = 2 x 4 /2 = 4 (x+y) - (x-y) - (x+y) +(x-y) = (-9) - (-4) - (-9) + (-4) = 81 16 + 9 - 4 = 70 Volume do cilindro = rh 496 = 3,1 . r . 10 r = 4 dimetro = 8

ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE professor Christian


Com a Constituio de 1988 e o ECA em 1990, foi estatudo o Princpio da Proteo Integral criana e ao adolescente, conforme expresso pelo art. 1 do ECA. Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade, conforme art. 2 do ECA. O direito fundamental liberdade compreende ir, vir e estar, com restrio, luz art. 16 do ECA. A integridade da criana ou adolescente, por fim, no pode ser violada, nos termos art. 17. A preveno permite o acesso a eventos pblicos, desde que adequados faixa etria. Porm, menores de dez anos somente podero ingressar e permanecer nos locais de apresentao ou exibio quando acompanhadas dos pais ou responsvel (art. 75, p.u. ECA). Quanto ao servio de hospedagem, pelo art. 82 proibida a hospedagem de criana ou adolescente em hotel, motel, penso ou estabelecimento congnere, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsvel. Nem sempre necessria a autorizao judicial. Em regra, nenhuma criana poder viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsvel, sem expressa autorizao judicial, porm ela possvel nos casos dispostos no 1 do art. 83 do ECA. A autorizao judicial vlida por at 2 anos. Para viagem ao exterior, a autorizao mais rigorosa, conforme art. 84, sobretudo se for em companhia de estrangeiro, conforme art. 85 do ECA.

22 C

23 B

Aulas e Apostilas

17

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


24 A

Curso Slon Concursos

O adolescente que comete crime responde por ao socioeducativa na justia da infncia e juventude, no recebendo penas, mas medidas, que podem ser protetivas ou socioeducativas. As protetivas, dispostas no art. 101 do ECA, podem ser aplicadas a crianas ou adolescentes. As socioeducativa so aplicadas apenas a adolescentes, e dentre elas no se incluem a priso e nem o tratamento para a drogadio. Assim, pelo art. 103 do ECA, considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contraveno penal. As medidas protetivas, pelo art. 99, podero ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substitudas a qualquer tempo; podendo ser aplicadas pelo Conselho Tutelar, conforme art. 136, I. Ainda, podem ser aplicas tambm adolescentes pelo art. 112, VII. Por fim, a internao e a liberdade assistida so medidas socioeducativas previstas no art. 112 do ECA. No necessariamente ser aplicada a medida socioeducativa de internao no caso de trfico. Com 21 anos a liberao ser compulsria, conforme art. 121, 5 do ECA. direito do adolescente defesa tcnica por advogado, conforme art. 111, III do ECA. No havendo prazo determinado na internao, dever ser reavaliada a cada 6 meses. As medidas aplicveis aos pais ou responsvel, previstas no art. 129. Dentre elas, o acolhimento institucional medida protetiva prevista no art. 101, VII do ECA. O mandato ser de 4 anos, permitida 1 reconduo, conforme art. 132 do ECA. Em cada Municpio haver, no mnimo 1 Conselho Tutelar, conforme o mesmo artigo legal. Por fim, rgo autnomo e permanente, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente, com fundamento no art. 131 do ECA.

25 C

26 D

27 A 28 D

CINCIAS HUMANAS: Histria, Geografia, Sociologia e Filosofia


29 E
(A) Est errada, pois a terra era propriedade dos senhores feudais, a economia era de subsistncia e a propriedade era privada; (B) Est errada, uma vez que a terra era cultivada por servos e a produo era autossuficiente; j os vassalos eram senhores que deviam obrigaes militares e jurdicas a outros senhores denominados de suseranos; (C) Est errada, uma vez que no havia salrios no Sistema Feudal, os servos viles (das vilas) trabalhavam de forma obrigatria e gratuita nas terras do senhor, num imposto denominado de corveia. As propriedades dos senhores no eram pequenas, mas grandes; (D) Est errada, pois as propriedades eram grandes e as tcnicas de produo eram atrasadas, uma vez que a economia era de subsistncia, o que implicaria em baixa produtividade e consequentemente sem necessidades de modernizao das tcnicas; (E) Est CORRETA. As grandes propriedades estavam nas mos dos senhores, que repassavam ao primognito (filho mais velho) de forma hereditria. Os servos trabalhavam nas terras dos senhores de forma servil em troca de morarem em um pequeno pedao de terra nas terras do senhor, de proteo militar e do direito a religiosidade e salvao da alma. A produo nos feudos era agrria e de subsistncia com predomnio da agricultura. Praticava-se a policultura, incluindo a produo de alfafa que era estocada para alimentar o gado no inverno.

30 B

(A) Est errada, pois a Revoluo Industrial teve como um de seus fatores de origem o xodo rural quando famlias foram expulsas do campo, atravs dos enclousures (Lei dos Cercamentos) que autorizava os nobres a cercarem suas terras para a criao de ovelhas, para a extrao da l que seria utilizada nas manufaturas txteis que estavam aparecendo. Isto gerou uma urbanizao das cidades e uma massa (exrcito de reserva) de desempregados, com muita misria e violncia; (B) Est CORRETA, uma vez que a diviso do trabalho fez surgir figura do trabalhador especialista em uma determinada parte da fabricao do objeto. A consequncia foi um aumento da produo, mas por outro lado o trabalhador perdera a noo da fabricao de todas as partes do objeto e consequentemente do objeto por inteiro, o que implicaria em dificuldades para o operrio conseguir outro emprego quando estivesse desempregado. Aos poucos as fbricas foram ficando sofisticadas e transformando os trabalhadores em uma pea da maquina ou inteiramente substitudos por ela. Assim o sistema capitalista foi sendo imposto e o modelo burgus de excluso e explorao foi se consolidando; (C) Est errada, uma vez que a classe proletria (trabalhadores) aumento, sendo empregada ou desempregada, pois uma das consequncias da Revoluo Industrial foi o aumento da populao. As corporaes eram monoplios que entravavam o comrcio na Baixa Idade Mdia (XI-XV) e as manufaturas eram oficinas (fbricas) que possuam mquinas manuais e no automticas como nas indstrias.

Aulas e Apostilas

18

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012

Curso Slon Concursos

(D) Esta errada, pois os trade unions (unio de trabalhadores) no passaram de uma tentativa de alguns socialistas chamados utpicos (aqueles que imaginam algo, mas que ao tentarem colocar na prtica, a ideia no funciona) do sculo XIX, que chegaram a abrir algumas fbricas em forma de cooperativa, onde os trabalhadores seriam os prprios patres, trabalhariam jornadas mais curtas de trabalho e dividiriam os lucros. As fbricas utpicas faliram, pois no conseguiram competir com as fbricas capitalistas que acumulam explorando os trabalhadores e eliminando as concorrentes; (E) Est errada, pois as grandes propriedades se mantiveram, mas as terras que eram comunais (comuns ao uso tanto de nobres quanto de servos), atravs dos enclousures (cercamentos), foram sendo dominadas por nobres e burgueses, e assim eliminando (atravs da expulso) as famlias de camponeses sem nenhum direito a indenizaes. Os trabalhadores expulsos do campo, no tendo mais o pequeno pedao de terra para tirar a sua subsistncia, foram para as cidades, onde nas fbricas trocavam a sua fora de trabalho por um salrio, que na maioria das vezes era miservel. Assim o salrio se transformou no principal mecanismo de explorao do trabalhador e da acumulao capitalista.

31 C

(A) Est errada, pois a produo aucareira se desenvolveu no Sistema de Capitanias Hereditrias, e na regio Nordeste do Brasil. Os beneficiados pela riqueza proporcionada pela comercializao do acar eram apenas os senhores de engenho, ou seja, a elite. Assim 97% da populao colonial no partilhavam desta riqueza; (B) Est errada, uma vez que somente quem possua cabedal (riqueza) que era capaz de investir em um engenho (unidade produtiva composta pela roa, moenda, fornalha, depsito, casa-grande, senzala, capela etc.). Assim s a elite dos grandes proprietrios de terras que poderiam investir na produo aucareira. Portanto, a sociedade aucareira era bipolar (senhores X escravos), e rural com rara mobilidade social; (C) Est CORRETA, pois boa parte das terras da regio litornea do Nordeste brasileiro era tima para a produo aucareira. Os lucros pretendidos pela metrpole portuguesa s eram viveis se a produo aucareira fosse realizada em grandes propriedades e com mo de obra escrava, uma vez que o trabalho assalariado consumiria os lucros. Na poltica mercantilista (controle do Estado sobre a economia), a colnia s poderia produzir alguma cultura (no caso do Brasil, o acar) que a metrpole pudesse revender com lucros na Europa; (D) Est errada. A produo aucareira se desenvolveu no Perodo Colonial da histria do Brasil, e na regio Nordeste. (E) Esta errada. Os engenhos s eram viveis se as grandes lavouras (sistema de plantation) fossem realizadas com abundante mo de obra escrava, pois o trabalho assalariado impedia os grandes lucros.

32 E 33 C 34 E 35 D

53% dos brasileiros pertencem classe C e esto consumindo mais. O processo de impecheament de Fernando Lugo no Paraguai foi condenado pelo Mercosul, Parlasul e Unasul, tal processo fere a democracia na Amrica do Sul e como consequncia o Paraguai foi suspenso temporariamente destes organismos multilaterais. Os pases desenvolvidos so os principais responsveis pelo aquecimento global, pois estabelecem modos de produo e consumo extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Porm, as naes em desenvolvimento tambm tm sua parcela de participao nesse processo, pois atuam de forma agressiva ao meio ambiente. A interpretao do grfico permite constatar a mudana do perfil do comrcio exterior do agronegcio brasileiro, na medida em que se verifica a reduo dos percentuais direcionados aos pases desenvolvidos, como os da Unio Europeia, com decrscimo de 41% para 29%, e os E.U.A., com queda de 17% para 7%. Essa transformao indica a reduo da dependncia brasileira de exportao para esses mercados. Verifica-se, ao mesmo tempo, a ampliao das exportaes para pases denominados atualmente como emergentes. (A) Est correta, pois para a Sociologia o indivduo nasce com informaes geneticamente transmitidas, ou seja, nossos instintos, mas as informaes culturais so produzidas e transmitidas pela sociedade. Dessa forma, conforme o meio social que o indivduo est inserido e os diferentes processos de socializao, tais mecanismos influenciam as individualidades dos membros da sociedade. (B) No est correta, pois a personalidade dos indivduos, de uma sociedade, contm semelhanas, mas no so idnticas, pois cada indivduo nico e diferente, na perspectiva sociolgica. (C) No est correta, pois na perspectiva sociolgica a sociedade influencia na formao da personalidade individual, mas no consegue impor totalmente, pois os indivduos podem estabelecer escolhas. (D) No est correta, pois para a Antropologia e para a Sociologia, o indivduo da espcie humana, no nasce com informaes culturais, mas as recebe no seu processo sociocultural. (E) No est correta, pois para a Antropologia e para a Sociologia, a hereditariedade transmite as informaes instintivas e no as culturais.

36 A

Aulas e Apostilas

19

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


37 C

Curso Slon Concursos

A afirmativa I) Est correta, pois para a Sociologia, os meios de comunicao de massa transmitem clichs, ou seja, chaves, expresses repetitivas de sucesso que influenciam a sociedade e seus membros. A afirmativa II) Est correta, pois os meios de comunicao de massa e a indstria cultural, na perspectiva sociolgica, no privilegiam o senso crtico, pelo contrrio, procuram massificar os gostos e os estilos da sociedade, pois dessa forma, mais facilmente vendem suas mercadorias culturais. A afirmativa III) No est correta, pois o cotidiano das pessoas comuns da sociedade muito diferente do cotidiano dos astros criados pelos meios de comunicao de massa. A afirmativa IV) Est correta, pois os meios de comunicao de massa celebram o consumismo e dessa forma instituem o desejo de consumo nos indivduos e dessa forma alimentam seu processo lucrativo.

38 D

(A) No est correta, pois ao contrrio, os negros no Brasil, permanecem um tempo menor na escola do que os brancos, e as condies de acesso aos estudos no so em igualdades de condies. A implantao de polticas pblicas que tenham como meta sua incluso no sistema formal de ensino integra, na atualidade, o grupo das aes afirmativas, discutidas pelas instituies de ensino superior, como o caso da lei de cotas. (B) No est correta, pois quando aumentam os divrcios na sociedade suas consequncias atingem um nmero significativo de pessoas e no indivduos em particular e possveis solues necessitam de anlises sociais. (C) No est correta, pois no so todos os negros brasileiros que cultivam sentimento de inferioridades e tais sentimentos, quando existem, perpassaram por situaes histricas estruturais em relao ao nosso passado escravocrata. (D) Est CORRETA, pois para a Sociologia os ndices de desemprego de uma sociedade uma questo social e no uma questo individual. (E) No est correta, pois as questes sociais do desemprego e dos divrcios podem produzir efeitos perversos a todas as classes sociais e na apenas s classes menos favorecidas.

CINCIAS DA NATUREZA: Qumica, Fsica e Biologia


39 C
De acordo com a equao: CH4 ( g ) + H2O ( g ) CO ( g ) + 3 H2 ( g ) A variao de entalpia pode ser calculada usando a expresso: H = Hp Hr Assim, substituindo na equao, os valores respectivos de entalpias de formao contidos na tabela, temos: H = Hp Hr H = (-110) (-75 + (-242)) H = + 207 KJ I Verdadeiro. Na mesma presso (1,0 atm) a amostra I apresenta Teb menor que as amostras II e III, portanto, I a amostra mais voltil, apresentando maior capacidade de evaporao ( maior presso de vapor (Pv)). Pv, evaporao, volatilidade, Teb II Verdadeiro. Como a mais voltil, tambm a mais diluda ou menos concentrada, congelando em primeiro lugar. concentrao de soluto, Tc O aumento da concentrao do soluto dificulta o congelamento da gua, assim, a menos concentrada congela mais facilmente. III Falso. A amostra II menos concentrada que III, pois esta, na mesma presso apresenta Teb maior. concentrao de soluto, Teb IV Verdadeiro. Apresenta a menor Teb que as demais, na mesma presso, assim, a menos concentrada. V Falso. A amostra II, a 1,0 atm de presso entra em ebulio na temperatura TII, que menor que TIII, assim, II j ebuliu.

40 A

41 E 42 B

A velocidade mdia maior neste caso. pois Vm = m/t Assim, temos: Vm = 0,5/1,0 = 0,5 g/min Fenmenos fsicos so aqueles em que a matria mesmo sofrendo mudanas no seu aspecto, conserva todas as propriedades, pois no h transformao em novas substncias. Ex. Fe(s) Fe(l) fenmeno fsico, pois ocorre apenas mudana de estado fsico da substncia. Nos fenmenos qumicos, a matria sofre uma transformao na composio, com alterao nas suas propriedades, assim, ocorre formao de novas substncias. Ex. CaCO3(s) CaO(s) + CO2(g)

Aulas e Apostilas

20

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012


43 B

Curso Slon Concursos

As grandezas fsicas, envolvidas, devem estar no SI. Para isso, divide-se as velocidades (54Km/h e 126 Km/k) por 3,6, resultando em 15 m/s e 35 m/s, respectivamente. Em seguida, escreve-se a funo horria para ambos os corpos. S1 = 15t e S2= 6000 35t. No encontro, S1 = S2 15t = 6000 35t 15t + 35 t = 6000 50t = 6000 t = 120 s, ou seja t = 2 min.

44 D

Um plano cartesiano deve ser traado perpendicularmente a superfcie do plano onde o corpo de move. A fora peso oferece uma contribuio nas duas componentes, x e y. A componente responsvel pelo movimento do corpo a x. Logo, deve-se determinar Px. Px = P sen 30 Px = 100 sen 30 Px = 100 0,5 Px = 50 N = Fr. Usando a 2 Lei de Newton. F = m a 50 = 10 a a = 50/10 a = 5 m/s2.

45 D

O calor trocado entre os corpos uma grandeza algbrica, esses calores so iguais em valor, mas opostos. Denotamos por Q1 a quantidade de calor recebida pela gua a 20C e Q2 a quantidade de calor cedida pelo corpo de maior temperatura, no caso a gua a 80C. Considerando as leis de conservao de energia, tem-se: Q1 = - Q2 m1 c T1 = - m2 c T2 m1 T1 = - m2 T2 m1 (26 - 20)= - m2 (26 - 80) 6 m1 = 54 m2 (I)

Sabendo que a mistura final ter 10 litros (10 Kg): m1 + m2 = 10 m1 = 10 m2 (II)

Substituindo a equao (II) na equao (I), tem-se: 6 (10 m2) = 54 m2 60 6 m2 = 54 m2 - 6 m2 54 m2 = 60 60 m2 = 60 m2 = 1 Kg, m1 = 9 Kg. (Lembre-se, a densidade da gua 1 g/cm , assim 1 Kg de gua corresponde a 1 litro da mesma).
3

46 B

A resistncia equivalente para uma associao, em srie, de resistores a soma algbrica de todas as resistncias envolvidas. Req = R1 + R2 Req = 2 + 4 = 6 . Usando a Lei de Ohm, tem-se: V = R i 12 = 6 i i = 2 A. para determinar a queda no resistor R 2, basta usar novamente a lei de Ohm nessa parte do circuito.

47 B

Esta questo est relacionada com a diversidade dos seres vivos. Os seres vivos so caracterizados pela presena de clulas (exceto os vrus). Para ser uma clula, necessrio conter os seguintes elementos bsicos: Membrana plasmtica, citoplasma com ribossomos e material gentico (na cromatina). Assim, as clulas, independentes de serem procariontes ou eucariontes, tm membrana plasmtica, ribossomos e cromatina. As diferenas entre procariontes e eucarionte so basicamente: Presena de carioteca e vrias organelas em eucariontes, enquanto que na procarionte a carioteca ausente e tem apenas um tipo de organela, o ribossomo. Lembrando que apenas os indivduos do Reino Monera que so procariontes. Parasitismo uma relao desarmnica estabelecida entre parasita e hospedeiro. Nesta relao, um indivduo (parasita) retira alimento do outro (hospedeiro) sem a inteno de mat-lo. Neste caso, o pulgo suga a seiva da rvore. O mutualismo uma relao harmnica e obrigatria entre dois seres vivos de espcies diferentes. O cupim tem sua alimentao base de celulose. No entanto, nenhum animal digere celulose. Mas h protozorios que digerem. Assim, h protozorios no sistema digestrio do cupim que realizam a digesto da celulose. Sem o protozorio, o cupim no iria sobreviver. No comensalismo, um ser vivo se alimento de restos alimentares deixados por outro. No caso da questo, o tubaro mata vrios peixes para se alimentar. Restos que sobram desses peixes so comidos pelas rmoras. Assim, as rmoras so comensais dos tubares. O predatismo uma relao de presa (sapo) e predador (cobra). Nesta relao desarmnica o predador mata a presa que servira como alimento.

48 E

Aulas e Apostilas

21

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012

Curso Slon Concursos

CONHEC.GERAIS / ATUALIDADES professores Rogener e Snia


Conforme o edital da prova anterior (ano 2010), para responder as questes discursivas (49 e 50), o candidato deve redigir um texto de 10 a 15 linhas, observando as normas de ortografia, pontuao, concordncia, regncia e flexo, paragrafao, estruturao de perodos, coerncia e lgica na exposio das ideias, alm da pertinncia da exposio relativamente ao tema e ordem de desenvolvimentos propostos. Leia os exemplos de resposta abaixo e o quadro de ELEMENTOS DA AVALIAO logo a seguir.

49

Eis um exemplo de resposta elaborada pela professora Snia:

50

Eis um exemplo de resposta elaborada pela professora Snia:

Aulas e Apostilas

22

www.cursosolon.com.br

Simulado PM Paran 2012

Curso Slon Concursos

AINDA SOBRE AS QUESTES DISCURSIVAS:

Tomando por base a prova anterior, sero seguidos os seguintes critrios para avaliao para cada questo discursiva:

Elementos de avaliao
Observncia das normas de ortografia, pontuao, concordncia, regncia e flexo. Paragrafao, estruturao de perodos, coerncia e lgica na exposio das ideias. Pertinncia da exposio relativamente ao tema e ordem de desenvolvimentos propostos. Pontos mximos por questo

Pontos mximos
1 1 3 5

SEGUNDA FASE: EXAME DE CAPACIDADE FSICA (ECAFI):


No concurso anterior (2010), o Curso Slon teve 85% de seus alunos aprovados na prova escrita. Portanto, aps a sua aprovao na primeira fase do atual concurso de 2012, procure o Curso Slon para ter orientao e encaminhamento para o seu preparo para o exame de capacitao fsica (ECAFI).

Tudo sobre concurso: Acompanhe no site www.CursoSolon.com.br

Aulas e Apostilas

23

www.cursosolon.com.br

Potrebbero piacerti anche